Ragnarok Online: O Fim do bRO e o começo de Latam

Eu não pretendia falar de Ragnarok mais por aqui, mas é impossível não falar sobre o que ta rolando agora. Em meio a uma tragédia que começou em 2025, ainda veio o anúncio de um novo servidor oficial no Brasil (aliás, em toda América Latina)... 


Apesar de quaisquer sensacionalismos, é bastante provável que o bRO seja descontinuado até 2027, pois os planos da Gravity (empresa que cria e administra o jogo) pretende tomar as rédeas do projeto.

Vou explicar isso a seguir e bem...

Boa leitura.


Gravity, LevelUp! e Warp Portal


Ragnarok Online é um jogo que sobrevive ao tempo desde 2002, muito por sua comunidade. É um jogo multiplayer online que existe no mundo inteiro, e em cada país costumava ter servidores dedicados, como na Coréia com o "kRO", nos EUA com o "iRO" e aqui no Brasil com o "bRO".

Servidores dedicados significam que cada região tem seu próprio Ragnarok, com atualizações únicas, suporte próprio, Cliente exclusivo de acesso, e uma empresa específica pra tratar do jogo.


Aqui no Brasil, a "LevelUp!" foi a empresa que ficou com o cuidado do servidor, respondendo sempre diretamente a Gravity até 2018, porém desde muito tempo isso não se mostrou algo muito benéfico pro jogo.

A empresa sempre teve certo desdém com o jogo, reduzindo muito o marketing, o suporte, e fazendo pouco caso de atualizações ou com a qualidade do mesmo. Por exemplo, tornou-se algo comum esperar grandes novidades com atraso de anos em relação aos outros servidores oficiais, com personagens, equipamentos, mapas, quests e monstros que chegam no iRO por exemplo, levando até 5 anos pra serem cogitados para o bRO.

Em 2018 ocorreu uma migração de servidores, mantendo o client do jogo mas passando a bola pra outra empresa chamada Warpportal que também administrava o servidor dos EUA. Neste caso, a Warpportal abriu 2 websites de suporte, mantendo o iRO separado do bRO, e agindo mais como uma mediadora entre a Gravity (até hoje por conta disso é bem complicado fazer uma conta nova no jogo).


No fim das contas o espírito da LevelUp ainda mantinha controle final do produto e infelizmente, e a troca de administração não mudou absolutamente nada, com a Warpportal Brasil tendo o mesmo desdém (se não pior) que a Lug!.

Sempre divulgando uma negociação com a Gravity e culpando a desenvolvedora pelos atrasos, o servidor do Brasil se viu praticamente abandonado com pouquíssimos eventos (ainda por cima repetidos sazonalmente), repetições de quests semanais, logue e ganhe sem criatividade, e bugs muito prejudiciais pra comunidade. Isso sem contar as Lojas de Rops que sempre traziam itens apelativos para favorecer quem pagasse em dinheiro real, transformando o jogo em pay to win.


O Caos do bRO em 2024


Recentemente rolou uma das maiores tragédias no bRO, que arruinou a economia do jogo, principalmente pela demora da staff em tomar uma atitude.

Em dezembro de 2024 o servidor foi deixado sozinho, logo após um evento mal otimizado. Simplesmente pararam de atualizar inclusive pra manutenção e deixaram tudo em período de festas, mas também deixaram vários recursos que ajudaram a prejudicar tudo.

Primeiro, mantiveram um npc que permitia resetar habilidades e atributos infinitamente, e era provisório para que todos testassem as mudanças nas habilidades dos personagens após uma manutenção que tinha trazido o Level 200 como máximo. Isso estava planejado pra ser retirado do servidor em 1 mês, mas foi ignorado durante dezembro inteiro, e os jogadores puderam passar de nível até o 200 trocando suas mecânicas e explorando tudo do jogo.


Em seguida, incluíram uma instância de caçada em massa, onde a quantidade de monstros (logo, de itens que derrubavam) era muito alta, e o que geralmente dura duas semanas no máximo, também foi liberado pelo mês de dezembro inteiro sem suporte algum da administração.


Por fim, colocaram um item via ROPs (loja paga em dinheiro real) que gerava Zeny (dinheiro interno do jogo). O Item fazia qualquer monstro derrubar "Mastela", que tinha um alto valor em mercadores NPC, e somando ao evento de caçada, facilitava o chamado "farm de zeny".

Tudo isso deixado no servidor por um período longo de mais, fez com que muitos jogadores abusassem de Macro (um sistema que joga sozinho fazendo poucos movimentos automatizados) pra lucrarem grandes quantidades de zenys, o que já foi um sinal de descaso por parte da administração.

O porém foi o que aconteceu no começo de Janeiro, e bateu o último prego no caixão do servidor: Dup de Itens.

A Lenda dos Itens Duplicados


O servidor já estava sofrendo com uma economia desestabilizada por conta desse conjunto mal pensado lançado sem previsão de término, e a falta de manutenção semanal apenas deu espaço para que jogadores mal intencionados explorassem falhas do jogo.

Assim, descobriram que ao pegar level 200, acontecia algo chamado "Roll Back", que não havia sido notado pela empresa. Pegando grandes quantidades de experiência, o jogador que estivesse no level máximo era impedido de ir além disso, retornando automaticamente pras configurações do personagem antes de alcançar tal feito, após deslogar.

Ou seja, itens que estivessem no inventário, assim como zeny, e qualquer coisa que ele coletasse ou derrubasse era revertida pro estado anterior caso ele fosse muito além do level 200. 

O que era um recurso para proteger o jogador de possíveis bugs, virou uma ferramenta de duplicação, onde jogadores pegavam o level máximo, iam além, trocavam itens com outros jogadores, e resetavam pelo roll back automático. Moral da história: Os jogadores mantinham o que pegaram, e aquele que resetou também.


A princípio isso seria apenas um bug fácil de corrigir e punível ao máximo, afinal abuso do sistema gera banimento da conta... mas como a staff estava de férias, durante o mês de dezembro e janeiro isso simplesmente foi feito sem que qualquer ação fosse tomada pra impedir ou punir.

A comunidade via Discord, Instagram e Facebook ficou a ver navios, e os defensores da empresa trataram a "Duplicação de Itens" como um boato infundado, justificando os problemas econômicos com itens a preços absurdos dentro do jogo, como consequência do equívoco de dezembro.

O problema é que, ninguém se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, e durante o mês de janeiro inteiro, o jogo só foi afundando ainda mais em uma crise econômica (os itens começaram a multiplicar os valores de forma absurda, afinal a quantidade de dinheiro no servidor estava altíssima e criou-se uma inflação). 

Apenas em fevereiro de 2025 houve algum pronunciamento, bem simplório através de uma nota de rodapé numa manutenção, dizendo que a staff estava ciente dos possíveis erros e abusos no jogo, e tomaria providências.

Tirando isso, nada mais foi feito, e o que se viu foi um servidor repleto de vendedores de zenys clonados (pessoas vendendo dinheiro e equipamentos duplicados por dinheiro real), lotando o servidor com clones e levando também banimento pra pessoas que estavam por fora disso.


Por exemplo, vários mercadores mal intencionados passaram a doar fortunas inteiras, dar prêmios pra quem entrasse em contato com eles via whatsapp ou acessasse alguma página que eles mandavam, tudo para aumentar a quantidade de receptores de itens clonados, dificultando as punições.

No fim das contas a lentidão em tomar uma atitude deixou o terreno tão prejudicado, que muitos jogadores apenas desistiram de continuar e aguardaram para que tudo se estabilize pra voltarem, afinal nem foi a primeira vez que algo assim aconteceu (em 2021, houve uma crise de itens duplicados da mesma forma, e tudo se normalizou apenas em 2023).

O porém é que dessa vez, junto disso tudo, veio o anúncio da Gravity e o Latam.




Apesar de ser comum aparecerem milhares de genéricos do Ragnarok, incluindo jogos oficiais que tentam surfar na nostalgia do título, e muitos servidores privados que dificilmente duram, a Gravity anunciou um servidor próprio na America Latina (Latam), o qual é uma competição direta ao bRO.

Com um web site muito bem estruturado e dinâmico, e um sistema de recompensa por pré-cadastro, eles já se prepararam pro lançamento que só ocorrerá em Maio de 2025.

Além disso, já explicaram todos os planos, adiantando que as principais manutenções e atualizações, com personagens e episódios, virão antes mesmo da metade de 2026, com data estipulada e tudo.


Algo que a Level Up nunca fez, e a Warpportal apenas enrolou, e inclusive é incerto se as esperadas Classes 4 chegarão sequer este ano, para a Gravity já deixaram marcado que chegará em 2026.

O curioso é que as Classes 4 já foram anunciadas em 2020 lá fora, e lançadas no iRO ainda em 2021, o que aqui no Brasil nem se quer é sonhado em acontecer. Sempre foi comum haver demora pra grandes atualizações assim, e alguns casos beiram o absurdo.

Um excelente exemplo é o Mapa Rockridge, uma cidade inspirada no Velho Oeste que foi lançada em 2016 em Ragnarok Online, sim, 2016, e ATÉ HOJE não foi lançada no bRO.


Uma cidade inteira, com monstros, mapas, cartas, equipamentos, quests, músicas, tudo prontinho, simplesmente nunca foi lançado no servidor brasileiro. Lembro-me de ter visitado essa cidade no iRO em um período que havia cansado de esperar lançarem os "Insurgentes" (Rebellions), e inventei de jogar no servidor americano.


Agora pensa, um simples mapa que mesmo após 8 anos, nem foi implementado... isso é apenas a ponta do iceberg. A quantidade de itens, correções de bugs, eventos, quests, personagens e novidades que nunca viram a luz do dia no bRO é tão grande, que usando a lógica demorariam de 20 a 30 anos pra chegarem aqui.

Porém, a Gravity já fez seu anúncio de que em menos de 1 ano após o lançamento do servidor oficialmente, já trarão tudo traduzido em português, espanhol e inglês, e pronto para jogarmos. 


A ideia é que o servidor seja aberto em 27 de Maio de 2025 e alcance a mais recente atualização que o bRO possui ainda em Março de 2026. Algo que a Warpportal levou aproximadamente 5 anos pra fazer (o level 200 surgiu no kRO em 2019, e só chegou no bRO no final de 2024).

Se pensar por este lado, o Latam já tem capacidade de angariar toda a comunidade do Rag em uma tacada só.

O Recomeço da Nostalgia


Diferente do que houve quando a Lug! passou a bola pra Warp, não haverá uma migração de servidores (ao menos não por enquanto). 

O site oficial da Gravity na América Latina (GNJOY LATAM) em eu Faq deixa claríssimo que os servidores serão simultâneos e paralelos, e que não haverá migração de conteúdo de um para o outro.

Claro que, considerando que o produto é oficial, caso o Thor o ou Asgard (servidores do bRO) perca seus jogadores em massa pro LATAM, a probabilidade de que ele seja fechado é gigantesca, e de quebra é bem possível que a Gravity ofereça suporte aos jogadores que decidam sair de lá.

Por hora isso é impossível justamente pelas atualizações. O Ragnarok Latam começará bem atrás, com o lançamento de Eclage e antes mesmo de várias classes novas terem sido introduzidas (Insurgente, Dorans e Ceifadores). Pra se ter uma noção, esse mapa foi criado em 2011, e só chegou ao bRO em 2014.


Mas, pela velocidade em que planejam introduzir tudo, a lógica é que em 2026 as duas versões do jogo estejam sincronizadas, e eu particularmente consigo ver a possibilidade de oferecerem um "merge" de conteúdo.

Ainda assim, por bem ou por mal, caso Latam se saia bem, sem problema de Ping (o que me fez parar no iRO foi isso), sem desconexões, com um bom suporte à comunidade, e com compromisso em suas atualizações... a tendência é que o bRO seja descontinuado.

Até porque, é um gasto desnecessário e perda de rendimento permitir que uma empresa terceirizada mantenha uma cópia do seu produto em evidência.

Minhas Impressões e Previsões


Bem, eu sinceramente creio que tanto o bRO quanto o Latam se anularão nessa briguinha, e se já não for parte dos planos da Gravity cortar relações com a Warpportal, tenho minhas suspeitas de que o jogo acabará morrendo por falta de jogadores (sendo que é exatamente e somente isso que o mantém ativo).

O iRO por exemplo, é um servidor também administrado pela Warpportal e, ele também falha com seu suporte aos jogadores. Muito conteúdo jogado de qualquer jeito, e pouco incentivo para jogarem.

Aliás, se tem algo que envenenou Ragnarok, foi o excesso de lançamentos e conteúdos mal planejados que tornaram tudo muito desinteressante. 

Classes novas aos montes, leveis subindo além do limite sem ter o que desafia-los, pouco incentivo em caçadas, um sistema de Guerras e PVP completamente quebrado, isso tudo só escancara o descaso da desenvolvedora com o feedback da comunidade.


Afinal, de que adianta 500 mapas diferentes, se você só é incentivado a visitar 2. 

No passado, todos os mapas eram divertidos, tinham algo pra se buscar ou fazer, pois os desafios eram bem divididos por todo canto. 

Quando fizeram uma atualização no sistema de level, mudando a forma como as experiência dos monstros era adquirida e criando uma tabela ridícula de "penalidade por diferença de level", a própria Gravity matou todo o incentivo de viajar pelo jogo.

Pra que ir até o outro lado do mundo caçar monstros se a experiência deles será reduzida? É melhor seguir um guia de up e ir nos mesmos mapas que todo mundo vai, coletando experiência de forma automatizada e ignorando qualquer diversão.

Foi isso que matou o jogo desde o princípio, mas somando ao desdém das administradoras, isso se agravou e hoje vivemos nesse marasmo, com ainda muitos insistindo em jogar por saudades dos velhos tempos, mas sem ter nada pra fazer que divirta como antes. Muitos tentam, mas nunca será a mesma coisa.


Eu gosto muito de Rag, principalmente pela opção de Chat e caçada de monstros, algo que sempre achei bem divertido... mas não da pra aproveitar isso no sistema recente do jogo... e infelizmente isso não parece que voltará nesse novo servidor.

A menos que o Latam crie um tipo de "servidor old times" paralelo ao principal, ou reajuste o sistema de experiência para algo menos punitivo e mais livre ao jogadores, duvido muito que Ragnarok Online sobreviva por muito mais tempo.


É fácil segurar jogadores por uma semana ou duas mas, só quem vive de nostalgia fica retornando, e só isso já não será o suficiente dessa vez.

Em todo caso, é isso.

Eu pretendo criar personagens no Latam... deram um código para que quem fizesse pré cadastro convidasse amigos, premiando ambos com recompensas bobinhas... e sinceramente eu não faço questão disso.

Em maio irei criar um personagem e ver até onde o jogo agrada... e quem sabe trago novidades.

Mas enquanto isso é só isso.

Agradeço pela leitura e, eu apenas queria comentar um pouco sobre o que vem rolando no jogo.

See yah.

Postar um comentário

0 Comentários