Primeira vez que vejo um anime onde mudam o protagonista na cara de pau, e ainda fingem que não percebemos. Logo de cara eles simplesmente substituíram o ator!
Solo Leveling é um anime de ação e aventura numa temática RPG, com umas pitadas isekais e convenhamos que nada disso faz a menor diferença. Ele tem porrada, tem morte, tem personagem mostrando que é o bonzão, não pega leve na sanguinolência e nem por isso vira terror. É na medida certa pra amantes de shounen e seinen, bem ali no meio termo. Nem jovem de mais, nem adulto de mais.
Apesar dos pesares é um anime que me deixou revoltado, principalmente pela substituição brusca de elenco que ele tem logo no segundo episódio. Mas, bora explicar tudo em partes.
Boa leitura.
O que é Solo Leveling?
Baseado num mangá coreano (manhwa), Solo Leveling é uma tremenda animação de 12 episódios (na primeira temporada) que conta a história de um jovem todo ferrado na vida, que não presta pra nada e é esnobado pela sociedade vigente, e do nada se torna bem sucedido e supera todas as expectativas, se tornando cada vez mais poderoso e invejado.
A moral dele é essa claro, mas o anime se passa numa sociedade própria que mistura o moderno, com a fantasia, tendo caçadores de monstros e portais para dungeons lado a lado com estradas asfaltadas e carros.
Neste mundo, algumas poucas pessoas podem despertar de um dia pro outro habilidades de Caçador, recebendo então a missão de entrar nesses portais e caçar monstros para adquirir itens raros pro governo, e todas essas pessoas são rankeadas assim que despertam, sem possibilidade de evoluírem ou mudarem de Rank depois, exceto se uma anomalia rara acontecer.
Então neste mundo onde há pouquíssimos Rank S, sendo eles estrelas da sociedade e poderosíssimos, há nosso protagonista Jin que é Rank E, e conhecido como o cara mais fracassado do mundo.
Ele é fraco, mal consegue sobreviver em caçadas, mas é tão humilde que as pessoas levam ele junto só por ele ser gente boa, isso até o poder crescer em sua cabeça.
Isso pois a reviravolta, e aqui vai um spoiler, é que ele morre e trocam o ator, pra um cara esnobe, egocêntrico, poderoso, musculoso, e que ainda por cima é o único (aparentemente) no mundo inteiro que tem a capacidade de EVOLUIR, passando de rank, nível, vendo o sistema do próprio mundo e ganhando suporte que ninguém mais tem.
Basicamente, o cara vira um protagonista de RPG Online, só que no dia a dia do mundo real, com direito a loja de itens individual, equipamentos que somente ele pode ter, armas que apenas ele consegue, inventário invisível que teletransporta o que ele quiser, e claro, missões diárias que concedem prêmios pra ele, além de muito mais.
Como se andasse com um Óculos de Realidade Aumentada, e tivesse vantagens acima de todos ao seu redor, incluindo poderes que brotam do nada. Com tanto poder, o personagem muda drasticamente, fica frio, bruto, e muito mesquinho.
A Troca de Atores
Parece piada eu sei, anime que troca ator, mas cara, é muito nítido isso! É tipo o caso do Yugi e Yami no Yu-Gi-Oh! Sabe quando ele se transforma e muda o ator pra um cara mais alto, o tal faraó, e ninguém parece perceber o absurdo? Então, é o que rola aqui, onde pegam um garoto pequeno, de cabelos longos, e evidentemente fraco, e botam um maromba de cabelo curto alto pra caramba, e ninguém, nem a própria irmã, nota que é outra pessoa.
Nem é troca de dubladores, pois nesse caso não se nota (apesar de que no áudio original o cara fica com mó vozerão grave), mas é aparência e personalidade que se alteram.
Desde o primeiro momento em que ele assume o papel de Jin, vira outro personagem. Ele liga mais pra combate e evolução, para de se importar com as pessoas e fica mais frio conforme se torna mais forte.
E eu sei, é uma das características de Solo Leveling, inclusive com direito a aparição de ambos na abertura lado a lado, escancarando a diferença dos personagens, mas no fim das contas isso me revoltou.
A História é sobre Amadurecimento
O caramba que é! Na verdade é sobre como dinheiro e sucesso é capaz de transformar as pessoas em egoístas sociopatas.
Basta ficar fortinho e maromba que o moleque se acha, esnoba enfermeiras que dão em cima, trata a própria namorada como lixo (ela nunca namorou ele, mas super shipei), e se acha tanto mas tanto, que enfrenta monstros nitidamente mais poderosos que ele na base da pura trapaça.
Afinal, pensa num personagem que trapaceia pra vencer. Ele usa falhas do sistema pra evoluir, na verdade a própria percepção da realidade que ele tem já é uma trapaça, e vendo o mundo como só um jogo, ele faz questão de usar e abusar de suas vantagens.
Ele chega ao cúmulo de derrotar tudo EXATAMENTE DA MESMA FORMA. O cara parece mirar na trapaça sempre, é faca no olho e benção, e no fim ele ainda consegue ficar ainda mais e mais forte.
É imoral gostar disso... e é daora.
Outros Protagonistas
A história é contada de um jeito fragmentado, acho até curioso pois é algo que percebi que rolou no novo arco de One Piece que to vendo (Dressrosa... nem é tão novo assim mas eu sou a personificação do atraso). Em todo caso, além da trama do nosso protagonista, que chamo de Jin pois eu não consigo decorar nomes coreanos, há também a história de uma tonelada de secundários importantinhos.
A maioria é gente Rank S que aparece aqui e ali, com planos individuais. Tipo o pessoal das guildas que querem monopolizar os Portais de Monstros e suas recompensas, ou os caçadores de elite S que querem vingança contra monstros que dominaram uma ilha no passado.
É que, quando portais de dungeons aparecem, há um tempo limite para derrotar o chefão dentro, ou então os portais rompem e todos os monstros escapam pro mundo real.
E a natureza dos caçadores é entrar, matar tudo lá, roubar cristais e equipamentos, e saírem. Mas teve um caso onde uma ilha inteira foi perdida e comprometida pois nem um grupo só de Rank S venceu.
Enfim, a gente assiste eles se preparando pra uma nova tentativa mas, nada é mostrado, e nossa atenção sempre se volta pro carinha Rank E que tá só crescendo e ficando monstrão, sem ninguém perceber.
Tem também a mãe dele, que está em coma por uma doença, e a irmã dele, que é só uma estudante chata, e são apontadas como motivações pra ele querer tanto ser ainda mais forte. A mãe pois ele descobre que pode obter a cura dela pelo sistema caso ganhe uma dungeon que apenas ele pode entrar, e a irmã pois ele precisa sustentar ela na ausência de pais.
Compensa Assistir?
O anime é bom, tem uma das piores aberturas que já vi na vida, cheia de spoiler do que a temporada é, e a trilha sonora é ruinzinha. Mas a animação é boa de mais, a forma como ela é contada é interessante, e o tempo passa como manteiga em torrada pré-aquecida... fiquei com fome.
Eu fiquei esquivando de Solo Leveling por todo esse tempo e acabei escorregando, assisti, viciei, e to aqui vendo a segunda temporada e pagando pau.
E tem nada de mais não pô! É um cara metendo louco com poderes absolutos num mundo onde todo mundo se acha melhor que ele, mas ele é melhor que todo mundo.
O chato é só terem mudado o ator mesmo. Eu preferia o garoto ingênuo e inocente, humilde que todo mundo amava. Mas é aquilo lá né: Bonzinho só se ferra.
É isso.
See yah!
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji