O Filme Achado de Hoje: La Entidad

Vamos la.

Havia muito tempo que queria ver esse filme, mas o título não ajudava muito. Porém finalmente consegui achar o filme certo e bem... não me arrependi.

La Entidad

O filme é espanhol, por isso o título em espanhol.
Mas não se engane, o filme não é bom... na realidade é até meio idiota, porém ao menos é bem feito. Infelizmente parece que pra avaliar um found footage ultimamente é preciso usar padrões la embaixo... já que a maioria (se não todos) são porcarias industrializadas e capitalistas... usam do formato barato de filmagem e da suposta facilidade para dirigir e interpretar pra ganhar grana. 

Cara... pode até querer só grana mas pelo menos faça algo decente... Tem vídeo na internet que convence mais que os found footages atuais... estou esperando pelo surgimento de algo no nível alto... mas to quase desistindo. Todo filme que aparece decepciona ainda mais... 

Bem, depois dessa intro totalmente desmotivadora, segue a analise, resenha, critica, review... nem sei como chamar mais... bem, segue o filme achado de hoje.

Boa leitura =/ (assistir seria pior)


Antes, eu já digo que só foi complicado achar "La Entidad" porque existe um outro filme chamado "A Entidade" (Sinister) que curiosamente usa um modelo "semi" found footage. Esse filme alias, é um dos melhores que já tive o prazer de ver, pois assusta, convence, e olha que é ao estilo Hollywood. Porém, o "daora" dele é que no meio da história, muito bem arquitetada, surgem filmes antigos, com trilhas sonoras perturbadoras, mostrando cenas extremamente realistas de mutilações e assassinatos. 



Junta tudo com o enredo, e nasce um filme decente de terror. 

Ele teve uma continuação lançada a pouco tempo, chamada "A Entidade 2" (Sinister 2) que infelizmente não é do mesmo nível, nem assusta tanto, mas é bonzinho.



Porque mencionei isso? Bem simples: A ideia de "La Entidad" parece uma tentativa (mal sucedida) de usar o mesmo tipo de terror de "A Entidade" porém totalmente voltado pro formato Found footage.

As histórias são muito diferentes, a suposta "criatura" e sua origem também, mas uma ideia base que ambos os filmes tem em comum é a de um ser sobrenatural atacando pessoas que o assistem. 

Claro que, no final do filme toda a história muda e fica o mais clichê possível, onde a personagem que mais apareceu na verdade era a vilã, que sacrificava seus amigos pra entidade. Simples, idiota, e pra piorar, os editores fizeram o trabalho de pegarem todas as cenas em que a mulher foi suspeita e colocarem em sequencia pra que quem ta assistindo não ficasse confuso com a revelação... deus...

Bem, a história do filme é a seguinte:


Tudo começa com uma declaração de que um vídeo da Deep Web (eta a coisa é séria Oo) surgiu mostrando uma criatura num cemitério. 



Depois disso vários outros surgiram na Deep Web, criando uma verdadeira lenda nas redes... pois bem, os vídeos são mostrados e cara... tem vídeo no YouTube que assusta mais... se liga nesse:


Cara eu amo essas trilhas sonoras que botam nesses vídeos... elas criam um clima tenso!



Bem, Deep Web é aquele canto da internet oculto onde só rola coisa tensa... se usaram isso na introdução, mesmo que falsamente, é um atrativo pro filme... mas nah, o filme nem menciona isso de novo... pois como o próprio filme diz: Agora o vídeo que apareceu tem uma história pra ser contada.



Uma garota e 3 caras que cursam faculdade de cinema decidem criar um projeto de filmagem simples pra passar na matéria, seguindo a brilhante ideia da moça e filmar expressões de pessoas vendo filmes e vídeos assustadores de mutilação, assassinato e até estupro. 



Geral concorda com o projeto, e a mina faz o favor de roubar da faculdade 2 Filmadoras 3D...



Filmando todo o processo de invasão e furto com os celulares do grupinho, que tem exatamente a mesma resolução e potencia das ditas filmadoras... então pra que roub... deixa vai... continuando... 



Ela também arranja um vídeo modelo pra eles seguirem. Mas se liga no note... quem deixa tanto ícone na área de trabalho?! Como alguém consegue mexer nisso???



Bem, no vídeo, 2 caras e uma mina assistem chocados a um filme que não é mostrado, apenas ouvido, com gritos e sons de carne rascando e sangue jorrando. Daí, quando o filme acaba eles ficam em choque, atormentados, apavorados (mas eu estou sendo muito generoso nessa descrição). 


Então, a mulher tem a brilhante ideia de entrevistar uma das pessoas, tal qual ela conhecia pessoalmente. E os 4 amigos vão de encontro a um dos caras do filme.



Chegando em sua casa, descobrem que ele ta morto, bem como as outras duas pessoas do filme. E então, ao falar com o irmão dele, descobrem sobre uma maldição relacionada ao filme que as pessoas do filme estavam assistindo... se liga: Você assiste um filme de pessoas assistindo um filme de pessoas assistindo um filme... é meio... repetitivo?



Mas belê, geral segue o irmão do cara que sabe o local exato onde o irmão falecido havia encontrado o filme que ele se filmou assistindo com seus amigos.


Mano, quem usa uma lanterna azul pra passear num cemitério? Sério... quem???
Chegando la, um cemitério enorme que eles invadem de noite, pois não dava pra esperar amanhecer (daqui a pouco explico isso), o grupo vai a um tipo de depósito ou almoxarifado do cemitério, onde encontram um Projetor Antigo e Rolos de Filme, e decidem assistir. 



Não da outra, é um filme de uma pessoa com um capuz, amarrada e sendo torturada. Mas apesar de ter muito sangue, e gritos (??? eu jurava que esses filmes antigos não tinham capacidade de áudio mas tranquilo) nada grave é mostrado, apesar de toda a história girar em torno da tortura assistida.


Nem grila, a imagem é ruim ao vivo, mas quando gravam com a filmadora ela fica perfeita... é...
Bem, após isso, o irmão do cara morto, morre. Sua morte é filmada por um dos caras do grupo que tem a brilhante ideia de não assistir ao filme de tortura, e sair pelo cemitério, sozinho, de noite (mano!)



Enquanto o irmão do cara morto, antes de morrer, decide não assistir o filme por medo de terminar igual seu irmão e corre, pro cemitério, sozinho, de noite (MANO!) e bem, quando os dois se encontram ele sai voando. Literalmente. Ele é levado pela Entidade pro céu, tem seu pescoço rasgado e é jogado de volta pro chão. 



O grupo escuta a gritaria e corre pra ver quem que morreu, testemunhando a queda do infeliz...



Daí encontram ele ainda vivo mas agonizando, mexem no corpo dele até ele não aguentar mais e morrer. Daí fogem da cena do crime e decidem se separar, e analisar as filmagens.



Então, cada um do grupo, filmando com notebooks, celulares, filmadoras, tudo que pode filmar, começam a vivenciar atividades paranormais que eles mesmos não percebem, mas as câmeras capturam.



Em meio a viagens de la pra cá... sério olha o notebook... alias porque eles encaram tanto a área de trabalho... na real eu também me sinto hipnotizado... são muitos ícones...



A mina leva um dos amigos, seu suposto ficante, até a biblioteca da sua faculdade pra mostrar um livro em que havia uma história sobre alguém sofrendo a mesma tortura que tinha no filme.




Enquanto isso seus amigos estavam la indo de um lado pro outro de carro...



Tudo na mesma noite, começam as matanças, e um a um, todo mundo morre do mesmo jeito: Enforcado, com o pescoço rasgado, flutuando, e caindo no chão.


Quem fala "O que você quer?" é o cara que ta sendo enforcado... é...
Rola até umas possessões que levantam os corpos de novo... mas tirando isso, a galera só vai morrendo mesmo.



Ah é, tem uma parte, no meio das viagens de uma casa pra outra, que eles assistem o vídeo que a moça havia gravado, com uma qualidade perfeita, da filmadora, e no final dele, tal qual nenhum deles assistiu, o capuz da vítima amarrada e torturada é retirado. Pois bem, o rosto de um deles aparece no vídeo. Depois eles assistem de novo, e o rosto de outro deles aparece. O único que não aparece é o da mina.


Viu? A qualidade melhorou! Quer melhorar a imagem de um vídeo ruim? Projetado? Filme com seu celular, fica em 4K!
No final geral morre, até uma mina coadjuvante... 

Ela tava falando com o cara que saiu flutuando pelo note...
Que só apareceu pra traduzir uns sons bizarros, e bem... 


E depois ela aparece flutuando igual a ele, quando os amigos do cara vão na casa dela...
A mulher revela que ela havia sido obrigada a encontrar vítimas pra um espírito vingativo de uma mulher que foi estuprada, torturada e assassinada por religiosos no passado. Bem, no finzinho essa mina implora pra entidade parar de torturar um de seus amigos e pede pra matar logo, pois ele tava sofrendo muito, e até pede pra ele não resistir (nossa, que altruísta da parte dela!) e é isso. Geral morreu.



Ah, no final ainda tem um último vídeo, de um cara lendo o livro que sua namorada trouxe, livro no qual havia a história da mulher morta por religiosos, e bem, adivinha quem era a namorada??? Duvido que adivinhe!



Bem, é isso, o filme é isso.

 Geralmente eu falo da parte técnica antes de contar a história mas achei legal deixar pro fim dessa vez.

Bem, som:



O áudio é muito bom, até as vozes satânicas são fáceis de ouvir, antes mesmo deles isolarem o som online (eu juro por deus que não sabia que dava pra isolar sons online e ao vivo enquanto participa de chat via webcam!).



Bem, isso é ruim, pois quando o áudio é perfeitinho e tem até aqueles "Bam", significa que o filme foi editado e... edição em found footage, a menos que faça parte do enredo, é sempre um ponto negativo.

Efeitos Especiais:



Bons. Eu gostei das entidades (ao que parece tem mais de uma, e cada uma tem um tamanho diferente, mesmo só tendo um fantasma na história... ou esse fantasma era onipresente...) representadas por um vulto transparente porém perceptível... e a mão!



Deus a mão... aquilo foi colocado de uma forma tão desnecessária que eu fiquei pasmo... tem found que peca pela falta de efeitos (Tem? Acho que os melhores são os sem efeitos mas ok!) mas esse exagerou... tem uma cena com uma mão no canto da cadeira do cara que sempre usava fones de ouvido que me fez pensar: Ok, o que é isso? 



Na real ela não tem nenhum significado, ela não faz nada, ela só apareceu ali pra aparecer mesmo... talvez era a criatura do "Infernal" fazendo participação especial, vai saber... mas ela nem se quer faz parte da entidade do filme! É a mão de uma criatura que não aparece no filme... alais aparece, na cena da mão da criatura que não aparece no filme... isso é um paradoxo.


Na real tem algumas cenas que aparece algo além do "transparente" tipo essa, mas na real, na maioria, é o transparente mesmo.
Bem, seguindo nos efeitos... o esquema da galera flutuando morta é legal e bem feito. O efeito é bom, perfeito... desconfortável talvez, mas bem executado. Não enxerguei cordas... então é um ponto positivo se, repito SE, o sangue fosse realista. Cara, eu nunca vi sangue em filme de terror parecer tão falso mas, ele consegue... é muito sangue saindo de lugar algum, então da pra perceber que é falso! 



Tirando isso, os efeitos são decentes, eles realmente sabem fazer pessoas enforcadas sem corda!

O resto:

E o resto seriam as filmagens, qualidade de imagens, sequências dos filmes, falsos efeitos de interferência... tudo isso ficou tão bem feito e perfeito, que transborda falsidade! Eu não consegui detectar a diferença de qualidade da câmera dos celulares, dos notebooks e das filmadoras... se pa até a imagem do Projetor Antigo tava boa de mais (Na real ela tava boa de mais! Depois quando eles assistem no notebook o filme gravado pela filmadora, ele fica ainda melhor que o original.) e bem, pra que explicar as câmeras se todas são iguais? Juro que não entendi pra que roubar uma câmera 3D se a imagem dela é exatamente igual a dos celulares... o filme queria ser apresentado com efeitos 3D? Tipo, no cinema tudo que todos querem ver é um found footage com imagem 3D! É simplesmente FALSO de mais! E found footage se vende pelo REALISMO. Será que esses gênios do cinema não se tocaram disso ainda? 



Bem, crítica a parte... recomendo que assista A Entidade e passe longe de La Entidad. O "A Entidade" provavelmente te fará duvidar se realmente é só um filme, e até ficar com medinho... "La Entidad" por outro lado, te fará rir... Faz assim, assista o primeiro e depois assista o segundo pra perder um pouco do medo... mas você nunca esquecerá a trilha sonora... nunca...

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Shady,pergunta idiota:Vou passar um tempo com uns amigos na sexta e queria um bom filme.Na sua opinião,qual o melhor Found Footage que já viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Will, tive uma ideia: Farei uma postagem mostrando só os melhores found footages que já vi e o porquê.

      Mas antes disso adianto que bons título são: Bruxa de Blair, Troll Hunters, Atividade Paranormal com o final original... além desses tem Rec, VHS e mais alguns... na real tem um ótimo found que assisti a alguns anos atras totalmente em inglês e sem legenda, que adorei... mas o filme desapareceu... eu to tentando descobrir qual era o nome... mas enfim, são esses os que mais curti.

      Mas no grande post que farei irei mencionar todos os melhores.

      See yah! E divirta-se na sexta...

      Excluir
  2. Valeu cara e desculpe a pergunta idiota.Quando for fazer esse artigo,tente descrever algumas partes desse filme que esqueceu,aposto que alguém vai falar qual é.
    Cheers!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica... mas nem vou mais precisar... eu lembrei o nome do filme e consegui uma versão legendada!!! Bem, tenho 4 dias de folga, vou tentar postar nessa semana.

      Cheers sr Will

      Excluir
  3. Belo post sr Carinha, adoro quando filmes que visam o realismo são irrealistas. Se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Tuth! Ultimamente todos os filmes found footages tão fazendo a mesma coisa... como mencionei eu to perdendo minha fé no gênero. O jeito é assistir os antigos mesmo e ficar feliz rs.

      Excluir
  4. Pelos posts sobre SH e sobre Found Footages,noto que o genero terror lhe agrada. Já assistiu a série American Horror Story? Estou lhe indicando ela por que sei que vc se decepcionou com Supernatural. Ainda não assisti a décima primeira temporada, mas por q da decepção, não teve temporadas mais fracas como a dos leviatãs ou a do Sam sem alma? Não ligo para spoilers, pode dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu pensei em analisar a série Supernatural, Temporada por Temporada, resumindo episódio por episódio e citando os pontos importantes... calculei o tempo que levaria e a quantidade de palavras e imagens que usaria, e não ficaria algo maior do que analises de jogos... na real acho que ficaria até menor... mas ai vi a 11° e deu aquela brochada. Decidi por na página do face (onde só vai parar aquilo que dificilmente virá pro blog)... eu acho que vou fazer mini-posts no face sobre Supernatural e outras séries que seguiram o mesmo ritmo... mas respondendo melhor, afinal eu adoro spoilers rs:

      Supernatural 11 não foi fraca, mas foi extremamente decepcionante... pois ela inteira simplesmente não serviu pra absolutamente nada a acrescentar na história geral da série. Basicamente, se você pular a 11° temporada, não iria perder nada tão importante assim. Ta, temos coisas como o fim real de Metatron, Lúcifer, Bob e sei la mais quem... mas esse esquema de "fim real" que é o problema. Supernatural era algo sinistro que mostrava várias visões do sobrenatural e tipo, fazia bem isso até a terceira temporada... depois a coisa desandou e virou... algo muito bagunçado... mas uma coisa eu nunca esqueci, que foi quando a parada desandou... lembra do episódio que Sam caça um suposto anjo numa igreja? Ele testa sua fé, mesmo sem os anjos terem se revelado ainda. Aquele foi na minha opinião o único episódio decente com anjos, pois a partir do momento que eles se revelaram, o negócio ficou tosco. A ausência de efeitos especiais ou se quer o cuidado com o pouco efeito que havia foi se tornando algo tão constante que no fim, virou marca registrada da série... o esquema de todo vilão ter a mesma cara, toda criatura ser humana... poxa mano eu vi Grimm, e la todas as fábulas dos Irmãos Grimms se resumiam a pessoas com cara de bichos, mas apesar de ser algo totalmente repetitivo e limitado, é bem executado... já em Supernatural, tudo é exatamente a mesma coisa... meio que desistiram de buscar formas diferentes e reais de lidar com o sobrenatural e resumiram tudo a "Usar Aço Sagrado" ou "Decapitar". Mas ainda assim não foi isso que me desanimou... o pior foram os próprios anjos.

      Ver os panacões se revelarem e se mostrarem tão ridículos, fracos e submissos (além de ignorantes) foi a gota d'água... mas na verdade o que transbordou o cop... lag... oceano todo, foi Deus e a estúpida forma como ele foi incluso na história: Uma irmã?!

      Excluir
    2. Mas bele, eu esperava que ao menos tamanha onipresente, onisciente e onipotente criatura sobrenatural seria respeitada e teria sua grandeza destacada... meu é Deus! Na primeira temporada endeusaram o "Olhos Amarelos" que era tipo, a coisa mais fodona do planeta de Supernatural, e isso convencia bem... mas poxa, eles passaram pelo Olhos Amarelos, Inferno Aberto, Pactos do Demônio, Morte, Apocalipse, Purgatório, Céu, o próprio fucking Inferno! E ai, chega Deus! Mano, Deus!!! O cara que ficou 11 temporadas de Terra sendo arruinada e beirando o abismo, e quando ele finalmente aparece, ele é o personagem mais ridículo já criado em Supernatural! É infantil, estúpido, FRACO, IGNORANTE!!! Mano, ver aquele que criou tudo e todos, aquele único ser que era simplesmente o centro de tudo, ser tão ridicularizado... eu me senti ofendido como fan da série. Foi engraçado... tiveram momentos muito engraçados mesmo, como o esquema de Lucifer tratando seu pai (Deus) como um pai, sendo ele próprio a personificação de um Adolescente mimado... mas beleza... apesar de engraçado não deixou de ser ridículo e menosprezante pra própria série, onde simplesmente demonstraram que nada deve ser levado a sério... nem a morte, nem a vida, nem a pós vida, nem o divino, nem mesmo Deus! Tipo, a série morreu ai. Vão agora tentar fazer com que a própria humanidade seja a vilã de supernatural, e teremos o que? Uma luta de humanos vs humanos? Cade o sobrenatural nisso? Cara, pra mim, Deus foi menor que Loki! Aquela jogada do Trickster = Arcanjo (Gabriel) = Semi-deus (Loki)... aquilo foi história, aquilo foi surpreendente, aquilo foi Supernatural! Mas daí mataram o personagem, de vez, definitivamente (e até sua morte foi interessante) pra trazerem cada vez mais personagens retardados...

      Desculpa, isso foi um desabafo crítico kkk, mas pra ser sincero, ver uma temporada inteira onde a temida namorada de Dean, a Escuridão, irmã de Deus, busca por ele e devora almas pelo mundo todo, enquanto Sam e Dean caçam Demônios, Fantasmas, Demônios, Vampiros, Demônios, Lobisomens, e mais Demônios... de vez em quando uma criatura nova, que é uma variação de Demônio, Vampiro ou Libisomem ou até Bruxas (e alguns poucos monstros "novos" que são extintos justamente pelos Winchesters), meio que cansa saca, desanima acompanhar algo tão sem criatividade quanto isso... mano anjos se matam com uma facada só! Demônios se matam com uma facada só! Tudo se mata com uma facada só! E se não morre? Simples, Corte a Cabeça!!! Eu me lembro quando meu amigo e eu brincávamos de caçadores e até acreditávamos em círculos de sal e símbolos mágicos de proteção... Supernatural já foi uma escola... hoje é um tipo de creche para palhaços.

      Mas ainda assisto... acho o Dean um gato... quando crescer quero ser como ele... mas a série ta bem idiota. Deus e a Escuridão (irmã dele, saca, Ying Yang? Tudo e Nada? Luz e Escuridão? É bem isso, onde Deus é a personificação da própria Existência enquanto sua irmã é a Inexistência) eles pegam um na mão do outro, fazem as pazes, voam pro infinito e ressuscitam a mãe de Dean como brinde por ele ter reatado a família divina das entidades mais procuradas e idolatradas do mundo... pra em seguida Sam ser detido por uma Mulher das Letras que queria por um fim nas catástrofes geradas pelos temidos irmãos Winchesters (tal qual inclusive demonstra saber tudo o que eles estão passando, inclusive o fato deles serem os responsáveis pelo novo fim do mundo!) Mas na boa... Deus ta devendo uma pra eles... se fud3r a série! Eles não tem mais nada pra temer! Até a própria Ceifadora que a série inteira apareceu só pra dizer "Quando vocês morrerem, me certificarei que nunca mais retornarão", até ela ajuda os caras no final... pora é bruxa, demônio, arcanjo, anjo, divindade e até ceifeiros se ajudando pra derrotar a irmã de Deus e no fim, Dean converte a grande vilã numa mocinha! AH MANO!

      Excluir
    3. Entenda que minha decepção é resultado de uma mescla de desapontamentos ao longo da série, que só chegou ao cúmulo com a piada do "Manuscrito de Deus". Daí tudo que veio depois disso me fez ficar cada vez mais desapontado. Cara, Deus escreve uma autobiografia onde ele diz coisas como "E eu disse que seria assim, e foi assim" e ele mesmo passa pra Metatron editar! Cara, é estúpido, e é um episódio de introdução daquele que teve várias temporadas de introdução, totalmente descaracterizador da entidade que deveria ao menos sugerir um nível de fod1sse totalmente surreal, mas parece inferior a personagens marcantes como o próprio Castiel! Castiel parece melhor que Deus na série!

      Mudando de assunto, American Horror History... acompanhei a série até o Hotel... assisti a estréia e quase vomitei... dai vi o segundo episódio... e o terceiro... no terceiro parei na metade por desgosto. A série era ótima mas se tem algo que me deixa desanimado é erotismo e pornografia desnecessária. Sempre teve algo assim na série, mas a temporada da Lady Gaga extrapolou e isso me fez querer parar de assistir. Só senti algo parecido ao assistir ABC da Morte, que é um filme tão nojento que simplesmente me fez parar de assistir sem nem ao menos pensar duas vezes.

      Mas a série, ambas alias, são boas... só tem seus pecados, mas são boas. Um dia talvez eu assista American até o fim... vai que salvam a temporada...

      Eu adoro esse estilo de terror ou horror, só não curto algo ridicularizado ao extremo, ou erotizado ao extremo. Tirando isso da pra levar...

      Excluir
    4. Ah e desculpa pelos erros ortográficos, soltei um "Libisomem" ali em cima...

      Excluir
    5. Supernatural realmente não é o mesmo do início. E pelo que vc digitou, minha esperança nessa série só se perde. Mas vou ver a décima primeira temporada e acho q continuarei, como dizem a esperança é a ultima que morre. Se bem que eu só estou continuando por causa da carisma dos protagonistas, a história é cada vez mais non sense e é impossível ter um desfecho, com qualidade próxima a das primeiras temporadas.
      Sobre AHS, li em algum lugar a definição de terror e horror, se eu não me engano é algo assim:
      Terror é quando vc sabe que tem um assassino à solta e Horror é quando vc encontra o corpo destroçado de uma de suas vítimas. Então acho q a função do Horror é chocar.
      E para mim o erotismo foi extremamente necessário em Hotel, já que ela tem um foco em vampiros. Só existem dois tipos de vampiros para mim os escrotamente assustadores e as criaturas sexy (nada de vampiros brilhantes).
      A forma sensual dos vampiros foi muito bem aproveitada na temporada. E os Vampiros foram a melhor escolha de criaturas para essa temporada que ,pelo que entendi, tem seu foco no seguinte tema: VÍCIO.
      Boa sorte com os próximos posts e cuidado com os Libisomens...

      Excluir
    6. A esperança é a última que morre sr... por isso muitas vezes ela quem é a assassina de geral... que briza...

      Bem, eu realmente não gosto de nudez sem motivo ou sexo sem razão, não em filmes que focam terror... mas seu ponto de vista é valido. Alias, você ta certo em sua descrição, pois "Terror" é um tipo de coisa que choca por ideias, por sugestões, suspeitas e suspense... é uma coisa mais focada no psicológico, enquanto "Horror" é algo que choca pelo visual mesmo, massacres, mutilações, sangue pra todo lado. Terror é o medo psicológico, Horror é o medo visual.

      Apesar disso eu não gosto quando usam sexualização misturado com horror... horror por si só é nojento, imagina com sexo misturado... mas belê, eu vou assistir, pois se houve recomendação é porque a temporada ta legal rs.

      Beleza, vou me esforçar pra fazer sempre o melhor que posso.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)