Série: Você, 1° Temporada

Você


Como demorei tanto pra ver Você?

Esquisito pensar que essa série é meio que um fantasma na Netflix, que provavelmente o mundo inteiro viu e eu não... cara eu tô numa bolha minúscula.

Você é esquisito sabe, é um tipo de série que aborda temas delicadíssimos com humor ácido, violência, e uma perturbadora sede por sadismo e psicopatia. Você é bizarro demais, e ao mesmo tempo elegante.

Eu pretendia comentar a respeito de tudo só depois de concluir as 5 temporadas, afinal essa é uma série nascida em 2018 e só fui atraído por ela agora em 2026, mas cada temporada é tão única que não vejo alternativa senão relatar o que vi em cada uma delas individualmente.

E é uma ótima decisão eu diria afinal, cada temporada se garante por si só. Quase como um padrão antológico (que tanto amo), Você revela uma trama a cada arco, sem depender dos anteriores.

E aqui começa a jornada pelo stalker mais romântico e brutal que já existiu na ficção: Você.

Boa leitura.



You é Você


Eu nem entendo pra que deram um nome assim pra série, meio que não vende muito bem eu acho, chegar a chamar uma série sobre um stalker de "Você"... fica até difícil pesquisar isso.

A questão é que é o mesmo nome da obra literária que inspirou a série e convenhamos, quando se trata de um pseudo true crime romantizando sociopatas, dar esse título pode ter sido uma excelente ideia. Ainda tem o fato do protagonista sempre usar essa palavra como indicativo da próxima vítima mas acho que se chamassem de "Stalker" faria até mais sentido.


Mas ironicamente dá prazer uma pá de anedotas com esse nome, então na pior das hipóteses, da pra lançar uma pá de indiretas pra namorada... tipo "Ei, você já viu como você é assustadora" ai em seguida "não você você, mas você a série" ai a pessoa entra numa espiral de dúvida e paranoia achando que você está lançando indiretas, e na verdade você está mesmo, pois você é uma série cheia disso. Cara eu to muito bugado.


O Terror da Perseguição


E vamos lá, a série que eu agora não direi mais o nome pelo restante do artigo pois já saturei, fala sobre um bibliotecário chamado Joe, que se apaixona a primeira vista por uma garota, e decide que irá casar e ter filhos com ela.

Mas, pra garantir seu futuro feliz ao lado da amada, ele passa a seguir ela, estudar ela pelas redes sociais, dar Google no nome dela, e claro, espiona ela pela janela da casa enquanto se toca no meio da rua. Quem nunca?!


Usando todo tipo de artimanha, ele conduz a garota pelo caminho pavimentado que ele mesmo criou, direto pro coração dele. É tão fofo! Ele aprende tudo que ela gosta, de adaptar, vai melhorando seu próprio comportamento pra se adequar aos padrões dela, e claro, tira qualquer obstáculo do caminho entre eles.

De início ele tenta ser muito gentil, mas quando o diálogo não basta, algumas pedradas e cetamina ajudam, e claro, em último caso, um saco plástico e uma serra.

O amor e no amor pode tudo!


Lento mas Direto


A série tem um ritmo próprio, apostando forte em drama e romance, com direito a muitas ceninhas bobinhas de casais amorosos, e as vezes até os temidos momentos de sexo, mas tudo respeitando a regrinha dos 10 segundos, então pode!

Ela engana inclusive, dando a falsa impressão de que será mais sobre um amor platônico conturbado do que sobre sociopatia... mas apesar de quase nada apontar pra essa segunda opção, a série não enrola pra mostrar que sim, ela é algo tão bizarro e sádico quanto filmes de slashers... só que aqui o psicopata é só um cara muito apaixonado.

Me espanta aliás saber que o alvo da vez, não é nem a primeira vítima dele. O cara tem probleminhas de relacionamento, e quando se atrai, ele realmente se atrai... mas infelizmente nunca acaba bem.


Como isso tem 5 Temporadas?


Cara, a série é estruturalmente simples: O cara se apaixona, e faz de tudo pra conseguir tudo o que quer. Ele dá alegria, amor, dá tudo de melhor pra pessoa que ama, e no fim, ela não é recíproca. Traição é o tema principal dessa temporada inclusive.

Mas a curiosidade é que, tudo é tão perfeito pela perspectiva do protagonista, que não dá pra imaginar ele sem aquela garota em sua vida.

Não dá pra imaginar a série dando tão errado no romance dele, que precisa de mais 4 temporadas pra funcionar. Inclusive isso cria uma ansiedade negativa considerando que é chato arrastar esse tipo de história com reviravoltas artificiais.


E a ironia é que ela nunca soa falsa, na verdade é realista até demais, nos fazendo perceber o quanto algo que está perfeito pode desandar do dia pra noite, não por intervenção do universo, nem por aleatoriedades roteirizadas por um deus cruel, mas sim pela própria vida.

Só de existirmos, estamos propensos a cometer erros, ou a ser afetados pelos erros alheios, e tudo isso molda nossa vida, isso é o que nos mantém caminhando.

Poético não? Mas ainda assim, como raios essa série seria capaz de manter sua ideia principal por longas temporadas,  considerando que cada temporada tem 10 episódios de mais de 40 minutos cada!


A Perspectiva molda a Perspectiva


A série usa o protagonista como narrador, comentando o que pensa enquanto age. Isso lembra padrões de séries como "Todo Mundo Odeia o Chris" ou "Young Sheldon" (minhas referências são super fora de contexto), onde sempre tem a voz da consciência falando.

Graças a isso nós assistimos, e escutamos pela perspectiva do protagonista, que é o vilão de tudo por assim dizer. Se bem que, a vilania está nos olhos de quem vê! Ele tem suas ações justificadíssimas, algo que a Netflix ousou eu diria.


Não é normal achar que um cara que persegue e mata está certo, e que a vítima é a errada... mas pelo que mostram aqui é isso que a gente aprende.

Ainda por cima há o lado humano do cara, em que ele ajuda pessoas ou pelo menos acha que está ajudando, ensinado o poder da literatura e compartilhando conhecimento, juntamente de suas ideias mais macabras.

E quando vemos a perspectiva das vítimas, inclusive com momentos narrados também, estranhamento passamos a entender ainda mais o vilão. 


O Acerto está no Fim


E o truque pra isso tudo funcionar é contar uma história com começo, meio e fim, sem forçar a barra. Ela nos revela que a vida é instável, e a qualquer momento tudo desanda naturalmente. 

O romance, por mais perfeito que seja, pode e provavelmente dará errado, então não se deprima, apenas escolha um novo alvo, e invista seu tempo para conquistá-lo... ou mate tudo de uma vez, isso também ajuda.


Personagens

Gostei da ideia de resumir personagens importantes, então bora lá:

Joe


Um rapaz que ama ler, é dono de uma livraria, herdada de seu antigo mentor. Ele não parece ruim, na verdade é bem galante e culto, porém todos escondem algo.

Ele gosta de espionar quem ama nas horas vagas, e ele tem muito tempo vago. E, ele é romântico ao extremo, mas também muito paranoico e ciumento. 


Ele tem um radar impecável, e seu faro nunca erra, ele é tão observador que sabe captar mentiras de longe, e sempre parece saber quando algo anormal está acontecendo.

Infelizmente por ser imediatista, nem sempre se dá tempo pra relaxar, ponderar, e raciocinar em medidas menos voláteis ou letais... então na maioria das vezes ele falha em se conter, e quando não falha, o erro se agrava pois ele nunca está errado.


E bem, além do trabalho, e de seu saudável hábito de perseguir mulheres de interesse, ele guarda livros no porão da livraria em uma bela caixa de vidro inquebrável, à prova de som, e que tem muito mais utilidade do que apenas armazenar boa literatura.




Beck


Uma garota linda, que adora leitura e principalmente escrever, só de entrar no caminho de Joe já se torna a nova Você. Ela se apaixona por ele imediatamente, e vice-versa, só basta que ele a ajude a saber e perceber isso.

Beck parece perfeita, e Joe investiga a vida dela primeiro pra ter certeza de tamanha perfeição, aos poucos conhecendo seus amigos, seus romances, seus maiores defeitos, e se apaixonando cada vez mais por ela.


Com um mistério envolto do pai, e com muitos segredos, além de um fraco por relações sexuais, Beck é um tremendo desafio para Joe pois ele precisa contornar várias situações, pra colocá-la no caminho ideal pro seu coração.

Contudo, mesmo depois de alcançar a perfeição de um relacionamento sólido e saudável, certos segredos nunca deveriam ser revelados, e Beck aprende isso da pior forma possível.


Por fim, ela é feliz. 

Realiza todos os sonhos dela.

Seu livro faz muito sucesso. 


Tudo graças ao seu eterno e amado Joe.

O custo só é meio bizarro.





Cadence


Uma garota linda, que adora música, e foi a ex namorada perfeita de Joe, mas que o assombra por conta de seu misterioso desaparecimento alguns meses antes.

Ele não fala muito sobre ela, mas as pessoas que a cercavam não se esqueceram que eles eram perfeitos juntos, então as vezes, isso surge como um empecilho que ele não tarda em corrigir.


Ela é uma personagem citada que em pouquíssimas vezes até aparece, e aparentemente o que causou o "término" dela com Joe foi o ciúmes dele.

Só que mesmo no fim, ainda não é o fim, e Cadense permanece assombrando nosso herói.




Benji


Um dos muitos ex de Beck, esse é um rapaz maneiro, cheio de dinheiro, e com respeito mínimo pela garota dos sonhos. Ele a trata como mero objeto sexual, por isso mereceu ser punido.


Peach


Melhor amiga de Beck, é uma moça muito legal, também cheia de dinheiro, e que tem uma dependência fortíssima na amiga, assim como força ela a ter uma dependência prejudicial, a qual precisa ser punida.

Paco


Filho dos vizinhos de Joe, esse garoto é muito legal, não tem dinheiro algum, e é constantemente ajudado por Joe que o acolhe quase como um irmão mais novo. 

Ele segue seus passos, aprende muito com ele, e aprende que seu padrasto, assim como qualquer pessoa que ouse bater em sua mãe, merece ser punido.




Karen


Uma mulher perfeita, que acolhe Joe em seu coração quando ele está perdido. Ela o apoia, ela o protege, ela o ensina a ser mais forte.

Porém ela é perfeita demais, tanto que até Joe precisa escolher se quer mantê-la bem e feliz, ou se deseja que ela viva.


Só que toda ação tem uma reação.

Nicky


Um terapeuta muito legal, casado, que entra na vida de Beck quando ela menos precisa dele. Isso é um empecilho, que devido aos avanços de Joe precisa ser estudado, entendido, analisado a fundo, e apenas depois punido, se necessário.

O erro de Joe é se deixar flexibilizar pela lábia de um profissional, negligenciando seus instintos.

De resto, os personagens que aparecem são mais elenco secundário.


Conclusão


10 episódios longos de um relacionamento se formando, e se dissolvendo do jeito mais cruel porém crível possível.

Compensa assistir, mas ao mesmo tempo isso desbloqueia um medo enorme: A série tem 5 temporadas.

Se a fórmula dela se mantiver, acho difícil continuar aquele 50% crível. 


Contudo, essa é daquelas séries baseadas e adaptadas de um livro, no caso "Você" de 2014 escrito por Caroline Kepnes, e apesar de não conhecer a obra literária, a série me prendeu bastante por seu enredo, o que talvez seja um excelente sinal. Meu medo é mais pra onde tudo isso pode levar, e o receio da identidade única dela, romantizando um vilão em potencial, e que também se dissolva com o tempo.

Ainda assim, por estranho que pareça, foi legal acompanhar a jornada de outro sádico pelo amor.

Bora seguir pra próxima Você!

See you soon.


Postar um comentário

0 Comentários