AnáliseMorte: Os Segredos de MegaMan - A História Completa e Verdadeira de Mega Man X - Saga (1/8)

Recentemente atualizei minha forma de escrever, e estou revendo toda a série X. Sinto que isso é necessário, pois neste artigo acabei sendo simplório de mais, muito distante do que eu desejava. Por essa razão, fiz um artigo muito melhor do Primeiro MegaManX. Recomendo que o leia, pra isso é só clicar aqui: AnáliseMorte: MegaMan X

Em outro blog, na real num fórum de um clã de Ragnarok, do qual faço parte, eu escrevi uma análise sobre MegaMan e a postei la e posteriormente aqui. Mas eu não parei nela e decidi escrever sobre a saga X, e o conteúdo ficou enorme, porém completo. Eu escrevi sobre os 8 jogos da franquia X e fiz uma análise impecável, mas apenas em texto... sem imagens e talz, o que passou um aspecto exaustivo de muito texto pra pouco assunto. Mas apesar de ter ficado realmente enorme, eu resolvi editar a primeira análise com imagens e legendas... até cores... e ficou, no mínimo, bem trabalhado. Postarei aqui as oito análises, separadamente, porém finalizadas e pré editadas, diferente da análise sobre a saga Rock, onde postei tudo junto de uma vez só. Aqui vai a primeira de oito, sobre MegaMan X, boa leitura e espero que goste.



Ps.: Caso o texto esteja na cor Azul é porque joguei com X e caso esteja Vermelha é porque joguei de Zero. Em alguns jogos eu até joguei com ambos, mas como não vi muita variação na história não acho necessário contar como é o jogo pelos olhos de cada personagem... tirando X5...

Já aviso, tem spoiler, então leia se quiser, somente se quiser.

Boa leitura!



Mega Man X - Episodio 1: O Herói Da Nova Era.


Em MegaMan X não há uma introdução muito detalhada e explicativa sobre como tudo de fato começa, sabe-se que X acordou de sua hibernação, e que quem teve parte nesse processo foi um doutor com a inicial C. (Cain) ou B., dependendo da versão jogada.


É evidente que X é Rock, não apenas pelas suas semelhanças, mas também pelas várias coincidências e eventos ocorridos durante todo o jogo. X, é um herói, nascido do projeto modificado de Rock. Imagine Rock como uma criança exemplar, mas que cometeu um erro drástico e foi punida com a prisão perpétua, mas para que a mesma não sofresse, seu pai a fez dormir por séculos e a despertou, como outro ser, para que o mesmo vivesse livremente em uma nova era. É mais ou menos isso que Light faz com X, ele pegou seu filho, Rock, o desativou, modificou, fez várias atualizações, inseriu chips inibidores entre outras coisas, tudo com o intuito de impedir que X se tornasse instável e gerasse alguma ameaça para a raça humana e até mesmo, para os demais reploides.

(Essa é uma print da versão da sony, traduzida. Vergonhoso o "Eskeleto" mas não fui eu quem traduziu...)
(Repare nas semelhanças entre os dois heróis. X parece ou não o Rock mais velho?)

 Light sempre sonhou com a Paz entre os humanos e Reploides, e X era sua ferramenta para que isso ocorresse. Light teve essa mesma visão de Rock, porém o mesmo cometeu um erro gravíssimo, onde, abusando de seu livre arbítrio, matou um "humano" causando medo na população e etc. Rock possuía a habilidade de pensar, escolher, decidir e interpretar situações de forma livre, ele não era limitado. Essa seria a maior diferença entre ele e X, sendo este sua versão madura, crescida e bem mais limitada. Apesar de X ser muito mais forte, ele não tem mais tanta liberdade assim, ele ainda tem o livre arbítrio, mas ele também possui olhos o vigiando a todo momento, os olhos de um ser escolhido a dedo e modificado de forma perfeita para que este fosse completamente capaz de ajudar X e também, de detê-lo se necessário.


 Esse seria Zero, o melhor amigo e colega de trabalho de X. Ambos são Caçadores de Mavericks, de uma organização chamada Maverick Hunters. Mavericks são os Reploides que de alguma forma se corromperam e se tornaram uma ameaça, e em alguns casos até se tornaram verdadeiros terroristas maléficos sem escrúpulo. Destes, 2 se destacam: Vile e Sigma


 Vile é um Maverick com uma aparência bem peculiar, ele tem a cara do caçador de recompensas de star wars... o mesmo que virou um monte de clones... é bem engraçado... porque ele é como se fosse a versão afeminada do Boba Fett...


Porém ele é maléfico... ele tem como artilharia um enorme MECHA que é forte e bem resistente. 


Já Sigma, é um maverick que diz sempre estar atras de uma forma de fazer os reploides serem livres, e viverem livremente no novo mundo, mas la no fundo, só quer ver o circo pegar fogo mesmo e dane-se todo mundo. 



 X e Zero caçam esses dois mavericks como se fosse a coisa mais importante do mundo. Não é bem explicado quem é Sigma e qual a relação real dele com X e Zero nesse jogo, eles apenas tão querendo mata-lo e serão capazes de tudo para isso. Zero, talvez, seja o único ali que realmente sente ódio por Sigma, e que realmente sabe o por que de toda essa caçada. 


Sigma é Willy, da mesma forma que Rock é X. 


Willy foi morto por Rock no passado, mas o mesmo era bem mais inteligente do que aparentava, e por trás de seus vários planos pra tocar o terror, ele também fazia de si mesmo, seu maior projeto. Willy era um Reploide que se passava por humano, essa condição foi talvez o maior conflito de Rock, que confuso, apenas decidiu mata-lo. Willy era um robô, Rock sabia mas o mundo não... e isso não foi bem visto pela sociedade, Rock foi condenado a morte, porém Light protegeu sua criação com tudo o que podia, trabalhou o resto de sua vida para mante-lo vivo, fingiu uma desativação completa de Rock e criou seu projeto secreto, X, que só seria iniciado tempos depois, como o herói que Rock sempre quis ser. Light espalhou várias cápsulas contendo atualizações físicas para X, onde ele ficaria cada vez mais completo e forte, e para encontra-las ele teria de passar desafios que testavam sua competência, força de vontade e determinação, além de força física. Além disso, como se não bastasse, Light inseriu em cada uma de suas cápsulas uma mensagem holográfica contendo informações sobre suas atualizações e mensagens para seu filho. Light, mesmo depois de morto, deu um jeito de educar seu filho. Mas não foi só isso... 


Light precisava criar algo que fosse capaz de orientar Rock no novo mundo, além de auxilia-lo e protege-lo, e como eu disse... caso necessário... detê-lo. Light criou Zero, mas não foi do nada... Light usou 2 criações que tiveram um passado com Rock, e tinham o mesmo afeto por ele. Ele usou Protoman e Rush. 

(Repare na forma do capacete de Zero... curioso não?)
Com aspectos de ambos, e partes também, Light foi capaz de criar um ser poderoso suficiente para manter X na linha, por bem ou por mau. Também aproveitou para criar um "herói substituto" que cuidaria das coisas enquanto X dormia. Zero se tornou um Maverick Hunter Ranking A, uma lenda, o melhor, bem antes de X ser despertado. Mas no fundo, seu único objetivo era manter X na linha, e após a ativação de X e o recrutamento do mesmo, eles se tornaram colegas eternos.

X, não possuía memória alguma de seu passado nebuloso como Rock, para que isso não causasse erros em sua programação e abrisse portas para que seus erros se repetissem ou o atormentassem... já Zero... este sabia de tudo... de cabo a rabo... ou melhor... de sabre a cabelo (malz pela piada horrível).

Em comentários, alguns leitores mencionaram muito o Mega Man X de PSP, tanto quanto a versão desse game "remake" de Sigma, e Zero... eu sempre bati o pé de que são teorias distorcidas e não são fieis ao que é apresentado no jogo original, mas hoje um leitor me mostrou isso: Manual de X

 E bem, eu esqueci que antigamente tinha disso... as histórias dos jogos eram melhor contadas nos manuais deles. Ainda hoje há alguns jogos assim. E bem... um motivo foi dado para X ter se unido a Zero e a Maverick Hunter pra caçar Sigma. Pelo manual, é explicado que Cain criou Sigma (Morte: O que ele usou como base para suas pesquisas o levou a reutilizar dados de Willy) e Sigma se tornou, por sua inteligência e tudo mais, o primeiro lider da Mavercick Hunter, mas ele se converteu em Maverick, atacou humanos, foi trocado por Zero no comando que se uniu a X para caça-lo. Isso não mudou minha forma de ver os jogos, nem destruiu qualquer das teorias que mostrei  nas minhas análises, mas... é algo importante e interessante que eu não sabia.


Vlw Sr. Mauro!

Atualização 2017

Caramba, o blog cresceu hein... vendo meu texto e minha forma de digitar antiga, eu também cresci muito. Enfim... recentemente um leitor comentou na análise de MegaMan X5, sobre algo que eu nunca tinha reparado, mas que reforça minha interpretação sobre a origem de Zero:

No jogo "Mega Man X Collection" (que é uma coletânea de todos os jogos X até o X6) de PS2, há uma sessão com imagens e músicas, destravada conforme os jogos são terminados. 



Essa Galeria traz em uma de suas sessões (a 6°) várias imagens de Zero em desenvolvimento. A primeira mostra ele de cachecol, e repare na aparência:




Ele sofreu várias mudanças, e tem vários outros esboços... 


Mas a ideia original era literalmente melhorar Protoman! 



Então, isso reforça minha interpretação e teoria, e mesmo se Zero de fato não for Protoman, um dia ele foi, nem que seja na concept art! 

Alias, também analisei os jogos de luta de megaman, de onde a imagem de Zero sendo construído por Wily foi apresentada. Recomendo que leia: MegaManX - Lutinha.

E bem, obrigado Sr Webit Games!

Bem, para a história do jogo agora :



 O tempo passa e durante uma missão, X encontra Vile e eles se enfrentam... 




Porém X perde e Vile caçoa dele... 





Antes de Vile dar o golpe final, Zero surge e salva X... 





Vile consegue escapar, mas deixa X abalado e se sentindo fraco 




E começa a lamentar, mas...



Zero diz: "Não se preocupe, você tem capacidade para se tornar tão poderoso quanto eu" e assim os heróis iniciam uma caçada por toda a região... 



Eles encontram vários mavericks e os derrotam...



 Chegando cada vez mais perto do paradeiro de Vile... 



Em meio a isso, X encontra várias cápsulas que Light deixou, e recebe suas mensagens... 



X estava aos poucos recebendo atualizações que o deixavam ainda mais poderoso, e como o próprio Zero profetizou, X chega cada vez mais perto de se tornar até mais poderoso do que ele. 




Conforme suas missões prosseguem, Zero encontra não apenas Vile, mas também localiza Sigma. X e Zero se unem e vão ao encontro desses dois vilões... 





Zero pede pra ir na frente, dizendo que irá analisar o local, 




Decide lutar sozinho contra Vile 




X o segue, encontra Zero preso e derrotado, e também luta contra Vile




Em meio a luta, X cai



E novamente, enquanto Vile preparava seu ataque final, Zero coloca as cartas na mesa, se livra como por passe de magica de sua "prisão" 





E se explode, junto com Vile, destruindo seu MECHA (divest... mancada [piada interna baseada em Ragnarok, perdão]) 



X fica chocado com a situação, e de dentro dele, surge energia suficiente para restaurar todo seu sistema e, regenerado... 





X derrota Vile.



X tenta salvar Zero mas o mesmo estava em destroços, mas ainda vivo... antes de morrer, Zero pede pra X pegar seu Buster... 




E com uma cópia perfeita do mesmo, baseada na habilidade de copiar dados e habilidades principais de oponentes, X aperfeiçoa seu buster chegando a níveis extremos de energia. Zero morre... mas seu sacrifício não foi em vão.... X segue em frente, sem tempo para lamentações, e vai ao encontro de Sigma.... Sigma coloca vários obstáculos no caminho de X, várias copias dos muitos mavericks anteriormente derrotados...





Mas X não para, e alcança Sigma... 




O mesmo, caçoa de X e manda seu Pet para lutar primeiro, enquanto ele observa... o pet, tem uma enorme semelhança com o cachorro de Bass, antigo aliado perturbado de Willy...




Após derrotar mais esse inesperado inimigo, X enfrenta Sigma



E descobre algo sinistro... por mais que Sigma fosse derrotado, ele teria mais e mais formas... Sigma era capaz de sacrificar quantos corpos quisesse para concluir seus objetivos... 



Mas ele não esperava que X fosse tão poderoso, e é derrotado... deixando a seguinte frase no ar: "Por que luta contra nossos irmãos Reploides? Tudo o que quero é que nós possamos viver em paz, nesse novo mundo, nessa nova era!". 


Curiosamente, as frases ditas por Sigma se assemelham de certa forma as palavras mais marcantes de dr Light: "Tudo o que mais desejo, é que humanos e reploides possam um dia conviver em paz, como iguais". 




Apesar de parecer, Sigma ainda não tinha sido completamente derrotado, e um dia ele voltaria. Até la, X se manteria poderoso o suficiente para detê-lo e trazer a paz de Light, com o poder de seu buster.


Por enquanto é isso... o resto já ta pronto, só precisa ser editado... postarei assim que finaliza-los... se você gostou, ótimo... comente!


Eu escrevi a segunda parte aqui: MegaMan X2


E também tem a da saga clássica aqui: MegaMan Clássico

Postar um comentário

77 Comentários

  1. Cara eu adorei issu, ta mto bem explicado!
    continue esse otimo trabalho, aguardo mais^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a postar a segunda análise também. (coloque link no final da postagem)

      Da uma lida e caso curta, é só comentar la que já posto o mais rápido possível a análise com imagens e editada do MegaMan x3

      Que bom que gostou cara, e eu to ansioso pra chegar na análise do MegaMan x5. Até la xD!

      Excluir
  2. Amigo, de onde você tirou certas coisas que estão aí? Boa parte não passa de especulações/teorias (boa parte desmentidas e sem qualquer possibilidade cronológica de se mostrarem verdadeiras), e outras eu realmente não sei de onde você tirou (aquela do Proto Man e o Rush foi de doer). Rockman/Mega Man é uma franquia que se encontra em uma situação ruim, e isso da margem para que a parte mais xiita do seu fandom faça certas pressões negativas na Capcom, o que só dificulta ainda mais que a franquia siga ganhando jogos, e desinformação como a que foi escrita aqui só torna tudo pior. Peço que apague esse texto, jogue de novo os jogos e leia textos de sites como MMKB e The Reploid Research Lavatory, onde você terá bastante informações oficiais e coisas bem interessantes. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... você realmente pediu para que eu apagasse o post? Tipo... mesmo se fossem apenas especulações/teorias sem pé nem cabeça... alias "Desmentidas e sem qualquer possibilidade cronológica de se mostrarem verdadeiras", acha realmente justo apenas apagar e esconder tal ideia? Mesmo se fosse falsa, vale a pena ignorar?

      Digo isso pois, seu pedido foi ofensivo. Parece até que eu não tenho qualquer direito de me expressar e expor minhas ideias... alias, isso é apenas um pequeno detalhe que invalida totalmente seu comentário.

      Agora sobre meu texto... amigo, normalmente eu me estresso com facilidade e parto para ignorância, mas se você se deu ao trabalho de digitar e me criticar de forma tão negativa, eu me darei ao trabalho de te responder igualmente:

      Eu não preciso de MMKB e The Reploid Research Lavatory para conseguir interpretar os jogos. Eu não preciso de alguém para traduzir um game e me explicar detalhadamente as coisas, como se eu fosse totalmente desinformado. Eu não preciso de um site inteiro dedicado a um jogo com "Informações Oficiais" para pegar o espirito da brincadeira e navegar pelo maravilhoso e amplo universo de qualquer jogo.

      Eu não preciso. Não é porque sou melhor que os demais, nem porque esses sites são inferiores, muito longe disso alias. Eu não preciso pois, meu maior objetivo em um jogo de vídeo game é aflorar minha própria imaginação e decifrar a obra de arte a qual fui exposto.

      Ideias... tudo não passa disso.

      Como eu poderia explicar... minhas fontes não são falsas... nem inválidas... minhas fontes são unica e diretamente os jogos em si.

      Eu não dou a mínima pra quem escreveu ou projetou um jogo. Eu não to jogando a equipe, mas sim o que a equipe criou. Eu gosto de interpretar isso, o material em si, não a fábrica.

      Aquela do Proto Man e o Rush foi tão somente um exemplo de como interpreto a arte como um todo. Ao jogar Mega Man 4, já penso no Mega Man X8, e presto atenção em todos os detalhes (pequenos ou grandes) e vou somando tudo, misturando e criando, em cima da criação. Isso é errado? Descobrir as formas e junta-las?

      Curiosamente, não há qualquer fonte além da minha própria, que induza tamanha atrocidade "Um cão robô se fundindo a um menino robô e virando um homem robô!" Mas da mesma forma, não há qualquer fonte em qualquer outro lugar, que diga o contrário.

      Agora amigo, por favor só me explique: O que aconteceu ao Rush e ao Protoman?

      Tentando responder provavelmente você dirá o que todos dizem:

      "Ele(s) morreu(am)" ou "Protoman foi modificado pra se tornar Zero e Rush foi destruído" ou até "Todos foram arrastado para uma subdimensão onde se tornaram seres digitais, em um jogo de batalha virtual" ou quem sabe a mais manjada resposta de todas: "Mega Man é uma franquia em crise e incapaz de ser continuada, daí nem pensaram em criar e escrever um final para essas personagens. Apenas as substituíram por outras, em uma nova franquia com o mesmo título e ideia."

      Excluir
    2. Meu amigo... eu li TODAS as fontes que você também leu, e cara, eu reparei em um detalhe:

      Ninguém tenta usar o que já existe pra explicar o que já existe, no próprio meio em que isso existe!

      Foi daí que saiu minha maravilhosa iniciativa de escrever "análises"...

      Eu não falo do jogo como um produto... ao menos não me foco nisso. Eu falo do jogo como uma história, totalmente ampla e presa as demais histórias que levam o mesmo título.

      Pode ser que jamais criem um Mega Man explicando os maiores segredos de mega man. Ou pode ser que façam. Até o momento não fizeram nada do tipo, e o que fizeram, não tem sentido, nem se quer seriedade pra tratar esse assunto.

      Mesmo se for o mesmo criador, e a mesma empresa, e a mesma equipe, se por alguma razão algo estúpido for criado, que desmereça um ou mais jogos dentre os demais da franquia, eu farei questão de desconsiderar.

      Essa minha frase acima é uma das maneiras que observo jogos. Mas cara, que diferença faz?

      Um jogo é uma história escrita por várias pessoas, e coisas assim tendem a seguir rumos variados e distantes. De um jogo pro outro, o foco pode mudar e a história perder aquele elemento original.

      Um fan, ou um critíco, ou um analista sério deveria tentar manter o foco original e seguir pelo caminho mais difícil. Sempre.

      Caminho fácil: Aceitar a realidade "oficial" e dizer que algo é o que disseram que é.

      Caminho difícil: Conhecer algo por conta própria e tirar suas próprias conclusões, garantindo, como leitor e fan, que aquele algo mantenha o foco original.

      Todo jogo tem o nivel médio entre o fácil e difícil então...

      Caminho médio: Enxergar certo algo como único e ignorar qualquer ligação com outros algos.

      4ndr3... ou André... acredito que seja isso. Eu não sou um cara estúpido e alienado que sai repetindo o que já foi dito. Eu falo com minhas próprias palavras, com a seguinte segurança:

      Quem além de mim pode desmentir o que eu mesmo fiz?

      Surpreenda-se, boa parte do que digo nesse blog mixuruca é criação minha. Não se iluda, não invento nada, eu apenas junto. TUDO o que já citei aqui, tem fundamento sim e está presente nos jogos. Eu não invento nada...

      Talvez eu teorize bastante, e as vezes especule, sim, eu faço isso. Mas eu não faço nada sem ter uma fonte inicial, sem ter aquele estopim... entende?

      Não sou dono da verdade, você é. Veja o que é verdade pra você e aceite isso e siga em frente.

      Eu lamento muito se minhas ideias te causaram algum mal... mas eu sou um fan... que diferente dos milhares/milhões de fans mundo afora, não se limita e se contenta com o que terceiros falam, sem considerar uma franquia como 1 todo.

      Pra mim, informações oficiais tem um enorme crédito... mas até mesmo esse tipo de informação pode ser falsa. Sempre tem alguém que acha que sabe, mas não sabe, porque achar não é certeza.

      Já vi tanta explicação totalmente irregular e estúpida nos maiores sites focados em Mega Man, que na boa, prefiro mil vezes buscar a verdade apenas nos jogos, e ignorar suas fontes externas.

      Peço pra que você se atenha menos as "informações oficiais" e busque, por conta própria, essas mesmas informações no jogo.

      Excluir
    3. Eu não sei se você me entendeu... mas vou tentar explicar e encerrar meu comentário que virou um livro kkk:

      Conhece Metroid? Um dia me disseram que o protagonista de Metroid é uma Mulher, daí conversamos o seguinte:

      Eu - Mas como você sabe?
      Pessoa - Eu li numa matéria oficial na revista da Nintendo.
      Eu - Sério... mas você já viu ela sem a armadura?
      Pessoa - Claro que não, mas se eles disseram é verdade ué.
      Eu - Cara, quando a Samus morre em Super Metroid mostra que ela é sim uma mulher, e é loira, com sutiã marrom e talz.
      Pessoa - Viu, eu não falei?!
      Eu - É, a revista falou, você apenas repetiu. Se eu te pedisse pra me mostrar no jogo se essa informação é real, você iria fazer o que?
      Pessoa - Cala a boca cara, você é burro.

      Bem... eu sigo essa lógica até os dias de hoje, e pretendo segui-la até o fim de minha vida.

      Ou me mostre a verdade dentro do jogo, ou essa verdade não tem qualquer valor pra mim, mesmo se quem a disse foi o criador do jogo. Se ele não conseguiu por isso no jogo, por que eu deveria saber? Pra que alias? Se não existe no jogo, não faz parte de sua realidade.

      Pense dessa forma e visite seus sites, você vai começar a perceber que tem muito nego bem informado que foi enganado...

      Sinto muito pelo meu péssimo texto, espero que você encontre materiais melhores por ai.

      Ahhh... rapidinho, sem usar fontes externas, me responda: Qual a cor dos olhos de X e por que?

      Você vai enlouquecer com esse detalhe bobo... mas quem sabe entenda qual minha visão de Mega Man e passe a enxergar junto comigo.

      Agradeço

      Excluir
    4. Saquei, sua visão é desviar o foco do assunto, ignorar informação oficial para fazer a sua ideia pré-concebida fazer sentido, usar da falácia da inversão ao ônus da prova (e do apelo a ignorância se parar pra pensar) ... Parece até debate de criacionismo x evolucionismo. E se quer usar os jogos como fonte, cite trechos que comprovem a sua tese, pois muito do que você escreveu mal se encaixa nos jogos (e inclusive, não se encaixa nem com outros textos seus). E sim, disse para apagar. De acordo com a lei, você tem total direito de expressar a sua opinião, mas a partir do momento em que você se compromete a transmitir informações e opiniões você deve ter compromisso com a verdade e com o embasamento das suas opiniões, se não a coisa fica desonesta e tendenciosa. Sobre Proto Man, é simples, a série clássica e a X, mesmo fazendo parte de um mesmo universo, são séries distintas, e portanto nunca ouve uma necessidade de ligá-las (diria que a necessidade foi oposta inclusive), então é bem capaz de que nunca tenha sido criada uma explicação de fato. E isso nem sou só eu ou outras pessoas coerentes que disserem, foi o próprio Inafune (que você teima em ignorar para que as suas projeções façam sentido). E mesmo que a minha explicação estivesse errada, isso não faria a sua estar certa (ver inversão ao ônus da prova e falácia do apelo a ignorância).

      Excluir
    5. Você fala bonito...

      Mas... eu não tenho nada pra comentar. Você está certo. E eu estou errado. De fato, eu ignoro coisas e passo a inventar as coisas. Eu sou um mentiroso de pior qualidade, que não merece credito algum e não fala nada que valha a pena escutar.

      Eu queria dizer que eu não estou moldando os fatos a minha teoria, e sim, minha teoria aos fatos, e isso é uma verdade... mas que diferença faz pra você? Já tem sua opinião formada sobre mim, e irá defender até o fim ela, coisa que eu também faria.

      Antes de me despedir e fechar o blog, eu só gostaria que você parasse de tentar me passar como falso, que alias eu sei que sou, e pense no tempo que gastei escrevendo essas tantas mentiras, pra desviar o foco.

      O que eu ganho com isso... satisfação em enganar? Eu só queria contar o que eu descobri e ver, se alguém no mundo concordaria com isso.

      Inafune é um cara,um ser humano, e eu não ligo pra ele. Eu amo o trabalho dele, não ele... e... não vale a pena, você já tem sua ideia sobre mim. Não tentarei e nem conseguiria se quer tentar mudar sua opinião... talvez seja possível, talvez não, mas fazer o que...

      Eu não fiz um comentário... eu criei um post, eu trabalhei nisso, dediquei tempo nisso... e é triste ver alguém que, não apenas critica meu trabalho, mas desvirtua o mesmo.

      Eu já falei uma vez aqui no blog, e vou repetir: Eu não gosto de citar fontes, sei que isso abala minha própria credibilidade mas, eu simplesmente não curto isso. Meu objetivo era tentar explicar as coisas pra pessoas que não tem tempo ou vontade de pesquisar mais a fundo sobre essas mesmas coisas, ler todo o material disponível e quem sabe peneirar o mesmo, até entender.

      Eu to bem chateado, e você sabe disso. Seu comentário, alias, seus comentários são tão negativos pra mim, que me fizeram desistir.

      Obrigado... e não se dê ao trabalho de me responder, já fiquei mal de mais com suas palavras.

      Excluir
    6. Agora falando a real:

      Sim, meu foco é exatamente esse. Se você ler meu trabalho vai ver que eu sempre desvio o foco do assunto e ignoro informações oficiais.

      Sobre a primeira afirmação, ela é falsa ta. Estou tentando ser sarcástico.

      Sobre a segunda afirmação, eu só posso dizer o seguinte: ;P (Bluhhhh ~ Som da lingua pra você)

      Falácia da inversão ao ônus da prova e apelo a ignorância... cara eu não to tentando condenar ninguém e man, se a pessoa sabe ler, ela dificilmente é ignorante. Quem lê meus posts tem o direito de aceitar eles ou rejeitar, eu não forço ninguém a ler, eu não tenho esse poder, lê quem quer, concorda quem achar que deve, eu não forço ninguém a isso. Tem MUITA coisa na net que vai totalmente contra o que eu apresento nas minhas analises. Se a pessoa quiser, pra cada afirmação minha existe milhares de contra-afirmações pelo mundo, em sites com muito mais credibilidade e reputação que o meu. Eu não tenho como se quer disputar ou concorrer contra esses demais sites, nem tenho motivo pra isso, pois sempre tem gente como você, que tem sua opinião pré estabelecida e dane-se a dos demais.

      Quer que eu cite trechos que comprovem minha tese? Porque? Vá você jogar os jogos e me provar que estou errado! Se basear no que os outros escreveram é uma coisa, escrever é outra. Eu não vou citar trecho algum, porque eu nem lembro de qual jogo peguei essas informações! Sei que é de um dos MM, e a ideia surgiu deles, fato. Mas eu não tenho uma memória boa e também nem sou profissional. Eu sou um retardado alfabetizado que sai por ai falando asneira, só isso!

      Eu to me perdendo aqui, mas é porque to totalmente abalado com sua critica... uia... critica, eu mereço ser criticado? Se mereço é porque to indo pelo caminho certo.

      Eu acabei de comentar em outro post pro Richard Viana, que eu não posto as fontes porque não gosto disso, e que tudo o que falo é possível encontrar nos jogos. Diferente de muitos, eu to tentando incentivar o jogo dos demais!

      Se eu apenas disser "No MMX5, Sigma usa calcinha rosa. É possível saber disso pois em MMX2 uma linha entre seu tronco e quadril na coloração azul é perceptível, e essa linha assemelha-se a uma calcinha fio-dental na cor azul e em X5 a mesma linha aparece, porém rosa." Aí sim eu vou desviar o foco e minha analise vai virar só mais uma Wiki na net. Eu não quero criar opiniões, nem mostrar detalhadamente o jogo, eu quero mostrar detalhadamente a história do jogo.

      Acha que eu sou tão imbecil assim? A ponto de criar um blog, escrever posts cheio de imagens e revisados, relacionados a jogos inteiros, contradizendo em alguns momentos coisas que o site oficial do mesmo jogo disse?! Eu jogaria meu tempo fora de forma tão estúpida assim!? Eu nem tenho fama ou credibilidade... muitas das pessoas que leram e leem esse blog tem também suas informações atualziadas e opiniões próprias e as vezes, coisas que eu digo parecem estúpidas pra eles, mas dessas pessoas, sempre tem uma que fica na dúvida e decide verificar no jogo se algo que eu citei é real, daí ela percebe o que eu percebi e concorda. É isso que eu quero... eu quero compartilhar minhas descobertas, incentivando indiretamente que outras pessoas também as façam!

      Excluir
    7. É tão difícil assim pra você entender? Ah... é isso vai.

      CONFORME AS LEIS DA MORTE (mais uma coisa boba que fiz no blog ta, não perca seu tempo lendo o que você não quer ler) EU NÃO IREI CONTINUAR AS POSTAGENS SOBRE MEGA MAN X OU ZERO, POIS TIVE 1 COMENTÁRIO NEGATIVO QUE SOLICITOU ENCERRAMENTO DAS POSTAGENS.

      Eu não posso deletar um post, pois tenho orgulho do que escrevi e não será um comentário que me fará deletar meu trabalho, mas irei acatar seu pedido e encerrar minhas publicações virtuais.

      Excluir
    8. Cara, realmente aquele cara tá errado em te xingar mas, eu acho que se o criador de algum jogo disser que alguma teoria sobre a história desse jogo é mentira, o mais certo à fazer seria aceitar, afinal, como você mesmo disse: "quem além de mim pode desmentir o que eu mesmo fiz?".
      E antes que eu me esqueça, parabéns pela sua teoria! Apesar de um pouquinho furada, você pelo menos foi criativo e tentou adaptá-la aos fatos mostrados no jogo. E, pô, você criou uma teoria, ao invés de ficar repetindo o que todo mundo fala e ficar repetindo a teoria do cataclisma (que aliás,pode ser facilmente desmentida).

      Excluir
    9. A propósito, o que o anônimo abaixo disse sobre Bass ter destruído o projeto e partes originais do Zero não pode ser considerado verdade, afinal, é só uma teoria, não uma verdade confirmada

      Excluir
    10. Hei sr Brizga... nome legal rs.

      Esse comentário, bem como minhas respostas já foram a tanto tempo... eu expandi minha cabeça e passei a respeitar mais a opinião dos outros, mas obrigado por me entender rs.

      Não só isso, vlw por ler e valeu por ter percebido e reconhecido meu feito: A teoria em si.É animador ver que mesmo não concordando com tudo, ao menos o que fiz é reconhecido.

      De toda forma, desde o inicio das postagens fui me aprofundando cada vez mais no universo Mega Man... fiz analises sobre praticamente tudo que importa de Mega Man, inclusive acabei de postar sobre Mega Man ZX Advent... então eu sei que por mais estranhas que minhas frases e revelações pareçam, pelo menos são feitas de forma respeitosa e lógica.

      Bem... conheci bastante gente que gostou dos textos, alguns acharam mó absurdo o que escrevi, mas gostaram da forma como escrevi. Algo que percebi é que tem gente que apesar de não concordar, acaba encontrando coisas bem interessantes e de alguma forma aproveitam o material, razão pela qual eu simplesmente ignorei as "LEIS DA MORTE" e fui postando enquanto desse vontade rs. O que foi bom pois graças a isso fiz grandes posts.

      Eu fiz também uma analise sobre Mega Man de lutinha, justamente por causa do número de pessoas que contradiziam minhas teorias com fatos "canonicos" desses jogos... o que desmenti completamente pois conferi pessoalmente o quanto esses jogos eram canonicos.

      E vejamos... obrigado por aparecer, ler e comentar sr Brizga! Espero que leia mais, e se divirta! O que me faz escrever é o fato de ter gente que gosta de ler...

      See you later... e seja bem vindo.

      Excluir
  3. http://www.gameblast.com.br/2013/01/analogico-de-20xx-para-21xx-o-que.html > aqui tem uma teoria q talvez corrija a parte da ''Criação de Zero'' q você citou, suponho q nao esteja correta. Mas as suas teorias em geral são bem maneiras, inclusive essa, só quero mesmo corrigir a parte do zero. N liga pro q esses caras dizem de apagar post e talz, suas teorias são excelentes! vlw :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de citar algo: Willy, pode ter sim, usado algumas partes de Protoman para criar Zero, sendo algumas partes originais do projeto Zero, foram destruídas por Bass!

      Excluir
    2. Na analise do Zero 3 vou citar criação do Zero novamente... e meu amigo... vlw pela dica da teoria... vou olhar e já respondo.

      Achei que você ia desbancar as analises mas... vejo que também curtiu! (saudades, por incrível que pareça, da galera que xingava man.... tipo... eu ficava puto e fazia o possível pra me posicionar e defender minhas teses... mas no final eu sempre aprendo mais formas de contar o que descobri e penso... e tipo... é daora isso.)

      De toda forma, vlw popr comentar, e repito, verei o que me pediu pra ver e já respondo. See yah!

      Excluir
    3. Deu vontade de parar de ler logo no inicio do "Analógico".

      Primeiro que muitas das fontes são incrédulas. Power Fighter por exemplo, é spin off, e spin off não deve ser considerado... do contrário, teriam vários jogos que estraçalhariam qualquer teoria.

      Segundo que eu já cheguei a pensar assim, mas se você para pra pensar, as dicas mencionadas na teoria do cara são em sua maioria inválidas. Outra fonte muito mencionada foi o MM de PSP, e ele também é spin off (pensando na cronologia/analogia original de MM)

      Day of Sigma... também não conta. Talvez até valha pelo ótimo trabalho mas... é spin off.... vc não pode considerar algo alternativo que desmereça algo principal e original... e foi isso que a teoria do cara que nem quero ver o nome pra não pegar preconceito quis dizer.

      O cara é fan, tem teorias válidas, baseadas no mesmo de sempre. Não vi originalidade alguma (minto, até gostei das ideias do cara, se eu não soubesse que os jogos fonte que ele usou pra sustentar sua teoria são desconsideráveis.)

      Uma coisa: Ele citou coisas que ue concordo, mas ele se confundiu em detalhes. Uma prova de que o Power Fighters é spin off, e também uma prova de grande confusão do rapaz da analogia que você recomendou, é que Bass sempre soube que Willy não é humano.

      Ah, tem isso também, Rock e X são o mesmo, não apenas remakes um do outro. E já foi explicado porque X foi produzido... e meu caro.... isso é explicado no X original.

      Eu fiquei meio constrangido pois to desmerecendo uma teoria muito bem trabalhada. Mas questão é que a teoria tem bases falhas, e isso desmerece ela totalmente. Rock jamais enlouqueceu a ponto de se converter num Maverick, razão pela qual Ligh nunca o desmontou. Rock se manteve herói até o fim, e eu já expliquei o porque uma vez.

      Antes do fina ldas minhas analises e desistir de escrever, vou remontar a analise da serie Rock, e vou juntar todas as pecinhas corretamente e as "pistas" da forma ideal para justificar tudo o que tanto falo.

      Obs: Bass é um robo qualquer, criado pra assumir a posição de "vilão indeciso" de Protoman. Ele é tão importante quanto o Cutman, talvez menos.

      Excluir
    4. Oi, sou eu de novo e_e, é daora mesmo falar sobre a imensa e lendária historia do robozinho azul q fez parte de minha infância, o capcom até tentou fazer alguns jogos para continuar a série(megaman legends 3, megaman maverick hunter (fps), megaman universe), mas foram cancelados porque o pessoal n se interessou muito... mas vc deveria pesquisar sobre um game em que o produtor é ninguém nada menos que... o Keji Inafune, esse jogo se assemelha muito ao megaman , inclusive o personagem é parecido ... MIGHTY NO.9", esse jogo pode até se tornar uma franquia, seria bem legal, se esse game trouxer a adrenalina de jogar megaman de novo , tô dentro!

      Excluir
    5. Boa dica... sqn... eu nã ogosto de segir o criador, e sim a criação. Se o dito sucessor espiritual guinar e me atrair, blz. Mas do contrário, não vi nada nele que me chamou a atenção.

      Poderá sim ser um ótimo jogo e quem sabe render uma franquia. Mas pra isso, precisa sair da sombra do MM, do contrário, será analisado como tal, e sombras nunca tem importancia.

      Excluir
  4. Zero veio ANTES de X, e o seu propósito é DERROTAR ROCK, isso pois WILY O CRIOU. Se jogar Megaman 2 The Power Fighters vc verá... aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue lendo os posts e verá minha opinião sobre seu comentário sr Wagner.

      Resumidamente (é raro eu resumir, mas to de saco cheio de frases como a sua) Spin Off não serve pra análise, nem como prova de nada. The Power Fighters é sping off, mesmo se você tenha adorado um jogo de luta com todos os chefes dos primeiros jogos da saga X, um jogo de luta não é mega man ^^ E mesmo se fosse, The Power Figherts não tem assinatura oficial, e também não apresenta fatos coerentes.

      Spin off não é real, é algo feito pra estender a vida útil de uma marca, só isso.

      E na minha singela, menosprezível e descartável opinião: Fan de Mega Man não se prestaria ao ridículo de defender uma bostinh4 de jogo de LUTA com os personagens de Mega Man, como se fosse parte de uma franquia de jogos de AVENTURA.

      Vai la jogar Maverick Hunter X e dizer que Sigma era um Caçador de Mavericks vai. Só não esquece que Maverick Hunter X é Remake, e remake também não conta pra análise.

      Satisfeito ou não com minha resposta, eu vou la. Leia as análises se quiser, se não quiser passe batido e procure as wikis de neguinho que se satisfaz barato e não tem imaginação pra ligar pontinhos. Não perca seu tempo lendo meus textos, eles não irão lhe agradar pois você já sabe tudo o que um fan alienado precisa saber ^^

      Perdão em lhe criticar, mas é que realmente to de saco cheio de respostas como a sua... e seu "aff" no final só ilustrou sua indiferença, me mostrando que provavelmente nem vale a pena argumentar.

      Meus textos tão ai e eu já expliquei a maioria dos meus pontos através deles, leia se quiser e após ler, comente. Não comente sem ler, porque é bobagem.

      Boa vida.

      Excluir
    2. Ola shady
      Sou um curioso q simplesmente digitou no google "megaman x history" e este foi o primeiro site sa lista e entao eu o abri
      Gostaria de elegiar pela elaboracao e resaltar q neste vc nao enganou aos leitores com sua invencao, pois para quem leu com atencao isso ficou claro que a principio vc explicou sua teoria com ilustrasoes em imagens de animes e apos vc especificou escrevendo "agora vamos a historia do jogo"
      Depois disso vc montou as ilustrasoes c imagens do proprio jogo, entao nao teria por que uma pessoa cm aquela botar um post tao ofencivo simpleamente p causar, dizendo ate q isso influenciaria na imagem e inclusive venda do proprio
      Quando se monta um jogo, anime, serie ou dramatizacao, sempre se fazem varias versoes de historias e perssonagens diferentes, e apos se comparam pra ver qual seria a melhor, entao e ate possivel q sua versao possa se tornar oficial um dia
      Dou cm exemplo a saga castlevania, em sua ultima versao a konami refez completamente a historia do jogo, (SPOILER) transformando o belmont mais famoso no filho do dracula
      Sendo assim lhe parebeniso novamente pelo blog, e irei continuar lendo os prox MM tbm

      Excluir
    3. Heh... nem fala de Castlevânia cara... Konami é responsável por Silent Hill, e na boa... se eles decidirem fazer as mesmas "alterações" no SH, quebrariam minhas perdas bunitu. Eu até curtia Castlevânia e até pensei, só pensei, em focar neles por um tempo... cheguei a traumatizar no Simphony of the Night porque travei no segundo castelo por causa do maldito CD arranhado... mas zerei alguns Castles e tipo... não da pra continuar. A história éboa mas... furada e desenfreada de mais. Reconheço que é um dos títulos que mais me atrai, principalmente os mais recentes... mas nem... vale a pena não. Agora, fico com medo dos nego inventar de bagunçar SH também, que já foi tenso interpretar do jeito que ta... imagina se fizerem mais como em Lost Memories.

      Ah, esse negócio da montagem da análise... eu fiz de propósito cara. Pensei o seguinte:

      Vou por imagens em desenho e editadas nos textos sobre análise em si, e quando for falar de qualquer coisa que envolva gameplay, usarei as cenas originais do próprio gameplay. Eu repeti isso em todas as análises de Mega Man X, e até nas de Mega Man Zero... e até passei isso pra algumas outras análises, como de Devil May Cry, American Mcgee Alice e os Silent Hill's... É só uma forma de ilustrar o texto e melhorar a leitura... facilitar alias... afinal imagens sempre ajudam, não?!

      Fico feliz que notou, achei que nunca perceberiam.

      Espero que goste das outras análises... se gostar avise, que eu continuo e se não gostar, também avise, que eu paro, nem grila.

      Excluir
    4. Ah, e as imagens, fui eu mesmo quem editou ta... eu até tomei o cuidado de pegar as imagens certas pras montagens e tudo mais... É tudo apenas mera ilustração rs...

      Excluir
  5. Oh continua sim brother, megaman x, e uma saga mt massa em todos seus titulos, e olha q nao sou chegado a tecnologia e robotica, seria um pecado vc parar no x2
    So um gamer das antigas, que joga megaman 1,2,3... e perde boa parte de noite de sono construindo uma historia pos jogo imaginando cm seria bom um novo game com estes elementos, vai te entender bro. Sempre procurei uma relaçao entre proto e zero, nunka cheguei perto de uma teria cm essa, e mt boa cara, por isso continua blz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... eu não parei no X2... atualmente to editando a análise do X7! E eu também fiz a da Saga Rock e do Mega Man Zero 1, 2 e 3, além dos X2, X3, X4, X5 e X6!!! Da uma olhada no blog que tu encontra. Dica: Na análise do Zero 3, eu expliquei tudinho sobre a criação de Zero com base em Proto e Rush. Da uma olhada nela... garanto que tu curtirá.

      Excluir
  6. Ei cara, seguinte li esse post e vou flar minha opniao agr so pedindo pra vc n vir com 100 pedras na mao pq se vc vier eu volto com 200: seguinte joguei toda a serie clássica,x e zero e seus spin—offs e assim vei a história do megaman classico n se findou ainda ainda falta ser concluída ngm sabe ainda se rock vai matar dr willy sãos apenas especulações e opiniões essa tbm do zero ser proto e rush,tipo achei nada a ver pq no x4 mostrar mt bem o zero la do mal e o sigma(q vc disse q era o willy, ô viagem cara,pq se fosse msm willy sigma era do mal desde o começo e n ,ficar do mal só quando lutou contra zero e atingiu a testa dele pegando o vírus) do bem nunca tendo mostrado intenção ma ate agr, mas se vc quiser desmentir o próprio x4 em frente,opinião sua e outra essa do rock ser x poderia ser uma das infinitas possibilidades q existem, pq tanto pode ter sido msm zero q veio e matou todos ou eles podem ter envelhecidos e tipo sua energia q os move se esgotou como pode ser qualquer coisa. Agr vc n precisa vim na ignorância com as pessoas ai em cima e em varios outros posts como vc faz, tipo algumas sao burras msm, mas outras tem opiniao e duvidas q nem vc, tente manerar quando for falar,so uma dica, do jeito q vc defende seu ponto de vista e acredita nelescom unhas e dentes,existem pessoas com opiniões diferentes da sua q defendem do msm jeito n adianta partir pra ignorância

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta certo jovem.

      Por parte:

      É no X4 mesmo que mostra a cena da luta em Animação do Zero contra o Sigma e do vírus do Zero sendo implantado no heróico general Sigma?! Eu tenho a péssima mania de confundir essa cena com a do Zero dialogando com Sigma no final do X4 com as cenas finais do X5... não sei porque, mas eu sempre misturo os dois jogos. Mas de toda forma, toda essa ladainha de Sigma ser bonzinho é fachada, criada pelo próprio Sigma pra manipular Zero. Isso é explícito e é explicado em MegaMan X8 quando Lumine também manipula Sigma da mesma forma.

      Fizeram um jogo inteiro com base nessa versão de Sigma e até a animação Day of Sigma, porém ambos são falsos, são surreais e sem nexo, pois Sigma jamais foi bom. Sigma sempre foi um vírus, desde o início, e foi assim que ele foi concebido. Se você jogou a saga inteira como disse que jogou, reparou que Sigma tem muitas formas. Ele jamais foi um maverick hunter, como disse que foi, e mesmo se tivesse sido, Zero jamais poderia tê-lo "infectado" pois Zero, diferente do que Sigma disse, jamais foi acordado de uma cratera em forma de Maverick Corrompidaço. Zero tem a posição de Capitão, e isso não é algo que se obtém de um dia pro outro. Subir em patentes demora, e exige reconhecimento. Me explica: Como um reploide corrompido que detonou com um General Maverik Hunter pode se tornar um Maverick Hunter e subir tanto em patente, sem ter seu passado se quer cutucado? Só pensar cara, não tem lógica dizer que Sigma um dia foi um heroi, ou bonzinho. E pior, dizer que ele foi corrompido por Zero, alias, acreditar nisso, é muito bobo. Um jogo vai além do que ta la, na cara, aprenda a distinguir realidade de farsa, até mesmo em jogos há sempre versões diferentes e man, você precisa interpreta-las corretamente.

      Dizer que o fato de eu acreditar em algo não torna isso certo é o mesmo que dizer que tudo que li, analisei e busquei é falso. Tudo que joguei e me dediquei pra decifrar foi ilusório. Todo meu trabalho como fan e jogador foi inútil. E todo o trabalho das equipes que desenvolveram a história e jogo também foi desnecessário. Eu não teorizei em cima de nada, eu estudei os jogos a fundo para concluir o que concluí. O fato de eu ter sido "original" não me torna menos crédulo que pessoas mais... profissionais. Eu não acordei e disse "Krak, eu tive uma visão! Sei como tudo vai terminar porque eu apenas sei!". Eu joguei os jogos inúmeras vezes e li suas histórias, tanto por gráfico quanto enredo mesmo, e baseado em tudo que vi, juntei e formei essa porcaria que você leu.

      Eu defendo meu ponto de vista de forma agressiva, porque normalmente quem me fala também o faz. A maior diferença é que eu sei o tanto que ralei pra entender as coisas que gosto corretamente, e o tanto de gente que se acha dono da verdade mas apenas repete o que outros dizem, sem parar pra pensar e analisar por conta própria e tirar suas próprias malditas conclusões!

      Excluir
    2. Agressividade é algo que vem com a Morte. O corpo para de responder e a pessoa jamais retorna a vida. Mesmo aquele que morre dormindo, sofre pois jamais poderá acordar. Esse sou eu.

      Se discorda da forma como falo, tudo bem, sua opinião. Mas jamais desmereça meu trabalho, pois eu não sou um leigo alienado qualquer que sai repetindo as frases dos outros. Eu não plagiei a análise de ninguém, eu mesmo escrevi e editei, eu mesmo teorizei e interpretei. É um trabalho, e deve ser tratado como tal. Você realmente acha que eu atropelei todas as teorias oficiais por livre e espontânea vontade? Eu o fiz pois percebi que nada do que diziam fazia sentido, e se você ler o que você mesmo escreveu (se é que você conseguirá) também irá perceber. Deus do céu, pense cara, você JOGOU A SAGA TODA! Realmente caiu na ladainha de Sigma?!

      Sigma é Willy sim, e acha que é preciso ter um jogo inteiro com Willy se convertendo em Sigma pra você entender isso? Sigma é a letra W tombada pra esquerda, que quando tombada pra direita vira a letra E, e quando tombada pra baixo vira a letra M! Sabe o que isso significa? Simples:

      Sigma É Willy Motherfucka! (kkkk)


      Na real, as histórias das franquias de MM são sempre ligadas, e todos os personagens retornam. "Nada se cria, tudo se transforma" é uma filosofia aplicada em Mega Man.

      Leia as demais análisesmorte e você irá entender meu ponto, mas cara, eu não to dizendo nada só porque achei bonitinho dizer, eu sei do que falo, e é por isso que decidi criar esses textos enormes que chamo de análises.

      Ignorância, eu lamento por isso. Porém eu me irrito quando alguém vem e repete o mesmo que a wikipedia ou que o site oficial do jogo fala, sendo que o próprio jogo ensina o contrário. Um jogo vai muito além de um simples personagem com uma história linear. E Mega Man é muito mais profundo e complexo do que aparenta. Só tentar entender de verdade que chegará nas mesmas conclusões que eu, e eu ainda to fazendo bastante em compartilhar minhas descobertas.

      Se você discorda tanto assim do que eu disse, e acha que to brizando ou viajando na maionese, apenas pule o blog e busque outra coisa pra fazer. Você não me deve nada, nem eu a você. Acredita quem quiser, discorda quem tem vontade. Mas não precisa comentar, isso só me ajuda pois "Comentários melhoram os posts" e na boa, eu to cansadão de ver gente que não bota fé no que digo porque acha que informações oficiais são definitivas.

      Você entendeu o que eu disse? Vamos la, traga 800 pedras e bora construir uma pedreira!

      Ahhh, e mais uma coisa: Físicos Teóricos são Cientistas renomados e reconhecidos, e vivem por base de especulações. A diferença é que eles fazem especulações com fundamentos, e meu caro, é exatamente isso que faço.

      Detalhe: Eu só confirmei ainda mais minhas teorias ao jogar MM10. ^^

      Excluir
  7. E outra so pq vc acredita numa coisa n quer dizer q ela e a correta,so to comentando isso pq vc foi mt ignorante ai em cima,num precisa disso cara, as vezes vc sai mais errado do q o q criticou se achando q sabe tudo(eu n sei td tbm) jogou todos os jogos blz mas se achar sabichão e q entende e e superior aos outros ai ja e demais,se ponha no lugar de uma pessoa neutra e olhe como vc age, as vezes o ignorante e vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra fechar, você é o mesmo cara do comentário anterior certo? Bem, eu acabei respondendo tudo la e esqueci que você comentou separadamente. Mas de toda forma, aqui vai alguns detalhes:

      Eu não sou Sabichão. Eu apenas me dediquei pra saber. Tudo que quero é compartilhar essa sabedoria, mas pra isso, terei de pisar em muitos calos e cebolas, até que tudo fique claro. Acha que eu planejei escrever feito louco só pra contradizer grandes escritores? Eu já busquei pela verdade de MegaMan em tantos sites que me desiludi bonito ao ver que tudo que eu acreditava (tudo que eu li e me ensinaram) estava errado, ao olhar com meus próprios olhos.

      Vou te contar uma história:

      A muito tempo eu joguei MMX5 numa videolocadora com alguns amigos. Eu não usava óculos na época então, eu não enxergava muito bem. Tem uma cena no inicio do X5 quando se joga de X em que aparece Zero ao fundo, frente a cabeça da estatua gigante (parece com da liberdade saca). Eu fiquei com aquilo na cabeça e achei que aquele vulto vermelho ao fundo era Rush morto. Eu conhecia Rush pois quando era menor, assistia os desenhos de Mega Man no SBTeta.

      Daí eu fiquei por muito tempo achando que aquele era Rush e talz, e um dia, quando usei óculos, vi que na real era Zero... mas eu nem sabia quem era Zero, e o mais perto dele pra mim era Protoman. Daí, todo confuso, eu decidi pesquisar sobre Mega Man. Eu não tinha acesso aos jogos de MM, nem tinha grana pra compra-los (e foi numa época em que a vida de um gamer era mais tensa) daí eu li artigos e análises. Li tanta merd4 cara, mas tanta merd4... e acreditei em tudo por muito tempo, até o dia em que pude jogar os demais MM's. Logo de cara comecei a ver as irregularidades.

      As pessoas que escreveram os artigos em revistas renomadas e sites oficiais eram em sua maioria supérfluas de mais. As análises tavam erradas, e não era tudo do jeito que eu imaginei que seria, pela forma que falaram. Conforme jogava reparei que de fato, as coisas eram muito diferentes do que como eles apresentavam. Daí achei que só minhas fontes atuais estavam erradas e poderiam haver fontes mais confiáveis e corretas, mais dedicadas. Pesquisando, eu achei sites inteiros dedicados a marca Mega Man, e man... eu nunca senti tanta repulsa. Só vi textos repetidos, se baseando no que eu tinha contestado que estava errado. Eu vi as pessoas errando em cima de erros, sem a mínima preocupação de tentar buscar uma visão mais original e quem sabe, enxergar a verdade.

      Passei a pensar que ninguém se esforçava de verdade pra entender as histórias por conta própria, e que todos se contentavam com o óbvio e esqueciam que quem tava por trás dos jogos oficiais eram pessoas geniais e com muitas mensagens diferentes pra passar, além da mera diversão. A história de um jogo é uma arte a parte. Daí, eu não encontrei ninguém que tentou ser totalmente original e decifrar de forma independente a história dos jogos...

      Eu então decidi fazer isso, mas não decidi escrever sobre, eu apenas acumulei conhecimento e bem, hoje, é isso que escrevo. Fiz o mesmo com vários outros jogos e descobri que é muito comum ter gente que repete teorias e da vida a elas, mas esquece, ou apenas ignora, o fato de poder interpretar originalmente algo, com base em suas próprias dúvidas.

      Você entendeu agora meu ponto?!

      Excluir
    2. Eu escrevi análises sobre a saga X quase inteira e também da Saga Zero. Por favor, se tiver tempo sobrando, leia, e veja se realmente estou tão confuso assim, a ponto de inventar ou mentir, ou apenas ser ignorante com os demais.

      Sinto muitíssimo se lhe ofendi de alguma forma, mas entenda, eu to tentando compartilhar algo que eu mesmo descobri. Não faço isso pra ganhar fama ou chamar atenção, faço isso pois falta isso na rede. Eu não achei ninguém que fizesse isso por mim, e gastei muito tempo pra aprender as coisas sozinho, e acho que ta na hora de compartilhar minhas descobertas, e alias, to gostando disso.

      Mesmo com comentários como os seus, que de certa forma desmerecem meu trabalho ou enfatizam que eu sou um tanto arrogante e errôneo em minhas falas, eu me sinto bem, pois ganho motivação pra responder.

      Seja com raiva ou deboche, eu gosto de conversar com pessoas que não curtem o que faço, pois é um enorme desafio convencê-las de que eu sou um pouco mais do que elas imaginam.

      Novamente, lamento se lhe ofendi. E peço para que, se quiser, permaneça no blog, do contrário, tudo bem. Há sites mais limitados pela net, você pode se aventurar por eles... mas na boa, a melhor coisa que tu pode fazer é jogar, jogar e jogar, até você ver com seus próprios olhos o que eu consegui ver.

      Até.

      Excluir
  8. Orgulho... Pois blz cara ha algum tempo venho querendo"rejogar" os jogos da franquia novamente mas tava sem uma motivação maior pra jogar, agr com essa fiquei motivado pra jogar.Ppis então quero ver se consigo entender esse seu ponto de vista e tentar entender isso q vc tanto defende e considera melhor q todas as outras teorias e sugestões(tenho amigos q nem vc jogaram todos os jogos e criaram as teorias deles tambem, tem 1 q parece mt com a sua, agr tem2 q diferem totalmente e so quero falar uma coisa esses 3 jogaram mt e sao mt viciados,tirando o cara q pareceu com a sua teoria, de acordo com seus comentários e opinião todo o trabalho e estudo, horas de jogo, pesquisa, debate e outras coisas mais q esses 2 fizeram e diferem de sua opiniao e do senso comun q mts tem, entao vc considera eles errados tbm, msm eles fazendo a mesma coisa q vc fez) quero q vc me indique entao a sequencia de como devo jogar os jogos, valendo somente serie clássica,x e zero do começo ao final e tbm q me dica de pontos q devo enxergar para lhe compreender. quero ver se entendo essa sua teoria e vejo com os olhos q vc julga tanto ser o correto a ponto de menosprezar opinioes q jogaram e estudaram tanto quanto vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... dizer que menosprezo quem jogou tanto quanto eu e se dedicou a entender tanto quanto eu é errado... se a pessoa realmente se dedicou tanto quanto eu, ela saberia o mesmo que eu... se não sabe, é porque não o fez.

      Minha teoria não é apenas uma forma de ver, é a forma certa de ver. E com ela, todas as perguntas são respondidas sem precisar inventar coisas. É ai que mora a razão.

      Eu me acho correto sim, porque eu me convenci e entendi os jogos completamente, usando essa mesma visão. Se estou errado, ou posso estar, porque será que eu consigo responder tudo sobre MM tanto pra mim, quanto pros outros?

      Os jogos continuam aparecendo, peneirar é meu trabalho. Atualmente sou dono da verdade (lol) mas mais pra frente posso quebrar a cara bonito com teorias mais completas que desbancam as minhas. De toda forma, até o momento, eu consegui responder toda e qualquer dúvida a mim direcionada por mim, e pelos demais fans. Então eu posso ou não ser considerado correto?

      Existem sites inteiros dedicados apenas a 1 jogo e até esses sites, feitos por fans de carteirinha, erram. Debates não significam razão. Seus amigos podem mesmo ser fans, mas não significa que estejam 100% certos do que sabem. Pergunte pra eles algo sobre megaman e veja a resposta deles, se você vir nisso alguma relação com teorias pré existentes e delas, não retirar informação suficiente pra compreender sem qualquer dúvida a história de um jogo com história omissa... então sim, eles estão certos. Do contrário, melhor desconsidera-los.

      Mas nada os desqualifica como fans... fan é algo muito mais amplo que apenas um conhecedor da trama. Fans são fanáticos, e um fanático pode saber tudo e concordar com tudo, mesmo se algo não fizer sentido. Há jogadores que realmente adoram o título megaman, mas generalizam e aceitam absolutamente tudo que a Capcom aprova com a marca MM. Daí que vem a diferença principal entre tipos de fans. Eu sou analista, e busco razão em minhas palavras e descobertas. Se algo não faz sentido dentro do que eu mesmo observei, não há por que considerar, tendeu?

      Excluir
    2. Sobre a ordem dos jogos, faça o seguinte:

      Assista pelo menos 5 episódios do seriado Mega Man (a versão em anime antiga, com a musica do ~ferro e fogo~taranranran~MEGAMAN!)

      Depois joga a franquia Rock principal, (do 1 ao 8, sem frescuras de spin offs como Rock+Forte) Mas fique atento pros detalhes, pois não há muitos diálogos e cada detalhe faz uma enorme diferença. Também atente-se para Willy... repare nas máquinas que ele usa e na forma que ele luta.

      Depois, jogue a franquia X principal inteira (Do X1 do snes ao X8 de pc, sem frescura de X de PSP ou X Command Mission, ou Xtreme de GB) e atente-se pra relação Zero+X+Sigma, sempre prestando muita atenção nas frases de Sigma para com Zero, e nas frases de X sobre si mesmo.

      Então, jogue a franquia Zero do 1 ao 4 em sequência, conversando sempre com todos os npcs e personagens. Também recomendo que evite falhar nas missões e mantenha seu ranking o mais alto possível, mesmo que isso lhe custe horas de jogo. (essa dica vale pra franquia X também, principalmente a partir do X4 onde as coisas passam a ser pontuadas)

      Não pare por ai, jogue também Mega Man ZX e ZXAdvent, logo após. Recomendo que zere o segundo com ambos os personagens, pois isso trará grandes revelações.

      Por fim, depois de jogar todos esses, pode jogar MegaMan Legends 1 e 2, pra dar aquela alavancada nas ideias e reparar nas ligações entre os jogos.

      Depois se quiser pode passar tempo jogando batle network e star force, mas sem obrigação alguma, pois é um tipo de realidade alternativa da franquia.

      Ai, depois de jogar tudo isso, pense bem em tudo que jogou e compare o que você experimentou com o que os outros escrevem. Sua mente irá se iluminar.

      E cara... sinto muito pela minha arrogância... eu não sou sempre assim (sou sim kkk) e nem queria desrespeitar ninguém... mas as vezes eu fico de saquinho cheio por qualquer coisa e esqueço que, se você comentou, é porque leu, e eu deveria agradecer por você e os demais terem me dado a oportunidade de contar o que sei, e o que conheço.

      Eu agradeço pela sua participação no blog, e por favor, permaneça assim.

      Excluir
  9. Blz, irei fazer como vc disse tenho o aniversary collection pra ps2 com os 8 jogos originais e tbm tenho megaman x collection(primeiros 6 jogos da serie x), tbm tenho megaman x7 e o x8,td no meu ps2 tenho um ps1 ainda(funciona ainda : ) ), franquia zero tenho emulador e as roms traduzidas, legends irei baixar pro play1, a serie zx, verei o q faço n conheço bons emuladores de nds , battle network ja zerei ums 2. Pronto,quem sabe um dia desses qualquer,no futuro, quando terminar todos(meu tempo esta curto, vestibular) e fazwr minha propria analjs comparando com a sua e com a de meus amigos, eu volte aq neste post pra relatar minhas experiências e conclusões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iria te recomendar exatamente as coleções. E na boa, se for jogar o X7, pega a versão espanhol... é melhor pra engolir que 100% japa. (oh jogo ruim cara)

      Fico no aguardo pra suas experiencias e suas respostas... e torço pra que você concorde comigo... mas se discordar, adorarei debater rs...

      Excluir
  10. E última pergunta a q tipos de detalhe vc se refere mais especificamente,e quais sites/blogs sao confiáveis pra acompanhar com o jogo ou pesquisar algo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na internet, depois de tanto tempo... descobri que nada que postam é confiável. Ou você mesmo escreve, ou você tem de prestar muita atenção em tudo que lê. As vezes um cara de renome escreve muita merd4. Pra você saber se é real ou não, ou se é confiável ou não... veja a profundidade e convicção que o tema é abordado. Seja o que for, não apenas jogos.

      Nem sempre você encontrará todas as respostas certas em um único site, mas também não significa que ele esteja totalmente errado. É ai que ta a magia. Saber encontrar a verdade no meio da mistureba que faz a diferença.

      Sempre veja se o site realmente se dedicou para escrever ou publicar o que publicou. Procure por detalhes e jamais aceite respostas como definitivas se elas não lhe convencerem de verdade. Ao persistirem as dúvidas, pesquise um pouco mais.

      Exemplo: Eu costumo pesquisar em sites internacionais, mesmo sem entender bem outros idiomas (google tradutor ajuda pacas) mas também não me atenho 100% ao que encontro neles. Há sites totalmente dedicados a marca Mega Man, que usam teorias ultrapassadas e desatualizadas ou apenas mal elaboradas como base. Como eu disse, diferenças de fans existem aos montes.

      Excluir
  11. Videogame é arte e obras de arte precisam dessa liberdade do espectador ter sua interpretação pessoal e conceitual. O autor do blog está de parabéns, continuarei lendo e muito, parei no post do megamanx3(que é meu game favorito), mas continuarei no restante. Pra mim as explicações do blog são ótimas e fazem sentido mesmo soando especulativas. Os games da franquia de megaman não deixam explicações claras e óbvias, há detalhes sutis que podem abrir o imaginário da mente do jogador para interpretar e compreender a história. Eu joguei todos os jogos da franquia X e alguns do mega man tradicional e nunca tinha viajado em idéias tão legais quanto o autor do blog. Gostei muito e achei as interpretações mais interessantes que a suposta "história oficial" divulgada. Os "críticos" de plantão pegam pesado tratando com desdém um blog feito com tanto zero. Está claro que o autor analisa a série mega man com bastante critério e seriedade, mais próximo de uma boa explicação lógica e cronológica do que qualquer outra explicação que já li para rockman, x, zero e sigma. Parabéns. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo sr Leando! E... obrigado digo eu. Fico animado por saber que você entendeu a raiz do meu trabalho! E sr, fico feliz em saber que você achou e gostou do meu blog!

      Espero que continue curtindo as postagens, ainda tem outros MMs que eu consegui ter o prazer de falar e finalizar as analises, e de quebra, tem outros games no blog também... se você quiser dar uma olhada, serei muito grato.

      Alias, nem precisa ler tudo rs... o fato de você ter lido esta postagem e ter curtido a ponto de comentar e criticar tão positivamente, já me fez sentir que meu trabalho foi devidamente valorizado e compreendido.

      Game é Arte! Adorei sua presença e, espero te ver mais!

      Excluir
  12. Olá amigo.

    Acho legal as postagens desse blog suas teorias são interessantes e as vezes divertidas e meio engraçadas também (man tu viajou muito especialmente em relação ao destino de personagens da série clássica kkkkk).

    Mas com respeito a informação do Sigma ter sido o comandante dos maverick hunters (vejo pelos comentários e análises posteriores que você é MUITO teimoso com relação a isso) é uma informação oficial que existe desde o primeiro megaman x e não foi criada no x4 ou no remake do psp.

    O que ocorre é que em vários jogos mais antigos os produtores preferiam contar a história do jogo no manual e colocavam apenas o conteúdo essencial no game em si.

    Aqui um link com o manual em inglês:
    http://www.vgmuseum.com/mrp/manual-mmx.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas informações bem interessantes:

      1 - Sigma criado por Cain.
      2 - Sigma como Comandante da Maverick Hunter que se converteu em Maverick.

      Ok... não conhecia essa intro do manual. Não me jugue... E agradeço por ter compartilhado essa informação sr Mauro.

      Mas...

      Isso não indefere nenhuma de minhas teorias... no máximo da um ponto de mérito pra teoria ridícula do remake... E tente pensar comigo: A teoria apresentada no PSP foi muito distorcida se comparada com o que é mostrado no manual do primeiro jogo. Muita informação foi baseada no que foi mostrado no X4, e o fato de Sigma ter sido Comandante da Maverick Hunter antes de se converter em Maverick é uma coisa... dizer que ele foi infectado por Zero que tomou seu lugar posteriormente é outra bem diferente.

      Mas algo que me deixou encucado foi Sigma como criado por Cain... Não creio. Um Arqueólogo se convertendo num criador de Reploides avançados... projetos a parte...bem... fazer o que.Terei de pesquisar a veracidade dessa informação, não querendo duvidar não beleza, muito pelo contrário, fico feliz que tenha me mostrado isso, mas isso não mudou nenhuma das minhas ideias, inclusive ainda acho MHX um reboot desnecessariamente modificado de mais.

      Sobre o esquema do manual... esse é um senhor detalhe que esqueci completamente. Precisarei tomar mais cuidado...mas na boa, eu jogo... só jogo. Não sou do tipo que escreve livros nem que sai mundo a fora em busca de informações tecnicas e tudo mais. Como jogador eu me baseio naquilo que vejo no jogo... é uma pena que você esteja realmente certo, e eu não possa contra-argumentar... Não posso desconsiderar os manuais. É o tipo de informação extra dos jogos que não pode ser ignorada.

      Bem, terei de rever minha teoria sobre a origem de Sigma... com relação aos detalhes. Vou reler minha análises e ver o que posso modificar pra arrumar essa brecha. Alia, vou concertar algo agora.

      Sr Mauro... bem...fico desanimado em saber que minhas analises o divertem... saber que minha visão e ideias são "engraçadas" é um tanto deprimente...mas ao menos você se deu ao trabalho de lê-las.

      Obrigado por tudo... e se quiser rir mais...seja bem vindo ao DM...

      Excluir
  13. Pô cara não me entenda mal, falei que achei engraçado só com relação a algumas coisas como as piadinhas sobre Zero gostar de explosões (e bem... involuntariamente as suas teorias sobre o destino de alguns dos personagens clássicos rsrs).

    Bom com relação as origens de Zero e do vírus que corrompeu Sigma eu particularmente não vejo motivos pra desacreditar no que o jogo sugere, mas aí é aquele lance de cada um ter a sua verdade que você falou.

    Acho sua visão interessante porque você joga pra saber de onde vem a informação ao invés de pegar de um site qualquer. Isso é legal a maioria nem pesquisa na fonte para conhecer a história do jogo.

    Enfim continue com as postagens que tá legal o blog e vou acompanhar o que me interessar sim. E não se esqueça mais de ler os manuais dos jogos antigos (especialmente da era 8 bits) que você vai se surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heh...vlw sr Mauro, e seja bem vindo.

      E... acho que só teve um jogo que eu li o manual... foi Super Mario World...mas será que eu tenho capacidade de falar dele?

      Enfim,fico feliz por ter gostado,e colaborado...eu aprendi algo que me fez repensar minhas teorias man!

      Obrigado... e espero não decepciona-lo!

      Excluir
  14. Shady Morte.....bacana sua teoria. Mas totalmente sem sentido com os possiveis reais acontecimentos. Apesar dos roteiristas terem literalmente cagado numa historia perfeita da serie (vejo teorias muito melhores que a historia original). Até porque o próprio criador do zero nega todas as teorias apesar dos animes( cutscenes) do x4 mostrarem outras coisas. Acho que você apresentar sua teoria é muito valido e muito bacana, mas acho também que falta um pouco de humildade para reconhecer que tem teorias muito mais coerentes e muito mais interessantes que essa sua. Mas valeu por compartilhar sua teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw digo eu por ler rs.

      Você entendeu rápido que eu sou apenas um jogador que curte muito certos títulos e decidiu compartilhar usa própria interpretação e visão daquilo que jogou, como jogou e o que entendeu... isso realmente é válido, por isso eu faço. Tem muito site por ai, algumas wikis que não vou citar links, que fazem exatamente o que eu fiz em algumas de minhas postagens, apontando meras "teorias" como verídicas e embasadas em fatos definitivos. Meu diferencial é que os "fatos" que cito são minhas próprias descobertas e interpretações... e as teorias em si são livres de qualquer influência... seja oficial ou não.

      Gosto de jogar, gosto de escrever, gosto de escrever sobre o que gosto de jogar... e por mais malucas que minhas ideias e visões possam ser ou parecer, gosto de compartilha-las... pois sei que sempre haverá alguém que respeite, entenda, compartilhe, duvide, rejeite, curta ou odeie.... e isso é bem dinâmico rs.

      Enfim Sr Anônimo.... obrigado por ler!

      Excluir
  15. Mas o que é isso? De onde vc tirou essas coisas? Sei que seu trabalho foi grande mas poxa... Muita coisa que não tem nada a ver nessa história. Zero NUNCA foi feito a partir do Protoman assim com X NUNCA foi feito a partir de Rockman. Não se baseie somente em expeculações. Pra vc entender a história da saga X vc tem que jogar todos os jogos do universo Rockman inclusive os jogos powerbattle e powerfighter que contém muita informação valiosa em seus finais. Inclusive de como Zero foi criado por Dr. Wily e Protoman estava ao seu lado durante a criação. Sei que sua intenção foi boa mas não da pra entender a história sem jogar todos os jogos desse universo (excluindo Rockman.exe e Ryuusei No Rockman [Megaman Star Force] que foram spin-offs do universo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Daniel, seja bem vindo.

      Bem, concordo com você, muita coisa que eu disse não tem nada haver com a história. Muitos dos fatos que citei jamais aconteceram e de certa forma, soaram como falsas afirmações. Porém, tal interpretação só é realmente válida se fizermos como você disse, e validarmos e considerarmos todos os jogos das franquias, não importa seus gêneros nem seus produtores e afins. Eu desconsidero o spin-off com elementos Cannon chamado Power Fighter e Blatte... são versões em Batalha estilo lutinha, que fogem ao estilo comum de Mega Man, seja Rock, X, Zero ou ZX. Tais elementos não se enquadram no adequado de Mega Man, que alias é a alma do jogo, e por mais que ofereçam textos e imagens que buscam explicar detalhes da franquia principal... são de longe spin off, e como tal não devem nem merecem merito algum. Na duvida, sempre veja os créditos.

      E eu defendo isso não só pra franquia Power, como também pra EXE e Star Force, e também pra Maverick Hunter e X Command Mission, além de inclusive, torcer o nariz pra franquia Adventure. Mesmo assim, cada um desses episódios e franquias tem mais valor e mais ligação com a franquia principal (Rock e X) do que o spin-off Power de lutinha. Chegaram a oficializar essa ligação com elementos multidimensionais e tudo mais.

      O que escrevi se baseia no que descobri, interpretações originais e minha própria visão. Se faz ou não sentido pra você, eu entendo... porém se você quer mesmo levar tudo a risca, cada detalhe... jogue todos os jogos de todas as franquias com o título Rockman ou Megaman, e lembre-se que muitos deles são só pra vender mais do mesmo (Power Up por exemplo, é fofo e é um remake da saga Rock, mas é puro imã de moeda).

      Vlw pela paciência rs... e novamente, seja bem vindo sr.

      Excluir
  16. X não é o ROck, no OVA que lançou do Maverick Hunter mostra o doutro Light construindo o X do zero, sem pernas nem braço, a unica coisa que ele pode ter usado do Rock foi o designe da armadura, mas tudo desde o esqueleto, fonte de energia até os materiais usados são diferentes. X é um robô que não tem restrição quanto as leis que impedem de ferir humanos, permitindo então que ele seja autonomo em suas decisões, ele apenas foi selado pois sua tecnologia era muito avançada e o mundo não entenderia e provavelmente destruiria o tão trabalhazo projeto do Light. Como da para ver X foi construído muitos anos depois do Megaman ele mesmo está muito velho e doente provavelmente não havia perigo naquela época e portanto ele se concentrou nesse projeto. E cara tu viaja muito, falando que Rock matou alguém, se Rock tivesse matado alguém mesmo sendo um robô antigo que obedecia as leis da robótica de não ferir outro ser humano, ele nunca teria criado um que de fato já foi concebido para não seguir essa lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Filipe, concordo contigo: Viajei bunito.

      Porém tenho algumas observações:

      O OVA de Maverick Hunter, chamado "Day of Sigma", é um spin off da franquia, um filler, não sendo nem pertencendo a franquia X, exatamente como o próprio jogo MHX. Por essa razão, usar ele para argumentar não é muito válido.

      A explicação sobre "robótica avançada" não procede. Comparado a Rock, X tem exatamente as mesmas funções. A teoria de desativação de Rock e renomeamento para X faz sentido sim, se considerado todas as insinuações e diálogos apresentados em Mega Man 9 e 10. Tudo indica que essa é a ligação entre ambos os personagens. Mas isso é apenas uma teoria de um fan, não ouso esconder isso. Apesar disso, faz sim sentido...

      De toda forma, agradeço por seu comentário e recomendo que leia, se quiser é claro, minha análise sobre Mega Man - Maverick Hunter X. Será no mínimo instrutiva.

      Bem vindo sr Filipe... see yah.

      Excluir
  17. Maverick Hunter J (Josaque)12 de setembro de 2015 às 23:10

    Shady meu bom, excelente trabalho meu amigo! Antes dos seus comentarios eu so jogava o Zero de gba, nao me interessava tanto pelo x ou o rockman mas quando comecei a ler os seu post... CARA!! Eu tenho q zerar a saga Megaman completa!!! Sua analise é totalmente coercetiva, clara e bastante intertextual! Comecei recentemente a jogar o X1 de SNES, so pela apariçao do Vile eu ja percebi q o q vc comenta tem nexo, so nao peço para continuar com esse trabalho pq vc ja terminou kkk... Mas cara eu gostei de todos os q eu li e queria te pedir uma analise de Chrono Trigger! Esse jogo fez parte de 70% da minha vida e até hj sua trilha sonora me toca de tal maneira q em ocasioes diversas percebo q estou cantarolando e ver um profissional como vc escrever sobre esse jogo me faria ter grandes emoções Novamente! Ja fiz os 15 finais e conheço a historia de tras pra frente precisando tamos ai ;)!! Ahh sim, poderia me passar a ordem correta de enfrentar os Mavericks dos 8 X's, pq eu percebi q para pegar cada acessorio do Light deve-se seguir uma ordem de enfrentamento, se nao for muito incomodo desde ja agradeço! Vc é o cara!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sr J.

      Fico feliz por você ter tido vontade de jogar a franquia X, ela realmente vale a pena. Ver meu trabalho estimulando dessa forma é muito gratificante.

      Sobre Chrono Trigger, já pensei nisso e já tive alguns pedidos, vou me esforçar para tal. Não sou nenhum manjador rs... mas vou jogar, estudar, entender e então escrever. Pode demorar mas um dia sairá.

      Eu não sou nenhum profissional sr, mas fiquei feliz em ler isso rs... me senti o tal.

      Sobre sua sensação nostálgica com relação ao Chrono Trigger, sei bem como é isso, eu passo com Zelda e Silent Hill direito... tipo, sempre que eu atendo um telefone eu me sinto como em SH4, e sempre que começo a assoviar só sai músicas de Zelda OoT... é bem estranho rs.

      Sobre as ordens... man... não tem uma sequencia certa, mas tem uma ideal por conta das Habilidades de X. Cada chefe tem um ponto fraco que é uma habilidade adquirida no chefe anterior. Pensando assim, a sequência ideal é:

      1° Flame Mammoth - O Mamote de Fogo, ele cai fácil porque é bem lento então não precisa de poderes.
      2° Chill Penguin
      3° Spark Mandrill
      4° Armored Armadillo
      5° Lauch Octopus
      6° Boomer Kuwanger
      7° Sting Chameleon
      8° Storm Eagle

      Lembre-se que essa ordem é baseada nos poderes, sendo que o poder do chefe anterior é justamente o que causa dano maior no chefe seguinte.

      Mas ainda assim, eu prefiro jogar as fases aleatoriamente.

      Excluir
    2. Valeu cara, eu sei q a sua analise de Chrono ficará boa! Mas quando eu me referi a ordem de enfrentamento quis dizer sobre os acessorios q Light da para X(as botas de dash, a armadura, o capacete...) pq eu tentei jogar aleatorio e nao encontrei a armadura completa, e tipo eu procurei bem direitinho!! Mas acho q deixei passar algo kk vc deve ter razao! Eu nao entendo como esses caras se dao o trabalho de ler toda a analise e so sabem criticar. Pow mano tu é um cara mt criativo eu sei pq eu tbm sou, e qual o problema de conectar diversos pontos de uma excelente franquia? Ainda mais se tem sentido essa conexao! Muito bom o seu trabalho e nao liga pra essa glr, eu sei q da vontade de discutir mas conta ate 10 e deixa pra la, te considero cara e vlw pelas analises! ;) Ah, eu notei algo curioso. Eu enfrentei primeiro o chill penguin e quando fui enfrentar o flame Mammoth tava tudo congelado na fase dele q era pra ser so larva! Se tu souber explica ai, abraços..

      Excluir
    3. Boa observação... mencionei isso em alguma análise se não me engano, mas de fato ao se derrotar um chefe, uma das fases é facilitada... como todas são de certa forma interligadas, uma acaba influenciando na outra. Dependendo do jogo a coisa pode até mudar de figura e ao invés de "facilitada" ela é dificultada. Mas isso da uma dinamizada legal.

      Espero que eu consiga escrever sobre Chrono ^^"

      A ordem das Cápsulas Light, ah ta... eu não tinha entendido rs... não há uma ordem pra pegar, exceto a última parte que seria o Canhão, provavelmente é ele que você não encontrou. Ele ta na fase de fogo, do Flame Mammoth... pouco antes de uma plataforma amarela, com robôs caindo do teto, tem uns blocos de formato diferente num canto esquerdo em cima... você tem de quebrar eles, mas só da pra quebrar com o Capacete. O Capacete ta na fase do Storm Eagle, aquela do vento, bem numa parte com uns galões inflamáveis que ficam escondidos logo após a parte com Plataformas com robôs que jogam fogo. A Armadura ta na fase do Sting Chameleon, aquela das árvores, bem na entrada do que seria uma caverna onde caem uns robôs em forma de pedra do teto, pouco antes você tem que escalar a parte de cima da entrada. Sobre a Perna, ela ta na fase do Chill Penguin... mas ela você já deve ter rs.

      Eu curto discutir as vezes... dificilmente convenço as pessoas mas pelo menos deixo claro que se me dei ao trabalho de digitar tudo aqui, é porque no mínimo eu também adoro a franquia Mega Man.

      Sr, é isso. Espero que tenha lhe ajudado... eu não sou do tipo que da informações técnicas mas, fazer o que rs. Flw sr J.

      Excluir
  18. Você também fez a análise da história do Mega Man Clássico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim: http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2013/08/analisemorte-os-segredos-de-megaman.html

      Porém foi uma das primeiras analises e eu ainda tava desenvolvendo meu "modelo" e bem, ela ficou até que bem simples, mas decente. Dei uma lida e corrigida algumas vezes ao longo do blog e até pensei em refazer mais detalhadamente, falando de cada jogo individualmente, mas nah... ela faz parte da história do blog e não penso em nada pra alterar.

      Sr Rafael, vou por o link no final dessa analise mesmo, acho que ele não ta "clicavel" no comentário...

      Excluir
  19. Respostas
    1. Que bom que curtiu...

      Bem vindo sr Gustavo.

      Excluir
    2. Infelizmente não gosto de chá, prefiro café. Mas agradeço pela oferta. Heh... boa leitura sr.

      Excluir
  20. Parei de ler quando você falou da criação do Zero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena sr Unknown, a minha teoria sobre a criação só fica cada vez completa e interessante ao longo das analises, mas se o sr não teve estômago pra tanta asneira, eu fico até triste.

      De toda forma, vlw pela leitura parcial.

      Excluir
  21. a teoria sobre o zero tem muito sentido, pois por que você confiaria em um vilão como o sigma para te dizer alguma verdade sobre alguém?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E se parar pra pensar, Sigma demonstra ser um perito em manipulação, ao longo de toda a franquia, tanto que existem vários mavericks que já tinham sido "bons" mas, por pura lábia, foram conduzidos para a loucura.

      Na segunda parte da saga X, todos os robos chefões falam com X e Zero antes da luta, e todos são questionados por suas revoltas, e o curioso é ver que eles acreditam plenamente em estarem corretos, e não estão apenas insanos, como se um vírus tivesse tomado o controle deles, na verdade eles parecem confiar e seguir Sigma por vontade própria, o que sabemos que não é verdade, pois Sigma é evidentemente um vírus extremamente corruptor.

      Eu sempre me recusei a acreditar nas mentiras desse vilão, daí veio a visão sobre seu verdadeiro eu.

      Excluir
    2. e foi graças a você que eu fiquei sabendo dessa teoria! por que agora eu tenho idéias novas e fixas para um verdadeiro fan game de megaman x! aviso pro pessoal:os spin offs de luta não são canônicos! fim.

      Excluir
    3. Pelo amor de deus me permita jogar o fan game quando ele tiver pronto! Sr, eu fico feliz por ter curtido a teoria...

      Sobre os jogos não serem canônicos: Aleluia, finalmente alguém notou isso kkk. Eu tive de fazer uma análise sobre eles, pra provar que eles não são canônicos, se acredita? Talves você até já tenha lido, se não leu, é uma boa... eu dei meu máximo nela... vai la na Lista da Morte https://divulgantemorte.blogspot.com.br/2014/05/lista-da-morte.html

      Você vai curtir... certeza.

      Excluir
  22. Respostas
    1. Okay sr Webit. Eu gosto quando as pessoas se identificam, pois assim eu sei com quem to falando... mas tem gente que não curte, e eu busco respeitar.

      Mas, obrigado sr, e bem vindo ao DM!

      Excluir
  23. Muito bom, como sempre.
    Vai sair Megaman 11 esse ano, ele mudaria alguma coisa na sua análise?o que acontece com as armaduras de x após os jogos? Elas são destruídas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MegaMan 11 muda de certa forma uma teoria minha sobre o futuro da série clássica, mas eu confio no que aprendi, logo, não muda nada não. Ainda assim farei atualizações adicionando o conteúdo novo ao blog assim que ele surgir.

      As armaduras são acopladas permanentemente ou se desgastam com o tempo. O que não é acoplado ao reploide, como o Dash (que era uma peça de armadura e virou um componente permanente) simplesmente é descartado, seja por consumo excessivo de energia ou por desgaste mesmo.

      Excluir
  24. Uma coisa que eu descobri é que o objetivo da animação o dia de sigma era descanonizar a relação entre wily e zero, porque antes era o zero que fez a cicatriz, nessa animação, é o x que faz a cicatriz, saber observar detalhes de uma animação nos ajuda a analizar algumas coisas.

    ResponderExcluir
  25. Opa, Shady!!

    Escrevi esse comentário ontem, mas acabei nem postando. Queria fazer umas recomendações e algumas perguntas.

    Primeiro, as recomendações. Tem 2 canais do youtube que acho que lhe interessaria bastante, o primeiro é o Jogando a Saudade, o canal tem seu foco quase que por completo no universo Megaman, são vídeos muito bons e acredito que é o melhor canal do youtube brasileiro quando o assunto é a franquia de jogos do nosso robô azul (principalmente a parte histórica).

    O segundo canal se chama Master Alucard, outro canal fantástico, mas que o seu foco é mais voltado para Castlevânia, ele esmiúça toda a franquia, sua história e gameplay. Ele tem vídeos de outros jogos também (depressiva vida de um gari espacial; 9 jogos que você tem que jogar antes de morrer; o vídeo dos furrys lutadores) e os mesmos também são fantásticos e únicos.

    São dois canais excelentes e que ainda tem poucos inscritos, mas que possuem a qualidade de canais que têm milhões de inscritos. Recomendo fortemente, principalmente pela profundidade, especificidade e pelo trabalho foda que esses caras dedicam nos seus canais, assim como também pela raridade de encontrar um conteúdo de tanta qualidade feitos por brasileiros, dê uma chance pois vale a pena demais.

    O Master Alucard agora está se aventurando no mundo de Megaman X, estou acompanhando as análises e agora ele já está produzindo a de Megaman X5, então me vi na oportunidade perfeita de finalmente terminar esse jogo. Da franquia X zerei apenas os 4 primeiros, joguei demais o X6 na infância/adolescência, mas nunca cheguei a completá-lo. O X5 só fui ter acesso na minha juventude e ele nunca me cativou como os outros, acho ele muito largadão e confuso, cheguei no máximo a fase após os 8 chefes, mas nada além. X7 tentei terminar uma vez, mas que desgraça de jogo ruim, enquanto o X8 nunca nem cheguei a jogar.

    Mas como estou decidido a finalmente terminar o X5, e consequentemente os seguintes, queria lhe fazer 3 perguntas.

    1) Meu Ps1 está nas últimas e está muito inviável e trabalhoso de se jogar nele, então estou entregue aos emuladores. Dos emuladores existentes qual o que você mais indica para eu jogar em um notebook, e a melhor forma de poder aproveitá-lo?

    2) Tenho um Ps2 em perfeito estado e posso baixar a coletânea que tem até o X6, mas queria saber se o X5 do Ps1 e o X5 que vem na coletânea do Ps2 são a mesma coisa ou tem suas diferenças de versões (a exemplo do X3 de Snes e o X3 de Ps1, que possuem várias diferenças, principalmente na questão do áudio/músicas e as cutscenes). Caso tenham, geralmente opto pelo original.

    3) Já a última pergunta é mais um pedido de ajuda. Esse é um problema que não existe no megaman original, mas que na franquia X me atormenta desde a infância, quando passava horas jogando o X2 no Super Nintendo. Que diacho seria a melhor configuração de controles e botões para conciliar o dash, o pulo e o tiro? Sempre passei perrengue nisso, principalmente porque tenho os dedos grossos e não consigo encontrar uma combinação confortável e ao mesmo tempo que auxilie na minha limitada coordenação motora (minha coordenação é triste) e pôr os jogos exigirem muita agilidade e destreza do jogador, sendo necessário muitas vezes a combinação simultânea desses 3 comandos, com isso, nunca descobri uma combinação realmente boa e eficiente, seja jogando no teclado do PC seja jogando em um controle de Playstation ou Snes. Se você não tiver a combinação mágica me dê pelo menos sua recomendação pessoal hahaha.

    No mais, vi agora que você postou a análise de Portal, espero que tenha gostado. Irei ler ela e postarei o comentário em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta as suas perguntas sr:

      1) Jogar MM pelo emulador de PS2, "PCSX2", é a melhor opção. Emulado de PS1 tem o PSX ou Emurayden, ambos bons. Mas creio que seu notebook rode o de PS2 de boa, e você pode pegar as Coletâneas. Pega os MMX Collection e pronto (inclui do X1 ao X6). Sem contar que, já tem MMX Collection pra PC (crackeado). Acredito que consiga rodar, da uma olhada nas recomendações. Alias, qual a configuração do seu Note?

      2) São a mesma coisa. De fato, o port pra Snes acaba dando uma reduzida na qualidade me comparação, mas enredo, jogabilidade, e a experiência em si é sempre a mesma coisa. Como eu disse, compensa mais já jogar na versão Collection.

      3) Tiro fica no botão da esquerda, pulo no botão de baixo, Dash no botão da direita. Segurando dessa forma, com a ponta do polegar no botão da esquerda vc mantém o botão de tiro, pressionado ou pronto pra atirar. Com o peito do polegar, você mantém o botão pulo, pressionando ele mais rapidamente sempre que necessário (só baixar o dedão). Pra dar o Dash, você "tomba" o polegar pra cima dos 3 botões, assim praticamente esticando seu dedo sobre o dash, permitindo pular, atirar e correr ao mesmo tempo.

      Basicamente, você controla os três com o mesmo dedo, sem tirar ele do controle. É assim que funciona.

      Ser sincero, eu não sou muito de acompanhar youtubers, no máximo vejo vídeos pra rir, e as vezes vejo alguns reviews, tipo, eu adoro o AVGN, e em termos de resumos gosto muito do trabalho do "The MFW", racho o bico com ele. Gostava de ver o Zangado, mas ultimamente não venho acompanhando, em termos de filmes assisto as críticas do Super Oito, pois acho as mais inteligentes e engraçadas, além de sinceras e técnicas, e por fim tem canais como Quasar Games, que são legais pra curiosidades (eu não curto muito a edição de áudio deles, mas, o conteúdo na maioria das vezes é decente e não fica fazendo muito rodeio). Geralmente conteúdos "dedicados" eu não costumo curtir, pelo fato de que, parece sempre que o cara ta criando vídeo e mais vídeo em cima da mesma coisa.

      Tem um por exemplo, sobre GTA, eu não sei o nome, mas o cara só faz vídeo de GTA, como se só existisse isso no mundo. Fica enjoativo, e se você pega os vídeos dele, 2 minutos é conteúdo, o resto é enrolação pra fazer render. Isso tem tanto.

      Eu conheço esses canais que você mencionou, acho até que já vi alguns vídeos deles pra consultar e tirar curiosidades. O do Castlevania eu tenho certeza, o do Mega Man, creio que não cheguei a assistir, pois em termos de MM, eu sou bem ciumento. Mas vou dar uma olhada, valeu a recomendação.

      Quanto ao Portal, espero que você goste sr!

      See yah.

      Excluir
  26. Mais um post do DM.....
    Cara.....o senhor evoluiu muito, senhor morte!
    Em todos os sentidos (pelo menos aqui na interebis kk)
    É realmente.... aquilo que tinha comentado comigo...o senhor aprendeu a respeitar as opiniões alheias e compreender as críticas negativas.....
    Estava lendo os comentários (como sempre faço em qualquer lugar rsrs ,adoro ler!)
    E aquela sua resposta para o moço que fala bunito era algo que.....o senhor com certeza não diria hoje!
    ....pelo menos não abertamente.
    "Cara que fala bunito"
    Kkkkkkkk
    Essa foi boa! Mas o que?!
    Foi vc que disse isso rsrs
    Enfim, eu sou o senhor Wilson, e até a próxima!



    Shady espi.....
    Mintira! Já parei faz tempo kkkkkkkk
    Agora vai ser a seguinte....
    "Eu estou em todo o lugar....."
    Sla, parecia mais legal na minha cabeça...é, fazer u q?
    Rsrs

    Ser yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custei a aprender a respeitar, mas agora que o fiz, pareço outra pessoa ao falar.

      Claro que, as vezes fico chateado ou revoltado, mas busco ler, reler, pensar, e só então responder, sempre agradecendo o mínimo que o leitor fez pelo site: Deu sua opinião.

      Boa assinatura sr Wilson.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)