SérieMorte: Pesadelos e Devaneios - Uma ótima ideia, mal executada

Uma série antológica da Indonésia, repleta de potencial e com histórias interessantes, mas que falha em vários aspectos.


Bem triste perceber que as 7 horas dedicadas aos 7 episódios desse produto Netflix foram quase um total desperdício, mas, bora lá falar mais a respeito.

Boa leitura.


Difícil Gostar



Pra não dizer que a série é um total desperdício, tiveram 2 episódios dela que me agradaram (3 e 5), mas mesmo com eles no catálogo, o resultado final é tão ridículo e medíocre que joga tudo na sarjeta.

"Pesadelos e Devaneios" (Nightmare Daydreams) até consegue construir uma boa compilação antológica, com cada episódio falando de um evento sobrenatural, com pessoas diferentes, em épocas diferentes, sempre se passando em Jakarta, capital da Indonésia.


Além disso, há um esforço primoroso em abordar o tema "família", e cada história se enquadra em padrões familiares juntamente de características paranormais, com monstros ou eventos macabros, tudo para alimentar um tipo de terror junto com suspense.

O problema é que se perdem de mais no que querem contar, as vezes gastam tempo de mais em conversas baratas ou drama, e as vezes escancaram de mais o absurdo, tornando tudo muito bobo ao invés de medonho.


Ironicamente o trabalho artístico e empenho técnico é grande, e as atuações são boas, o que quase engana quanto ao conteúdo da direção, e é essa direção que transforma o que há de bom, em péssimo.

As histórias, vistas individualmente, são boas mas levam tempo de mais pra serem contadas, em prol de uma conexão final que acaba sendo o motivo do desastre. O final, é uma guinada brusca de terror para super-heróis que me fez chorar de raiva. Tem que ser muito idiota pra achar que isso seria um desfecho digno de uma franquia de TERROR.


Mas bora la, sem delongas, falar de cada episódio e aliás, eu vou ser extremamente breve pra passar logo a raiva. Aliá deixarei em destaque quais tiveram uma qualidade boa e quais não, na minha opinião.


Episódio 1 - Não Interne Seus Pais
Qualidade: RUIM



Esse episódio é sobre um pai de família que tem uma mãe idosa, a qual ta passando pelos problemas da velhice (Alzheimer e acidentes provocados por esquecimento), então ele, que é bem pobre mas pelo menos tem uma casa num cortiço, acaba achando um lugar para internar a mãe dele.


Ele trabalha de taxista que uma das moças que ele sempre faz viagens, para sempre em uma Casa de Repouso aparentemente gratuita.


Só que a série não sabe mostrar ou explicar isso, e enrola mais com bebês quase voando por vacilos de vovós esquecidas, e muito papo jogado fora, pra terminar com o cara internando a mãe, e no mesmo dia desistindo disso por culpa.


Mas ao ir resgata-la do estranho lugar, descobre que de noite um monte de pessoas jovens fazem a festa, e ao se infiltrar, descobre que não há velhinhos lá.


Pra piorar, ele convenientemente na mesma noite descobre que eles fazem um ritual com roupas cheias de Led vermelho, para transferir a juventude dos filhos daqueles que foram internados, através de monstros que ficam no subsolo.


E sim, é tudo jogado assim na lata, pra variar isso também vem com a grande estreia da mãe dele como nova inquilina, e ele agracia o evento com sua presença não planejada!


Ai botam monstros do exorcista pra dizer que tinha mais ameaças ali, enrolam com o cara indo e voltando pra lugar algum, e no fim, ele taca fogo no bicho monstruoso, e foge do local deixando todo mundo pra queimar, inclusive a mãe (que acaba morrendo mas pede pra ele cuidar do netinho dela).


Quando o fogo começa o cara já não encontra mais problemas pra escapar (as portas magicamente abrem todas!) e ai ele foge pra viver sua vida.


Contudo, uma mão com apenas 4 dedos brota das cinzas do local, e ai começa o segundo episódio.




Episódio 2: Não Mate Quem Você Adotar!
Qualidade: RUIM



Um cara descobre a história de um falecido que tinha adotado uma suposta "criança do demônio", e enriqueceu em menos de 7 dias. Porém, ele morreu misteriosamente esfaqueado. Assim, esse cara, pobre pra um caramba, decide adotar a tal criança, junto de sua esposa, pra enriquecer.


É essa pataquada que é a história, um casal que vive num lixão como catadores, adota facilmente uma criança com 8 dedos (4 em cada mão), que aparentemente é amaldiçoada.


Mas eles fazem isso com o intuito de matar o jovem antes do sétimo dia, e curtir o dinheiro que ele provavelmente traria. É tudo na suposição, e acaba que na sorte de fato a criança trazia riquezas.


Eram colares e joias aparecendo do nada, ou dinheiro mesmo, o casal ia pegando cada vez mais dinheiro, referente ao tanto de amor que demonstravam com o garoto.


A mãe, que já teve um filho falecido pra acidentes no lixão, acaba se apegando ao garoto, e isso irrita o marido dela, que queria mata-lo. Então depois de salva-lo de um acidente, eles magicamente vão parar numa mansão, em nome do marido!


E ai o marido surta, decide matar o garoto a qualquer custo, falha miseravelmente pois a esposa corre com a criança de uma mansão pro lixão em minutos, e pronto, a história acaba com a mulher esfaqueando o cara, e depois se matando na frente do garoto.


A razão? Sei lá, tinham que terminar de forma trágica. Mas o garoto diz que não vai deixar a mãe morrer e cura ela com uma luz, ou pelo menos é isso que parece pois o episódio acaba.




Episódio 3 - Cuidado Com o Que Escreve
Qualidade: BOM



Esse é um dos que me agradaram, não apenas pelo tema base ser "Livros e Autoria" mas, pelo formato bem feito da história.

Aqui, uma escritora de best sellers tenta vender um livro sem relação aos sucessos que ela já tem, e fracassa nas vendas, pois o público clama por mais daquilo que ela já escreve.


Mas, ela parece ter um tipo de trauma com sua escrita, negando sua antiga história que fala de abusos contra um mulher encarcerada pelo próprio marido. 

Ficamos na espera da revelação do que causa o trauma dela, até que a escritora decide fazer uma continuação pro tal livro de sucesso, passando pelo que a fez ter medo antes uma vez mais.


E o motivo disso, era que ela perdia a consciência quando começava a digitar, e quando acordava uma boa parte dos textos já estavam escritos, revelando as mais sádicas e cruéis passagens com sua amada personagem, mas pior ainda, deixando dores em seu corpo iguais a da personagem.


Dessa vez porém, tudo estava muito mais físico, com cicatrizes e marcas bem mais reais que a simples dor, além dela personificar a personagem na história em sua mente. A moça então se une ao seu amigo/produtor para tentar descobrir o que causava isso, e mais uma revelação surge: A mulher do livro existia, e agora tinha uma filha, ambas encarceradas num porão.


Mais que isso, a mulher estava passando pelos perrengues que ela transcrevia, e precisava de ajuda. Ao fazer de tudo para descobrir a aparência da mulher (pois sempre que ela a visualizava, ela entrava em seu corpo), ela descobre que a mulher do livro era igual a ela.


Posteriormente, ela ainda descobre que tem uma irmã gêmea perdida, e isso explicaria a conexão mediúnica que ela tinha coma tal mulher, sua irmã, encarcerada por um maluco.


Ela então investiga quem é o tal homem, descobre que é um cara poderoso do governo, e vai atrás dele.

Só que no processo, mais uma revelação: Ele não era humano!


O cara tinha olhos negros e poderes sobre-humanos, e ele mata a irmã dela. Contudo, ele permite que ela resgate a sobrinha, quando a escritora encontra sua casa e o confronta.


No fim, ela vai embora com a sobrinha, mas diz que não vai desistir até dar um fim nesse cara.




Episódio 4 - Uma Foto de um Anjo
Qualidade: RUIM


No passado distante, uma comunidade vivia nos arredores de Jakarta, lutando contra o governo pra manterem suas terras.

Como uma grande família comunitária, todos falam pelos cotovelos mas o protagonista é um cara que, só se ferra na vida.


Ele é casado, mas leva chifre, é pobre e não tem nem onde cair morto, e vive sonhando em encontrar a mãe dele na Arábia. A história é só sobre o quanto ele é ferrado.


Até que ele ganha uma Câmera Fotográfica da esposa (antes dela fugir com outro), e usa essa câmera pra fotografar um anjo que ele vê no mar, durante uma tempestade.


A foto nem é nítida, mas é o que fomenta a maior discussão do grupo, tornando esse cara um tipo de profeta, mesmo contra sua vontade.


Daí a história é sobre como o anjo o torna um profeta, e se a foto é real ou não, até que um monte de coisas acontecem pra desgraçar sua vida, e no fim, bem no meio de um tumulto do exército atacando as casas pra botar geral pra fora das terras, o cara simplesmente encontra com o anjo.


Ele teletransporta pro espaço, conversa com um anjo que toma a forma de sua mãe, e ai recebe todo o conhecimento do mundo.


Quando volta pra favela, ele sai voando e geral para de lutar, se ajoelha perante ele, e esquecem que ele existiu já que nunca mais falam disso.




Episódio 5 - Viagem no Tempo
Qualidade: BOM



Em tempos mais modernos, um pai de família vive no sufoco com sua esposa e filho pequeno, mas feliz pois tem o amor de ambos. Sempre sonhando acordado na nostalgia do passado, quando ele conheceu sua esposa, no auge do Cinema Clássico.

Um dia, ele vai comprar remédios pra esposa, e decide parar no antigo cinema em que trabalhava, já abandonado. Mas ao entrar pelos fundos, ele encontra o local cheio, lindo, repleto de vida e é recepcionado pelo seu antigo chefe, jovem.


Ele lhe oferece uma noite como nos velhos tempos, trabalhando como recepcionista (cara que pega os tickets), e fazendo a alegria do cara por algumas horas.


Ao terminar, ele vai embora e volta pra casa, descobrindo que se passaram 2 anos. 


Sua esposa o recebe perplexa, custa a acreditar em sua história, briga, mas no fim eles ficam bem pois o amor de ambos é enorme.


Aí eles vão jantar fora em comemoração ao retorno, mas o cara tem a brilhante ideia de SAIR PRA COMPRAR CIGARRO (eu ri muito nessa parte).


Ele acaba testemunhando um assassinato aleatório, foge da cena do crime, e vai coincidentemente pro prédio abandonado do cinema antigo, onde se esconde.


Novamente, o local está cheio, e ele fica por lá mas, prefere dormir até passar o perigo dos assassinos do lado de fora.


Até que ele se toca que o tempo ali é diferente, e sai pra ir ficar com a família, chegando 3 anos depois.


Eles já tinham superado, a esposa tava com outro, mas mesmo assim ela acaba sendo afetada pelo retorno do cara.


Até que ele decide ir embora pra não ser um problema mais, e volta pro cinema, vivendo o resto de sua vida lá.


Contudo, a história não acaba ai! A mulher vê ele na televisão, como um mendigo. 


É curioso que todas as cenas em que ele aparece, ele mantém sua forma normal, mas quando a câmera mudava pra perspectiva de outras pessoas, dava pra notar o cabelo dele maior sobre os ombros, e as roupas surradas pelo tempo.

Pois na verdade, a viagem ao passado era só na cabeça dele. Seu corpo permanecia no presente, sobrevivendo como um morador de rua.


A esposa então larga o marido atual pra procurar pelo ex, e depois de muito esforço, encontra ele junto de dezenas de pessoas, todas paradas feito loucas, frente a uma estranha entidade humanoide, que as hipnotiza.


Ela luta contra a entidade, fere ela mortalmente, e quase salva o marido... mas ele decide nunca mais sair do sonho para não dar trabalho pra ela e seu filho.




Episódio 6 - Hipnotismo Bagunçado
Qualidade: PÉSSIMO



Depois da brilhante história hipnótica anterior, os caras piraram e fizeram essa, onde um cara com daltonismo (elemento esse totalmente sem nexo com a história) vive com sua esposa e dois filhos na miséria, mas luta honestamente pelo pão de cada dia.


Até que, um amigo hipnotizado lhe oferece trabalho enganando pessoas pra roubar e ele recusa, pelo menos é isso que parece.


A história é perdida, tão bagunçada que te juro, eu mal consegui entender.


É que, a ideia é o cara cedendo pro hipnotismo pra conseguir surrupiar alguns trocados alheios, mas isso é muito mal explicado e mostrado.

A única vez que ele faz o tal hipnotismo, é com uma velhinha que é justamente a moça da história anterior, já idosa.


E isso faz ele cair em um hipnotismo onde passa por uma tortura psicológica com sua família agindo feito malucos, mas tudo só na cabeça dele.


O episódio inteiro é uma aberração cinematográfica, com uma das piores montagens que já vi na vida. A família age cada vez mais bizarramente, mas mesmo antes deles serem parte da hipnose, eles já eram bizarros (o garoto principalmente, teve um over acting surreal).


Então tudo termina com a mulher misteriosa recepcionando o hipnotizado no mundo real quando ele finalmente se livra do que ela fez como castigo, e diz: "Bem vindo à Iniciativa Vingadores da Indonésia".




Episódio 7 - O Final Terrível
Qualidade: PÉSSIMO


A história é de uma moça rica (finalmente alguém rico) que perdeu a irmã a 5 anos, e decidiu se casar com o namorado dela (talaricagem pura).


Uma mulher aparece e elogia os olhos dela, mas depois a mulher some e não tem importância real na história (até porque, ela poderia ter resolvido tudo ali no primeiro momento mas, por não ter importância, é ignorada pelo roteiro).


Mas ai ela descobre que talvez sua irmã esteja viva, e começa a investigar pra onde ela foi, indo atrás de uma entrevista misteriosa.


De tempos em tempos um jornal trazia um anúncio de entrevistas, com a promessa de emprego para pessoas com Qualidades Únicas. Não importava o que, se a pessoa tivesse alguma qualidade, eles ofereciam emprego (é bem mais bagunçado que isso mas bora resumir pra terminar logo).


A irmã dela tinha ido pra essa entrevista e sumiu, e agora era a vez dela e ela só vai, vai e some também sem o menor respaldo ou suporte externo. Inclusive ela ignora a ajuda de seu atual namorado!

Do nada enfiam a ideia de Caixa-Postal com número 888 mas, é algo completamente aleatório na trama e não combina com nada do que querem contar. Tanto que isso logo é descartado pra dar andamento de qualquer jeito.


Ai beleza, ela entra num elevador, com mais um monte de pessoas cheias de qualidades únicas em partes específicas de seus corpos (na verdade, ela entra em um carro escondida, mas isso é literalmente ignorado pelo enredo, e ela simplesmente é convidada para o exato local onde os caras desovam ela). A qualidade dela era os olhos, pois ela era avaliadora de diamantes, e enxergava muito melhor que todo mundo.


No fim, era tudo um grande banquete para pessoas do submundo, ricaços que comiam partes humanas excepcionais, e é uma sequência nojenta de gente sendo mutilada pra eles comerem.


Mas a protagonista é deixada por último, e bem na hora que vão comer os olhos dela, ela é hipnotizada por um deles, e encontra sua irmã, já falecida, que diz "Pode ficar com ele, eu deixo você namorar meu namorado, afinal to morta!"


Mas ai ela acorda, e os Vingadores da Indonésia aparecem!!! Formados pelos super-heróis/protagonistas das outras histórias, que aprenderam que tem poderes mágicos.


Armados até os dentes, eles atiram no pessoal rico de olhos negros, vai matando um a um, até começarem a usar seus poderes mágicos.


Os hipnotizadores sabem explodir cabeças, a mulher lá da irmã gêmea sabe controlar o corpo dos outros, e é, vira uma merd4.


No fim, os vingadores salvam a moça dos olhos bonitos, e recrutam ela pro time, dizendo que agora salvarão o mundo.


E ela fala um palavrão e pronto, fim de série.



Meu parecer final


Uma ótima ideia, mal executada.

Eu até curti o fato de cada história ter algum pequeno indício de que havia conexão com as outras. Eram detalhes pequenos, mas eram legais para teorizar.

Tudo se perde porém nesse final de heróis e superpoderes. 

É ridículo, transformando algo que tinha potencial pra ser terror, em um conto de Super-Heróis. Como amante do gênero "antológico", só tive decepção.

Pra mim, só os episódios 3 e 5 valem a pena, isoladamente. O resto é descartável.

É isso.

Só um pouco da minha experiência com a série, e foi mal!!!

Obrigado pela leitura e se quiser assistir, boa sorte.

See yah!

Postar um comentário

0 Comentários