Anime: Dungeon Meshi - O Sabor do Calabouço

Estou numa fome por animes, perdoe o excesso.


Dessa vez é um concorrente ao Food Wars, mas sem ecchi, e com muito mais tecnicidade do que eu poderia antecipar. 

Ele é engraçadíssimo, muito bem desenhado, e é de dar água na boca.

Boa leitura.


A História de Dungeon Meshi


O anime conta a história de jovens guerreiros num mundo fantasioso, sofrendo por falta de mantimentos em suas longas campanhas em calabouços. Então, eles passam a tirar proveito das criaturas abatidas para produzirem seus alimentos.


Falando assim parece um anime estranho de gente comendo monstros e, na lógica é isso mesmo. Só que com humor, e muito detalhamento na forma como os pratos são criados, tudo parece mais uma saborosa história de culinária.

O mais curioso é que tudo é realmente rico em detalhes e nunca soa monótono. A cada andar ou criatura nova encontrada pelos aventureiros, todo um cardápio de opções surge, além do combate em si para conseguir aproveitar as criaturas.


Logo, é uma história sobre como caçar os monstros, como prepara-los, e como aproveita-los ao máximo, valendo pra tudo quanto é entidade.


A Arte


Se tem algo que me agradou muito foi a arte em si, e como tudo soou muito mais autoral e incomum do que costumo ver. A arte é mais cartunesca mas também cheia de detalhes e coloridíssima, e a animação é magnífica de fluída.

Numa pegada medieval fantástica, é comum ver elfos, slimes, orcs, e vários outros monstros e espécies costumeiras em histórias do tipo, por isso carregam sempre traços muito parecidos. Mas aqui, tudo vem com uma pegada mais original, e detalhes mais criativos e únicos, dando uma nova impressão sobre esses monstros.


E eu gostei muito disso, pois vejo algo novo o tempo todo, e não apenas algo genérico. Além do mais, se tem algo que enriquece um anime de culinária, são os ingredientes pros pratos!


Os Pratos


Sempre que imagino uma história que envolva se aventurar em masmorras ou florestas, ao pensar em alimentação só consigo visualizar carne assada na hora e frutas, com no máximo pão e leite que os aventureiros tenham comprado em alguma loja antes.


Mas, aqui tudo vai pra um caminho muito mais criativo, onde não é só caçar e comer, mas tem de se preparar, ensinar como se faz, e ainda montar uma apresentação a nível Master Chef, que por incrível que pareça, CONVENCE.


Senti vontade de comer monstros depois de 2 episódios disso, e antes eu era como a elfa que odiava só a ideia nojenta de comer algo do tipo. E sabe o que é melhor ainda nisso tudo? Ainda há criatividade em nos apresentar OS MONSTROS!


Os Monstros


Cada criatura por mais manjada que seja, tem seu uso na cozinha. Esqueça a simples ideia de matar, por na panela e comer... aqui tem mais arte envolvida. Cada criatura tem um habitat, uma forma, propriedades e características que se destacam mais em determinados tipos de preparos.

Assado, cozido, frito, fervido, salgado, doce, enfim, cada monstro pode se tornar um prato único de entrada a sobremesas, tudo dependendo do que ele é, e do quão sábio o cozinho é para lidar com ele.


A sorte do elenco é que eles encontram um verdadeiro chef que simplesmente sabe muito sobre cozinha, mas nem por isso ele deixa de aprender, evoluir e se aprimorar na aventura. Então é uma troca de conhecimento, experiência e sabores.

O que segura nossa atenção nisso tudo é justamente essa troca, já que nós aprendemos como olhar pra tais monstros de forma gastronômica, a qual nem mesmo imaginaríamos nem em um milhão de anos!


E digo mais, mesmo sabendo da fórmula do anime, mostrando monstros que depois vão pra panela, o enredo é tão bom e imersivo que eu mesmo me vi esquecendo disso, e me surpreendendo quando no final não importasse o que caçassem, iria virar um bom prato.

E nem é só prato viu, tem outros usos pras criaturas, dando muito mais profundidade pra fauna e flora do mundo do anime, mesmo ele não sendo lá tão diferente do que já conhecemos.


Personagens

O Espadachim


O líder do grupo principal, é um espadachim que sonha em conhecer o sabor dos monstros, por isso se aproveita da dificuldade monetária do grupo pra sugerir que eles busquem certa auto sustentabilidade durante as caçadas.

Porém sua maior motivação é salvar sua irmã, que acaba devorada por um dragão logo no começo. Se ela tá viva ou não isso são outros quinhentos, mas a jornada dele até o fundo de um calabouço lendário, é é principalmente motivada pelos pratos que ele pode encontrar... ou melhor, pelo resgate da amada irmã. 

A Elfa


Uma maga elfa, que odeia muito a ideia de comer coisas nojentas, mas por amizade e respeito aceita o tratado do líder.

Porém pra ela não é nada fácil, desacreditando no quanto um bicho gosmento e fétido pode ser saboroso, e seu paladar é constantemente testado por seus colegas, mesmo contra sua vontade.

O Gatuno


Tem também esse rapaz, que é perito em armadilhas dos calabouços e por isso é o mais cauteloso de todos. Até duvida das ideias do líder mas ele o apoia.

No fim das contas, seu conhecimento técnico sobre os locais que visitam acaba sendo até vantajoso para formar verdadeiros utensílios, condimentos e equipamentos para a cozinha, achando utilidade em absolutamente tudo o que existe.

O Anão Chef


E claro, tem o chef de cozinha que por muita sorte entra no grupo, e passa a ensinar tudo o que sabe na arte da culinária.

Ele ensina muito, aprende e descobre também, e ao lado do líder não esconde o sonho de comer tudo quanto é monstro, planta, etc. Sua curiosidade é insaciável, e sua criatividade só corrobora com ela. 

A Irmã


E, tem a irmã que provavelmente virou cocô de dragão.

Ela é um tipo de maga curandeira do grupo, e salvou seu irmão e os amigos dele ao joga-los pra fora do andar e em que estavam na masmorra, usando um poder de teletransporte (aparentemente). Infelizmente ela não consegue sair, mas seu irmão acredita muito que pode salva-la então, compramos a ideia e esperamos enquanto conhecemos os sabores da vida.


Demais Personagens


Apesar disso ainda há outros personagens (antecipados na abertura) mas o anime flui muito bem inicialmente só com esse elenco base. Inclusive o elenco que vai surgindo é bem temporário e geralmente é só pra lembrar que as ameaças do calabouço são reais. 
    

A questão da vida e morte é bem complexa nessa história, inclusive os personagens podem morrer mais de uma vez e retornar dependendo das circunstâncias. Então mesmo baixas acabam não sendo tão trágicas (a depender é claro de como ocorreram).

O mundo dele também expande mais e as regras são explicadas com o passar dos episódios, mas ele nunca foge da ideia culinária.

Não sei dizer o quanto novos personagens afetarão a trama posteriormente, mas sei que ela não é sobre o resgate da irmã, nem sobre a conquista do calabouço, nem sobre quantos monstros podem ser derrotados.


A história é sobre quantos pratos podem ser criados!

Eu sei, parece esquisito um anime que só fala de comida ser tão envolvente e prender tanto a atenção, mas ele faz isso e com facilidade, pois é muito dinâmico, preenche muito tem o tempo de tela, tem um equilíbrio perfeito com humor e ação, e ainda intriga por sempre trazer novidades.


Vale a pena assistir, relaxar e se divertir... só não recomendo fazer isso de barriga vazia.

Obrigado pela leitura...

Comenta ai se curtiu... eu to tentando evitar spoilers nos artigos de anime, espero que esteja funcionando.

See yah!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Cara, adorei esse anime. Apareceu pra mim do nada, daí comecei a ver mas não estava completo, tive que esperar os episódios irem lançando. E pior é que eu ficava contando os dias pra lançar episódio novo, me prendeu mesmo. A história se expande e se desenvolve muito bem, mas sempre mantendo o foco na comida, fazendo o que deveria ser a trama principal acabar se tornando uma trama secundária kkkk adorei isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é sr Ed, eu comece ia assistir só pra conhecer e quando dei por mim, tava maratonando kkkk.

      Eu imagino a tortura em ter de esperar toda semana, to passando isso como Solo Leveling e... pra nunca mais viu.

      Excluir

Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)