Sendo sincero, esse filme além de velho, é ruim. Mas como fazia tempo que queria vê-lo, finalmente o fiz, pro meu arrependimento.
The Borderlands
Não há nada de mais no filme, ele é só bem tedioso e o pouco que acontece, nem de longe assusta. Os personagens não tem carisma, a história é fraca e nem há efeitos especiais legais, isso quando tem.
Ele vai na onda de Atividade Paranormal, que na época tinha essa característica destacada do baixo orçamento, poucas aparições e bastante suspense, mas não rende muita coisa.
Enfim, vou falar rapidinho dele só pra não esquecer que vi.
Boa leitura.
"The Borderlands" é um found footage britânico que fala de um trio formado por um especialista em tecnologias, e dois padres, que investigam casos sobrenaturais em nome da igreja, e possíveis milagres, ao redor do mundo. Mas nós só assistimos um pedacinho de um caso no Brasil (o final mesmo, que é no início do filme) e um outro caso numa região que eles esqueceram de citar.
A justificativa das câmeras, muitas delas, é só pelo cara da tecnologia ser um empregado da igreja que fornece monitoramento nas investigações, mas ao invés dele montar uma "base" pra vasculhar as filmagens, ele opta por fazer trabalho de campo, indo junto com os investigadores e fazendo deles suas câmeras.
Com GoPros e câmeras de segurança instaladas em toda parte, ele fica filmando isso ao acaso pois, do pouco que adquire, quase nada confere. As poucas vezes que ele verifica as imagens são só pra reforçar o que todos viram, sem nunca haver alguma reviravolta ou surpresa.
Os padres então são bem clichê de "O Exorcista", um renegado bêbado que apesar de muito fiel a religião, é desobediente e não lida bem com hierarquia, e o outro está num alto cargo, mas é daqueles padres céticos que pouco confia e duvida de tudo que é "milagre".
Junta tudo isso à uma investigação numa paróquia no meio de lugar nenhum (nunca explicam onde estão exatamente), e tem-se uma história sobre objetos sendo arrastados, vozes de bebê chorando, explicações bobas, e uma ou outra morte por suicídio.
O negócio é tão fraquinho, que até no suposto clímax é sem graça. Há cortes mal feitos, principalmente na perseguição do padre rebelde ao fantasma de alguém que ele sabe que já morreu, no meio de uma floresta, que simplesmente mais parece que ele tá passando por portais de tão mal editado.
A sequência é sem lógica, e não tem implicância alguma na trama, e na verdade, ela inteira não se sustenta bem.
É só isso, padres verificando anomalias bem medíocres, e morrendo por seus próprios equívocos.
Resumindo Tudo
O filme começa aliás no Brasil, em Belém, e é interessante ver policiais brasileiros contracenando. Supostamente estariam desbaratando um grupo de vigaristas, que usavam de religião para tirar dinheiro das pessoas, com falsas curas e tal. No fim, eles foram investigados por um grupo de padres, e pra se safarem, mataram geral.
Isso não tem importância no resto do filme, e é só pra dizer que o padre rebelde é meio azarado com essas investigações.
Então nessa nova cidade, em outro pais (não me pergunte qual, o filme apenas não deixa claro), eles se deparam com mais uma provável falcatrua em prol de bufunfa, agora por um padre que filmou uma suposta aparição de deus, durante o batismo de um bebê.
As imagens que ele obteve são mostradas, mas são ridículas, apenas ridículas. Os personagens se impressionam com pouco, uma vela cai, uma porta abre, e já tão dizendo que o lugar ta endemoniado, mas não da pra ver nada.
Durante o filme todo o mesmo choro de bebê é tocado ao fundo, fazendo a explicação de que talvez eram metais que "ressoavam e memorizavam sons" repetindo o barulho do bebê batizado, soar até mais crível do que ele realmente mostra. A explicação de interferência de babá eletrônica então, super lógica. Bem mais que um deus pagão comedor de bebês.
O Final Bobo
No fim, descobrem que a igreja foi construída em cima de solo pagão, onde veneravam um antigo deus não nomeado. Esse deus pedia sacrifício de bebês, e ficou puto quando batizaram um bebê e nem chamaram ele.
Então ele decide matar geral, induzindo eles ao suicídio atormentando as pessoas que ousassem pisar em seu solo, e permanecer provocando-o durante alguns dias. Ele nem aparece, e o pouco que faz é fazer sons de bebês ou gerar ilusões de pessoas que morreram andando.
Os padres se machucam por serem tolos, e eles próprios se colocam em perigo sem que a entidade precise mover um músculo. O final mesmo, eles entram de bom grado no estômago da criatura, que vivia ali no subsolo, e é até meio hilário.
Eles vão perseguindo um deles, que já ta morto e eles sabem disso, e acabam entrando cada vez mais em uma caverna que vai afunilando, caverna essa cheia de esqueletos dos bebês sacrificados no passado, e que fica bem embaixo da igreja, onde inclusive os locais haviam mantido os rituais por um tempo, usando crianças de um orfanato fundado ali no passado.
Continuando a explorar ao invés de irem logo embora, eles chegam a se empurrar pra continuar indo mais fundo na caverna, e quando percebem, tão no intestino grosso do bicho já, sendo consumidos por ácido e caindo na gritaria.
O padre reza, o especialista em câmeras grita, e o filme acaba.
Como as filmagens chegaram a público nem chega a ser cogitado, e é até impossível já que o tempo todo o cara técnico reclama pela falta de rede e wi-fi. Então, na lógica, o filme nem devia existir.
É isso
Mais um filme péssimo do gênero, pra minha tristeza mas pra surpresa de zero pessoas.
Found footage ta fraco viu, mas já que to conferindo os mais antigos, tem um que preciso falar e ainda não fiz, e é dos bons. Até breve.
See yah!
4 Comentários
Realmente Shady, a vida de quem é fã de found footage não é nada fácil kkkk é cada coisa que os caras inventam. A caverna então era literalmente o deus pagão? Que loucura
ResponderExcluirPelo que pareceu no filme, sim, a caverna era a própria entidade. Na lógica da até pra entender ele. Os caras além de invadirem o território dele, ainda construíram em cima dele!
ExcluirE é, fã do gênero sofre muito... a triste jornada de um colecionador de founds rs.
Caramba, mais um filmeco medíocre! Shady, Shady... Cuidado, man! É cada tranqueira... Rsrsrs enfim, conforme o sr. Ed e você mesmo já disseram a situação tá brava mesmo. Espero que o próximo seja realmente bom.
ResponderExcluirSr Ed só digo "ZARAAAAAA" que quero logo o próximo cap!! E Shady "KG"!!!
Hahaha e bom, aproveitar o domingo pra assistir também, já tenho até ideia de quais filmes ver! Bom trabalho mais uma vez, Shady!
E será, o próximo artigo ta promissor viu.
ExcluirSr Marcio, agradeço pela paciência e te garanto, não vai se arrepender do que virá!!!!
Huahua.
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji