AnáliseMorte: The Walking Dead - Michonne - Give No Shelter.

Apesar de demorar um pouco, finalmente falarei de TWD Michonne 2. Trata-se do segundo capítulo do jogo da Telltale Games que conta uma história inédita de Michonne, dentro do universo de TWD HQ. Se quiser pode conferir a primeira parte aqui: TWD Michonne Episódio 1




Então, bora la. Lembre-se que essa postagem é baseada em meu gameplay, e o jogo baseia-se em escolhas e consequências, logo, a história que contarei é baseada em minhas próprias escolhas. O jogo muda dependendo do jogador e do que ele decide, mas ainda assim, não faltarão spoilers, pois mesmo a história mudando em detalhes, algumas consequências são predestinadas, não importa o que façamos.



Boa leitura!



O texto não será longo, não se preocupe.



O legal de jogos no formato episódico é que tudo o que foi feito no episódio anterior é mostrado numa breve recapitulação. Mas não irei resumir nada disso, pois meu foco é o episódio 2 mesmo. 

Então, dessa vez há vários personagens que vale a pena destacar, pois no episódio 2 eles são bem mais desenvolvidos, e já da pra ter uma noção de quem é "bom" e quem é "mau", qual o conflito e até mesmo já prever o final de tudo. 

Sobre a parte técnica, não há absolutamente nada a acrescentar. O jogo continua da mesma forma que o episódio 1 e nada na jogabilidade foi alterado. Também não há nenhuma referência importante à HQ, meio que o jogo apenas desenrola a trama nesse episódio... o que tem mais destaque mesmo são os personagens dessa vez.

Vamos falar dos personagens então:

Sam



Primeiro, na minha história o sobrevivente da dupla de estranhos que acabou levando Michonne e o parceiro dela pra uma cilada é uma garota chamada Sam... aquele que morreu no final do primeiro episódio é irmão dela. 

Sam é uma garota meio teimosa mas, não é má... porém também não é inocente. Ela acaba provocando a captura de Michonne por conta de sua atitude com o acampamento dos "vilões". Ela roubou suprimentos, se safou e mesmo após ter sido capturada pela primeira vez, e libertada misericordiosamente, ela ainda se portou de forma egoísta e tentou  roubar de novo, sendo capturada e levando seu irmão junto, além de Michonne e o amigo dela.

Claro que ela teve seus motivos, apesar de tudo. Ela tem uma família grande, que precisava de comida e remédios pra sobreviverem. Infelizmente ela não se deu bem com o acampamento dos "vilões" e acabou gerando muitos problemas.

Sua família inteira vive em uma casa em terra firme, e lá eles tem uma proteção boa com muros e tudo mais, até armas, mas há falta de recursos e suprimentos.

Pete



O amigo de Michonne é seu aliado até o fim da história. É possível se separar dele logo no inicio do 2° episódio, deixando ele fazer o que ele quer fazer (se sacrificar) mas, nada muda, e tudo da merd4 da mesma forma então eu optei por deixar ele no grupo (uma cabeça a mais pode salvar vidas!).

No caso, Pete é o capitão da tripulação a qual Michonne se juntou depois de desaparecer do grupo de Rick. Ele tem o hábito de recrutar pessoas com problemas e ajuda-las com um belo passeio pesqueiro. Michonne foi uma dessas pessoas, que foi salva por ele justamente quando tentava suicídio.

Mas, no final, o que importa é que Pete sempre da opiniões contrárias as de Michonne. Ele sempre prefere escolher a forma mais pacífica de lidar com a situação, mesmo que isso signifique a morte dele, e pra piorar ele fica julgando sua amiga por contradizê-lo. Entretanto, a forma dele ver tudo não é tão correta e segura assim e as vezes é preciso lutar ou morrer.

Randall



Ele é o vilão, definitivo porém há a opção de matar ele logo no segundo episódio ou não... isso interfere drasticamente no enredo pois acaba gerando uma situação bem complicada no terceiro episódio. 


Pois bem, Randall é violento e psicopata. Ele mata sem pensar e é mau, muito mau.


Ele e sua irmã são líderes de um acampamento no mar, porém graças a Michonne, eles perdem seu lar. 

Norma



Ela é uma vilã, porém é no mínimo justa. Apesar do irmão idiota dela, ela busca tomar decisões coerentes. Ela mantém Michonne, Pete, Sam e o irmão dela vivos, para serem interrogado e ela descobrir onde foram parar seus suprimentos roubados por Sam. Mas, Randall acaba matando o irmão de Sam, o que gera todo uma situação desconcertante. 

Mas, Norma ama o irmão idiota dela, e não importa a merd4 que ele faça, ela tenta consertar. Infelizmente, as atitudes de seu irmão causam problemas muito maiores do que ela pode controlar. 

Esses são os personagens mais importantes desse episódio. Tem o Pai da Sam, a Família da Sam, O Médico e seu irmão... mas nenhum deles tem grande destaque por hora. 

História


Pois bem, tudo começa a partir do final do episódio anterior, com o irmão do médico decidindo se atira ou não. 


Ele não atira, e pede perdão pelo que ocorreu com o irmão de Sam.


Daí, o médico aparece, preocupado e logo abraça seu irmão, e lamenta a morte do irmão de Sam.


Sam reconhece que foi melhor não ter vingado seu irmão e todos se juntam. 


O pequeno grupo se prepara pra dar o fora do acampamento, mas antes Michonne precisava resgatar Pete, e assim ela faz, graças a ajuda do médico e seu irmão que distraem os guardas enquanto o resgate ocorria.


Mas, não demora muito e Randall e Norma pegam Michonne no flagra e, ao tentarem rendê-la, Sam pula por trás e derruba Norma, enquanto Michonne ataca Randall.


Depois de um pouco de luta...


Michonne liberta Pete...


E os três buscam por uma saída. 


Michonne decide que eles precisam lutar juntos, mesmo Pete se oferecendo como isca, ela impede e começa a atacar, o que gera um senhor tumulto, muitas lutas, e até explosões... 


O que no fim acaba provocando um grande incêndio em todo o acampamento, enquanto Michonne, Sam e Pete fogem num barco roubado.


Eles decidem seguir Sam, que diz conhecer um lugar seguro pra eles ficarem.


Mas, ao olhar pra trás em terra firme, Michonne vê a consequência de sua fuga: O enorme incêndio.


Não demora muito, e sinalizadores são disparados na direção de Michonne, vários Walkers são atraídos e pra variar, a galera do acampamento começa a atirar la de longe.


Walkers na frente, tiros atrás, Michonne e seus amigos se escondem e montam um plano...


Michonne pensa em usar sua técnica de "domar os mortos" e laçar dois, para se camuflarem entre os demais walkers.


E assim eles fazem, Sam e Michonne, pois Pete fica assustado/impressionado com a cena.


Camuflados, eles entram no bando de mortos e caminham enquanto são alvejados...


Mesmo com as alucinações de Michonne e suas filhas...


Eles conseguem sair do perigo e entrar na floresta, mas Randall e os demais inimigos conseguem chegar à margem da praia e atiram... 


Mas Michonne e os demais correm até chegar a um atalho para a casa de Sam...


Eles escalam, o grupo de Randall atira, acerta Sam...


E no fim o atalho desmorona, deixando Michonne, Pete e Sam com uma vantagem, apesar do ferimento de Sam.


Eles seguem, com a guia enfraquecida pela perda de sangue...


E depois de muita luta, conversa e caminhada, chegam a casa de Sam, recepcionados por uma mulher...


Que de inicio tenta atirar neles mas logo percebe que Sam estava sendo carregada e salva por Michonne, permitindo que o grupo entrasse na casa... com um walker tendo seu braço cortado pelo portão.


La dentro, Michonne providencia os primeiros socorros pra salvar sua nova amiga...


E depois de retirar a bala, ela cauteriza o ferimento, bem na hora que o pai de Sam aparece...


Mas, ele ajuda e no fim, salvam a vida de Sam.


Então rola um draminha, o pai fica meio desconfiado, mas no fim todos ficam em paz...


Pelo menos até o irmão menor de Sam perguntar sobre o Greg, o irmão que morreu... daí fica pasmo com a revelação de Michonne: Greg morreu.


Opa... Greg errado...


Mas beleza, depois de descobrir que um de seus filhos morreu, o pai fica em luto...


Os dois irmãos menores ficam chocados


E Michonne começa a alucinar ao pegar um Ursinho.


Daí ela passeia pelo apartamento do seu passado, em busca de suas filhas...


Encontra rastros delas, inclusive entra no quarto delas...


No final o telefone toca, ao mesmo tempo que algo ou alguém passa pela porta da saída... Michonne decide ir até a porta e ver quem estava no corredor....


E era só uma vizinha com um bebê, fugindo dos mortos. 


Após perguntar sobre suas filhas, Michonne perde a vizinha de vista e um monte de walkers aparecem...


Daí ela volta pra realidade, com a mulher loira que tentou mata-la dando uma de babá...




Tal qual conta de forma bem simpática como foi a morte da mãe de Sam.


Daí Sam acorda, alucinando com a morte do irmão, Michonne acalma ela e no fim, John aparece brigando com Pete, e pede pra falar a sós com Michonne.



Ambos vão pra fora da casa, no meio da chuva, rumo ao túmulo da mãe, onde o pai de Sam fala de como foi difícil lidar com sua perda, e agora Greg...



Michonne conta sobre a fofoca de Paige (a loirinha) e no fim, o pai de Sam pega o braço do walker que Michonne cortou, diz que não quer que seus filhos vejam essa realidade, e ao invés de arremessar por cima do muro, ele abre o portão...




E pra variar fica chorando e se lamentando na frente do portão escancarado...




Enquanto Michonne tem breves alucinações de suas filhas...




Daí o cara fala de seus filhos e que eles só tinham ele...




É a deixa...




Randall e seu grupo havia chegado bem na hora H.




Começa a tentativa de massacre por parte de Randall, já que o portão tava aberto mesmo...




Mas Michonne e Pete dão cabo do grupinho inteiro...




E no fim, rola pancadaria com Randall...




Rola Randall sendo espancado...




Mas depois de alguns golpes as mãos dele são presas numa Morsa "Torno"...




Ai Michonne recoloca o ombro no lugar (lol) e começa o interrogatório.




Não demora muito, Randall começa a xingar e ameaçar...




E o Rádio dele chama, com Norma perguntando onde e como ele estava...




Michonne manda ele dizer que ta tudo bem, e na hora que ele começa a fofocar, ela tira o rádio...




Então, Norma diz que ama Randall e Michonne desliga o rádio.



Depois Sam acorda, aparece, encontra Randal vivo, xinga todo mundo por isso, e pra ajudar o próprio Randal fala da morte do pai dela, tirando sarro...




Então todos saem da garagem, e Randall fica sozinho com Michonne, quem ele provoca...



Ela alucina quando ele menciona "crianças" e enxerga ela mesma presa no lugar de Randall, enquanto ele provocava ainda mais...




Ela se prepara pra matar ele...




Mas decide não fazê-lo...




E o episódio chega ao fim.




E é isso.


Essas foram as minhas escolhas... Pensei em jogar fazendo outras escolhas pra ver o que ia sendo revelado, cheguei até a fazer isso, mas preferi postar a minha primeira história pois, o que vale é a primeira rs. Mas, nada muda muito... nem acredito que Sam possa morrer no lugar de Greg, pois de certa forma há spoilers disso logo na art do inicio do episódio... mas... nunca se sabe né.


O episódio 3 traz o encerramento da história... mas falarei dele depois... inclusive das filhas de Michonne.

Por hora, é isso. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Belo post sr carinha, o segundo episódio parece um pouco melhor que o primeiro, mas estou esperando mesmo é pela Season 3. E sobre o Greg (o do Everybody hate s Chris), ainda fico triste em saber que ele morreu no seriado, assim como o Suco de Fruta. Se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Tuth! Eu fiquei de postar essa faz tempo... agora que terminei o capítulo 3 que lembrei rs. Mas logo sai minha história do 3° e saidera. Mas não tem nada tão incrível assim...

      Eu fiquei mal pelo próprio Chris ter morrido... para mano, foi uma das mortes mais chocantes e inesperadas... e eu gostei do personagem Noah, ele tinha futuro na trama, como mais um dos exclusivos... pena.

      Excluir
    2. O pior é que analisando direito o personagem dele era tão profundo como um pires, podiam ter desenvolvido ele muito mais.

      Excluir
    3. Sim, ele foi um dos poucos TWD que tinham um bom futuro independente da HQ... uma pena que não valorizaram.

      Mudando de assunto, acabei de pegar Fatal Frame 4 de Wii e tipo, gostei! Estou empolgado pra jogar Fatal Frame, desde o primeiro.

      Excluir
    4. Ótimo carinha, adoro esse jogo. Btw, ta assistindo a E3? Se tiver o que ta achando dela ?

      Excluir
    5. Nop eu não assisto mas meus amigos do whatsapp assistiram e ficaram comentando. Eu tava torcendo pra eles me invocarem na conversa dizendo "Silent Hill" "Zelda" ou "Mega Man" mas nah... vi só Final Fantasy de interessante mas ainda assim... nah.

      Eu não gosto de ver a E3 porque eu faço bobagem. Ultima vez eu comprei um 3DS XL pra jogar o novo Zelda que nem tinha lançado na época... e no final perdi o portátil por não valorizar.

      Excluir
    6. Se serve de consolo a Capcom transformou o RE 7 em um Silent Hills, parece que tem até a demo no Ps4

      Excluir
    7. Acabei de assistir o gameplay do Zangado... manooooooo! Transformaram RE em um Found Footage muito, muito bom! O esquema do foque e desenfoque de imagem da câmera, luz e sombra... isso que é gráfico! E manooo... é Resident Evil Bioharzad! Num é nenhum nome parecido, é o próprio mesmo, o 7... com pegada Found Footage! Eu já to até vendo onde essa parada vai me levar kkkk Odeio "Point&Click", odeio jogos em "Primeira Pessoa" e principalmente, não curto nada Resident Evil... daí criam um RE que da MEDO, que usa Found Footage em jogabilidade e enredo... e mano, ah mano... vai ter pra PC! Meu primeiro RE oficial, se ele for de fato oficial... será o 7 kkkkk

      Excluir
    8. E de Death Stranding ? Se tiver visto esta ansioso ?

      Excluir
    9. Procurei o trailer e não achei interessante. Hideo ta meio invocado com o Norman não?! Nunca vi tanta insistência num protagonismo... Pra mim, RE ainda ta muito na frente, disparado, e sério, eu to querendo jogar agora mesmo!

      Excluir
    10. Eu suspeito que a demo não tenha muito haver com o jogo mesmo, apesar de a demo ter ficado incrível, muitos fãs não gostaram por não se parecer um RE, no meu ponto de vista o jogo terá a opção de mudar a câmera de primeira para terceira pessoa, alem de que, RE7 com certeza terá armas, desejo que a munição seja escassa. Tem umas teorias dizendo que na verdade algum dos protagonistas anteriores vão investigar o caso.
      E além do tema terror, você se impressionou com algo? Eu por exemplo quero muito ver For Honor e o BF1. O que vc achou do trailer de injustice 2?

      Excluir
    11. Que eu saiba a demo realmente é bastante diferente do que vai ser o jogo finall e que este seria como is Residenta antigos só que como um Fps.

      Excluir
    12. Bem, eu reparei que o jogo teve um enfoque enorme no estilo found footage, e mesmo se não seguir essa linha e na real for algo diferente da beta, pra mim já me convenceu a comprar! Só espero que meu PC suporte rs.

      Pode realmente ser um jogo que mude da 1° pra 3° e vice versa, tipo SH4, não seria a primeira vez que RE faz algo do tipo.

      Eu joguei um pouco do RE Aim, e ele é em 3° pessoa na exploração, e 1° pra atirar... podem ter invertido isso em RE7, ou algo do tipo. Mas pra mim, se for totalmente em 1° pessoa, ta numa qualidade impecável e me atraiu. Isso porque eu não curto jogos estilo Penumbra ou Obscure... até mesmo Outlast não me agradou por ser em primeira pessoa, mas a beta de RE7 ficou linda, eu me senti assistindo um Found Footage dos bons!

      Bem, eu não me senti atraído por nada na E3 por enquanto... jogos de guerra estilo BF1 ou For Honor não conseguem me atrair... eu sou meio chato pra jogos com tiros e afins... e o Injustice 2 nem vi ainda... vou dar uma buscada.

      Bem, eu torço pra que RE7 seja um survival horror found footage... mano... vai ser meu primeiro jogo da franquia principal zerado se for o caso, e eu farei a análise mais top do planeta!!!

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)