AnáliseMorte: The Walking Dead - A New Frontier - 5º Episódio

E chegamos ao último capítulo, e eu chorei.



Sem enrolar bora contar como tudo termina.

Eis os episódios anteriores: Episódio 1Episódio 2Episódio 3, Episódio 4

Este post é adaptado às minhas escolhas. 
A história contém spoilers modelados pelo meu estilo de jogo.

Boa leitura.

A história agora começa num período ainda mais antigo, quando o pai de David e Javier estava vivo. Esse momento serve pra mostrar como ambos lidavam com seu pai, e também, explica porque ele morreu. Além disso, surge uma promessa de união que é bem importante no final, e isso me fez chorar.


De resto, dessa vez há pouquíssimos momentos de movimentação por cenários, e muito mais quick time events. Eu permaneci jogando pelo controle, e testemunhei a diversidade dos botões outra vez.


Aqueles momentos de atirar várias vezes, também é apertando o mesmo botão pelo controle. Poderiam variar um pouco pra dificultar, mas eu não vou reclamar, pois eles pelo menos variaram as sequências de um momento pro outro.


RT é como o clique do mouse, servindo pra finalizar movimentos pela mira, e eu não senti falta nenhuma do teclado. Realmente, o controle é bem melhor e mais divertido.


Bem, vamos aos personagens.

Javi


Depois de uma longa jornada para proteger sua família, Javi alcança um posto jamais imaginado. De um ex-jogador trapaceiro, e membro familiar ausente, vira um líder nato, com uma família e muito amor... com quem sobrou.

David


Ele perdeu a cabeça, e passou a agir cegamente, atribuindo seus erros à sua personalidade militar. Depois de ter rejeitado suas obrigações familiares, e cobrar dos outros ações contrárias, ele consegue destruir tudo com suas escolhas. David era um homem bom, com uma personalidade horrível.

Kate


Agora ela está livre pra seguir seu coração, e sim, ela ta viva! Kate é mais durona do que aparentava, mas sofre com a culpa pelo acidente que causou a destruição e Richmond. Sem os muros, a cidade foi invadida, e agora ela se empenha em restaura-la.

Gabe


Após finalmente sossegar o facho e demonstrar ser um garoto bem esperto, Gabe faz uma escolha inesperada que custa caríssimo. 

Clem


Dessa vez não há flashbacks, o que sugere que ela superou seus pesadelos. Agora que sabe onde AJ está, ela não sonha mais acordada, e está motivada para encontra-lo. Porém, isso não isenta ela de suas memórias, e muitas de suas ações remetem ao passado. Ao menos, Clem confia plenamente em Javi.

Eleanor


Ela cometeu traição, e ainda tenta tirar satisfações. Ela realmente acha que fez o certo, e tenta culpar Javi pela morte de Tripp. Como única médica remanescente na comunidade, seu trabalho é essencial para ajudar a todos, então sua rival, Kate, acaba salvando sua vida. 

Ava


Apesar de quase ter morrido por causa da escolha de Javi, Ava ainda encontra perdão pra ele. Ela demonstra isso não com palavras, mas com ações, sacrificando tudo para ajudar o cara. 

Jesus


Ele retorna, agora trajado com a armadura do Reino. Como ele mesmo diz, voltaria pra ajudar conforme prometido, e assim ele fez. Jesus ajuda na recuperação da cidade, e também da um conselho importantíssimo pra Javi. 

Bem, bora pra história.

Da Forca




Javi e David estão jogando dominó com seu pai, ainda vivo.


Depois de perder, como sempre, Javi acaba devendo dinheiro pra David e seu pai oferece emprestar, pedindo pra ele pegar dinheiro em sua carteira.


Ao fazê-lo, Javi descobre um documento atestando que seu pai estava com câncer.


No mesmo instante ele e seu irmão começam a questionar o velho, sobrea razão dele não ter contado antes, e perguntam quanto tempo ele tem de vida.


Ele diz que não muito, além de revelar que não esta fazendo tratamento. Seus filhos tentam convence-lo de buscar tratamento, mas o orgulhoso senhor teima em aceitar qualquer ajuda.


Então, depois de David e Javi concordarem em convencer o pai a fazer isso pela família, David vai pegar uma bebida e o pai pede algo para Javi.


Ele pede para seu filho menor fazer o possível pra manter a família unida, e sempre ficar ao lado de seu irmão, não importasse o que acontecesse.


E assim, voltamos ao presente, com Javi assistindo o caos na terra por causa do acidente de Kate.


Javi corre e luta pra resgata-la, mas ela não estava no carro.


Então ele começa a procurar pelos arredores e encontra David.


Ele conta da Kate e ambos praticamente brigam, mas se juntam pra tentar encontra-la.


David vai na frente, vê uma mulher com roupas parecidas com as de Kate e acha que é ela, mas a mulher já era um morto-vivo, e ele quase morre. Javi tenta salva-lo, mas o dois ficam sofrendo por causa de uma walker!


Então Kate aparece e a mata, salvando os dois caras.


Ela então abraça Javi, que faz uma piada por ela ter dirigido tão mal.


Deixando David com muita raiva, ao ponto de gastar munição atoa num walker que se aproximava, cortando o casal.


Depois disso eles correm, se juntam com Gabe e Clem, e entram em um prédio pra se protegerem.


Seguros, Gabe questiona seu pai por ter matado Clint a sangue frio.


Alias, o sangue tinha espirrado nele, pois foi bem na frente dele. Então David diz que fez isso para salvar a todos, e que Joan e Clint estavam mentindo, mas, Gabe não se convence, respondendo seu pai.


Antes da coisa ficar feia, Javi interrompe e faz com que eles parassem de brigar, dizendo que David estava errado e Gabe não era uma criança, mas David diz que ele era seu filho e deveria ser educado por ele. 


Então, ele chama Gabe pra explorar o prédio, mas ele fica assustado, até que Clem se oferece pra ir junto, dando-lhe segurança. Javi também se oferece mas David recusa.


A cidade estava dominada pelos mortos, por causa do muro derrubado por Kate, e ela se ente muito culpada. Javi tenta conforta-la, mas conforme eles sobem as escadas e andam pelo prédio, encontram vários outros sobreviventes que perderam tudo na comunidade, e isso só deixa ela ainda pior.


Kate decide fazer de tudo pra ajudar essas pessoas, e é ai, que eles encontram Eleanor, cuidando de um casal.


Eleanor começa a falar merd4, mas Javi tira seu cavalinho da chuva rapidinho. Ela diz que ajudará as pessoas e pede perdão, mas Javi diz que ela terá de merecer.


Então o casal que ela estava tratando começa a conversar. O homem, mordido, era o mesmo que Javi tinha salvo la no primeiro capítulo, e a moça era sua esposa. Ambos tinham acabado de perder a filha pro incidente, e pra variar, o cara tava morrendo.


Ela então implora pra alguém cortar o braço dele fora, mas Eleanor afirma que já era tarde e a infecção tinha se espalhado. Ela chega a pedir pra Javi fazer isso, mas ele se recusa afinal, não é médico pra sair amputando as pessoas.


Então ela volta pro seu marido, e David aparece, falando pra ela ficar responsável por matar ele quando ele se transformasse. Ela era uma das "capangas" dele. 


Porém, ela pega um arma e aponta pra Javi, culpa ele pela queda do muro e pela morte de todos, e por toda a bagunça em Richmond.


Kate entra na frente da arma, e puxa toda a responsabilidade pra si, tentando convencer a moça a não fazer bobagem, e depois de um clima bem tenso, ela abaixa a arma.


E então, David quebra o braço dela.


E atira na cabeça do marido dela.


Ela se arrasta e ele mira a arma pra cabeça dela pronto pra atirar, mas Gabe o impede.


Ele achou que ela ia pegar a arma mas, a moça tava apenas em prantos.


E então, todos ficam assustados, e se voltam contra David.


Ele sai da sala e Javi vai atrás, pra tentar conversar com ele.


David vai pro topo do prédio e sobe na beirada. Javi, preocupado, tenta se aproximar e ele o convida pra ficar ao lado dele, e apesar de tudo ele aceita subir.


David mostra a cidade, totalmente tomada pelos mortos, e diz que pra ele aquilo era uma imagem "agradável". Era o que ele gostava, uma situação de guerra, e começa a falar de suas tendências militares.


Ele diz que pra ele, ser um soldado é como basebol pra Javi, e isso é o suficiente para fazê-lo compreende-lo. 


Mas, Javi diz pra seu irmão tentar se controlar, pois as pessoas, ao menos ele, contavam com ele.


Então os outros chegam, com Ava, e Javi vai tentar se explicar pra moça, sobre sua escolha um tempo atrás. E ela não parece tão brava quanto ele achava...


Então ela conta que Richmond ta ferrada, e eles começam a pensar num plano pra salvar a cidade. A ideia parte de Kate, que queria dar um jeito de fechar o buraco que ela abriu sem querer, usando as máquinas de expansão da cidade, o trator.


David então fala pra seguirem por cima dos prédios até o viaduto, onde eles conseguiriam chegar na tal área, e assim eles partem, guiados por Javi.


No caminho eles lutam contra alguns walkers, e Javi conversa com Gabe, que fala que no passado queria ser como seu pai, mas agora quer ser como ele, e também diz que eles precisam ficar de olho no pai dele, pois ele precisa de ajuda.


Eles então atravessam um trecho bem perigoso, com um carro tombado.


E depois de praticamente todos passarem, o carro se move e quase derruba Javi, mas Ava o salva, segurando sua mão.


E ai, quando ela vai passar, de dentro do carro brotas um walker e a derruba da ponte.


Rápido assim. David fala que ela não ia querer que eles ficassem chorando sua morte e continuam.


Eles encontram um helicóptero, tombado no meio da ponte, dividida ao meio. Eles precisavam passar pro outro lado, mas a distância era grande de mais pra um pulo.


Então eles conversam um pouco pra ver como passar, e Clem aproveita pra tentar entender David com relação a AJ.


Depois de perguntar pra Javi o que ele achava, David mesmo se explica, dizendo que adorava o garoto. Que cuidou dele como se fosse seu filho, mas que o grupo precisava se mudar com frequência e isso não era bom pra criança, então ele entregou ele pro Lingard deixar em uma comunidade segura.


Ele diz que foi como dizer adeus a outro filho, e foi horrível, mas foi o melhor. Clem até compreende o cara, que se sentia como pai, e tecnicamente o perdoa pelo que ele fez, lembrando até de Lee... como seu protetor.


Então Javi olha pro helicóptero e tem uma ideia: Usar as hélices pra atravessar o buraco.


Eles começam então a balançar pro outro lado, começando pelas crianças que eram mais leves.


Um por um, eles atravessam, e no fim resta apenas Javi, por opção.


Ele se pendura, e pra variar, a hélice dobra e ele quase morre, mas, consegue escalar, se livrar do walker pendurado, e voltar pra rodovia/ponte.


Então ele faz um comentário, sobre tudo ter dado certo (eu ri, sei la porque, eu ri com minha própria resposta) e eles continuam a missão.


Chegando próximo ao local desejado, eles são impedidos por um monte de walkers no solo, então, Clem tem a ideia de um deles se cobrir com tripas e ligarem um gerador, pra chamar a atenção dos mortos-vivos.


Javi confia nela, e se oferece pra fazer isso, descendo e abrindo um walker exatamente como ela recomendou, e se cobrindo com as tripas fétidas dele, reclamando a cada segundo do fedor e da nojeira. 


Ai ele vai até o gerador, desviando dos mortos-vivos, e o liga, saindo de fininho.


Então todos conseguem chegar à garagem com os tratores e tal. E ai, David diz para todos entrarem num carro com ele e fugirem.


Ele diz que Richmond já era, e eles deveriam fugir. Ele levaria sua família, e como Clem ajudou, ela podia ir junto também. Mas, todos se revoltam, pois não era esse o plano, e Kate insiste pra eles ajudarem a cidade.


Mas, David contraria todos, e diz que os levará pra segurança. Ele então diz pra Gabe o acompanhar pois era seu filho, e Kate pois era sua esposa, dane-se o resto. Gabe aceita segui-lo, dizendo que sente que é o certo, ficar com seu pai.


Já Kate, revoltada, se recusa a ir com David, chama ele de covarde, vai até Javi, e o beija, pedindo pra ele contar pro irmão.


Javi diz que eles dois se apaixonaram, e não tinha o que fazer, o que faz o sangue de David ferver.


David pula em Javi e começa a gritar e espancar o irmão, e nessa parte, eu chorei... sei la porque, eu chorei.


Javi apenas diz "Eu te amo" várias e várias vezes, a cada soco recebido, sem revidar. Mesmo eu pensando naqueles ursinhos de coração que quando a gente aperta falam "Te amo", eu não consegui rir, apenas chorei.


David não conseguia se controlar, estava cego de ódio, acerta Gabe, e no fim, Clem o para.


Ela pega a arma e aponta pra cabeça dele, sem atirar, e o faz se afastar.


Mas os mortos-vivos, lentos como sempre, só chegam agora com a barulheira, e o grupo corre pra garagem, exceto David e Gabe, que entram num carro e fogem,


Então, Clem diz que quer ir atrás de Gabe, pra resgata-lo, enquanto Kate diz que não tem tempo pra isso e precisam usar os tratores pra fechar o portão logo. Cabe a Javi decidir, porém Clem ajuda, dizendo que não precisa se preocupar com ela, que ela fará aquilo que ele decidir e o acompanhará, pois confia nele.


Então, Javi escolhe ajudar Kate a operar as máquinas, e Clem diz que tudo bem, que ajudará eles, e depois eles iriam atrás de Gabe.


Eles pegam um trator e saem atropelando os muertos tudo, com Kate no volante, enquanto Javi e Clem metem bala com metralhadoras.


Perto do portão, eles encontram Jesus e um pequeno grupo de cavaleiros, tentando entrar na cidade.


Então Javi pula nos controles pra abrir o portão pra eles ajudarem na limpeza.


La dentro, é um massacre, Kate esmaga geral usando o trator, em direção ao buraco no muro, enquanto Clem e Javi matavam os walkers que chegavam muito perto, e Jesus e os outros ficavam na retaguarda. 


Quando a munição de Javi acaba, ele passa a pilotar a máquina enquanto Kate e Clem cuidam dos muertos.


Ele levanta um carro grande o suficiente, e usa ele pra bloquear o buraco.


E assim, eles bloqueiam a entrada dos mortos-vivos e limpam o que restou dentro dos muros.


Eles agradecem Jesus, mas Clem e Javi correm pra tentar resgatar Gabe, deixando Kate pra cuidar do resto.


Eles vão de moto, mas quando encontram o carro no qual David e Gabe fugiram, encontram ele com a cabeça aberta, morto.


Depois encontram Gabe, todo ensanguentado, mas ainda vivo. Só que, mordido.


Gabe diz que tentou parar seu pai, mas o carro bateu. Que David tentou protegê-lo, mas não conseguiu, e acabou morrendo. Depois ele diz que tinham muitos muertos, e foi mordido. E assim, pede perdão por tudo.


Ele chama Clem, pede dois abraços pra ela, e da seu baralho de cartas pra ela ensinar AJ a jogar... se despedindo.


Ele pede uma arma pra Javi, pra ele tirar a própria vida pois não queria se transformar. Mas Javi se recusa, e diz que ele mesmo o fará.


Então Javi mata Gabe.


Então eles voltam pra Richmond.


Com 3 dias, a cidade já estava restaurada, e todos haviam velado os mortos. Kate e Javi colocam as fotos daqueles que perderam num mural, na igreja, e conversam sobre como as coisas poderiam ter terminado se Javi tivesse deixado Kate sozinha e ido buscar Gabe.


Kate se culpa pela morte dos seus dois filhos, mas no fim, eles concordam que fizeram tudo o que podiam. Kate pede pra Javi e ela formarem uma nova família, e ele aceita, deixando ela bem feliz apesar de tudo.


Javi conversa com Jesus, que estava de partida agora que tudo tinha normalizado, e sugere que ele o ex-jogador seja o novo líder de Richmond, pois ele era capaz. Javi aceita a sugestão.


Alias, nessa parte rolam indiretas. Javi diz "Você é um cara fud3ndo" mas, as palavras que ele usa, sugerem algo indecente, e Jesus responde de um jeito muito sugestivo também. Jesus é gay, e isso não é segredo em TWD HQ, mas ficou bem estranho seu dialogo com Javi, com flertes e sarcasmos... 


Então, Javi vai falar com Clem, que também estava de partida, afinal precisava encontrar AJ. Ele nem questiona, mas ela pede um favor pra ele.


Clem pede pra Javi cortar seu cabelo, e enquanto corta, eles conversam bastante.


Clem pergunta sobre o que ela deveria fazer, se deve mesmo ir atrás de AJ, se ela era uma boa mãe, se fez as escolhas certas, e Javi a conforta, dizendo que ela deveria fazer o que é certo, e AJ precisava dela, e vice-versa. Além disso, ela conversa sobre os erros de Javi e pede vários conselhos. Ela respeitava muito seu novo amigo.


No fim, ela fica com um corte bem estiloso.


Eles até falam sobre basebol, quando Javi pega o boné de Clem pra ela, e ele promete que ensinará a AJ quando ela trouxer ele de volta pra Richmond. Clem promete voltar com ele.


Então, Clem deixa seus amigos, o casal Kate e Javi liderando Richmond.


E parte pra buscar AJ.


Fim.

Resultados da Campanha

Diferente dos outros capítulos, este mostra bem mais que apenas as escolhas importantes. Aqui tem uma tabela com resultados da campanha inteira.

Sua experiência com David foi:

Sincera


Basicamente, fui o mais verdadeiro possível com David. Javi sempre falou tudo pra ele, e tentou segui-lo e apoia-lo, como um bom irmão deve fazer. 

Sua experiência com Kate foi:

Romântica


A virtude principal de Javi é sua sinceridade e no caso de Kate, se converteu em um romance bem sucedido. Fiquei feliz por ele.

Sua experiência com Gabe foi:

Preocupada com a Segurança


Fiz o possível pra zelar pela segurança de Gabe e tentar evitar que ele seguisse pelo caminho errado, justamente por ter prometido a Kate que ele não seria como seu pai. Porém, no fim, Gabe escolhe ir com ele, e eu respeitei isso. É uma pena que tenha morrido.

Remanescentes

Esses são os personagens que morreram e que sobreviveram por causa das minhas escolhas.

Tripp e Eleanor


Tripp infelizmente morreu com o tiro no pescoço. Pareceu que ele sobreviveria pois ele chegou a se mexer após o tiro, mas não, ele morreu mesmo. No caso de Eleanor, ela sobreviveu, mas, precisa se redimir com a comunidade, e com o novo líder e sua esposa. Se f*deu.

Ava e Lingard


Apesar do jogo afirmar que Ava morreu, nada foi mostrado! Ela caiu no viaduto e tinha água cercando... ela não foi mordida na cena então, talvez, esteja viva! Sua "morte" foi brusca de mais. No caso de Lingard, ele poderia ter sobrevivido, e quem sabe até impedido todo o caos da cidade, se falasse em nome de David na execução, ao invés de desistir e buscar pela morte.

Conrad e Jesus


Conrad provocou a própria morte, fazendo aquela babaquice e botando Gabe em risco. No caso de Jesus, ele não tinha como "morrer", mas pelo jeito poderia perder a lealdade ou algo assim. Só sei que ele curtiu Javi... até de mais.

Joan e Clint


Joan sumiu, e isso é um problema. Eu deveria ter atirado nela, pra confirmar seu fim. Agora ela pode ser uma ameaça pra comunidade em retaliação, mas, Javi dará conta se algo acontecer, e a comunidade inteira está com ele. Já Clint, ele não merecia morrer, apesar de ser um babaca omisso, ele tinha boas intenções no final das contas, mas... aconteceu.

Minhas Escolhas e Justificativas


Você foi até a beirada com o David?


Não achei que tinha o que temer, apesar de compartilhar do medo de altura de Javier. 


David queria conversar, precisava disso, era um risco valido pela fraternidade.

O que você disse ao David em relação à Kate?


Preferi acabar logo com os segredos e falar tudo, de forma simpática.


Já imaginava que ia dar merd4 mas, não tanto, e torci pra David lembrar do pedido dele no passado mas, ele não lembrou.

Você lutou com o David?


Preferi não reagir, ou melhor, agir dizendo "eu te amo".


Queria que ele ficasse comigo, e não me odiasse. Bater nele nessa situação seria o mesmo que responder ao ódio dele, e isso é errado. 

Você foi atrás do Gabe e do David ou ficou com a Kate?


Optei por ajudar Kate, por duas razões: Ela sozinha poderia se machucar muito e morrer no processo, afinal ainda tinha o ferimento e tal. E Gabe quem tinha escolhido ir com o pai, não foi sequestrado nem nada. 


Infelizmente, parece que a decisão de Gabe mudou depois que viu o pai batendo em Javi, mas ai já era tarde de mais. Uma pena que ele tenha morrido.

A Clementine foi com você?


Creio que essa decisão ocorra como um tipo de bônus baseado na confiança de Clem por Javi. 


Não é ele quem faz, mas sim ela, sem o controle direto do jogador. É baseado em como ela foi tratada ao longo de toda a temporada, e felizmente, ela confiava em Javi o suficiente pra não abandona-lo não importasse a decisão. Fiquei com medo dela tentar resgatar Gabe sozinha e se machucar... 

Como a Clementine ficou no final?


Minha Clem ficou graciosa, com cabelo bem curto, uma franja maneira e uma cicatriz na testa.


Após os créditos, Clem aparece lutando contra mortos-vivos, indo em direção ao local que Lingard falou. Ela estava em busca de AJ.


E faria tudo pra acha-lo.

Enfim, espero que tenha gostado. Alias, Clementine não tem flashbacks jogáveis aqui, mas em vários momentos parece que ela se baseia em decisões das outras temporadas para agir, como na briga dos irmãos. Ela age de forma bem mais racional, e menos precipitada, apenas apontando a arma para intimidar e deixando claro isso. Ela poderia ter matado David ali, no ato, mas preferiu afasta-lo.

Eu gostei de fazê-la gostar de Javi, e estou ansioso pra ver ele na próxima temporada.

A história vai continuar no próximo game.

See yah!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito bom. Kate ficou super corajosa no final. N queria que Gabe morresse, mas foi melhor que ele é a clem juntos kkkkkkk. Achei o cabelo da clem muito feio kkkkk.
    Que venha a próxima temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curti o relacionamento Clem e Gabe, foi melhor assim (credo kkk). Estou com orgulho de Kate.

      Eu joguei já a quarta temporada, e cara, ficou muito fod4. Estou escrevendo já.

      Excluir
  2. CARAAA QUE MASSA!! SERA QUE NESSE NOVO QUE SAIU AGORA ESSA TURMA SE REENCONTRA? JA TO ANSIOSO PRA TU LANÇAR AS ANÁLISES HAHAH

    FORTE ABRAÇO SR MORTE! NOS VEMOS NO PROXIMO =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo é bem diferente, já adianto isso. Estou terminando o artigo mas estou focando mais tempo no de Kingdom Hearts. Porém, por enquanto, no primeiro capítulo da quarta temporada, ninguém do elenco passado, tirando Clem e AJ, aparece.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)