FastMorte: Tipos de Censuras

E ai, tudo bem?

Já se deparou com uma cena sem sentido num anime, ou um diálogo confuso num jogo? Pois então, muito provavelmente você testemunhou uma censura e não notou. As vezes, pra evitar que o espectador veja algo um tanto quanto, prejudicial, os editores e produtores decidem colocar algo pra tapar essa visão, ou apenas dar um jeito de remove-la. A seguir, te ensinarei como identificar essas censuras, apresentando todos os tipos que podem ocorrer.



Por incrível que pareça, não tem spoilers nesse post então, boa leitura.


Cobertura


Um dos formatos mais comuns, usado até para fins humorísticos, é a técnica de cobrir algo com um objeto diante da câmera, tapando certas vulgaridades.

Esse método é usado com bastante frequência e é talvez o menos prejudicial, na verdade, ele contribui muito pra deixar as coisas mais engraçadas. Como por exemplo, no filme Austin Powers 2, tem todo um plano sequência dedicado a essa técnica, onde os personagens se encontram completamente nus, mas nada pode ser visto pois o tempo inteiro a imagem é obstruída com algum objeto na frente, as vezes até fazendo alusão aos órgãos dos envolvidos, mas sem revelar nada.




Outro exemplo é o Devil may Cry, onde na abertura Dante ta se vestindo e por pouco não vemos de mais...      


Substituição da Cena


Não é tão comum, mas há situações em que decidem simplesmente cortar ou trocar as cenas pra evitar problemas. Seja um momento muito pervertido ou algo muito violento, as vezes preferem deixar a situação um pouco incompleta, em prol da pura censura.

Um exemplo disso é no jogo Kingdom Hearts 2, em que na versão americana, simplesmente trocaram cenas importantes de quando os personagens visitam o mundo dos Piratas do Caribe, deixando as coisa um pouco vagas e quase sem sentido. Curiosamente, as cenas trocadas são originais do filme, e foram tiradas só por serem consideradas "violentas de mais" pro público do jogo.


Imagem Escurecida


Se tem um tipo de censura que irrita, incomoda e prejudica o espectador, é esse. Se você já assistiu um anime e em uma cena, do nada, metade da tela escureceu completamente, é culpa da censura. 

É uma opção preguiçosa e prejudicial que danifica a imagem, mas acontece com frequência principalmente em animes com cenas violentas que saem do oriente. Um exemplo disso é o que ocorre em Pet Shop of Horros, em que eles simplesmente botaram uma sombra negra cobrindo, as vezes, 80% da tela. 



Imagem Poligonada


Pros mais safadinhos isso é até comum. A ideia de quadricular alguns setores da cena é justamente pra manter a imagem, mas distorcer os detalhes pra evitar maiores danos.

Quem tem o hábito de visitar sites adultos ta familiarizado com isso, principalmente em vídeos orientais (não falo por mim hein, eu não sei nada sobre isso) e também, nos famigerados hentais. Nos animes mesmo esse tipo de censura não é tão utilizado, já que a ideia dessa técnica é "Cobrir, sem cobrir". Mas tem jogos em que isso pode ser usado pra fins humorísticos, como em Zelda Breath of the Wild, e os pratos que link acaba cozinhando que não são nada apetitosos.



Imagem Ofuscada


Parecido com o esquema do poligonado, ofuscar já é um método usado em animes mesmo, e serve pra manter a visão de uma cena, porém impedir a detecção dos detalhes.

Nada chega a ser distorcido, apenas coberto por um filtro que tira a textura da imagem. Isso faz com que o espectador não seja surpreendido com algo pesado de mais.




Inversão de Cores


Esse é um tipo de censura tosco mas, ocorre, principalmente em Tokyo Ghoul. A ideia é fazer tudo ficar no negativo, pra assim ser mais difícil notar sangue e coisas grotescas.

Não que isso impossibilite tal percepção, mas é uma tentativa.



Reedição


Por fim, tem o ato de redesenhar ou colocar algo por cima do que já foi gravado anteriormente.

Isso é usado em animes como One Peace, em que trocam o cigarro do cozinheiro por um pirulito só pra não passar uma mensagem ruim. 


Pois é, esses são os tipos que eu consegui me lembrar, e você? Lembra de algum tipo de censura maluco que colocam nos filmes? Tirando os de áudio como "Pii" ou Tarjas Coloridas, ou aqueles caracteres intraduzíveis quando falam palavrão, acho que não me esqueci de nada, mas, se quiser compartilhar, só comentar.

É isso.

Alias, sim, eu pretendo publicar posts assim com frequência, no intervalo de um post grande como as AnálisesMorte. Eu estava fazendo algo assim em outro site, mas preferi abrir mão pra focar apenas aqui. 

Espero que gostem desse novo tipo de postagem...

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Interessante Sr. Morte, muito bom, já esse post é sobre censura vou falar uma bizarra, em alguns animes atualmente não tem tanto sangue (algumas vezes sem sangue nenhum) quanto os animes antigos, um bom exemplo disso é Dragon Ball Super, tanto que no episódio 130, é usada a censura de inversão de cores. Bom, sobre o tipo de post, curti bastante, espero que continue assim ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei o possível pra todo dia postar ao menos 1 matéria.

      Quanto a censura, nem vale comprar os primeiros episódios de DB com os mais recentes... antigamente o pessoal não tinha medo de sangue.

      Excluir
  2. Muito bom.
    Qnd falam em censura o que me vem a mente é terraformas colocaram a censura mais ridícula que já vi nos 3 primeiros episódios, o pessoal reclamou e tiraram, é uma anime que eu recomendo :v é só ignorar os 3 episódios de censura.
    Eu gosto das censuras com objetos que escondem como as de Devil may cry, n iria jogar sem censura :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, Tokyo Ghoul superou em termos de censuras usando todos os tipos possíveis em suas 3 temporadas. Mas verei Terra Formars... custa nada.

      Eu também aprecio censuras quando não prejudicam as cenas, ou pelo menos nos poupam de coisas bem desagradáveis, ou apenas fazem piadas. Mas quando é algo zoado que compromete tudo, ai seria melhor cortar logo a cena inteira ou nem lançar. Como se ajudasse em alguma coisa na avaliação de Idades Apropriadas cobrir uma cena que faz apologia ao assassinato com um filtro bobo de desfoque.

      Excluir
    2. Se assistir terra formars me fala se gostou.
      Concordo com vc em relação a censura, gosto da censura se the sims

      Excluir
  3. Aviso: nop, tu não foi avisado
    (PaRaDoXoSssss)
    Mas o aviso é o seguinte, tu vai ler o comentário de um adolescente, isso já é um mal sinal, mas agora tal adolescente tem uma plantação de prantinha no porão....e tipo, ele é viciado.
    Então espere b0sta atrás de B0sta e com muita merda (Eca....)
    Aviso: o aviso foi dado!
    (pArAdOxOsSSsss)


    Eita eita......se não sabe nada sobre sites adultos né?!
    Só sabe das escadas.....espinhas.....tu adora ver escadas....
    (Vey, que conversa estranha....)
    Mas gostei cara, ficou baun demais.
    Engraçado como, trocar uma palavra em português, pela a "mesma" palavra em inglês, deixa tudo com um ar diferente.
    Tu trocou "rapidinhamorte"
    Para: "FastMorte"
    rs
    Eu não fazia ideia de algumas censuras que tu colocou.
    Aliás, isso é muito bom, teu blog agrega em conhecimento rs.
    Acho que a "melhor" censura é essa primeira, ela deixa tudo mais engraçado, não prejudica a cena...e ainda cumpre seu papel rs
    Enfim, Belo post senhor carinha....e See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto pacas da pixelada. Ela tapa uma imagem mas, deixa engraçado também.

      Enfim, DM é cultura!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)