Oche...
Bem, não sei a razão de querer falar a respeito mas, deu vontade então bora lá. Antes de tudo, peço desculpas se o texto ficar estranho...
Dê play na música e seja feliz:
Saiu um álbum novo da Lady Gaga chamado Mayhem, e uma música presente me chamou bastante atenção, a "Shadow of a Man".
A primeira vez que escutei, lembrei do Michael Jackson, pois ela simplesmente lembra muito o estilo dele. Numa pegada pop-eletrônica e com um ritmo dançante pra caramba, ainda tem uma estética dos anos 80 que remete muito aos tempos de discoteca... que eu nunca nem vivi é claro.
Quem sou eu pra filosofar sobre natureza e essência musical se meus ouvidos são uma tremenda bagunça. Se tocou e curti a batida, favoritei... então é de suspeitar qualquer senso crítico vindo de alguém assim.
Contudo, o jeito como a Lady Gaga se esforça pra imitar o estilo do Michael Jackson me pegou de jeito. Não tá igual, na verdade passa longe de ser sequer uma imitação boa, mas o esforço é perceptível... o que me atraiu na direção da letra dessa canção.
Tentando aprender a letra, para cantar junt... conhecer melhor, vi que a tradução é um pouco sombria, assim como o próprio título sugere.
A princípio ela funciona como uma homenagem e não precisa de muito esforço pra interpretar assim. O trecho "Standing in the shadow of another man" e tudo que se segue no refrão parece uma baita declaração de que ela (Lady Gaga) busca seguir os passos do rei do pop.
E é o que se nota em seus trabalhos, afinal ela é a rainha do pop pra muitos (cof cof) então há de se considerar que ela segue tais passos, assim como muitos outros artistas e filhos do rei como o Bruno Mars.
Mas, é incomum ver referências diretas assim sabe? Não me lembro da última vez que vi um artista, tirando é claro as sátiras e comentários ácidos presentes em raps por exemplo, sobre outros artistas em que se inspiram ou denunciam.
Aqui, ela o faz sem citar nomes, apenas comentando em linhas poéticas e expondo seus sentimentos através de um som agradável.
A homenagem também pode ser notada na capa do próprio álbum, que se você olhar direitinho, vai notar a distorção no espelho quebrado, de uma imagem dela claro, mas que lembra em muito o próprio Michael.
Talvez seja algo só da minha cabeça, mas eu duvido que tenha sido o único a perceber referências. E o que me intriga vem do que o restante da música fala.
Sempre trocando os timbres entre o padrão dela e o forçado que ela faz do Michael, tudo parece muito com uma conversa cantada sabe?
Ela fala "When I get this feeling" e "ele" responde "I can't get enough"Ela fala "Cause I stop believing" e "ele" responde "and my voice gets cold"Ela fala "Now I got this feeling" e "ele" responde "I can't get enough"E por fim, ela grita no jeito "dele": "'Cause I won't be used for my love and left out to cry"
Traduzindo, ela diz "Quando eu tenho esse sentimento" ele diz "Eu não posso aguentar mais"
Ela diz "Quando paro de acreditar" ele "Minha voz se torna fria"
Ela "Agora eu sinto esse sentimento" e ele "Eu não posso aguentar mais"
E ela "Pois não serei mais usada pelo meu amor e deixada pra chorar"
O que tiro disso é uma declaração sobre o sentimento dela acerca da música... principalmente esse último refrão, que é o ponto mais forte da música. É como se ela sentisse na pele o que o Michael sentiu, a pressão, a perseguição, e no fim um cansaço forçado por tudo isso.
Mas igual a ele, ela não desistirá, irá até o fim custe o que custar, pelo menos é isso que o outro refrão diz:
Standing in the shadow of another manParada na sombra de outro homemLonely as the streets pass me bySozinha nas ruas enquanto elas passamLife ain't under pressure 'cause I got a planA vida não pode me pressionar pois eu tenho um planoStarin' at myself in the eyeOlhando pra mim mesma nos olhos
Seguindo os passos daquele que ela homenageia, ela não desiste não importa o quanto tudo a pressione. Ela mesma se encara, ela mesma se apoia, ela mesma se fortalece dançando nas sombras de um certo homem.
Não há nada sexista nisso nem nada que declare dependência ou romance sabe? Não é sobre ser homem ou mulher, é sobre a música em si, sobre a arte, sobre querer continuar naquele caminho.
Legal que até a parte da polêmica é abordada na música:
Hard to be the yellow in a purple sky (sky)Difícil ser amarelo num céu roxo (céu)
A dica está na palavra "céu", talvez como uma metáfora para "palco". É que é bem difícil manter os padrões em cima do palco, sem ser julgado.
He came through the eye of the storm (eye of the storm)Ele passou pelo olho da tempestade (olho da tempestade)
"Olho da tempestade", é pouco pra se referir ao quanto um artista pode sofrer por falsas acusações ou declarações polêmicas. E detalhe, ela fala diretamente "Ele".
Gotta be the truth or you'll become a lie (become a lie)Tem que ser verdade ou você se tornará uma mentira (Tornará uma mentira)
"Tornará uma mentira" vai de encontro ao peso da imagem pública, e o quanto isso afeta até mesmo a índole e a memória do artista, indo além da sua arte, mas afetando o lado humano.
Piercing like your skin from the bone (oh, oh, I)Perfurando como a pele nos seus ossos (eu)
Afinal, ser artista não te torna menos humano, e a dor é a mesma pra todos.
Nessas horas lembro como é difícil perceber um grito escondido numa música. Quantos artistas incríveis falavam e só notamos tarde de mais e então, surge esse refrão:
Killing all the voice within, and the woman can't lose but she still pretendMatando toda as vozes interiores, e a mulher não pode perder mas ainda finge
Repetido três vezes até culminar em:
'Cause I won't be used for my love and left out to cryPois não serei usada por meu amor, e deixada para chorar.
Significando ao meu ver, tanto a declaração do quanto a indústria suga até a alma do artista, mas como ela não se abalará por isso e permanecerá se dedicando que ama, e não ao que é cobrada.
Enfim...
Achei legal falar a respeito... afinal curti a música e no começo cheguei a acreditar que usaram IA pra replicar a voz do Michael Jackson, ou trechos não usados da voz dele em músicas não lançadas para tal, só que depois de ouvir mais algumas vezes percebi que é a própria Lady Gaga cantando.
E, unindo isso, o significado aparente da música, e o esforço... cara, achei uma homenagem muito linda.
Espero não ter me equivocado em nada... mas no geral, é só isso.
See yah.
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji