SérieMorte: Fear The Walking Dead - Episódio Found Footage

A muito tempo venho querendo escrever sobre Fear The Walking Dead mas, eu não sabia como ou por onde começar, então fui adiando o texto, esperando um momento ideal, e aqui estamos nós no dia certo!


Ao invés de esperar a temporada acabar, ou a série acabar, ou falar dela por episódio, decidi esperar um episódio específico, que abrangesse tudo o que foi mostrado, e ainda fosse interessante de uma forma única e do meu agrado, pra assim falar de tudo de uma vez, as resumido.

Curioso e criterioso de mais né? Mas, sim... consegui achar um episódio assim. Os caras realmente fizeram um episódio tão incrível que me fez parar e pensar "É hoje!".

Então, prepara que tem spoiler.

Boa leitura.


Pra quem não sabe o que é Fear The Walking Dead, eu explico, começando pelo inicio:

Primeiro, falemos de "The Walking Dead", uma série de televisão produzida pela AMC, do gênero Drama, com Terror, e Horror, além de Ação, tudo isso numa temática com Zumbis. Essa obra foi totalmente inspirada e baseada num Quadrinho de mesmo nome criado por Robert Kirkman, e inclusive, ele tem parte na produção da série televisiva.


A série mostra basicamente os mesmos eventos que a revista em quadrinho, porém, por conta da atuação diferenciada do elenco, e pra tentar surpreender ou contar certos "spoilers" da obra prévia, ao longo de sua produção, tomaram certas liberdades e foram dando asas a imaginação, criando resultados alternativos para certas situações, sacrificando personagens que nas revistas tinham maior peso, e os substituindo por personagens diferentes e as vezes até originais.


Mesmo assim, no término de cada grande arco, os desfechos eram parecidos com o que o criador havia escrito antes, e mesmo tentando ser "diferente", nem sempre soava tão diferente assim, pois se destoasse muito do original, acabaria por deixar de ser "fiel", o que era um certo risco, mesmo sendo uma mera adaptação. A conclusão foi uma série parecida com o material original, quase com o mesmo peso dramático, as vezes magnífico, as terrível, mas no fim, bem parecido.

Então, numa fatídica manhã de quinta-feira (não sei se foi numa quinta não ta, eu que gosto de quintas) os executivos da AMC pensaram "Galera, bora fazer uma nova série de zumbis?!". A ideia era entrar na onda do sucesso de TWD na época e variar mais, além de se libertar do "guia" que era a HQ.

Foi ai que criaram uma série derivada de TWD, chamada "Fear" (Com "The Walking Dead" de subtítulo). Nela, além de não haver uma HQ prévia na qual se basear, o foco não seria necessariamente os zumbis, mas apenas o drama e os conflitos que pessoas, diferentes das que apareceram na série mãe, passavam mediante ao terro do fim dos tempos como elas conheciam.


Partindo dessa premissa, acompanhamos uma enorme variedade de experiências, na verdade. Cada temporada de Fear foi meio que um teste para explorar e expandir mais o universo da série principal, e no fim das contas, até que ela conseguiu.

Lamentavelmente, aqui no Brasil essa série derivada acabou não sendo divulgada igual ocorreu com a série principal. Aqui, a emissora Fox que é responsável pela reprodução de TWD, mas eles não fazem o mesmo com Fear (aqui Fear passa direto no canal da AMC, e a dublagem é... bem... não é das melhores).

O curioso é que, Fear também tem participação e acompanhamento do criador da HQ, e mesmo não tendo um material base, ela consegue ser, atualmente, até melhor (sim, melhor) que a série principal.

Mesmo não focando na violência ou na ação, e sendo uma série mais de drama e conflitos sociais, ela consegue agarrar com mais vigor o que TWD mostrava em seus primórdios.

Talvez, o mais legal de Fear seja a surpresa de, em 5 temporadas (atualmente, mas provavelmente eles irão longe) enquanto a principal está com 09 temporadas e prestes a estrear a 10º, eles foram capazes de desenvolver e expandir de mais o universo de TWD, e conseguiram explorar tanta coisa, tanto no âmbito externo quanto interno de sua própria trama, ao ponto de ser quase indistinguível o que vemos hoje na quinta temporada com o que tinha na primeira.

E mesmo assim, tudo é complementar.

Bem, a série começou com, famílias, descobrindo o caos que o mundo estava se tornando e buscando sobreviver juntos.


Depois passou pra quem restou dessas famílias, viajando pelo mar em busca de um lugar pra viver, e lidando com a imigração e o preconceito da mesma, ainda bastante presente no mundo.


Ai passou a ser uma série sobre essas famílias sobrevivendo no novo mundo, e cambaleando em cima do muro do certo e do errado, fazendo e cometendo erros em prol da sobrevivência e quase virando verdadeiros vilões, sem notarem.


Quando muitas baixas ocorrem, várias perdas, várias catástrofes, um novo grupo se forma, e tenta lidar com as cicatrizes ainda recentes, enquanto batalha contra ameaças naturais.


E por fim, estamos na temporada em que esse grupo busca compensar todos seus erros, ajudando outras pessoas ao longo da estrada...


Viu como é uma série variada pra caramba?

Sempre com uma nova cara, com personagens repletos de camadas e uma mega carga histórica, é difícil não acabar se envolvendo com Fear.

E sim, eu poderia puxar na memória os melhores episódios e falar deles por horas, mas, é apenas por causa de 1 que criei esse post. Então, bora la:

Episódio 9 da 5 º Temporada

Esse episódio é magnífico pra mim pois ele abraça justamente o gênero que eu sou fanático: Found Footage.

Eu fiquei animado quando ele começou pois já esperava algo assim, visto que uma das personagens carrega uma câmera o tempo inteiro, e é algo interessante pra se usar numa série de terror. Mas o mais interessante era como eles fariam. Eu estava curioso pra ver se eles (produtores) iriam respeitar o gênero, iriam usar os recursos da forma "certa" e se funcionaria... e no fim, sim, funcionou.


O episódio é totalmente justificável, realista (por incrível que pareça), condizente com o restante da história, e contribui muito com a progressão da narrativa.

Além disso, ele consegue introduzir Fear TWD para quem não conhece Fear, quase como um episódio piloto, e isso é genial!


Ele não tem qualquer edição musical, o que pra mim, confere muitos pontos para a produção, e sinceramente, mesmo se tratando de uma série de televisão com personagens conhecidos, os quais eu acompanhei por vários episódios, eu me deixei levar pelo episódio e sim, achei crível, e bem convincente.


Falta isso em muitos founds, e esse foi um belo tapa na cara de outros estúdios que tentam se aventurar no gênero. O uso de música é mais prejudicial nesse gênero do que a completa ausência dela, e aqui, mesmo sendo uma série, e eles podendo e tendo a liberdade pra usar isso, optaram por não usar (exceto na introdução, que não tinha como cortar, mas eles fizeram questão de deixar de forma mais... personalizada).


Efeitos especiais ficaram ótimos, mas o curioso é que nada no episódio ta em vão. Na verdade, cada pequeno detalhe é uma explicação e caraterização de algum personagem. Coisas como um cara que da 5 tiros e atira todos na cabeça de zumbis la longe, não são mero exagero não, mas parte do roteiro, pois isso faz sim parte da história desse personagem em questão. Mas explico depois.


Infelizmente, há pontos confusos, que podem deixar o espectador meio perdido caso ele pegue o episódio solto. Mas são apenas alguns detalhes, como o pós encerramento, ou um pequeno trecho que precisa de muita atenção pra ser entendido.

A história é a seguinte:

Temos um grupo de sobreviventes no apocalipse zumbi gravando uma fita e editando ela, pra deixar em diferentes Postos de Gasolina ao longo da estrada, para que outras pessoas encontrem, assistam, e vejam que eles são do bem.


Os postos de gasolina estão com geradores abastecidos com combustível que eles mesmos fabricam, pois conseguiram acesso a um campo de petróleo e todo o maquinário para a produção desse líquido tão precioso. Além disso, eles costumam deixar caixas com suprimentos em cada parada na estrada para que pessoas "Peguem o que precisam e deixem o que não precisam".


É o modo que eles encontraram pra redimir tudo o que fizeram, e também, continuar o que um cara que infelizmente já não ta entre eles, começou.

Justamente pra provar que tudo isso é verdade, eles estão gravando esse pequeno vídeo, um documentário, onde cada um deles conta um pouco de si, e também, mostrando o dia a dia, e uma de suas "missões de resgates".


O episódio então se concentra em mostrar o grupo buscando uma moça que está presa em sua própria casa, cercada de minas terrestres, que seu marido plantou. Ela esta la com seu filho, que tem asma, e esta esperando pelo retorno de seu marido, que é o único que sabe como passar pelas minas.


Porém, como ele demorou muito pra voltar, ela acabou pedindo ajuda pro grupo que tanto afirmava ser bom samaritano pelo rádio aberto, e la estão eles, pra ajudar.

É conflitante, os caras acabam tendo de lidar com as minas explodindo por causa dos zumbis (lembrou Plants vs Zumbies) no quintal da moça, e a barulheira atraindo mais zumbis, enquanto outro grupo busca pelo marido dela e descobre que ele virou um zumbi...


No fim, tudo termina bem. A moça, mesmo em choque pela recente perda do marido, acaba saindo de casa pra ajudar um dos caras que fez a burrada de pisar num mina e deu a sorte de não explodir (ela tinha o negocinho pra desativar e resolveu ajudar), e ai, eles vão embora, com ela e o filho incluídos na caravana.


E o filme, com uma mensagem positiva do tipo "Una-se a nós!" encerra.


Com isso, o episódio sai do gênero found e mostra um personagem novo, que estava assistindo. Ele era um dos sobreviventes que acharam o filme. Logo em seguida ele é pego por um grupo hostil que estava caçando aqueles que fizeram o filme, por causa do petróleo.


E ai termina o episódio.


O legal é que nesse momento, que a série deixa o gênero de lado, eles incluem música quase que na mesma hora. Eles literalmente pulam do gênero found, do silêncio total pro estilo seriado, e é algo bem contrastante.

Personagens

Pois é, não é jogo, mas acho legal falar dos personagens só pra, dar uma explicada rápida de quem é quem.

Al


Ela é a explicação pra terem câmeras em Fear. Essa personagem, que foi introduzida na quarta temporada, é um tipo de jornalista nesse novo mundo, que tem como hábito filmar entrevistas com as pessoas que conhece enquanto viaja, e registrar suas histórias. Ela costuma trocar suprimentos ou ajuda por histórias, e protege suas fitas mais que sua própria vida.

Ela também tem um Carro Blindado, o qual atualmente usa como principal recurso pra proteger a caravana que se formou com todos que ela e seu grupo ajudaram.

Apesar de Al não ser a líder do grupo, ela é uma das principais e mais importantes personagens, mesmo sendo mais isolada, ela é bem confiável e confiante. A ideia de registrar a jornada e divulgar através de suas câmeras foi dela, e ela providenciou outras 2 câmeras para que as filmagens tivessem mais ângulos, por isso, tudo foi perfeitamente justificado. Além disso, a edição é algo que ela é muito boa em fazer.

Alicia


Essa é um dos poucos sobreviventes da primeira temporada. Ela na verdade é uma surpresa pois, de todos, era a que poucos apostavam que iria tão longe, mas aqui está ela.

Alicia atualmente está em conflito consigo mesma, pois passou por um pequeno trauma onde se infectou com radiação, por vacilar, ao ser violenta de mais, e agora não sabe como reagir.

Enquanto ela não se resolve, ela ta com uma das câmeras.

A perda de sua mãe, seu pai, e seu irmão, são seus traumas recorrentes, e agora, ela tem de lidar com o fato de provavelmente estar infectada com radiação.

Morgan


Ele veio da série principal, e assumiu papel de liderança a partir da quarta temporada. É curioso isso pois originalmente, Morgan é um personagem que morreria na série, se seguisse a HQ a risca, mas preferiram só retira-lo e leva-lo pra derivada.

O personagem é meio controverso, mas esta presente em TWD desde a primeira temporada, tendo pequenas aparições em um crescimento super confuso onde ele simplesmente enlouqueceu, por causa da perda de seu filho e esposa. Hora violento ao extremo, hora pacífico ao extremo, Morgan foi conquistando o ódio dos fans da série principal e saudade quando sumia (pra você ver) e no fim, foi libertado de seu destino quase certo e recebeu uma chance de brilhar como líder em Fear... e ta fazendo bem.

Ainda sem ter superado seu passado completamente, ele segue ajudando outras pessoas, orientando, guiando, e até salvando, e talvez um dia salve a si mesmo.

Daniel


Esse é um ex-militar e barbeiro, remanescente de uma das famílias da primeira temporada, mas que diferente de Alicia, acabou sumindo e reaparecendo várias vezes. Ele foi utilizado por seu lado militar por outros grupos e acabou cometendo grandes erros, foi dado como morto também, e retorna nessa temporada, como um auxilio.

Ele foi quase um inimigo, e hoje, ta se redimindo como aliado. A perda de sua filha foi seu maior trauma.

Strand


Ele era um grande trapaceiro que tentou enganar o irmão de Alicia, e tirar proveito do grupo por um tempo. Ele sempre buscou ajudar a si mesmo antes dos demais e no fim, isso custou muito caro pra todos.

Porém, ele se arrependeu muito, e hoje, depois de ter sido salvo e estar devendo sua vida pra vários, ele decidiu tomar vergonha na cara e tentar ajudar os demais.

Strand é carismático, consegue levar qualquer um na lábia, mas no fundo, ele é bem solitário. Pra se redimir, ele tenta ajudar a todos com tudo que pode, e inclusive, conseguiu recuperar a confiança do barbeiro, mesmo tenso sido tecnicamente ele o responsável pela morte da filha do cara (na verdade ele não foi, mas como tentou enrolar o cara, acabou fazendo ele perder tempo, e ela morreu).

Luciana


Essa moça surgiu na terceira temporada, e foi namorada do irmão de Alicia. Ela saiu de uma "tribo" e se uniu ao grupo, e foi bem complicado pra isso acontecer pois custaram a confiar nela.

Hoje, só restou ela, e ela tenta encontrar seu lugar no grupo, estando por enquanto com uma das câmeras mesmo.

John


Esse cara é genial. Ele se isolou durante o apocalipse (na verdade antes) e era um policial, especialista em atirar. Ele nunca erra o alvo, nunca.

Acabou que um dia ele conheceu uma mulher de nome estranho e se apaixonou, ai ela foi embora e ele deixou seu isolamento pra buscar por ela, chegando ao grupo atual. Ambos se encontraram no fim, e estão noivos.

Pois é, nem tudo é tristeza em Fear!

June


Ela é a moça que ele tanto procurou. June se manteve afastada de todos por medo de se envolver e confiar. Ela tem aptidão médica mas ainda assim, preferiu manter distância já que as outras pessoas eram um risco.

No fim, acabou que a insistência de John a conquistou!

Eles estão felizes, ela ganhou um anel de papel de bala dourado, e tão noivos. Quem sabe sobrevivem até o casamento.

Charlie


Essa mocinha chegou na quarta temporada, e simplesmente matou o protagonista.

Na época, o irmão de Alicia era o personagem mais interessante da série, cheio de trejeitos (lembrava o Jhonny Deppy) e ai, do nada, essa mina chegou, e ao ser ajudada por ele, fez questão de mata-lo.

Ela se infiltrou no grupo deles, e desestruturou todos, fingindo ser uma aliada, usando sua infância como recurso pra conquistar confiança, e dando uma facada pelas costas, abrindo a porta da comunidade para invasores de seu verdadeiro grupo e depois disso, só houve baixas.

Mas depois de tudo isso, ela ainda foi aceita como parte do grupo, praticamente adotada pelo casal policial/medica, e pra variar, ela conseguiu se redimir com Alicia.

Claro que ela ainda tem problemas pra lidar com grupo, e pra piorar, agora que eles formaram uma caravana (semelhante ao grupo antigo dela), as coisas podem ficar mais complicadas, mas, por enquanto, ela ta com a terceira câmera.

Grace


Recentemente o grupo precisou ir até um plato pra resgatar alguém que chamou pelo rádio. Por muito tempo eles ofereciam ajuda mas ninguém confiava e respondia, ai do nada, alguém chamado Logan disse que tava preso num lugar que não tinha saída. Então eles deram um jeito de chegar, conseguiram um Avião, e realmente chegaram la.

O local estava bloqueado por montanhas e um ponto coberto por radiação, por causa de uma usina que tinha vazado. Alguém havia conseguido conter danos maiores, e uma potencial explosão, e tava ainda por cima lidando com os zumbis radioativos que urgiram da usina, esse alguém era essa moça.

Ela, sozinha, tinha sobrevivido ali e estava exterminando os mortos, mas, pela exposição à radiação, ela estava contaminada com a mesma, e praticamente tinha desistido de viver. Ela estava lutando contra essa ameaça por causa de um grupo de crianças, filhos dos operários da usina, que estava em algum lugar na região.

Enquanto ela não os encontrasse, e salvasse, ela não aceitaria sua morte certa, e permaneceria lutando contra os zumbis radioativos. É ai que chegou o grupo e salvou a todos, tanto as crianças, quanto ela, e tiraram eles do plato a tempo de fugir da explosão da usina.

Enfim, essa moça, e todas as crianças, fazem parte de uma caravana agora, que esta com o grupo, viajando por toda parte. Ela, mesmo tendo radiação no corpo, ainda não apresenta qualquer sintoma, então é um mistério quanto tempo ela tem de vida.

Dwight


Por fim, temos outro personagem vindo da série principal, dessa vez um estreante da quinta temporada. Dwight foi salvo pois tava justamente no local radioativo, procurando por sua amada. Como ele foi parar la? Andando ué.

O cara viajou horrores, seguindo pistas, buscando ela, e chegou aqui por causa de um carro, que ele imaginava ser o dela. No fim, pior que era mesmo, e tinha uma última mensagem dela pra ele.

Mesmo sem tê-la encontrado ainda, ele segue buscando, e agora ainda inspirado pela bela história de John e June, e ta na ativa, como um aliado justamente de Morgan.

Antes, Dwight era vilão, pertencente a um grupo de saqueadores e terroristas chamados "Salvadores", que acabou enfrentando inclusive Morgan e seu antigo grupo na série principal. Dwight era meio que forçado a lutar pelo vilão antigo (Negan), e tem até uma marca de queimadura no rosto.

Exatamente como Morgan, ele também tem sua versão na HQ, e preferiram retira-lo da série principal e desenvolve-lo na derivada, não só pelo seu destino (que no caso, demoraria bem mais), mas pelo fato do personagem em questão ter tido vários de seus papeis substituídos por outros, como por exemplo, muitos papeis passaram para o personagem Daryl, que é original da Série de televisão principal.

Assim sendo, Dwight ganhou uma oportunidade de brilhar com mais força em uma trama mais livre, e quem sabe, mais positiva.

Sarah e Wendell


Bem, temos também uma moça caminhoneira e seu irmão, cadeirante. Ambos são caminhoneiros, e tentam se redimir, junto ao grupo, ajudando eles na empreitada de espalhar suprimentos por ai em troca de nada.

Antes, eles roubaram o caminhão cheio de suprimentos do antigo cara que fazia isso, o Urso Branco, e isso causou a morte dele. Quando eles fizeram isso, não tavam nem ai... só que a consciência pesou.

Agora, tão ajudando o novo grupo, depois de ler seus diários e entender suas motivações. Foi lendo esses diários que eles descobriram sobre o petróleo.

Eles também tentam fabricar cerveja, em homenagem a um membro cervejeiro que se sacrificou para salva-los.

Logan


E por fim, temos Logan, o cara que chamou todo mundo la pro lugar tóxico, mas que na verdade, não tava la.

Ele enganou o grupo pra que eles deixassem a base onde tinham se instalado, pra que ele vasculhasse tudo em busca de documentos de seu antigo parceiro.

Ele é um caminhoneiro, e seu antigo amigo, Urso Branco, era o responsável por espalhar caixas de suprimentos pelas paradas e postos de gasolina. Além disso, ele tinha em segredo a localização de campos de petróleo.

Só que o cara acabou morrendo, e seu amigo, ao invés de vinga-lo, quer apenas o paradeiro do petróleo, para fins particulares.

Mesmo depois do grupo conseguir sair vivo da armadilha dele, ele ainda teve a cara de pau de tentar negociar com eles, mas eles deixaram ele na estrada, a pé, e passaram a fugir em caravana.

Logan tem um grupo com umas 5 pessoas, e tem muita munição. Eles agora querem a qualquer custo se vingar do grupo e estão perseguindo eles pela estrada, em busca do petróleo, e também, tentando atrapalha-los.

É ele que é mostrado no final do episódio, atacando um sobrevivente e saqueando sua gasolina, para completar seus próprios tanques.


Eles estão usando o que o grupo deixa pra trás, para persegui-los.

E... o dilema ta ai.

O grupo atual quer evitar conflito, mas... Logan ta afim de guerra.

Será que Fear caminhará pro mesmo desfecho da série principal e... tumultuará tudo o que construiu até então? Ou será que surpreenderá um pouco mais?

Bem... me resta continuar acompanhando e sei la, torcer pra tudo ficar bem no fim.

Mas... eu espero que tudo termine melhor que a HQ... porque mano... que final ruim viu.

Todo mundo ta dizendo que foi ótimo, mas pra mim, foi um dos finais mais podres que já vi até hoje (ta pau a pau com Gantz).

A série principal ta caminhando pro mesmo final, e eu espero, que tentem fazer diferente com Fear.

De qualquer forma, o acerto, no episódio found footage, foi de aplaudir.

E é isso.

Valeu pela leitura.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. nem assisto essa série mesmo assim li todo seu post hehe. adoro a qualidade de seu trabalho e vou tentar pelo menos assistir esse episódio. continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw sr Ivan! Alias, obrigado por comentar... e pode deixar, logo tem post novo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)