AnáliseMorte: The Walking Dead - Em Ruínas - 4º Episódio da 2° Temporada

Eis o quarto episódio dessa temporada.



Espero que goste.

Lembrando:

Minha história, minhas escolhas, meus eventos, um monte de consequências, e uma pá de spoilers. Esteja ciente disso...

Boa leitura


Esse episódio é bem maior que o normal, e mais frenético também. Tem mais ações, e decisões, e várias perdas, porém, eu percebi um probleminha no desfecho.

Parece que independente do que você decida, o final desse episódio não altera. Eu fiz escolhas que no fim, são completamente ignoradas e curiosamente, nada muda. Sei disso pois joguei algumas vezes pra ver se tinha como alterar o resultado final e, não da, sendo que na lógica, deveria pois algumas escolhas são diretamente ligadas... mas você entenderá quando eu contar...

Personagens

Clem



Clementine agora aprende novas técnicas de sobrevivência, nessa sua nova fase. Ela também precisa escolher a quem seguir: Nick, Kenny ou Jane. O tempo inteiro surgem decisões e escolhas que forçam ela a ficar de um do lado desses 3, mas sua fidelidade se mantém sempre a Kenny.

Sarita



Mesmo após ser salva, Sarita passou um bom tempo sem tentar amputar a mão, e consequentemente, ela morre por infecção. Eu acho que isso foi uma estupidez por parte dela, e de Kenny, pois ela poderia ter sido salva.

Rebecca



Ela finalmente tem o bebê... mas ela morre por causa disso. Isso é inevitável!

Jane




Essa moça estranha acaba ajudando Clem e Rebecca a escaparem da horda de walkers, mas, ela acaba desenvolvendo certa inimizade com Rebecca (que volta a ser bem rude), e de quebra, tenta se aproximar de Clem. Ela até consegue, mencionando sua falecida irmã e tal, porém Jane faz escolhas que claramente visam seu bem individual. Ela não liga muito pra Clem, mesmo afirmando que acredita no potencial da mocinha. Pelo menos ela ensina várias técnicas de sobrevivência pra garota.

Kenny




Ele ficou bem mais agressivo e descontrolado, após a morte de Sarita, chegando ao ponto de culpar Clem. A moça começa a passar pelos mesmos apuros que Lee passou. Porém, uma nova motivação surge pro cara, o bebê.

Bonnie




Ainda com sentimento de culpa, Bonnie agora tem problemas de confiança novamente. Ela desconfia da Jane e das atitudes dela, com medo de não cometer o mesmo erro que cometeu com o Bill.

Mike



Ele carrega 2 galões de água cheios, sozinho! O cara é puro músculo...

Luke




Durante o caso que foi a tentativa de fuga, Luke tentou ajudar Sarah e seu amigo Nick, que acabou tomando um tiro. Infelizmente nenhum dos dois termina bem. Luke por outro lado consegue se dar bem com a Jane... por um breve tempo. Infelizmente sua irresponsabilidade causa várias perdas.

Sarah




Ela entra num estado catatônico irreversível. Por mai que Clem tente, ela não volta ao normal, mas sua amiga não desiste dela. Infelizmente ela acaba de uma forma muito, mas muito sofrida. 

Nick




O cara nem teve chances. Por causa do tiro que ele recebe durante a fuga, ele morre e se converte num walker. Clem o encontra e o elimina, e é um despacho bem violento. Detalhe que, é nessa parte que ela troca sua arma, ou pelo menos consegue uma nova, pois o machado que usava meio que causava estrago de mais, e se prendia fácil de mais.

Outro detalhe, essa cena recebeu uma edição na internet. Refizeram ela, colocando Lee no lugar de Nick. 


Algumas pessoas podem acreditar na veracidade, e considerar algo cânone mas, não se deixe enganar ta, é pura modificação. A cena real é Nick sendo morto por Clem.

Arvo




Esse é um cara que aparece quando Clem e Jane estão vasculhando um possível abrigo. Ele tem uma perna com prótese, e é russo. É interessante ver interação entre dois povos e conflito de idiomas em TWD, e ver o quanto isso pode gerar problemas. Arvo surge com uma bolsa repleta de remédios, e ao ser encurralado pelas moças, alega ser algo pra sua irmã, misturando inglês com russo. Infelizmente, nada do que se faz nessa cena parece influenciar na consequência posterior (parece um erro do jogo).

Detalhe: O jogo fala que a galera vai lembrar disso e daquilo, mas o pessoal nem fica vivo!

História

Em Ruínas




Tudo começa de onde parou, com Clem e sua grande decisão. Após matar o walker que mordia a mão de Sarita, Clem a acalma e diz pra ela correr e se salvar, pra depois lidarem com isso.




É mó confusão. O grupo de Carver continua atirando e acerta o Nick, Clem fica perdida sozinha, vê Mike e Kenny resgatando Sarita, mas não consegue se juntar a eles...



Então ela acaba lutando um pouco, até se juntar com Rebecca, que estava com muito medo.




Ela ajuda Rebecca a sair do meio da horda, até que aparece Jane e também se junta a elas, meio receosa, pois achava melhor ficarem todas separadas.




Elas conseguem sair e ir pra floresta, rumo ao ponto de encontro que eles combinaram. No caminho, Jane e Rebecca conversam e se desentendem, pois Jane fala sobre o risco de ter um bebê nesses tempos, e isso não a agrada. Além disso, ela tenta falar de sua irmã, mas Rebecca não deixa e corta a conversa.


Elas chegam até o ponto de encontro, onde Mike, Bonnie, Kenny e Sarita já estavam.


Mas Sarita tava praticamente morta, pois deixaram a infecção se alastrar. E Kenny não estava para conversas, então Clem decide tentar conversar com ele, mas ele briga com ela, a culpa por tudo, diz que só quer espaço e não é nada legal.


Clem quase chora mas se segura, pois entende ele, e então volta pro restante do grupo, que estava perdido sem um líder. Os demais ainda não tinham aparecido, e eles queriam saber se fugiam ou esperavam, então Clem decide por todos, ficar e aguardar.




Então Jane pede pra Clem acompanha-la numa busca por outros do grupo pelas redondezas, enquanto os demais se organizavam pra manter o local seguro.




No meio da floresta, Jane conta que não acredita que há outros sobreviventes, e que só queria conversar sozinha com Clem. Ela fala que ela deveria se preocupar apenas com ela, pois ela é inteligente, e o grupo acabaria lhe matando.




Depois disso ela ensina Clem a saquear alguns corpos recém falecidos, confirmando a morte deles e depois checando seus bolsos. Ela explica que como são corpos frescos, são ex-sobreviventes então poderiam ter coisas boas.




É quando elas escutam vozes, de Luke e Sarah, e Jane decide ajudar. Mas ao dar a volta pra passar pelas grades, elas encontram Nick morto e transformado.



Clem o finaliza, por conhece-lo a mais tempo, e não é algo fácil ou rápido...




Depois disso, Jane ensina Clem a derrotar Walkers de forma rápida e limpa, chutando os joelhos e esfaqueando os crânios. E assim, elas partem pro estacionamento de onde as vozes saiam.




Seus amigos pareciam estar presos, então elas fazem bastante barulho com um carro para atrair a horda, e em seguida dão a volta pra entrar na casa.




La elas encontram Luke e Sarah, mas Luke estava mal pela surra que levou antes, e Sarah estava paralisada. Clem tenta convencê-la a se levantar e lutar pela vida, pra que todos fugissem, enquanto Jane insistia pra eles fugirem e deixarem a menina pra trás pois era escolha dela...



Mas, Clem da um tapa na menina, e ela acaba saindo pela claraboia junto com todos.




Apesar de salva, ela ainda estava catatônica, e Clem fica preocupada com isso, principalmente depois que Jane conta a história de sua irmã, que ela acabou deixando pra trás no passado, sem olhar pra trás, pois ela decidiu morrer.



De volta ao acampamento, Rebecca estava em trabalho de parto.




Clem não vê alternativa se não pedir ajuda de Kenny, ma ele havia entrado em uma barraca com Sarita e ninguém sabia como ele estava. Mas, Bonnie pede pra Clem tentar falar com ele e ela vai.




Kenny tinha acabado de matar Sarita após ela se transformar. Ele estava péssimo, então Clem tenta conforta-lo e depois, pede sua ajuda.




Apesar de tentar ajudar, Kenny ainda estava meio mal, então ele só consegue designar algumas funções enquanto da suporte a Rebecca. Ele pede pra todos procurarem por água e panos limpos, um local seguro... enfim, ele lidera.




Jane vai vasculhar, sozinha, o observatório, enquanto Mike e Bonnie checam o museu de história, Kenny fica com Rebecca, Luke de vigia pra avisar se algum walker chegasse e por fim, Clem veria e ajudaria todo mundo. Alias, Sarah não tinha função, pois estava travada.




Bonnie pede pra Clem ficar atenta com Jane, pois ela parecia assustada e poderia acabar deixando o grupo. Clem decide ir atrás dela primeiro pra ajuda-la e ficar vigiando.




No observatório elas encontram uma porta fechada e ao tentar abrir, acabam percebendo um cara chegando. Então, Clem decide conversar com ele...




Quando ela começa a falar, o cara fica assustado e puxa uma arma, mas Clem tenta acalma-lo, ele se apresenta como Arvo...




E ai Jane tira a arma dele, pedindo pra Clem vasculhar sua bolsa, lotada de remédios. Jane pensa em saquear a bolsa, roubando de Arvo, mas Clem é contra.



Então Jane devolve a bolsa pra ele, mas o ameaça pra ele nunca mais voltar.




Depois ela volta pra tentar abrir a porta trancada, e Clem vai ajudar os outros. No caminho, Clem encontra Luke, contra sobre o que aconteceu e ele vai conversar com Jane (belo vigia!).



Clem vai até o museu, onde se encontra com Mike e Bonnie e os ajuda a vasculhar por suprimentos.




Ela encontra um galão de água, dento de uma sala trancada, que Mike se recusa a derrubar a porta pra não fazer barulho.



Clem, por ser a menor, tenta entrar pela fresta, sendo pressionada por Bonnie, mas fica entalada.



E pra variar, surge um walker dentro da sala.




Mike arromba a porta e derruba o walker na porrada, salvando a garota, que finaliza o morto-vivo posteriormente.



Eles ainda encontram mais um galão de água, que Clem não consegue carregar...



Então Mike carrega os dois sozinho.



Antes de ir embora, eles ainda encontram um Guaxinim, e tentam caça-lo...



Mas ele tinha filhotinhos e ai, eles o deixam ir embora.




De volta ao acampamento, Jane e Luke tinham sumido, e Rebecca já estava com a bolsa estourada e quase dando a luz.



Pra variar, um monte de walkers surgem ao longe, obrigando todos a fugir.




Kenny fica pra trás, lutando contra os mortos-vivos, enquanto Mike carrega a água e todos correm pro Observatório, na esperança de Jane ter conseguido abrir a sala que ela tentava.



O local inteiro tava repleto de mortos-vivos, e ninguém tinha sido avisado.




Luke e Jane estavam "dormindo" juntos, enquanto todo o resto se lascava, e pra variar, o fato de Luke não ter vigiado fez todos ficarem em risco.




Mas pelo menos Jane tinha conseguido abrir a porta do abrigo, e eles poderiam se proteger, exceto pela horda de mortos chegando, junto com o bebê.




Clem acompanha o parto de Rebecca, até certo ponto, quando as coisas ficam feias de mais do lado de fora e ela precisa ajudar os outros.



Pra segurar o portão da escadaria, Clem e Luke empurram um canhão...



Que de tão pesado, acaba rompendo a madeira e derrubando todo o andaime.




Jane fica pendurada, e Sarah fica presa nos destroços la embaixo. Então Clem implora pra Jane tentar salvar Sarah. Ela até tenta, mas tudo da errado, um pedaço de madeira cai na cabeça dela, Sarah fica berrando o que só atrai os mortos, e no fim...



Os mortos andam por cima das tábuas, esmagando a garota e fazendo ela gritar ainda mais de dor...



E devoram ela.




Clem assiste tudo apavorada, mas sem tempo de luto, ela precisa derrubar o Deck pra evitar que os mortos escalassem.



Com isso, eles ficam a salvo, no segundo andar do observatório, e o bebê nasce.



Porém, ele não reage...



De início, pois o sangue começa a circular e ele a chorar, e viva, o bebê nasceu!



Todos ficam bem, e descansam, e ao anoitecer, Clem consegue até segurar o bebê pela primeira vez.



Todos estavam felizes, até Kenny, que tratava a criança quase como se fosse dele.




Porém. Jane estava péssima pelo que ocorreu com Sarah, e decide ir embora, abandonando o grupo. Clem nem insiste, e já deixa claro que era mancada da parte dela.




Ela da uma lixa de unha, que ela usava pra arrombamentos, de presente pra Clem, e diz que confia nela. Coisa que a própria Clem não acredita muito... 




Luke acorda, conversa um pouco com Clem, percebendo que ela tava mal, até que ela revela que Jane foi embora.




Ele fica irritado, chega a gritar, e isso chama a atenção de todos, inclusive de Kenny, que aparece com o bebê e ambos começam a discutir, com o bebê chorando... vira uma baderna.




Rebecca pede pelo bebê, Kenny por um tempo não escuta, eles discutem sobre o futuro, o que devem fazer, Luke diz que devem ficar, Kenny diz que devem partir imediatamente, por causa do frio, Mike diz que só quer dormir... mas todos tem de decidir tudo ali, naquele momento. E Clem decide pelo grupo, que era melhor partirem.




Pra variar estava começando a nevar, e apesar de Rebecca ainda estar mal, a neve faria ficar frio de mais e seria pior pra eles. 



No dia seguinte eles partem, e já tem bastante neve.




Luke diz que é um erro, fala que Rebecca está fraca, e Kenny diz que é a melhor escolha, e que devem continuar andando... 




Sempre tentando ver quem lidera melhor... discutindo e tal, quando do nada surge Arvo la no fundo, gritando por ajuda.



Clem o reconhece e convence o grupo a deixa-lo se aproximar.




Ele diz que precisa de bandagens pra sua irmã, e pergunta se o grupo de Clem pode contribuir, com todos sendo bem prestativos. E ai, aparecem vários outros caras russos junto com ele, cercando o grupo.




O desgraçado mente, na cara dura, dizendo que Clem o roubou (eu acho que foi erro do jogo). Ele afirma que Clem pegou a bolsa dele, quando ela deixou ele partir com a mesma!



Clem menciona que Jane que o roubou, que ela que teve a ideia e tal, e diz que ela saiu do grupo.




E ai, Arvo acha que é uma emboscada, começa a suspeitar e atiçar seus capangas... todo mundo começa a falar ao mesmo tempo, em inglês e russo...



Armas apontadas pra todo lado, Clem tenta apaziguar mas não é ouvida...



E então, ela vê Rebecca morrendo, em cima do bebê.



E voltando a vida...




E sua decisão, no meio daquele empasse, é atirar pela vida do bebê, matando Rebecca... mas iniciando um tiroteio.



E fim...

Eis minhas Escolhas Importantes e suas Justificativas:



Pragmatismo

Deixar Sarah pra trás?




Eu achei que deixar ela pra morrer era uma decisão errada. Ela precisava de ajuda, e estava em choque pela perda de seu pai. Por mais que ela não quisesse lutar, ela precisava de um empurrão, precisava de alguém a apoiando e incentivando, pois desistir era burrice... mesmo sabendo de seu trágico fim, acredito que salva-la foi a decisão correta.

Compaixão

Roubou de Arvo?


Eu lembrei do carro no primeiro jogo. Lembrei das consequências por furtar de desconhecidos, e creio que Clem jamais se esqueceria disso. Então, obviamente, roubar dele não era o certo, mesmo os remédios sendo úteis. Detalhe que mesmo escolhendo não roubar, ele ainda diz que Clem roubou, e parece que Jane furta dele posteriormente, então nada muda a situação!

Auto-Preservação

Rastejou pela Bilheteria?




Nem imaginava que isso era uma decisão importante, apesar de eu ter escutado os barulhos do zumbi pela porta, achei que ele estaria preso. Também nunca imaginei que Clem ficaria entalada. Foi um momento de quase morte, pra aprender... 

Estimulação

Segurou o bebê?



Não tinha como, eu precisava ver Clem segurando o bebê.

Sobrevivência

Atirou em Rebecca?




Apesar da situação, e saber que ia dar merd4, eu não tive escolha. Na verdade tive, era gritar por socorro ou atirar... mas poderia ser tarde de mais, e Rebecca poderia devorar o bebê. Eu sei, muita gente deve ter morrido no tiroteio, mas... Clem é a mais baixa, era só pular no chão (risada maléfica).

Detalhe, partir hoje ou depois não é uma das escolhas principais! Isso me deixou perplexo!


Por mais que esse episódio seja o mais longo e interativo, eu percebi uma falha na mecânica de consequências. É como se esse episódio fosse o mais linear de todos, o que é uma lástima.

Ainda assim, estamos perto do fim.

Até o próximo... e eu ainda estou sem internet, só que dei um jeito de publicar.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. BRAVISSIMO!!!! ALTAS EMOÇÕES HAHAHA QUE VENHA O PROXIMO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que minha internet normalizar eu posto o último e já começo a segunda temporada. Eu vi que tão pra lançar a quarta temporada, é bom me preparar. Valeu sr!

      Excluir
  2. Muito bom. Se sangue de morto vivo voar no olho do Kenny ele se transforma? Jane muito escrota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil responder. Pelos critérios HQ, sim. Pelos critérios Série, talvez, depende do roteiro (kkk). Pelo critério Telltale porém, provavelmente sim, pois todos se transformam muito rápido e fácil. Se bem que, ninguém, nos games, pelo que eu me lembre, chegou a se transformar por transfusão sanguínea. Sempre é mordida ou morte a causa.

      Jane é tosca, e o jogo ainda sugere que você escolha ir com ela! Acredita?

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)