Caverna do Dragão
e os Finais Alternativos
Numa parceria do Jovem Nerd com a Hasbro, foi criado mais um episódio final para a famosa série animada "Caverna do Dragão", que sinceramente, ficou esquisito.
O episódio não apenas erra no tipo de animação escolhida, se distanciando muito do original e se aproximando mais de uma paródia esquisita do Frango Robô, como também falha como encerramento pra série, já que ele nem mesmo segue o roteiro original, e tenta "inovar" de forma bastante promocional.
O que poderia ser o único acerto talvez seria a escolha de dubladores, afinal o projeto é de desenvolvimento puramente nacional, e contou com o retorno das vozes originais da antiga dublagem, por mais que algumas estivessem mais envelhecidas, sendo este o maior problema de tal decisão.
Em todo caso, acredito que valha a pena falar um pouco a respeito, e inclusive mencionar os outros finais que a série teve, mas não teve, pois na verdade nunca houve um fim definitivo...
O Final que Nunca Existiu
Pra contextualizar, o desenho animado de Caverna do dragão foi um baita sucesso aqui no Brasil, tendo agradado quem conhecia e quem nem fazia ideia do que era o tema (o jogo de RPG de Mesa). Foi um desenho de 1983 que recebeu muitas reprises por aqui na Globo, até que mataram a TV Globinho, mas sempre foi polêmico por vários aspectos.
Era mais violento, apesar de fantástico, e tinha temas mais sérios apesar de mascará-los com uma animação bonitinha. Chegou a durar 3 temporadas, com apenas 27 episódios no total, e pra variar jamais teve um final animado.
O vigésimo oitavo episódio seria o definitivo, trazendo um desfecho ambíguo e aberto para dar uma oportunidade a continuação, porém ele não chegou a ser produzido e o desenho foi simplesmente cancelado. O motivo? Violência excessiva e falta de audiência.
O desenho tinha muitas analogias que eram mal interpretadas, e lidava diretamente com "conceitos diabólicos", e isso causou problemas frente aos pais na época.
A História da Série
Caverna do Dragão foi criada por Gary Gygax, também criador do próprio jogo "Dungeons and Dragons" ao lado de Dave Arneson, e ele concebeu a animação juntamente da Marvel, que precisou passar por algumas reformulações até ser aprovada.
Conta a história de seis jovens que após entrarem em uma montanha russa duvidosa, saem direto num mundo fantasioso e precisam descobrir como voltar pra casa, seguindo uma série de missões dadas por um misterioso mago anão, chamado "Mestre dos Magos".
Cada jovem ganha uma arma especial, assim como vestes adequadas pra sua classe, e eles vão evoluindo, aprendendo a controlar seus poderes, enquanto são desafiados por monstros, dragões e demônios de todos os tipos, e precisam ajudar pessoas no mundo em que estão, sempre na busca pela saída, mas nunca conseguindo.
Os personagens são:
Hank
Líder do grupo, ele é um jovem de 15 anos que empunha o Arco do Poder, e pode disparar flechas infinitas criadas de pura energia.
Ele assume a função de "Arqueiro/Guarda" (Originalmente Ranger), sendo o líder mas tendo de manter distância nas missões para ser mais adaptativo.
Eric
Tecnicamente segundo no comando, ele é um carinha de 15 anos esnobe e mimado que tem o Escudo do Poder, conseguindo defender qualquer coisa. Porém, ele constantemente pisa na bola com o grupo.
É o "Cavaleiro" do grupo, mas seu temperamento muitas vezes o faz parecer egoísta e faz com que proteja mais a si mesmo.
Diana
Uma garota de 14 anos extremamente flexível e habilidosa, que já praticava acrobacias no mundo real. Ela ganha um Bastão do Poder, que pode se esticar com luz e até se regenerar.
Ela assume a posição de "Acrobata" e é uma verdadeira guerreira, sendo a mais forte do grupo em combates físicos.
Sheila
Uma jovem de 13 anos, ela é a mais delicada e gentil do grupo, falando sempre com serenidade, e carregando o Capuz do Poder, que confere a habilidade de invisibilidade pra ela.
Sua função é de "Ladina", pra tentar ser furtiva em meio aos combates e missões, e é a única do grupo que tem uma relação familiar com outro membro, com quem sempre fica preocupada e preza pela segurança.
Bobby
O mais jovem de todos, ele tem 8 anos e ganhou a Clava do Poder, um pedaço de pau tão poderoso que pode destruir qualquer coisa em uma única batida. É o irmão de Sheila, quem ela tanto tenta proteger.
Ele é o mais infantil, por isso todos sempre tentam protegê-lo apesar de na prática ele ser o mais poderoso, como "Bárbaro". Ele acaba conhecendo um animal ao qual se apega muito, e ambos viram parceiros na história até o fim.
Uni
Uma unicórnio do mundo no qual os jovens vão parar, que não fala, mas mostra grande afeto ao Bobby, e ambos viram amigos. Ela pode teletransportar graças ao seu chifre mágico, mas apenas uma vez por dia.
Esse unicórnio participa de todos os episódios e sempre está com Bobby, sendo um dos grandes dilemas do garoto com relação a partir ou não do mundo dos dragões.
Observação: No episódio 4, Uni é o centro da história e termina retornando ao seu velho lar, mas ela abre mão disso para viver ao lado de Bobby. Nesse episódio fica claro que separa-los seria bem complicado, e que da mesma forma que ela abriu mão da casa pra viver com ele, ele talvez faria o mesmo.
Presto
Por fim, tem o jovem tímido de 14 anos, que ganha o Gorro do Poder, um chapéu mágico do qual ele pode tirar qualquer coisa, desde que faça o encantamento correto.
Como "Feiticeiro/Mago", ele é tecnicamente o mais poderoso, mas ele nunca acerta seus feitiços e raramente tira algo efetivo do chapéu.
Observação: Merlin é um mago com quem Presto estuda no primeiro episódio do show, porém no final ele revela ser o Vingador, que eles ainda não tinham conhecido, e seu disfarce era uma armadilha pra obter os poderes de Presto e usa-los para tentar atingir seu objetivo. Mas ele é derrotado... esse período de estudo é mencionado nos finais alternativos.
Mestre dos Magos
O enigmático mago que toda hora aparece prometendo uma saída, mas sempre são missões para os jovens evoluírem mais, e aprenderem alguma lição de moral.
Ele é o equivalente a "Mestre do Jogo", distante do grupo mas ditando o rumo da jornada, algo essencial nos RPG de Mesa.
Vingador
O vilão principal, é um cavaleiro mago, que voa graças a sua montaria, e é tremendamente cruel, sendo responsável pela maioria dos problemas no mundo.
Só que, ele é misterioso, e tem como objetivo tomar as Armas do Poder dos jovens seguidores do Mestre dos Magos, sempre estando à espreita deles.
Tiamat
É um poderoso dragão de 5 cabeças, que consegue ser mais poderoso que o Vingador, mas não aparece tanto, sendo um antagonista raro (tá no primeiro episódio e depois só na metade da série).
Caverna do Dragão: O Episódio Perdido
No episódio escrito por Fábio Yabu e Deive Pazos, é dado um baita protagonismo pra Sheila, que com seu poder de Ladina simplesmente rompe a lógica da série, e consegue até mesmo enganar o Mestre dos Magos. Tudo gira em torno dela e sua descoberta, e nada é muito aprofundado.
Além disso, usam Stop Motion como arte, o que pra mim foi terrível de assistir (trauma com o estilo), mas junto com a comédia empregada, fiquei me sentindo assistindo um episódio de Frango Robô, inclusive já vi um bem melhor animado por eles.
A proposta do episódio é juntar um monte de teorias de fãs que já foram descartadas a muito tempo, como a de todos estarem mortos num limbo, ou do Vingador ser aliado do Mestre dos Magos, coisas que antes de "Requiem" sair eram bastante difundidas na comunidade. Tudo isso só é referenciado como piadas soltas, tipo o Eric deduzindo que todos estão mortos mas, nada disso é real.
Com 14 minutos de duração, o intitulado "Episódio Perdido" vai longe do que seria um desfecho adequado pra série, descartando vários dos principais dilemas, como o caso da Uni por exemplo, e brinca com a audiência fazendo referências ao YouTube. Você pode conferir o episódio no vídeo abaixo se quiser:
Mas, também vou fazer um resumo...
Resumo do Episódio Perdido
Vemos os 6 jovens e Uni em um dia comum, numa missão normal contra um monstro qualquer, pra mais uma vez pegar algo que os levaria pra casa. Depois de um eficaz trabalho em equipe, todos são frustrados com o Mestre dos Magos, que outra vez adia a saída, alegando que ainda precisam completar mais objetivos.
Nesse meio tempo, Sheila fica invisível e escuta o Mestre dos Magos conversando com o monstro que enfrentaram, e descobrindo que tudo não passava de um grande complô. O Monstro também queria ir pra casa, e o Mestre dos Magos o manipulava, assim como a todos os outros no mundo, mentindo e guiando em falsas aventuras.
Ela conta tudo pro grupo, e o Vingador do nada aparece, corroborando a suspeita deles e confirmando que o Mestre dos Magos era o real vilão.
Então juntos, eles arquitetam um plano pra render o Mestre dos Magos, tirando todas as árvores e pedras do local, já que aparentemente o Mestre dos Magos só podia ir embora na surdina se escondendo.
É uma solução ridícula que funciona, e depois de conseguir render ele, vencendo numa batalha inclusive, é revelado que o Vingador é filho dele e se chama Leroy... só como uma piada gratuita.
Em seguida eles convencem o Mestre dos Magos na ameaça, e forçam ele a abrir o portal pra irem embora sem nem discutirem. Sheila é bem arrogante com seu irmão e ignora Uni (deixando pro Vingador cuidar), e todos voltam pra casa.
Mas o mundo está no ano de 2897, com robôs mexendo em celulares em uma grande utopia das máquinas, e o parque de diversões existe em mera ruína. Daí os jovens notam que não da pra viver ali, e decidem voltar pra casa, usando o artefato que obtiveram na missão, quase como se tudo tivesse sido previsto pelo Mestre dos Magos.
Então eles acionam a Montanha Russa, e voltam pro mundo mágico, pra viverem eternas aventuras já que seus familiares morreram de velhice.
E no fim, o Mestre dos Magos aparece no futuro por um portal, diz que os robôs fizeram bem seu trabalho, mas também os engana (havia prometido um coração pra eles, em alusão a Mágico de Oz) e pede um celular pra poder acessar as redes sociais, o YouTube, e se inscrever no canal!
Este é o final do Jovem Nerd, misturando de tudo um pouco.
Caverna do Dragão: Requiem
Um final oficial chegou a ser escrito por um dos roteiristas da série, Michael Reaves, e foi vazado na internet, trazendo ao menos a revelação do que haviam planejado. Ele antecederia uma nova série, que acabou cancelada.
Nele, tudo é levado um pouco mais a sério, com uma última lição de moral e uma grande decisão sendo imposta aos personagens. Eles se separam, perdem a esperança no Mestre dos Magos, são obrigados a trabalharem em dois grupos, e passam por vários apuros até finalmente descobrirem toda a verdade.
O episódio apesar de nunca ter sido lançado oficialmente, chegou a ser animado no YouTube pelo canal "Zetavio Deloryan", primeiro apenas na versão americana, e depois com dublagem brasileira (bem amadora mas, é o que tem).
Inclusive, eu me recordo de ter lido Requiem em HQ quando desenharam o roteiro, e na época não havia curtido muito o final, mas ainda assim entendi a premissa. Com o tempo fui percebendo que ele era o mais adequado, e que cobria todas as brechas.
A animação segue a risca o roteiro, e apesar de ser bem feita não é das melhores. Leva 30 minutos, mas conta a mesma história. Caso queira assistir, segue a versão dublada:
O legal é que o criador deixou até uma versão sem falas para que outras pessoas pudessem dublar pelo mundo, com direitos de reprodução liberados. Enfim, bora resumir...
Resumo de Requiem
Tudo começa com o Mestre dos Magos e o Vingador tendo uma reunião incomum. O Vingador desafia, dizendo que os jovens protegidos do Mestre dos Magos só vencem as lutas pois ele os ajuda, então ele sugere que ele os deixe sozinhos, para provarem seu valor.
O Mestre dos Magos aceita o desafio, e permite que o Vingador dite a próxima aventura, sem que ele interfira.
Enquanto isso, os 6 jovens estão em batalha contra um dragão de três cabeças, e perdendo feio, até que o Mestre dos Magos aparece, e rejeita ajuda-los. Isso abala a todos, que apesar de darem um jeito de vencer, ficam revoltados pela recusa do antigo guia deles.
Por conta disso, o grupo começa a brigar, com Hank e Eric tomando lados diferentes na liderança, até que o Vingador surge.
Ele oferece uma trégua, dizendo que o Mestre dos Magos é o verdadeiro inimigo, e dando a oportunidade para que eles fossem embora do Reino. Pra isso, eles só precisariam ir até os limites do Reino e pegar uma chave, jogando ela depois em um abismo.
O grupo se divide por causa disso, com Eric topando seguir a ordem do Vingador, e Hank se recusando. Então eles se separam e seguem cada um com seus recursos.
Eric, Presto e Sheila pegam um barco, que começa a voar graças a magia de Presto, que aliás passa a acertar todas suas magias.
Enquanto Hank, Bobby, Uni e Diana seguem montados em um dragão que Diana consegue domar.
Todos voam para o mesmo lugar, e lá acabam se enfrentando, com Eric e Hank partindo até pra ignorância, mas no fim, todos conseguem chegar no objetivo, e os grupos se reúnem, porém ainda se contrariando e lutando uns contra os outros.
Mas, quando chegam até a sala onde estava a chave, encontram também uma porta, e um túmulo com a imagem do Vingador. O próprio também aparece pra garantir que Eric jogue a chave no abismo, mas depois dele enfrentar Hank, e ele cair no abismo, Eric decide seguir os antigos ensinamentos do Mestre dos Magos, e confiar em seu amigo.
Hank havia dito que a chave para todos se libertarem da prisão era provavelmente a que o Vingador queria se livrar, e ele sugere que eles a utilizem na porta. Eric então se lembra disso, pega a chave, e abre a porta, libertando todos no Reino.
Uma luz cria portais para várias pessoas por todo o reino, de volta pra seus respectivos mundos, e com isso praticamente tudo é resolvido.
Ainda por cima, o Vingador é tomado pela luz e se regenera em um humano, revelando que na verdade ele era filho do Mestre dos Magos, que foi corrompido pela magia a muito tempo ao seguir um falso mestre.
Com isso o Mestre dos Magos agradece, dizendo que os jovens fizeram a única coisa que ele não poderia fazer naquele mundo, e trouxeram seu filho de volta, recompensando eles com um portal pra casa.
Nesse ponto, quase todos concordam em voltar pra casa, mas Bobby se preocupa com Uni, e Presto o conforta dizendo que ele a protegerá.
O único que decide permanecer é Presto, que fica muito empolgado por suas magias estarem dando certo, e prefere continuar lá pra estudar. Em episódios anteriores ele inclusive estudou com Merlin (o Vingador disfarçado) e teria uma chance de aprimorar suas habilidades agora com ele de volta a sua forma humana.
Assim, ele vai se encontrar com sua prometida (também outro motivo pra ele ficar), e segue sua vida naquele mundo, enquanto os demais voltam pro parque de diversões, nos tempo correto deles.
Esse é o final original, porém, eu me lembro de um final um pouco diferente, onde eles ficavam diante do portal e não escolhiam se iriam embora ou permaneceriam.
Na verdade, há muitos outros finais pensados pra série, e eles se misturam na minha memória. E este, em particular, se sai como o melhor na minha opinião, tanto pelo episódio em si quanto pelo desfecho. Acho curioso como ele tem a mesma essência da série animada... e toda a rivalidade do grupo funciona bem pra prender a atenção.
Caverna do Dragão: O Final do Mistério
Cara, a um tempo atrás surgiu um trailer de um Live Action de Caverna do Dragão, que contaria o final verdadeiro da série, mas com pessoas reais. O negócio foi uma promoção de CARRO da Renault, mas com uma qualidade tão boa, que até hoje esperam por um filme assim.
O pior é que o comercial em si é excelente, e mesmo dando uma solução meio estranha pro desfecho, ele tem um design tão fiel a animação, e é tão bem construído e editado, que engana facilmente. Mesmo com um Outsider aparecendo em tela, daria pra considerar ele como final definitivo, só pela qualidade mesmo.
Caso queira assistir, é bem breve, tem só 2 minutos, e o vídeo que achei inclui tanto o trailer, quanto o episódio final filmado e intitulado "Final do Mistério" em alusão justamente a publicidade misteriosa feita em cima desse possível live action (mas é só um comercial mesmo). Até hoje, é a melhor coisa feita inspirada em Caverna do Dragão.
Também vou resumir a obra:
Resumindo o Final do Mistério
Os 6 jovens estão em luta contra Tiamat, numa caverna, e vencem a muito custo. Todos usam suas habilidades em conjunto.
Ao saírem da caverna (Caverna do Dragão, já matou o tema ai), eles chegam num vasto deserto e o Vingador aparece, perseguindo e atacando.
Enquanto fogem dos tiros de raios dele, suplicam pela ajuda do Mestre dos Magos, que aparece motorizado numa SUV Renault Kwid Outsider Branca zero quilômetros, dando drift na pista.
Ele diz então que eles poderão ir pra casa, faz todos embarcarem, e desaparece da sua forma mística atrás do carro.
Diana pilota a máquina, e eles voam direto pro portal que o Mestre dos Magos abre, deixando o Vingador comendo poeira.
Os garotos aparecem então no parquinho, dirigindo um carrão, e felizes por retornarem, até que Bobby pergunta sobre Uni e tá ela lá, o unicórnio foi junto.
Pra finalizar tudo, ainda tem cena pós crédito com o Vingador aparecendo montado num cavalo, mas disfarçado como guarda, afinal, crianças não tem habilitação pra dirigir!
Mano, simplesmente espetacular, o negócio não deixa pontas soltas, honra a série, e dá um final perfeito, sem contar que é muito bem feito.
O problema, é que é só um comercial, mas repito que até hoje esperamos algo nesse mesmo nível, só que feito com o propósito de concluir a série animada, que não entendo por que ainda não voltou de vez.
Demais Referências
Pretendo atualizar este artigo futuramente com uma informação sobre a participação especial dos personagens da animação, no filme "Caverna do Dragão". De fato teve um live action, mas ele não é sobre os mesmos jovens da animação, apesar deles aparecerem numa participação especial ao fundo algumas pouquíssimas vezes... só que eu ainda não vi o filme. Quando ver, falarei a respeito.
Também há um episódio em Frango Robô que mostra o Vingador procurando seu chifre, enquanto enfrenta Diana, Hank e Eric. É só mais um curta dentre muitos (está no episódio 10, na 5° temporada, chamado "Catch Me If You Kangaroo Jack"), mas fica muito nítido o quanto se parece com essa ideia do Jovem Nerd.
Se não me engano, há outros episódios que também satirizam Caverna do Dragão, mas terei que maratonar Frango Robô pra encontrar todos... quando o fizer atualizo aqui. Em todo caso, Frango Robô é uma série de esquetes animadas em stop motion, que parodiam várias obras da cultura pop e nerd, com curtas engraçadas de humor duvidoso, brevemente mostradas por episódios, como se alguém tivesse trocando de canal o tempo todo.
Faz referência a um antigo hábito de zapear entre emissoras a procura de algo interessante pra assistir, o que hoje com streamings já nem faz sentido. A série é do Adult Swim, e está disponível (por enquanto) no Max e no Prime.
Encerramento
Sobre o episódio feito do Jovem Nerd, não entendo pra que colocaram tudo no efeito Stop Motion, e também por que não seguiram o roteiro oficial. Sei que não seria de todo novidade, e tropeçaria na animação já existente no YouTube, mas convenhamos, com todo o empenho técnico que tiveram nesse projeto, conseguiriam facilmente simular a arte da época, e ainda enriqueceriam isso com as vozes originais.
Poderiam também ter feito um acordo com o canal do "Zetavio Deloryan", e trabalhado com ele pra melhorar o projeto dele (poxa, ele deixou aberto pra usarem caramba), ou poderiam muito bem fazer esse roteiro bizarro deles, mas que pelo menos fosse na arte original.
Fica chato ver algo feito num modelo que nem parece respeitar o original, e parece só uma cutucada em ferida cicatrizada. Já basta a série ridícula da Amazon, Secret Level, fazendo péssimas adaptações de jogos, incluindo Caverna do Dragão, e agora vem essa parceria tosca que não parece ter um pingo de respeito pelo projeto original.
Se pelo menos tivesse ficado divertido, legal... mas nem isso.
Aliás, caso queira assistir todos os 27 episódios dublados da série original, tem no YouTube (não sei até quando):
Enfim, só quis falar um pouco, e acho que me estendi.
Valeu pela leitura, desculpa pela opinião, é o que penso, só isso.
Falou ai, valeu e até.
Té mais.
6 Comentários
Essa animação do jovem nerd realmente não fez muito jus, mas meio que recebi como uma brincadeira e não levei tão a sério, afinal, não dá pra dizer que é canônico. Também nunca gostei muito de stop Motion (exceto Coraline), mas imagino que dê um trabalho absurdo, então compreendo, pra terem feito assim deve ter alguma paixão pelo estilo envolvida. Quanto ao comercial da Renault, essa foi a primeira vez que assisti, tinha visto uns pôsteres e achei que era só aquilo kkkk cara, ficou bom demais isso. Ainda não assisti esse requiém, depois vou parar pra ver.
ResponderExcluirconcordo contigo, se for levar só pela zoeira até que n ficou ruim... apesar de que as piadas não foram nada boas, mas o trabalho em si, ainda mais considerando o quanto é tenso mexer em stopmotion, mostra um enorme esforço mesmo. As vezes levo as coisas a sério de mais rs.
ExcluirPior que eu só lembrava de pedaços do comercial, nunca havia parado pra assistir ele e fiquei realmente admirado.
Quando ver Requiem vai notar que tem uma qualidade bem superior em termos de roteiro. O negócio tem toda a estrutura de um episódio bem pensado, inclusive mesmo sabendo o final, eu fiquei meio perplexo vendo a reviravolta da briga do grupo... eu não lembrava disso.
Aliás, obrigado por comentar sr Ed.
o bobby de dungeons e dragons e o wolverine anao de deadpol....pelo menos o corpo....
ResponderExcluirDeram uma tunada nele né kkkkk No live action do filme, os caras fizeram ele um anão bombadão rs.
Excluirsou eu rodrigo....ué eu to logado e apareceu como anonimo kkk
ResponderExcluirE ai Ro! As vezes esse chat buga mesmo, foi mal xD
ExcluirObrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji