O Filme Animado de Hoje: Rio 2

Normalmente só busco falar de filmes found... mas.... acho uma boa fazer uma leve crítica dessa... coisa.

Já começo dizendo que odiei o filme Rio.

Sou brasileiro, invejoso e contra um monte de coisas brazukas... dentre elas o carnaval e o samba, e a animação Rio fala explicitamente disso, como se essas duas coisas fossem a maior e mais importante característica brasileira... e de certa forma é... mas eu não gosto disso, porque sou chato.

Mas, mesmo achando a temática de Rio interessante, eu não gostei do filme e pronto. Não gosto de carnaval... e ver um filme sobre uma ave que não sabe voar se aventurando pelo carnaval como se isso fosse a coisa mais natural do mundo, nem...


Mas não é do Rio que quero falar. É do Rio 2 (Dois) que é uma continuação do Rio (sem complemento, porque é o Um)



A primeira coisa que se pensa ao falar de um filme que é continuação de outro é o nome.


Os animadores fazem uma bobagem pra facilitar divulgação, que na boa, já ta passada e dificilmente funciona, e quando funciona, só denigre a imagem da continuação em si, tirando sua "originalidade" tornando-a somente mais um filme daquele filme que foi... mais ou menos. 

O que to dizendo? Para e pensa:

Era do Gelo : Fala sobre um bando "diferente" de animais em meio a Era do Gelo, lutando para salvar a vida de um ser que vai totalmente contra os padrões da realidade do momento.

Era do Gelo 2 (The Meltdown) : Fala sobre o mesmo grupo do filme anterior, lutando pra fugir de uma crise gerada pelo inicio do fim da Era do Gelo.

Era do Gelo 3 (Down of the Dinossaurs) : Fala do mesmo grupo de animaizinhos pré-históricos do filme anterior, lutando pra sobreviver num mundo pré Era do Gelo, escondido abaixo do mundo que está passando pela fase pós Era do Gelo.

Era do Gelo 4 (Continental Drift) : Fala da mesma bost4 do grupo de bichos idiotas lutando para sobreviver no mundo pós Era do Gelo, com direito a colonização de regiões tropicais!

E agora entendeu? Não? Ta, mais uma então:

Madagascar : Fala de um grupo de animais criados em cativeiro, que decidem buscar por suas raízes, fugindo para um local chamado Madagascar, onde aprendem a sobreviver de forma mais... natural.

Madagascar 2 (Escape "Two" Africa) : Fala do mesmo grupo de animais do filme anterior, tentando voltar pro cativeiro de onde saíram, porém voltando para o local de origem de suas respectivas raças, a Africa.

Madagascar 3 (Europe's Most Wanted) : Fala da mesma bost4 de animais do filme anterior que decidem tentar sair da Africa onde tinham descoberto a melhor forma de viver sem qualquer explicação e voltar para o local onde viviam em cativeiro porém se misturam a uma trupe de Circo que faz turnê por toda a Europa e falei sem vírgula mesmo só pra deixar você com raivinha.

E agora? Entendeu ou não?! Não??? Então bora pra mais uma:

Kung Fuu Panda, Kung Fu Panda 2, Shrek, Shrek 2, Shrek 3, Shrek 4, Meu Malvado Favorito, Meu Malvado Favorito 2, Os Incríveis, Os Incríveis 2, Procurando Nemo, Procurando Nemo 2, Toy Story, Toy Story 2, Toy Story 3, Alvin e os Esquilos, Alvin e os esquilos 2, Alvin e os Esquilos 3, Carros, Carros 2, 3 , 4 , 2 , 3 , 2, 2,3,2,2,342234232322!@$##!@#%FILHO DA!@#$@#!!!!

Tendeu agora? Espero que sim, porque já ta muito chato isso aqui.

Poucos são os filmes que se arriscam em serem re-intitulados e vivem à sombra dos filmes anteriores.

Continuação ou não, realmente é necessário colocar o nome original a frente? Tipo, alguém que gostou do filme anterior não vai perceber a repetição de personagens? Não vai reconhecer a história? Não vai sentir nostalgia??? Tipo, é necessário mesmo colocar um número pra indicar que é sequência?

Boa parte das animações falham bonito nisso. O título as vezes nem faz sentido, alias, na maioria da vezes perde totalmente o sentido: Madagascar se passa em Madagascar, Madagascar 2 se passa na África e Madagascar 3 se passa na Europa... então porque essa pora se chama Madagascar? "Por que é continuação do Madagascar seu filho da p..." 

Nem da pra perceber que é continuação né? Nem são os mesmos animas e personagens de antes nessa bost4... 

Se fosse uma vez ou outra, até daria pra entender mas... virou padrão no mundo das animaçõezinhas!

E isso é tão chato, pois o filme perde a originalidade, se vendendo apenas como mais um do mesmo, quando na real isso não é uma verdade.

Todas as animações citadas são boas, engraçadas, bem feitas, tem bom enredo... mas o pecado mora no fato de serem vendidas como apenas a sombra do primeiro filme... o que torna eles ruins, mesmo sendo boas!

Toy Story é um exemplo de filme que o título faz sentido ser duplicado. A história foi repartida em três num formado quase nostradâmico. Mas ainda assim, repetir título porque é continuação é tão... feio.

As críticas desse tipo de filme se resumem ao seguinte: É bom, mas não é tão bom quanto (original).

Custa tentar mostrar o trabalho original, mesmo se for com a mesma coisa? 

Enfim, era sobre o que que eu queria falar mesmo? Ah ta...  

Rio 2 : Fala sobre o mesmo grupo de animais do filme anterior, se aventurando pela Amazônia.

... Viu?!

Cara, isso é tão podre... custa por a droga de um título novo pra essa bost4? Que é continuação a gente sabe, sempre sabe, porque os personagens são os mesmos... então porque ó deus da animação, porque fizeste deles tão ignorantes?!

Não é Rio 2 pora! É Amazônia! Ou melhor... é Passarinho!!!!! CUSTA POR UM NOME DECENTE?

Esse desespero pela fama do que já foi é tão zoado... é triste... decepcionante.

Acredite se quiser, eu gostei de Rio 2.

Não sei se foi pela companhia do momento, que já seria suficiente pra me fazer adorar qualquer porcaria que aparecesse na tela, mas eu adorei o filme, de verdade.

Achei a temática superficial ultrapassada, mas a mensagem do filme é bem mais séria, objetiva e importante que a do anterior. 

O filme ensina coisas que de fato fazem parte da cultura brasileira, e acredite se quiser, é um filme melhor e bem mais profundo que o anterior.

Rio 2 não tem nada em comum com Rio. Nada, nem mesmo as personagens!

A história se resume aos mesmos animais do filme anterior, se aventurando pela amazônia, mas os detalhes são tão diferentes e mais... importantes... que tornam ele uma animação bem mais inteligente que muita animaçãozinha pelos cinemas a fora.

Mas antes de falar bem... bora rebaixar essa joça!

Rio 2 tem trilha sonora brasileira... só que não.

Você, sendo criança ou não, precisa ler as legendas pra entender a letra da música popular brasileira!!! Eeeeh!!! Cara, os nego "pulando" carnaval ouvindo música gringa, saca, com letra em inglês... até o acompanhamento das personagens na trilha sonora, onde eles cantam junto com a letra da música de abertura, fica meio confusa. 

Na real, eu curti ambas. Todo mundo no cinema curtiu... mas que ficou estranho ficou. 

Esse é o único ponto ruim que posso citar... ah não, tem outro:

Melodramaturgia.

Eu odeio o pássaro azul... me senti um brutamontes insensível perto dele. Ele é fofo de mais, hiper romântico... então... eu quase me apaixonei por ele.

Mas é isso... os pontos negativos são esses. 

Sobre o que é bom... vou tentar resumir, porque o texto ta começando a ficar grande e como não vou postar imagens, não da pra exagerar =/

Rio 2 conta várias realidades diferentes, não somente do Brasil, mas da vida em si.

Vou por partes:

No inicio, aprendemos o quão lindo é o amor entre duas aves que deixam os filhos com estranhos babadores pra k7 só pra curtir quem? O CARNAVAL!!! (e dar uns pegas, porque ta ligado como funúncia o carnaval né??? Né?!?!?!)

Em seguida conhecemos o valor da família brasileira, onde vemos que, não importa a merd4 que ocorra, tipo o pai explodir no ar, todos sorriem e curtem o lado bão da vida.

Depois, vemos algo bem comum, onde, não importa quanta beleza há ao nosso redor, nós nos limitamos ao que é mais fácil e simples, evitando os prazeres da vida! (Cara, fui eu quem disse isso... há! há! há!... que bost4)

Vemos que, mesmo nos locais mais perigosos e desconhecidos, sempre é possível encontrar aqueles que amamos.

Encontramos dentro da rivalidade, o companheirismo e a amizade, onde não importa o quão nojento aquele maldito pássaro hiper afinado e destruidor de lares é, nada disso servirá para afastar o que é mais importante: O amor.

(Aff... meu cérebro ta dando nó já... amor amor e amor... aaaaaaaaaah)

Aprendemos que lembrar o nome de alguém pode ser fácil ou difícil, e o fato da pessoa gostar ou não de você influência nisso, porém... o fato de alguém se lembrar de seu nome não significa muito, pois um nome é somente um nome, e a cor azul em inglês é uma bost4.

Aprendemos que por mais venenoso que o amor possa ser, no final você será arrastado para o mato e devorado por um sapo.

Vemos que, por mais diferentes que os seres possam ser, todos podem se unir para lutar pelo que acreditam, e cooperar em prol de todos.

E o melhor de tudo, dentre várias outras coisas que eu não citei, e nem citarei porque to cansado de digitar já:

O desmatamento mata passarinhos azuis e vermelhos, e isso não é legal.

Entendeu? Tipo... o filme é pra criança e as mensagens são para adultos. Crianças encontram em Rio 2, além da diversão e entretenimento clássicos de qualquer desenho, valores importantes e profundos que, querendo ou não, fazem parte da nossa realidade, da realidade de quem? Do Brasil!!!

Gostei do filme, gostei da história... aliás, gostei da manjada técnica dos caras contarem a mesma história do filme anterior, por outro angulo: Um pássaro que não sabe voar superando suas próprias necessidades.

Mas o que eu mais gostei foi o fato de ver meu filho, curtir o filme até os último segundos. Ele adorou o filme do Passarinho, e eu adorei ter visto ele adorar o que eu também adorei. E de quebra... a mãe dele me deu comida na boca então, pra mim, zerei a vida... ao menos ontem xD.

Seja pra crianças, seja pra adultos, Rio 2 ta de parabéns pois consegue ensinar os valores da vida... ou ao menos mostra-los.

Vale a pena assistir, é uma ótima animação, e apesar do nome, ela vai muito além do seu antecessor. 

É isso, se gostou ou não, ta.






Postar um comentário

12 Comentários

  1. Respostas
    1. Heh, boas memórias... Obrigado pela leitura srta Lockhart.

      Excluir
  2. Legal.......bem louco, empolgante....
    Bem legal o filme, nunca demonstrei interesse nesta animação por que....ela literalmente pega a visão norte americana do Brasil e transforma isso no principal elemento da trama.
    O senhor se demonstrou muito estressado na parte das continuações rsrs
    Mas realmente....é bem chato isso que ocorre.
    Mano, você tem FILHO?!!!!("""""caralho muleque, se leu a porra do texto hoje e já esqueceu a caceta da informação porra! Pulta que pariu....CARALHO ARTHUR!!!"""")
    Eu não lembrava....mas o senhor disse que está sozinho então......................
    Mas eu poderia saber o nome dele?
    Por favorzinho?
    (‐^▽^‐)
    ("""Hmmmmm....esse gritinho significa!"""”)
    rsrs
    Enfim....eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um filme... hm.

      Não tenho filho...

      Foi... uma situação complicada... não sei se cheguei a relatar aqui, acho que não... mas no final, a mãe dele disse que jamais foi meu filho, e que só servi aos propósitos dela. Ela partiu e levou ele junto, se casou com outro cara, teve outro filho, e ta vivendo feliz por todo o sempre.

      Excluir
  3. Uau......que coisa cara.....
    Aliás....isso tá parecendo novela mexicana rsrs
    Mas não acho que uma pessoa capaz de realizar tal ação esteja vivendo feliz por todo o sempre.....
    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que está... ela não era má, apenas fez escolhas que foram pro bem dela e da vida dela... quem sou eu na fila do pão, meu jovem Sr Wilson.

      A vida nos ensina que, certas pessoas, por mais importantes que sejam, por mais bondosas, empáticas, simpáticas, benevolentes, e admiráveis que sejam, conseguem arruinar nossos sonhos, destroçar nossos objetivos, trucidar nossos espíritos e esquartejar nossas ambições. No fim, vivemos pra aprender a sofrer e resistir ao sofrimento.

      Excluir
  4. Caramba...isso foi.....
    Bonito.
    Mas quem é você???????????
    Eu te responderia....porém não o conheço pessoalmente, o que não passaria credibilidade aos meus argumentos.
    Mas quem é você?
    Resposta difícil.....todos nós somos importantes para alguém....todos....essa pessoa que sempre se importou conosco pode trabalhar com você, pode morar ao seu lado, ou.... você ainda não a conheceu....
    Se ainda não conheceu, cabe a você, compreender melhor ela, pois essa pessoa é quem merece seu respeito, e atenção.

    (""""O Senhor Wilson! Que que tu tá escrevendo aí meu?! Virou discurso motivacional agora?! Vai trabaia muleki!""""")
    Meu Deus o que eu tô escrevendo.....
    Sla, eu só sei que.....
    Eu vou parar por aqui, e....
    See yah!

    ResponderExcluir
  5. Respostas

    1. Não, sério, se foi. Achei bem legal e profundo o que tu disse... Wilson é cultura.

      Excluir
    2. Então esse não sou eu rsrs (pelo menos não na internet kk)

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)