ReviewMorte: O Retorno de Jafar (1994)

Esse filme é ruim.

O Retorno de Jafar (1994)


Sério, é ruim... eu preciso falar dele, mas ele é ruim, já adianto.

Aprecie a leitura pois será melhor que assistir!


A animação é inferior a do primeiro Aladdin, e é uma continuação que, apesar de se fazer valer por ser  a conexão com a animação que a Disney criou, é ruim, num nível desanimador.

Depois de tantas obras Disney de se orgulhar, eu entendo porque esse filme nem saiu em cinemas (foi direto pra DVD). E pior que ele é "oficial"... mas vamos la, ao enredo...

História


Tudo começa com o mercador de Agrabah reciclando a música tema do primeiro filme, enquanto um grupo de ladrões é mostrado indo pra seu esconderijo.


Os ladrões, liderados por um cara de nome estranho que eu não consigo lembrar agora, porque é muito estranho, mas tem a ver com "maligno". O cara é um idiota, egoísta, que destrata de seus capangas e tenta ficar com todo o tesouro roubado só pra ele.


Então, Abu aparece, ao lado de Aladdin, roubando o que ele roubou.


Ele se apresenta, e ainda saqueia o cara na maior cara de pau, fugindo em seu tapete mágico e deixando os bandidos irritadíssimos.


Nesse meio tempo, Iago sai do meio do deserto, de dentro da Lampada Negra onde ele e Jafar haviam sido trancados.


Jafar deu um jeito de tira-lo da lâmpada, e tenta convencê-lo a ajuda-lo a se libertar também, mas Iago começa a cantar uma música bem genérica, declarando sua independência.


Ele prende a lâmpada num poço e vai pra Agrabah viver sua vida de bandido solitário.


Continuando sua música genérica, Iago tenta iniciar uma vida de crimes e saques, mas logo é desbancado pelos comerciantes e vai direto pra sarjeta.


Nesse meio tempo, Aladdin espalha os tesouros que roubou por Agrabah, jogando eles na cabeça da galera. 


Ele ainda era um ladrão, mas era um ladrão bonzinho que roubava de outros ladrões, e de quebra vivia no castelo! Ele vai até la pra dar um dos itens roubados de presente pra sua amada Jasmine.


E é convidado pra um jantar especial, onde o Sutão tinha algo importantíssimo pra dizer (achei que ela ia dizer que tava grávida por tanta cena que faz...).


Então, Iago percebe a boa vida de Aladdin e decide tirar proveito.


Ele finge que escapou de Jafar e que está machucado, pede por ajuda mas não consegue enganar Aladdin, que não da tempo dele levar sua farsa adiante e o persegue.


Até que ambos se deparam com os ladrões que Aladdin roubou.


No meio da confusão, tentando escapar e achando que é o alvo dos ladrões, Iago acaba fazendo eles se ferrarem com um monte de trapalhadas (bem confusas).


Então Aladdin passa a acreditar que Iago o salvou e fica eternamente grato por isso.


Iago diz que mudou de time, que agora é bonzinho, e Aladdin diz que o aceita em seu grupo, que o levará ao castelo e convencerá o Sutão e Jasmine a perdoa-lo, algo que o deixa meio receoso. 


Só que Aladdin fica enrolando, e decide esconder a presença de Iago de Jasmine, até achar a hora certa pra contar que o capacho do vilão do voltou, e ele acolheu.


Então, Jasmine o chama pra irem pro jantar com o Sultão, e bem nessa hora, o Gênio chega.


Ele canta uma música sobre como foram suas viagens pelo mundo, e no fim, se prepara pra ir pro jantar também.


Enquanto isso, no deserto, o vilão de nome esquisito começa a tomar banho num poço.


O único poço que tinha no meio do deserto, era também o poço onde a lampada de Jafar estava, e ele descobre isso, bem na hora que seus capangas estão prestes a mata-lo por que ele é chato pra caramba. Então ele esfrega a lampada para limpa-la e seca-la, e ai surge Jafar.


Os capangas fogem de medo, e o cara é deixado pra morrer, mas Jafar pouco se importa com quem estava por la, e sai voando pra se vingar de Aladdin.


Porém ele não consegue se distanciar, por causa de suas responsabilidades com a lampada, e é obrigado a servir ao seu novo amo.


Ele assume sua forma humana, para poder conversar melhor com o usuário da lampada, e explicar as regras da lampada. 


Apesar dele não explicar nada, o cara já tinha ciência de que poderia fazer 3 desejos, e não podia matar ninguém, então ele deseja tesouros de um barco específico... E Jafar vê ai uma oportunidade de manipula-lo.


Ele transporta o cara pro fundo do mar, pro lado de seu tesouro, e assim consome um de seus desejos. 


Pra salva-lo, ele consome outro de seus desejos.


Depois disso Jafar diz que ele deve ter muito cuidado ao desejar, e que só resta 1 desejo. Ele também diz que se o cara o ajudasse com sua vingança, ele o ajudaria a conseguir um desejo perfeito.


Coincidentemente, a vingança era contra Aladdin, alguém que o carinha de nome tosco também não curtia, então ele aceita.


Enquanto isso, no jantar, o Gênio mostra seus truques, e o Sultão revela o que queria dizer. Ele convida Aladdin pra ser seu novo Vizir.


E na conversa, eles falam de como Jafar foi um péssimo vizir e como Aladdin seria melhor, principalmente considerando que ele não tinha um papagaio como Iago na sua cola. Eles falam mal de Iago e isso deixa Aladdin preocupado, pois todos tinham rancor dele...


E Iago estava la, esperando pra ser apresentado como seu novo amigo. Tudo estava indo mal... pra piorar, Abu tinha ficado de olho em Yaho mas o tigre de Jasmine encontra os dois e caça o papagaio, levando ele direto pro jantar.


E la, Aladdin se vê forçado a revelar toda a verdade, defendendo o papagaio.


Aladdin explica que o papagaio não é mal, diz que ele estava sob a magia de Jafar por isso tinha servido a ele, e pede uma nova chance. Ele também diz que se responsabilizará pelo animal, o que convence o Sultão, mas deixa Jasmine irritada.


Aladdin havia mentido pra ela, e ela não curtiu.


Então Aladdin fica triste por ter afastado sua amada com suas mentiras, outra vez...


Mas o Gênio vê que Iago percebeu que Aladdin o salvou, e tenta fazê-lo ajudar seu novo amigo. O Gênio convence Iago a manipular Jasmine para enxergar o bem em Aladdin, e um dueto muito idiota começa...


Então Jasmine volta cantando pra Aladdin...


Nesse meio tempo, Jafar e seu capanga chegam ao castelo, e começam a por em prática seu plano maléfico.


Aladdin troca de roupa na velocidade da luz, e pede pros outros deixa-lo a sós com Jasmine pra eles curtirem... mas ninguém entende, exceto Iago, que expulsa geral.


Iago tava curtindo sua vida no palácio, agora ao lado dos mocinhos.


É quando Jafar aparece, declara o quão orgulhoso está de seu papagaio ter se infiltrado, e pede pra ele ajuda-lo com seu plano.


Iago fica meio confuso quanto ao que fazer, uma vez que tinha sido tão bem recebido no grupo...


Mas segue os planos de Jafar. Ele tinha de guiar Aladdin e o Sultão pra um ponto bem distante de Agrabah. Então ele convence Aladdin a conversar com o Sultão a sós, num lugar escolhido por ele, pra explicar toda sua decisão de ter acolhido Iago e acalma-lo, pois ele ainda estava meio irritado.


Aladdin e Jasmine só veem vantagem nessa ideia, e Jasmine ainda beija Iago como agradecimento.


Mas Iago nem tem tempo de voltar atrás pois Jafar estava só observando.


Então Iago, Aladdin e o Sultão viajam com o Tapete até um lugar bem afastado pra conversarem.


Enquanto isso, Jafar invade Agrabah, tendo como primeiro alvo seu rival, o Gênio. Ele quebra o espírito do Gênio com sua música...


Prendendo ele em uma esfera mágica.


E enquanto isso, Aladdin e o Sultão estavam se dando muito bem, a conversa tinha sido ótima, E Iago era só elogios...


Quando um grupo de cavaleiros negros saem das cavernas pra raptar o Sultão.


Aladdin logo percebe que era um plano de Iago, mas vai tentar ajudar o Sultão.


Ele percebe que o ladrão de nome esquisito ta no grupo dos vilões, e também que eles usam magia, mas acaba caindo na água e quase morre afogado, sendo salvo por magia bem no último instante.


Jafar havia salvado ele, pois seu plano consistia em acabar com seu espírito, pra só então liquida-lo.


Jafar leva o Sultão pra mesma gruta dos outros no castelo, e la monta o plano pra incriminar Aladdin. Usando o turbante do pai de Jasmin e uma adaga, ele deixa no quarto do garoto e faz os guardas perceberem, pra então o acusarem de assassinato.


Aladdin retorna pra Agrabah, só pra ser preso, acusado pelo crime. De quebra, Jasmine aparece reforçando a acusação e o condenando a morte por decapitação.


Mas, era uma Jasmine falsa, era o próprio Jafar que já tinha capturado a verdadeira.


Jafar tava assim, capturando um por um e colocando no mesmo calabouço, todos lado a lado, só pra que todos soubessem de seus planos. Depois ele ainda fala pra geral que Iago é o grande responsável por tudo, pois era tudo graças a ele.


Pra encerrar seu plano, Jafar decide ir pessoalmente até a decapitação de Aladdin, disfarçado de Jasmin, deixando Iago de olho em todos no calabouço (e seu capanga de nome tosco apenas some). 


E então, Iago fica com crise na consciência e decide ajudar todo mundo a escapar.


Enquanto Jafar se revela só pra Aladdin, pra que ele saiba que mo matou, e vai embora...


Iago consegue libertar o Gênio, que liberta todo mundo.


Todos então ficam pensando em fugir de Agrabah, ou lutar contra Jafar. Iago decide ir embora enquanto os outros decidem lutar, mas ninguém o julga pois ele já tinha feito e ajudado de mais. Aladdin até o perdoa uma vez que fica sabendo que ele salvou a todos...


Então, Jafar tenta convencer seu amo a liberta-lo da lampada com o último desejo, dando pro cara de nome estranho tudo o que ele quisesse, sem que ele nem pedisse. 


Ele tenta de tudo, até ameaça, e quando quase consegue ter sua liberdade, Aladdin e os outros aparecem para pegar a lampada e destruí-la. Aparentemente, quebrar a lampada mataria o gênio dela.


Todo mundo corre atrás da lampada, quando Jafar decide acabar com a festa e assume sua forma de gênio.


Ele abre um abismo de lava no meio do reino, e quase mata Aladdin (Gênios não podem matar).


Só que a anta coloca a lampada dele mesmo no meio da lava...


E Iago aparece, pra tentar destruir a lampada, mas Jafar o ataca (mas Gênios não podem matar).


E então, o papagaio pega a lampada e chuta pro meio da lava, derretendo ela, e matando a anta do Jafar.


Então todo mundo fica triste pois Iago parecia ter morrido, mas como Gênios não podem matar, ele não tinha morrido, só se machucado.


Pra finalizar, Iago vira o papagaio do castelo, enchendo o saco de todo mundo.


Aladdin recusa seu cargo de Vizir, pois queria viajar pelo mundo e um vizir viveria no castelo apenas.


Jasmine decide ir com ele.


E fim do filme, e começo dos desenhos da televisão.

Esse filme serve pra conectar o primeiro filme com aquela animação que passava na Disney Channel, do Aladdin, em que Iago estava no grupo. Tudo isso era pra explicar como ele voltou e se uniu aos mocinhos.


Uma pena que é um filme com péssima arte, musicais ruins (e olha que a dublagem se esforçou) e cara, o enredo é zoado...

Mas okay, eu precisava falar dele... afinal faz parte do meu objetivo.

O próximo eu prometo, será um bom filme...


Alias, já mencionei que a Disney ta na onda dos Live Actions? Em 2019, aparentemente, lançarão o de Aladdin... não tem trailer ainda, mas tem essa foto que o Will Smith postou em seu twitter com o elenco...


E sim, Will ta no filme! No papel do Gênio, antes dublado pelo incrível Robin Willians... o cara tinha inclusive escrito as piadas do personagem... e agora Will vai assumir o papel, em carne e osso! Tem tudo pra ser épico...


Postar um comentário

15 Comentários

  1. Muito bom, quero ver o live Action de alladin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é, o Live Action! Eu esqueci de comentar, bora editar...

      Excluir
  2. Disney e a sua maldita obsessão por continuações ruins. Ainda bem que desde 2007 não existe mais essas atrocidades dos clássicos. Tipo aquele Rei Leão 2 e 3. Não tem necessidade nenhuma desses filmes (talvez só o 2, por causa da série "Guarda do Leão"), mas aquele 3... é horrível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Por causa da série", é exatamente por isso que eles criavam essas porcarias. Até que se tocaram que não precisa criar filminho bobo pra fazer uma série baseada em filmes que já existiam... eram ideias péssimas de executivos toscos... por isso eu costumo evitar continuações.

      Excluir
  3. Impressão minha, ou o Aladin e a Jasmine do live action são atores brancos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Sol... rs... mas deu pelo menos pra reconhecê-los.

      Excluir
  4. Já que eu tava lendo sobre o jogo ontem... vim dar uma olhada na resenha do filme...

    Bom, o primeiro filme do aladdin que assisti foi justamente esse... eu já tinha jogado o jogo quando criança e só entendi a história por causa dele...

    Na epóca era legalzinho, mas comparado ao primeiro, os filmes continuação de aladdin são bem fraquinhos... e realmente a animação cai bastante.

    O nível das músicas também... porém, continuo gostando da voz do Jafar...

    Enfim, é um filmezinho ruim... mas que eu ainda assisto por ter algum apego por ter assistido quando criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que só fiz esse artigo por ser pré-requisito pro KH2 ficar mais claro.

      Esse foi um dos últimos filmes que vi com meu irmão... então se tornou uma memória boa.

      Mas, é... não é dos melhores mesmo =/. A nostalgia nos prende as vezes né.

      Sr, obrigado por comentar!!! Gosto da sua presença.

      Excluir
  5. Ei ei......isso.....espera, por algum motivo muito especial você está fazendo reviews de animações da Disney....
    Hmmmm
    Estranho...
    Deixe me pensar...(Na real eu já sei...mas vou falar no final rs...que bosta de suspense kkK
    Nah, né nada Naum.

    Mas tô gostando dessas reviews.... Curtas e explicativas.
    Mas eu sabia, Continuações sempre são ruins...as vezes rola, mas para animações, sempre há algum motivo idiota para existir.
    Pois bem, o SAMURAI!!! (Que usa sombrero... psé T_T)
    Está aqui também...mó legal rs

    Ah! Eu já sei ..
    Tu tá fazendo isso por causa do KH né?
    E também pq no artigo da Mulan tu dividiu a análise pra ficar mais legal, realmente ficou mais legal rs


    Wilson...acaba por aqui...(cara, quantos comentários eu fiz hoje?!!!!! Deus.... tô viciado kkkk)
    E até a próxima!


    See yah!
    (Amanhã....é um dia....peculiar....
    Sla pq falei isso, see yah! 2x rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu fiz tudo isso pra análise de Kingdom Hearts 2... o problema é que... quando ela ficou pronta, eu nunca recebi um feedback equivalente ao trabalho dedicado. Viu que eu analisei todos os filmes (que aparecem no jogo), um por um, com tanto carinho e tal... e detalhes... eu fiz o mesmo no artigo definitivo de KH2, só que...

      Você verá.

      Excluir
    2. Hm....
      Acho que sei o que ocorreu....
      Sim, isso é realmente triste.
      Tanto trabalho... tão pouco reconhecimento...
      Ou estou errado?
      Devo estar rs
      Aliás tô curioso agora haha
      "Suspense"
      Eita...

      See yah!

      Excluir
    3. Não, é isso mesmo kkk. Mas entenderá melhor quando ver.

      Excluir
    4. Vim comentar aqui também u.u

      Acho que não li as análises de Kingdom Hearts... motivos? eu mal joguei o primeiro... então não aproveitei o jogo a ponto de ver as histórias e talz, tenho muita vontade de jogar mas me falta tempo pra dedicar a esse universo tão bacana que sei que o jogo explora...

      Excluir
    5. Samurai (que usa sombrero)
      Você por aqui? Kkk
      Faça isso senhor, jogue!
      O jogo é riquíssimo em enredo.
      Os personagens da Disney nem são o foco principal....e sim a suas interações.
      Só jogue! Haha

      Excluir
    6. Sr Siegmeyer!!!

      Então, KH é uma franquia sublime. Arranje um tempinho e experimente! Mesmo que não dê pra zerar, jogue e veja como é, dai complete a experiência nos artigos kkkk. Sei la, as vezes deve funcionar.

      Mas, eu recomendo mesmo que jogue por completo, você vai amar, e se não entender algo, conte comigo!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)