Diários de um Robô-Assassino
Ironicamente, dessa vez não terá spoiler!
O que é a série?
"Murderbot" ou "Diários de um Robô-Assassino" é uma série de ficção científica, humor e drama, que conta a história de um robô parcialmente orgânico que precisa esconder o fato de querer matar geral.
A série é uma adaptação de Alerta Vermelho, livro de Martha Wells que pertence à coleção Diários de um Robô-Assassino. Quem produz é a Apple TV, e o resultado é um trabalho bem gostoso de assistir.
É engraçada, apesar de curtíssima de 10 episódios. Cada episódio tem menos de 20 minutos de duração, e quase sempre esse tempo é preenchido com conversas e interações, com um tiquinho de ação.
O humor é constante graças ao carisma do robô protagonista, e eu nem tenho do que reclamar.
A série chama a atenção pela leveza e pelo humor simples.
Fugir é um Erro
Geralmente reclamo muito de adaptações de livros, tanto que estou começando a fugir de tudo que comece com “baseado em”. Mas acidentalmente peguei essa série pra assistir, curioso por uma cena violenta que vi em um corte nas redes sociais, e acabei caindo de amores por ela.
Baita série engraçada, rápida e simples, com efeitos especiais decentes, boa fotografia, trilha sonora competente e uma história direta no que quer contar.
A narrativa é fluida. Aliás, bota fluidez nisso. Sendo uma série bem novelada, não dá pra assistir episódios soltos, já que eles continuam uns aos outros. Mas ela é tão curtinha que no fim das contas vale mais a pena maratonar tudo de uma vez.
O triste é que quando comecei a assistir ainda faltavam 2 episódios pra Apple lançar, e isso me fez interromper um processo prazeroso com um pouco de frustração. Este não é o tipo de série que deveria sair semanalmente, poxa! Mas não julgo a plataforma, afinal o mau costume de “tudo lançado no mesmo dia” nasceu da competição dos streamings, e na lógica, o certo mesmo é acompanhar toda semana e sofrer de ansiedade.
Resumo da 1° Temporada
Beleza, sem dar spoilers:
Um robô desbloqueia consciência e tenta esconder isso pra não ser desligado, afinal outros incidentes similares já ocorreram e isso é um risco pra humanidade.
Então ele se disfarça como robô de segurança (UniSeg), finge muito mal que não tem emoções, e tenta se proteger dos olhares alheios enquanto secretamente enche sua memória com uma série inútil porém agradável de ficção científica.
Só que pro azar dele as coisas saem do controle e ele tem de lutar pelo grupo de humanos que deveria fingir proteger, e acaba encontrando nisso uma nova possibilidade de liberdade...
Ou então só vai ser sanguinolência a torto e a direito... ai fica a critério do espectador no que dar ênfase.
Adaptação Surpresa
Imagina minha cara de espanto quando minha cunhada comentou que Diários de um Robô-Assassino era adaptação de um livro que ela conhecia, tudo depois que descrevi a sinopse do que eu vinha assistindo.
Considerando os recentes lançamentos de origem similar, e o quão mal realizados eles foram, fiquei ainda mais grato por não ter esquivado dessa obra e ter consumido sem preconceito algum.
Não que mudaria minha percepção saber que o que tinha em tela derivava das páginas de outro bestseller famoso que nunca ouvi falar, mas convenhamos que isso me faria ter um olhar relativamente mais julgador.
Então, talvez eu deva me abster de criticar adaptações? Ou talvez seja só sorte mesmo e, pela primeira vez em muito tempo, fizeram uma boa releitura?
O Futuro é Incerto
Pelo que vi, esta é outra série de livros grande que tem tudo pra ser adaptada até o fim. Mas será que manterão a qualidade?
Considerando o tamanho da obra, e como eles aceleraram tudo no formato mais curto, tenho dúvidas se vão conseguir manter algo tão bom quanto essa primeira temporada.
Pior é ficar às cegas, afinal a Apple não costuma divulgar muito suas produções, pelo menos não pra quem não é usuário. Então fica aquela incerteza de quando sairá algo novo.
Tem também o fato de eu ser desligadão, mas aí já é outro caso, né.
Enfim, estou feliz por ter assistido algo decente e, apesar de rápido, entra pra lista de recomendações.
É isso.
Brigadinho pela leitura e...
See yah!
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji