AnáliseMorte: Os Segredos de MegaMan - A História Completa e Verdadeira de Mega Man - Saga Rock/Clássica


Olá, sou ShadyMorte ou apenas Shady... ou Max... ou MaxMorte... bem, eu tenho muitos nomes... enfim... sou fascinado por games e adoro jogar, mas não apenas jogar... eu meio que me auto desafio a interpretar os jogos de uma forma além do convencional. Eu realmente me dedico muito a história e busco descobrir tudo e juntar todas os detalhes sem descartar nada. Geralmente me chamam de doido e dizem que estou errado, mas até o exato momento, não errei uma se quer análise mental que já tenha feito. A um tempo atrás eu debati em um tópico chamado A História de Silent Hill Shattered Memories, escrito por um cara chamado Renan Barretos... Nesse tópico ele contava detalhadamente a história de SHSM e inclusive deixava clara sua opinião sobre a história desse jogo em particular e como muitos, acho que como a maioria daqueles que jogaram, ele concluiu de inicio que o jogo se tratava de uma Releitura do primeiro jogo da saga Silent Hill. Eu fiquei de fato indignado com isso e decidi explicar pra ele onde ele errou... Demorou, mas no final eu o convenci que SHSM era e sempre será o 6° episódio da franquia, com direito a acréscimo de conteúdo e tudo mais (Convenci o escambau! Ele que cansou de me responder mesmo). 

Lamentavelmente o tópico não existe mais, não sei o que houve mas eu mesmo não consigo encontra-lo mais. Então tudo que foi debatido la se perdeu. Porém, eu irei reescrever tudo, com mais detalhes, mais cuidado e muito mais carinho... mas não começarei por Silent Hill... Começarei por Mega Man (Saga Rock)! (Obs.: Sim, o "tópico" existe ainda e pertence a BrasilStation só clicar e ler, principalmente os comentários hehe).

ATUALIZAÇÃO: Isso é quase como um re-post. A versão original tava bem mal feita e limitadona, além de muito mal visitada. Bem, como eu cheguei longe nas análises, achei uma boa dar uma leve editada nisso aqui e re-postar. Não pretendo repetir isso, mas bora reiniciar essa postagem. Vai que recebe mais views.

Essa é uma análise rasteira porém múltipla, com todos os jogos lançados até os dias atuais de Mega Man saga Rock. Por isso um dos principais jogos que usei como base foi Mega Man Anniversary Collection, que compila os jogos da saga Rock, desde o 1 até o 7. Depois precisei jogar o 8, 9 e 10 separadamente, mas como a maioria saiu desse jogo, escolhi ele como a capa do post.


Deixo avisado, todo o conteúdo abaixo poderá conter spoiler então... se por alguma razão você não deseja entender a fundo a história do robozinho azul que esculacha geral, não leia isso. Todo o tempo que gastei aqui pra digitar não tem qualquer valor e você não tem qualquer obrigação de ler... bem... boa leitura xD!




Começaremos por: 

MegaMan ou RockMan



Aquele MegaMan em 8 bits bem antigo. Deixo claro que eu não irei falar sobre jogabilidade, gráficos, segredos ou nada que de fato venha acrescentar algo ao seu jogo, eu irei contar a história do jogo, que eu interpretei com base na minha experiência com o mesmo. Outra coisa, não me atrevo a dizer que "É apenas minha interpretação, minha opinião, cada um tem a sua e bla bla bla" porque eu realmente peguei pesado ao tentar entender a história e tenho certeza que sou absoluto dono da verdade xD... to zoando, ninguém é dono da verdade, mas na boa, eu tenho certeza do que falo então, caso você não acredite, faça as pesquisas igual a mim, jogue feito doido, fuce em cada canto e quebre a cara ao deparar com a verdade! Depois de tanta arrogância, começarei. Ah, se você quer datas, nomes e todas essas frescuras... vai no Wikipédia ta... falarei de coisas importantes e que você provavelmente não sabe. Não perco tempo decorando nomes ou datas, tenho problemas com isso, mas tentarei fazer algo decente ta...

MegaMan é um tipo de robô meio humano e meio máquina, um androide conhecido como replóide, modificado para batalha, com direito a armas internas e upgrades que o tornam letal. 

O MegaMan que protagoniza a saga em questão se chama Rock.


Antes de se tornar um Replóide ou um MegaMan, ele era um humano apenas, chamado Rock, filho de Dr Light. Um dia ele sofreu um acidente e ficou a beira da morte, e pra tentar mantê-lo vivo, Dr Light e seu parceiro de estudos Dr Wily criaram partes mecânicas e implementaram no corpo de Rock, tornando-o quase que 100% robô, o fazendo replóide. 

Porém, seu lado humano permaneceu em evidência e apesar dele ter se tornado um androide ele ainda tinha plena consciência de quem era. Ele passou a ser o primeiro Replóide, uma réplica humana inorgânica perfeita consciente e com livre arbítrio, que nesse caso foi feita por cima de um humano pré existente.

Mas as coisas não acabaram ai, Light se tornou aclamado pela sua descoberta, algo que poderia inclusive por fim em doenças, anomalias genéticas e até mesmo, na morte. 


Ele tentou fazer o inverso também, criar um robô com aparência humana a partir do nada, chamado Roll... 


E até um animal com partes robóticas chamado Rush (com base em seu falecido cão de estimação) focado em upgrades.


Seus estudos e descobertas estavam um sucesso atrás do outro ,mas ai veio a inveja de Wily, que não entendia porque Light fez tanta fama se Wily também o ajudou, logo, o mesmo confiscou projetos antigos de Light e passou a criar suas próprias cobaias. 


Porém, Wily era incapaz de criar Replóides então, passou a criar máquinas baseadas em qualquer coisas que achava, orgânica ou não, viva ou não, e começou a criar seres deformados, sem qualquer ética ou moral, meio robô e meio qualquer coisa. Esses seres passaram a ser chamados de Mavericks, mas não apenas por terem sido feitos sem todo o aclamado e cuidadoso trabalho e pesquisa de Light, mas também por terem como base arquivos "roubados" e também, por serem máquinas mal programadas e voltadas para guerra! 


Wily queria a todo custo baixar a bola de Light, mostrando que suas criações eram melhores e mais uteis, e passou a usar seus robozinhos pra espalhar o caos... Light não sabia o que fazer, estava em pânico, afinal, ele havia dado inicio a uma gerra... foi ai que Rock se ofereceu pra ajudar. 

Rock pediu para que Light o fizesse mais forte, uma máquina plena de guerra para deter Wily. Light se recusou, mas Rock conseguiu convencê-lo de que, se ele foi a causa de tudo isso, ele poderia por um fim também. Light então deu a ele um canhão de plasma, e pediu pra Rock usar o mesmo para derrotar todos os robôs de Wily afinal, seu corpo era capaz de resistir facilmente a condições extremas e era a única alternativa... 




O Canhão de Rock não permitia apenas causar dano, mas também absorver informações, função essa voltada para que Light obtivesse o máximo de seus projetos roubados de volta e assim, impedisse que Wily recriasse suas máquinas através de certos "antídotos". Rock parte pra sua aventura maluca e no final, detém Wily, mas ai vem o primeiro problema... Wily era um humano, mau, mas um humano... e apesar de todos seus erros e talz, merecia ser condenado e punido como um humano... mas ele foge...


Viram mais ou menos como vai funcionar essa brincadeira? Pois bem, tem muito mais. Falarei sobre...



MegaMan 2 ou RockMan 2:


Wily fugiu e com base em mais alguns projetos roubados de Light ele começa tocar o terror com seus mavericks novos, pois bem... 



Rock decide novamente impedi-lo e parte pro ataque... Não tenho muito o que comentar, não acontece muita coisa importante, Rock apenas vai eliminando e absorvendo todos os Mavericks que encontra até chegar ao esconderijo de Wily, onde ele mais uma vez trava uma batalha contra ele até derrotá-lo... e pela segunda vez, perde-lo. 

A questão é que... nesse momento passa uma coisinha pela cabeça de Rock: "Hm... sei que esse cara foi colega do meu pai e talz... mas... ta mais do que na cara que  se ele conseguiu fugir uma vez ele poderá fugir outras... será que não seria melhor por um fim nisso logo de uma vez?" Pensamento macabro e rapidamente repreendido esse. 

Light deixou bem claro para Rock, que ele jamais poderia matar um humano, isso iria contra o código de ética que ele havia criado para seu MegaMan, era o que o limitaria e impediria que seu poder o transformasse em um monstro.


MegaMan 3:




Light tem um papinho com Wily e tenta descobrir e entender porque Wily ta tentando acabar com ele... pois bem, depois de discutir a relação Light entende tudo e simplesmente faz um acordo com Wily, e o mesmo consegue trabalhar ao lado de Light novamente, mas dessa vez levando o crédito junto com ele. 



Pois bem, parecia a solução perfeita, o problema é que Wily não tava apenas afim de ser reconhecido como parceiro de Light, ele queria mais, agora ele queria ser o melhor, o único, ele queria tudo! Dai, Wily decide fugir e mais uma vez espalhar o caos com novos robôs criados por ele e Dr Light. 



Light fica put0 e modifica Rush para auxiliar Rock em sua batalha. Agora, os dois vão ao encontro de Wily, derrotam e recuperam todos os mavericks e mais uma vez lutam contra Wily, porém... durante tal aventura, eles são constantemente incomodados por uma figura vermelha chamada Protoman, este, seria um reploide defeituoso, feito aos moldes de Rock, um irmão mais velho de Rock por assim dizer, que havia sido ativado por Wily e estava sendo usado como arma contra Light e seus brinquedos. 



Pois bem, Wily é derrotado mas Protoman aparece, a questão é que... dessa vez... Protoman ajuda Rock a escapar, e não Wily, seu "criador". Wily é deixado pra morrer na explosão de seu laboratório. 

Pois bem, Rock descobre o básico sobre seu irmão, ele foi uma tentativa original de restaurar uma criança, exatamente como o próprio Rock, a questão é que no caso dele não deu muito certo e ele ficou com certos defeitos, como transtorno bipolar e coisa e tal... ele ficou confuso sobre quem ou o que era e não queria aceitar sua nova forma, sendo posteriormente desativado, até Wily reativa-lo sob seu controle, o que não durou muito tempo pois Protoman escolheu seu caminho. 


MegaMan 4:



Wily é esmagado por uma rocha na explosão de seu esconderijo após sua ultima batalha contra Rock, logo, o mundo ta salvo... bem... era pra ser assim, mas aparece outro doutor maluco que quer ferrar com o planeta. 



Dessa vez Rock se prontifica a derrotar o aspirante a Dr Wily e segue em frente, vai lutando contra os novos Mavericks que surgiram e tudo mais... 



Como sempre até chegar no Dr C (nem lembro o nome do cara, mas começava com C) Pois bem, ao derrotar o Dr C, Protoman aparece com a filha do cara, e a mesma conta tudo pro Rock, diz que Cossack (lembrei!) tava sendo manipulado por Wily e que sua filha tinha sido sequestrada e tava sendo usada como chantagem para que C fizesse o trabalho de Wily. 


O nome dela é Kalinka... eles são russos?!

Pois bem, Wily aparece, sai no tapa contra Rock e no final cai e pede clemência... mas foge quando a coisa fica séria... dessa vez put0 em saber que Protoman o traiu... mas sabe porque? Protoman voltou pro castelo em MegaMan 3 e tirou Wily vivo do mesmo... antes de tudo explodir... Wily passou a confiar em Protoman ainda mais depois dessa, sem saber que o mesmo também havia salvado o Rock. 

Protoman apenas ficou observando os passos de Wily e quando descobriu seus planos decidiu frustar geral... magina a raiva de Wily ao descobrir isso... (Protoman tem problemas bipolares troll facelianos sérios...)



MegaMan 5



Light é sequestrado por um Protoman falso, criado por Wily, só pra incriminar o mesmo... de vingança... pois bem... 

Rock fica confuso, afinal  "Protoman num tinha se tornado bonzinho agora ficou malzinho?" Até ele descobrir que seu maninho ta sendo incriminado, ele derrota vários Mavericks 



Com ajuda do seu parceiro Rush e um passarinho louco criado pelo doutor C pra ajudar Rock em seu resgate. 



Pois bem... Rock derrota o falso Protoman com ajuda do verdadeiro Protoman e posteriormente derrota Wily, resgatando Light, ferrando outra vez com os planos de Wily e deixando ele pra morrer mais uma vez em mais um castelo/ilha/laboratório/esconderijo destruído e desabando. 



Dessa vez Protoman se torna um aliado reconhecido até mesmo por Light, e se une a Rush, Passarinho, Dr C, Roll, Dr Light e Rock, formando o que seria a primeira forma não oficializada da Organização Maverick Hunters, organização dedicada a ferrar com os planos de Wily e impedir que maquininhas se tornem malvadas. 


MegaMan 6


Wily se disfarça de Dr X e convida Rock para um torneio, onde o mesmo deveria derrotar seus lutadores para ver quem seria o mais forte. 



Rock aceita o convite mas não para testar seus poderes, mas sim para impedir que algo ruim ocorra, uma vez que o dito torneio parecia mais um tipo de academia de Mavericks. Ele entra no jogo de Wily, derrota e desativa todos os participantes...



E no final, consegue não apenas desvendar a identidade de Wily e desmascara-lo para todos os telespectadores, como também consegue finalmente condená-lo, com provas gravadas e tudo mais. Wily vai preso graças a Rock e seus amigos (Aspirantes a Maverick Hunters...). 

Mas... ninguém imaginava que tudo não passava de um plano de Wily para testar o potencial de MegaMan, analisar suas falhas e usa-las contra ele no futuro... Wily planejou tudo, até sua prisão... tudo premeditado e proposital. 


 MegaMan 7


Wily foge da prisão... ele tinha programado alguns de seus robôs para tirarem ele da cadeia depois de um tempo... 



Mas isso não é tudo, Wily começa a estudar Rock, cria uma máquina a imagem de Rock, usando tecnologia própria, um Replóide, com as mesmas vantagens de Rock e conhecedor das falhas do mesmo: Bass



Wily coloca suas cartas na mesa, Bass possui tudo que Rock de melhor teria... incluso no pacote um cachorro trans-morfo com habilidades de auto upgrade no seu hospedeiro, a imagem de Rush. 



Bass não é apenas feito para superar Rock, como também possui lealdade programada, algo que Protoman não possuía. Ele é definitivamente o maior inimigo de Rock, feito exatamente para isso, para derrotar unica e exclusivamente o MegaMan. 

Bass também tem funções menores, mas não menos importantes, como sempre proteger e servir seu criador, e entregar toda e qualquer informação obtida de Rock para Wily. 

Rock tem Rush, para equipa-lo e deixa-lo forte suficiente para enfrentar esse novo inimigo... além de suas habilidades naturais.




Mas Bass também tem a habilidade de plágio de Rock, e o mesmo só a utiliza com o Rock, conforme sua programação, que seria sempre buscar superar MegaMan, estudando e testando constantemente o mesmo. 



Enquanto Rock tenta capturar Wily novamente, ele é atacado pelas novas criações de Wily, inclusive Bass, mas no final ele tem um encontro com Wily, porém Bass salva Wily e foge. 

Novo inimigo na área, até Protoman se prontifica a ajudar, usando suas habilidades de espionagem e apreensão... e as coisas ficam pretas...


MegaMan 8


Rock ganha uma bola de futebol tunada e um uniforme gay... 



Tentativa de Light aperfeiçoar seu Canhão, adicionando a habilidade de gerar dados próprios com base na situação, não apenas copiar... 

Pois bem, um robô divino azul (sem qualquer explicação) vem do espaço após lutar contra outro robô divino (esse vermelho, também sem qualquer explicação).

Wily percebe a chegada do derrotado robô divino azul na terra e sai do esconderijo para recolher sua possível nova arma, chamando assim a atenção de Light que manda Rock rapidamente capturar Wily e também impedir que ele obtenha seu novo material, com medo, sim, medo, de que o mesmo use-o para criar seu novo Bass. 


Rock chega um tanto tarde e Wily já tinha recolhido material suficiente para seus estudos, logo, o mesmo da no pé. Rock não fica de mãos abanando, e consegue resgatar a carcaça do robô divino azul. Light faz alguns testes nesse estranho ser... MegaMan sai pra recuperar o que quer que Wily tenha retirado dos destroços do robô... durante suas batalhas contra alguns dos novos mavericks de Wily, 



Rock recolhe estranhas formas de energia juntamente com os dados dos mavericks derrotados e as leva para Light estudar... Nada disso é familiar, logo, Dr Light supõem que essas formas de energia tenham sido implementadas por Wily em seus novos projetos com base no que ele retirou do robô divino azul. Depois de um tempo, o robô divino azul acorda, Duo. 

Ele apenas destrói as formas de energia engarrafadas no laboratório de Light, Rock vê a sena e ataca Duo, Protoman aparece e intervem dizendo o robô divino azul é bonzinho enquanto o mesmo foge. Rock e Rush vão em direção ao esconderijo de Wily, agora revelado pois era agora a unica e maior concentração de energia estranha... 



Chegando la, cira uma total pancadaria... Wily batendo de frente com o robô divino vermelho, Rock tentando capturar Wily e derrotar o robô divino vermelho, Rush tomando um sacode da maquinaria de Wily, o robô divino azul salvando Rock e destruindo o divino robô vermelho e Wily fugindo... MegaMan segue em frente, alcança Wily, o derrota, outra vez... mas descobre estar contaminado com o vírus do robô divino vermelho também... logo... ele ficaria corrompido, porém o robô divino azul tira o vírus do corpo do Rock e se despede... voltando pro espaço de onde veio. Wily escapa... com muitas informações úteis para usar em seus futuros planos. 



MegaMan 9



Vários robôs do Dr Light passam a atacar o planeta descontroladamente, Light é incriminado por isso, e preso... 

Para salvar ele Rock parte para deter os mavericks de Light e posteriormente, descobrir o que houve com eles... 



Não demora muito e ele descobre que o culpado de tudo isso é Wily... mas não apenas isso... Light não havia sido capturado e preso pelas autoridades e sim, por Wily. 

Rock vai ao encontro de Wily para libertar Light e vai rumo a luta final contra seu arqui-inimigo. É depois dessa luta que acontece uma das coisas mais legais que eu já vi o Rock fazer. Rock simplesmente fica put* com Wily e diz o seguinte: "Agora tu morre velho!"... ta... não é bem com essas palavras e talz, mas de fato Rock decide matar Wily, sem mais, nem menos. 

Diz que já esta cansado do Wily e suas artimanhas e trapaças, usa Rush pra criar um holograma e mostra todas as vezes que Wily fez exatamente a mesma coisa após ser derrotado e frustrado, fica evidente a decisão de Rock... 



Mas... Wily consegue enganar Rock, fazendo ele ser atordoado por um falso Light preso em uma falsa prisão de Wily... o mesmo foge e deixa Rock pra morrer, mas Protoman aparece e salva Mega de novo. Os robôs de Light retornam as suas funções originais e tudo volta ao normal. 



MegaMan 10



Todos os robôs começam a ficar malucos... descontrolados, descobre-se que a causa é uma nova doença chamada Roboenza que afeta apenas os robôs... de repente Wily aparece e pede ajuda pra Light e Rock, diz que até seus próprios robôs estão contaminados e diz ter a cura pra roboênza mas que a mesma está em posse de suas máquinas. 



Rock inocentemente ajuda Wily, Roll também se contamina, motivando ainda mais Rock a impedir a doença. Wily demonstra uma certa preocupação com a saude de Rock, inclusive perguntando se ele esta bem e tudo mais... conforme as coisas acontecem... 



Rock se contamina, e Wily mostra sua verdadeira cara... ele apenas vai a público, revela seus planos e diz que dessa vez o herói MegaMan não poderá ajudar pois está doente também... 



Roll da o remédio dela pra Rock, remédio este cortesia de Wily para Roll, visando conquistar a confiança de Mega, porém, Roll não havia tomado então, passa pra Rock que exita em tomar mas por bem maior resolve usar o mesmo para ter forças pra impedir Wily de uma vez. 



Ele vai ao encontro de Wily, e depois dos desafios de sua torre eles lutam e vão parar fora do planeta. Eles lutam mais e depois de Wily ser derrotado, Rock descobre algo assustador: 

Wily está doente. 



Simplesmente Wily pegou a roboênza... doença unicamente contraída por robôs... logo... Wily é um robô... e não apenas um clone qualquer como sempre... afinal.. o mesmo Wily doente diz "Eu... sou um humano... não um robô... não seja estúpido... atchim...." Negação clássica de pessoas que são o que querem ser e não admitem ser o que são. 

De quebra... Wily é levado pro hospital (Rock seguindo o protocolo de Reploide bonzinho) mas foge do mesmo, deixando toneladas e cápsulas de cura pra roboênza...



Tenso que ele não havia sido tratado ainda...


MegaMan 11 e 12:


Ainda não existem, mas provavelmente serão os dois últimos episódios da saga Rock antes da saga X. Que existirão, isso é fato. Pode demorar mas já foram anunciados, e inclusive tiveram concursos estrangeiros para definir os novos inimigos de Mega Man. 

Mas pensando no encerramento da saga Rock e inicio da saga X, os dois últimos jogos  ligarão as duas sagas. Creio que o que acontece é o seguinte: 


Roll morre... elevando a ira de Rock... a morte dela se deve a algo que Wily fez... Wily e Rock lutam, e finalmente, Rock mata Wily. Rock faz isso sabendo que Wily é um robô... mas, a população não sabia da real condição de Wily, acreditando que ele era um humano e se assustam com isso, e apesar de tudo que Wily fez, forçam Light a tomar uma decisão... Light é obrigado a desativar Rock por quebra de protocolo e pelo assassinato de um humano... Light, publicamente desativa Rock, mas não o mata... ele apenas o tranca em uma cápsula para estudos e upgrades. Ele deixa Rock dormindo para que caso precise o acorde. Light estuda Rock a fundo, todas suas peças, tenta criar inibidores de ação para Rock, entre várias outras peças que reforçariam sua capacidade de luta e autocontrole. Light já era velho então, ele morre. Mas antes de sua morte ele não reativa Rock, pelo contrário, ele o destrói. Light apaga por completo os registros de Rock e também sua memória... esta seria a única forma encontrada para resetar seus feitos, tornando ele um Replóide limpo, sem ficha criminal e talz... sem jamais ter atacado um humano. Ele aplica os inibidores de ação e todo e qualquer forma de precaver e impedir qualquer futura intenção contra a humanidade por parte de sua criação... ele apenas torna Rock um novo robô sem vestígios de seu passado porém preparado para não repeti-lo. Sua criação é renomeada para Projeto X e o mesmo é mantido desacordado para somente ser liberado caso seja necessário ou quando o projeto estivesse finalizado e 100% seguro. Antes de sua morte, Light também busca por um sucessor, e sem muitas opções, usa 2 de seus voluntários mais eficientes. Protoman e Rush. Light faz um upgrade final em Protoman, fundindo ele a Rush permanentemente. Ele mantém a memória de Protoman e dentro de Rush, mantém a memória de Rock, caso a mesma venha ser útil. Ambos são renomeados para um único ser, um novo ser, Zero, tal qual tem como principal objetivo manter X desativado, e reativa-lo na hora certa. Também passa a ser seu trabalho monitorar os atos de X, e caso ele faça algo suspeito contra humanidade, desativa-lo permanentemente. Por outro lado, Wily, mesmo após derrotado, permanece vivo de certa forma... por ser um robô ele mantém seus dados vivos (faz um backup) em uma forma melhor e mais eficiente que um simples robô. Ele cria um vírus de si mesmo, precioso e poderoso, imortal, eterno... bem melhor que um replóide. Esse vírus passa a se chamar Sigma...

E assim, encerra a saga Rock.

Curioso para saber como essa história continua? Leia minhas análises sobre Mega Man X, Zero e os demais MM'a, aposto que curtirá!

Espero que tenha gostado do que leu... se não gostou... lamento por lhe fazer perder tempo... comente... terei prazer em responde-lo.

Postar um comentário

51 Comentários

  1. na verdade,quem criou zero foi wily,e na saga rock(saga classica) os robos se chamam robot masters,o x não é um reploid,cain fez robos em cima de x,100 anos depois dos acontecimentos da saga classica os robos feitos em cima de x são chamados reploids,mas alguns desses robos ou foram infectados com o virus de wily(que o nome é virus maverick,não sigma),ou ficaram do mal por conta própria(mas esses são mais raros)esses robôs se chamaram mavericks,tem um robo que foi infectado pelo virus maverick que estava no zero,o robo que foi infectado pelo zero era o sigma,depois sigma ficou do mal e arrogante,zero foi acordado e foi para os maverick hunters,uma organização que foi criada para proteger a cidade dos mavericks...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alienado da Mavercik Hunters do PSP... triste. Mas fique com sua versão amigo, eu sei da verdade então, pra mim já basta.

      Há poucos entendedores no mundo, e destes, você infelizmente não faz parte.

      Tudo que você disse está plenamente correto, meus parabéns, mas sua "interpretação" é exatamente a mesma que Sigma queria que Zero fizesse ao tentar manipular ele para se converter num Maverick.

      Estude, alias leia mais sobre o conceito "Reploide" e entenderá que aqui, nessa minha análisemorte, eu apenas quis ligar o conceito dos robos da saga X com os da saga Rock. É claro que não havia a nomenclatura ai citada na época, pois nem se quer havia o universo X na época... as coisas evoluem cara, e a história tomou forma e bem... e dessa forma final que eu falo.

      Se você realmente quer uma análise apenas da saga Rock, é exatamente isso que você falou, tirando a parte em que você passa a citar Sigma como infectado por Zero, isso é da saga X (e de uma versão fictícia inventada pelo próprio Sigma) e bem, se voc^quer a realidade apenas da saga Rock, deve desconsiderar qualquer outra, correto? Ao menos foi isso que você fez em seu comentário.

      Triste, mas é a verdade. Leia mais um pouco das minhas análises e verá qual meu ponto. Beijos, e espero que não se sinta ofendido, mas sua verdade é uma mentira correta. ^^

      Excluir
    2. Na verdade foi Willy que criou zero ,e matou todos e doutor Light se escondeu criando Megaman x ,mas não despertou com medo da humanidade não estar preparada a aceita lo então bem depois quem despertou ante do prazo foi Cain e através de x fez vários robôs com pensamentos e vontades próprias um grupo de robôs se achavam superior aos humanos ,ai perceberam uma matança de robôs quem era o zero destruindo tudo sigma como comandante foi la ver e enfrentou zero violento apanhou feio quando ia dar o ultimo golpe ,vírus do Willy ascendeu atrapalhou eo vírus passou para o sigma

      Excluir
    3. Quem criou sigma foi Cain sigma um comandante um robô muito forte foi proposital o vírus ser passado para sigma ...em uma cena aparece Willy conversando com zero eu sou seu mestre vc tem que destruir ...zero diz que porque daí o vírus acende ele volta a dormir conclusão Willy controla tudo ele criou o vírus

      Excluir
    4. Zero e x se encontram por acaso e por coincidência se tornam grandes amigos

      Excluir
    5. Sigma. Reagiu bem ao vírus zero foi reativado sem memoria decidiu trabalhar na corporação seguindo ordens de sigma

      Excluir
    6. Sr J Games, essa é a teoria básica pra qualquer um que conheça a franquia Rock, alias a série MegaMan, ela é válida, apesar de inúmeros erros contextuais e interpretativos. Eu crio análises pra tentar eliminar esse tipo de problema uma vez por todas, e mostrar uma nova e mais centrada perspectiva não só de MegaMan, mas de várias outras séries como Silent Hill, Devil May Cry, The Legend of Zelda, etc. Irei corrigir a teoria que o sr apresentou no comentário a seguir, mas gostaria de deixar claro a razão antes disso, alias, eu peço perdão caso algo soe violento ou agressivo, não estou querendo refutar nada, apenas quero deixar as coisas mais claras. De qualquer forma já agradeço a sua leitura e comentários.

      Excluir
    7. Willy Criou Zero:

      Incerto. Na verdade não há qualquer confirmação de qual a origem de Zero, em teorias decidiram validar a imagem vista em um dos muitos finais alternativos de um spin-off chamado MegaMan Power Fighters (https://divulgantemorte.blogspot.com.br/2016/04/analisemorte-mega-man-power-battle-e.html). Esse Spin-Off não possui valor cânone, pois não tem espaço ou qualquer compromisso com a franquia principal.

      Wily Matou Todos:

      Errado. Ao longo de 10 jogos, Wily jamais provocou qualquer morte. Não há qualquer explicação pra ele, abruptamente, matar "todos". Alias, a franquia Rock é marcada pela ausência de "mortes". A primeira e única morte seria no fim da mesma, por Roll. Isso é insinuado no último jogo (até então). Wily é incapaz de matar, devido as leis da robótica. Sim, isso o afeta pois ele é um robô, razão pela qual distribui a cura após o 10.

      Light Fugiu e Criou X:

      Errado. Light viveu bastante após a desativação de Rock e o nascimento de X, tanto que conseguiu produzir e esconder por todo o mundo, suas cápsulas com mensagens para seu "filho". Light não fugiu, não teria razão pra isso, ele no máximo se omitiu, em sua viagem por estudos em seus últimos momentos de vida (ele era velho).

      Light temeu pela ativação de X:

      Correto e Contraditório. Light de fato temeu pela recepção da humanidade com relação a X, e a razão por isso é a desativação de Rock. A única explicação pra um robô ser desativado é falha, algo que ele sugeriu pra Proto. Isso se torna contraditório se você considerar o fato de Wily ter matado todo mundo, afinal isso seria razão mais do que suficiente pra explicar a ativação de X, pra salvar a todos.

      Cain Reativou X:

      Correto, porém Incompleto. Cain de fato reativou X, mas teve história por trás disso. Ele o fez com base nos argumentos de Zero, o qual o orientou a fazê-lo porém com precauções, e sob monitoramento do próprio Zero. Informações essas reveladas ao longo de diálogos pela franquia.

      Cain criou os robôs com base em X:

      Correto porém, Incompleto. Cain de fato criou vários robôs usando o esquema de X, mas isso se refere ao Cristal Inibidor. Essa criação (de Light) permitiu aos robôs o livre arbítrio, porém, controlado e delimitado pelas Leis da Robótica, assim, seria possível desativa-los com facilidade apenas acionando o inibidor, caso eles se voltassem contra a humanidade. Essa ideia foi adotada por Cain (que não era o único fabricante de robôs antropomórficos) daí a interpretação equivocada de que ele usou X como base. Ps.: Não há máquinas iguais a X, sendo a maioria variações de Animais ou Objetos.

      Excluir
    8. Zero provocou uma matança de robôs:

      Correto, Mal Interpretado e Equivocado. Sim, Zero matou muito robô mas isso foi em suas aventuras com X, através de caçadas. Essas memórias forma rearranjadas em seu cérebro para lhe passar a sensação de Culpa, após seu sacrifício logo no início da franquia. Você se refere as animações vistas em X4, porém todas elas são rearranjos memoriais feitos por Sigma, propositalmente pra atormentar e controlar Zero, diretamente por seu Cristal Inibidor (aplicado a ele por Light originalmente). Pra entender isso, é preciso prestar atenção aos indícios no próprio jogo e compreender que Sigma manipulou Zero após devolve-lo em X3.

      Zero foi detido por Sigma:

      Irreal. Dentre as muitas mentiras que Sigma implementou na consciência e sub-consciência de Zero foi a de que ele era o herói e Zero o vilão. Isso foi resultado de sua manipulação planejada desde o X3, e Zero foi "devolvido" para que isso viesse a ser uma vantagem futura pros planos de Sigma (algo que funcionou posteriormente). A mentira é óbvia, pois vai contra os textos vistos na primeira Trilogia X. A mudança foi proposital para incitar uma nova perspectiva para os jogadores, mas os elementos reais não deixaram de ser reais por causa disso. A história anterior à X4 não é descartável.

      Sigma se infectou pelo vírus de Wily na luta:

      Errado. As visões, principalmente da luta, são mentiras. Em X5 e X6 isso é explicado pelos chats, mas Sigma jamais foi "bom". Alias, ele não teria como ser infectado pelo Vírus Wily, pois ele é o vírus Wily. Em X1 mesmo isso já é mostrado, não sua ligação com Wily, mas o fato de "Sigma" ser um vírus. Sua ligação com Wily vem justamente nas visões rearranjadas dele, e implementadas na mente de Zero. Sigma usou seu próprio banco de dados pra isso, para que o projeto "Vírus Zero" fosse perfeito, como ele. As memórias de Zero em x4 são as de Sigma, re-escritas e manipuladas.

      Zero e MegaMan se tornaram amigos ao acaso:

      Errado. MegaMan e Zero já falaram de sua antiga amizade, e MegaMan virou um Caçador por causa de Zero. Isso é dito em x7, na apresentação dos Hunters pra Axel, e o passado de X e Zero, apesar de incerto em detalhes, passa longe de ser ao mero acaso. Zero e X estão juntos desde que X despertou, isso por causa do pedido de Light, algo mostrado no próprio x4 se não me engano, pela Dark Armor de Zero.

      Zero virou membro dos Caçadores seguindo Sigma:

      Errado. Zero virou membro dos Caçadores pra proteger e observar X, além de acompanha-lo na caçada contra, justamente, Sigma. Ainda assim, Zero e X não tinham um contato tão constante, algo observado em X1. Zero era muito superior a X, mas o seguia propositalmente por seus fins, já citados.

      Sigma "Reagiu Bem ao Vírus":

      Erradíssimo. Isso vai contra toda a franquia X. Sigma jamais reagiu bem a vírus algum (além do mais ele é o próprio vírus) e ele sempre foi um maverick. Tudo isso é visto na primeira trilogia, e revisto ao longo da franquia até o X8, quando ele se torna "obsoleto".

      Zero teve "sonhos" com seu criador (Wily):

      Incorreto: Reploids não são capazes de sonhar. O que Zero tem são visões, dos dados implantados por Sigma. Ele foi destruído, e reconstruído por Sigma, que simplesmente o devolveu aos caçadores. O cavalo de troia eram as memórias, que se despertaram ao longo da franquia, mas com o tempo foram superadas. Apesar de, isso ter gerado a corrupção de Zero em X6.

      Excluir
    9. Enfim, na dúvida peço para que jogue novamente e veja com seus próprios olhos, eu costumo ser ruim pra citar as fontes, e isso é dado a minha memória seletiva. Eu me recorto apenas dos fatos, e tenho certeza que esta tudo nos jogos. Peço para que jogue e vislumbre tais informações com seus próprios olhos, caso não confie em mim. (Não te culpo por não confiar, costumo ir contra interpretações oficiais por saber que elas são, normalmente, feitas de forma incompleta e descomprometida.)

      Mas, no final de tudo, você não é obrigado a concordar com o que falo, você acredita no que quiser acreditar. Apenas quero compartilhar o que eu acredito.

      Repito: Obrigado pela leitura sr J. Games, e seja bem vindo ao blog.

      Alias, perdoe os momentos que escrevi "Willy". Por muitos anos eu achava que essa era a forma correta de escrever, e apesar de ter me dado conta que não, o correto é "Wily", eu já tinha acostumado a digitação e sai automático.

      Excluir
  2. Ei cara os chefes de todos os megamans q se tem quando se luta com eles pela segunda vez na reta final,eles sao clones, programações ou conseguiram reviver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do MegaMan. Sempre tem uma explicação diferente para o reaparecimento dos chefões no final, naquela clássica salinha das 8 capsulas. Mas nem sempre é a mesma explicação. Já vi todas essas que você citou, e mais algumas como "formas reparadas" ou "sigma convertido"... cada jogo tem sua explicação.

      Excluir
    2. ~Cof cof~ new-gen reploid ~cof cof~

      Excluir
  3. Ei tenho 3 perguntas: inafune ainda esta na capcom? Tem alguma possibilidade de megaman 11 e se tiver quando seria lançado( se iria demorar) ou se tem alguma previsao.E a ultima e essa: vc ja pensou na possibilidade de o wily realmente morrer no final de megaman 3, e do 4 em diante n ser o wily e sim um clone ou robo em que ele projetou todos os seus planos? Isso n explicaria ele ter pego a roboenza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele saiu da Capcom acho que em 2010 e ta trabalhando num jogo novo chamado Mishty N°9, que se assemelha mas não é um "mega man" (e eu não acho que vai ficar tão fod4 quanto)

      Mega Man é uma franquia grande, e apesar de ter história pré-definida e pertencer a uma mente original, pode muito bem continuar sem ele, afinal, se tornou mascote da Capcom. Com ou sem Inafune, o jogo continua, e MM11 já foi confirmado (não tem data, mas o título foi reservado e inimigos definidos)

      Willy é um robo, isso é fato. E sim, ele pode ter se convertido nisso após sua morte no 3... ou sei la onde ele morreu ou "praticamente morreu" esmagado. O fato é que, Willy não é mais humano, porém o Willy que está agindo não é "só um clone" pois ele pensa de forma tão brilhante quanto o original Willy, em sua forma humana. Se parar pra pensar, o Willy atual não se difere em nada com relação ao anterior, sendo ambos, praticamente o mesmo. Agora, quando ele mudou de ser orgânico pra artificial não importa tanto (claro que importa, mas...), o fato é que ele mudou para um reploide bem inteligente, e agora não é mais humano, porém só Rock sabe disso. Willy pode ter desenvolvido uma AI tão bem feita, que imitou completamente sua própria consciência e, após ele morrer, essa AI achou ser o verdadeiro e original Willy, acreditando em sua própria humanidade. Esse mesmo reploid/AI pode, com o tempo, enlouquecer e se danificar, chegando ao ponto de se auto-clonar, para sei la, "dominar o mundo com um exército de Willy's" e no final, converter a si mesmo, voluntaria ou involuntariamente em um vírus super poderoso, capaz de infectar outros reploides com a consciência genial de Willy. Que nome você daria a um vírus com essa capacidade? De converter outros nele mesmo?! Eu conheço um!!!

      Resumindo:

      R 1: Não
      R 2: Sim
      R 3: Sim

      Excluir
  4. Recentemente achei seu blog navegando pela web e gostei muito. Li todas as analises do universo megaman e só fiquei com uma dúvida, você diz posteriormente em analises da saga x que willy nunca conseguia criar um reploide, mas então, como ele cria o bass e até a copia dele? (que a proposito eu acho que ele não criou, mas sim fez como o rock, estava morrendo e se transformou, por isso ele diz ainda ser humano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sr, seja bem vindo e fico feliz por ter curtido sua leitura rs. Sobre Willy e suas criações, tecnicamente ele nunca fez um reploide perfeito mesmo, o próprio Bass seria uma clonagem adaptada e melhorada do projeto Rock, logo, também não é uma criação.

      Sobre o que ele fez consigo mesmo, também não seria bem uma criação... ele apenas usou, como você mencionou, técnicas utilizadas anteriormente em Rock, por ele e Light... mas... o que difere é o fato dele ter feito isso conscientemente e pra variar, consigo mesmo, ainda vivo... foi o mais perto de genialidade que ele chegou.

      Excluir
  5. Legal seu pensamento... eu comecei um canal no youtube e iria falar no primeiro video sobre megaman mas lendo sua analise pensei... "ao invés de criar videos de falando da franquia/saga que tal montar uma série do tipo 'segundo enredo' que conta este enredo vivenciado pelo jogador sem contato com 'page oficial', seria diferente, inovador, polemico e divertido, pois trabalharia com a mente do jogador a capacidade de pensar, imaginar por si proprio". Enfim se me permitir posso usar essas informações do seu blog (divulgando ele tmb claro) em meu video tipo uma parceria ? que tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias seria meu "segundo" video pois postei um video de como seria a intro do meu canal para quem quiser ver ta ai:https://www.youtube.com/watch?v=hydKCK-5K1s
      Eu mesmo criei a arte :)

      Excluir
    2. Seja bem vindo sr Gamebook... nome interessante rs. Bem, me sinto honrado com seu pedido, e por mim ta tranquilo. Só lembre-se de citar fontes e claro, divulgar rs... Aliás, você estaria me ajudando pra caramba, afinal meu objetivo no blog, um deles, é divulgar minhas ideias e encontrar gente com ideias parecidas. Desde que estas pessoas apareçam por aqui, pra gente trocar umas ideias... eu to feliz rs. Seguinte, se me permitir acompanhar seu trabalho também, e até divulga-lo aqui como parte do blog, poxa... eu me sentiria muito lisonjeado mesmo.

      Enfim, até sr.

      Sobre seu canal, vou dar uma olhada... eu sou um pouco chato pra videos (num curto vlogs... exceto alguns raros tipo Zangado hehe...) e curtindo, dou um like pode ter certeza...

      Excluir
    3. Nossa que legal... vou me esforçar para que o primeiro vídeo pareça o centésimo hehe.... Seria muito interessante as pessoas, vendo o outro lado da e comentando positivamente e negativamente (claro que muitos irão criticar pelo fato de nao ser "oficial" bla bla bla... Ja sabe né) Mas será uma experiência interesante

      Excluir
    4. Acredite, é uma experiencia bem interessante. Só lembre-se, que se precisar de uma força, encaminhe!

      Excluir
  6. Pera ai! eu vim aqui entender a história e fiquei mais confuso ainda! tenho algumas dúvidas:,

    Onde é dito que megamen era um humano que se tornou um androide? até onde sei ele é um robo por completo, não? essa história do "filho que morreu e foi substituído por um robo" não é do astroboy? que inspirou a criação de megamen?

    Os "reploids" não tem esse nome por serem réplicas de X criadas por Cain?

    Essa parte que megamen pensa em matar Willy não é mais pra frente?

    Protoman não foi a primeira criação de Dr, light? que fugiu do laboratório e atacava megamen por ciúmes?

    Até onde sei, Bass não obedecia a Willy, apenas o seguia, não?

    Lembre se que essas são só dúvidas minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira pergunta se auto respondeu, mas confesso que foi a melhor. Tecnicamente, não é dito isso em lugar algum. É uma especulação, baseada justamente em Astro Boy. Da origem fez-se o mito... mas realmente não há nenhuma prova de que isso seja um fato. Porém, Astro Boy não apenas inspirou Mega Man, ele originalizou Mega Man. O robô azul é só uma cópia "modificada" de Astro Boy, que com o tempo criou uma identidade própria e distinta. Resumindo: Baseei-me na Origem pra teorizar. Essa é a melhor justificativa para explicar o enorme apego de Light com Rock, e o fato dele ter sido inicialmente projetado como um mero androide sem funções pré-estabelecidas como todos os demais criados por Light tinham (inclusive Roll tinha funções).

      "Reploides" não necessariamente se referem as réplicas de X, criadas por Cain. Na real, qualquer robô ou máquina com aparência humanoide criada a partir do modelo de algo, é considerada Reploide.

      Sim, e não. Rock já se sente atraído pela ideia de ferir Willy quando o mesmo não para de encher o saco. Rock amadurece essa ideia, e com isso viola as leis da robótica... isso ocorre bem depois, e ainda não há (e duvido que um dia haverá) tal história, por mais que toda a trama leve a esse fim (em teoria, lembre-se que tudo é apenas teoria).

      Protoman foi a primeira criação de Light junt ode Willy, que foi dada como "falha" e só chegou a ser ativada por Willy. Detalhe: Rock e Proto tem a mesma aparência física, por trás das armaduras, o que alimenta um pouco mais a teoria do "filho de Light". Mas isso diverge também, afinal se Proto havia sido o primeiro, ele quem teria a parte orgânica, sendo Rock uma replica totalmente mecânica... o que me faz acreditar que ambos são filhos de Light (desenvolvidos a partir de vestígios do filho original dele) é Astro Boy e Robocop. Seu rosto humano e o fato dele possuir cabelos e necessitar de proteção me fez teorizar sobre sua cabeça, ou boa parte dela, ser orgânica.

      Bass demonstra lealdade o tempo todo, se colocando inclusive a frente de Willy para protegê-lo. Bass tinha total lealdade com Willy, o que tecnicamente envolve obediência.

      Suas dúvidas foram sensacionais... e acredito que minhas respostas não tenham sido do mesmo nível delas. Sr Sergio... obrigado.

      Excluir
    2. Heh, pelo que vi você também sr.

      Excluir
  7. Iai Shady.
    Por esses dias estava lendo sobre o megaman clássico e senti vontade de ler sua análise novamente. Confesso que assim como quando li a primeira vez fico confuso com a sua visão de que o rush e o protoman se fundiram e se transformaram no zero, mas algo que dá uma base para o seu argumento é a fusão do rush com o rock no megaman 7 o que torna totalmente plausível. Mas ainda assim fico com dúvidas pois na sua teoria este zero criado teria as lembranças tanto do protoman quanto do rock mas até onde sei o zero da saga X era do mal(isso claro antes do megaman x1) e que sigma ao derrotar ele pegou o virus que nele estava contido, "purificando" o zero mas sendo totalmente contaminado e se tornado um monstro ao longo dos jogos. A teoria do Wily ser o Sigma também acho confusa, como algo desse tipo é possivel?
    Aliás tô viciado no tema do protoman, sério tô escutando direto ela:
    https://www.youtube.com/watch?v=d30OSJkt7Dc
    e no primeiro comentário desse vídeo tem uma letra para acompanhar com a música que o cara fez baseada na história do protoman, dá uma olhada é muito massa e casou demais, agora só quero ouvir a musica lendo essa letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey sr Gladiador, sussa??!

      Então, foi justamente a transformação de Rock+Rush que me deu a "inspiração" pra teoria. Depois de muito pesquisar eu apenas reforcei a hipótese, já que ela não apenas conecta a saga Rock com X, mas também explica origem e fim de Zero e Proto. Mas, sua confusão é válida, uma vez que o sr caiu na mentira do Sigma.

      Muita gente caiu, eu mesmo, na primeira vez que joguei. Porém, quando analisei a franquia X, jogo por jogo, eu percebi alguns detalhes que me fizeram raciocinar sobre, e chegar na seguinte conclusão: Sigma mentiu.

      Se você ver com calma e atenção as cenas em que é revelada a origem e natureza original de Zero e Sigma, perceba que é sempre pela perspectiva de Sigma. Repare também na reação de Zero, como se estivesse indignado e descrente, mas ao mesmo tempo, soubesse da verdade e que era tudo real, pois suas memórias passaram a apontar isso. Sem delongas, Sigma implantou memórias falsas em Zero pra de alguma forma obter controle absoluto sobre seu corpo e personalidade. A modificação ocorreu em Mega Man X2, quando Sigma simplesmente remontou Zero pra X.

      Antes disso, Zero era totalmente voltado contra Sigma, um exemplo de poder imensurável, que Sigma destruiu corrompendo sua mente. O problema de Zero perdura até o final da saga Zero, e o que Sigma fez com ele em X2, tem apenas a ponta do iceberg mostrada em X4. Aquela animação bonitinha da clássica luta entre Zero Maverick e Sigma Reploid é falsa, algo criado por Sigma para convencer Zero de que ele era mal, fazendo-o acreditar que era uma ameaça pra X e assim, abrindo brecha tanto para o domínio sobre ele, quanto do próprio X, algo que chega a ocorrer posteriormente.

      Quanto a Wily e Sigma serem o mesmo ser, isso é fácil de deduzir só prestando atenção nas semelhanças dos personagens, e também, no padrão da série. Em MegaMan, nada se cria, tudo apenas se transforma. Isso é evidente em ZX, Zero, X, e porque não em Rock? Na verdade é, são vários detalhes que não foram notados, que juntos mostram tudo o que os fans tanto buscam.

      Wily é um robô, mas já foi humano. Ele se transformou total robô (nem é androide pois ele transferiu totalmente sua mente pra um corpo completamente mecânico). Esse tipo de transferência gera um vírus, pois a mente humana se corrompe a longo prazo... tudo isso é mostrado e explicado na saga Zero, com um "inspirado" de Wily e Sigma, o Weil.

      É assim que eu penso rs...

      See yah sr... e eu já fiquei marcado pela trilha de Proto... vivia assoviando... rs.

      Excluir
    2. Engraçado voce dizer que Zero é a fusao de Rush e Protoman foi SUA TEORIA, coisa que conheço desde, acho que 2003 que li em algum blog gringo, e que logo foi esclarecido pelos criadores, que nao, ele não é fusao de nenhum robô do passado, é criado desde o zero pelo Dr Willy. Nao sei de onde voce conseguiu tirar tanta baboseira. Zero é criado pelo Wily. Sigma é criado pelo Cain. Nem lembro se foi voce que falou, mas como fala bastante besteira deve ter falado tambem, Rockman e Rockman X sao robôs diferentes, nao é evolução um do outro. Reploids existem a partir da saga X, replois são robôs que tem a capacidade de pensar por sí, tomar suas próprias decisões, na saga classica eles são androids, sao apenas chamados de robôs, nao existe o termo maverick e reploid ainda. Pare de confundir pessoas que nao conhecem a história e querem conhecer a partir de gente que jogou e postou algo pois aí voce vai estragar de vez essa história magnifica com tanta besteira! E ainda vem "criar" teorias e foram completamente copiadas de muitos anos atrás e que ja foram desmentidas muitas vezes pelo criador e pela empresa.

      Excluir
    3. Hm... se você leu a teoria em outro local significa que não fui o único a pensar assim, e não que eu copiei o trabalho alheio. Na verdade eu tentei ser bem original por isso afirmei autenticidade, mas não, copiei nada não. A teoria descrita no post é besteira produzida por mim mesmo, se tem algo parecido na net, é coincidência ou simplesmente ideias parecidas... é normal.

      Recentemente um leitor que também gosta muito dessas história magnificas descobriu que em uma compilação de imagem dentro de MegaMan X Collection há uma concept art de Zero reciclando o designe de Protoman, eu postei isso la no post principal da franquia X. O primeiro post ta com a imagem se duvida, e tipo, eu até disse "Se errei ao pensar que a origem do personagem em enredo foi essa, eu fui induzido a tal interpretação pois no final das contas, o designe dele foi inspirado sim no Protoman".

      O que fiz com meus textos foi buscar compartilhar minhas ideias... não vejo nisso nada prejudicial pois da mesma forma que fui original, muita gente já postou e respotou, gravou vídeo, fez fan-game e até uns joguinhos oficiais que tentam corroborar o oposto do que interpretei. Por sorte, somos livres pra interpretar, e quem lê meu trabalho, gostando ou não, só ta conhecendo uma nova visão, algo diferente, seja pra xingar ou inspirar... sei disso pois fiz muitos amigos leitores que sinceramente, me ajudaram a desenvolver minha capacidade de interpretação e me apoiaram em todo o processo no qual estou.

      Sr, o que você disse é irreal pois não há nenhuma rejeição à teoria. Prova disso, por exemplo, ta na descrição de Zero e X no jogo mais recente que utilizou os personagens (Marvel vs Capcom Infinite). Não é um jogo cânone, longe disso, mas é interessante ver que no resuminho que colocaram dos personagens, justamente pra quem não conhece os mesmos conhecer, diz claramente que a origem é desconhecida. Mas não se preocupe, você acredita no que quiser, e eu no que eu quiser... e se acha que meu trabalho é um desserviço para com a comunidade gamer, acredite, o sr ta equivocado moço, porque eu realmente conheci muita gente que concordou com o que interpretei, e gente que discordou... é o mundo das teorias!

      E tipo, eu não confundi pessoa alguma, esse não foi meu propósito... tanto que se você encontrou meu site, provavelmente procurou muito pra isso, e se não procurou, é porque tem bastante gente lendo e compartilhando, o que nos dois casos já deixa claro que os leitores que alcançam esse material não são estúpidos. Acha que uma pessoa ignorante ao ponto de se deixar enganar com a primeira teoria retardada que surge leria um texto tão grande e pretensioso? Rs, os leitores do DM são bem mais inteligentes do que o sr imagina, afinal, você é, querendo ou não, um deles.

      Enfim sr, obrigado pelo comentário, e eu não curti o fato de dizer que copiei, eu não copio. Alias, acho que já ta na hora de reforçar esse post, farei uma nova análise mais detalhada e mais embasada, e acho até que vou usar um outro jogo que pode te mostrar que a empresa num desmentiu nada não. Já ouviu falar de "Power Up"??? Eu vou analisa-lo e, a gente descobre isso juntos.

      Bem vindo ao DM e sinto muito se o texto não te agradou... eu curti, e eu repito que não copiei, na verdade nem tenho porque defender isso pois é óbvio, mas, copiei não moço ^^.

      See yah!

      Excluir
    4. Finalmente começou dar respostas mais educadas a alguem, achei bem ofensivo algumas respostas que voce deu a alguns leitores e tambem ofensivo alguns textos seus em algumas teorias suas escrita.
      Eu acho que no meio da sua análise voce deveria descrever a história original do jogo e em outra cor ou separado do texto a teoria que voce esta criando a partir do que voce teve com o jogo para nao confundir os fãs. Muita coisa do que voce ja falou já foi esclarecido afirmando que não era de tal maneira. Achei terrível voce chamar o leitor de trouxa que acreditou nas palavras de sigma ao dizer que Zero nao lutou com ele e foi apenas uma memória adicionada por ele na cabeça de Zero. Eu acredito que aquele flashback em Megaman x4 seja sim parte de sua história, acredito que a capcom fez isso para mostrar um pouco da origem dele, afinal, diferente do que voce diz, Zero foi criado por Wily, nunca foi por Light, e Sigma tambem nao foi criado por Light. Essa parte de sua analise foi original para mim e até interessante essa forma de pensar de que Sigma implantou essa memória, me surgiu duvidas e até poderiam usar isso para futuros games, mas nao acredito que esteja correto, acho bem ofensivo voce dizer que a sua forma de analisar isso seja a original e é um otário quem pensa contrário disso. Nao li todas suas análises pq nao tive tanto tempo assim para isso, até pq me irritei com alguns pontos como Zero ser a fusão aí, entao achei besteira seu blog por voce afirmar com toda certeza isso entao nao li tudo que foi escrito em todos seus games. Para voce melhorar seus textos eu acho que voce tem que deixar claro as partes que vem de sua imaginação que é algo que voce acredita, e nao afirmar isso como se estivesse estampado no jogo. Sugiro mudar essa parte que voce chama os robot masters de maverick e o Rock de reploid, pois isso esta escrito nos games que não é! E não, o MMX do PSP não é um spin off, é uma melhoria do antigo contando mais sobre a história (spin off talvez possa considerar a história do Vile nesse jogo). Outra coisa voce afirmando e é óbvio e deixado claro no jogo que Rock não era filho humano de Light, ele foi criado como um robô desde o início, e assim como Roll ele foi criado para ajudar assim como Roll. Megaman Powered Up tambem não é um spin off (nao sei se voce falou isso em algum post mas ja estou adiantando), ele esclarece muita coisa errada que voce falou. Os Archie Comics do megaman estao bem legais e conta bem melhor a história e acredito que a capcom vai seguir a história do jogo com essa da HQ, la deixa claro muita coisa que voce falou que esta errado. Protoman foi criado pelo Light e Wily juntos, são o primeiro robô criado por eles, mas fugiu!
      A parte que voce fala de o Wily ser um robo já nos ultimos games eu nunca pensei, começa me fazer sentido por ele ser o Serges no Megaman X2 (nao sei se voce falou sobre isso tambem em seus posts, é um ponto interessante caso voce nao conheça) mas não sei dizer se é ou não pois megaman 9 e 10 eu joguei apenas uma vez e nao prestei muita atenção na história, agora estou com megaman legacy e vou jogar todos novamente.
      Seu blog é interessante, mas acho mal escrito por essas partes de voce afirmar a história como se estivesse realmente escrito aqui no game mas ser apenas suposições sua ainda mais com coisas que ja foram confirmadas.
      Agora me desculpe mas a teoria de Zero ser fusao de Ruch e Protoman eu nao acredito ser original de voce não, mesmo que voce não tenha lido diretamente teoria que alguem falou sobre isso, voce pode ter lido varias coisas de gente comento algo sobre isso e voce "copiou", por isso acho um absurdo voce querer tirar o ctrl c do seu site por alegar gente copiando seus posts, pois voce tambem copiou muita teoria de coisas que voce escreveu. (e é obvio que voce nunca vai tirar o ctrl c de nada, quem entende um pouco de internet, pc e tecnologia sabe muito bem que da pra copiar tudo que voce escreveu)

      Excluir
    5. Hm, interessante o sr mencionar isso, meu comportamento no passado era outro. Eu pensava de outra forma, e desrespeitava meus leitores. O estúpido era eu, pois conseguia estragar boas ideias só pela forma ignorante como as transmitia. Eu não precisava disso, e aprendi muito, mas muito mesmo, tomando muito tapa e surra, debatendo, até que me toquei que eu devo respeito àqueles que se deram ao trabalho de pelo menos ler o que escrevi. Eu melhorei muito meu jeito de interpretar e de registrar, se o sr ver os textos mais atuais verá que eu realmente evoluí bastante. Chega a ser vergonhoso ver como eu era e o que eu dizia, e como eu dizia, mas é algo que faz parte da história do blog e apesar de tudo, preciso lidar com isso e tentar remediar minha ignorância, imaturidade e infantilidade do passado. Eu perdi muitos bons leitores por causa disso, e como o sr mesmo viu, apesar de ter muita bobagem dita, algumas coisas são curiosas. Esse era meu objetivo, compartilhar a visão pra ver quem mais enxergava de forma parecida e iniciar debates partindo daí. Eu só lamento muito por ter instaurado a impressão de que eu sou tão rude, na verdade, eu era sim... mó babaca kkk... mas como eu disse, amadureci, evoluí, aprendi muito com meus erros. Me orgulho muito desse processo por isso, o post ainda ta vivo, mas eu faço questão de responder e tentar redimir sempre que alguém novo surge.

      Quanto aos erros nominais, eu vou corrigir tudo isso um dia. Na verdade eu literalmente preciso reafazer alguns posts, principalmente esse de todos os MegaMans. Minhas técnicas mudaram, eu uso muito mais fatos e comprovo com fotos, e faço algo mais claro. Suas dicas por exemplo, eu as aplico já, em novas análises da pra ver. Por exemplo, algo nada haver mas que segue a mesma linha: Recentemente fiz um post sobre Star Wars do novo filme, no anterior eu tinha teorizado muita coisa e eu errei em todas as teorias, o que resultou em um post lotado de ressalvas. Eu não lamentei, mas assumi os erros e até os expliquei. No mundo teórico é assim mesmo, aprendi que não, eu não estou sempre certo e eu não sou o dono da razão, então preciso estar aberto a aprender e corrigir.

      Eu fiz uma análise do Maverick Hunter X, e tipo, pra mim ainda considero spin-off, pois ele não segue a mesma linha que eu interpretei de Sigma. Pra mim não funciona mas eu conheci muita gente que discorda e sr, eu só posso respeitar. O Power UP (foi mau, eu sou péssimo com nomes kkk) é um jogo mais recente que é tão fofinho, e eu quero falar dele pra, ao mesmo tempo que posto algo novo de MegaMan, corrija detalhes errados dessa bendita postagem inicial.

      Quando eu comecei não sabia até que ponto chegaria mas, eu fui longe, e aprendi realmente muita coisa. Tudo o que você disse me envergonha, de verdade... coisas que eu falei sem clareza... se eu detalhasse provavelmente te faria entender, mas na época eu era tão... cru. Por exemplo, eu misturei Astro Boy com Mega Man, lendo essa frase você já deve até entender o que eu quis dizer com todo o textão... eu conectei as histórias, embasei em fundos de criação e apliquei interpretação ao que faltava nos jogos clássicos. Mas tenho muito pra corrigir. Não apago meu texto pois ao mesmo tempo que tem coisas erradas, há registros e resumos interessantes, eu só não usei as palavras certas.

      Excluir
    6. Sobre cópia... de verdade não copiei nada não. Na verdade no dia que "teorizei" foi por causa de Mega Man 7, e a transformação Rock+Rush. Ele ficou vermelho daí olhei pro Protoman, olhei pro meu irmão, olhei pro papel de parede que era o Zero, e falei "Mano... se Protoman e Rush fizessem isso, eles ficariam igual o Zero?" e ai comecei a digitar, e pensar, pesquisar, e tipo, achei que tava sendo original. Se eu não fui, eu não achei as teorias que o sr encontrou, mas pelo menos pelo que escrevi, foi apenas baseado na minha própria observação.

      Sobre o bloqueio de Ctrl+C, eu apliquei isso pois a muito tempo fiz um guia pra uma quest de Halloween num jogo chamado Ragnarok Online. Foi meu primeiro guia, e eu tava testando o blog, daí deu muito view em um dia, e no dia seguinte ninguém nem visitou a página. Eu fui ver o que tava havendo e na pesquisa do google, surgia primeiro um forum antes do blog, e no forum o cara tinha postado o meu guia, com as minhas fotos e palavras. Ele acrescentou ícones, mas foi uma cópia tão descarada que me deixou enfurecido. Na época eu não achei justo, e depois de denunciar a postagem, eu pensei na possibilidade de outras pessoas fazerem coisas assim, pesquisei um pouco, vi que na internet é comum, e como eu tava começando, optei por inserir um código no html do blogger pra impedir cópias mal intencionadas. As vezes eu penso em tirar, mas eu me sacrifico tanto pra cada matéria que fico receoso em ver meu texto circulando como se não fosse meu... entende? Nem é mais questão de view, eu realmente amo meus artigos, e não quero eles copiados.

      Sr, acredite, eu não copio. Na verdade eu evito copiar, muito, e busco sempre adicionar algo, ao invés de simplesmente repetir o que todos dizem... entende?

      Enfim, sr, obrigado pelo voto de confiança e tipo, acredite, eu mudei... bastante. Eu tava até falando com um dos leitores sobre isso... em quase 5 anos tanta coisa mudou... enfim... see yah!

      Excluir
    7. Realmente parece que voce melhorou mesmo. Não lembro quando foi que li seu blog, deve fazer 1 ou 2 anos, fiquei bem irritado com a forma que voce escreveu e um absurdo a forma como voce fala que voce está certo e todo mundo errado sobre coisas que ja foram mostradas de muitas maneiras que não é do jeito que voce apresentou aqui. Como eu disse tem coisas interessantes que faria pensar mas só deixar no interessante mesmo, pois nao é daquela forma.
      Quando voce reescrever seus textos vou querer ler denovo, espero que voce retire as coisas que voce afirma ou que pelo menos deixe a parte dizendo que aquela é sua visão e nao o que o jogo mostrou, como a parte do Rock ser um humano que morreu em um acidente e virou um robô, muitos lugares dizem que ele foi criado como robô ajudante desde o início, estou jogando Megaman Legacy collection e la tambem fala sobre isso. Quanto a fusão de megaman e Rush, sim, eles se fundem e ficam vermelho, mas ainda assim voce ve a cara do megaman, e a fusão é temporária. Da série classica nao tem nenhum personagem presente na série X, exceto Dr Wily que bem provável seja Serges de X2 (na versão japones ele dá uma dica sobre isso e no mangá oficial aparentemente ele fala sobre isso, nao li essa parte do mangá ainda).

      Excluir
    8. Quando comecei eu nem sabia escrever, eu literalmente me transformei em outra pessoa com o tempo. Repito que lamento pelos erros desse post, e tenho certeza que se eu tivesse usado as palavras certas, teria sido algo bem melhor e mais interessante. Quando eu refizer, ficarei feliz de mais pela sua leitura, e espero um comentário rs. Vou fazer algo bem mais profundo e lógico, e pode acreditar que será uma das melhores análises do blog. Na verdade eu só to na dúvida se faço 1 texto com todos os jogos, ou 10 textos diferentes. Dependendo da quantidade de informação eu divido pra não ficar algo cansativo.

      O esquema do acidente humanooxrobô, vou explicar de onde e porque tirei essa interpretação, sobre a fusão temporária também, na verdade eu vou explicar tudo, da forma como passei a explicar hoje em dia.

      Enfim, acredite sr, farei um bom trabalho na próxima.

      Excluir
    9. Com sua mudança de conversar com os leitores fiquei até interessado em realmente ler os seus textos, até hoje só li partes porque realmente esta ofensivo, meio que mentiroso e tedioso (tedioso por ser ofensivo e ter muitas informações incorretas que voce afirma como se o jogo contasse aquilo). Mas ficarei no aguardo dessa mudança nos seus textos.
      Se voce esta em duvida de fazer apenas uma pagina ou 1 pagina por jogo, prefiro 1 pagina por jogo, acho que fica melhor dividido, mas sugiro realmente que em uma parte fique o que realmente é do jogo e a outra parte (com outra cor de fonte) a sua teoria sobre o que voce acha que aconteceu no meio.

      Excluir
    10. Isso só comprova que minha mudança foi mais do que necessária. Eu fico até triste em lembrar que perdi grandes leitores só por minha ignorância e arrogância. Teve um período em que eu achava que "criar um personagem" era a melhor forma de apresentar minhas idéias, mas depois percebi que, sendo eu mesmo, funciona muito melhor. Tanto que atualmente, eu to fazendo questão de me inserir nos textos (busco colorir minhas frases e pensamentos, críticas e teorias com a cor azul bebê reluzente, e as vezes coloco em itálico, além de colorir as partes em que apresento ideias com azul claro).

      Tudo junto ficaria muito atropelado e exaustivo, to ligado... To até ansioso pra ver como ficará. Te juro que, as vezes da vontade de reeditar meus textos mais antigos, só não o faço pois acredito que é preciso manter o registro tanto dos erros quanto acertos... minha evolução com o blog foi grandiosa e ainda estou aprendendo, e quero que tudo fique registrado rs.

      Sr, eu to feliz. Ler que o senhor ta interessado no meu trabalho, mesmo depois de eu ter te ofendido, me faz ver que, to indo pelo caminho certo. Não sei quanto tempo vou levar, to esperando por algum empurrão na verdade, mas um dia, o sr verá ma análise bem decente e informativa de Mega Man Rock. Tentarei explicar melhor minhas ideias, e vou realmente trazer informações bem legais.

      Enfim, see yah sr... até o futuro!

      Excluir
  8. uma coisa que é interessante é que o megaman 9 considera o jogo megaman e bass como um jogo canônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, irei checar isso... mas confesso que o Rock&Forte é chato pacas de jogar.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Eu já tentei joga-lo umas 10 vezes e nunca passo da primeira fase. Ele é péssimo.

      Excluir
    2. Eu fui até o magicman e eu acabei desistindo de jogar! E a fortaleza eu nem tive paciência de chegar até lá! (o lance é orível de maneiras que fazem o jump jump slide slide

      Excluir
    3. ser a coisa mais divertida do mundo e olha que eu consegui zerar megaman x7 umas 2 vezes, o que foi uma façanha legendária e que possui checkpoints mais generosos do que esse jogo! Que aliás não possui tanques de energia (o megaman e bass)! [Se eu fosse o anonimus eu iria mandar um monte de mamba negras na casa do inFeliz que sugeriu a retirada dos E tanks])

      Excluir
    4. Kkk... pelo menos você aguentou bastante. Um dia, se eu tiver sorte, termino ele e ai publico minha analise. Por hora to enrolado em umas franquias aqui, mas pretendo rever MegaMan futuramente.

      Excluir
  10. Rapaz, o cara que escreveu isso não pesquisou nadinha. Existem textos oficiais e informações que desmentem muita coisa, a começar por chamar os robôs da saga clássica de Reploids. Mega man era um humano? Minha nossa, quanta desinformação e arrogância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro artigo que fiz. Eh uma vergonha! Aprendi como escrever e como pesquisar com o tempo. Mas a ideia dele era mostrar o que era a série ao meu ver. Conforme fiz novas postagens fui me corrigindo e atualizando. Preferi manter este artigo como ele era, mesmo depois de modificar um pouco, pra registrar como eu era. Desculpe... Mas obrigado por ler.

      Excluir
  11. Rapais...... então era isso que você queria dizer não?
    O senhor recebeu um comentário um tanto quanto chato acima,
    Porém disse vc mesmo que isso era apenas sua compreensão e opinião da historia do robozinho azul.......
    Acho que.... não posso opinar sobre o artigo em si, por que nunca si quer joguei um Mega man.....conheço a franquia, reconheço seu sucesso e grandeza, mas....nunca joguei.

    Enfim...o senhor evoluiu muito senhor Shady morte(ou deveria dizer Max Morte?)
    Isso é muito bom!
    Aliás ... Esse post é do mesmo dia daquele do Carros, que é do mesmo dia do seu primeiro artigo....isso realmente é estranho kk
    Mas enfim, eu sou o senhor Wilson, e até a próxima!


    Ser yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda atualmente, tem vezes que posto artigos variados no mesmo dia. Isso não ta acontecendo tanto por enquanto pois, eu to com preguiça... mas eu to com 3 artigos prontos já (em texto), se eu os concluir muito provavelmente os publicarei no mesmo dia, ou em sequencia.

      Sr, obrigado... E bem, Max, Shady, Morte, são alguns dos nomes, o sr entenderá.

      Excluir
  12. Queria entender de ONDE surgiu a espada do Zero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MegaMan X1, Sigma usava ela. Considerando que Sigma usou isso para confundir Zero em X4, fingindo terem trocado de lugar, é de se imaginar que ela era um componente de Zero em sua criação, mas foi tomado pelo vilão. A facilidade de Zero em manipular o Sabre e familiaridade dele com a arma diz muito sobre quem é seu verdadeiro dono. Sigma nunca teve qualquer habilidade com a arma. Ou seja: Foi criado como arma principal de Zero, mas foi roubado pelo vilão pra dizer que ele era o mocinho (o grande plano de Sigma, vilão da saga X, é infectar Zero ou X, partindo da própria concepção de justiça deles. Ele consegue.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)