AnimeMorte: Madoka Magica

Depois do seguinte comentário em uma das análises sobre filmes found footage, eu decidi assistir esse anime... 
"Ah, por falar em anime, eu assisti um esses dias obrigado pela minha irmã: Madoka Magica. É desses animes estilo "shoujo" com meninas fofas, magia, etc. Achei que seria igual a Sailor Moon, porém quebrei minha linda carinha kkk Rapaz, eu assisti o primeiro episódio, achei meio chatinho, mas, quando assisti o terceiro episódio eu fiquei assim: "Caraca velho! Isso não é desenho pra criança não!" rsrs. A abertura é fofa, mas não se engane não. O anime é sombrio pacas (e bem loko também...) Eu acabei gostando do anime kkk Até baixei a música da segunda ending (?) kkkk Se tiver um tempinho, dá uma olhada nele. Talvez o Sr goste, talvez não... É isso aí! Abraços, Paulo"

Puella Magi - Madoka Magica 



Tentarei não spoilar, pois desejo do fundo da minha alma que você também assista os 12 episódios que compõem essa história. (são 20 minutos cada, cortando a intro musical e encerramento cai pra 17 minutos cada... isso da 3 horas e 40 minutos de maratona, poxa, 4 horas da sua vida equivalem a dois filmes de curta duração... faça esse sacrifício e não se arrependerá)

Você pode assistir pelo Netflix, ou em sites que hospedam animes, tem vários por ai, e de boa qualidade (tirando os sempre chatos anúncios) e vale a pena conferir. Caso você não queira ver, porque achou o desenho estranhamente infantil, tudo bem, a escolha é totalmente sua. Porém, leia, e você provavelmente vai se arrepender de não ter assistido. Agora, se você já assistiu, torceu o nariz ou não entendeu algo, leia, e você entenderá e passará a gostar. Se você já viu, curtiu, leia, e conhecerá minha visão dessa belezinha.

Boa Leitura!


É difícil pra mim, que já estou muito acostumado, evitar spoilar. Então irei dividir essa análise em três partes (na mesma postagem ok).

A primeira parte, que terá a menor quantidade de spoiler possível, será num tom, vejamos... rosa claro.
A segunda parte, que terá uma quantidade de spoiler moderada, será colorida para cada uma das personagens, mas irei introduzir com essa cor de rosa mais escuro.


A terceira parte, que será o fim da história e spoiler puro, terá um tom azul, pois é o tom que eu mais curto.

Talvez com isso você tenha maior facilidade para escolher o que quer ou não ler. Até mesmo se você não for daqueles que gostam de spoiler, pode curtir a análise, desde que se oriente pelas cores das letras.

Começando então....



Pense num anime que fala sobre Criacionismo, Evolução, Demônios, Bruxas, Alienígenas, Viagem no Tempo e Magia. Acredite, é exatamente disso que Madoka Magica fala. Como foi dito na pequena sinopse em amarelo la em cima, o anime surpreende em seu 3° episódio, por mudar completamente o rumo da história. Curioso que, no contexto geral, até mesmo os dois primeiros e entediantes episódios são importantíssimos para a compreensão do "todo". 

O mais interessante de tudo, é que no terceiro episódio não apenas a história "muda", mas o encerramento também. Isso é muito legal e até um tanto quanto anormal, pois animes geralmente mantém suas aberturas e encerramentos, até que uma "temporada" passe e uma nova abertura e encerramento seja necessária. 

A abertura geralmente resume toda a história do anime, ou da primeira temporada do anime. Isso é uma característica padrão, e não é diferente neste, que consegue, com sua abertura inicialmente vista como "fofinha" resumir toda a profunda trama de Madoka Magica. É a única coisa que não muda... mas a interpretação da abertura muda, quando você conhece a história inteira. 

A abertura mostra Madoka chorando praticamente o tempo inteiro.
Então, a magia já começa só ai, na introdução e encerramento de cada episódio, onde nos dois primeiros episódios o encerramento é assim...




Depois do terceiro episódio, fica assim...



O nome da música que toca é "Magica" de Kalafina. Pensei em postar os vídeos de ambos os encerramentos, mas como sei que você acabará vendo o anime, acho que não vale a pena arriscar o blog com o esquema de direitos autorais... rs...
Conseguiu perceber a diferença? Pois é, ao assistir o anime, fica ainda mais perceptível.

A animação em si é muito infantil, são traços infantis, que da um ar "fofinho". Poxa, os personagens parecem crianças, todos, até mesmo os adultos são desenhados de forma que parecem crianças.


Mas não se engane, esse é um anime para maiores de 18. E não tem pornografia... nem carnificina. É estranho um anime tão simples ser censurado, porém ele tem uma história relativamente bizarra, então faz-se necessário (apesar de não deixar de ser um exagero, pois ele não chega a ser assustador ou perturbador... ele apenas é "bizarro").

Bem, a história de Madoka Magica é, resumidamente, essa:

Em um mundo onde Garotas Mágicas lutam contra Bruxas sem que ninguém perceba, uma moça chamada Madoka é abordada por uma estranha criatura, que lhe oferece a chance de se tornar uma Garota Mágica em troca de um Desejo Realizado. Ela passa a pensar no que irá desejar para se tornar uma Garota Mágica, e acompanha sua amiga e outras Garotas Mágicas que conhece em suas aventuras, conhecendo melhor a realidade delas. Dentre as Garotas Mágicas que ela encontra, uma era enigmática de mais e vivia agindo como se quisesse prejudica-la e prejudicar as demais. No fim, essa mesma garota mostra a verdade por trás de seus poderes e a assustadora verdade sobre as Garotas Mágicas. 
É, é basicamente isso.

Lol, consegui fazer um resumo sem spoilar!!! Isso é praticamente um milagre!

Bem, Madoka Magica lembra sim "Sailor Moon", mas lembra ainda mais "Sakura Card Captors", ambos animes/mangas "femininos" e infantilizados. Só que ele se torna um pouco mais sério quando seu tema passa a abordar algo mais macabro. Não é exagero, e ao mesmo tempo é... tudo depende de perspectiva. Características que lembram esses animes são as transformações das garotas, que ficam nuas, apenas com suas silhuetas iluminadas enquanto roupas (vestidos) surgem.




Existem vários animes (geralmente Shoujo mesmo) que tem essa característica, mas apesar disso, nem todos são totalmente infantis.

Bem, até aqui, não houve nenhum spoiler nem nada comprometedor... porém agora o texto muda de cor.

Em seus 12 episódios, a história tem seus detalhes revelados pouco a pouco, e somente após assistir cada um deles, é possível entender praticamente tudo sobre tudo. Alguns detalhes são meio subliminares, outros são mais claros, porém a verdade é que tudo fica "fácil" de entender.


Pois bem, eu irei citar e descrever as principais e mais marcantes revelações, enquanto descrevo as personagens.

Bruxas




Elas são criaturas monstruosas, ocultas, que influenciam nas vontades dos seres humanos. Bruxas causam desastres, catástrofes e caos. Elas são as responsáveis, por exemplo, por suicídios ou incidentes naturais como tufões, terremotos, inundações, enfim, tudo que for ruim, são elas que provocam.




As Bruxas tem "Selos", que são símbolos que as identificam. Essas marcas quando postas em seres humanos, atraem eles pra suas armadilhas, como se estivessem hipnotizados, e elas se alimentam de suas mortes.




As Bruxas criam todo um labirinto invisível para onde puxam suas vítimas. Nesses labirintos, existem figuras, imagens, criaturas bizarras, tudo o que compõe a Bruxa. A Bruxa alias, é uma figura central, mas todo o labirinto faz parte dela. Se algum vestígio dela sobreviver ou escapar do labirinto, ele cria seu próprio labirinto, e caso consiga alguma vítima, ele se alimenta dela até se transformar na Bruxa que o criou. É como se fosse uma segunda vida pra Bruxa.




Caso uma Bruxa morra, ela deixa uma joia escura chamada Semente do Rancor. Essa Joia absorve energia maligna e se alimenta dela, mas se ela absorve muita energia maligna, ela pode dar vida a Bruxa novamente, por isso, Kyubey, o Incubador, devora ela em seu estado mais sombrio, antes dela se transformar novamente.




Kyubey, Incubador




Esse bichinho sorridente surge para as mocinhas mais ingênuas e oferece poderes mágicos, além do direito de realizar um desejo. Parece bom de mais, pois além delas poderem realizar qualquer desejo, ainda recebem poderes mágicos com isso!




Entretanto, os segredos de Kyubey são revelados ao longo do anime, bem como sua verdadeira identidade/nome: Incubador.




Existem detalhes, que ele não revela no ato de conversão, não porque não pode ou não quer, mas sim porque ninguém perguntou. Ele é totalmente manipulador, falando apenas aquilo que querem ouvir, sem precisar mentir, apenas omitir.




Os detalhes que ele não menciona são os seguintes:


Ao desejar algo, a alma da garota é extraída de seu corpo e transformada em uma joia. Essa joia (um amuleto que pode ser transformado em um Anel) carrega em si os poderes mágicos que a garota pode usufruir.




Esses poderes, se baseiam no desejo que a garota fez, por exemplo, se ela desejar que o mundo pegue fogo, ela vai ter seu desejo realizado e de quebra, seu poder será o de dominar o fogo e manipular uma arma capaz de lançar fogo (um lança-chamas, mas isso é só um exemplo, não ocorre exatamente isso no anime).




Mas, suas almas, uma vez separadas de seus corpos, devem sempre estar próximas do corpo, do contrário ele vira um defunto. Elas estavam mortas, e sem a joia, não podiam mover seus corpos, simples assim.




Além disso, a joia tem um brilho, que se torna mais ofuscado a cada vez que a Garota Mágica usa sua magia. A alma vai ficando negra, e caso ela se torne totalmente negra, a Garota Mágica se transforma em uma Bruxa.




A única forma de limpar a joia e trazer seu brilho de volta, é transferindo as trevas para uma Semente de Rancor, um item obtido de Bruxas mortas, que nada mais é que a Joia da Alma da Bruxa enquanto ela era uma Garota Mágica.




Ou seja, uma Garota Mágica está fadada a caçar Bruxas para continuar viva, do contrário ele "morre" e se transforma em uma Bruxa.




Kyubey não explica isso ao fazer seus contratos, ele apenas diz que uma Garota Mágica ganha poderes ao fazer um desejo, e precisa caçar Bruxas em troca disso. O bicho é  manipulador ou não?!




A razão pra Kyubey fazer contratos é revelada por ele mesmo, quando alguém pergunta:


Entropia


De alguma forma, a raça de Kyubey se alimenta da energia gerada no universo, porém, com a entropia, essa energia acabava. Entropia seria a insuficiência de energia no universo. Daí, a raça desse bichinho descobriu uma forma de vencer a entropia, através das Garotas Mágicas vs Bruxas. Uma Garota Mágica gerava grande energia no universo, mas ao invés dela se dissipar conforme o desespero dela e sua alma se enfraquecia, ela aumentava, no instante em que ela se tornava Bruxa. Ou seja, suas emoções causavam o enfraquecimento de sua alma, mas sua alma enfraquecida se transformava em desespero, e esse desespero gerava ainda mais energia. Logo, quanto menos energia uma alma tinha, mais energia seu desespero gerava.




Kyubey se aproveitava dessa anomalia para se alimentar, e manter o universo em desenvolvimento e equilíbrio.




Para conseguir Bruxas, ele precisava gerar Meninas Mágicas, e com sua tecnologia ele conseguia, através de uma troca equivalente, oferecendo um Desejo em troca de suas Almas.




Esse é basicamente o mesmo conceito usado por pactos satânicos, e se parar pra pensar, é exatamente isso que é: Vender a alma pro diabo em troca de algo.


Após um contrato, Kyubey só precisava esperar para que a Garota Magica ficasse fraca o suficiente pra sua alma ser consumida por desespero, e após ela se transformar em Bruxa, esperar que alguma Garota Magica mais forte a eliminasse, e ele devorasse o que restou de sua alma. Ou, esperar que a Bruxa causasse caos o suficiente pra gerar ainda mais energia (negativa porém energia) e com isso, se alimentar da mesma. Ou, esperar que uma Garota Magica derrotasse cada vez mais Bruxas, aumentando ainda mais o poder de sua alma, gerando mais energia.




De todas as formas, ele sairia vencendo.


Com sua aparência fofinha, e seus incríveis poderes generosos, Kyubey era o demônio perfeito. Pra variar, seu nome real "Incubador", seria uma referência lógica ao demônio "Inccubus", demônio que se alimenta dos prazeres e desejos das mulheres.


Essa é uma das características mais interessantes de Madoka Magica, pois mistura "alienígenas", "demônios", "evolução" e "criacionismo". Os Incubadores seriam uma raça super desenvolvida, que interferiu na evolução da raça humana desde o inicio da civilização. Não é errado dizer que são demônios, pois foi essa a identidade que eles mesmos criaram diante a história da humanidade, e também não é errado dizer que são extraterrestres, pois seria justamente isso que eles eram. Quanto a "evolução" e "criacionismo", explicarei mais pra frente.


Ah, um detalhe sobre as Joias da Alma: Caso uma Joia da Alma quebre, a Garota Mágica morre e não se transforma em Bruxa.



Madoka




É a personagem principal, que da nome ao anime. O tempo inteiro, o misterioso bichinho sorridente tenta a qualquer custo, convencer ela de se tornar uma Garota Mágica.




Por várias vezes, ele quase consegue, mas a misteriosa Homura sempre o atrapalha, algumas vezes até matando o pobre bichinho (que volta a vida em outro corpo, em questão de segundos).




Um dos maiores mistérios do anime é esse: "Por que Homura não quer que Madoka se torne uma Garota Mágica?"


Isso é respondido quando é revelado que tudo, toda a história e até o universo, gira em torno de Madoka. Mesmo ela sendo apenas uma garota ingênua e fraca, ela é a razão de tudo existir... ou quase isso.




Apesar de tudo, Madoka já havia se transformado em uma Garota Mágica antes, e sua arma principal, criada pelo seu desejo, era um Arco com Flechas de Energia. Seu desejo, que lhe converteu em Garota Mágica pela primeira vez, foi o de "Ser tão forte quanto Mami", o que desenvolveu o poder de usar uma arma de longo alcance, com munição infinita: Um Arco de Energia. (Também, a palavra "Arco" se refere a uma história contínua, o que basicamente se torna algo realmente significativo nas existências de Madoka).




Como tudo gira em torno dela, falarei mais dela ao falar dos demais personagens.

Homura


A garota misteriosa e aparentemente fria, que vive no encalce do bichinho feliz. Ela não quer nem deixa que Madoka se transforme em uma Garota Mágica, e faz questão de viajar no tempo para impedir isso. Alias, essa é uma das grandes revelações: O poder de Homura é viajar no tempo.




Homura é uma Garota Mágica revoltada com Kyubey, pela manipulação dele e pelo que ele causou a Madoka em uma outra realidade/tempo. Madoka havia salvado a vida dela, no seu tempo original, e havia se tornado sua melhor amiga.




Apesar de Homura acompanhar Madoka e Mami (uma outra Garota Mágica) em suas aventuras, ela não havia sido seduzida por Kyubey, até que Madoka morreu. Com a morte dela, Homura entra em desespero profundo, o que atrai Kyubey, tal qual lhe oferece um contrato.




Ela então deseja que possa salvar Madoka, e impedir que ela chegasse aquele fim, e com isso, sua Alma extraída gera um Escudo/Relógio, capaz de manipular o tempo. Então, ela é automaticamente lançada de volta ao passado, pouco antes de conhecer Madoka, e ganha a chance de salva-la de seu trágico destino.




Tal viajem não gera um paradoxo, pois seu "eu" do passado é totalmente substituído por seu "eu" atual, mantendo apenas a aparência física (porém sua alma continua extraída e em forma de joia).




Mas, sempre que Madoka chegava ao seu trágico fim, na luta contra a maior e mais poderosa Bruxa de todos os tempos, o desejo de Homura se "ativava" automaticamente, fazendo ela voltar pro mesmo tempo antes de conhecer Madoka.




Essas viagens no tempo, causaram uma instabilidade no espaço e tempo, e em toda a realidade, onde várias linhas temporais haviam se formado com base em Madoka. Com isso, Madoka se tornava cada vez mais importante e significativa para o Espaço e Tempo, e seus poderes diante a Entropia eram superiores. Seus valores e o peso de suas emoções aumentavam a cada linha escrita em cima dela. Ela era literalmente o Centro do Universo.


Kyubey sempre percebia o potencial exponencialmente enorme de Madoka, e ficava doidinho para devorar a alma dela, com seus contratos, mas Homura acaba percebendo que o fato de Madoka se transformar em uma Garota Mágica era o que lhe condenava a morte, e passa a tentar impedir que Madoka assinasse o contrato.


Ela passou por 5 Realidades.


Na primeira, ela quase foi morta por uma Bruxa, sendo atraída para seu covil, mas Madoka e Mami a salvaram, revelando a existência das Garotas Mágicas. Elas se tornaram amigas, e ela esteve presente em suas batalhas, até chegar a luta contra a Maior Bruxa de Todas, onde Madoka morre. Ela faz seu desejo para Kyubey, e volta no tempo.




Na segunda, ela se apresenta pra Madoka já na escola, diz que também é uma Garota Mágica e forma um grupo com ela. Porém, ela não tinha completo domínio de seus poderes, não sabendo quais as vantagens do poder de manipular o tempo, e é treinada por Madoka e Mami. Ela aprende que o uso de Explosivos era bem útil, onde ela podia parar o tempo, colocar os explosivos na Bruxa, correr pra longe e fazer o tempo voltar ao normal, explodindo tudo. Nessa realidade Madoka sobrevive a batalha contra a Maior Bruxa de Todas, mas sua Alma enfraquece e escurece por completo, fazendo com que ela se tornasse uma Bruxa ainda mais forte que a anterior, daí Homura volta no tempo.




Na terceira, ela se junta com o grupo de Garotas Mágicas, e conta pra elas as verdades por trás de Kyubey, porém elas não dão importância, e uma Garota Mágica nova, Sayaka, chega a criticar as habilidades de Homura por ela usar explosivos, e pôr em risco ela (que usava armas de curto-alcance). Homura aprende a usar Armas de Fogo então, junto com Explosivos, invocando de seu escudo. Mas, Sayaka acaba virando uma Bruxa (o que é seu destino) e após uma luta, com todas as Garotas Mágicas, Mami (falarei dela mais tarde) mata Kyoko (também falarei dela mais tarde) atirando em sua Joia, pois não queria que mais ninguém virasse Bruxa. Madoka a mata antes dela matar Homura e ambas lutam contra a Maior Bruxa de Todas e vencem, ficando enfraquecidas e corrompendo suas almas, tais quais escurecem. Madoka usa sua última Semente do Rancor na Joia de Homura, salvando sua vida, e pede pra que ela destrua sua alma antes dela virar uma Bruxa, isso causa a morte dela, e Homura volta no tempo.




Na quarta, ela impede que Madoka vire uma Garota Mágica, matando Kyubey antes dele fazer o contrato com ela, e então, ela se responsabiliza em matar todas as Bruxas sozinha, e lutar contra a Maior Bruxa de Todas sozinha, mas, no final, ela não consegue vencer, e Madoka faz o contrato para ganhar poder suficiente pra derrotar a Maior Bruxa de Todas. Ela vence com um único disparo, mas tem sua joia completamente escurecida pelo grande uso de Magia, e ao vencer, se transforma em uma Bruxa extremamente poderosa, tal qual arrasa com o mundo inteiro. Com isso, Homura volta no tempo.




Na quinta, ocorre a história.




Homura decide evitar que Madoka se transforme em uma Garota Mágica de qualquer forma, e dessa vez não fica ao lado das demais Garotas Mágicas. Ela apenas tenta evitar que Madoka se transforme e ponto. Ela não conta nada pra ninguém para não gerar desespero (como ocorreu com Mami) nem compartilha suas batalhas com ninguém.

Sayaka




A melhor amiga de Madoka na 5° Realidade de Homura, ela e Madoka descobrem sobre a existência das Garotas Mágicas por causa de Homura perseguindo Kyubey. Homura tenta mata-lo, e ele pede ajuda telepaticamente para Madoka, que o salva, e com isso acaba com as chances de Homura impedir que Madoka sequer conhecesse a existência das Garotas Magicas. Em seguida, uma Bruxa aparece, colocando Sayaka e Madoka em risco, até que Mami aparece e as salva.




Sayaka tinha um amigo de infância por quem era apaixonada, que estava internado após um acidente. Ele era músico, violinista, mas havia perdido os movimentos da mão esquerda e das pernas. 


Ela fazia questão de visita-lo e levar músicas pra ele, o que ele mesmo diz ser uma tortura afinal, ele jamais poderia tocar novamente a menos que um milagre acontecesse, e ouvir músicas era ruim e agonizante. Sayaka usa seu desejo então, para curar a mão de seu amigo, e com isso, sua alma desenvolve a habilidade de manejar Espadas com maestria, e curar seu corpo rapidamente.




Ela decide lutar pelo mesmo propósito de Mami (após ela morrer) que seria proteger a humanidade das Bruxas.


Só que as coisas terminam mal para Sayaka, pois uma de suas amigas (também amiga de Madoka, tal qual ambas salvam de uma Bruxa) também era apaixonada pelo cara, e ela pede ele em namoro. Sayaka fica louca, desesperada, irritada, constrangida, e tudo isso consome sua alma, fazendo inclusive com que ela matasse pessoas (dois caras no metrô, que falavam mal das mulheres). Isso faz com que sua Alma se convertesse em uma Bruxa.




Sayaka havia criado uma rivalidade contra uma outra Garota Mágica que havia surgido, chamada Kyoko. 




Ambas até lutaram até a morte, mas Homura separou ambas (para que Madoka não fizesse um pacto com Kyubey para fazê-lo). Kyoko tinha outros ideais, que iam contra os de Sayaka, mas durante outra luta entre ambas, Madoka pega a Joia da Alma de Sayaka e arremessa em um caminhão, que leva ela pra longe. 


É ai que elas descobrem que Garotas Mágicas não passavam de corpos manipulados pelas Joias da Alma, pois o corpo de Sayaka cai morto, até que Homura busca a Joia e devolve para o corpo, fazendo com que Sayaka acordasse. Isso contribuiu na insanidade de Sayaka, que passou a se considerar um "zumbi", incompleta a insuficiente para seu amigo como "parceira", algo que também influencia em seu desespero.

Mami




Essa é a tutora de Madoka e Sayaka, tal qual salva a vida delas e as ensina tudo o que sabe sobre Garotas Mágicas. Ela e Kyubey, levam elas em suas caçadas e aventuras, mesmo sem terem poderes, e Kyubey até disponibiliza seu poder de comunicação telepática para que elas conversassem entre si, mesmo estando longe.




Mami é forte, hábil, e tem como poder a maestria com Armas de Fogo e a capacidade de invocar ilimitados Rifles Estilizados, com munição única. Seu desejo para Kyubey não fica tão claro, pois ela não chega a revela-lo, apenas tem um flashback, e nele, ela estava presa em um carro amassado, sugerindo que ela havia sofrido um acidente de carro. 


Ela diz que não teve escolha quanto ao seu desejo, pois foi a unica forma de continuar viva, e afirma que Madoka e Sayaka tem sorte de poderem escolher. Isso indica que talvez, sua habilidade de invocar armas seja uma personificação do desejo de "Sobreviver". Ela também tinha o poder de modificar armas com magia (algo que ela faz com um bastão de beisebol que Sayaka leva) e invocar Laços-Armadilha, que eram capazes de enrolar e prender qualquer coisa.




Mami mostra apenas o lado bom de ser uma Garota Mágica, e quase convence Madoka de se tornar uma (o que deixa Kyubey bem alegre e esperançoso, mesmo que ele não seja capaz de ter ou entender sentimentos e emoções humanas, considerando isso uma doença mental), mas ela vacila, e morre na frente de suas amigas. (esse é o momento que a história muda, pois até então era bem fofinho, só meio estranho pela forma como as bruxas surgiam)




Na 3° Realidade de Homura, Mami enlouqueceu quando viu no que Sayaka havia se tornado, e matou a sangue frio Kyoko. Ela quase matou Homura também, prendendo ela em sua corda de seda/cabelo/laços/seilaoqueera. Mas Madoka estourou sua Joia da Alma com uma flecha de energia.




Na 5° Realidade de Homura, Mami também prende ela, mas isso só causa sua morte pois Homura é impossibilitada de ajuda-la.



Kyoko




A última Garota Mágica, Kyoko surge depois que Mami morre, para dominar a região em que ela caçava Bruxas, mas, Sayaka já havia se tornado uma Garota Mágica, assumindo aquela região como sua. Isso cria uma rivalidade entre ambas, e uma inimizade, onde Kyoko diz que a melhor forma de lidar com Bruxas é deixa-las nascerem, enquanto Sayaka quer destruí-las antes mesmo disso acontecer.




Bem, apesar da rivalidade, e das brigas, Kyoko tenta convencer Sayaka de que "ajudar as outras pessoas" não é uma boa ideia. Ela revela por exemplo, o que levou ela a se tornar uma Garota Mágica. Ela conta que desejou que seu religioso pai ganhasse seguidores e fieis, para que ela nunca mais passasse fome.




O pai dela tinha uma igreja, mas começou a pregar a palavra de uma forma diferente, e passar ideias que apesar de corretas, não estavam na bíblia. Isso fez com que ele fosse expulso da Igreja, e se convertesse num tipo de andarilho, junto com suas filhas. Eles chegaram a passar fome, até que Kyubey apareceu oferendo seu contrato à Kyoko. Ela desejou que as pessoas escutassem a palavra de seu pai e que a mesma atraísse as pessoas. Logo, sua alma extraída deu vida a esse desejo, e multidões passaram a escutar seu pai. Só que, com o tempo, Kyoko revelou seu segredo pra seu pai, que a considerou uma bruxa, que havia lançado magia nas pessoas para seguirem ele. Atormentado, ele provocou a morte de toda sua família e si mesmo, deixando Kyoko sozinha no mundo.




Claro que a história verdadeira provavelmente não é essa, afinal cada um conta aquilo que quer contar, mas se o desejo dela realmente foi "atrair o público", isso contribuiu em sua Magia, que consistia em usar uma Lança capaz de se dividir em partes menores, como um Muchacho, e criar Grades/Prisões de Energia (Puxar e Prender, bem como seu desejo, eram as funções básicas de seus poderes). 


Ela também tem uma fome infinita, e sempre aparece comendo algo (só aparece comendo algo, apesar de não engordar).




Kyoko tenta salvar Sayaka, mesmo elas sendo inimigas, pois de alguma forma a inimizade delas havia se convertido em amizade. Ela até leva Madoka para tentar conversar com a Bruxa de Sayaka, e quem sabe até traze-la a sua forma real (coisa que jamais havia ocorrido, mas Kyubey da falsas esperanças para Kyoko, dizendo que tudo era possível, apesar de improvável). Só que com Madoka em risco, Kyoko a protege com sua vida e acaba se sacrificando para derrotar Sayaka. Ela destrói sua Joia para não virar uma Bruxa, enquanto destrói a Bruxa de Sayaka, ao mesmo tempo com um poderoso ataque final.





E agora... o fim...

Bem, quando na 5° realidade de Homura, só sobra ela e Madoka, Homura se prepara para a chegada da Bruxa Mais Poderosa de Todas, e pede para que Madoka fique com sua família (mãe, pai e irmão) num abrigo improvisado para os moradores da região.




As Bruxas não podiam ser vistas, mas dependendo do poder delas, elas não criavam os labirintos, mas sim verdadeiros desastres naturais. No caso dessa, era um Tornado enorme.




Bem, Homura prepara seu campo de batalha e... o texto vai mudar de cor.




Homura prepara um verdadeiro arsenal no local onde a Bruxa surgiria. Ela sabia onde era e o momento, pois já havia encontrado ela outras 4 vezes em outras realidades.




Ela prepara de tudo, desde canhões até lança mísseis e apela bonito pra poderosa Bruxa... só que nada funciona, nada é efetivo, e a Bruxa ataca com toda força.




Pra piorar, ela vai em direção ao Abrigo em que Madoka e sua família estava...


Homura se desespera, e tenta deter a Bruxa com suas próprias mãos, só que ela é esmagada por destroços e fica presa. Ela estava cansada de viajar no tempo, e sabia que se viajasse de novo iria passar por tudo aquilo outra vez. O desespero substitui a esperança em sua alma e sua joia começa a escurecer...




É ai que Madoka aparece, e diz pra ela não se preocupar, pois ela já sabe o que quer desejar. Ela pede pra Homura confiar nela, e chama Kyubey para se tornar uma Garota Mágica.




Seu desejo: "Quero impedir que todas as Garotas Mágicas, do passado, presente ou futuro, se transformem em Bruxas, com minhas próprias mãos.".




Apesar de ser um desejo extremamente complexo e poderoso, capaz de reescrever toda a realidade, Madoka já estava tão importante e centralizada pelo universo, devido as várias viagens de Homura, que o desejo se torna real, e sua Joia se transforma em um Arco, e em várias outras Madokas, espalhadas pelo Tempo e Espaço.




Madoka viaja pela realidade, e testemunha todas as Garotas Mágicas em seus últimos momentos, com suas Joias da Alma quase totalmente escurecidas, e absorve essas joias, tomando todo o mal para si e permitindo que as Garotas Mágicas morressem, com sua esperança ainda viva, ao invés de se transformarem em Bruxas.




Isso faz com que ela se torne infinitamente grandiosa e poderosa, e sua Joia da Alma escurece rapidamente, devido toda a energia negativa que ela sugou de todas as outras realidades. Ela se transforma numa Bruxa maior que o próprio planeta, extremamente e absurdamente poderosa, e apenas Homura e Kyubey, por estarem fora dessa realidade, são capazes de testemunhar o caos gerado por Madoka.




Mas, Madoka surge para si mesma, pois seu desejo era acabar com todas as Bruxas, e ela mesma absorve seu próprio mal. Isso sim causa um paradoxo, e todo o universo é apagado, e reiniciado.




Madoka havia se convertido em uma deusa, e havia reescrito o universo, como universo onde Bruxas não existiam, muito menos ela. Apenas Homura poderia saber e lembrar da existência de Madoka, pois somente Homura conseguia viajar pelo tempo, e tinha poderes capazes de testemunhar o reinicio do universo. Nem mesmo Kyubey tinha tal poder.




Homura e Madoka conversam, e Madoka se despede, porém diz que ela ainda existirá, em todo lugar, em todo o tempo.




E assim, a história termina, com Homura lembrando de Madoka, usando o laço vermelho que ela usava. Ela também chega a encontrar a família de Madoka, onde seu irmão parecia lembrar dela (tal qual era apenas um bebê).




No fim, Homura e Kyubey conversam sobre essa outra realidade, onde existiam Bruxas, e Kyubey diz que caso algo assim existisse mesmo, mudaria todo o processo que sua raça conhecia para gerar e obter energia.




No novo universo que Madoka havia criado, um outro mal existia, o dos Fantasmas do Desespero, que seriam simples fantasmas nascidos do rancor das pessoas, bem mais fáceis de derrotar, e que geravam mais fragmentos de desespero, um substituto para as Sementes de Rancor.




As Garotas Mágicas ainda existiam, e Homura havia trocado seu poder para um Arco de Energia, bem como o de Madoka, e Asas de Energia.




Mais uma vez, o Arco simbolizaria a história, agora girando em torno de Homura.




Fim 

Durante a edição do texto, eu pesquisei um pouco sobre Madoka Magica e descobri que há uma série de produtos que usam esse título, como uma penca de Spin-offs, Filmes, Mangás, Novel e até Jogos. Isso foi bom, pois encontrei coisas como "As Runas" e cartas com as diferentes Bruxas, não apenas as que aparecem no Anime, mas que aparecem em outras produções também... inclusive tem Bruxas que surgiram de cada uma das Garotas Magicas do anime (não faço ideia de como, e nem me interesso em saber pois a história do Anime termina de uma forma digna, e até onde sei, sempre que tentam continuar algo que já foi encerrado, fica zoado). 

Caso esteja curioso, o link é esse: http://wiki.puella-magi.net/

Tenho uma observação a fazer sobre as Bruxas: Quando elas surgem é uma doidera. Tem seus servos, que são "fragmentos" delas, e também um monte de imagens e distorções. Em alguns casos até a arte muda, onde as personagens são desenhadas de outra forma.




Cada Bruxa tem uma realidade própria, pra onde arrasta suas vítimas.

Não é explicado de uma forma direta o porquê dessa loucura toda, apenas é mencionado o quanto é assustador. Só que, quando Sayaka vira uma Bruxa, já é possível entender o que tudo aquilo significa. 

A teoria é simples:

Uma Garota Mágica nasce de um Desejo Realizado. Seus poderes são inclusive baseados nesse mesmo desejo, resultando em Armas e Magias que tenham algum tipo de vinculo ou relação com o tal desejo. 

Bruxas por outro lado, nascem do Desespero de uma Garota Mágica, mas não apenas isso. Elas se formam com base em todos os Sonhos e Desejos Não Realizados. Toda e qualquer vontade que ficou perdida ou esquecida, retorna e ganha forma no mundo da Bruxa, em seu Labirinto, em sua Realidade.

Então, toda aquela doidera que aparece, todos os monstros e imagens grotescas são a personificação dos desejos perdidos das Garotas Mágicas. Não fica tão simples, mas um pouco mais fácil de entender os rabiscos e desenhos confusos e até macabros que surgem, bem como a forma das Bruxas. 

E bem... é isso.

Espero que tenha curtido. Sei que ficou curto, mas foi o que consegui digitar. Espero que a próxima análise faça jus a sua espera! 

Até a próxima!

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Belo post sr Morte ,mtava pensando em te recomendar dois animes : Hokuto no ken e elfen lied, acho que você não gostara muito do primeiro, acho que não faz o seu estilo, mas do segundo acho que gostara mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sr Tuth... Hokuto no Ken... eu sei não, vou dar uma busca, quem sabe eu goste... agora... você falou Elfen Lied?! Creio eu que minha paixão por ruivas nasceu por causa da Lucy/Nyu! Mano... será uma honra falar de Elfen Lied... mas ainda estou me adaptando a analise de animes... fiz de alguns poucos 2 ou 3... mas será uma honra (pois farei questão de analisar! E quem sabe eu descubra, em uma analise minuciosa, o que realmente ocorreu com ela no final... vai que eu encontro alguma pista, tipo aquela sobre a provável ordem acronológica dos eventos finais... onde a perda do chifre dela aparentemente ocorreu antes dela ter a conversa na escada, afinal não aparecem chifres naquele momento... maaaano... boa parte dos meus desenhos tem o dedo de Elfen Lied!... odeio quando eu estico de mais os parenteses kkk)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Desculpe por ter apagado o comentario, o que estava querendo falar era que eu conheço outro blogueiro que também ama ruivas, na verdade foi lá onde descobri hokuto no ken e elfen lied

      Excluir
    4. Heh, eu sou fascinado por ruivas... normalmente fico louco quando perto de uma... enfim, falarei de Elfen Lied! Mas agora vou curtir meu master PC... nunca tive uma maquina tão top assim.

      Excluir
    5. MASTER RACE!!!MASTER RACE!!!MASTER RACE!!!!!






      Não resisti :p

      Excluir
    6. hahaha... segunda pessoa que me diz isso... eu to com medo de dar tela azul na minha maquina. Eu mesmo montei ela, por isso sei que a falta de formatação pode ser comprometedora para a configuração atual. mas vou jogar... jogar muito até descobrir se vai corromper ou não rs.

      Excluir
  2. Um review de anime? Pow curti em!!! Tem um nome comum pra esse estilo de Anime/Manga chmado mahou shoujo (magia p/ meninas)...
    Mas fando de animes tem dois que definitivamente iriam ser fantásticos em seus reviews ... Fate/Stay Night (Bem complexo com suas múltiplas rotas e misturas do universo typemoon) e SAO (sword art online ... historia bem complexa e cheio de curiosidades)

    E é isso ae, muito bom escrever sobre temas diferents!!! Ainda bem que até a morte muda kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sr Rui, agora a coisa ta ficando daora! Meus temas tão expandindo!

      Bem, Fate/Stay Night não conheço mas logo vou dar uma olhada, sobre SAO... rs... será um prazer falar sobre ele! Alias, já são dois animes tops que me pediram pra falar e eu realmente tenho muito pra falar: SAO e Elfen Lied. Agora vou entrar no universo dos animes e compartilhar minhas ideias sobre eles também, minhas interpretações e até suposições e teorias...

      O único e infeliz problema é que ta me faltando tempo. Atualmente, estou empregado... isso é muito bom mas, eu fico sem muito tempo pra me dedicar aos meus textos, e mesmo que eu tire por exemplo, o fim de semana pra escrever, eu fico cansado... Só que eu tenho uma meta a cumprir: Considerando a semana natalina, onde terei uma folga, eu quero, eu vou, eu farei o impossível, pra escrever e postar sobre "Alan Wake", "Tomb Raider", "Remember Me", "Elfen Lied" e "Sword Art Online".

      Eu tenho esse objetivo, e quero fazer tudo isso até no máximo, dia 31 de Dezembro de 2015. Vai ser minha saidera pra esse ano. Serão 5 análises, 4 delas bem grandes, então tipo, eu pretendo me dedicar ao máximo, fazendo uma analise completa por dia.

      Quero fazer isso para atestar minha capacidade, pois em 2016 irei pegar pesado com as análises. Agora que tenho um pc monstro, e acesso a todos os consoles da nova geração (exceto o Wii-U, algo que também vai mudar em 2016), irei me dedicar completamente aos textos e aos estudos.

      Vai ser bem loko... mas valerá muito a pena, eu sei disso, pois quando leio comentários como o seu, eu fico completamente animado! E sei, que por mais simples que meu trabalho seja, eu vejo utilidade, e vejo que os outros também veem.

      Bem, é isso. Obrigado sr!!! E pode ter certeza, irei checar o Fate/Stay Night e analisarei sim o SAO... eu já tava amadurecendo essa ideia faz um tempo. Agora que tenho acesso ao Netflix e Crunchyroll, posso pegar ótimas imagens!

      Excluir
    2. Sr. Morte, essas suas próximas analises serão deveras de interessantes!!! (Principalmente esse resete do Tomb Raider e os animes Elfen Lied (nefastamente perfeito) e o SAO

      Sinceramente estou torcendo muito que vc faça escreva sobre o SAO na mesma forma que vc escreve sobre a serie mega man X!!! Com teorias suspeitas e fato de sua opinião pessoal!!!

      Roendo as unha e no aguardo!!! rss

      PS.: Se precisar de alguma coisa sobre praticamente qualquer anime/manga pode falar comigo ...

      PS2.: Se tiver um tempinho da uma olhada nesse Manhwa(Manga Coreano) chamado Tower of God https://mangasproject.zlx.com.br/Online/towerofgodseason1-capitulo-0/63103-kyodai-scans#/!page0 e diga sua sincera opinião

      Excluir
    3. Acredite, eu pesquisei muito depois de assistir SAO... sei o suficiente pra fazer algo no mesmo nivel, e creio que até superior, ao que fiz com Mega Man. (Dessa vez terei muito mais embasamento).

      O meu unico problema é tempo, mas como já disse, em breve terei esse tal tempo... chegando folga natalina e férias... férias... 30 dias só pra digitar!

      Bem, agradeço pela disponibilidade, e pode crer que qualquer coisa irei convoca-lo para me dar uma mão...

      Tower of God... não lerei agora pois estou testando Assassin's Creed... eu peguei a coleção inteira e to vidrado nele... meu pc aguenta até o Unity man... eu to muito brizado rs... enfim, no fds lerei.

      Hei sr, como sempre: Obrigado.

      Excluir
  3. Agora me lembrei de um anime ue provavelmente você vá gostar: Devilman.
    Mas cuidadado para não acabar assistindo o anime tosco dos anos 70, ele não tem nada a ver com o manga original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei isso, mas calma sr! Recentemente tive uma péssima experiencia com minha maquina... estava eu todo serelepe pelo pc gamer que eu mesmo montei, até que em um fatídico dia, ao voltar do trabalho, encontrei o mesmo completamente ferrado. A Memória do PC, junto com todos os aplicativos e programas de inicialização do Windows 7 estavam corrompidos. Ralei muito pra consertar ele, e ainda estou fazendo testes pra ter certeza que nenhuma peça foi danificada. Sou tão bom com Hardware quanto Software então, to bem apreensivo.

      Disse tudo isso pois não sei bem quando poderei me dedicar de fato aos meus textos... mas ainda estou com meu objetivo no topo da lista de prioridades! 5 Análises, duas AnimesMorte e três AnalisesMorte, tudo antes do Natal! E ainda vou fazer um desenho natalino e de fim de ano, como fiz ano passado!

      Se eu conseguir preparar tudo isso, sem duvida alguma ire provar meu potencial.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)