AnáliseMorte: Silent Hill 1 - Tudo o que você precisa saber sobre SH1

Com muita ansiedade e empolgação, começo essa análise, sobre um dos jogos mais perturbadores que já tive o prazer de jogar.


Silent Hill é um jogo de Survival Horror, feito em 1999 pela Konami e distribuído para PlayStation. Ele se destacou por levar a sério seu gênero, e não apenas trouxe sustos e um clima de terror, como também oferecia uma história que até os dias atuais ainda é perturbadora o suficiente pra deixar pessoas por horas se perguntando "Por quê?".



Além disso, o jogo envolve um acumulo de coisas estranhas e sem muito sentido, espalhadas pra todo lado, muitas coisas, que levantam dúvidas na mente do jogador e causam o maravilhoso terror psicológico. É possível encontrar seres desfigurados, sem explicação ou significado aparente, além de achar corpos mutilados por toda parte, sangue, sons assustadores, desenhos medonhos, objetos bizarros, mensagens aterrorizantes, mais sangue, e por ai vai.

Eles pelo menos avisam...

O jogador tem um objetivo inicial simples e o mesmo é constantemente desviado, seja para a sobrevivência do personagem, seja por motivos incompreensíveis, o fato é que você acaba conhecendo de mais Silent Hill, chegando ao ponto de se ver totalmente envolvido pela trama, ou simplesmente confuso com o que viu. Isso torna o jogo um grande enigma, que para ser entendido necessita de uma interpretação profunda, sobre tudo que o envolve, antes, durante e depois dele.


Na verdade Silent Hill é uma enorme obra de arte do mundo dos games. Ele deu origem a trama mais psicologicamente perturbadora dos dias atuais, e também intitula uma série polêmica que abusa do terror psicológico, de sons confusos, imagens bizarras e tudo mais que possibilite a tortura da mente de quem joga.

É... eu to aqui introduzindo o game e tudo mais, mas não to indo direto ao ponto. A verdade é que nem sei por onde começar. Esse jogo levanta tantas dúvidas diferentes e é razão de tanto debate, não apenas por ele mas por suas sequências também, que acaba me deixando perdido, sem ideia de como e por onde começar, simples assim.

Então vejamos... antes de tudo, irei dizer como conheci Silent Hill, em seguida falarei o que me levou a ser tão fanático pela trama, contarei como descobri e o que descobri, revelarei minhas descobertas, explicarei as mesmas, direi tudo o que consegui interpretar e como cheguei à tais interpretações. Lembrando que de inicio usarei apenas meu conhecimento pessoal, irei falar com minhas palavras, e em seguida, mais pra frente, irei pesquisar a fundo, com o objetivo de juntar absolutamente o máximo de conteúdo útil e real sobre Silent Hill.

Ah... também já deixo claro que nesse post, nessa análise, irei falar ou tentar falar apenas de Silent Hill 1, o primeiro jogo, e tudo que o envolve. Mas não garanto nada... afinal é muito difícil pra mim, me limitar a apenas um desses maravilhosos jogos.

Eu amo Silent Hill e sua saga, e tenho orgulho em dizer que sei o suficiente para render verdadeiros debates sobre esse assunto, mas tentarei não pular pros demais jogos, que também são muito interessantes e perturbadores. Aproveitando esse aviso, também deixo claro que todo o conteúdo aqui presente pode e com certeza terá um número absurdo de spoilers, informações e curiosidades. Então, por favor, se não quer conhecer a fundo essa aterrorizante trama, nem continue sua leitura. Boa leitura!

Se quiser pular essa parte e ir direto pra análise, só pular o texto azul e ir la pra baixo...

Minha infância foi nintendista. Meu primeiro video game foi o Super Nintendo, que eu usei a estratégia infantil mais manjada de todos os tempos para obter: Eu adoeci! 

Na época, pra conseguir jogos ou eu tinha de procurar feito retardado pra comprar (na real eu choramingava feito louco para que meus pais conseguissem os jogos) ou simplesmente trocava com amigos. O Snes era bem modinha e não era tão difícil achar pessoas com jogos diferentes para compartilhar, só era difícil achar gente confiável pra isso. Lembro que várias vezes eu emprestava jogos em troca de outros e os que eu pegava não funcionavam de forma alguma, e de quebra, tinha gente que simplesmente desaparecia e eu perdia meus jogos para sempre.

De toda forma, nessa mesma época, onde eu ainda não tinha contato algum com a internet, eu particularmente não conhecia nenhum outro videogame. Somente o Super Nintendo mesmo. Não sabia praticamente nada sobre outros jogos e tudo o que eu sabia era, ou contado pelos meus pais, ou visto na televisão, ou contado por amigos da rua ou escola. Um desses amigos me apresentou ao mundo das revistas, e foi por uma delas que tive minha primeira experiência com Silent Hill.

Enquanto lia sobre os diferentes jogos, não apenas do snes como de outros consoles que eu nem sabia que existiam, eu vi uma matéria sobre um jogo de terror. Até então, o único jogo que tinha algum tipo de terror ou violência que eu já tinha visto na vida era Doom Troopers...




que eu lembro ter achado bizarro e assustador de mais, principalmente pelos corpos esquartejados que mesmo depois de decapitados ainda atiravam.




A Nintendo nunca foi de apostar em jogos violentos ou perturbadores, era mais comum encontrar coisas fofinhas e para a família do que coisas violentas, e Doom Troopers rendeu um belo de um susto nos meus pais quando viram o alto teor de violência explícita no mesmo. (pra você ver como era aquela época...) 


Só essa intro já deixava geral meio encabulado...

Nos dias de hoje a gente encontra violência em tudo, até em programas destinados ao público infantil, como o canal Cartoon Network, que é caracterizada pelo alto nível de censura. Poxa... eles chegaram a tirar a cena em que a Buuma atira no Goku no primeiro filme de Dragon Ball, só pela violência...




e inclusive, redublaram o filme do Máskara, só pra deixar menos pesado... 




mas hoje em dia, com os novos títulos da emissora, como Apenas um Show, cenas como essa:  


É do episódio "Dados Felpudos" de Apenas um Show... É difícil acreditar que logo a Cartoon exibiu algo assim...
São comuns de se ver e até engraçadas... os dias atuais tão beeem diferentes.




Enfim, eu vi uma matéria sobre Silent Hill e achei incrível. Tinham fotos e todo uma história confusa que me custou a entender, porém eu nunca tirei isso da cabeça. 


Dai, um dia, ainda criança, eu pedi pra minha mãe comprar uma fita de Silent Hill. (eu era inocente, dê um desconto) Pior que minha mãe foi atrás e demorou anos, mas ela nunca esqueceu e um dia, ela de fato conseguiu a fita de Silent Hill! 

Claro, ela não conseguiu a fita de jogo, mas sim, a fita de vídeo.

Pra quem não sabe, até o final do século XX e inicio do século XXI, as pessoas assistiam filmes em suas casas através de um aparelho medieval chamado "Vídeo Cassete". Nele, uma mídia chamada "Fita de Vídeo" ou "V.H.S" era usada e necessária para que os filmes fossem vistos. Era possível obter essas fitas comprando ou alugando em um antigo e praticamente extinto estabelecimento comercial chamado "Vídeo Locadora". Também era por este mesmo meio que podia-se obter Cartuchos/Fitas de videogame, DVDs e afins.




Sim... o filme de Silent Hill (Terror em Silent Hill) foi lançado em 2006, e sim, eu ainda não tinha um conhecimento avançado sobre os videos games. Eu já tinha um PC, mas eu ainda usava internet discada e estava engatinhando no uso da internet. No dia que minha mãe chegou em casa com uma fita de video de Silent Hill, eu não acreditei. Eu nem lembrava mais do meu pedido a ela, já tava na adolescência e meus maiores interesses eram outros (se é que você me entende). Porém, é claro, eu fui todo animado pra assistir o filme. Até então eu já tinha lido vários artigos e revistas diferentes que mencionavam Silent Hill, seus diferentes jogos e talz, e como eu não tinha muita experiencia com jogos, meu maior conhecimento sobre os games fora da Nintendo era só por esses artigos mesmo. Ao assistir o filme eu já sabia que seria algo no mínimo perturbador, porém eu não esperava tanto.




Após assistir, tanto eu quanto minha mãe ficamos confusos. Principalmente com o final, que não deixa claro absolutamente nada. Dai nasceu o amor pelo terror no coração da minha mamãe e no meu, e claro, nasceu nosso amor por Silent Hill.

Pra quem não sabe, Terror em Silent Hill é um filme baseado no sucesso do mundo dos games "Silent Hill". O Filme conta uma releitura e reinterpretação do primeiro jogo da série, com elementos do segundo jogo da série. Há algumas variantes, como por exemplo a troca do sexo do protagonista, que deixa de ser um Pai Desesperado e Hominho pra se tornar uma Mãe Desesperada e Mulherzinha. O diretor do filme menciona em comentários e cenas especiais adicionadas ao filme, como extra, que sua decisão em mudar o sexo do protagonista se deve ao desejo descontrolado do mesmo em achar sua filha. Ele diz que esse desejo tem mais cara de sentimento materno do que paterno e que pra ele, o protagonista tinha mais jeito de mãe do que pai.




Pois é... depois de assistir o filme e ver esse comentário do diretor, entre outras polêmicas mencionadas no próprio filme, eu me vi obrigado e buscar por respostas. Minha mãe ficou perturbada e, por não entender bem o final, exatamente como eu também não tinha entendido, mesmo após revirar o vídeo, vendo e revendo seus extras e assistindo o filme mais duas vezes, ela me pediu pra tentar descobrir o que aconteceu exatamente e posteriormente, explica-la. Não deu outra, eu fui atras de respostas.

Procurando por respostas, ainda usando net discada, eu encontrei vários textos, vídeos e artigos sobre Silent Hill, muita coisa referente ao universo de Silent Hill. e as ligações entre o Filme e os jogos e tudo mais. Ainda assim, de todo material que eu havia encontrado, pouca coisa respondia minhas maiores duvidas. Foi ai que descobri que, Silent Hill precisava de uma interpretação original e pessoal. Eu mesmo deveria jogar e descobrir, por conta própria, aquilo que eu queria descobrir, para responder as minhas dúvidas e posteriormente as da minha mãe.

Nessa época eu já estava infectado com o péssimo hábito de fazer downloads de jogos "compartilhados". Eu não pegava jogos grandes ou pesados, apenas leves, em sua maioria roms para emuladores e coisas do tipo. Porém, eu fui atrás do jogo de Silent Hill. Eu ainda não sabia o quão grandioso era o universo de Silent Hill, e ainda inocente, não fiz uma pesquisa tão grande sobre qual jogo pegar. Então, peguei o primeiro que achei, "Silent Hill 4 - The Room".




É, pra piorar tudo, o jogo que peguei foi o até então mais... inovador... da saga.

Cara... essa imagem resume o mundo mostrado em Silent Hill 4.


Silent Hill 4 foi lançado em 2004, para X-Box, PS2 e PC, e é um pouco diferente dos demais, por usar uma jogabilidade nova e incomum para a saga até então, e também, possuir elementos bem diferentes dos até então usados nos jogos de Silent Hill. A História também, em seu começo, não se passa em Silent Hill, logo, é óbvio que ele não me traria as respostas que eu queria sobre o filme.

Apesar de tudo, a experiencia que obtive em Silent Hill 4 foi satisfatória e confusa, suficiente pra salientar ainda mais minha paixão por Silent Hill. O jogo apresentou uma história tão diferente e ao mesmo tempo tão parecida, com elementos tão semelhantes e atrativos que, só me fez ver e finalmente perceber o quão imenso é o universo de Silent Hill.


Até Cheryl se cansou de ler essa baboseira... kkk


E foi então que eu nasci... hehehe... zoera... eu sei que to contando a história da minha vida aqui, mas na verdade é só uma de muitas, e acredito que essa informação servirá para expor meus créditos e méritos. Sei que é chato, você deve estar enjoado de ler tanta baboseira sobre minha vida, mas por favor, tenha paciência, já to chegando na parte legal!

Foi então que comecei minhas pesquisas profundas sobre Silent Hill. Não digo apenas as coisas supérfluas (cara, acredita que é "supérflua" que se escreve e não "supérfula", analfabetismo a parte, eu me surpreendi com essa descoberta!) como olhar na wikipédia (Jamais acredite em tudo da wikipédia! Porém tem muita informação legal la...) ou em blogs e fóruns gamers que se julgam conhecedores da verdade. Eu cheguei a acidentalmente acessar o que seria a camada mais próxima da Deep Web, pegando vírus pra caramba porém, descobrindo coisas bem interessantes também.

Enfim, eu achei conteúdo suficiente pra responder minhas perguntas. E posteriormente responder as perguntas que nasceram das respostas obtidas. E em seguida, responder as novas perguntas que surgiram das respostas que responderam as perguntas que... eu me perdi... lag no cérebro. Enfim, eu aprendi coisa pra caramba.

Foi então que comecei a jogar Silent Hill. Jogar da forma certa! Interpretar e analisar não apenas Silent Hill como também vários outros jogos, não apenas do gênero terror/horror, mas de todos os gêneros. Eu aprendi que todo jogo, filme, livro ou trabalho feito por outras pessoas possui uma razão e um significado profundo, mais profundo do que aparenta, e que nem todos conseguem ver, conhecer ou entender. Tudo tem um significado oculto, tudo tem segredos que, ao serem revelados, te farão compreender e sentir exatamente o que o autor e criador desse produto sentiu ao fazê-lo.

Eu joguei todos os Silent Hills existentes, e curiosamente, o último que joguei foi o primeiro. Eu só joguei Silent Hill 1, o mesmo do qual irei falar agora, após jogar todos os demais Silent Hills existentes até hoje. O porquê disso? Eu não sei, foi puro acaso. Só sei que graças a isso, meus olhos estavam preparados e abertos o suficiente para me fazer interpretar a fundo, o que é Silent Hill.

Silent Hill 1


Silent Hill é o nome de uma cidade enorme, e centro turístico, não apenas por seus encantos mas também por suas bizarrices.

Silent Hill possui várias formas, e é baseada em várias cidades fantasmas diferentes, do mundo real. Porém ela não existe de verdade (Boatos de Centralia são apenas baboseira.) Ela tem base em muitas cidades diferentes e também em muitas lendas americanas famosas e tudo mais. É possível dizer nome de ruas, apresentar mapas, supor posição e coisas do tipo, mas sempre haverá alguma diferença que comprometa a informação que os próprios jogos oferecem sobre a posição ou base principal de onde Silent Hill ficaria. Logo, não viaje (há), Silent Hill já é confusa de mais pra se entender, quanto mais localizar... é mais fácil achar Springfield no mapa.


Silent Hill na verdade toma a forma mais assustadora para suas vítimas, que acredite, são muitas. Ou apenas agrada aos olhos de seus visitantes, que não estão afetados pela cultura local.

Ela foi fundada por um grupo de religiosos fanáticos auto intitulados "A Ordem", que confundiram uma antiga crença e endeusaram um antigo demônio chamado Samael por engano, acreditando que o mesmo era um Anjo/Deus, sendo que o mesmo era um Demônio.


Acreditando estar servindo um deus para a prosperidade da cidade e da organização, esses religiosos não exitaram em recriar os mais variados rituais satânicos, que para eles, eram justificados e acreditados como sendo rituais bíblicos e para o bem de todos, por mais violentos que fossem.


Sacrifícios são uma atividade comum entre religiosos, seja de tempo, desejos, objetos, valores ou até mesmo vida, esta sendo humana ou animal. Não importa a religião, todos fazem algum tipo de sacrifício, e A Ordem também o fazia. Normalmente, esses sacrifícios são justificados pela própria crença, sendo feitos por um bem maior, porém, dependendo da cultura, isso varia de tal forma que, para uns, beira a insanidade enquanto pra outros, é algo lindo de se ver.


Cada um enxerga esses rituais da sua forma, quem participa por livre e espontânea vontade ou obrigação cultural, não enxerga maldade, não importa o quão absurdo ou imoral possa parecer. Pessoas que participam de forma forçada, acabam vendo o lado ruim dos mesmos, se assustando e sofrendo da pior forma possível, afinal, elas estão sendo forçadas a fazer algo que não entendem ou conhecem.

Quem já ouviu falar do sacrifício de Abraão? Onde Deus o pede para oferecer a vida se seu próprio filho, como um mero cordeiro, para provar sua fé.


Isso, para uns é visto como uma prova de fé e admirado por isso. Já para outros, é visto como algo repulsivo e como prova de pura alienação e loucura religiosa.


Não importa a verdade, o fato é que isso é comum, e cada um enxerga aquilo conforme suas crenças.

Pessoas sem crença, enxergam a maldade, pessoas com crença, enxergam a pureza.

A Ordem segue suas crenças de forma respeitosa, o que pra uns pode ser considerado cegueira pura.

Por conta dos erros culturais, a Ordem acaba dando vida a uma maldição. Na verdade, a uma série de maldições, invocadas em seus diferentes rituais, em diferentes partes de Silent Hill e até mesmo, fora de Silent Hill. Onde os rituais fossem feitos e seguidos a risca, suas consequências seriam aplicadas.

Silent Hill, por ser uma cidade Turística, acaba recebendo um público enorme. Destes, muitos acabam sendo vítimas de forma direta ou indireta dos rituais culturais da cidade.

As histórias que se passam nos jogos de Silent Hill, não se resumem a Silent Hill, mas sim, às maldições nascidas por causa de Silent Hill. Logo, é comum que suas histórias ocorram tanto na cidade quanto fora, ou seja, uma vez preso na maldição de Silent Hill, sua vítima está condenada, não importa onde esteja.

Em Silent Hill 1, conhecemos e acompanhamos a maldição da familia Mason, que infelizmente acaba sendo perseguida pela cidade por conta de suas atitudes referentes aos cultos realizados na mesma.


O clima em Silent Hill 1 é neblinado, com uma visão limitadíssima que se perde em meio à grossa neblina.


Também há escuridão pura em determinados momentos, logo, as coisas sempre são bem difíceis de se enxergar e o medo do que se esconde por trás da escuridão domina a alma de Mason.


Por incrível que pareça, esse quesito que marcou de mais o jogo, foi explicado como uma manobra dos desenvolvedores do jogo, para aproveitar ao máximo a capacidade do Play Station, sem prejudicar o gráfico do mesmo, logo, a neblina e escuridão era uma estratégia para esconder as falhas do console e ainda incrementar ainda mais o lado terror do jogo.

Pois bem, isso pode até ser verdade, mas não é tudo. O clima foi baseado em um livro de suspense lido e admirado pelo criador de Silent Hill. Apesar da ideia manjada de por a neblina pra esconder o limite visual do game, essa mesma não nasceu com esse objetivo. Na verdade a neblina e escuridão faria parte do jogo de qualquer maneira, pois esta era uma das coisas que o diretor acreditava perturbadora e assustadora de mais, e se somaria de forma completa ao terror do jogo. Eu não me lembro o nome do livro, nem onde eu vi essa informação, depois tentarei pesquisar pra lembrar, mas até então, deixo esse aviso como desculpas caso eu não consiga achar o livro ou a fonte dessa informação.*

*E eu achei. Acidentalmente enquanto eu jogava Silent Hill 2, começou um filme chamado O Nevoeiro na televisão, que tava como fundo sonoro. Dai eu percebi enormes semelhanças do filme e esse jogo. Coisas como a neblina densa, o pterodátilo cor de rosa, insetos gigantes, tentáculos, sirenes industriais e alienação religiosa fazem parte de ambos. Daí eu me lembrei do que li na revista sobre Silent Hill. 

SH 1 foi inspirado pelo livro "O Nevoeiro" (The Mist) de Stephen King, que obviamente foi a mesma fonte do filme "O Nevoeiro", o que eu assisti por acidente. Tinha uma segunda fonte, que também usava neblina no enredo e também inspirou e deu origem a vários elementos de Silent Hill, mas eu ainda não me recordo. Pois bem, caso eu me lembre, trago pra análise.

A história do primeiro jogo é cronologicamente o segundo capítulo da trama principal e também, da saga. Silent Hill, apesar de ser uma série de jogos interligados, não é composta apenas de uma única trama. Tudo se ramifica, dando origem a várias outras tramas, umas conectadas diretamente umas com as outras e algumas posicionadas cronologicamente de forma totalmente oposta a outras.

Lindo trabalho esse, só faltou incluir o Shattered Memories.

No caso, a trama principal, a do primeiro jogo, é respeitosamente continuada e explicada em vários outros jogos da franquia, porém, nem todos tem ligação direta com ele, mencionando apenas ou apresentando breves elementos do mesmo.

Exemplo disso é o segundo jogo, Silent Hill 2, que apresenta uma trama totalmente alternativa a do primeiro jogo, mostrando apenas algumas referencias ao mesmo.


Na cronologia, Silent Hill 1 ocorre como consequência do eventos de Silent Hill 0 - Origins, que é tecnicamente o 6° jogo da saga. Em seguida, encontra-se Silent Hill 3, que parte dos eventos em Silent Hill 1, e por último, vem Silent Hill Shattered Memories, tecnicamente o 7° jogo da saga, que conta o que seria o encerramento da trama "Mason".


Sobre Silent Hill Shattered Memories... deixa queto, eu explico na análise sobre ele. Mas de qualquer forma, essa é a cronologia EXATA da trama principal, apresentada em Silent Hill 1.

                                                                     

Personagens



Em Silent Hill 1 vivemos o papel de Harry Mason, porém além dele há vários outros personagens, inimigos ou não, que interagem com ele durante todo o jogo. Irei falar deles, o que eles são, quem são, porque são, e por ai vai.

Harry Mason



Harry é o pai adotivo de Cheryl. 

Ele é um pai dedicado e viúvo, e vive junto com sua filha. 

Durante o jogo, Harry sofre um acidente em uma viagem para a cidade turística de Silent Hill, junto com sua filha. Ele perde o controle do carro e fica desacordado, e quando acorda, vê que sua filha sumiu e a partir de então ele passa a procurar desesperadamente por ela.

Durante sua busca ele conhece o lado mais obscuro da adorável Silent Hill, e seu desespero aumenta conforme ele desvenda os segredos da cidade e a real razão por ele e sua filha estarem la.

Harry na verdade encontrou Cheryl ainda bebe, na estrada que leva para Silent Hill. Ele e sua esposa a adotaram e depois de um tempo, sua esposa faleceu. Ele então assumiu tanto paternidade quanto maternidade, mas para seu azar a menininha que eles haviam resgatado da estrada estava atrelada a uma das maldições de Silent Hill. Por causa disso, ele ficou amaldiçoado também, e vinculado com a menina e todas as consequências de seus atos, por mais inocentes que fossem. 

Harry estava fadado a sofrer, por ter interferido em um dos rituais de Silent Hill.

Harry vai atrás de sua filha, e se depara com um verdadeiro pesadelo vivo. Ele encontra monstros, corpos, vivos, mortos, semi mortos, gente possuída e por ai vai. Conforme ele avança, descobre que a cidade espelha o que parecia os maiores medos de sua filha, porém eram os maiores medos de Alessa.

Ele chega a conhecer Alessa, porém não entende de inicio quem ou o que é ela. Para entender, ele acaba se envolvendo de forma profunda na história de Alessa, de Silent Hill, da Ordem e de sua própria filha. Ele descobre os segredos de todos, e acaba participando de forma direta no ritual, tentando salvar sua filha, sendo usado e manipulado tanto por Dahlia quanto por Alessa, para por um fim de vez no ritual.


Harry se encontra em um dilema ao não saber em quem confiar. Ele estava pouco se lixando pro pacto dos fanáticos nativos da cidade ou qualquer coisa relacionada a isso. Ele só queria salvar sua filha, porém acaba no fim descobrindo que sua filha é fruto de um desses pactos e querendo ou não, ele deveria intervir no mesmo se quisesse tentar salvar sua filha.

Sem saber em quem confiar, Harry da ouvidos a todos que encontra, sejam quem quer que sejam, e aceita os termos de todos, tudo para atingir seu propósito de encontrar sua filha. Por conta disso, ele acaba por várias vezes desfazendo o que ele mesmo fez, ou coisa do tipo, principalmente pelo fato das duas principais pessoas que o estavam guiando pela cidade estarem lutando por causas opostas, Dahlia e Alessa.

Harry consegue chegar até sua filha porém, o ritual é finalizado e sua filha é usada como receptáculo de Samael. Mas ele então luta para tirar Samael de sua filha, impedindo sua ressurreição e depois de muito esforço ele consegue derrotar Samael e impedir que ele volte ao mundo. Entretanto Cheryl acaba sendo "apagada" no processo, afinal ela era o corpo de Samael, e como Harry destruiu Samael, ele acabou destruindo o corpo de sua própria filha.


Apesar disso, Alessa sente pena de Harry e da sua vida para gerar uma nova criança, um bebê para Harry.

Harry escapa, junto com Cybil e sua nova filha, e vai embora de Silent Hill.



Cheryl Mason



Cheryl é uma menina inocente de 7 anos de idade.

Ela acaba se perdendo em Silent Hill após o acidente sofrido juntamente com seu pai, ao entrarem na cidade.

Cheryl, apesar de jovem e inocente, nasceu condenada.

Ela é o resultado de um pacto não finalizado.

Durante um dos rituais da Ordem, a mãe biológica dela, Alessa Gillespie, acabou não terminado sua parte no ritual e por fim, salvou a vida de sua recém nascida filha.

Entretanto, com o interrompimento do ritual, tanto ela quanto sua filha, e todos os envolvidos no falho processo, estariam a partir de então condenados e seriam julgados e punidos pelo descumprimento do pacto.

Mesmo Alessa conseguindo tirar Cheryl da cidade e a entregando para um jovem casal (Harry e sua esposa), Cheryl seria futuramente, de alguma forma, atraída de volta para a cidade para então, finalmente,  receber sua pena.

Após voltar a cidade, os participantes do antigo pacto remanescentes enxergaram aí a oportunidade de concertar seus erros e por um fim na punição.

Enquanto a Ordem tentava por as mãos em Cheryl para finalizar o ritual, Alessa tentava impedir ou atrasar os mesmos, de todas as formas possíveis.

Paralelo a isso, Harry tentava encontrar Cheryl e a cidade em si tentava impedi-lo, para que ele também não intervisse no ritual, de novo. Em meio a tudo isso, a pobre Cheryl apenas tentava escapar, sem nem entender ou saber de quem ou porquê.

Ela infelizmente é sacrificada no final, para trazer Samael de volta, mas no processo seu pai impede que Samael ressurja e no lugar dele, uma nova criança nasce, essa se tornando a "reencarnação" ou filha de Cheryl.





Alessa Gillespie



Alessa  é uma mulher com 90% do corpo semi carbonizado.

Ela foi hospitalizada e ainda sobrevive, entretanto seu estado é de constante sofrimento e dor agonizante.

Ela foi queimada propositalmente e voluntariamente, como parte de um dos rituais da Ordem. Sua própria mãe, Dahlia Gillespie, foi quem idealizou e dirigiu o ritual, sob alegação de bem maior. Detalhe que Alessa foi queimada ainda criança e grávida, e tudo fazia parte de um ritual de renascimento, para trazer Samael de volta ao mundo. No caso, o processo deveria ser inverso ao de uma gestação comum, onde Alessa, ao invés de ser cuidada deveria ser torturada, para que a criança de Samael nascesse com perfeição, afinal a gestante deveria sofrer ao máximo possível para que ele possuísse o bebê, e foi isso o que fizeram à Alessa.

Ela também precisava ser pura, e Alessa foi a escolhida pelo fato de ser uma das crianças da Ordem, e além de ser pura, já tinha sido educada e treinada durante toda sua breve vida, para servir aos desejos do culto. Ela aceitou o ritual sem reclusão alguma, e só percebeu o real mal por trás dele nos momentos finais do mesmo. Alessa sobreviveu ao ritual, e seu bebê também, e como não o concluiu da forma devida, sua criança nascera ainda humana, e não como ressurreição de Samael. Alessa então entregou seu bebê ao primeiro casal fora da jurisdição de Silent Hill, e em seguida foi capturada.

A criança de Alessa era Cheryl e foi entregue a família Mason. Alessa apenas queria salvar sua filha, mas infelizmente acabou envolvendo os Mason, que um dia, cedo ou tarde, pagariam junto aos demais participantes que não honraram o ritual. Quando Alessa descobre que sua filha havia retornado à Silent Hill, ela tenta de alguma forma impedir que o ritual seja concluído. Ela busca, através de um Selo chamado Metatron, bloquear o ritual para por um fim nesse caos. Infelizmente ela acaba indiretamente dando ainda mais poder ao ritual, e com a interferência de outras pessoas, tudo termina de forma trágica e Samael quase retorna.

Não se engane pela imagem, Alessa durante o jogo se movimenta de forma psicológica, ela passeia usando sua realidade alternativa, a Silent Hill Amaldiçoada, afinal seu corpo se encontra num estado muito debilitado, e ela utiliza esse meio para por em prática seus desejos. Sua forma nessa realidade é normal, sem qualquer sinal de sua real forma, que é essa:




Alessa também foi responsável pelo acidente de Harry e Cybil, ela acabou projetando si mesma na estrada, visando impedir que eles chegassem em Silent Hill... o que não deu certo.





Ah, também há uma forma toda iluminada de Alessa que surge como mestre em um dos finais alternativos



Nesse final, Alessa morre junto com Cheryl, e Harry também se lasca junto com todo mundo.
Esse é o final ruim, que não é real, e é somente um final secundário para jogadores que não concluíram a história da forma correta. No final certo, Kaufmann aparece e joga um líquido que mancha a santidade de Alessa e faz Samael surgir...


Depois disso, Harry luta contra o mal real, e ao vencer, ganha um bebê novo de Alessa.

Dahlia Gillespie





Dahlia, mãe de Alessa, é uma crente totalmente fiel e seguidora da crença pagã de Silent Hill. Ela é indiscutivelmente tão fiel, que coloca a vida de sua própria filha em risco para que seu anjo, Samael, ressurja no mundo e traga a paz e salvação com ele.


Dahlia tem como ajudantes e parceiros ritualistas um médico, chamado Dr Kalfman, e sua enfermeira Lisa, dentre vários outros membros de seu culto que apoiavam totalmente seu objetivo.


Dahlia pretendia usar sua filha para gerar uma criança onde Samael poderia reencarnar, um tipo de cristo, e para isso ela educou sua filha para que ela aceitasse e acreditasse que trazer Samael ao mundo, por mais sofrido que fosse, seria espiritualmente compensador, e isso faria com que o mundo se tornasse um verdadeiro paraíso na terra.


Dahlia também acreditava muito nisso, e sua fé atingiu patamares avassaladores, onde ela chegou sacrificar seus bens, incendiando sua própria casa com sua filha num pequeno altar feito por ela, tudo para dar vida ao ritual.


Apesar de muito arriscado, fazer tamanha atrocidade era uma parte importantíssima para que Samael renascesse, afinal sua "mãe" deveria ser alguém pura e de muita fé, virgem, e capaz de suportar as maiores dores do mundo, maiores até que a dor do parto, tudo como provação de sua fé e para que Samael acreditasse que o mundo estava pronto para ele surgir e trazer redenção e paz a todos os merecedores da mesma.


Infelizmente um descrente, que passava pelo local do incêndio, tirou Alessa do mesmo antes da hora prevista e o ritual foi adiado. Após esse pequeno transtorno, Alessa foi medicada e mantida sob os cuidados de Kaufmann e Lisa, que a mantiveram viva até que os preparos para a conclusão do ritual estivessem prontos e o mesmo pudesse ser terminado.


Porém, o mesmo rapaz que interrompeu o ritual pela primeira vez, por não entender a importância do mesmo enxergando somente maldade nele, fez de tudo para que Alessa desacreditasse nas muitas promessas que Dahlia lhe havia feito, e como consequência, perdesse sua fé. Mas o processo já estava numa parte avançada de mais e Dahlia jamais permitiria que sua própria filha se convertesse numa descrente e ainda por cima, impedisse o renascimento do salvador.


Perto da conclusão do ritual, Alessa acaba desistindo e confiando no estranho, contrariando sua própria mãe. Samael então, decide adiar seu retorno, por conta dos descrentes, o que deixa Dahlia descontente. No lugar de Samael surge um bebê, e nele Dahlia enxerga sua chance de conquistar a confiança de seu anjo novamente, e trazê-lo a vida. Mas Alessa comete mais um ato de descrença e desaparece com sua filha.


Dahlia consegue encontrar apenas Alessa, e não descobre o paradeiro do bebê. Anos depois, a criança retorna pra Silent Hill, e Dahlia a encontra e recupera sua fé. Apesar de Alessa tentar impedir que ela use sua filha, chamada Cheryl, em seu lugar no ritual, Dahlia mantém seu objetivo até o fim, até ser contrariada por mais um descrente, e impedida por ele.




Apesar de tudo, no final Dahlia novamente não consegue trazer seu salvador ao mundo, que apesar de ser invocado, é impedido por Harry. Ele ainda de quebra mata Dahlia, queimando ela viva, logo após ela ter levado um tiro de seu aliado, Kaufmann. (azarada não?)



Dr Michael Kaufmann



Mais um religioso dedicado à Ordem e sua crença. Ele é um médico bem sucedido de Silent Hill. Ele se prontifica a cuidar de Alessa, e inclusive consegue todo uma ala no hospital de Silent Hill, reservada somente para ela. Kaufmann, com ajuda de Lisa, não somente mantém Alessa em segurança e viva, como também em segredo, e durante toda sua estadia e moradia no hospital, após o incêndio, Alessa cresce de forma anonima e sob suporte de Kaufmann e seu corpo hospitalar.


Ele concorda e apoia completamente os ideais de Dahlia, e é graças a ele que Alessa consegue sobreviver por tanto tempo, mesmo estando num estado tão grave. 


Com o tempo, todos os enfermeiros e médicos do hospital de Silent Hill são infectados e amaldiçoados, devido a proximidade com os condenados do pacto. 


Kaufmann e Lisa não são exceção, porém Kaufmann descobre uma cura administrada a partir do sangue de Alessa (Na verdade, é o Aglaophotis), para inverter o estado infectado e liberta-lo ao menos dessa parte da maldição. Lisa acaba perdendo seu antídoto, que é encontrado por Harry e usado para curar Cybil, que também foi infectada.

Kaufmann no final ajuda Harry, atirando em Dahlia no momento em que ela provoca a ressurreição de Samael, e após dizer que "odeia ser manipulado" ele joga um pote inteiro de Aglaophotis em Alessa, na sua forma santa, interferindo no ritual de Dahlia. Porém é justamente isso que finaliza o ritual, dando vida a Samael.


Mas Harry corrige essa falha, matando Samael e trazendo Alessa a sua forma brilhante. Daí tudo desmorona.

Kaufmann consegue escapar e sobreviver à maldição até a quase ressurreição de Samael, porém assim que a mesma falha e o local onde o ritual estava sendo feito começa a desmoronar, Lisa ressurge, em estado terminal, e segura Kaufmann, fazendo com que ele morra junto à ela.



Lisa Garland




Lisa é uma enfermeira jovem, também seguidora fiel da Ordem.


Ela é insegura e até um pouco ingênua, confiando até de mais em Kaufmann e Dahlia.



Ela era a enfermeira que tinha maior contato com Alessa, e mesmo tendo pena dela e presenciando o sofrimento da menina, Lisa em momento algum tentou ajudar Alessa e interferir no processo do ritual, se limitando apenas a cuidar dela e impedir que ela morresse.



Porém ela pensou em ajudar Harry algumas vezes, mas devido sua insegurança, acaba por várias vezes desistindo disso.



Apesar de tudo, ela perde seu antídoto, um frasco com o sangue modificado de Alessa, tal qual faria com que ela não se convertesse em mais uma das muitas enfermeiras mutantes que estavam presas na versão amaldiçoada de Silent Hill, e esse mesmo antídoto é encontrado por Harry, que posteriormente consegue salvar a vida de uma de suas recém amigas, a policial Cybil.



Lisa é muito obediente e leal a Kaufmann, porém se sente traída quando o mesmo recusa dar outra dose do antídoto que ela havia perdido e precisava para não ser convertida em um monstro, e por conta disso, ela se vinga de Kaufmann, levando ele pra morte junto com ela.




Cibyl Bennett



Essa policial tem muito estilo...
Cibyl é uma policial que acaba seguindo o carro de Harry na estrada para Silent Hill, com sua moto.

Ela se envolve no acidente de Harry e posteriormente também fica presa em Silent Hill, entretanto, ao explorar a cidade, ela descobre que as coisas em Silent Hill estão muito anormais, principalmente pela presença dos monstros e as diferentes pessoas desesperadas e confusas por toda parte. Contudo, Cibyl segue seu instinto policial e investiga toda a situação de Silent Hill, descobrindo sobre a Ordem e todos os crimes cometidos por eles. Ela também, após conhecer Harry, passa a procurar por Cheryl e anexa ela a sua lista de investigações.

Porém ao descobrir de mais, e oferecer um certo risco à Dahlia, Cibyl é infectada e condenada a se converter em um dos monstros amaldiçoados de Silent Hill.

Pouco antes de Cibyl se converter ela ataca Harry, mas ele consegue cura-la, lhe oferendo um antídoto encontrado por ele.

Harry havia visto Kaufmann usar algo muito parecido de forma desesperada para se curar da mesma anomalia, e como ele tinha uma dose disso guardada com ele, decide usar em Cibyl para ver se surte algum resultado.

Cibyl ajuda Harry a resgatar sua filha, e após a queda de Samael, ela escapa junto com Harry e o bebê de Silent Hill.


A Cura


Lembra do "antidoto criado por Kaufmann" que citei acima? Pois bem, ele não é apenas o sangue de Alessa, mas uma substância criada a partir de uma combinação com uma Erva chamada Aglaophotis.




Essa substância tem o poder de expelir o mal, seja qual for. Daí Kaufmann o utiliza para fazer com que Alessa não tenha poder algum sobre ele, da mesma forma que Cybil acaba usando, com ajuda de Harry.


Sobre o Aglaophotis Refinado:





É com isso que Kaufmann consegue não se converter em um monstro de Silent Hill, amaldiçoado por Alessa, e é assim que Cybil consegue se libertar da mesma maldição. Também é assim que Heather aborta Samael ^^ (no 3) pois um pouco desse líquido é transformado num pingente para a filha de Harry, no futuro.

Fica a dica então:

  • Em SH1, para pegar o final correto, guarde o Aglaophotis (pote com líquido vermelho) até próximo ao fim do jogo. Durante a fase final de exploração, pouco antes de ir para o Farol, visite todos os cantos da cidade, todos os cantos, e você encontrará um local aberto, um tipo de oficina. Lá, pegue mais Aglaophotis. Harry entregará p que achou para Dr Kaufmann, que aparecerá logo em seguida. Ele vai embora, liberando parte do final bom.
  • Durante a luta contra a policial Cybil Bennett, pare próximo a ela e use o Aglaophotis. Ela irá expelir os parasitas de Alessa e também se curará, liberando o final bom completo.
  • Em Silent Hill 3, durante o diálogo final com Claudia, na primeira oportunidade que tiver e o jogo ficar livre por alguns instantes, use o Pingente do Pai de Heather. Ela o engolirá e abortará Samael, levando ao final bom.
Ajudar Kaufmann a obter mais Aglaophotis libera o final correto, e mais completo, de SH1, chamado "Good+", onde ele ajuda Harry atirando em Dahlia e jogando o líquido/antídoto em Alessa.

(Obrigado pela dica nos comentários Sr. Pecador!)



Personagens Secundários



São os variados monstros que ficam no caminho de Harry. Eels também tem um significado, e importância na história, não só por serem uma pedra no sapato, mas também por terem uma razão para existir.

Mumbler (Crianças Bizarras com Facas)



São pequenos monstros com aparência homicida. Eles são fracos e lentos, porém mortais, e são a forma viva do medo de Alessa por pequenos demônios ou animais dos contos de fadas.




Alessa os usa como uma de suas formas de literalmente compartilhar seu medo com aqueles que ela deseja prejudicar, como os demais membros da Ordem e Harry.



Larval Stalker (Fantasminha)



São pequenas silhuetas barulhentas que causam interferência em rádios, como o usado por Harry. Elas são inofensivas, e nasceram com base nas vozes e provocações que Alessa recebia durante sua infância.




Elas não causam nenhum dano nem possuem forma física, são como fantasmas que fogem sempre que alguém se aproxima.



Air Screamer (Pterodátilo)



Um dos monstros que atormentam e perseguem Harry e outros que estão presos na Silent Hill Amaldiçoada. Eles são criados pela mente de Alessa, gerados com base numa ilustração presente em um dos livros favoritos de Alessa "The Lost World" de Conan Doyle.



Essa figura causa medo em Alessa, e por conta disso, ela surge para impedir que Harry interfira de alguma forma e também para tentar exterminar os participantes do ritual que sobraram. Essas feras são rápidas e barulhentas, voam e são muito fortes.



Groaner (Cães sem pele)



São cães cobertos de sangue, sem pelo ou pele, que também servem para perseguir e atormentar Harry e os demais amaldiçoados.




Eles são a representação do medo de Alessa por cachorros grandes e são gerados pela mente de Alessa e usados como arma contra seus inimigos. Eles são como cães comuns, porém saltam alto e são bem agressivos. Também costumam atacar em grupos e buscam atacar de forma organizada.



Creeper (Baratonas)



São um tipo de barata gigante que rasteja por locais escuros. Elas são a encarnação do nojo de Alessa por insetos. Ela sente repulsa e sua mente os usa para distribuir essa repulsa para as demais pessoas.




São rápidos, pequenos (apesar de serem grandes pro tamanho de um inseto comum) e fracos, mas isso não deixa de torna-los irritantes.



Split Head (Lagarto)





Só existe um, foi uma das feras mais poderosas que Harry teve de enfrentar na escola. Ele tem a aparência de um grande Lagarto, baseado no monstro de um dos livros que Alessa lia enquanto estudava na Escola Primária de Silent Hill.




O Monstro ganhou vida com base em um dos inimigos de Alessa, um Zelador que trabalhava pra Ordem e monitorava as crianças da Ordem enquanto estavam na escola. Alessa o odiava, e o converteu na horrorosa criatura que antagonizava uma de suas histórias de contos de fada favoritas.


Alessa o usou para testar Harry e sua força.



Puppet Nurse (Erfermeiras Corcundas)


São as enfermeiras amaldiçoadas do Hospital de Silent Hill. Elas não estavam sob controle de Alessa, mas foram criadas por causa dela.

Elas sofreram uma mutação com base na maldição, onde foram infectadas por um tipo de parasita que as controlavam e convertiam em monstros, sem uma função definida, apenas monstros que caminhavam no hospital, presos para sempre na versão amaldiçoada de Silent Hill.





Elas são violentas, porém praticamente cegas, só atacam quando veem movimento ou escutam som, tirando isso, elas apenas caminham de um lado pro outro do hospital, como fantoches sem rumo.

Essa parte da maldição causa isso a qualquer um que entre em contato com Alessa no hospital, e este se torna um condenado, sendo inocente ou não.

A mente de Alessa passou a considerar todos no hospital como meros fantoches da Ordem, e pra ela tanto faz quem eram, só o fato de existirem já os tornavam maus. Uma vez que eles entravam em contato com ela, sua mente os considerava parte do grupo que a escondia, logo, qualquer um que o fizesse, no hospital, seria imediatamente infectado e transformado nesse monstro. Elas atacam usando bisturis, são lentas pra se movimentar mas muito fortes e resistentes.



Parasitized Doctor (Médicos Corcundas)



São os médicos amaldiçoados do Hospital de Silent Hill. Eles são também funcionários do hospital que entraram em contato com Alessa. São em menor quantidade com relação às enfermeiras, e também mais fortes que elas.



São os médicos que foram dar apoio a Kaufmann, e por consequência foram infectados com o parasita. Além deles, e das enfermeiras, Kaufmann e Lisa também são infectados, porém Kaufmann percebe que Dahlia ainda mantinha seu estado normal, e com isso descobre que o sangue de Alessa (também o de Dahlia) é capaz de neutralizar o efeito do parasita. (Essa frase esta errada, pois na verdade Kaufmann desenvolve o antídoto a partir do Aglaophotis, que originalmente é uma Erva capaz de repelir criaturas demoníacas. Só que, o Aglaophotis encontrado é uma forma refinada e líquida, que parece ter sido combinada com sangue, o que me leva a acreditar que seja o sangue de Alessa ou Dahlia, visto que ambas são as percursoras do ritual). Kaufmann consegue criar um antídoto às pressas usando um pouco do sangue de Alessa/Dahlia e Aglaophotis, e consegue impedir sua conversão em um dos monstros do hospital.

Entretanto Lisa perde o seu antídoto e Kaufmann se recusa a lhe dar mais, o que acaba condenando ambos.

Cibyl acaba sendo infectada também, Dahlia provoca o mesmo ao apresentar Cibyl a Alessa, propositalmente. Cibyl porém consegue se salvar usando o antídoto de Lisa, que foi encontrado por Harry.


BloodSucker (Tentáculos Sangrentos)



São tentáculos presos em um dos quartos do hospital. Eles não fazem muito, não conseguem sair do lugar, e são sedentos por sangue.




Eles não podem ser mortos, e representam o nojo de Alessa por vermes e coisas gosmentas.


Hanged Scratcher (Insetões)





Monstros na forma de insetos (parecem anfíbios também) que são mais uma forma personificada do medo de Alessa por insetos (e nojo por sapos?!). Eles são fortes, chatos, mas um tanto lentos e fáceis de escapar.




Atacam em grupo e resistem o suficiente pra encher o saco. São assustadores, e são bem eficientes no quesito de compartilhar os medos de Alessa.



Twin Feeler (Lagartona)



É literalmente uma Lagarda, criada com base em uma pequena lagarta que estava no quarto de Alessa. Ela é enorme e é posta no caminho de Harry para tentar impedi-lo de prosseguir.




Essa Enorme Lagarta é derrotada por Harry e depois retorna como uma Enorme Borboleta, chata pra caramba, que o mesmo enfrenta depois e finalmente acaba com ela.



Float Stinger (Borboletona)





É a metamoforse da Lagarta. Ela só aparece pra morrer pras mãos de Harry.




Ela é baseada na borboleta nascida da mesma largata que Alessa tinha no quarto. Essa criatura é apenas a representação do desgosto de Alessa por insetos.



Night Flutter (Pterodátilo Maior)





Um monstro nascido da união do medo de Alessa pela imagem do livro de dinossauros e seu desgosto por insetos. É um Pterodátilo formado por larvas e muito grande, assustador e perturbador e além de tudo, é forte.




Ele surge somente na forma mais corrompida da Silent Hill Amaldiçoada, que é quando Alessa está em seu momento de maior conflito e acabam nascendo de seu desespero e como forma de impedir qualquer interferência alheia. É um dos momentos mais difíceis do jogo.



Worm Head (Cão Maior)





É uma aberração nascida da união do medo de Alessa por cachorros grandes e seu nojo por insetos. É um cão, sem pele e revestido de vermes. É muito mais forte e rápido que o cãozinho de sangue, e é mais assustador também.



Ele faz parte do grupo de monstros que surge na parte mais corrompida da Silent Hill Amaldiçoada, também gerado pela mente já perturbada de mais de Alessa. Seu medo criou essa figura horripilante.



Romper (Macacão)





É como se fosse aquele metido a assassino em forma de criança que aparece na escola, só que crescido. É a forma física do medo e repulsa de Alessa pelos adultos, e ela também surge quando a Silent Hill Amaldiçoada já ta nas últimas e apelando.




Na verdade eles são o maior medo de Alessa, e surgem como última tentativa de sua mente em impedir que qualquer um interfira nos seus reais desejos. Ele é forte, rápido, muito resistente e de longe assustador. Apesar de não ser tão chato quanto os pterodátilos, eles conseguem causar grande temor a Harry e a todos os outros que se colocam no caminho de Alessa.


Incubus (Samael)





Não se engane pelo nome oficial, ele é Samael. Porque digo isso? Simples:


O Nome Incubus é o nome de um TIPO de demônio com mescla de vampiro com taras sexuais. Na mitologia, ele seria o demônio que se alimenta sugando a energia sexual dos seres humanos. Incubus seria esse tipo de demônio em forma masculina, e Succubus seria sua versão feminina.


Eu até pensei em pegar uma imagem melhor e talz, mas o trabalho desse cara ficou muito legal...
Já Samael seria O Demônio... com muitas definições diferentes... dentre elas estão as de demônio da ressurreição, senhor da enganação, veneno de Deus, mestre da sedução, e um monte de outras denominações que demônios meio over geralmente possuem.



Samael é um Incubus, mas isso não significa que os Incubus e Samael são a mesma coisa, afinal, na mitologia, existem muitos demônios de níveis diferentes que são Incubus, mas somente um deles é Samael. Os caras denigriram a imagem do grande Samael nomeando ele, mesmo que em sua personificação mais simples e fraca, como um mero Incubus... isso é tão ofencivo (vish, não to querendo defender demônios não... mas... vish... malz ai) Lembrando, não sou nenhum demonologista.





Bem, esta é ao menos sua forma mais fraca, que surge quando ele está perto de ser completamente ressuscitado. Ele é derrotado por Harry e Alessa juntos. Enquanto Harry tenta enfraquece-lo, Alessa se recupera e põem um fim no ritual, impedindo de vez que Samael tome sua forma física final. Com isso, o corpo de Cheryl é queimado juntamente com o de Samael, e Alessa da o resto de si para criar um bebê, com sua própria vida, e entrega este para Harry, que consegue ir embora de Silent Hill junto com Cibyl.

No final correto, Kaufmann morre por Lisa, Alessa reaparece logo após o fim de Samael e entrega o bebê de Cheryl para Harry, que foge junto de Cybil. Bem nos últimos segundos, Alessa paralisa o tempo com seus poderes permitindo que Harry e Cybil escapassem facilmente, daí ela morre.


Depois disso, Harry e Cybil aparecem na saída de SH, no mesmo local onde Harry havia encontrado o  primeiro bebê de Alessa com sua esposa, e numa cena estilo "dejavu", ela e Harry olham pro novo bebê.


Esse final sugere que não apenas Harry e Cybil deixaram a cidade, mas também ficaram juntos formando uma nova família para a nova Cheryl. Essa suposição se concretiza com alguns detalhes que surgem em Silent Hill Shattered Memories.

Coisas a mais...


Antes de encerrar irei falar sobre algumas coisas básicas para se compreender melhor o universo de Silent Hill.

Crianças da Ordem


Alessa é uma das crianças da Ordem.


Essas crianças são literalmente treinadas, criadas dentro da Ordem e para a Ordem. Elas são educadas e forçadas a cultuar as crenças da Ordem, e aprendem a respeita-las e acreditar nelas completamente.


Por serem crianças, são puras, e essa pureza aumenta ainda mais o poder de sua fé e no fim, a Ordem obtém melhores resultados dessa forma.


Todas as crianças da Ordem são obedientes e possuem algum tipo de dom. Nem todas tem exatamente a mesma habilidade, mas basicamente ela é caracterizada por dar vida a sua imaginação.


Eles acreditam no que são criados pra acreditar, e por conta dessa crença tão cega e forte, juntamente com os inúmeros rituais e pactos que a Ordem acumula, essa fé infantil lhes permite dar vida a seus sonhos, e pesadelos. Literalmente.


Como eles são crianças da Ordem, sua educação é composta de tortura, enganação, mentiras, contradições, fé, religião, medo e dor. Logo, seus sonhos e pesadelos são confusos e corrompidos de mais.

De onde vem a Silent Hill Distorcida, com monstros e tudo mais?


A capacidade dessas crianças de modificarem a realidade ao seu redor, conforme seus pensamentos mais profundos, varia conforme essa mesma profundidade. Ou seja, quanto mais crente e determinada essa criança amaldiçoada é, maior sua influencia e controle (ou não) de seu maior poder.


Elas conseguem impor seus medos e compartilhar suas maldições, e dependendo do tamanho desse medo e maldição, as coisas podem tomar dimensões ridiculamente enormes.


A Silent Hill Amaldiçoada, também conhecida como Dark Silent Hill, que é a Silent Hill deformada, escura ou de difícil visualização ou locomoção, repleta de monstros, falhas e etc, é a personificação da mente da criança da Ordem.


Alessa é tão forte, que acaba criando uma cópia enorme de Silent Hill, e prende la todos seus inimigos e amigos, compartilhando com eles todo seu sofrimento.


Além dela, existem várias outras crianças que também se destacaram de alguma forma, e desenvolveram sua capacidade de distorcer a realidade para quem eles querem, mas nem todos conseguiram chegar se quer perto do potencial de Alessa.


Em todos os jogos de Silent Hill, ao menos uma criança da Ordem é presente na trama, ou tem alguma influência na mesma. Por essa razão Silent Hill sempre é tão... confusa.

De onde surge a tal distorção em Silent Hill?


Resumindo, são os pesadelos vivos das Crianças da Ordem. Coisas que tem algum significado para elas ganham vida em suas "Silent Hill's".


No caso de Alessa, além de si mesma, intacta, em sua Silent Hill, e os monstros e outras atrocidades que surgem la, também há alguns elementos como os sons de sirenes, escuridão, neblina, barulhos confusos, Cadeiras de Rodas e etc, sendo tudo isso coisas que Alessa tem em mente e acabam ganhando vida em seu mundo.


Bem, agora sim, posso encerrar. Se faltou algo, e eu perceber, farei as devidas correções. Peço para que comente caso tenha gostado, e se tiver alguma dúvida, também o faça que eu farei questão de responder. Eu lamento muito se disse algo que lhe soou confuso, estranho ou estúpido de mais, mas essa é a minha interpretação do primeiro jogo da trama. Acredite, isso não foi quase nada perto do que sei e descobri sobre os outros jogos dessa espantosa franquia, então... se estiver curioso, por favor... aguarde... trarei muito mais em breve.

Postar um comentário

117 Comentários

  1. Gostei muito do texto.

    O uso das cores, tamanho da fonte e fotos foram bem utilizados.

    Achei que seria gigantesco mas achei a leitura boa.

    A história do SH é bem macabra,até penso em algum dia jogar, mas e o medo xD

    Estou ansioso pelos próximos

    By Criador.

    ResponderExcluir
  2. Show... legal que gostou cara... irei seguir teu conselho... vou escrever na ordem correta dos jogos, porém não na cronologia.

    Ah, enquanto eu escrevia sobre esse sh, eu acabei descobrindo coisas surpreendentes sobre os outros shs... eu fiquei muito surpreso e to ansioso pra terminar a segunda análise, sobre Silent Hill 2 Director Cut.

    Assim que terminar, postarei aqui. Queria tanto que esse blog fizesse algum sucesso... me senti bem escrevendo... tomara que de tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Nostálgica a leitura xD
    Parabéns pela análise, consegui reviver exatamente a sensação que tive ao jogar pela primeira vez xD

    Continue com essas análises cara ^^


    (se um dia você puder fazer a análise do jogo "Braid" seria excelentente, ele tem uma história mt foda com uma jogabilidade única) o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol... gratíssimo pelo comentário. E sim, farei uma análise sobre Braid... espero que você goste. E que bom que você gostou...

      Excluir
  4. Muito bom o texto,ele fez com que eu conseguisse entender algumas coisas de silent hill !
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ GOSTOU!!!?! AEWWW!!!

      Finalmente um comentário generoso hehe... bem... em sua homenagem, escreverei e postarei ainda hoje a análise do segundo Silent Hill.

      Espero que goste!

      Excluir
  5. observaçao(comentario atrasado)otima analise,silent hill 1 foi o primeiro da serie que eu joguei,depois nunca mais parei,o que eu mais gosto na serie e que sempre me causa duvidas,por exemplo pra que serve aquela planta( acho que e aglophotis num sei ) se tu souber me diga por favor morte.eu sonho um dia que façam um remake de sh 1 mas exatamente como o do ps1 com melhorias nos graficos e tudo mais que temos hoje.continue fazendo as analises de silent,eu agradeço,e o james tambem,nao vai quere deixalo zangado,ne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz outras, de uma olhada na do Shattered Memories (se ainda não viu)

      Eu também sonho com o dia que façam um remake de Silent Hill 1, com frescura HD e tudo mais. Seria lindo ver esse título com gráficos da nossa geração... mas desde que não tentem mudar a história... como fizeram no mega man x...

      Queria que fizessem um remake tipo Zelda Ocarine of Time 3D, onde a história e seus detalhes não mudam em nada, apenas seus gráficos ficam ridiculamente superiores, mesmo estando em um portátil, com relação aos consoles.

      Diferente do remake de Mega Man X (Maverick Hunters), onde os caras mudaram os gráficos, melhoraram, fizeram ficar incríveis mas também, refizeram a história, acrescentaram coisas que não tinham nexo nem relação com futuros títulos e pra piorar, deram credibilidade pra uma história fictícia contada pelo vilão em X5.

      Um remake de SH, onde apenas refizessem os gráficos, sem se atreverem a mexer no texto, seria lindo. Nem sei porque não fizeram isso ainda, já que fizeram remakes do 2, 3, 4 e até Origins, né?!

      Sobre o Aglaophotis.

      Lembra que eu citei uma substância que serve como antidoto e cura Cybil e Kaufmann? É esse item. Ele é um pot com um líquido capaz de rejeitar forças maléficas e expulsá-las de qualquer hospedeiro. Um tipo de líquido do exorcismo.

      É com isso que Kaufmann consegue não se converter em um monstro de Silent Hill, amaldiçoado por Alessa, e é assim que Cybil consegue se libertar da mesma maldição. Também é assim que Heather aborta Samael ^^ (no 3) pois um pouco desse líquido é transformado num pingente para a filha de Harry, no futuro.

      Tem certeza que era esse o item que você tinha dúvidas?

      Fica a dica então:

      Em SH1, para pegar o final correto, guarde o Aglaophotis (pote com líquido vermelho) até próximo ao fim do jogo. Durante a fase final de exploração, pouco antes de ir para o Farol, visite todos os cantos da cidade, todos os cantos, e você encontrará um local aberto, um tipo de oficina. Lá, pegue mais Aglaophotis, porém entregue tudo o que conseguir para Dr Kaufmann, que aparecerá logo em seguida. Ele vai se curar, liberando metade do final bom.

      Em seguida, durante a luta contra a policial Cybil Bennett, pare próximo a ela e use o Aglaophotis. Ela irá expelir os parasitas de Alessa e também se curará, liberando o final bom completo.

      Em Silent Hill 3, durante o diálogo final com Claudia, na primeira oportunidade que tiver e o jogo ficar livre por alguns instantes, use o Pingente do Pai de Heather. Ela o engolirá e abortará Samael, levando ao final bom.

      Espero que tenha respondido sua dúvida. Vou pesquisar pra ver se acho outra planta curiosa no jogo, se encontrar atualizo esse comentário. Por hora, espero que o James não tenha ficado irritado hein.

      Ah, outra coisinha: Vlw! Apesar de ser atrasado, seu comentário veio bem a calhar. Acredita que tinha deixado passar batido um detalhe crucial como a existência dessa substância? Eu tinha mantido a minha teoria original de que era um antidoto por base no sangue de Alessa, coisa que descobri estar errada, pois era essa erva que eu nunca lembrava o nome. Você me ajudou muito... pena que não sei seu nome.

      Detalhe amigo... eu atualizei o post com essa informação... ah cara, você não tem ideia do quanto me ajudou.

      Excluir
    2. dinada,sr.pecador.

      Excluir
    3. Hooo, créditos ao Sr. Pecador então. Obrigado amigo. Você acrescentou algo importantíssimo a análise. Como sou ruim pra nomes, jamais lembraria dessa erva, mas graças a você, agora a conheço de cor.

      Gratíssimo, e por favor, continue participando do blog. Você é mais do que bem vindo, é necessário!

      Excluir
  6. pra mim as enfermeiras e enfermeiros de silent 1 sao os mais bizarros,tomara que voltem um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são feinhos mesmo... bizarros até... mas eu prefiro as enfermeiras do Homecoming... são bizarramente sexys xD...

      De toda forma, não vejo maneira deles retornarem. O "parasita" era criação de Alessa e sua mente... Alessa deixou de existir faz tempo... e é difícil haver réplicas tão parecidas em mentes diferentes (tirando os "cabeças cobertas").

      Excluir
  7. senhor morte me ajude com essa duvida por favor,eu sou jogador antigo mas to sempre descobrindo coisas novas,vamos la na questao,afinal de contas a cidade de silent hill tem moradores,digo seres humanos com vida,e se tem como eles vivem com todos problemas que nos sabemos,obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é fácil!

      Silent Hill não é somente habitada, ela é movimentadíssima. É uma cidade turística com direito a atrações diversificadas por toda cidade. É uma cidade enorme, estilo Springfield mesmo kkk... (literalmente, tem até teleférico cara...)

      Mas a Silent Hill Amaldiçoada, que é a mostrada nos jogos, é apenas uma versão alternativa da realidade.

      Raramente aparece o mundo real nos jogos, e quando aparece, ele é meio que escondido ou omisso de alguma forma (no Silent Hill 3, é possível ver a sombra dos carros passando pela janela do shopping, antes de Heather ficar presa no universo paralelo; No 4, pela janela do quarto é possível ver o mundo la fora, vivendo de boa, mas sem poder interferir ou interagir com ele, nem mesmo ser percebido; No 3 tem momentos que Heather pode ouvir vozes de pessoas conversando normalmente no shopping, sem ninguém perto; No Shattered Memories, é possível telefonar para pessoas no mundo real, que em sua maioria não conseguem interagir com o fantasma de Harry; etc.)

      Mas as coisas não se resumem a "Silent Hill". Há jogos que nem se passam na cidade (100% do tempo) mas apresentam as mesmas maldições, talvez até piores.

      Silent Hill representa o mal e maldições da cidade, ou originadas na cidade, mas não tem nada haver com a cidade em si. O fato de ter merd4 la não significa que todos pisarão.

      Pro nosso azar, as histórias que conhecemos (mostradas nos jogos) são sempre de quem se lascou bonito na cidade de SH ou por causa da cidade de SH. Mas é sempre uma minoria, o resto curte a cidade de boa.

      A cidade não amaldiçoa qualquer um, apenas quem merece a maldição (Definidas pelas crianças da Ordem) e quem não ta preso em alguma maldição da cidade, enxerga tudo como deve enxergar: Lindo.

      Resumindo: Vemos o que os condenados veem. Os inocentes (maioria) enxergam a beleza de Silent Hill.

      Excluir
  8. senhor morte o que so voce sabe sobre,o flauros,e o selo de metatron ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão my lord, reservei esse conteúdo exclusivamente para a análise de Silent Hill Origins...

      Mas como eu amo spoilers, até mesmo de minhas análises, aqui vai um resumaço:

      Em Silent Hill há diferentes simbolos e itens capazes de influênciar o sobrenatural gerado pelas maldições da cidade. Dentre esses místicos, há o Flauros e o Simbolo de Metatron.

      Ambos são catalizadores do mal, capazes de prender ou extrair o mal de várias formas. Há maneiras de utilizados de forma "positiva" e "negativa" dependendo do tipo de objetivo que se quer.

      Dizer que são ruins ou bons é errado, afinal são apenas objetos. O que os define de tal maneira é a forma como os utilizam. E bem... ele foi utilizado de várias formas diferentes durante a franquia.

      Falarei melhor, alias, falarei DIREITO deles, pra se entender, na análise do Origins, que é a ideal. Evitei mencionar eles até agora... não queria cita-los pois não me lembro de todos os detalhes sobre eles, farei isso melhor na análise dedicada a eles.

      Mas vlw pela cobrança hein. Espero ter amenizado a dúvida.

      Excluir
  9. amenizou,mas aguardarei a analise pra saber mais,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo postarei. Tive de comprar controles novos pro meu ps2 e to meio com preguiça de jogar. Mas assim que zerar o game de novo, posto a analise no mesmo.dia. Só aguardar.

      Excluir
  10. uma duvida uma criança da ordem so pode materializar seu medo quando e amaldiçoada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curte SH também sr Wilker.... show.

      Então, crianças da ordem já são amaldiçoadas, só por serem crianças da Ordem. Elas recebem esse "título" após serem amaldiçoadas, após terem os rituais vinculados a elas.

      Essa maldição consiste em habilitar seus sentimentos negativos e torna-los projetáveis em realidades paralelas. Mas, crianças da Ordem só conseguem acessar e liberar essas projeções após terem certo conhecimento a cerca dos rituais de dominação da Ordem. E também, algumas conseguem fazê-lo acidentalmente, caso o sentimento seja muito forte e fuja totalmente do controle. De toda forma, o fato de ter qualquer vínculo com a Ordem e ter passado pelos rituais dessa seita, seja como for, torna eles capaz de materializar coisas, dependendo da condição deles, mas é possível.

      Entendeu? Eu preciso escrever sobre Silent Hill Origins, pois entra bastante nesse assunto, das Crianças da Ordem e seus poderes aleatórios... logo estará pronto e fim.

      Excluir
  11. meus parabens. o texto ficou otimo mesmo. quando voce puder. fale sobre o silent hill 3 que é o meu favorito. acho a historia dessa franquia incrivel. é tao fantastica e terrivel ao mesmo tempo. enfim, meus parabens pelo texto. voltarei aqui concerteza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então volte já pois já te ma analise do 3, do 4, do 2, do filme, do shattered memories, e logo terá do origins, do homecoming e do downpour, além do segundo filme. Mas a do 3 ta prontinha e postada xD... da uma conferida quando der e se quiser...

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/search/label/silent%20hill

      Qualquer problema, la em cima no blog tem escrito "silent hill" em meio a várias outras palavras chaves... eu não sei por em forma de tabelinha de pesquisa saca, mas deixei la pra "facilitar" a navegação no blog. Eu não entendo nada de web designe muito menos de blog... mas to tentando e bem... o importante é escrever pra gente como você ler.

      Obrigado por aparecer... mesmo que anonimamente... mas realmente obrigado. Gosto de saber que tem gente curtindo meus textos.

      Mas o parabéns real deve ir para a trama que é incrível mesmo. Tem jogo que é lendário...

      Flw.

      Excluir
  12. Puxa por onde é que eu começo? A primeira parte foi pura e simplesmente nostálgica, a gente compartilhou muito rsrs, desde o amado e eterno SNES até as fitas e o SH 4, também meu primeiro game da série e primeiro no estilo survival horror nos consoles também! Sua análise foi mesmo ótima apesar do papo de ''sangue de Alessa'' e coisas assim,rsrs. Comentando mais uma vez para uma futura análise eu recomendo Rule of Rose, game com uma história ainda mais triste,bela e macabra que SH sério... e o mais impressionante nada de zumbis,rituais,demônios NADA!!!!Não se espante nem se ache gay rsrsrsrs se chorar durante o game e principalmente seu final, ois para mim mesmo é realmente difícil se segurar em certas partes do game... no mais meus parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci Rule of Rose pelo tio Zangs, e tipo, eu joguei mas parei por conta de problemas familiares da época. Eu gostei muito do jogo, mas parei e só voltarei a jogar quando entrar de férias. Ta tenso achar tempo hehe. Mas assim, fico feliz em ter lhe agradado mais uma vez. Cara, isso só me deixa ainda mais empolgado em digitar.

      Vlw ai por me motivar sr. E repito: Bem vindo ao blog!

      Excluir
  13. Fico muito feliz!Nem sequer cogite o absurdo de para de escrever viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com pessoas como você me apoiando, quem sou eu pra tamanha audácia.

      Excluir
    2. Paralelo a ti, tem um cara com quem eu to debatendo sobre Silent Hill Shattered Memories, na postagem de mesmo título... e o cara me atingiu legal. Na própria postagem eu deixei muito claro o que penso, inclusive de opiniões como a que esse mesmo cara tem... mas... bateu um leve desanimo, a ponto de me fazer re-ler a postagem inteira tentando achar onde foi que não fui claro e cara, eu expliquei tudo do jeito certo... As vezes bate desânimo a ponto de me fazer desacelerar a escrita... hoje por exemplo eu iria finalizar o texto de KH, mas to sem ânimo pra digitar... justamente por essa postagem.

      Triste... mas vlw teu apoio cara.

      Excluir
    3. Críticas são assim, mas você é quem decide!

      Excluir
  14. Críticas vem e vão, mas você é quem decide o impacto que terão sobre você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou sensível de mais kkkk... levo tudo no pessoal e as vezes uma palavra causa grande impacto.

      Excluir
    2. Eu também... mas sempre me esforço para ser ''zen'' demais, para me importar!

      Excluir
    3. Já eu geralmente me deixo levar. Explosão de sentimentos uhu!

      Excluir
    4. VIVA!!Rsrs tem que ter isso as vezes!

      Excluir
    5. Kkk, esses comentários estão completamente dispersos... tamo literalmente parecendo drogados.

      Excluir
    6. Nananananão, não parecemos mesmo!Kkkkkkkk

      Excluir
    7. Eu me preocupar? Nãããããõo...

      Excluir
    8. Postagem: Silent Hill 1
      Comentários: Drogas

      Faz sentido?!

      Excluir
    9. É que a conversa pode ''evoluir'' muito!!!Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. Respostas
    1. Eu que o diga kkk, agora já fiz a de Alice Madness e to partindo pra próxima. To em dúvida entre Castlevânia, Silent Hill, The Walking Dead, Prince of Persia, Devil May Cry ou Tomb Raider... se pa ach oque vai rolar Dust an Elysium Tail só pra compensar o tempo entre as análises...

      Excluir
    2. Acabei de terminar The Walking Dead, poxa... mó triste T_T.... mas ainda não supera o final do 1... o Kenny não era um cara tão apegado assim... o Lee era... enfim... Castlevania me deixou meio tenso... os Titans são chatos demais pra derrubar... e poxa... ver Gabriel virar Dracula ta sendo meio... torturante. As coisas que tão forçando ele fazer... nah... nah....

      Excluir
  16. Ótimo texto, em nenhuma parte ele foi tedioso, achei ele interessante do começo ao fim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ficou algo bom pra ler sr Diego, feliz também por ter curtido.

      Vou me esforçar cada vez mais pra fazer textos decentes... e seja bem vindo sr!

      Excluir
  17. Sr Carinha, e no primeiro episodio , censuraram a Bulma atirando no Goku ou foi só no filme?

    ResponderExcluir
  18. Cara acabei de terminar o jogo pela primeira vez,mas não consegui o final bom,curei a Cybil,salvei o Dr Kauffman de um monstro,mas não consegui o final bom,deve ser porque não encontrei outro antidoto e entreguei ao Dr...e joguei no easy kkkkkkk.
    Meu final foi com a forma luminosa de Alessa,dei uns tiros nela,ela agradeceu disse adeus e morreu,aí depois apareceu Cybil falando com harry e deu-lhe um tapa na cara.O que aconteceu com os dois nesse final?
    Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Final doidera... esse é o final resultante da ação com Cybil e Kauffman. No caso, você precisa salvar/curar Cybil na luta contra ela e tem de salvar Kauffman do monstro no bar, mas não apenas isso, há uma quest para encontrar Kauffman novamente, onde nela você obtém outro daquele líquido que usou em Cybil... mas Kauffman rouba. Nesse caso, é tipo um caminho extra na última parte do jogo, e mesmo tendo salvo Kauffman, sem fazer a quest o final se torna o "Ending Bad+/Bad Plus". Nele, tudo que ocorre é o seguinte: Harry ataca Alessa, ao mata-la descobre que era Cheryl, tal qual agradece pelo trabalho de seu pai (em liberta-la). Em seguida Harry entra em choque, e Cybil aparece para reanima-lo, estapeando e dizendo para ele seguir em frente. Fim.

      Existem outros finais, mas o correto é aquele resultante do jogo completo 100% (tirando o modo UFO). Você precisa salvar Cybil, salvar Kauffman e fazer a quest para encontra-lo novamente. Pense pelo lado positivo: Pelo menos não foi o "Bad Ending" onde você deixa Cybil morrer e ela não ta la pra te ajudar. Harry mergulha no desespero e descobre que na real, ele morreu no acidente de carro no inicio do jogo.

      Mas nem grila, na primeira vez que joguei eu também peguei esse final. Foi culpa do meu amigo, que me mandou correr feito louco na ultima parte e eu nem explorei a cidade... algo que eu fiz o jogo inteiro, mas só naquela parte eu corri. Depois me arrependi pois até então eu só fazia os "Good Endings". Eu tava jogando com ele traduzindo... esse meu amigo me acompanhou em vários SH's como tradutor, e ele tem o péssimo habito de me fazer pegar os piores finais... no SM eu fiz o final do Harry Tarado por culpa dele (mas eu já havia zerado antes com o final correto então, tranquilo rs).

      Excluir
    2. Eu até pensei em jogar de novo,mais bateu aquela preguiça,acho que nunca mais irei joga-lo de novo,já vi o final bom na internet,e aliás o gráfico do jogo não é muito "bom" se é que me entende,e terminei ele com 7:56 min,ter que explora-lo de novo dá muita preguiça hehehe.
      É fato que o melhor Silent Hill é o 2,depois o 3,Origins,Shattered Memories,The Room e finalmente o 1,claro dos que joguei.Vlw.

      Excluir
    3. O 1 foi o que iniciou tudo, porém ele tem suas falhas... e eu entendo que da uma preguiça jogar de novo, e encarar o gráfico antigo dele diante tantos outros jogos bem melhores e atuais... mas vale a experiencia e essa você já conseguiu. Eu... joguei 4 vezes, e uma delas eu buguei o jogo, não faço ideia como mas eu perdi uma chave e passei por uma parte que não dava pra voltar e pegar... depois disso eu nunca mais quis jogar, até meu amigo insistir para ver o final junto comigo. Bem... é um jogo legal apesar de tudo, e pra época ele era épico.

      Excluir
    4. Ele é épico até hoje,mas é muito arcaico em tudo,não somente os gráficos,mas também porque o jogo não tem cutcenes bonitas e longas como o SH 2 em diante,quem não se lembra de Laura desenhando um gato na janela do hotel no SH 2,e de Eddie dizendo que não matou ninguem e dele vomitando na privada e do Piramid Head abusando de um monstro e do SH 3 na hora que Heather acha o pai morto,enfim o PS2 foi um salto inimaginável em relação a tudo,até o barulho da estática ficou melhor do 2 em diante,o legal era ver as cutcenes com o motor gráfico do próprio jogo,aí eu me perguntava,eu estou jogando essa obra de arte?que beleza,para mim que possuo PS2 até hoje;ainda acho os gráficos do PS2 boms,eu sei que os gráficos do SH 1 eram ótimos para época;mas creio que os RE's do ps1 envelheceram melhor;principalmente o RE 3,mas garanto que tomei uns sustos em SH;principalmente com barulhos que surgiam do nada;além das músicas que são muito boas;os gemidos dos monstros enfim...SH é um ótimo jogo,mas fica mediocre comparado até mesmo com o Origins.
      E eu acho que aconteceu um bug comigo tambem,na parte da escola,na versão amaldiçoada eu entro em um banheiro aí quando eu saio estou num corredor sem saída com uma grade impedindo a passagem,depois eu voltei de novo ao banheiro aí quando sai de novo estava no corredor correto,depois voltei de novo e apareci de novo no corredor sem saída,depois entrei de novo no banheiro e apareci no corredor correto...hehehe espero que não tenha bugado seu cerebro,e tem uma parte no Nowhere em que tem umas salas com portas cinzas que parecem que mudam de lugar,se isso for proposital,foi uma jogada de mestre,mas se foi falha de programação,foi bem ridiculo.Vlw

      Excluir
    5. Sobre o "bug" foi proposital. Alias isso se encaixa na primeira inspiração de Silent Hill: Stephen King. A ideia de brincar com psicológico e terror através do imprevisível e inexplicável está presente até hoje na saga SH. Mas no primeiro jogo era o trunfo principal... era isso que causava todo o clima tenso, não precisando de enredo pra isso (atualmente, SH usa o enredo pra perturbar). Apesar de não ser o melhor jogo da franquia (há quem discorde) ele é lindo, a sua maneira. Chega a ser injusto comparar SH1 com SH2, afinal a franquia Silent Hill ganhou sua forma justamente no 2, e na ideia de se desprender de suas origens, e houve o estrondoso salto gráfico da nova plataforma. Mas é normal pensar assim... SH1 é bem fraco graficamente, e mesmo se houvesse um remake ou remasterização em HD (só lembrando que SH-SM não é nenhum dos dois, é o último capítulo atual da saga Mason), ele não conseguiria superar nenhum dos outros SH visualmente, afinal o que ele é e sua marca já ta fixa e registrada, não há nada como ele, e qualquer tentativa de fazê-lo "melhor" iria aniquilar o que ele tem de bom. Apesar de feios, o gráfico, seus bugs e "jeitinhos" são essenciais para o restante da franquia, e a forma que ela tomou. Eu gosto de SH1, mas não tenho paciência para jogar ele de novo.

      Alias, há algo em SH1 que não consegui encontrar em qualquer outro (mesmo o 2 ou o 4, que apelam muito pra isso) o esquema de medo de ficar parado, tanto quanto andar. Cara, duas coisas que aconteceram comigo em SH1 e até hoje eu tenho receio de encontrar em outro jogo foram:

      1 - O gato. Sério, aquilo me deixou apavorado. Parece simples mas naquele clima, com a música parando, e somente o sons guiando o suspense, aquilo me matou de medo.

      2 - Os Pterodátilos. Mano, aquela batida de asas, aquela sensação de estar sendo perseguido, aquele medo de ter algo te atacando pelas costas e aquela certeza de que o som se tornando alto significa que o monstro é mais rápido que você e ta chegando mais perto... aquilo é apavorante.

      Em SH2 e SH4 tem muito disso também, mas nada se compara ao visto em SH1. É uma das pérolas dele.

      Bem, eu gosto de pensar que cada capítulo tem seus altos e baixos, e eu espero, do fundo da minha alma, que os criadores e desenvolvedores de Silent Hill não entrem na onda de "remasterizar em HD" (apesar de já terem feito algo assim com o 2 e 3...) porque, pode ser que destruam coisas essenciais de Silent Hill, forçando um infeliz spin-off (diferente por exemplo do que fizeram com Resident Evil 1, e seu maravilhoso "remake" original para GC, que depois foi refeito pra Wii e relançado pra PC e outras plataformas em HD, tal qual apesar de ser Remake, é a perfeita adaptação dos gráficos antigos pra uma nova forma, sem matar o enredo. Em SH1 não da pra fazer isso, pois é justamente suas limitações e defeitos que projetam o enredo.)

      Enfim, é isso sr. Vlw digo eu por ter comentado... como sempre digo, eis uma extensão e complemento pra análise. Vlw sr Gabriel...

      Excluir
    6. Lá vamos nós para mais uma conversa longa hehehehe...
      Eu sei que SM é o último e acho que as pessoas que o consideram "remake" ou são "burras" ou não entenderam a estória,tá na cara o final é 100% compreensível,a Heather imaginou aquilo tudo,jogo foda me marcou muito,os gráficos eram muito bons para aquela altura do campeonato,onde o PS2 só tinha jogos horríveis.
      E o remake do 2 e do 3 pra HD ficou horrível,texturas faltando,serrilhados que não existiam no original,e músicas bugadas,quando não tinham a textura ou escureciam bastante ou colavam um papel de fundo ridiculo,conversão porca.
      O SH que me deu mais medo foi o The Room,aqueles fantasmas que te perseguem em cada ambiente além de não morrerem e sugar sua energia mesmo não encostando em vc,além de terem uma animação medonha,tenso...Meu final nesse jogo foi o que eu não consegui impedir Eillen de morrer e não matei Walter(não consegui muito dificil),a cena final foi com uma transmissão de rádio;e o fantasma de Walter na apartamento,jogo tenso,me deu uma sensação ruim esse game no final;deu uma depressão,falando sério esse jogo não é de Deus não hehehe,o jogo mais bizarro da série.

      Excluir
    7. O 4 foi meu primeiro, tenho orgulho em dizer isso. E também concordo que ele é meio traumatizante. Por sorte meu final foi o perfeito (antes do meu amigo começar a traduzir pra mim, eu conseguia fazer os finais perfeitos, mas depois ele começou a ferrar com minhas escolhas e chegou a ser uma maldição hilária, quando jogamos juntos só da merd4 rs...). Lembro até hoje da cena final, onde Henry sai do prédio e ta tudo em paz. Entendi que tinha acabado bem, mas na época ainda não conhecia a profundidade real de Silent Hill.

      Não fazia ideia que a remasterização tinha sido tão ruim assim. Na verdade nunca entendi pra que remasterizar algo que já foi lançado e todos já conhecem a história... estúpida ideia de ganhar mais com o mesmo.

      Enfim... comentários rápidos rs. É que to no blog, editando a postagem sobre Silent Hill Revelation.

      Excluir
    8. A remasterização deve ser para as pessoas que venderam,quebraram ou deram o videogame antigo e ficaram arrependidos e com saudades de jogar os jogos do mesmo...e pelo dinheiro tambem.Vlw.

      Excluir
    9. Nos tempos atuais, enxergo apenas o interesse monetário, considerando que para vídeo-games antigos e backups na perda de dados, é extremamente acessível pra qualquer um, obter uma imagem e emular, ou obter versões adaptadas sem a mentira de serem "melhoradas". No caso de alguém que tenha um notebook ou um pc, é só buscar o emulador de qualquer plataforma "antiga", é extramente prático... e não é considerado ilegal quando a intenção é recuperar uma mídia perdida ou apenas resgatar seu backup da mesma. Para jogadores de consoles ou portáteis, há versões originais e vendidas por um preço ridiculamente baixo, vários jogos antigos de versões anteriores do aparelho. Por exemplo, para Nintendo 3DS, há um recurso de compra de jogos de GB, GBC, GBA e DS, com um valor muito reduzido, as vezes meramente simbólico, que deixam os jogos registrados na conta do usuário, podendo ser baixados para seu aparelho quando bem desejar. No caso de PS4, XOne, rola o mesmo. Alias, a Microsoft disponibiliza um serviço de venda de imagens virtuais de jogos do XboX para os consoles da velha e nova geração. A Sony também nunca fez cerimonia em permitir que seus consoles simulassem perfeitamente jogos de versões anteriores.

      Eu realmente não vejo qualquer razão para o lançamento de jogos em HD e remasterizados, não quando isso não os melhora de fato, como o que você citou com as versões de SH2 e 3... chega a ser revoltante e desrespeitoso com o jogador.

      Excluir
    10. Infelizmente o dinheiro manda nesse mundo.
      Conhece Rule of Rose,jogue acho que vc vai gostar,a estória é bem surreal,vc iria se superar tentando esclarecer a estória,daria umas 9 paginas de análise.
      A jogabilidade não é muito boa,a personagem é idiota,mas vale a pena,um dos jogos mais estranhos e fascinantes que joguei.Vlw.

      Excluir
    11. Rule of Rose é muito bom... eu joguei um pouco, mas na época estava escrevendo sobre Silent Hill e acabei parando. Um dia volto pra ele. Queria tanto postar uma análise surreal ainda hoje, mas vai ficar pra Fevereiro =/

      Se bem que, o mês foi bem legal, foram várias análises, nada tão épico mas, foi bem legal mesmo, se todo mês for assim, o blog vai longe. Se contar a quantidade de pastas que tenho pra digitar analise, eu to garantido por uns 3 meses de postagens kk.

      Eu gostei de Rule of Rose, até mesmo da jogabilidade meio estranha... gostei o mistério e aquele dirigível tem alguma coisa muito estranha.

      Excluir
    12. Eu ia te falar a estória,mas nem vou mais hehehehe.
      O jogo é bem estranho mesmo,o final é muito surreal,mais um jogo traumático para mim.
      Ah já chegou fevereiro kkkkkkkkk
      E o Max?Como está indo,vlw.

      Excluir
    13. Fevereiro, mes das análises longas... SH Revelation vai ficar ótima (espero).

      Nem grila em contar a história, eu conheci Haunted Ground e Rule of Rose pelas análises do Zangado, daí consegui a mídia de ambos e joguei algumas vezes o Rule of Rose, cheguei numa parte em que fiquei com pena da gordinha, mas daí parei pra fazer outras coisas e perdi a mídia. Vou tentar obter a iso deles 2 e jogar no pc pelo emulador mesmo, mas isso só depois de honrar pelo menos 4 das minhas promessas rs.

      Max? Eu vou bem... (Meu nome real é "Max", não espalha) Falando a real, eu consegui Max Payne 1, 2 e 3, eu fiquei apaixonado pela beleza deles 3, aquela intro em forma HQ e o esquema dos tiros em tempo desacelerado, muito louco. A Dublagem do 1 eu adorei (mesmo sendo meio... estranha) e até me faz lembrar as vozes que o Zangado faz (acho que eu já disse isso). Meu irmão, menor de 12 anos, já zerou Max Payne 2 e fez spoiler pra mim (meus irmãos jogam todos os games que eu pego, então, as vezes, eles conseguem finalizar antes de mim. Esse mesmo irmão por exemplo, zerou Bionetta que eu ainda nem joguei... ele também zerou Rise of Tomb Raider, sendo que eu comprei a mídia pra Xbox 360 e não joguei, por esperar pela versão de PC que teria um gráfico melhor e seria mais fácil pra tirar as fotos... meu ele já fechou o jogo e eu ainda nem joguei!) Ele também ta jogando Max Payne 3, que eu achei hilário uma parte em que eu mesmo joguei, e eu tava dando tiro nos brazukas, quando um deles se escondeu logo após uma bala errar ele e gritou "Errou viado!" eu ri pacas, porque ta muito bom o áudio. Sei que o jogo não é "dublado" afinal se passa no Brasil, e o áudio de alguns personagens é naturalmente português-br, mas eu achei algo muito bem feito e melhor que dublagens atuais. Pena que não tem Max Payne 2 dublado (estranho que meu irmão zerou justamente o único sem audio em pt, e ele é ruim pra acompanhar legendas...). Enfim, eu to com esses jogos separados mas acabei de me responsabilizar em fazer uma análise sobre SH Revelation, e enquanto fazia minhas anotações descobri tanta coisa, que me empolguei. Por hora não to jogando nada. Também acabei de terminar meu rascunho sobre DKC 3, e preciso terminar a análise congelada de Remember-me, eu to esquecendo já (ba-dum...tiz... vish mano).

      Bem, é isso sr. See you later!

      Excluir
    14. Blz mano,no aguardo do Max então.
      Agora to ansioso por Silent Hill.
      "errou viado" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.To até imaginando a cena.
      Vlw.

      Excluir
    15. É isso ai sr...

      SH, eu espero que fique como eu quero deixar.

      See yah sr Gabriel!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Curti bastante a análise Sr Morte(apesar de eu estar na metade do game,então foi um baita spoiler rsrs),o primeiro Sh q eu zerei foi o 2 então queria saber sobre umas coisas:Tem algum Sh q continua a história do 2?(só finalizei o 2 e o Origins mais os outros estão a caminho) queria saber tbm se o final q eu ganhei no 2 foi o certo,no meu final o james vai embora junto com a laura e por último queria dizer q sou um grande fã tbm de Resident Evil e queria saber de vc tbm vai fazer análise dos Re's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir SamuK (Aposto que se lê "Samuka"), obrigado por ter lido e que ótimo que agradou (exceto pelos spoilers, eu peço desculpa por isso rs). Mas então... eu fiz uma análise pra cada jogo, inclusive citando onde as paradas começam e terminam:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/search/label/silent%20hill

      SH2 não tem uma continuação "direta" mas existe um jogo que segue na mesma "realidade" que é o SH4.

      Sim, o final que tu pegou foi o certo (parabéns rs) mas... e se eu disser que eles não saíram de Silent Hill!? Da uma lida na análise sobre SH2, pode ser que tu curta... pode ser que não... só sei que muita gente criticou pacas, alguns adoraram a minha interpretação e visão... outros mantiveram-se no comum... mas lê la, pelo menos não será tempo perdido, posso te garantir.

      Resident Evil... estou dando meus primeiros passos na franquia. Decidi jogar RE1 clássico e jogar todos em sequência, só preciso de tempo pra recuperar o tempo que perdi ao não jogá-los (infância nintendista é fogo rs). Mas, sob recomendação de um dos leitores, fiz uma análise sobre um Spin-Off de RE, que não é ruim não. Estive pensando em analisar a franquia principal, mas pode demorar.

      E por fim mas não menos importante: Seja bem vindo Sir SamuK!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sr "Lugas" (desculpe o nome, eu preciso fazer algum diferencial se não eu me confundo com meu irmão que também se chama Lucas... então fundi "Lucas+Gabriel", é um método que passei a usar pra não confundir os nomes).

      Primeira dúvida: Alessa teve que ter relações pra gerar Samael?

      Resposta: Depende do quão tolerante você aguenta ser com uma história que envolva sacrifício infantil, tortura, estupro e pedofilia. Nada disso é se quer insinuado no jogo, pois na boa... SH é perturbador e psicologicamente pesado, mas tem certas coisas que é melhor nem imaginar. Daí vem o "depende", pois de certa forma, fica mais fácil de aceitar uma história de terror que envolva apenas magia (mesmo que demoníaca) do que coisas tão repulsivas. Em teoria, sim, ela precisou e provavelmente foi violentada (visto que para o sucesso do ritual, ela precisava sofrer e tipo... isso é uma forma bem extrema de sofrimento) mas... isso é bem polêmico... entende?! Também tem o esquema do sêmen usado para o ritual... que automaticamente criaria um "pai" para Samael, que é totalmente oculto em todas as histórias de SH... o que deixaria a história mais confusa, talvez. Uma outra resposta válida é o ato de "Imaculada Conceição Invertida", o que seria um método oposto ao original do nascimento santo de Jesus através de uma Mulher Virgem. No caso, a inversão seria violar uma Inocente para gerar o mal demoníaco... não é correto afirmar que "Samael apenas surgiu como consequência do ritual" se as condições do ritual são claramente opostas às condições ideias para uma gestação. Ao invés de carinho e cuidados, era tortura e sofrimento... logo, é de se esperar que tudo de pior foi utilizado para dar vida a um ser demoníaco.

      Segunda dúvida: Harry e Dahlia não foram infectados pelos parasitas enquanto Cybil e Lisa foram, porque?

      Bem, proteção. Dahlia provavelmente tinha imunidade biológica (pois acredito que o antidoto tenha sido um produto do Sangue+Aglaophotis) ou ela havia sido administrada com o antídoto (no caso da minha crença está errada) pois de certa forma, ela era a líder da parada toda. Já Harry tinha imunidade pois estava protegido por Alessa, simples assim. Ela não o via como ameaça, e sabia que ele estava la para ajuda-la (ela ajuda ele a ajuda-la durante o jogo) então, de certa forma, a maldição dos Parasitas não pegaria nele, pois ele não era um mal aos olhos da percursora da maldição. Cybil era uma estranha, e como os demais estranhos: Ou era aliado, ou era um alvo, e só Harry era um aliado. Lisa acabou pegando a maldição como as demais enfermeiras. Observação: Talvez mais de uma dose de Aglaophotis precisava ser administrada com o tempo, o que explica porque Kaufmann e Lisa permaneceram por tanto tempo sem serem afetados.

      Excluir
    2. Última dúvida: Sim, ela esteve grávida. Mas isso volta a primeira questão: Depende apenas de você e do que você é capaz de aceitar. Sério, tem jogadores de SH que jamais aceitariam uma verdade tão nojenta como essa mas, não havia nada puro no ritual de Samael. "Ela tirou aquilo de bom que havia nela e gerou um bebê" é uma frase bem melhor do que "E então, a criança impura nascida para o mal foi purificada e dada para um estranho". Claro que o que vemos no jogo é bem claro: O bebê apareceu em meio a luz e foi dado para Harry. Não da pra ver "barriga" alguma naquele vestido branco e tipo, aquilo não é bem um "parto"... sem contar que o bebê não nasce endemoniado, e ainda por cima, o mesmo bebê cresce e se torna uma adolescente já grávida, com o feto de Samael surgindo do nada quando ela completa a idade certa. Nesse caso, há sim influência "mágica"... mas sr, acessamos uma gama tenebrosa e nojenta de mais ao falar disso... eu particularmente prefiro pensar que Alessa dividiu sua alma em duas, uma sendo a mais pura e transformou-a em um bebê, para viver aquilo que ela não pôde viver. (eu sou um daqueles que não curte nenhum pouco a ideia mais... realista.).

      E bem, eu espero que essas respostas tenham lhe agrado Sr Lugas.

      See yah... e graças a você eu pude corrigir um erro da análise sobre "Aglaophotis" e o "Sangue de Alessa"... por um tempo eu simplesmente ignorava a substância e me baseei apenas no sangue... um erro tosco.

      Excluir
    3. Ah é: Seja bem vindo ao DM Sr Lugas, e não é abuso algum perguntar, enquanto eu puder responder (ou tentar) eu o farei com muito orgulho.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, pelo jeito nós somos ainda mais parecidos do que imaginamos... eu adoro comentar mas, o que eu mais curto é responder comentários. Normalmente, eu respondo nem que o assunto já tenha morrido, pois sei la, gosto de manter as conversas e debates, e eu odeio a ideia de deixar alguém sem resposta, pois eu mesmo não curto ficar sem resposta. E, curiosamente, a maioria das minhas respostas ou comentários são enormes, verdadeiros textões (tecnicamente, minha primeira análise foi um comentário rs).

      E tipo, quanta coincidência conhecermos a franquia exatamente nas mesmas condições... chega até parecer algo profético... Talvez, nossas mentes tenham sido levadas a interpretar SH de uma forma um pouco diferente da casual, devido a influência das ideias apresentadas no filme e no SH4... o combo meio que nos fez enxergar e buscar por respostas mais... completas e menos confusas... sei la... isso é legal de mais kkk.

      Muito jogador nem sabe o que significa "enredo"... tem player que só curte jogar e se satisfaz com isso, sem precisar ou buscar entender nada. E isso é, de certa forma, o que cria os fans em massa... não é ruim, mas também não é algo incrível e exemplar... saber que boa parte dos jogadores se contentam apenas com gráficos bonitinhos e informações oficiais, não importa o quão falhas são, é até meio triste.

      De qualquer forma, eu to aqui pra compartilhar minhas ideias, interpretações e descobertas, e eu adoro fazer isso pois sempre aparece alguém que não apenas curte, mas se identifica. Sr Lugas, fico feliz de mais por ter achado meu blog e espero poder te responder sempre.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo eu deletei o outro comentário duplicado, mas ai fiquei na dúvida... porque alguns leitores comentam duas vezes sem querer... e ai o ponto de interrogação desapareceu do teclado... de qualquer forma, tem algo errado no layout que atrapalha os comentários (ponto de interrogação)

      Excluir
  26. Que sensacionalistíco e foderoso. Eu sou noob na série ainda. Só joguei o 1, 2 e 3. Pretendo jogar o Origins e depois o Shattered Memories(nem preciso dizer porque né?).
    Mas a leitura foi muito boa e consegui absorver pequenos detalhes, eu já sabia a maioria, só que tinha esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srta Daniela, bem vinda ao blog e fico lisonjeado por ter gostado da leitura. Silent Hill é uma das franquias que mais amo e foi o estopim pra minha "fase interpretativa". Você com certeza vai amar o Shattered Memories, é um jogo meio diferente do convencional (não da pra lutar, só fugir... mas você se acostuma) mas é repleto de toques e retoques de cair o queixo.

      Bem, seja bem vinda ao blog e, qualquer coisa só comentar, em qualquer parte, que estarei aqui!

      See yah lady.

      Excluir
  27. Olá cara suas análises de silent Hill são as melhores e as mais completas que já encontrei na internet, há um tempo atrás eu li suas análises quando estava curioso sobre a série e logo depois de bastante tempo acabei conseguindo jogar todos os jogos da série ( até então faltava até agora 2018 que acabei agora, o homecoming e o downpour) então mais uma vez encantado com a série tô tendo a oportunidade só agora de conseguir jogar os jogos em português coisa que a muito tempo atrás não consegui, a minha história preferida dos jogos é a de silent hill 2 mas deixarei para comentar lá na sua análise a minha teoria, mas adianto que amei a sua teoria e ela é q mais original e diferente que já vi.
    Enfim tô falando muito espero que não tenha se confundido igual a história do jogo kkkkk, brincadeiras a parte indo pra esse silent Hill 1 meu segundo preferimos o shatered Memories me confundiu ainda mais mas as minhas dúvidas pra esse são as seguintes;
    Como Harry anda sem ser percebido por ninguém em silent Hill original então a neblina e tudo o mais que toma ele é cybil e os outros já eh uma alucinação? E se for bate com o que vc falou pro 2 ele TB já estaria morto ?( silent shatered na referência )
    Porque se não fosse assim alguém veria eles não ? Todos morreram so no final do jogo msm ? Outra coisa, será q o filme percebeu isso é sai usar aquelas alternancas de silent Hill genial que vimos do esposo dela é tudo mais, ne... Enfim eu não tinha comentado antes mas estou relendo tudo o q fez e voltei com a febre de silent Hill na veia tô jogando os jogos um por um, lembrando adoro o 2 e que pena não ter o downpour pra Pc gostei do jogo contrariando o q mtos acharam.

    Bom até a próxima e aguardo a resposta ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Maickon, quanta energia e empolgação hein! Fico feliz pra caramba em saber que você curtiu meu trabalho, e ainda mais feliz por saber que o sr ta podendo jogar todos os SH's.

      Bem, respondendo, é até bem fácil na verdade, o filme meio que ajuda a entender a razão por Harry não ser notado. Ele tava dentro de Silent Hill. A cidade, apesar de ser grande, lotada e bastante visitada (algo que já difere muito do conceito do filme) ela tem várias versões alternativas, criadas por maldições diferentes e pessoas diferentes. Harry é puxado pra realidade de Alessa, jundo da filha dele, e Cybil entra no barco por puro azar.

      As "versões alternativas" tem como uma característica em comum a aproximação da vida com a morte, e no caso da realidade que Harry acessa, ele ainda estava vivo, porém afastado do mundo dos vivos provisoriamente.

      Sr, aproveite os SH's! Alias, eu também acho uma lástima não ter o Downpour pra PC. Curiosamente, é no Dounpour que essa ideia de cidade lotada e cidade vazia ao mesmo tempo é reforçada, e também onde a ideia de mortos e vivos lado a lado também é reforçada. O Downpour é a versão definitiva do que SH se tornaria. Eu amei o DP, tanto que to até esperando o emulador de ps3 funcionar bem com ele, pra jogar no pc kkk.

      Enfim, sr, obrigado pelo comentário e espero ter sanado sua dúvida. O filme de SH trouxe uma nova perspectiva pra franquia, que foi adotada nas obras posteriores, o filme é algo a parte, totalmente inovador e com novas perspectivas, respeitadas e implementadas nos jogos posteriormente, de tão boas que foram (por isso eu respeito muito o que o primeiro filme fez, e considero ele a melhor adaptação de jogo pros cinemas).

      See yah sr Maickon e tenha uma ótima jogatina, e leitura!

      Excluir
  28. Esse jogo e fantástico, me deu muito medo a primeira vez que joguei! Muito boa sua análise Sr morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sr Rodrigo... confesso que dos SH, esse foi o que mais me assustou, principalmente por causa do pterodátilo... mas foi bem chato ter de zera-lo por causa das vezes que buguei tudo. Ainda assim, é um dos melhores games de terror que já joguei. Enfim, obrigado pela leitura, por curtir e comentar sr!

      Excluir
  29. Respostas
    1. É legal isso, você ta aproveitando bem o site. A ideia dos posts grandes é justamente dar ao leitor o que ler periodicamente. To feliz por ta curtindo sr Fellipe e seja sempre bem vindo ao DM.

      Excluir
  30. A perfeição tem nome e chama-se: AnáliseMorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srta Andressa, que prazer tê-la por aqui novamente.

      Gentileza viu...

      Excluir
  31. Respostas
    1. EU POSTEI DUAS VEZES FOI UM ERRO MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO DELETAR UMA DAS PUBLICAÇÕES.

      Excluir
    2. Não se preocupe sr, aliás, bem vindo.

      Excluir
  32. ESPERO QUE O DONO DESTE SITE OU BLOG VEJA ESTE TEXTO ENGARRAFADO: ADOREI SEU TRABALHO E AFIRMO QUE TEM YOUTUBE QUE VEIO AQUI SÓ PARA COPIAR AS INFORMAÇÕES E DEPOIS FAZER VÍDEO. O QUE FALTOU NA SUA HISTORIA OU ESTA ERRADA? VOU TE DIZER: - O CIRCULO VISTO NO JOGO É MAGIA NEGRA E ARCANA DESCRITO NO LIVRO DE SALOMÃO COM O NOME DE O PENTAGRAMA (CIRCULO) DO DRAGÃO VERMELHO. A POLICIAL DA HISTORIA QUE VEM DE OUTRA CIDADE É UMA PROFUNDA CONHECEDORA DE MAGIA, DALIA G. DURANTE O DIALOGO COM A POLICIAL E USANDO SEU PODER PARA BLOQUEAR O TIRO DA ARMA DE CIBIL B. AFIRMANDO QUE O SELO DE METRATON NÃO PODIA VENCÊ-LA OU FAZER MAL... O LIQUIDO VERMELHO E MECURIAL USADO PARA BLOQUEAR HABILIDADES PSY TEM EM SUA COMPOSIÇÃO UMA FLOR NATIVA DE SILENT HILL CLAUDIA BRANCA, ALMA É POSSIVELMENTE O NOME DA IRMÃ DE DALIA OU PARENTE QUE PERTENCE A IGREJA CATÓLICA E ODEIA BRUXARIA, OS RELIGIOSOS EM SILENT HILL SÃO RADICAIS E VIOLENTOS; POR ISSO É DIFÍCIL DIZER QUEM É PIOR A SEITA OU A IGREJA. ALMA É CITADA POR ALESA EM FITAS NO JOGO, ONDE VOCÊ DESCOBRE QUE ALESSA ESTA SEM PULSO E AINDA VIVIA... CLAMANDO PARA QUE A ENFERMEIRA NÃO CONTASSE PARA ALMA. O DOUTOR NÃO PODERIA MANTER ELA VIVA, MAS A SEDAVA E A TRANCAVA NA PARTE ANTIGA DO HOSPITAL QUE SUPOSTAMENTE NÃO EXISTIA NA NOVA RECONSTRUÇÃO, O DOUTOR GANHAVA DINHEIRO COM UMA DROGA CRIADA A PARTIR DA FLOR CLAUDIA BRANCA; DEPOIS QUE A FILHA DE ALESSA SAI DE SILENT HILL NO FINAL DO ORIGINES, O ÓDIO DE ALESSA E O PRÓPRIO DIABO SAMAEL (VENENO DE DEUS) QUEIMAM A CIDADE INTEIRA E MANTENDO SEUS SOBREVIVENTES EM UM CIRCULO INFINITO E PARALELO COMO SE O MESMO DIA SE REPETISSE SEM FIM, SIM É VERDADE QUE ALGUMAS PESSOAS AO ENTRAR EM SILENT HILL NÃO VERÁ DEMÔNIOS NEM A NÉVOA, ISSO É EXPLICADO PELOS LIVROS SOLTOS PELO JOGO; OU QUANDO OS PERSONAGENS SOMEM SEM DEIXAR VESTÍGIO; TAMBÉM EXPLICA QUE TANTO ALESSA COMO SUA MÃE POSSUEM PODERES PARANORMAIS, EM ALESSA É MAIS FORTE POR CAUSA DA VIOLÊNCIA QUE SOFRIA EM CASA E NA ESCOLA, CADEIRAS COM ACUSAÇÕES DE SER UMA BRUXA, E POR TER SIDO ESTUPRADA POR UM FAXINEIRO DA ESCOLA QUANDO SE ABRIGOU EM UM DOS BANHEIROS PARA FUGIR DOS COLEGAS. SAMAEL NÃO É UM DEMÔNIO SEXUAL, É UM SERAPH (SERPENTE DE FOGO) EM HEBRAICO SERAPHIM É PLURAL EM ARAMAICO. ELE REPRESENTAVA AS POTENCIAS DE DEUS, SERES PODEROSOS DA JUSTIÇA E FORÇA. POREM POR ODIAR A RAÇA HUMANA FOI CONDENADO AO INFERNO POR CAUSA DE SEU ORGULHO. "EU TIRO TEU NOME NÃO ÉS MAIS KHAMAEL; MAS SIM SAMAEL, POR QUE TENTOU ME ENVENENAR CONTRA MINHA CRIAÇÃO..." (O DEUS ANTIGO CHAMADO DE: "EU SOU O QUE SOU", EM DECLAMAÇÃO NO LIVRO DE ADAM/RAZIEL. LEITURA ANTEDILUVIANA; EDITORA LODGE ARACANA Nº127#. 1999. FORTALEZA-CE. Y.'.O.'.M.'.) editado e corrigido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sr. Yasharay, obrigado pelas informações.

      Eu não tenho conhecimento sobre demonologia, ou religião, o que sei é o básico do básico, um nome aqui outro ali, e bastante teorias e interpretações. Mas, fico realmente grado por sua partilha.

      Alias, obrigado por ler meu trabalho e aumenta-lo com isso, bom entender melhor quem é Samael, e do que se tratam os símbolos no universo SH. Eu mesmo devia ter me aprofundado mais no assunto ao longo de meus artigos mas, acabei pendendo pro lado narrativo e esqueci do lado simbólico místico.

      Adoraria conhecer mais, quem sabe sobre Valtiel, talvez até entenda ainda mais sobre a conexão dele com a maldição original dos jogos.


      Excluir
  33. Shady....o Demológo....(essa palavra nem deve existir...mas ok rsrs)
    Mas sério, adorei o texto, acho que esse é um daqueles textos que o senhor citou....ele fala bastante sobre vc.... dá até pra chutar a sua idade...(a não ser que vc queira me contar ( ͡° ͜ʖ ͡°) kkkkkkkk)
    É também dá pra ver que tu era......mó Nintendista quando criança KKK
    E o que o senhor queria dizer com
    "Outros interesses"
    ?! ( ͡° ͜ʖ ͡°) (Meu Deus du céu eu preciso para com isso kk)
    Mas é a vida ( ͡° ͜ʖ ͡°) (meu Deus kkkkkkkk, chega!!!!!)
    Tá, parei....
    Eu não lembrava que esse jogo era tão..... tão do capiroto KKK
    Sla veio....eu joguei à uns tempos....e acho que eu era um criança burra e num entendi o quanto que esse jogo era Du mal e que o Capeta quase invadiu a minha TV kkk (eu acho que estou sendo mais Demólogo do que vc kkkkkkkk)
    E..... acho que não tenho mais nada a adicionar....é
    Somente que esse jogo dá medo e que.....
    Mano!
    Já percebeu o quanto os jogos de terror hoje estão sendo mais do mesmo?
    É só ver o RE 7.....
    Ele é mais um jogo previsível e sem medo....pq vc sabe exatamente onde vai dar merda KKK
    Aliás nem da medo......só uns jumpscares aleatórios

    Acho que os desenvolvedores desse gênero deveriam jogar um pouco de Silent Hill


    E ver o que é jogo de terror de verdade!


    Bom é isso....
    Eu sou o senhor Wilson, e até a próxima!

    Fuisssss(mas sempre estarei em todos os lugares....)


    Acho que essa ficou legal, eu acho(ACHO)
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, o que mais? Escadas!

      Acho que seria "demonólogo" mas eu não sou isso não. Só fui escrevendo e pesquisando quando necessário. Teve um comentário que chegou a adicionar informes sobre o tema xD.

      Mas, concordo contigo, os games atuais estão... menos assustadores ou perturbadores. Sinto falta de SH...

      Excluir
  34. sim cara....escadas....espinhas.....não! É brinkadeira...não vou voltar com isso...hehe Fuisss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que o sr pega a referência fácil kkk. Meu deus, sr, eu não sou assim! kkkk.

      Excluir
  35. Finalmente alguém desmentiu o bagulho lá de Centralia. Sempre achei essa história meio furada. "nussaa, a cidade tem fumaça. É Silent Hill". Bitch, SH é muito mais do que só uma cidade com neblina. 😌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é? Cara, SH é uma cidade viva e repleta de mistérios. Tentar resumi-la a uma única lenda chega a ser sacrilégio!

      E... eba, você chegou aos SH!!! Bem vinda srta Exterminadora!

      Excluir
  36. Samuel... Samael... olha como uma letra errada faz toda a diferença. Acabaram adorando o tinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma piada bem encaixada. Só não entendo porque a ordem curte tanto o samuka.

      Excluir
  37. Não sei se foram inspirados ou não, mas o clima de SH também parece um pouco com o de um filme de terror que foi lançado nos anos 80 chamado The Fog. A versão de 2005 é puro lixo focada em dois adolescentes chatos pra zaralho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A la, esse eu não conhecia. Caramba srta tu tem um monte de referências. Eu conhecia The Mist (o filme mesmo, a série eu não assisti), e talvez, talvez, até tenha visto este em alguma época macabra (assim como você, eu conheci o mundo sombrio do terror através do meu tio... ironia né? E ele me fazia ver essas pérolas, mas memória é fogo).

      Se eu não me esquecer, vou assistir. É bom pra aprimorar meu arsenal de argumentos e referências... rs.

      Excluir
  38. Cara, como esse jogo é perfeito. Mesmo se eu usasse todas as palavras do mundo, ainda não seriam suficientes para descrever o prazer que tenho por esta franquia. 💜💙💜💙

    Acho tão legal como eles pegaram todos os medos deturpados que uma criança possui e transformaram em monstros. Por isso que este jogo é tão maravilhoso e por isso que eu o amo tanto. Este e o segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu segundo favorito é o primeiro? Um, boa. Se eu não me engano, o meu segundo favorito é o Shattered Memories... Assim, tamo paralelos em favoritismo (mesmo que eles não tenham nada a ver, eles tem tudo a ver!)

      Concordo plenamente contigo srta Exterminadora, e aliás, devo dizer que SH brilha muito por essa profundidade psicológica em todos os títulos. É o máximo!

      Excluir
  39. É sempre incrível voltar pra cá e reler seus artigos sobre Silent Hill como se fosse a primeira vez, senhor Morte. Não me canso nunca. The Room continua sendo meu favorito e sempre irei me lembrar do carinho especial que você sente pelo protagonista, kkkkkk. Sucesso, meu amigo Senhor Morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazersão revê-la por aqui srta Andressa, senti saudades.

      "Carinho especial pelo protagonista" mas olha a audácia dela! kkk

      Eu to bem animado por te ver aqui, real.

      E... é bom saber que os artigos envelheceram bem, e permanecem agradáveis... felicidade pacas!

      Infelizmente, tamo meio fracos com terror desse tipo nos últimos tempos, então não to trazendo conteúdo ao nível SH... mas a vontade existe forte.

      Aliás, aquele jogo, The Medium, trouxe mó sensação nostálgica pois, apesar de não ser tão profundo quanto um SH, ele ta quase na mesma vibe. Pelo menos eu curti fazer o artigo... lembrou um pouco do SH2, 3 e Origins... depois se quiser dá uma conferida, acho que vai curtir.

      Srta Andressa, repito que é um prazer tê-la de volta e, realmente senti saudades. Espero que esteja bem tá.

      Excluir
  40. Bom , já li sobre SH SM e agora SH 1 , os dois foram bem escritos mesmo . Eu sou novato no SH , tô terminando o SH SM , e comecei por ele também , tô com medo sinceramente de jogar o SH 2 e o The Room que consegui FINALMENTE . Mas vou tentar jogar e ir vendo uns vídeos pra mim ficar preparado pros surtos de medo e psicológicos do jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara, é bom ver que gostou.

      Aliás, o SH2 não chega a dar tanto medo (tem seus momentos) mas o 4 sim... prepare-se bem psicologicamente que o negócio é tenso.

      Uma dica: Cuidado com o uso do rádio. Ele vai mais te atrapalhar do que ajudar em tudo quanto é SH.

      Mas espero que se divirta e, qualquer coisa, tem post sobre tudo aqui.

      Agradeço muito sua presença e seja sempre bem vindo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)