O Filme Achado de Hoje: Crowsnest

Hoje assisti mais um Found Footage decepcionante. Existem uns três tipos de padrões para  found footages, sendo eles uma matéria jornalística que deu errado, um registro de coisas sobrenaturais, ou simplesmente a filmagem de algum serial killer e suas vítimas. A base pra um bom Found Footage é o realismo, afinal, é onde o "terror" se encontra. A ideia de estar assistindo algo que seria real ou baseado em fatos reais gera um clima de tensão e suspense, levando a alegria pra quem assiste. Um grande erro em produções desse gênero, é a quebra do padrão. Qualquer reviravolta ou cena que soe falsa pode facilmente derrubar um filme inteiro, afinal, o objetivo do filme é buscar convencer quem o assiste de que aquilo é real.


Um exemplo que gosto de usar é o "Atividade Paranormal". Nesse filme, tudo convence, tudo impressiona, mesmo não tendo quase nada tão impressionante... até seus últimos segundos, o filme é puramente realista. Ele gera muitas perguntas sem respostas e no final, não força algo assustador, apenas mantém o suspense. O filme teve tudo pra dar certo, e deu. Muitos questionam o porque de um filme ter sido tão aclamado sendo que ele não mostra quase nada "assustador". A resposta é muito simples: Atividade Paranormal foi muito bem divulgado; Lembro de ter visto comerciais avulsos sobre ele na TV aberta, e me surpreendido com as cenas registradas e mostradas em alguns segundos apenas, e o final do trailer dizendo algo como "Você sabe o que acontece enquanto você dorme?". Isso foi simplesmente fod4. Eu que até então só conhecia Bruxa de Blair, fiquei ridiculamente empolgado pra assistir esse falso documentario. Ai no dia que meu amigo trouxe o filme pra gente assistir na madrugada, eu fiquei ainda mais empolgado. Depois de terminar o filme, com um final completamente em aberto e sem qualquer resposta, com policiais e uma luzinha no fundo piscando, só uma pergunta ficou na minha cabeça e na do meu amigo: "Isso é real??" A gente pesquisou sobre o filme e na época, nada achamos. Os nomes dos atores eram reais, e as informações sobre o filme se resumiam a sinopse. 





Enfim, em "Crowsnest" vemos cinco jovens viajando e se metendo em merd4 ao atravessar uma rota desconhecida sem qualquer proteção. Eles são vítimas de alguns psicopatas que brincam de caça com eles até abater todos os cinco. O primeiro grande problema está nos personagens, que são de longe irritantes, e simplesmente MERECEM morrer. Os caras são estupidamente estúpidos, não falam nada com nada, e até os últimos instantes do filme, é difícil acreditar que seres tão estúpidos demoraram tanto pra morrer. Exemplo: Há várias partes em que os caras decidem conversar sobre relacionamento e descobrem que todo mundo leva chifre em cima de chifre, uns pelos outros. Eu não quero me estender, mas poderia afinal todo o filme é falho. Tem algumas partes em que há a oportunidade de filmar o rosto dos assassinos mas os garotos imbecis preferem filmar o chão ou os joelhos dos malucos; Também tem vários momentos em que da pra filmar toda a região mas, os cineastas apenas evitam virar a câmera de mais pra não prejudicar a locação. Tem uma parte que ficam uns 10 minutos parados num mesmo local filmando o chão, o carro, o chão, a cara de todo mundo, o chão, o carro, o chão de novo, mas em hipótese alguma eles filmam a parte da frente do carro. Simplesmente não viram a câmera, e nas poucas vezes em que a câmera vira de mais, há distorção na imagem, mas não na tela toda, apenas na parte que não poderia ser filmada. Eu vi claramente que aquilo tinha sido editado, dai eu me perguntei o filme inteiro do porquê. Até o último segundo eu me perguntei, qual a razão pra se darem ao trabalho de por mais de dez vezes editarem apenas aquela parte do vídeo. Eis que me vem a resposta. Nos últimos segundos do filme, os imbecis retornam pro carro e decidem dirigi-lo para fugir, não demora muito e eles são atacados pela carroça dos maníacos, e pouco antes disso os idiotas tentam descobrir onde estão para chamar por socorro caso o celular deles recupere o sinal. Dai, eles filmam uma placa, dão zoom nela e descobrem o nome da estrada. A placa estava o tempo todo na frente do carro...

O filme não tem conteúdo, são cinco pessoas que merecem morrer, morrendo. Não surpreende, não convence, e vale muito a pena assistir, pois assim, você será capaz de reconhecer a diferença entre bons found footages e maus found footages.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Cara, você poderia fazer uma lista de filmes found footage que você recomenda, conheci o genero no seu blog, e queria algumas indicações.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuss... alguém conheceu algo pelo meu blog... brinca!

      Ai, eu geralmente assisto apenas found footage ou coisas que pendam pra esse gênero, porém raramente acho algo que convence... dai fica tenso gostar de algo, ainda mais recomendar.

      Mas, eu vou fazer uma lista sim, e farei um resumo positivo dos filmes que citar e farei apenas com os melhores founds que eu já assisti. Direi os pontos positivos e mencionarei os negativos, porém vou tentar não spoilar, pra não detonar o filme, pois se eu spoilar, certeza que vou falar merd4.

      Então só aguardar, assim que eu puder posto a listinha, se bobear até faço uma edição legal, com imagens curiosas e coisas assim...enfim, já tenho algo pra postar né não!?

      E cara, obrigado por comentar. Só queria saber seu nome, pois como anônimo fica um pouco, dificil me reportar a você quando fizer algo diretamente pra você, como a futura lista.

      De toda forma, até o post!

      Excluir
    2. Caro, muito boa sua ideia de divulgar o found footage no seu blog. Eu estudo o subgênero no mestrado. Se quiser posso disponibilizar minha lista de filmes. Ah... tem mais tipos de found footage que os 3 citados por você. O subgênero tá crescendo e é muito rico.

      Excluir
    3. Por favor, pode me passar sua lista? Eu preciso assistir mais founds e conhecer os demais tipos que você mencionou... alias quais seriam? Eu não sou nenhum perito no assunto, sou só um fan, mas sempre achei que conhecia tudo hehe.... vivendo e aprendendo certo!?

      Os tipos que eu conheço, do estilo found, são os seguintes:

      1 - Found Footage/Filme Perdido: Com total realismo, passando a ideia de que o filme é real, sem edição e com fatos reais apresentados em primeira mão.

      2 - Documentário: Filmes reais, com edição e comentários, e detalhes reais de algo, como fotos e até curtos vídeos, sendo estes autenticados ou não, porém sempre presando pelo realismo.

      3 - Mockumentário: Falsos Documentários, com provas forjadas para melhorar o conteúdo básico do filme. Também mostra comentários falsos, tudo pra fortificar o intuito principal do filme, que é mostrar uma ideia e tentar convencer a pessoa que assiste de que aquilo é real, com fatos moldados para tornar aquilo realista.

      4 - Semi Found Footage: Um filme baseado em fatos reais, as vezes com cenas reais, e outras com representações artísticas ou recriações. Ele conta uma história, apresenta os fatos, mas deixa claro que algumas cenas são reais e outras não, sem desmerecer o foco que é contar algo que realmente aconteceu, com ou sem provas apresentáveis.

      5 - Found Footage Rápido: São normalmente virais que surgem no You Tube de avistamentos ou presenciamento de coisas sobrenaturais. Como não são "filmes", geralmente se resumem a curtos vídeos, de veracidade duvidosa, eles não entram no tipo de vídeo que eu considero, porém as vezes esses vídeos são usados em Documentários e Mockumentários, e até podem servir de base para Found Footages.

      6 - Psico Found Footage: São cenas gravadas de crimes reais, divulgadas pelo criminoso ou por outras fontes (policiais, fans malucos, anônimos, etc). As vezes são filmes forjados, outras podem até ser reais, mas sempre contam com muito sangue e bizarrices, coisas que causam repulsa e nojo, além de mostrar o lado mais psicótico do criminoso: Seu crime como arte. Por ser um tipo de filme em primeira pessoa/mão, pode-se considerar found footage, mas voltado pro lado humano, não pro lado sobrenatural.

      7 - Found Footage de Ficção Científica: São filmes que usam o estilo found, com histórias completamente hollywoodianas... eu vi um filme desse tipo, que fala sobre Super Herois (Poder Sem Limites), sem deixar o gênero Found de lado em momento algum, mantendo inclusive o realismo.

      Acho que é isso... faltou coisa? Me diz...

      E sim, eu nem chamo mais de subgênero, porque ele teve uma alavancada monstruosa nos últimos tempos... pena que ta decaindo em qualidade.

      Fico honrado em não ter sido desbancado por uma moça com mestrado na área pela qual eu me atrevo a me aventurar como "quase crítico"...

      Bem vinda ao Divulgante. Espero que participe mais e goste das coisas que encontrar aqui...

      Excluir
    4. Poxa, adorei sua classificação! Eu classifico pela necessidade de se filmar, mais ou menos parecido com a sua.

      Eu acho que o FF não tá decaindo!! O lançamento de V/H/S e V/H/S 2 são a prova disso. São de longe uns dos melhores FF de todos os tempos!!! Mas, como todo gênero, sempre haverá bombas!! Fazer o quê?

      Tem um site muito legal de onde tirei boa parte dos filmes da lista (a outra parte eu tirei da vida de garimpar mesmo): http://www.mercuryrapids.co.uk/foundfootage.htm

      Bom, segue a minha lista.
      Cannibal Holocaust
      Aconteceu perto da sua casa
      Alien Abduction: Incident in Lake County
      The Last Broadcast
      A bruxa de Blair
      The St. Francisville Experiment
      909 experiment
      August Underground
      The Colling-swood story
      August Underground's Mordum
      The Wicks-boro Incident
      The Lost Tape: Andy's Terrifying Last Days Revealed
      The Last Horror Movie
      The Curse
      The Zombie Diaries
      Welcome to the Jungle
      The Pough-keepsie Tapes
      August Underground's Penance
      Long Pigs
      Head Case
      Exibit A
      FILMES
      Paranormal Activity
      Death of a Ghost Hunter
      REC
      Diary of the Dead
      Home Movie
      Chronicles of an exorcism
      Quarantena
      Occult
      Evil Things
      The Ritual
      REC 2 – possuídos
      Murder Collection V.1
      Paranormal Entity
      Eyes in the Dark
      Lake mungo
      Unaware
      Shirome
      The Last Exorcism
      Undocumen-ted
      8213: Gacy House – Paranormal entity 2
      O misterioso assassinato de uma família
      Unaware
      Paranormal Activity 2
      Paranormal activity – Tokyo night
      Ragini MMS
      Anneliese: The Exorcist Tapes – Paranormal entity 3
      The Tunnel
      The crying dead
      Grave Encounters
      Skew
      Hollow
      Untitled
      Apollo 18
      The Tapes
      Paranormal Activity 3
      Desapareci-dos
      The Amityville Haunting
      7 nights of darkness
      Chō Akunin
      Tape 407
      The Devil Inside
      Amber’s alert
      Reel evil
      Haunted Poland
      Evidence
      V/H/S
      Matadouro
      A Night in the Woods
      Grave Encounters 2
      A conspiração
      Paranormal Activity 4
      P. o. v. – a cursed film
      Muirhouse
      100 ghosts:the return of Richard Speck – Paranormal entity 4
      The Bay
      The dinossaur project
      Crowsnest
      Pretty dead
      Absence
      Head Cases: Serial Killers in the Dela-ware Valley
      Devil's Pass
      Matadouro 2
      The sacrament
      The Bell wicth haunting
      Frankenstein’s army
      The Franke-nstein Theory
      V/H/S/2
      6-5=2
      Paranormal Activity: The Marked Ones
      Devil's Due
      Black water Vampire
      Chasing the devil
      Children of sorrow
      Afflicted
      Alien abduction
      As above, so below
      Atividade paranormal 5
      Found Footage 3D

      Abraço.

      Excluir
    5. OBRIGADO!

      Lista enorme... uns 20 títulos eu nunca vi na vida... e olha que eu procurei feito condenado hein.

      Sobre alguns... nem todos são "found footages"... ou pelo menos são... mas perdem o "respeito" ao gênero... tipo... pra mim, só é um found digno se tenta ser realista... e qualquer indicio de não-realismo derruba essa tentativa... alguns dos títulos da maravilhosa lista que tu passou se enquadram nesse tipo... mas... falarei de cada um deles!!! SIM!!! Você acaba de me condenar a dias... acho até que semanas... assistindo filmes de gênero tremido hehe... se bem que boa parte da lista eu já assisti... e tem vários que assisti mas não escrevi sobre pois não achei que valeria a pena... mas agora direto ao ponto que interessa:

      V/H/S é fod4... eu nunca vi um found tão perfeito quanto ele... exceto no final... onde foi forçado um desfecho bobo com efeito desnecessários e exagerados... e de longe perceptíveis. Mas... foi/é O Senhor dos Founds que Prestam. Agora... V/H/S - 2... eu preciso discordar... mas foi um lixo. Não apenas quando visto e comparado com o antecessor... mas... o filme foi muito ruim... ficou mau feito, sem realismo, forçado, cheio de edições bobas e mal feitas, sem história convincente, sem sequências decentes, sem lógica e pior... ficou repetitivo. Lembro que comentei dele em algum lugar, e deixei claro que tem 3 histórias diferentes de Zumbis no mesmo filme, sem ligação. E pior... nenhum dos 3 tipos de "zumbis" é fod4 suficiente pra salvar o filme. Nenhuma das histórias é realista ou convincente... diferente de VHS onde TODAS as histórias são. (Tirando a última, que até convence, exceto pelos momentos finais onde perde em qualidade =/)

      Found Footage 3D... 6-5=2.... gostei dos nomes... agora Cannibal Holocaust... esse eu to com ele pra assistir até hoje, separado no pc, sem estomago.

      Novamente, obrigadaçalhississimo pela lista... e também pelo site... farei uma postagem em sua homenagem, e se permitir, usarei sua lista como base!

      Grato!!!! E GRATO!!!! Cara... nunca fui tão grato a alguém como estou sendo agora... acho que farei um desenho em sua homenagem também kkk

      Excluir
  2. Eu vi esse filme hoje e to indignada hhahahaha Eu realmente concordo com a parte que eles eram pessoas estúpidas que mereciam morrer, gente chata, assunto chato... Mas queria entender oque era aquela menina dentro do trailer... e pq as pessoas na cidade eram tão estranhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente estranha em locais estranhos... é assim que o povo enxerga uns aos outros, em regiões diversas, culturas diversas. Geralmente "caipiras" são taxados de esquisitos por seus métodos e costumes... e bem, é isso que a galera desse filme aparenta.

      Mas, que bom que concordamos na qualidade desse filme rs... e bem, espero que encontre melhores! Pena que é anônima, se não poderia lhe dar as boas vindas.

      See yah!

      Excluir
  3. Maninho(eu nem sei pq falei assim, eu provavelmente sou mais novo que vc kkkkkkkk)
    Mais uma vez....sendo resumido, e mostrando:
    Ó, o filme é ruim, assiste aí, pra tu vê...que é ruim!
    Kkkkkkkk
    É basicamente isso, bom...
    Ah! Eu queria te falar algo.....eu basicamente conheci esse gênero por causa de tu....rsrs
    Enfim!
    Eu sou o senhor Wilson, é até a próxima!


    "Se prepara cara....em tudo quanto é artigo se vai me ver lá....e quando me ver...."


    Vc vai sabe....kkkkkkkk
    "Como estragar o realismo"
    (Se é que tinha....)

    Enfim, eu sou o senhor Wilson, é até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode reclamar! Antes eu falava pouco, era inseguro de mais (ainda sou mas, agora sei falar mais).

      Mas errado num tava kkk.

      Sr Wilson, see soon.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)