AnimeMorte: Gakkou Gurashi! Meninas Fofas, Escola e Zumbis!

Anime de meninas fofas que puxa pro gênero "terror" do nada deveria virar uma categoria aqui no blog... eu viciei nesse sub-gênero e convenhamos, é fofo de mais.

Estou acompanhando um Mahou Shoujo (pois é, meninas mágicas outra vez) mas, enquanto ele não termina, decidi assistir um anime de 12 episódios que já foi finalizado e tipo... foi legal.

Então, bora compartilhar minha experiência, falar do enredo, dos personagens, e teorizar um teco com: 

Gakkou Gurashi! School-Live


Spoilers galera, spoilers.

Boa leitura.



Bem, por onde começar? 

Gakkou Gurashi é um anime de humor, muito humor, drama e terror. É exatamente como The Walking Dead misturado com Meninas Super Poderosas...



Legal que eu fui pego assistindo o primeiro episódio, pelo meu irmão menor, e foi estranho. Eu jurei que era um anime de terror, mas no fundo, no fundo, eu tava na dúvida se tinha clicado no anime certo.



Ele entrou no quarto, me viu rindo enquanto assistia um monte de menininhas fofinhas fazendo trapalhadas umas com as outras na escola com um cachorrinho fofo, e tipo... eu parei o vídeo e pensei "Mano, o que estou fazendo da minha vida?!" Eu chequei se tinha entrado no site certo ou se tinha colocado no anime errado de novo... e sim... isso aconteceu atra vez comigo... mas de fato, Gakkou Gurashi começa com meninas fofas brincando numa escola, com um cachorro...

O terror começa quando você descobre que não tem escola, não tem cachorro, não tem meninas, e é tudo zumbi! Certo, não é bem isso que você descobre mas, é bem nessa pegada. Tudo que era fofo era uma mentira e aos poucos, o anime revela a verdade pra você. Legal que, o humor se mantém até o fim, graças a protagonista que é doidona... mas vamos por partes.



O anime entrega sua temática macabra através da abertura e do fechamento. Na verdade, eu já até previ todas as revelações só por prestar atenção no que a abertura queria mostrar, e o mais interessante, é que de episódio pra episódio, os spoilers das aberturas só aumentavam pois elas mudavam.



Tecnicamente, a abertura é a mesma do inicio ao fim do anime. Mas ao longo dos 12 episódios, ocorrem sutis mudanças que se enquadram nos eventos mais atuais... por exemplo, a revelação de que na verdade todos na escola estão mortos. Quando ela ocorre, logo ao final do primeiro episódio, faz com que a abertura do segundo episódio em diante mostre os cenários destruídos e os coadjuvantes meio... mortos.



Um dos maiores spoilers fica na cena em que a moça protagonista começa a correr e só aparece sua silhueta, quando é revelado que sua cabeça ta zoada e ela enxerga pessoas que não existem, e as coisas como elas não são realmente, a abertura passa a mostrar apenas dentro da silhueta dela, as coisas como ela vê, enquanto ao fundo aparece como realmente são.




E isso continua até a parte da professora, e do cachorrinho... poxa o cachorrinho foi mancada...



Em certa parte do anime, o cachorrinho some, e no episódio seguinte, a abertura não tem ele onde deveria ter... 



E de quebra, o encerramento mostra apenas o cachorrinho andando, solitário e sem as demais mocinhas... o que já deixa bem claro o que aconteceria com ele...



Ou com as mocinhas, afinal em outro encerramento as imagens mudam pra todo mundo "dormindo" e depois, geral some...



A música tanto da abertura quanto do encerramento se mantém a mesma, não chega a acontecer a "Grande Mudança" como em Madoka Magica... mas... as pequenas alterações tão presentes e entregam bastante da trama...



Bem, apesar de eu ter sugerido certas coisas e jogado alguns pseudo-spoilers, se quiser assistir o anime, agora é uma boa hora pra parar de ler e seguir em frente pra algum site que tenha ele hospedado. Compensa, e você vai se surpreender... só recomendo que pule as aberturas e encerramentos se não quiser tomar um monte de spoilers rs... Alias, achei um artigo excelente que fala muito bem de todas as aberturas e explica bastante coisa, se quiser da uma lida, compensa viu...

Agora, se quiser continuar lendo assim mesmo, agora vou ativar meu momento "spoilarda-se" e mandar a história da forma como eu lembrar. Falarei das personagens, e suas grandes revelações, e no fim, vou até teorizar um pouco viu, então se você já assistiu e ficou com alguma dúvida, la pro final tentarei explicar as paradas tudo.

Yuki, a mina transtornada




A protagonista da história é uma mocinha de cabelos rosados, que usa uma touca com orelhinhas e é animada pra caramba. Ela é feliz com a vida e adora deixar bem claro o quanto ama a escola.



Ela adora viver na escola, e sim, ela vive numa escola, como parte de um Clube de Vida Escolar, onde sua função é mostrar que é possível viver e estudar normalmente na escola.



Alias, o clube foi criado por causa dela, pra ela na verdade, pra ajuda-la a superar um trauma recente, onde ela perdeu todos que conhecia num apocalipse zumbi.



Porém, ela não se recorda de nada disso, e pra ajudar ainda mais, sua mente aprendeu a ocultar tudo que lembre ou tenha a ver com o tal apocalipse, logo, ela passou a enxergar tudo de uma forma diferente do que realmente é.



Ela vê apenas o que quer, ela vê as pessoas vivas e conversa com elas, ela interage com todos e enxerga tudo intacto, sendo que na realidade, não há ninguém ali, apenas ela e algumas pouquíssimas sobreviventes, em um local todo destruído que um dia foi a escola, e hoje elas chamam de lar.



Aos poucos, a magia da mente de Yuki se esvai conforme ela é forçada a confrontar a realidade. As pessoas que ela enxergava somem, o mundo como ela via se revela destruído, e os monstros que ela temia passam a aparecer cada vez mais.



O problema é que isso lhe causa dores, físicas e psicológicas, e sua alegria e espontaneidade contagiante começam a diminuir, ao ponto de preocupar suas amigas sobreviventes, que se inspiravam nela para se manterem positivas no terrível mundo em que viviam.



No fim, bem, ela enfrenta seus males, e apesar de aparentemente parar de ver coisas que não existem, ela aprende a ser feliz e otimista enxergando as coisas ruins mesmo, e buscando beleza acima delas. 

Kurimi, a mina da pá




Essa é uma mocinha de cabelos longos e escuros, com gênio forte e meio séria. Ela não se abre muito mas também não chega a ser rude, apenas é um pouco mais séria que as demais, e vive com uma pá.



Inicialmente ela apresenta a pá como sua ferramenta na Horta da Escola, mas na verdade ela usa como uma arma para enfrentar os zumbis, além de ser uma memória física de algo terrível que lhe aconteceu.



Ela tinha uma queda por um carinha na escola, e bem no dia que foi de declarar pra ele, o cara virou zumbi. Na verdade, ela era da Equipe de Atletismo e competia junto com ele, e no dia que o apocalipse começou, ele foi mordido e ela o salvou, levando até a Horta da Escola.



Só que ele acabou morrendo e se transformou num zumbi, ao lado dela, tentando devora-la, e pra se defender ela usou uma Pá que estava próxima e trucidou o crânio do carinha... tudo isso na frente da Yuki que ela tinha acabado de conhecer, a qual só entrou em pânico ao ver a cena.



No fim, ela aprendeu a odiar os mortos-vivos e se dedicou a ataca-los mortalmente... o problema é que ela percebe aos poucos, alguns comportamentos que sugerem que os zumbis ainda tinha resquícios de humanidade e isso passa a assusta-la, afinal ela matava geral.



Os zumbis tem hábitos baseados em quem foram enquanto vivos. Os estudantes da escola por exemplo, todos eles, costumam ir para a região da escola durante a semana e aos fins de semana, retornam para suas residências, para apenas perambular de um lado pro outro atrás de carne viva.



Se chove, eles buscam abrigo, se escurece eles vão para locais fechados, geralmente seus dormitórios ou casas e ficam por la, andando. Eles não são racionais, mas agem como se tivessem as memórias de quando eram vivos e isso preocupa Kurumi.



Então, um dia, ela pede pra uma de suas amigas sobreviventes, a mais próxima, para lhe matar imediatamente caso ela viesse a se infectar, pois ela não queria nem saber como era ser um zumbi, muito menos colocar suas amigas em risco. Algo que é basicamente um prelúdio do que viria por ocorrer futuramente...



Kurumi é mordida, por uma amiga, e é infectada, ao tentar salvar um amigo... é triste pois ela é a personagem mais brava e ativa do grupo, a única que peitava os mortos constantemente, e no fim, ela é a primeira das moças a ser mordida...



Mas, no fim algo é descoberto e isso salva sua vida.

Yuuri, a mina da horta




Essa é ao que parece, a mais velha do grupo das mocinhas (pelo menos é a mais turbinada) e era a responsável pela Horta da Escola. Quando o apocalipse iniciou, ela estava no local onde Yuki e Kurumi se abrigaram e partindo daí, virou uma das líderes do grupo.



Ela é responsável, madura e bem inteligente, e tomou o controle do Clube na ausência da fundadora. Ela aprendeu a cuidar do grupo e se dedicou a isso, mantendo todas a salvo e fazendo o possível pra escola ser um forte bem seguro.



Entretanto, algo que ela costuma fazer é seguir conselhos e as ideias malucas de Yuki, acreditando que tudo tem uma razão. Yuki vira e mexe surge com ideias que normalmente colocariam o grupo em risco, como sair da escola pra passear ou fazer eventos que chamam a atenção dos zumbis, mas Yuuri faz questão de analisar e adaptar essas ideias para planos de atividades uteis para a sobrevivência da galera, seja pra coletar recursos ou explorar a situação atual do mundo.



No fim, ela é uma boa líder, e é pra ela que Kurumi pede o favor de ser morta...




Quando a moça da pá é infectada e ta agonizando por causa dos sintomas, Yuuri pega uma faca pra cumprir sua promessa, o tenso é que no exato momento, em outro local, outra sobrevivente descobre a cura pra doença.




Mas as coisas não saem como planejado.

Miki, a mina séria




Miki é uma garota muito séria e pouco sociável, e aparentemente ela nem curtia a escola, tanto que no dia do apocalipse ela tava cabulando aula, com uma amiga chamada Kei.



Ambas estavam num shopping, curtindo a vida, quando tudo começa a acontecer, e elas acabam ficando presas em um quartinho com suprimento por muitos dias, mas sobrevivem.



Só que, no inicio da história, ela já ta com o grupo de Yuki, integrando o Clube de Vida Escolar.



Sua história é contada de forma não-linear, e é revelado que ela foi resgatada do shopping, quando estava sozinha, graças as ideias malucas de Yuki.



Um dia Yuki decidiu que o clube devia fazer uma excursão, e a Yuuri viu nisso a oportunidade de checar a situação da cidade. Elas combinaram de pegar o carro da professora líder do clube e ir passear, e foi nesse passeio que encontraram Miki.



Ela tava num quarto de suprimentos no shopping, e tinha sobrevivido ao lado de sua amiga Kei e um cachorrinho por muito tempo, mas um dia Kei não aguentava mais a isolação e deu no pé, e posteriormente o cachorro foi atrás, deixando a moça sozinha.



Só que, no dia do passeio, Yuki e as ouras acabaram achando o cachorro que as levou até Miki, de certa forma, e ela foi resgatada.




Alias, Miki e o cachorro não se davam bem. No inicio do anime é engraçado, ela tenta chamar atenção do animal mas ele a recusa o tempo todo, e ela fica toda pra baixo. Mas quando é revelado que ele não gosta dela porque ela gritou com ele e o assustou, quando ele tentou se aproximar após Kei deixa-la, as cenas em que ela aparece sendo rejeitada por ele ficam com um tom triste.



Enfim, Miki acha estranho o jeito que Yuki age, e também como as outras moças dão corda pra sua loucura, mas por respeito, participa da farsa e finge ver as pessoas que Yuki diz ver... 



De certa forma ela até inveja essa habilidade em certo ponto, quando começa a ter suas próprias grandes perdas...




Enfim, Miki tenta assumir o posto de caçadora de mortos-vivos quando Kurumi sai do jogo, mas ela percebe que é bem mais difícil do que parecia e no fim, vira só mais uma das "vítimas" mesmo.

Taroumaru, o cachorro



O cachorrinho era tão fofo... eu digo "era" no passado pois ele morre, mordido por uma amiga!




Ele é um animal que aparece ao lado de Yuki, fofinho pacas e é o foco do primeiro episódio. Ele é inteligente de mais, sabe abrir portas e começa a perambular pela escola desacompanhado, e as moças correm atrás dele. 



Antes de ser revelado que ta todo mundo morto, e que Yuki ta doida, o episódio faz pensar que o desespero pra localizar o cachorrinho é mais pra evitar que ele prejudique as aulas das outras turmas do que tudo, mas na verdade, era pra proteger ele mesmo.



No fim da tudo certo, dessa vez...




Acontece que, Taroumaru é o cachorro que ficou confinado com Miki e sua amiga Kei por um tempo, e no fim se separou de Miki pra depois ambos serem resgatados pelo Clube. Porém, Taroumaru se apegou muito mais a Yuki do que a qualquer outra, e ainda mantém distância de Miki o que faz pensar que ele é dela desde o inicio.



E bem, tem um episódio em que Taroumaru se "reconcilia" com Miki, graças a um toca CDs que pertencia a Kei e fazia ele dançar na época de confinamento (com os sons de estáticas de rádios que ela tentava sintonizar). Ele deixa ela fazer um cafuné nele e ambos até brincam, o que é o maldito prelúdio do que iria acontecer no episódio seguinte...



De noite ele escuta um cachorro e vai atrás, se solta da coleira, abre as portas, passa pelas barricadas, e no fim, da de cara com um zumbi.



No dia seguinte as moças buscam por ele, e quem o encontra, seguindo suas pegadas, é a Kurumi, mas já era tarde ele tava mordido e convertido em zumbi. 



Ela até escapa dele ilesa... mas o chato é que o mesmo zumbi que mordeu ele, morde ela, tudo por ser alguém querido.

Megumi, a professora



E por fim chegamos ao personagem fantasma, a professora Megumi.



Vira e mexe ela aparece, conversando com Yuki e tem o carinho de todas as moças, exceto Miki que nem sabe quem ela é.




Inicialmente ela parece uma moça normal do grupo, a líder, apesar de ser ignorada as vezes pelas demais (o que inicialmente é engraçado... mas depois se torna trágico), mas que, como as vezes todas as moças falam com ela, tudo faz pensar que ela ta ali mesmo...



Até que Miki passa a questionar que loucura é essa e quem é essa tal Megumi com quem elas falam...




Megumi era a professora que ajudou as moças a sobreviverem e tornarem a escola um local mais seguro pra isso. Ela idealizou também o Clube da Vida Escolar pra ajudar Yuki a se acalmar, o que acabou gerando a confusão na mente da menina.



Mas, um dia, ela morreu mordida por vários zumbis, num ataque que ocorreu num dia bem chuvoso. Eles tentaram se abrigar na escola, invadiram tudo, e Megumi se sacrificou pra manter uma porta fechada e salvar as garotas. 



Yuki não suportou a perda, e passou a desconsiderar a morte da professora, e enxergar ela normalmente, e as amigas deram força pra alucinação, respondendo sempre que ela precisava ser respondida, agradecendo e elogiando, apesar de vira e mexe as ignorarem (quando não sabiam que Yuki a estava vendo no exato momento).



O tenso fica pro fato final, pois quem morde Kurumi é Megumi!




Megumi depois de virar zumbi criou um estranho habito de caminhar até o porão da escola, mexer num baú e escrever num livro, rabiscos com sangue.




O cachorrinho foi de encontro a ela sem saber, e foi atacado, e em seguida, quando Kurumi foi vingar a morte do animal, viu que era a professora que ela tanto amava e travou, sendo mordida.



Depois disso, a Miki em seu modo vingativo vai atrás da professora e a mata, isso depois de se apresentar como nova membro do clube e tal, e logo em seguida descobre que o baú que a professora visitava diariamente continha vacinas experimentais para curar infectados!



Megumi tinha se tornado professora a pouco tempo, era gentil e amável, e muito próxima dos alunos, inclusive era repreendida pelos superiores por causa disso, mas, as moças encontram em suas coisas alguns vestígios de que ela talvez soubesse do apocalipse, antes dele ocorrer. E com a cura em mãos então, tudo passa a apontar que ela estava envolvida de alguma forma.



Como a escola tinha Luz Solar e Água Tratada, Encanada e Purificada de forma independente, ela tinha toda a estrutura para um abrigo de sobrevivência. Por alguma razão, tinham construído essa escola e mais outros pontos dessa forma, mas eles não foram usados. É como se o governo tivesse se preparado pra um evento, mas ele ocorreu antes do previsto, e ai deu caca.



A professora de alguma forma descobriu ou sabia disso, e tentou ajudar as poucas sobreviventes, mas no final, ela se deu mal.

Final da história:

No último episódio, Kurumi não é morta por Yuuri, e Miki consegue pegar o antídoto experimental após matar Megumi... só que a escola tava lotada de zumbis que prendem todas as garotas.



Mas, Yuki se levanta, e em meio ao seu trauma começa a alucinar com Megumi (ela praticamente vê seu fantasma... parece até que viu um fantasma mesmo, e não apenas alucinação) e é guiada para ajudar suas amigas.



Surge a brilhante ideia de usar os auto-falantes da escola pra comunicar que não é dia letivo, e por incrível que pareça, isso funciona!



No caminho ela quase se lasca pois uns zumbis tentam comê-la, mas o Taroubaru zumbi surge e a salva, apenas seguindo suas memórias... e ela chega a abraça-lo (após tampar sua cabeça com sua touca) e dizer o quão frio ele estava.



Como os zumbis seguiam cegamente suas memórias, ao ouvir a declaração que não tinha aula, geral vaza da escola.




Claro que Yuki não se limita a dizer apenas "Cabô a aula galera, sextou!" ela faz um discurso do quão a escola é especial pra todos, algo bem piegas mas, era importante pra ela desabafar isso.



Então, com o caminho livre, Miki leva o antídoto pra Kurumi, e no dia seguinte, ela acorda, curada!



De quebra, usam a vacina no cachorro também, e ele se recupera, mas muito fraco...



Miki pega ele no colo depois de darem ração e água, e ela declara o quanto o ama e lamenta por tudo que fez pra ele, diz que vai viver com ele e dar carinho e... ele morre.



Daí rola choro pra caramba (eu não chorei... juro) e no fim, eles enterram ele, com a touca de Yuki, ao lado da cruz que fizeram pra Megumi na horta da escola.



Depois disso, elas encontram um mapa nas coisas da professora falecida, e nesse mapa tinham localizações de outros "abrigos", e elas decidem migrar pro mais próximo, pois a escola tinha ficado um caco.



Curiosamente, os pontos mais próximos eram uma Universidade, e uma Empresa... e elas ficam na dúvida de pra qual ir depois da escola.



Elas fazem uma formatura improvisada pra se despedir da escola, e partem com o carro da professora rumo a vida.



E fim.

Moral da história: Já vivemos num mundo cheio de zumbis.

Rola pós créditos, um mostrando alguém encontrando uma carta que as moças mandaram com balões em busca de sobreviventes, o que significa que sim, há sobreviventes. 



Tem uma cena em que Miki vê a Kei, logo após elas saírem da escola. Pois é, Kei tentou a sorte sozinha e não conseguiu, precisou voltar pra escola depois...



E tem também uma cena de um cachorro na frente da touca recém desenterrada de Yuki. Não fica claro se é o Taroumaru, ou se é outro cachorro (lembrando que ele tinha ouvido outro cachorro pela escola, por isso que foi mordido). Mas na minha opinião, era o Taroumaru ressuscitado! (porque... é anime e tudo pode, e eu não quero o cachorrinho morto T_T).



E é isso.


Gostou? Eu sei, texto meio curto esse mas, foi só pra apresentar mesmo e registrar o que assisti. Eu gostei pacas do anime, e recomendo que você assista, talvez goste também. Mesmo com meus spoilers, a experiência de assistir é sempre única...

Alias, eu não mencionei o Mangá, no qual o anime se baseou, pois ainda não li. Eu talvez lerei, mas sei que ele conta basicamente a mesma história com algumas mudanças e tal. Se eu achar necessário, atualizo este post com as informações dele. Caso contrário... deu.

Não se preocupe, eu não vou ficar falando de animes, filmes e séries o tempo todo... a próxima postagem de jogos ta quase pronta, eu apenas não quero que o blog fique parado de mais... como assisti esse anime, e curti, achei legal escrever mas, é só pra descontrair. Se gostou, comenta ai, talvez eu realmente torne isto um hábito e faça mais posts assim... se não curtiu, eu paro... a menos que eu ache outro anime daora que me empolgue pra digitar!

Enfim, see yah!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. e ai shady, quanto tempo nao? preciso falar um assunto com vc, qual a melhor plataforma pra conversarmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Afonso, uma forma ótima pra me encontrar é via comentários na página, eu sempre leio e respondo, mas se o assunto for meio longo ou particular de mais, bem, você pode usar a página do Facebook do blog, ou mesmo me mandar um whatsapp. Atualmente minha internet ta com problemas e eu estou mais rápido pelo whatsapp então o número é: 11 9 81500185.

      Excluir
  2. Boa noite Shady!

    Gostaria de ver um análise seu desse anime aqui: baka to test to shoukanjuu ni, e um anime bem legal, se vc não conhecer eu lhe esplico sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um anime sobre comédia? Eu não conheço não, mas posso assistir.

      Excluir
  3. Sim, mais tem uma coisa interessante nele, ele tem um sistema de combate que vc sumona um fantoche que parece com vc é o poder de luta dele e conforme sua note em alguma matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pareceu interessante, tipo criar clones pra te substituir na escola se tirar boa nota kkk?

      Excluir
    2. Não expliquei bem, é como um Yu-Gi-Oh, você duela contra um colega de escola, e utiliza um SimonSi de vc mesmo que parece um boneco. E nesse anime o colégio tem uma divisão de salas, baseada em ranking, tipo os ranks mais altos tem as melhores salas, por isso os duelos. A batalhas pra tomar as salas dos outros, e uma viagem esse anime acho que vc irá gostar.

      Excluir
    3. "é uma viagem esse anime acho que vc irá gostar"... kkk... eu sou tão louco assim? Mas, eu assistirei.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)