Crítica: Capitão América: Admirável Mundo Novo - A continuação de Hulk 2008

 O Incrível Hulk 2

Capitão América: Admirável Mundo Novo


capitao america 4

O filme se vende como um Capitão América, mas não tem o personagem. O que se vê é uma fusão de Falcão, Pantera Negra, Viúva Negra, Soldado Invernal, Eternos, e principalmente o Incrível Hulk... sendo que o Capitão em si simplesmente nunca aparece.

E não estou falando do Steve Rogers, mas do próprio Sam Wilson, que diz ter recebido o manto do herói, com direito ao famigerado Escudo de Vibranium, mas que não faz absolutamente nada pra honrar isso, nem mesmo usa o Escudo... devidamente.

O pior de tudo é que o filme fala muito do antigo General Ross, que virou presidente, e todo seu passado sombrio como inimigo do Hulk, e caramba, não há qualquer alusão a algo que remeta ao Capitão América.

É uma história longa, chata, política, repleta de referências a filmes e séries que ninguém liga, e que tenta continuar uma história que a própria Marvel fez pouco caso desde 2008.

Mas, bora por partes...

Boa leitura.


O Incrível Hulk de 2008

capitao america continuação hulk

Sim, "Capitão América: Admirável Mundo Novo" é uma continuação direta não de "Capitão América: Primeiro Vingador", "Capitão América: Soldado Invernal", nem mesmo do "Capitão América: Guerra Civil", ou quaisquer derivados que possamos pensar como "Os Vingadores" e afins. Na verdade, ele continua a história de "O Incrível Hulk", filme este que nem era canônico no universo cinematográfico Marvel até começarem com as lambanças do Multiverso.

Nele, o Bruce Banner que vira o Hulk era interpretado por Edward Norton, enquanto o General Ross era feito por William Hurt, ambos genro e sogro que também eram inimigos jurados pois era essa a premissa do filme. Ross manda o exército colar no Hulk pois tem ciuminho dele com sua filha Betty, e pra isso chega ao cúmulo de autorizar o surgimento do Abominável, em pesquisas do exército com os Raios Gama.

antigo ross rulk

Se você não conhece essa história, lamento informar que vai ficar boiando em 70% do que Admirável Mundo Novo quer contar. Todo o plot do longa gira em torno deste filme de 2008, sendo que nada dele foi aproveitado ao longo das muitas aparições do Hulk no UCM.

Por exemplo, o próprio ator do Bruce Banner foi substituído por Mark Ruffalo e assim permaneceu em todos os filmes lançados até então. Do filme original em si, apenas o General Ross foi reaproveitado em uma cena pós crédito do Hulk mesmo, onde ele conhece o Homem de Ferro (ligando os dois filmes), ainda interpretado por William Hurt, e deu o ar da graça numa rápida aparição, posteriormente ignorada aparentemente pra sempre. Ele até tem suas aparições, ainda como William Hurt até nos Vingadores, mas ai do nada decidiram trocar o ator.

ross e iron man

Só que depois de tantos anos, quase 20 anos, apenas pensaram que seria uma boa ideia trazer os personagens de volta numa história sequencial. E olha que grande ideia, fizeram isso somando à necessidade de contar uma nova história do Capitão América, personagem este que sempre esteve super lado a lado com o HULK, né?! NÉ?!?!?

Se ao menos o enredo encabeçasse a ideia do Super Soro com a Mutação via Raios Gama, até daria pra engolir a forçada de barra, mas nem isso surge.

namorada do hulk

É uma história de como o Ross viu vantagem em usar um carinha aleatório que foi infectado com raios gama, para se tornar presidente, enquanto tenta se reconciliar com sua filha, pois ela parou de respeita-lo depois que ele tentou MATAR SEU NAMORADO, e ferrou com todo o relacionamento.

filha do ross betty e ross hulk

Esse carinha aleatório então, foram muito no fundo do baú pra resgatar tal personagem. Ele era um cara que conversava com o Bruce Banner do Hulk 2008, via internet, e prometia ajuda-lo a controlar sua fúria pra se manter na forma de Bruce. Beleza, no fim do filme esse cara é infectado com raios gama, e viraria aparentemente um vilão, que nunca foi usado já que Hulk era feito pela Universal Studios na época, e não pela Fox, Sony, Marvel ou Disney. Daí simplesmente descartaram ele.

Seu ator era Tim Blake Nelson, e o nome do personagem é Samuel Sterns, e claro que qualquer um que esteja na onda dessa confusa nova fase do UCM, vai se lembrar desses detalhes facilmente, já que trouxeram o mesmo ator pra reprisar seu papel, agora como o tal vilão.

vilao capitao america 4 cerebro

E bota vilão nele, que é simplesmente um cara tão inteligente, mas tão inteligente, que foi capaz de replicar o Super Soro, foi capaz de aplicar a transformação Hulk a um terceiro, e ainda por cima sabe como controlar a mente dos outros usando hipnose, entre outras coisas.

Seu cérebro ficou tão avançado que ele agora pode calcular probabilidades da realidade e prever tudo, montar planos infalíveis, e claro que ele falha.

vilao de capitao america 4

Mas sabe o cúmulo de tudo isso? Trouxeram a ex esposa do Bruce Banner, que geral incluindo ele mesmo esqueceu que existe, pra reprisar sua relação com seu papai, que também mudou inclusive, pois botaram o Harrison Ford no papel do Ross Presidente.

ross e sua filha capitao america 4

Daí aparece a Liv Tyler mais uma vez como Betty, só pra dar um salve pro pai nos 2 minutos finais de filme... como se o pessoal no cinema fosse tão fanático por Hulk 2008, que lembraria quem ela foi. 

hulks rostos diferentes

Essa troca de ator aqui e ali, rosto sumindo e reaparecendo, no UCM foi respondido como uma consequência do Multiverso, com variáveis que as vezes trocam mesmo, as vezes não. Só que caramba, se vão tirar personagens da geladeira depois de 20 anos, que pelo menos se esforcem pra trazer atores parecidos né?! Meter o Han Solo Idoso pra fazer a cara do Hulk Vermelho é ridículo, sendo que ele era um tiozinho de cara redonda e bigodão mano, tem nada a ver!

mudança ator ross capitao america 4

Aliás to explicando isso tudo mas o filme nem tenta dar uma única explicação digna pra qualquer coisa que ele mostre.


O Hulk Vermelho no Final

hulk vermelho no capitao america

Se tu viu o trailer, já sabe que o Hulk vermelho é o vilão do filme e é tipo a coisa que mais fizeram promoção a respeito. Aí quando chegamos no filme, ele aparece apenas nos 10 minutos finais, sendo que ao longo de toda a história é só suspense sobre o Harrison Ford sendo um presidente gente boa, que quer o bem, que sente vergonha do passado, que ama a filha, que tem seu saco puxado e lambido pelos roteiristas pra fazerem parecer um personagem legal, só pra então falar que ele foi infectado com Raios Gama e virou o Hulk Vermelho como parte de um plano do vilão verdadeiro que ninguém se importa, num plano inclusive que nem faz sentido!

hulk vermelho no capitao america

É que, Ross Thunderbolt era inimigo do Hulk por considera-lo uma ameaça, o que ele realmente era, e suas ações acabaram mal vistas pela população pois sem querer ele acabou criando um caos chatinho. Mas o tempo passou, ele foi eleito como Presidente, e tá diferente poxa.

harrison ford ross

Até que nos é revelado que ele só conseguiu contornar a situação pois descobriu o "Cabeça de Cérebro" na época que criou a confusão, e ele o ajudou como seu ministro secreto das relações públicas, também dando um remédio que ele descobriu para curar sua falha cardíaca, já que Ross era tão velhinho que estava morrendo de insuficiência cardíaca.

virando hulk vermelho

Remédio este que era na verdade um composto criado para enfiar raios gama lentamente em sua corrente sanguínea, e transforma-lo em Hulk Vermelho, decisão esta que não faz o menor sentido.

Sabe por que? Tipo, o cara de cérebro só decide se vingar do presidente pois o presidente não honra sua palavra, de solta-lo depois que ele o curasse, e permaneceu mantendo ele preso numa instalação secreta pra suas pesquisas individuais.


Ou seja, o vilão que não é vilão, é vítima, fez de tudo pra se vingar de um cara que ele nem sabia se ia ou não traí-lo. Lógica? Não há! Mas o filme adora tanto essa premissa que gira em torno disso o tempo todo.

Aliás, tem também um outro inimigo meia boca que aparece, atira, parece um baita terrorista mas termina o filme conversando de igual pra igual com o Falcão, deixando tudo muito confuso sobre ele. Simplesmente não souberam o que fazer com o personagem, mas no trailer ele tem muito destaque.



O Capitão da Série do Falcão e Soldado Invernal

quem é isaiah capitao america

Outra coisa que caso você não tenha assistido vai ficar a deriva no oceano de fanservice e referências pra fãs seletos, é o tal Isaiah. É o tiozinho fortão que tomou o Soro do Super soldado depois do Steve Rogers e virou um Capitão América Negro, na ausência dele, e acabou preso pelo próprio governo dos EUA por não aprovarem seus métodos (na verdade foi só por racismo mesmo).

Se é isso eu nem lembro ao certo, pois assisti a série e mesmo assim nem liguei muito pra ela. Aqui, ele ressurge como um dos grandes aliados do Falcão, que por sua vez não herdou o Escudo do Capitão, mas ainda mantém contato.

quem é isaiah capitao america

Enquanto na série havia um destaque pra cor da pele do Sam Wilson, e o fato dele ter de lutar contra o racismo pra ser aceito como substituto do Capitão, aqui isso foi totalmente ignorado e posto de lado, e o antigo Capitão América Negro vira um recurso narrativo pra inventar alguma utilidade pra ele.

Afinal, o cara tá sobrando na história mesmo tendo o Super Soro, mesmo sendo um ex militar importante, e mesmo sendo um treinador e inspiração pro novo capitão, ele acaba reduzido a prisioneiro de guerra por uma manobra política feita as coxas pelo presidente.

Ele é controlado mentalmente pelo vilão do cérebro, tenta matar o presidente, e leva a culpa de tudo que o próprio Presidente causou, e no fim é solto e nada acontece.

segredo capitao america 4

O chato disso é que realmente dão muito tempo de tela pro personagem, que simplesmente NUNCA apareceu em qualquer obra do Capitão América do UCM. Ele só apareceu na série do Falcão e Soldado Invernal, e só em 2 episódios se não me engano, pra uma discussão racial.

Eu sei que é um personagem inspirado nos quadrinhos, e tem uma baita relevância no Capitão América e toda sua história e simbolismo, mas convenhamos que isso nunca foi transmitido pros filmes, e pra consumidores dessa mídia, é só mais um personagem qualquer chamando atenção e não sendo nem explicado.

Um Filme do Falcão e não do Capitão

escudo do capitao america 4

Baita mentira dar o título de "Capitão América" pra esse filme, pois em momento algum eu vi o Capitão. 

Sam Wilson veste sua armadura de Falcão, com umas cores trocadas, e leva o Escudo pra onde vai, porém seus ataques são todos baseados nas Asas do Falcão, já que este é seu manto de herói.

capitao america 4

Só passar a se chamar de Capitão América não faz dele o Capitão América. Ele é outro herói, o Falcão e isso fica muito explícito, inclusive com divergências graves entre seus "poderes".

O Falcão não tem Super Soro de Soldado, mas compensa isso com a capacidade de voar usando asas mecânicas, um controle absurdo por essas asas em combate, e ainda por cima um upgrade no qual ele recebeu Vibranium em todo seu equipamento.

filme do falcao

Ele é um Pantera Negra voador! Afinal todo dano que ele recebe, é absorvido e repelido ao seu comando, exatamente como o Pantera.

As asas ainda por cima são tão fortes uma vez feitas de Vibranium, que podem cortar qualquer coisa, e até DEFENDER qualquer coisa. Aí que entra a inutilidade do Escudo.

Pra que usar um escudo se o cara tem asas mecânicas móveis que defendem até melhor que ele? Pra que aliás usar ele como arma de arremesso, se outro upgrade do Falcão são DRONES QUE ATIRAM LASER E RESPONDEM À DISTÂNCIA VIA CONTROLE REMOTO?!?!?!?!?!

falcao de ferro marvel

Sim, ele também tem robozinhos miniatura que atiram e fazem muita coisa sem ele nem precisar coordenar, bastando só dar o comando. Ou seja, tem um pouco do Homem de Ferro, tem um pouco do Pantera Negra, e absolutamente nada do cara que dá título pro filme.

Se tem cor de laranja, cheiro de laranja, gosto de laranja, textura de laranja, não vou chamar de banana só porque me venderam assim.

os dois falcão de ferro marvel

E se a questão não é o poder, mas o simbolismo do capitão, me poupe tá! O filme nunca apresenta 1 sinal de que ele é respeitado pela sociedade ou serve como um tipo de inspiração pelo título que carrega. Na verdade o único momento em que rola alguma referência do tipo, é pro Falcão LITERALMENTE! Onde o pupilo do Sam, que quer ser um Falcão igual a ele, diz exatamente isso: Quero ser o Falcão igual você.


A Ilha Celestial do Filme Eternos

celestial ilha

Tu viu Eternos? Se não, é mais uma referência importante que tu vai ficar boiando.

Um Celestial que quase surgiu no mar nascido de um confronto de um grupo de heróis espaciais/deuses que não eram os Nórdicos, mas sim os primeiros heróis da Terra. Virou uma ilha, que foi ignorada em TODOS OS FILMES, sendo lembrada apenas como easter egg em jornais e revistas nas séries, e olhe lá, acaba ganhando destaque repentino como uma importante fonte de recursos pros governos mundiais.

E, como se tudo já não tivesse estranho e confuso, metem logo Adamantium como o mineral a se extrair do titã colossal do oceano, e também como principal argumento pros países quererem guerrearem. Sim, Adamantium, aquele do Wolverine, aquele dos X-Men, aquele minério que foi trocado por Vibranium no UCM pois na época tinha frescurinha com direitos... agora ta liberado então meteram logo no Celestial.

Se pelo menos explicassem um pouquinho melhor isso, até dava pra comprar a ideia e curtir essa referência a Guerra Fria mas... nem pra isso servem.

ross falando do adamantium

O adamantium num é usado nem mostrado, vira só um tipo de bitcoin que ninguém vê, ninguém toca, mas geral quer comprar e revender, e a guerra em si nem faz sentido pois os cabeças dela são tudo amiguinhos comprometidos com seus planos governamentais. 

A manipulação sugerida é a do cara de cérebro que sai mandando fake news pra geral, mas convenhamos que tudo isso seria facilmente resolvido na diplomacia franca... os caras só não quiseram mesmo pensar num roteiro decente, e enfiaram qualquer motivação pra história andar.


A Viúva Negra Aposentada

viuva negra capitao america 4

Não consigo entender de onde tiraram que essa moça é uma Viúva Negra. 

Do nada, absolutamente do nada, aparece uma mulher agente secreta que responde diretamente ao Ross, e é dita como uma ex Viúva Negra, ou pelo menos que participou do programa que criava elas. Só que, ela é pequena, de aparência fraca, tem a metade da altura de todos no elenco, e simplesmente não tem razão pra estar na história.

viuva negra capitao america 4

Tudo que ela investiga, o Sam também investiga, inclusive ele tem um novo amigo que é mais inteligente que qualquer agente secreto, e é só um garoto. Daí ela parece que vai ser um tipo de antagonista, mas ela vira aliada e corre pra acompanhar os heróis, sem espaço pra lutar ou aparecer.

Pior é que num único momento em que ela luta, somos obrigados a aceitar que uma moça de aparência tão delicada, é capaz de derrubar brutamontes com duas vezes sua altura, usando os mesmos ataques que uma viúva negra usa, e sem armamentos.

viuva negra capitao america 4

A princípio até pensei que seria uma Super soldado, mas não, ela não tem soro algum, ela não tem músculos, não tem super poderes... ela é apenas uma personagem que o roteiro gostou e apoiou sendo que nem explicada foi.


Bucky, o Soldado Invernal

soldado invernal capitao america 4

E por fim, temos o Soldado Invernal aparecendo do nada pra dar um salve, e esculachar a memória do Steve Rogers.

Com frases absurdas como "Ele tinha o super soro e nunca conseguiu salvar ninguém que amava" ou então "Ele era o Capitão e mesmo assim falhou", a gente escuta o melhor amigo do Steve chutar seu cadáver no túmulo, humilhando sua memória e menospresando o fato dele ter se sacrificado pelo mundo inteiro, só pra eles continuarem vivos (a é, ele não morreu, mas tu entendeu a metáfora).

É esdrúxulo ouvir tanta besteira, ainda mais se considerarmos que tudo é dito pro Sam se motivar a ser o Capitão, depois dele próprio admitir que ele não se sente como o Capitão. 

capital falso

Gente, o escudo era um símbolo poderoso pois era uma arma rara, tinha Vibranium e ainda tinha um histórico de patriotismo, em cima de um herói secular. Apenas pegar ele e dizer que é o novo Capitão nunca fará do usuário um capitão. É preciso realmente vestir a camisa, tendo ou não poderes, e assumir o peso do patriotismo e da liderança, ser um símbolo político e social, e ser de fato um Capitão.

O Falcão não é um capitão, e seu filme nem mesmo é dele, já que toda a história é só uma resolução do Hulk.


Inclusive, se você reimaginar a história tirando o Sam e botando o Bruce Banner, meio que tudo fica muito mais interessante.

Se fosse um filme do Hulk contra o Hulk Vermelho, o negócio faria todo sentido. Principalmente no final, em que o Hulk Vermelho volta a forma de Ross, graças a um discurso meia boca do Sam sobre a filha dele.

final capitao america admiravel mundo novo explicado

Imagina se fosse o Bruce Banner, reassumindo a forma de Bruce depois de uma trocação franca de socos contra seu nêmeses, e daí, falando como Bruce na frente do enfurecido Vermelho, ele convencesse o cara que mais odeia ele, a voltar ao normal e se acalmar, só pela garota que ambos amam.

Num seria muito mais lógico do que o Gavião cortando o Hulk Vermelho com Penas de Vibranium e depois usando discursonojutso pra acalmá-lo?!

Isso fere a memória de tantos heróis, que simplesmente percebo o quanto é perda de tempo assistir filmes desse gênero.

O que você aprende em um filme, é ignorado no próximo, e assim sucessivamente enquanto os fãs admirarem representações mal feitas do que eles gostam nos quadrinhos.

Triste de mais isso.

E bem, é isso.

Valeu a leitura, desculpa qualquer coisa, foi só minha opinião, mas valeu mesmo por ler até aqui.

See yah... e é, eu não gostei mesmo desse filme.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Simplesmente a falência do UCM. Vai ter análise do arco de Dressrosa no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo, acabei de concluir o texto, falta apenas incluir as imagens. Pretendo publicar ele com imagens iniciais primeiro, e ir atualizando com o tempo mas, acredite... foi o maior artigo que fiz sobre One Piece até agora. Eu pirei muito nele.

      To torcendo muito pra que goste ser Webit, mas tenho minhas dúvidas se não fui longe de mais. Creio que publicarei ele amanhã.

      Excluir
    2. Só espero que não se assuste com o texto pois eu dei uma empolgadinha nele.

      Excluir

Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)