AnáliseMorte: Resident Evil 7 - A história de RE VII

Sim, a primeira análise sobre a série principal de Resident Evil será a do sétimo jogo (que na real deve ser o décimo oitavo jogo da série principal cronologicamente, mas okay, é o 7). Eu digo "principal" pois existem spin-offs, e eu já falei de um (por recomendações de um dos leitores: Resident Evil - Survivor).


Mas, bem, eu prometi a mim mesmo que caso RE7 ficasse legal, eu analisaria, e pelo amor de deus que jogo incrível! Eu não era fan de RE, mas agora to amando a franquia. Então, bora começar pelo 7 mesmo que foi meu primeiro RE oficial zerado.

                           AVISO!                           

"ANALISESMORTE" SÃO CARACTERISTICAMENTE FORMADAS POR TEORIAS+SPOILERS+INTERPRETAÇÃO ENTÃO ESTEJA PRONTO PARA UMA LEITURA CHEIA DE IDEIAS E REVELAÇÕES, E UMA PITADA DE POLÊMICA. 

JÁ ADIANTO QUE NÃO SOU FAN DA FRANQUIA RESIDENT EVIL... MAS CONSIDERE O QUE EU DIGO COM CARINHO VAI! S2

Boa leitura!

Introdução

Antes do jogo sair, ele foi anunciado na forma de demonstração gratuita no PlayStation 4 (mas alguns meses depois saíram demonstrações pras demais plataformas também - XOne e PC). Todo jogador que teve acesso a essas demonstrações (seja jogando ou assistindo) adorou a mecânica e o tipo de terror apresentado, mas torceu o nariz pelo fato de ser um Resident Evil, sem parecer um Resident Evil.




RE7 é um survival horror totalmente em primeira pessoa, e até então todo Resident Evil era em terceira pessoa (mas, tecnicamente, nem todos eram Survival Horror). Os acostumados e amantes da franquia não curtiram a ideia (tenho um amigo que é fanzaço da série e não jogará por ser em 1° pessoa), e confesso que o que mais me atraiu pra esse jogo em particular, foi essa polêmica. 



Não apenas pelo estilo adotado se assemelhar bastante ao estilo de filmagem que mais me agrada (found footage), eu adorei a ideia de poder começar um jogo de franquia, sem me preocupar com as histórias que vieram antes, pois outro elemento presente é uma história sem vínculo (aparente) com as anteriores.

Parece um jogo novo, fora da franquia, os mais extremistas até arriscariam dizer que é um reboot (antes do jogo sair eu vi artigos que diziam tamanha bobagem) mas, no final das contas, esse é realmente o sétimo jogo da franquia, contando inclusive uma história que se passa após os eventos de RE6, e sob uma singela influência destes.



Mas, toda e qualquer referência fica em segundo plano, pois a história original, como é de se esperar, é a que recebe maior destaque, sem ter como protagonista nenhum personagem conhecido, nem haver nenhum personagem já conhecido da franquia presente até os 10 segundos finais, esse jogo tem um enredo tão novo e independente que qualquer um consegue entender, sem precisar jogar os anteriores.




Jogabilidade

Pois bem, o que dizer da jogabilidade? Não há segredo algum:

O personagem anda, corre, se abaixa, interage com alguns itens do cenário, organiza e administra o inventário (que pode ser expandido com Mochilas), coleta itens, resolve puzzles simples, e por fim, pode atirar (com armas de fogo), atacar com armas brancas ou simplesmente se defender.



Com essas funções, o objetivo do jogador é sobreviver à noite... mas não é nada do tipo "Five Nights at Freddy's" ou "Boogeyman 2", onde o cara fica paradão e rola um monte de jump scare, não... aqui o cara é livre pra ir e vir, sem jump scare, apenas o bom e velho terror psicológico e monstros tentando mata-lo. O jogo até começa de dia, do lado de fora da casa, mas depois de entrar, a noite e o pesadelo que ela traz é tudo que o game precisa.



Na verdade, os objetivos variam dependendo do personagem e do momento, mas no geral, só é preciso sobreviver à uma única noite, enquanto explora o local e conhece a trama.



Alias, há um personagem protagonista, mas a história não fala dele, nem um pouco dele, ele nem tem seu rosto divulgado (não da nem pra ver a cara dele em momento algum) praticamente tudo que se sabe do infeliz é o nome "Ethan", que alias só sabemos porque a esposa dele o chama assim, e seu amigo no comecinho do jogo, por telefone, e os Bakers, ou seja, todo mundo chama ele assim, então esse é o nome dele.



A história gira em torno de uma garota chamada Mia e uma família chamada Baker, composta por um pai, uma mãe, um filho, uma filha e uma vovó... isso à primeira vista.



Mas conforme Ethan explora a fazenda dessa família, inicialmente atrás de sua esposa, mas posteriormente tentando sobreviver, ele descobre coisas sobre eles e acaba se envolvendo de mais.



Pois bem... é impossível falar do novo e bem funcional modelo mostrado em RE7, sem mencionar P.T. e a enorme semelhança com Silent Hill.

Resident Evil 7 é igual Silent Hill?

Então, o terror mostrado é psicológico, é daquele que te faz ter medo de prosseguir por terem coisas assustadoras e nojentas escondidas pelos cenários. É cheio de sustos, mas não daquele susto clichê em que algo medonho pula na frente da tela gritando com um"PAM", não, não há necessidade de reforço no terror. 



O susto é tematizado e cara, dentro do clima de RE7, qualquer coisa apavora. O jogo te faz ficar meio paranoico quanto ao que há ou não atrás de uma porta, o que pode ou não aparecer do nada na sua frente, quem pode ou não voltar dos mortos... e o mais tenso é que as coisas aparecem e desaparecem de forma serena eu diria, quase imperceptível, mas quando o jogador se da conta, ai que a calça borra.



A um tempo atrás, foi lançado um jogo gratuito para o PlayStation 4 intitulado "P.T.", misterioso em sua sinopse e gameplay. 



Tratava-se de um jogo muito bem feito, em primeira pessoa, com um terror de amargurar até o coração de um panda filhote feliz...



Ao terminar o "Playble Teaser", preso num looping interminável, o personagem aparecia fora da casa (mas no gameplay, ele não saia, o que marcava o fim da demo era fazer o relógio passar da meia noite, pois o personagem tava preso num looping), com o nome Hideo Kojima (criador da série Silent Hill... pelo menos é o que dizem, mas meu amigo sr Will mencionou que esse mérito pertence ao Keiichiro Toyama... eu não manjo de criadores e produtores ^^") aparecendo em destaque...



O nome Guilhermeo Del Toro (um reconhecido cineasta que se destaca por suas criações tenebrosas em design de monstros)... 




E por fim, com a tela saindo da primeira pessoa e mostrando Norman Reedus (Daryl de The Walking Dead TV Show)...



Junto com seu nome (só pra confirmar que o rosto conhecidíssimo era dele mesmo) e ele andando numa cidade enorme porém vazia.



Pra fechar com chave de ouro, os dizeres "Silent Hills" apareciam, com o "s" surgindo lentamente, por último. pluralizando o nome: Era a continuação da série Silent Hill.



Só pra explicar, Silent Hill é uma franquia formada por (oficialmente) "Silent Hill", "Silent Hill 2", "Silent Hill 3", "Silent Hill 4 - The Room", "Silent Hill - Shattered Memories", "Silent Hill - Origins", "Silent Hill - Homecoming" e "Silent Hill - Downpour", totalizando 8 títulos da franquia, todos do gênero Terror Psicológico e Horror Survival, em terceira pessoa (ao menos em sua maioria, pois o SH4 e o SHSM tem momentos em primeira pessoa). SH Downpour foi o último lançado, e não há planos pra nenhuma continuação, daí surgiu uma demo que no final, era de um novo jogo em produção de Silent Hill... pensa no impacto que isso teve.

Foi um sucesso, e exatamente como ocorreu com Resident Evil, teve gente que torceu o nariz pro estilo novo de jogo, mas no fim, geral ficou ansioso pra ver como que essa coisa ficaria, com muita expectativa... porém, o projeto não vingou, e por conta de conflitos internos, P.T. jamais deixou de ser uma demo, e o "Silent Hills" foi cancelado.



Pois é, uma história parecida ocorreu com Resident Evil, que após seu sexto título numerado (que não agradou o público em geral), entrou num hiato sem término previsto... até o surgimento da Demo de RE7.



O curioso é que, a demo trazia exatamente o mesmo formato de P.T, com um terror voltado pro psicológico e perturbador, e tudo em primeira pessoa, com o objetivo único de sair de uma casa onde o cara simplesmente acorda.



No fim da primeira versão da demo, na hora que o jogador chegava na porta de saída com a chave em mãos, um cara dizia "Welcome to the family, son." e pow, um soco na fuça encerrava o gameplay.



Esse final se manteve na segunda versão da demo (que trazia mais alguns segredos e alguns locais novos pra entrar, nada muito grande) porém, podia ocorrer em qualquer lugar da casa... o cara surgia a qualquer momento depois de se chegar a um certo ponto do jogo.

Na terceira e última versão, a demo continha mais cenários à se explorar, nada muito amplo, porém era uma demonstração definitiva, com direito a 3 finais diferentes: 

Um, o personagem recebia as boas vindas, como sempre. 



O outro, o personagem conseguia sair da casa, mas não chegava a ser mostrado ele do lado de fora, apenas surgia os dizeres de que ele foi à polícia e eles checaram a casa, não encontraram nada suspeito, nenhuma fita, e por fim, consideraram o cara drogado.



O último, o personagem era infectado por conta de uma criatura que aparecia, e pouco antes de sair da casinha, se transformava em algo, e era recolhido pelo cara do "Welcome to the family, son".



De quebra, uma série de enigmas haviam recebido uma conclusão, sendo o principal o do bizarro dedo de manequim, que na segunda demo ganhou uma mão de manequim, e tudo quanto é jogador queria saber pra que raios aquele item servia... 



Pois bem, ele liberava o que seria um quarto final, especial para quem realmente é fod4, já que descobrir a utilidade do manequim era uma tarefa minuciosa e difícil: Era preciso apontar o dedo do manequim para pontos específicos do jogo, e resolver a charada que surgia num livro em branco... 



Resolvendo as 5 charadas, uma porta manchada por várias marcas de mãos com sangue (uma marca surgia pra cada enigma resolvido) se abria e em cima de uma cadeira com um cartaz dizendo algo como "Se é fod4 mano!" 




Uma moeda gasta era dada de presente ao jogador. 




Essa moeda era um item de upgrade do jogo completo. que o jogador que terminasse a demo antes de começar o jogo completo, pegando esse final, ganharia em seu inventário pra trocar por upgrades (aumento de energia máxima ou uma Magnum daora)..



Incrível não?! Pois é, seria péssimo se RE7 tivesse o mesmo fim de P.T., sendo cancelado depois de criar tanta vibe... e por sorte isso não ocorreu, pelo contrário, o jogo além de ter sido lançado, é paralelo à demonstração.



Sim, a história mostrada na demonstração, do cara preso na casa e tentando sair, é na verdade de um dos personagens secundários que esteve la antes do Ethan chegar. Ou seja, a "demo" na verdade é um tipo de pré-DLC. Doidera né?!



Algumas coisas usadas na demonstração entretanto são reutilizadas no jogo, pouca coisa eu diria: O Vídeo e A Moeda. 



São duas coisas que passaram da demo pro jogo principal, ou seja, são itens que interligam a demonstração com o jogo final. O Vídeo, é o elemento que me atraiu mais, onde a ideia é o jogador colocar uma Fita de VHS pra passar numa televisão, e o vídeo é jogado pelo jogador. Tipo, o jogador controla o câmera-man livremente, enquanto os eventos da fita rolam, podendo interagir, explorar, ir pra onde quiser, dentro dos limites do vídeo. É tipo, um found footage game.



A única fita mostrada na demo é a primeira fita encontrada por Ethan, e ela mostra exatamente o mesmo evento: três caras entrando na misteriosa casa pra gravar um programa ao estilo "Ghost Hunters", por causa de lendas de fantasmas vistos pela fazenda, e daí, todos os 3 somem.



Essa fita mostra uma passagem secreta pro jogador, que pode ser acessada independente da visualização ou não das imagens, porém, o resultado de passar por esse caminho, para o cara do vídeo é a captura (como é mostrado no final da demo, pois na demo, há uma intro e um final como vídeo original que mostra o camera-man da fita preso com seu amigo, e no fim, seu amigo sendo morto por uma moça aparentemente possuída pelo satan que depois o ataca).



Mas para o cara da demo, ele nem tem acesso ao local onde o cara do vídeo foi pego, ele encontra um item na frente do buraco onde a escada ficava, e continuava seu caminho.



Já pra Ethan, no jogo principal, ele consegue descer as escadas, ou quase, pois elas arrebentam e ele cai feio e o jogo continua...



Mas, voltando à questão principal; Não, RE7 não é igual a SH.

Ele tem muitos elementos parecidos eu confesso, coisas como a própria ambientação lembram não apenas P.T., mas todo o universo Silent Hill. Tem uma parte alias, onde o cenário tem um efeito de "apodrecer lentamente" que na boa, é a cara de Silent Hill, lembrando muito o esquema de transição de cenário que passou a acontecer em Silent Hill Homecoming (influenciado aliais pelo primeiro filme de SH).



Mas, tudo isso é mera semelhança, tanto porque as histórias de SH e RE se diferem pelo tema principal: Psicologia VS Biologia.

Silent Hill sempre tem histórias que remetem a fatores psicológicos distorcidos e ideais corrompidos, com direito a coisas sobrenaturais e paranormalidade, e até mesmo espiritualismo, muitas vezes sem ter uma explicação clara.

Resident Evil sempre tem histórias que remetem a armas/ameaças biológicas e mutações pavorosas, com direito a todo tipo de anormalidade, desde que possam ser explicadas pela ciência (um pouco viajado de mais as vezes, mas eles tentam), daí vem o nome original "Bioharzad" (Ameaça Biológica)

Logo, apesar de ambos irem pro lado do terror, Silent Hill puxa pro lado do Terror Psicológico e Resident Evil pro lado do Terror Visual e Horror... então ai eles diferem bastante. Mas, RE7 tem terror psicológico em sua grade apavorante... o que deixa aquele gostinho de "SH"... e "FEAR".



O fato de ter elementos de Tiro, consequentemente em Primeira Pessoa, misturado com uma menininha bizarra que aparece apenas na mente do protagonista, faz com que RE7 em sua passagem final se assemelhe completamente a FEAR, já que nessa franquia de jogos de tiro e terror, sempre há uma garotinha surgindo pra dar aquele ar macabro.



Enfim, tirando tudo isso, o jogo é bem original... se bem que na hora de jogar os VHS (que no total, são 4 apenas), o jogo lembra um pouco "Outlast" e até "Michigan: Report From Hell", jogos estes que utilizam uma câmera em primeira pessoa, representando uma câmera de vídeo mesmo, como se fossem filmagens, o que lembra os found footages. 



Mas beleza, tirando isso, RE7 é bem original... ao menos em sua história... se bem que também tem elementos que lembram filmes de terror como "O Exorcista" (acredite, Mia transformada lembra o capeta) e o que foi muito comentado: "O Massacre da Serra Elétrica" e a cena do jantar com a família maluca, o que na boa, é bem parecido... 




Mas, tirando esse monte de referências... ah que se dane, o jogo é daora pelo conteúdo total, não por sua originalidade.



E hei, percebeu que eu nem falei de zumbis?! Pois é, antes de jogar RE7, eu jurava que o tema principal de Resident Evil eram "zumbis", mas na verdade o tema é voltado pra ameaças biológicas, não necessariamente mortos vivos... as coisas podem até começar com mortos vivos, zumbis lentos e fáceis de derrotar, mas tudo fica tenso mesmo quando monstros enormes começam a aparecer, zumbis tunados, criaturas geneticamente modificadas e por ai vai.

Criaturas

Antes de falar dos personagens, falarei dos monstros, que são poucos, mas são exclusivos de RE7:

Mofados


Quando o jogo começa a ficar tranquilo aparece o primeiro mofado, que é um monstro humanoide bem resistente, resultante de um vírus novo (Mofo), que é explorado e explicado ao longo do jogo (e dessa análise). 


Todos eles são pessoas infectadas, que sofreram mutação por incompatibilidade.


Existem vários tipos de mofados, mas do mais comum, a única variação são os com membros e os sem membros (alguns aparecem sem braços)

Mofados Tunados


São a mesma coisa, só que com um dos braços um pouco mais protegido por "vômito" (a substância negra que é expelida pelo percursor do vírus é chamada de vômito).


Eles são mais resistentes, e por causa disso são mais mortais.


Pela história que gira em torno de um deles, que sai de uma gaveta de mortos, é possível deduzir que quanto mais a pessoa resistisse ao vírus, mais forte ela ficaria ao se converter. 


Basicamente, o cara e sua namorada foram capturados e infectados, ele fez de tudo pra fugir, mas no final ela foi morta pelo vírus e ele preso ainda vivo em uma dessas gavetas. 


Quando o jogador abre, sai um mofado tunado.

Mofados Obesos


Os gordões são ainda mais resistentes, e cospem ácido só pra variar.


É tenso derrubar um deles, e tem uma parte que vem vários de uma única vez... 


Pra piorar, eles explodem depois de mortos. Provavelmente são pessoas mutadas um pouco mais gordinhas.

Mofados Quadrupedes


Esses são fraquinhos, da pra matar com um tiro na cabeça, mas são rápidos pra caramba, e conseguem matar com um único golpe (tiram bastante na mordida).


Por sorte eles aparecem pouco, e o fato de serem fáceis de derrubar facilita bastante. 


Provavelmente, quando vivos, eram humanos mais magros ou esguios, por isso ficaram assim.

Insetos Gigantes


São insetos voadores gigantes, que esquivam dos ataques facilmente mas morrem também facilmente. O problema é que normalmente eles atacam primeiro e se esquivam depois.


Se eles não são incomodados eles não atacam, mas basta passar do lado deles pra se sentirem incomodados.


Provavelmente são apenas insetos, mosquitos, que se infectaram e sofreram mutação, ficando grandões... ou fizeram contrabando da austrália... vai saber.

Colônia de Insetos


São enxames de bichos voadores proporcionalmente menores que os Gigantes, mas ainda grandinhos, que saem de ninhos e atacam quem passar perto.


São como abelhas, só não mexer que eles não atacam. Mas, sai um monte deles da saia da mãe dos Bakers, quando ela vira um monstro... e deus isso e nojento de mais. Eles também acompanham ela o tempo inteiro, o que significa que a tratam como uma rainha.


Provavelmente, são apenas insetos mutados, talvez filhotes dos grandões, que tem ligação com a mutação da Baker Mãe; 

Aranhas




Graças ao bom deus não há aranhas gigantes como nos REs anteriores, mas elas compensam tamanho com quantidade.





São amontoados de aranhas, que não parecem ter sofrido mutação (são pequenas, mas se analisar diante o realismo, são grandinhas, mas não exageradamente grandinhas). Elas só devem curtir a mãe dos Bakers, já que aparecem aos montes quando ela aparece, ou devem ser atraídas por algum feromônio dos insetos gigantes...


Elas aparecem e ficam na delas, tampando estantes e portas, e precisam ser destruídas pra poder abrir as estantes ou passar pelas portas.

Bem, essas são todas as criaturas encontradas e mortas pelo protagonista...

Tem os chefões, que são os infectados pela mesma praga que infetou a maioria da galera acima, mas como eles são os personagens também, falarei de cada um individualmente...

Personagens

Ethan Winters

Ele é o protagonista, o cara que desobedece um claro pedido de sua esposa, e vai atrás dela, 3 anos após seu desaparecimento.



Ele chega na fazenda dos Bakers, entra de bom grado na casa, e a partir daí, começa o pior dia de sua vida.



Ele chega a encontrar sua esposa logo no começo de sua busca, mas ai um monte de coisas estranhas começam a acontecer, sua esposa o ataca várias vezes, como se estivesse possuída, e até corta fora uma de suas mãos. No fim ele tenta escapar da casa, mas é rendido pelo papai da família Baker e é levado pra casa principal, onde seu dia só pioraria.



Ethan não pode ser visto, exceto alguns poucos momentos como quando o jogador controla a esposa dele e o encontra caído (mas não da pra ver seu rosto) ou quando ele vê ela atacando ele mesmo num tipo de alucinação (que também não da pra ver seu rosto). 



Mas, com toda certeza, ele ta bem ferrado fisicamente, pois além do braço amputado (que é grampeado por Zoe junto à um relógio especial)... 



Teve sua perna cortada (é opcional, mas por ser algo bem detalhado, eu considero real) que ele mesmo reconecta, com ajuda do próprio cara que a cortou, um tipo de remédio e muita dor. 



E também, ele teve sua boca rascada por uma faca (estilo coringa).



Agora, o cara não é ninguém especial, é só um sobrevivente que realmente se esforça pra sair vivo da casa do demônio. No final, ele acaba se envolvendo tanto na trama, que vira um tipo de herói, mas ainda assim, ele não deixa de ser um mero e ignorante civil, que pouco entendia o que acabara de acontecer... tanto que no final do jogo, ele praticamente chama a Umbrella Corporation de "salvadora da pátria"... 



Isso pois de todos os documentos que ele encontra que explicam as ocorrências, nenhum tinha o nome da empresa, então ele mal sabia que na verdade, a salvadora era também a causadora.

Mia Winters

Essa é a esposa de Ethan, quem ele busca e encontra várias vezes, mas nem sempre é bem recebido.



Mia é uma infectada em nível avançado, que cambaleia entre o estado normal e o estado endemoniado total, onde ela passa a seguir as vontades do "infectado alfa" (chamemos assim). 

Ela deveria ter morrido logo no primeiro encontro com Ethan na casa, pois o cara mete um machado em seu pescoço (ela tava agressiva de mais, não há casamento que resista) mas, por estar infectada, ela se regenera e bem, aparece mais vezes pra tocar o terror.



A garota foi recrutada pra família Baker e mantida em cativeiro após infectada, entretanto ela não é como as demais pessoas que também foram recrutadas pra família, e na verdade ela é a responsável por toda a merd4 que envolve a família Baker, a fazenda e a proliferação da infecção. Mas, ela sofre com um tipo de amnésia seletiva, e esquece boa parte de seu vinculo com a ameaça real.




Ela disse pro seu marido que era uma babá, em um vídeo gravado em auto mar...



Mas na verdade, Mia era uma Agente Especial (provavelmente, muito provavelmente mesmo, da Umbrella Corporation) que estava responsável pelo transporte da "Infectada Alfa" em um navio. Mas deu tudo errado, a infectada fugiu e "fez amigos" (infectou geral na embarcação) e no final, foi parar na fazenda dos azarados Bakers.



Mia, por ter se passado por mãe da infectada (ao lado de Alan, outro agente que se passou por pai) afinal a "infectada alfa" tinha a aparência de uma mera menina de uns 10 anos, acabou sendo privilegiada na fazenda dos Bakers e mantida como parte da família, como mãe da mocinha, mesmo ela resistindo o máximo possível à infecção.



No fim, Mia é salva e resgatada pela Umbrella Corporation, junto com Ethan, e ambos são curados (Ethan também estava infectado), e apesar de haverem duas possibilidades de final, um deles mostrando a morte de Mia, o final em que ela é salva faz mais sentido, por isso eu o considero o real.



Em uma parte do jogo, Ethan consegue, com ajuda de uma outra personagem, fabricar duas vacinas para o vírus, mas uma ele acaba sendo forçado a usar contra um inimigo, e a outra ele precisa decidir se vai usar em Mia, ou em Zoe (a garota que fabricou a vacina). Escolhendo a Mia, o final do jogo é aquele em que ela é salva junto com Ethan, escolhendo Zoe, o final em que Mia morre acontece. O problema é que só o final em que Mia é salva pode ser válido, já que a continuidade das cenas fica estranha quando Zoe é escolhida pra receber a vacina...



Pouco após tomar essa decisão, o protagonista muda pra Mia, e o jogador a controla pra procurar Ethan que acabou de ser jogado de um barco (escolhendo Mia pra receber a vacina, ela entra no barco ao invés de Zoe escolhendo Zoe, ela entra no barco ao invés de Mia). 



O estranho é que, se o jogador decidir salvar Zoe, ela quem o acompanha no barco, deixando Mia pra trás, mas logo após ambos serem atacados e o barco afundar, Mia aparece no ponto em que o barco afundou... resumindo: Não daria pra Mia aparecer no ponto em que o barco afundou, já que ela nem estava no barco (isso quando Zoe é salva). 



Essa falha de continuidade é o que compromete o encerramento, pois nada faz sentido partindo desse acontecimento, logo, o final em que Mia morre é irregular e incoerente. 

Jack Baker

Jack, Jack, Jack, o papai da família Baker, que se recusa a morrer.



O desgraçado é um personagem insistente, que toda bendita hora aparece pra causar problemas, e por mais que ele seja derrotado, ele sempre volta. 



Ele é um dos principais infectados, e parece que só o fato de ser da família Baker já o torna completamente compatível com a infecção. Alias, a infecção que tanto menciono é um vírus, que dá ao hospedeiro a capacidade de se regenerar rapidamente (estilo Dead Pool) mas, coloca ele sob a influência do "infectado alfa" (aquele de quem o vírus foi extraído/fabricado). 



Além disso, o infectado fica sujeito a mutações, alucinações e perda do senso moral. O hospedeiro simplesmente age conforme a vontade do alfa, e deixa de raciocinar ou se importar com o que acontece ao seu redor.



Jack é um ótimo exemplo disso, já que não  hesita nem um pouco ao decepar o braço de seu próprio filho... 



Além disso, o cara corta fora a perna de Ethan e brinca com ele... alias isso, dele brincar de matar ou morrer, acontece o tempo inteiro, evidenciando que ele não liga pro que acontece ou deixa de acontecer.



Ele morre várias vezes, mas sempre volta, normal... exceto quando seu corpo começa a sofrer as mutações por causa da regeneração...



Mas, apesar de tudo, Jack também tinha seus momentos de lucidez, como Mia, e antes da hora da janta (o começo oficial do jogo) ele e sua filha Zoe, conversam com Ethan e pedem sua ajuda. 



Sim, ele fica de boa e fala tranquilamente com Ethan, informando o básico e partindo daí, Zoe começa a auxilia-lo, por telefone, já que o próprio Jack fica irracional novamente.



Depois de morrer atropelado...




Ele volta e tenta ensinar Ethan como se faz, dando aula de direção...


E morre auto-empalado...



Ai o carro pega fogo.




Mas ele volta pegando fogo mesmo e o carro explode...




E ele morre queimado...



Mas ele volta, pega uma arma e coloca na própria boca...




E morre com um tiro na cabeça...



Mas o filha da mãe volta um tempo depois...


Dai depois de tentar fugir dele e ser encurralado, ele ataca usando uma Tesoura feita de Motosserras, enquanto Ethan se defende usando uma única Motosserra...



Ai ele morre, dilacerado pela motosserra de Ethan...




Só sobra suas pernas...


Mas Jack aparece de novo, pela última vez, como uma mutação gigante cheia de olhos e cara, amedrontadora, que depois de cegada, continua viva...



Mas graças a cura que Zoe fabrica, ele calcifica e morre (ele já tinha sofrido mutação então seu eu real, sua forma humana já não existia mais, daí a "cura" na verdade o mata, pois elimina toda a mutação).

Margerite Baker

Essa é a mãe da família Baker, que é esposa de Jack, que divide a posição de matriarca ao lado de Mia, diante a "alfa".



Margerite é... irritada. Ela é impaciente, agressiva, o tempo inteiro, e parece não ter momentos lúcidos. Talvez por não ser uma Baker 100% (ela deve ter se casado com Jack e dado continuidade a família, mas seu sangue não é Baker) ela não teve uma reação muito positiva ao vírus, onde apesar de se manter "normal" ao invés de morrer e/ou virar uma mutação, ela não raciocina bem, agindo completamente conforme a vontade da "alfa".



Ela tem o hábito de perambular pela casa antiga usando uma lanterna, e parece amar insetos, já que sua arma pra atacar são colônias enormes de insetos voadores, e deus, tem uns bichos gigantes que andam com ela, que deixariam qualquer entomofóbico em coma.



No final, ela é derrotada, mas depois ela reaparece, deformada pra caramba, com os membros esticados e assustadora. 



O fato dela ter sofrido mutação ao se regenerar (sendo que sua regeneração nem foi tão crítica assim, ela só foi afogada e sangue/água negra, nada de mais), demonstra que ela não era tão compatível assim com o vírus, e provavelmente era mais frágil do que os demais Bakers, além de ter menor preferência por parte da "alfa". 



Ela nem precisa da cura pra se calcificar, e depois de uma nojenta e bem repulsiva batalha, ela se petrifica e desmancha. 




Comparada a Jack, ela é fraquinha.

Zoe Baker

A filha dos Bakers, é a única que se mantém lúcida o tempo inteiro, demora pra ela aparecer, talvez por isso não chegamos a confrontar seu lado "demoníaco" como acontece com Mia, mas ela mantém contato com Ethan através de telefones espalhados pela propriedade da sua família.



Zoe quem orienta o protagonista o tempo inteiro, fazendo-o explorar sua casa inteira e revirar tudo, pra no fim encontrar não só a saída, mas também a cura pra doença que atingiu sua família.



Ela sabe onde os ingredientes pra cura estão e como produzir a vacina a partir deles, tudo graças ao seu irmão, que alias, dentre os Bakers, é o que melhor entende o que atingiu sua família.



Como mencionei acima, existem dois finais no jogo, sendo um deles bem negativo (e incoerente). Esse final ruim ocorre quando o jogador escolhe dar a vacina que sobra pra Zoe, mas, as coisas terminam mal tanto pra Mia quanto pra Zoe, já que mesmo com a vacina, ela ainda é sensível à influência psíquica da "alfa", e acaba sendo assassinada na embarcação mesmo, calcificando e se desfazendo, ao mesmo tempo em que Ethan é capturado.



Na versão correta da história, Zoe fica pra trás enquanto Ethan e Mia saem na embarcação pra fora da propriedade dos Bakers. Ela diz que entende a decisão de Ethan e que já imaginava que o lugar dela era com sua família, amaldiçoada mesmo (draminha a parte, ela tem razão em reclamar). Mas essa é a última vez em que ela aparece, pois depois disso a história se passa no Navio destruído e por fim, na casa dos Bakers, mas só por conclusão mesmo. 



Zoe, e seu irmão, são os únicos Bakers que não chegam a ser enfrentados em mutação, mas enquanto Zoe tenta ajudar Ethan e Mia, Lucas tenta atrapalha-los.

Lucas Baker

O irmão de zoe, o desgraçado do pirado assassino que ao invés de desprezar a infecção, glorifica.




Lucas não só aprova e adora o fato de ser um hospedeiro, como também trabalha junto à Umbrella Corporation para conduzir as pesquisas a cerca de sua própria infecção. 


Ele é uma cobaia, e também um pesquisador voluntário.


Antes da "alfa" chegar aos Bakers, por puro acidente, Lucas era um reconhecido engenheiro, que havia ganhado prêmios em concursos (juniores) e afins, e já tinha explorado suas técnicas desenvolvendo passagens secretas e aparatos tecnológicos em sua residência.


Com a infecção, ele não só recebeu o poder de se regenerar, como passou a estudar essa capacidade e manter contato com a empresa responsável pela criação do vírus.

Trecho do e-mail de Lucas lido em seu noteboock no laboratório: "(...) Aquela put4 da Mia ainda está entre a Evelândia (forma como ele chama o estado dos infectados quando controlados pela Eveline) e a realidade. Ela fica bem violenta, então tranquei ela em uma cela. Achei que talvez Eveline fosse ficar com raiva, já que Mia é a favorita dela e tal, mas parece que não se importa. Na verdade, ela vai visita-la as vezes. Ela acha que Mia é a mãe dela. Como eu disse, a sua 'arma biológica' é zoada. (...)"
Por essa razão acredito que ele trabalhava para a Umbrella Corporation, ou melhor, passou a trabalhar, visto que a empresa farmacêutica sem nome divulgado à quem ele responde por e-mails (lidos por Ethan durante a exploração) é a mesma que aparece no final do jogo e "limpa a bagunça". Algo evidenciado, principalmente, por conversas interceptadas por Ethan em um rádio, da galera nos helicópteros...


O maior indicio de que a empresa por trás da "arma biológica" e a empresa do resgate são a mesma, está no Relógio de Ethan.


Logo quando ele tem seu braço reconectado e é infectado com o vírus, Ethan recebe um relógio que mostra suas condições cardíacas...


No final do jogo, ele  recebe uma chamada de voz desse mesmo relógio, que diz pra ele utilizar um armamento específico, que é entregue por um dos helicópteros que sobrevoavam a propriedade dos Bakers.


Ou seja, o relógio tinha conexão com a galera dos helicópteros.

Além disso, quando o jogador controla Mia, ela utiliza o mesmo relógio pra tratar de assuntos referentes a "infecção alfa", usando chamadas de voz e rastreadores de alvo.


Logo, a mesma empresa por trás do relógio e o transporte da infecção, estava por trás do resgate no final e a entrega da arma. Umbrella Corporation era essa empresa, já que o logo da empresa pode ser visto muito claramente num dos helicópteros no fim.


Outro indicio, de que Umbrella tava por trás de tudo, e também que Lucas trabalhava a favor deles, é seu laboratório improvisado em uma mina próxima à fazenda dos Bakers, em que Lucas estava trabalhando. 


Lá, podemos ler vários documentos, ver vários dados e informações sobre a pesquisa, e também, e-mails assinados por Lucas, declarando ciência e colaboração por parte do jovem, citando inclusive a "alfa" e a cura.


Por fim, os ingredientes da cura estavam sob posse de Lucas, e provavelmente ele quem havia descoberto eles, já que ele faz questão de menosprezar sua irmã por tentar obtê-los, dizendo que ela não sabia dar valor à benção  que lhes foi confiada (a infecção regenerativa).


Lucas era fanático por armadilhas, puzzles, e explosivos, e os piores momentos de Ethan são creditados à ele, que o coloca em uma casa repleta de enigmas mortais (estilo Jogos Mortais) com ele observando por câmeras de segurança e usando auto-falantes pra se comunicar, desafiar e ameaçar o pobre azarado.


No final, Lucas simplesmente desaparece. Tanto ele, quanto Zoe, somem e em algumas chamadas de rádio interceptadas por Ethan, todos na fazenda são dados por mortos. 


Em teoria, acredito que ambos reaparecerão em DLC's futuras, e a história será melhor desenrolada e explicada. Creio até que Lucas (e talvez Zoe) sejam inimigos infectados enfrentados por um dos protagonistas das DLC's... seria interessante.

Eveline

Essa mocinha é a percursora da infecção, aquela que eu chamo de "alfa".




Eveline é uma garota criada em laboratório pela Umbrella Corporation que tem a capacidade de se regenerar rapidamente, e tem em seu sangue o vírus refinado que pode infectar qualquer um, compartilhando as habilidades dela.


Mas, todos os infectados passam a ser parte de Eveline, influenciados por sua mente e por seus pensamentos. Aos poucos, os infectados alucinam com Eveline em sua forma infantil e obedecem suas vontades.


Alias, a "vovó" dos Bakers é Eveline, em sua forma real. O vírus faz com que ela envelheça rapidamente, mais rápido do que qualquer pessoa normal, e num período de 3 anos ela passou de uma criança à uma senhora de idade, catatônica e imóvel... aparentemente.


A velhinha aparece o tempo todo no jogo, e desaparece, o que deixa claro que ela é esquisita, e que não ta tão impossibilitada quanto aparenta. Ela usa sua mente e sua habilidade de manipular os infectados para fazê-los acreditarem que ela é uma criança, e vê-la assim.


Ela não é malvada, e é ao mesmo tempo. Ela é um experimento, obcecado por "família", que seleciona dentre seus infectados àqueles que podem formar uma família pra ela. Inicialmente, ela acreditava e considerava Alan e Mia seus pai e mãe, mas Alan fez alguma merd4 (que não é mostrada ou explicada, mas ele tava infectado e no fim, morre por xingar Eveline) que provocou a ira da garota, desconsiderando ele como pai e proliferando seu vírus por toda a embarcação na qual ela era transportada secretamente. Alias, nenhum dos tripulantes sabia quem ou o que ela era, só Mia e Alan, disfarçados de seus pais.


Por pura ironia do destino/sorte, a embarcação foi parar próximo às terras dos Bakers, e Eveline os encontrou, infectou e tornou parte de sua família. Além disso, ela implementou na mente deles a ideia de que eles precisavam aumentar a família, por isso eles passaram a sequestrar pessoas e infecta-las, para encontrar novos membros.


Mia foi a primeira infectada, provavelmente antes mesmo dos Bakers, mas ela resistiu muito ao vírus e ao controle mental de Eveline, fazendo dela uma refém... e ai, 3 anos depois, Zoe pegou um vídeo de Mia e mandou para Ethan, o que o fez busca-la e deu inicio a terrível noite em que o jogo se passa.


Dizer que ela foi criada pela Umbrella é um tanto quanto arriscado e incerto, já que o nome da empresa que a criou não é citado em momento algum do jogo, mas, conforme expliquei pelos relógios, tudo indica que essa seja a verdade.


Só que as coisas são um pouquinho mais complicadas, pois eu também acredito que a Umbrella Corporation seja uma empresa benfeitora agora, não a maligna farmacêutica criadora de armas biológicas que antagonizou os cenários de Resident Evil no passado.


Acredito eu que Eveline tenha sido inicialmente criada pela Umbrella má, e posteriormente destruída pela Umbrella boa, e tudo isso se da a um espaço de tempo relativamente curto, em que a empresa foi destruída e restaurada sob nova direção.

Chris Redfield 

No final do jogo, Eveline vira uma monstruosa criatura gigante após ter um anti-vírus confeccionado por Ethan (graças aos ingredientes que ele consegue de Mia - DNA de Eveline - e Lucas - Maleta com Conversor Biológico) e ai ela destrói tudo, tenta matar Ethan e quase consegue, mas aí uma maleta com uma arma estranha é jogada pra Ethan e essa arma consegue calcificar Eveline, a matando.



Logo em seguida, um cara desce de um dos helicópteros (o mesmo escutado pela chamada de voz que precedeu a aparição da arma) e se apresenta, removendo seu capacete e dizendo que se chama "Redfield".



Em RE, um dos protagonistas do primeiro jogo se chamava Chris Redfield, que era de uma organização governamental militar, e acaba encontrando e enfrentando os males da Umbrella Corporation e suas malditas pesquisas biológicas.



Em RE5, Chris reaparece como protagonista (depois de muito mencionado nos jogos anteriores e tomar uma senhora bomba) e vai de encontro a um dos grandes vilões da franquia, Albert Wesker, isso ao mesmo tempo que enfrenta outro tipo de anomalia biológica proliferada por outra farmacêutica... mas que no fim se ligava a Umbrella Corporation.



Em RE6, ele volta como um dos protagonistas, justamente pra evitar e acabar com os planos da Neo-Umbrella, o que causa uma senhora destruição e bem, é pauleira, guerra, países sendo destruídos por infecções generalizadas... enfim... da mó merd4 mas Chris vence, junto com outros protagonistas da série.



Pois bem, só há dois Redfields na franquia, Chris e sua irmã Claire, protagonista de RE2. Então, o cara que aparece no fim de RE7 é Chris, sem dúvida alguma (até os créditos dizem isso).



Porém, Chris tinha uma rixa vital contra a Umbrella, e no final de RE7 ele aparece como membro da Umbrella (já que ele sai de um de seus helicópteros). Então, em teoria, ou Chris roubou toda a tecnologia da empresa, ou ele virou a casaca.

Eu, acredito que na real, Chris refundou a empresa, ou pelo menos reutilizou o nome da mesma, pra lutar contra as consequências do que a própria Umbrella causou ao mundo. 



O símbolo da Umbrella Corporation visto no logo do helicóptero é azul e branco, sendo que o simbolo original é vermelho e branco. Creio eu que Chris Redfield e provavelmente outros do elenco original, se uniram e tomaram posse de todos os projetos da Umbrella, pra desfazê-los um por um.



Ou seja, ele continua sendo um herói, lutando contra a Umbrella, mas usando os recursos da própria Umbrella pra isso. O que me leva a crer que a Umbrella ta por trás de tudo e mesmo assim, eles são os heróis, é o espaço de tempo entre a missão de Mia e o resgate de Ethan. 




Quando Mia transportava Eveline, a Umbrella era má.


Quando Ethan foi resgatado, a Umbrella era boa.



É só uma teoria que pode não fazer o menor sentido, mas também, pode responder muita coisa... mas acredito que nos 3 anos que Mia esteve desaparecida, a guerra de RE6 ocorreu. Quando a guerra terminou foi o momento que o transporte de Eveline vacilou, daí a praga se alastrou pela fazenda e, um tempo depois, quando Ethan recebeu o chamado de Zoe, coincidentemente Chris estava desfazendo as porcarias que a Umbrella causou, usando o próprio nome e recursos da empresa.

Os eventos ocorreram paralelamente, e por pura sorte, ao mesmo tempo que Ethan lutava por sua vida, o grupo de Chris checava um dos projetos em andamento da Umbrella, e ai que entra a ajuda, a salvação e a limpeza.




Tudo que me leva a crer nisso, é o simbolo azul e branco. 




Ah, outra coisa que deixa a ideia de que a empresa é a mesma, porém sob orientação diferente, é a intercepção por rádio de Ethan que mencionei anteriormente... nela, os caras dos helicópteros mencionam Lucas e Eveline, dizem que se a vê-la é pra matar e comentam os e-mails trocados por ele com um desconhecido. O desconhecido em si era a empresa por trás do vírus, fica muito claro isso pelo tanto de detalhes que o jovem Baker da, mas...


Logo em seguida o cara que fez o comentário diz com tom de ironia "Já pode imaginar quem né!?" ou algo tipo, indicando que não era novidade alguma a troca de e-mails, e que eles estavam atrás de Lucas justamente por isso, e também que eles já conheciam os responsáveis pelo vírus. 


Sabendo que a empresa final é a Umbrella, e a empresa inicial também, a teoria ganha um pouco mais de força.

Clancy
O Cara da Fita


Por fim, temos o protagonista secundário, que é visto em duas das quatro filmagens jogáveis.


Sabemos como ele surgiu na casa, um camera-man azarado...


No primeiro vídeo...




E como ele terminou, no terceiro vídeo...


Torrado por uma armadilha cruel...



Mas Clancy com certeza passou por muita merd4 nesse meio tempo, sofrendo pacas até terminar na armadilha do "Feliz Aniversário" (foi um mês de tortura).

Ethan assiste ao vídeo de sua morte, com ele resolvendo um puzzle em um quarto com um bolo que no fim, explode e incendeia tudo. Clancy morreu na gravação, e Ethan encontra o corpo dele sentado em uma cadeira com uma carta dizendo "Você é o próximo", e pouco tempo depois, Ethan se vê preso no mesmo quarto, com o mesmo enigma. Por sorte, após ver a fita o jogador sabe da senha, sem precisar passar pelas etapas que levariam a inundação de gasolina no quarto, possibilitando a sobrevivência.




Sem a morte de Clancy, Ethan não aprenderia a senha sem cair na armadilha, e não sobreviveria, ou seja, ele é um aliado de certa forma. Quem quer que tenha deixado as fitas para o cara encontrar (provavelmente Zoe), salvou sua vida.

E é isso!

Gostou da análise? Ta faltando algo?

Ah é... a história.

Vou resumir, do meu jeito:

História


Ethan checa seu e-mail e assiste um vídeo de sua mina...


Daí ele vê outro vídeo dela em perigo...


Ethan vai atrás de sua mina...


Ele encontra sua mina...


Ele mata sua mina...


Sua mina volta a vida e corta sua mão fora...


Ele mata sua mina de novo... (relacionamento daora)


Ele conhece seu sogro...


Ele é convidado pra jantar... 


Ele vai pra mesa com seu sogro, sua sogra, seu cunhado e a vovó...


Ele destrói tudo...


Um policial tenta xeretar mas seu sogro mata...


Ele começa a quebrar a casa inteira, até fogo ele taca, tentando matar seu sogro...


Ai ele mata seu sogro...


Ai ele ameaça matar a vovó...


Ai seu sogro aparece de novo...


Ele mata seu sogro de novo...


Ai ele vê um vídeo recente de sua sogra com sua mina...


Ele mata sua sogra...


Sua mina aparece viva de novo, e seu cunhado fica contra a relação...


Daí ele sai matando e conhece melhor seu cunhado...


Ele tenta matar seu cunhado mas ele se protege com segurança de ponta...


Ethan explode tudo... até o tio gordo da família...


Seu cunhado foge...


Ele conhece sua cunhada...


Sua mina tava junto, mas dormindo...


Então ele divide drogas com sua cunhada... 


Mas seu sogro aparece outra vez, voltando dos mortos...


Ele mata seu sogro... dessa vez pela ultima vez.


Ele escolhe entre sua mina e sua cunhada pra passear de barco... 


Ele deixa sua cunhada fora do passeio e sem drogas...


No passeio, com sua mina, ambos são atacados pela vovó disfarçada...


Ethan desmaia e é sequestrado..


Sua mina vai atras dele, num navio todo ferrado...


A mina descobre mais do seu passado, e que é mãe da sua avó (ai pirou geral)...


A mina xinga a vovó e fala pra Ethan matar geral...


Ethan taca fod4-se e da no pé, matando um monte de membros da família no caminho... 


Até descobrir uma droga pra vovó...


Ethan tenta achar a vovó, mas ela tinha se escondido...


Ethan encontra a vovó, e ela chora porque é feia...


Ethan da drogas pra vovó...


Vovó derrete...


A vovó vira um monstro...


Ethan tenta matar o monstro...


O monstro não morre de primeira, quebra o que sobrou da casa, e o que sobrou de Ethan...


Ethan recebe uma arma daora...


Ethan mata o monstro...


A vovó vira pedra e desmancha em cima do Ethan paralisado (acredito que ele quebrou o resto do corpo)...


Ethan vai pro helicóptero e diz "demorô".


Ethan acha sua mina viva...


Todo mundo fica feliz e toca uma música irada.


Fim!

Acho, só acho, que esse foi o melhor resumo que já fiz na vida.

Bem, senhores, moças, obrigado pela leitura.

Eu esqueci de falar da Safe Room, que é um local onde o jogador pode mexer no Baú e guardar/recolher itens, e também pode salvar, num Gravador. 


Esse local é completamente seguro, os monstros não entram, mas também não tem ligação alguma com o enredo. É na verdade um tipo de homenagem aos jogos clássicos/antigos de RE, pois eles tinham um esquema parecido. 


Entretanto, faz-se meio indiferente a existência ao menos do Save em Gravador, já que o jogo tem a função de salvar automaticamente... mas é uma boa e nostálgica referência.



Até mais... e já to jogando outros games da franquia RE... eu viciei! E... logo sairão mais DLC's de RE7, e também a prometida expansão que aparece no final do jogo... (como sou PC-Gamer, vou receber só depois de uns meses... os sonystas se dão melhor pois receberão antes, todo o conteúdo)


Provavelmente a história de Chris será contada, se eu tiver muito errado em minhas especulações, eu coloco uma ressalva aqui. Até la, obrigado por tudo e...

Ps.: Após terminar o jogo, um telefone toca, com toque de celular... é algo misterioso e sem a menor explicação. Pois bem, eu acho, só acho, que é Zoe ligando pra Ethan, pra pedir ajuda. É isso, brizei, falei, vazei...

See yah!

Postar um comentário

69 Comentários

  1. otima analise cara mais tenho algumas coisas pra falar:

    1- o sobrenome do Ethan e da Mia é Winters ou seja eles são casados além disso voce citou que são namorados que chega a ser uma informação errada que como citei anteriormente eles são casados

    2- no texto acima colocou que a Zoe costurou o braço do Ethan mais na verdade ela grampeou

    3- quando chegar o Baned Footage Vol. 1 pro PC (Gravação Proibida Vol. 1 na tradução) jogue o Bedroom por que é canônico que mostra o Clancy antes de morrer

    4- vazou o rosto do Ethan na internet esta aqui o link:

    http://vignette3.wikia.nocookie.net/residentevil/images/e/e4/Ethan-winters-resident-evil-7-biohazard-65.2.jpg/revision/latest?cb=20170124133335

    eu espero ter te ajudado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw sr Megapikachu (eses nomes são daora).

      1R: Detalhe que eu deixei escapar, foi mal, já corrigi.

      2R: Outro detalhe que eu vacilei, também corrigi. Grampear é bem diferente de costurar... doi mais e é menos efetivo kkk.

      3R: Vlw a dica. Eu to ansiosaço pra jogar as DLCs e ver mais histórias paralelas, daí vou adicionando e corrigindo esse post aos poucos.

      4R: Achei esse rosto na hora que tavaprocurando imagens pra ilustar os personagens, mas achei ele meio... sem vida de mais. Prefiro aguardar até encontrar um in-game mesmo, ou alguma artwork oficial decente e de preferência completa. Tirando jogos como TWD, acredito que é melhor nem por imagem do que por uma imagem... estranha. Além disso, eu gosto de pensar que o rosto do cara não aparece... tira a relevância dele pra história e faz um ótimo uso da 1° Pessoa... além de deixar tudo bem mais misterioso...

      Enfim, vlw pelos toques e correções sr Mega, e vlw pela leitura também.

      See yah.

      Excluir
  2. cara ja liberou as Baned Footages vol. 1 e vol. 2 no PC ontem (21 de janeiro) e le darei dicas de alguns jogos de Resident Evil:

    1- Joga a serie Revelations por que são canônicos (ex: o Revelation 1 se passa antes de Resident Evil 5)

    2- Joga a serie Oubtreak que tambem é canônico a personagem da série Outbreak Alyssa Ashcroft é mencionada em Resident Evil 7 por um artigo de jornal que ela escrveu sobre Raccon City

    3- Jogue a DLC Daughts do Resident Evil 7 por que mostra o passado o passado dos Bakers

    bom eu espero ter te ajudado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pelos toques sr Mega... eu já to com alguns REs separados, como os Revelations, mas voui focar o máximo nas DLCs do 7 antes, e depois acho que vou fazer uma jogatina inversa da franquia, jogando o 6, depois o 5, 4, 3... daí vou jogar os demais.

      De toda forma vlw mesmo.

      Excluir
  3. cara desculpe te encomodar de novo mais e a ultima vez eu achei uma postagem do video games death e é sobre o prototipo de Silent Hill Shattered Memories o jogo se chamaria: Silent Hill Cold Heart mais foi descartada e tem imagens dos documentos na postagem apesar de ser curto é interessante aqui o link:

    http://videogamesdeath.blogspot.com.br/2015/01/silent-hill-cold-heart.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show... eu não sabia desse projeto... na real só conhecia o caso do SH4, mas [e legal ver que o jogo começou com outra ideia, e se converteu.

      Eu prefiro a ideia de SM, é mais psicologicamente complexa... mas seria legal se no futuro trabalhassem no Cold Heart de novo... um título a mais... só mudar algumas coisas pra não ficar idêntico ao SM... porque não?!

      A Capcom fez algo parecido com RE4, que deu cria ao DMC, e também influenciou bastante outros títulos da franquia RE. A base pode servir de inspiração, sempre. Se não me engano até RE7 teve certa influência do Resident Evil 3.5 (um dos modelos do RE4).

      Vlw sr Mega...

      Excluir
  4. (Cara,só uma correção:O Hideo Kojima não é o criador dSilent Hill,isso é mérito do(esquecido) Keiichiro Toyama(que também criou Siren,outra franquia de terror bacana).
    No geral,esse Re está criando polemica a toa,tanto do lado do pessoal que acha que ele não é um RE"In Natura" ou do lado que acha que isso não merece ser discutido(pois querendo ou não,ele é uma boa adição para a saga).
    Brigas a parte,gostei da analise Shady(só deu tempo de ler agora,inicio de semestre foi meio corrido),esperando as Dlcs também(e tem chance de jogar a 21 no seu canal?Um gameplay seria bacana).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mal, mas já falaram tanto que Hideo foi diretor que eu acabei decorando o nome dele. Mas me dê um desconto, o sr sabe como eu penso referente a produtores e relacionados... de toda forma vlw o toque, vou corrigir.

      Eu joguei algumas DLCs de RE7 já mas... vou esperar até saírem todas.

      Vlw sr Will, vlw mesmo. Sr sabe que eu adoro quando você lê meus trabalhos, e ainda mais quando curte.

      Fazer vídeos em streaming... hehe... eu sou péssimo com vídeos. Eu me matei pra fazer um de HunterxHunter, tava ficando irado, mas me enrolei todo na edição e... ferrei com tudo. Eu tava pensando em fazer uns vídeos de gameplay, quem sabe até em tempo real (eu não entendo nada nesse meio kkk) mas, sim, vou jogar a DLC 21 em vídeo. Se ficar decente eu publico.

      Vlw pelas dicas sr Will... to pensando no que fazer agora...

      Excluir
  5. Já que você não conhece(ou não conhecia)a saga,quero fazer uns apontamentos:
    -Na verdade a saga principal possui 9 títulos,tem um Resident Evil Zero(que faz marromeno o mesmo papel do SH Origins) e tem o Resident Evil Code Veronica X que mesmo não tendo número faz parte da saga principal.Na verdade a série não ficou num hiato looongo sem jogo nenhum desde 2012(RE6).Já em 2012 saíram 3 jogos,o RE6,Resident Evil Revelations(spin-off canônico)e Resident Evil:Operation Raccoon City(spin-off não canônico).Em 2015 saiu Revelations 2 e em 2016 saiu Umbrella Corps,todos canônicos,menos onde mencionado que não é.Sobre RE6:só você jogando pra ter uma opinião,eu percebi que o jogo é ame ou odeie,vide a polarização de opiniões na mídia e fãs.

    Outra coisa que eu queria salientar é que você pegou com muita facilidade a temática de Resident Evil e eu sugiro que você fique com ela em mente antes de jogar qualquer RE,e não com o terror como muitos fazem,pois com a temática de bioterrorismo você pode ter jogos tanto de ação quanto de terror.

    Sobre a Umbrella:sugiro você jogar a DLC gratuita Not a Hero e fazer uma pequena análise dela,ou se você tiver a deluxe,analisar ela toda porque tem muito conteúdo,mas a Not a Hero em especial explica essa parada da Umbrella.

    A parte em que Jack conversa com Ethan é muito interpretativa.Há essa teoria de que ele teve mesmo esse momento de lucidez(o que é embasado de uma certa forma pela DLC Filhas) mas a o mesmo tempo há a teoria de que existe uma mente colmeia criada pelo Mutamiceto Série-E ligado à Eveline.

    Correções:Lucas não trabalhou junto à Umbrella e sim à organização que fez Eveline(descubra mais em Not a Hero);A infecção é fúngica e não viral;Quem manda o video para Ethan é a própria Mia,sob influência de Eveline.

    A Umbrella foi extinta oficialmente em 2003,procure pelos capítulos Umbrella's End e Dark Legacy do jogo Resident Evil:Darkside Chronicles. No 5 haviam ligações com ela mas era do passado distante,só posso dizer isso sem te spoilar.

    Tirando esses erros,no geral gostei da sua análise e estou me aprofundando em SH pelas suas análises pois diferente de RE que eventualmente explica 80-90% das coisas,SH deixa tudo muito interpretativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Mano Custaff ("Sr Mano" fica estranho?) obrigado... essas correções são importantes e é bom que tenham vindo de alguém que não apenas manja, mas respeita. Eu quero me aprofundar mais em alguns títulos que mantive distancia, e atualmente to investigando Assassin's Creed, mas em breve vou retomar os caminhos do bioterrorismo rs.

      Eu to esperando conseguir a versão do Not a Hero e das Irmãs pra jogar, infelizmente eu não tenho a mídia ainda, e toda a grana que eu consegui investi em outros jogos... mas eu vou jogar... um dia... e vou analisar. Dependendo do conteúdo, farei uma adição e correção, ou uma postagem totalmente nova, tudo depende do tamanho e informação.

      É jogando e aprendendo né sr.

      Apesar de eu ter errado uns chutes (normal, interpretação é sujeita a erros) eu to feliz por você ter lido e respondido. Alias, estou ainda mais feliz por ser sua influência no universo de SH... tenho muito orgulho das minhas interpretações, mesmo que as vezes sejam... estranhas...

      Enfim, see yah sr, e bem vindo ao DM!

      Alias eu amei RE... começar pelo 7 foi uma decisão sábia, afinal me fez enxergar da forma correta, como observado pelo sr. Imagina se eu tivesse investido no 1 ou no 3, que me fizeram ter mais cagaço e raiva que comer feijoada enlatada vencida com laxante, ouvindo uma criança de 3 anos cantando o repertório da Pepa aos berros... vish...

      Mas, bem... obrigado pelas dicas, eu vou me aprofundar nos REs que posso, e vou manter o blog atualizado pra eles.

      Sr, vlw!

      Excluir
    2. A Not a Hero é uma DLC gratuita,basta procurar por ela na loja virtual que você possui o jogo e vai atualizar,já a DLC das Irmãs está na Banned Footage Vol 2.

      Quando for voltar a jogar,sugiro primeiro a saga principal,nessa ordem:Remake,2,Zero(Zero possui spoilers pesados do Remake e de leve do 2),3,CVX,4,5 e 6.
      De Spin-Offs canônicos temos:Survivor,Outbreak File#1 e Outbreak File#2,Dead Aim,Umbrella Chronicles(em partes,mas é até discutível e dá uma baixa discussão),Darkside Chronicles(mesma coisa do Umbrella Chronicles),Revelations 1,Revelations 2 e Umbrella Corps.

      Dos spin-offs não canônicos temos:gaiden,survivor 2,Umbrella Chronicles e Darkside Chronicles em partes,Operation Raccoon City e Mercenaries 3d.

      Há também filmes canônicos,feitos em CGI:Biohazard 4d Executioner,Resident Evil:Degeneration,Resident Evil:Damnation e Resident Evil:Vendetta,a maioria deles fazem ligações com a saga principal.

      Os filmes em live action com Milla Jovovich não são canon,eu prefiro acreditar que são de um universo paralelo.

      Começar pelo RE7 foi uma boa porque te apresenta ao survival horror clássico com uma pegada mais moderna,ao mesmo tempo em que só um jogador que conhece bastante da saga vai entender as referências ao passado e às ligações importantes,então você não perdeu muito,embora começar pelo 1 ou Remake também é uma boa,mas aí começar pelo 3 eu já concordo que ia dar problema.

      Excluir
    3. P.S.:Errei,é Filhas e não Irmãs

      Excluir
    4. Eu errei junto, sei que tem duas dlcs que preciso muito jogar, a principal é a do Chris. Vou correr atrás.

      Referente a jogos, sua orientação é boa, eu tava pensando em ir de trás pra frente e já vi que ia ferrar tudo, mas uma pergunta: Você acha que é bom começar a franquia pelo Remake do primeiro ou pelo original? Eu te confesso que não tenho saco pro original... mas se compensar mais por ele, seja pelos elementos originais e coisas que se perderam no remake, farei o sacrifício. Caso contrário terei prazer em jogar a versão Remake de GC ou a HD mesmo.

      Pra não dizer que sou totalmente leigo no assunto (apesar de eu ser kkkk) eu já juoguei o 2, até a segunda esquina, o 3, até o nêmesis aparecer pela primeira vez e eu morrer de medo, o 5, até aparecerem crocodilos brancos, mas o pc quebrou, o 4, até... hm... eu sei la, eu dormi em várias partes (joguei várias vezes mas quem terminava pegando o controle era meu primo ou meu amigo, no fim eles zeraram inúmeras vezes e eu dormi, só sei que eu tava la quando descobrimos que dava pra matar um chefe só na faquinha). Também joguei o 6, campanha do Leon, amei os gráficos, odiei a continuidade, mas curti o jogo... só que o começo, que é o fim, é diferente do fim (!?)... e também joguei os Chronicles, só zerei um deles e meu amigo que jogou comigo ficou cego no mesmo dia, e eu até discuti com um outro amigo sobre o enredo, pois ele disse que nada do que aparece acontece daquele jeito, e eu cheguei a conclusão que os Chronicles são histórias contadas por quem viveu, não necessariamente relatos detalhados, mas resumos com o que eles lembram... algo que não da pra usar no 6 pois ele é mesmo só duas cenas diferentes pro mesmo momento.

      Todos os filmes eu já vi, tanto animações em cgi quanto os live Action... concordo com você sobre o universo paralelo, é a melhor forma de se considerar, mas eu ainda assim não sou muito fan deles não. Acho os filmes da Alice forçados... agora, eu até que curto os de CGI. Achei eles, decentes, apesar de Leon ser mais ninja que o Leonardo das Tartarugas Ninjas.

      Enfim Mano Custaff, gostei de ti.

      Excluir
  6. O Remake meio que substituiu o 1 na história pois ele pega tudo do 1 original e melhora,além de consertar alguns furos,mas o maior que é bom,nada. Então se você quiser jogar o Remake e esquecer do 1,não tem problema no quesito história.

    Bom,pelo que você jogou do 2,3 e 5,você não se spoilou enormemente.Os Chronicles recontam os jogos anteriores do ponto de vista de alguém,mas como esse alguém não viveu os fatos,a narrativa fica comprometida e eis a parte em que eu disse que são parcialmente canon,pois apenas as histórias novas não entram em contradição com a saga principal,mas existe uma grande gama de pessoas que os considera canon por completo.Mas aí entra um problema,Leon que narra os acontecimentos do Darkside Chronicles e ele vivenciou 2/3 do game e mesmo assim ainda compromete em relação ao RE2 original.

    Esqueci de dizer,há também 2 mangás canon,o Marhawa Desire(tem oficialmente no Brasil)é um prólogo do RE6,enquanto o Heavenly Island(só acha scanlates em inglês) lida com o arco novo que foi aberto com Umbrella Corps.(by the way,não precisa sequer nem baixar pirata,só ler os textos da história que é menor que um file de 3-4 páginas mas o jogo se mostrou essencial pra história atual).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico animado em saber que posso descartar o 1. Eu joguei ele até o corredor dos quadros de idade, resolvi o puzzle facinho, mas te juro que odiei ter de andar pela mansão toda, sem salvar, com aqueles gráficos de doer os olhos. Nada contra a época, se eu tivesse aquele pingo de nostalgia talvez até me divertiria, mas não é o caso... vlw pela noticia, vou jogar o remake.

      Sobre os chronicles, será que há a possibilidade do Leon ter uma memória horrível? Ele tem que ter algum defeito não???

      A respeito de material canon de outras mídias, eu costumo ser flexível com animações e jogos, mas mangas, hqs e novels já não costumo dar muita bola. Acredito que o método de construção é diferente e comprometedor de mais pro enredo, mas vou dar uma lida também, num custa nada né.

      Excluir
    2. Ah,com certeza Leon deve nem ter lembrado da Raccoon City depois do que ele falou em Vendetta.No caso dos mangás,o Marhawa Desire ajuda a entender o 6,já o Heavenly Island ajuda a entender o início do arco novo,mas as coisas estão meio nebulosas ainda,e pra este último mangá,sugiro ver algum video explicando sobre Umbrella Corps e jogar o Revelations 2.

      Excluir
    3. O jeito é jogar tudo antes mesmo. Quero ver como RE se desenvolve na minha mente.

      Excluir
  7. Curiosamente (again)uq me fez tambem me interessar a mais foi por ser em primera pessoa, acho q ajuda mais no quesito "assustar e sentir medo"(e tambem por lembrar SH4 dentro do apartamento)

    Acho q o lucas é fan do jigsaw kkkk(alias uq vc acha desses filmes,sua visao sobre eles e tals, eu tenho certo pavor mas acho interessante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei pacas por lembrar found footages, mas você tem razão, combinou com o gênero e facilitou certas mecânicas.

      Bem, Saw é bem legal. Como deve saber, eu gosto de alguns tipos de enigmas, e quando se trata de desafios lógicos pela vida, é bem interessante. Assisti todos, curto gore apesar de eu ter nojo com sangue no mundo real. e no fim das contas, até que gostei de como a trama foi montada, apesar de ficar bem difícil de acompanhar perto do último filme.

      Resumindo, concordo contigo, Lucas adora Jigsaw.

      Excluir
    2. Se formos analisar ele tem varias referencias a outros titulos como o proprio Saw,fear,massacre da serra eletrica,outlast,michigan etc...

      Eu nao consigo assistir o 1,6,7 por causa da armadilha do urso reversa(a mais famosa)é macabro, ainda mais no 7 onde ela funciona(sem jil ter nem chance de tentar escapar)...

      Tem dois jogos(pra pc se nao me engano)q sao canone, onde no 1 mostra q o detetive ta vivo e ele acorda no banhero exatamente com a armadilha q citei acima, e acaba encontrando pessoas com essa armadilha tmb tentando pegar a chave q ta dentro dele, bem sinistro, e a dois finais, o 2 é com o filho dele se nao me engano.

      Excluir
    3. Eu tentei jogar faz tempo, o primeiro, lembro que tinha que ver uns números no espelho, na porta do banheiro, algo assim. Meu pc não rodava nada bem ele na época e esqueci ele. Valeu por me lembrar, acho que vou dar uma nova olhada.

      RE7 foi bem inspirado.

      Eu tenho agonia com o jogo das pessoas que precisavam trabalhar juntas, e termina só com duas tendo de doar sangue. Eu fico sempre me imaginando nesse jogo, e pensando em quais escolhas eu faria, se seria capaz de notar o truque... ou me lascaria.

      Excluir
    4. Sim é esse o da porta

      E qual seria esse? N entendi bem de qual vc ta falando, akele final do 1 foi surpreendente, nunca passou pela minha cabeça q era ele la, se o doutor tivece dado um tiro por garantia(n me lembro se so tinha uma bala, se tinha foi por isso ele precisava pro teste dele)ou enfiado alguma coisa na cabeça do corpo(ava)nada teria acontecido dps, mas nada se compara a do urso reversa akilo é agoniante fico imaginando o desespero da jil(maldito hoffman)e ela nunca fez nd de errado pra precisar disso

      Excluir
    5. A armadilha da mandíbula é terrível mesmo mas, eu não consigo ficar com medo dela... por causa de Todo Mundo em Pânico... acabei me anestesiando com aquela piada tosca... sempre que vejo ela, lembro e ai, não da, não levo a sério. Agora, se eu tivesse com ela instalada, ai sim estaria todo ferrado!

      Lembra daquele jogo que tinha um monte de pessoas, é o filme todo isso. Elas tão presas por correntes, tem que correr pra pegar a chave enquanto uma serra os ameaça, e ai um deles morre, os outros continuam, em que pegar chaves dentro de balões se não me engano, antes do tempo acabar e a sala incinerar, depois os que sobram precisam fazer um esquema com eletricidade, e no fim se ferram pois tem que doar sangue...

      Enfim, eu nem sei se to lembrando do filme ou de uma gincana da escola kkkk... e confundindo tudo em minha mente maluca.

      Excluir
    6. Como é essa piada? So assisti o 1 e o 2 e é cheio de sexualismo exagerado.

      A sim acho q é do 5 senao me engano(todos so pensou em si proprio, se nao me engano é revelado q dava pra tds escapar juntos ne?)e ja assistiu o ultimo? Lembro q tava em cartaz qnd fui ver os ultimos jedi e so tinha pra sessao da noite(nao iria nem de dia imagine de noite, alias eu nunca fui no cinema de noite e dps de ler sobre a sua "responsabilidade" q te fez viver varias desventuras ai q nao vou msm kkkk)

      Gincana? Sua infancia era tao macabra assim? Se bem vc teve altas aventuras pra conseguir cartuchos de SNES ne? Sera q foi sobre isso tmb?

      Excluir
    7. De fato, Todo Mundo em Pânico é forçado no sentido sexualista porém, eu adoro sátiras e paródias... daí tento ignorar piadas de sentido imundo e foco nas de pura zoeira. O filme em questão é um que brinca com Guerra dos Mundos, e no final bota o boneco do Jigsaw como líder alienígena. Daí um dos dispositivos que ele usa é a armadilha da cabeça, e ai tem uma cena retardada de uma armadilha... indecente. Como as duas cenas são paralelas, eu não consigo mais considerar a armadilha séria, por causa da armadilha zoada.

      Sim, é esse mesmo, final se geral tivesse trabalhado junto, ia dar tudo certo, mas eles vacilam. Eu traumatizei com isso. Eu sou lobo solitário logo, eu ia me ferrar legal.

      Eu assisti sim, até que ficou legalzinho, mas, saca, nunca vai se comparar com o primeiro. Saw foi ficando clichê e repetitivo de uma forma variada (confuso né!) apesar de ainda ser bem divertido. O último "encerra" bem a franquia... se bem que da pra continuar fácil se quiserem.

      Minha infância, minha vida, tudo é uma bagunça se parar pra pensar. Eu sempre me lasco kkkk.

      E... acho que me abro de mais nos posts né? Você sabe bastante da minha vida kkkk.

      Excluir
    8. Sim kkkk a parte mais legal foi quando vc disse q pediu uma fita de Silent Hill pra sua mae kkkk(e sim, eu leio as coisas coloridas sobre suas aventuras q vc diz pra pular se qser kkkk, e alias so vi em dois posts se nao me engano)e foi fofo q sua mae nao esqueceu e mesmo depois de anos ela conseguiu pra vc rs

      Excluir
    9. Rs... minha família tem crises de fofura. Minha mãe nesse aniversário me deu o DVD de Harry Potter Reliquias da Morte parte 2, que tava faltando na minha coleção. Ela ficou tão feliz... eu também é claro...

      Excluir
    10. Realmente uma fofura né, quando eu tiver um filho o primero joguinho q vou dar pra ele vai ser silent hill kkkkk, to aprendendo com sua mae kkkk...ou eu to loka ou vi em um post vc dzd q vc tem um filho, nossa q fofo rs

      Excluir
    11. Ah... eu tive... essa é uma parte complicada de falar... Thig foi meu filhote por um tempo, até a mãe dele decidir que eu não era mais o pai. Ela sumiu com ele no mundo e, por muito tempo sofri por isso... Não posso dizer que to recuperado, na real isso deixou uma baita cicatriz então... tamo indo. Mas posso afirmar que foi um período mágico da minha vida... e sinto muita falta.

      Excluir
    12. Alias, surpreso por você não ter lido os posts da Vida... tipo... eles são realmente reveladores. Não recomendo.

      Ps.: Você será uma ótima mãe hein.

      Excluir
    13. Deixa ver se eu entendi... vc teve uma esposa/namorada q ja tinha um filho e vc o considerou um filho tmb, até ela ir embora e isso? Nossa... isso deve ser bem horrivel sinto muito...

      Excluir
    14. E quais sao os posts da vida?

      Eu ja sou... do meu cachorrinho e do meu gatinho(eles nao se dao nada bem kkk), e eles nao reclama qnd faço algumas loucuras so ficam assustados kkkk

      Excluir
    15. É... a história é mais bagunçada que isso. Em resumo, eu tinha certeza que era mesmo meu filho, apesar de tudo, e mesmo se não fosse, eu tava bem feliz em assumir. Mas ela... bem... ela apenas jogou na minha cara toda a verdade quando descobri algumas coisas e isso me arruinou, depois ela sumiu com ele.

      Obrigado...

      Excluir
    16. Os posts da vida são postagens completamente particulares, intimas mesmo, que falam dos meus grandes fracassos. Fiz elas como desabafos, foi legal que em tempos, eu estava super feliz, e outros estava depressivo, eu digitei antes e durante esses eventos, da pra acompanhar bem meu estado espiritual. Você conseguirá achar um ou outro algum dia, mas se escrever "vida" e clicar no link, provavelmente vai se deparar com alguns. Além disso, tem um sobre o filme do passarinho brasileiro azul... nunca mais o assisti por causa da dor.

      Mudando de assunto, o que você faz com seus filhotes???

      Excluir
    17. Vc falou falou falou e nao me disse como encontralos mas enfim... Rio?so consigo me lembrar desse filme rs

      E os tortu...brincadera kkkk na verdade nao é com eles é q qnd eles veem eu dando uma de doida eles se assustam kkkk

      Excluir
    18. Mas falando de resident evil como assim vc nao era fan nem do 4? acho q é graças a sua nintendinia mas fzr uq(apesar de ter varios pros conseles da nintendo)

      Excluir
    19. Sim, Rio, o 2. Fui no cinema com ele e a mãe dele, foi bem legal.

      Bem, você tortura os tadinhos!? Que tipo de mãe é essa??? Alias, dando uma de doida? Tipo, pegar uma escova de cabelo e sair dançando e cantando por ai do nada? Kkkk

      Excluir
    20. O próprio Resident Evil 4 nasceu na Nintendo, é original do Game Cube. Porém, eu não curto pois vi vários amigos zerando no meu próprio Ps2, quando eu queria jogar Final fantasy 12. Eis a razão principal kkk.

      Excluir
    21. Mds isso é cruel...

      Nao torturo ta loko kkkk

      Pior q isso kkkk mas deixa pra la kkkk

      Excluir
    22. Sim eu sei,o proprio criador disse q cortaria a cabeça dele caso saisse pra outro console,e no final saiu e ele nao quis fazer uma coisa simple de cortar a propria cabeça fora mas enfim...

      Aaaasiiiiim kkkkk assim vc poderia nao curtir qualquer jogo q pra mim taria otimo kkkk

      Excluir
    23. Engraçado q ele foi por muito tempo meu jogo favorito bem antes de conhecer RPGs jaq foi o primero jogo q eu zerei na vida,primero com meu irmao depois sozinha ate guardo um carinho especial

      Excluir
    24. Até hoje*

      E obs:acho que quando ele disse que cortaria a cabeça caso acontecesse isso foi a primera coisa que quiseram fzr kkkk(acho q ele nao era la muito qrido nao em)

      Excluir
    25. Tortura animais, deseja decapitação dos caras que fazem os jogos, você é uma versão da Rainha de Copas é?

      Alias, queria saber, o que raios você faz que assusta seus bichinhos? Já disse que sou curioso?

      Eu tinha ouvido falar do criador de RE fazendo essa promessa absurda, como se isso fosse impedir. É como você disse, parece que os caras num curtiam ele muito não kkkk.

      De certa forma foi bom terem migrado o jogo pra outras plataformas, mas ele custou pra recuperar a beleza completa. Eu conheci ele pelo PS2, se soubesse que ele era melhor no GC, talvez teria virado fan.

      RE nunca foi minha praia... mas antes do 7, o 4 era ao menos o que eu melhor aturava.

      Excluir
    26. Eu nao desejo kkkkk ele mesmo q disse kkkk

      Vc é nintendista ao extremooo,o snes foi a porta de entrada pra mim mas em seguida quando tive um ps1 foi uma maravilhaaa(apesar q ainda nem foi la q conheci rpgs, provavelmente eu acharia chato ou se gostace so encontraria os CDs 1 ja q meu maninho so consiguia cds piratas pra mim...era uq tinha fzr uq kkk)foi o primero q tive meu mesmo e dps quando consegui o ps2... so foi altas alegrias

      Excluir
    27. O Super Nintendo foi meu console por muitos anos. Quando ganhei, foi porque eu tava doente e meus pais acharam essa forma pra que eu melhorasse. Depois disso vivi de jogos de locadora e revistas gamers, até ganhar meu primeiro PC. Já tive Ps2, mas ele era mais do meu irmão do meio do que meu (ele jogava mais), exatamente como o Ps4 que ganhei... meus irmãos jogam muito mais. O X360 eu joguei pouquíssimo, na verdade eu convenci meus pais a comprarem só pra jogar Silent Hill Downpour (eu sabia ser convincente). O Wii que tenho nem uso mais, eu jogava com meus amigos quando eles vinham, mas agora... bem... eles não vem.

      Eu amo jogos, amo consoles, mas Snes é minha raiz.

      Excluir
    28. O downpour foi lançado em 2012 e vc ja tinha uns... vinte anos e precisou pedir pro seus pais nossa isso deve ser triste... mas longe de mim se intropementer na vida dos outros

      E agora entendo, o snes foi seu primeiro e por isso a o carinho, ja o pc foi uq ti deu novos ares,comigo tmb foi qse assim,comecei com snes mas foi a sony q me deu novos ares

      Excluir
    29. Agora você quem deduz e interpreta? Naquela época eu não tinha dinheiro pra comprar nada pra mim. Na real o que eu recebia eu dava pra minha mãe pra ajudar em casa. Eu convenci meus pais a comprarem o X360 "pra família" como um presente de natal dos meus irmãos, não pra mim. Claro, eu tinha meus planos, e consegui uma grana pra desbloquear o console. Além disso eu comprei vários jogos pros meus irmãos... e comprei o Downpour original, felizão.

      Nós crescemos em multiplataformas rs. Pelo menos não somos fanpeaple.

      Excluir
    30. Mds tava torcendo q vc n tivece lido ainda pra mim apagar,desculpe eu realmente nao devia ter dito isso to me sentindo mt mau agr

      Nao sei uq é fanpeaple e nao precisa responder...

      Excluir
    31. Eu to rindo kkk... você é malvada pacas, e ainda consegue ser meiga... doidera.

      Estou extremamente atento ao que você escreve. Como eu disse, isso ta fazendo minha noite de natal magnífica.

      Ps.: Não se sinta mal, você precisa lidar com seu lado das trevas, e luz, eu entendo.

      E... bem... eu ia dizer Fanboy, mas vc é uma girl então, foi fanpeaple... eu não sei escrever.

      Excluir
    32. Eu estou falando serio oq eu falei acabou com a minha noite mas dx

      Excluir
    33. A para! Que exagero, você só disse uma verdade kkkk. Nem grila, demorei mas hoje eu compro meus vídeo-games tudo! Hump!

      Excluir
    34. Fico imaginando quantos video games vc tem(acho q bati o record da pessoa q mais comentou nesse chat de bate pa... blog rs)

      Excluir
    35. Tenho mais emuladores que consoles, isso é certeza.

      E sim, transformamos essa área em um bate papo bem legal, e público kkkk. Mas ta legal, eu to curtindo. Um dos objetivos do blog era me distrair e interagir, além de encontrar semelhantes. Até então, foi um sucesso.

      Excluir
  8. porra cara todo mundo falando queé resident evil. é porra nenhuma cade os zumbis. vc mesmo só zerou esse , nossa que jogador , jogou e zerou primeiro o 7 kkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resident Evil 7 pra mim é um ótimo jogo, e foi um belo gancho pra série. Graças a ele senti um real interesse em jogar a franquia. Apesar de tudo, ele não foi o primeiro título que zerei. Já tive experiências com outros games, como RE Umbrela Chronicles, um que um leitor recomendou de Tiro em Primeira Pessoa (que até analisei aqui), e tem também os títulos clássicos é claro, porém infelizmente nunca terminei nenhum deles. Meio que sou amaldiçoado nessa franquia rs. Mas sr, Biohazard nem é só zumbis vai! Tem um monte de mutantes e uns bagulhetes medonhos! O legal de RE ta na atmosfera que faz a gente cagar de medo, e RE7 faz isso, de um jeito diferentão e nojento.

      Eu sei, eu não sou nenhum conhecedor e manjador dos paranauê pra falar da série com propriedade, por isso gosto de me ater ao título ao qual estou analisando. Eu não sou nenhum fanatico por RE, tanto que nem consigo sair da salinha de quadros no primeiro jogo (sim, eu ainda to nela até hoje!) mas... eu achei que RE7 fez bonito, mesmo sem os zumbis lerdões...

      Por sorte sr Nestor, a Capcom meio que usou ele como um tipo de isca pra novos jogadores, e ai fez o incrível que foi lançar o remake do 2, que esse sim, veio com tudo que queriam dos clássicos (afinal né, é remake de um deles!).

      Tomara que no do 3 fique ainda melhor. E que não façam um do 4 porque, seria estranho de mais... o jogo que mais tem ports na história dos games, tendo um remake! Enfim...

      Sr Nestor, bem vindo ao blog... e desculpe por discordarmos... mas é opinião... fazer o que né rs.

      Excluir
  9. Oi colega, boa tarde.

    Gosto muito dos seus posts, só não comento pois acesso sempre do trabalho e não é permitido esse tipo de uso aqui! Tô me arriscando só pra avisar que o link da análise de Half Life 2 tá apontando para o Resident Evil 7, você pode corrigir, por gentileza? Parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr, como posso agradecer??? Primeiro, obrigado pela presença, e pela leitura, é um tremendo prazer tê-lo acompanhando meu trabalho.

      E poxa, seu risco me ajudou, espero que não cause problemas sr.

      Eu fico muito agradecido, muito, e já corrigi esse erro. Eu não fazia ideia que a lista tava apontando errado... mancada.

      O sr deve gostar mesmo do site, acho que outros leitores teriam abandonado ele pela desordem... eu to feliz por ter permanecido, e me alertado. Geralmente tomo cuidado na hora de linkar, mas certos erros passam batido. Fico muito feliz por ter com quem contar pra localizar essas falhas.

      Bem, qualquer coisa, se possível, me avise... desde que não cause problemas é claro.

      To feliz, e bem, seja bem vindo sr Josenildo... sempre!

      Excluir
  10. Esse jogo é muito bom, eu gostei....
    Porém após um tempo, eu vi que....
    Ele infelizmente, é mais um jogo de terror genérico....é um jogo sobre abrir portas, literalmente, você abre portas, mata bosses para conseguir armas, para matar um inimigo, para passar por uma porta!
    E isso, é apenas....uma parte, depois te uma porta, que só abre por dentro, aí, você dá a volta, e percebe que há outra porta!!!!!!
    Você passa por um corredor estreito, consegue uma fita, assiste ela, e descobre que....SLA! A lareira tem uma passagem secreta, aí tu passa por essa passagem secreta, mata os bixo assustador, encontra o véinho lá, mata ele, pega a chave e.........o chão cai, tu tem que subir de volta, passa por milhares de portas, e..... chega a porta que tinha que abrir....abre essa porta, encontra uma parte de uma chave, que abre uma outra porta no meio da casa....e agora, é "só" repetir esse processo mais algumas vezes.....
    Ah! Claro, o jogo não é só isso, tem também os jumpscares que você toma no meio do caminho.....e
    Depois de abrir.....
    MEU DEUS QUANTA PORTA!!!!!
    Kkkk
    Tu entra na tal porta do meio da casa....e descobre que tem mais casas, um trailer no meio desse espaço e dentro desse trailer você descobre mais sobre a "trama" do jogo...
    Nessas outras casas, você repete o processo anterior, só que com outras armas....e em um espaço novo.
    Sr, isso afeta na qualidade do jogo?
    De certa forma sim, e não, se sua imersão foi boa, a resposta é não, se está jogando só por jogar, aí é bem perceptível....
    Não quero ser um hater que só odeia os jogos por odiar mas, Cara...
    Eu joguei esse jogo, e tirei minhas próprias conclusões, ele é bom? Claro que sim, mas não deixa de apresentar os pontos que apresentei....
    Isso acaba se tornando chato, pois a tendência é os jogos de terror serem isso......antes, em Somente Hill, as portas serviam para mascarar o loading, por causa da época...mas fala, se Silent Hill não é melhor que os jogos de terror atuais?
    Parece coisa de Boomer chato mas é verdade....a triste e dura.... verdade.
    Espero que a arrogância não tenha me alcançado ao escrever este que vos lê.
    Mas tinha que dizer isso.
    Bom....
    Bela analise senhor!
    Depois de.... quebrar aquele clima chato aqui, O senhor é muito bom com análises......sua fama deve ter se concretizado em suas análises de SH certo?
    rsrs
    Bom, senhor, desculpe o comentário, mas me irrita o caminho que está sendo seguido por esse gênero.....
    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado kkk. Mas, depende do leitor. Tem muitos que amam SH, outros (assim como os sres) adoram Zelda, e tem aqueles que são apaixonados por MM (robô azul, não chocolate!) então, eles curtem suas respectivas franquias e as vezes, conhecem novas.

      Minha sorte é que sou bem aberto a todo tipo de gosto, e acabo me aprofundando em várias franquias, sem me limitar a uma única. Tenho minhas paixões? Claro, mas eu acabo deixando elas de lado e apenas registradas em memórias uma vez que as concluo. Me da até um pouco de raiva quando vejo tipo youtubers que só sabem falar de um assunto... pois meu, tem tanta coisa a se explorar...

      RE7 me agradou um pouco mais do que deveria, pois cara, ele usou found footage de um jeito que, eu me apaixonei. Eu fiquei de jogar as DLCs pra confirmar minha interpretação de como tudo se concluiu e claro, eu até tentei, mas acabou que eu tava certo mesmo kkk, e nem precisei relatar nada.

      Eu fico pensando... se RE7 tivesse sido em terceira pessoa, como os jogos que eu curto, eu teria desgostado dele. E ele é em primeira pessoa, algo que eu realmente não gosto, mas funcionou nele. Foi um caso raro, e único... e alias, eu não curto RE2 remake nem o RE3 remake... então acabou que foi algo próprio do 7 mesmo, que talvez, eu venha a sentir outra vez no 8.

      Enfim, gostei da sua perspectiva sobre o assunto sr.

      Excluir
    2. MM.....esse é HD vey!
      Kkkk
      MM....espera....robô azul.... não! Cruz credo.... não.....desconsidere o HD kkkk
      Não tinha percebido esse lado Found footage nesse jogo, curioso....

      See yah!

      Excluir
    3. HD... kkk... agora entendi.

      Sério? Fitas achadas!!! Found Footage puro!

      Excluir
    4. Na época que joguei eu era um outro Arthur....
      Não tinha esse pensamento que tenho hoje rs

      M&M é o chocolate....agora não tem como kkk

      Excluir
    5. Você fala como se fosse a muito tempo kkk. Mas entendo.

      Excluir
    6. De fato foi, em relação a minha idade, foi a bastante tempo....foi em 2017 eu acho...em 2017 eu tinha 9 à 10 anos.....eu realmente era outra pessoa rs

      Excluir
    7. Você tem uma mente muito evoluída pra idade, provavelmente irá mudar mais ainda em breve. Espero que meu site não se torne obsoleto pra ti, e que tenha um lugarzinho em sua memória genial.

      Excluir
    8. Sempre muda.....
      Talvez fique, talvez não fique...
      O futuro é incerto e imprevisível....
      Assim como a morte.

      Excluir
    9. Imprevisibilidade não é o mesmo que impossibilidade, logo, não há porque cita-la nesses termos. Aguarde, pelo que vejo a mudança é certa, e esta sim é inevitável.

      Excluir
  11. Lançou o 8 é resident evil village

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)