AnimeMorte: One Piece - 8° Temporada - Impel Down

Com mais uma aventura de Luffy sem sua tripulação, o diferencial de Impel Down pra Amazon Lily é que, agora, ele monta um time reserva de tripulantes, por assim dizer.


Esse arco é mais extenso que o anterior (com 36 episódios), e ao invés de mostrar o Chapéu de Palha enfrentando tudo e todos sozinho, ele se reencontra com muitos de seus antigos inimigos, e forma alianças inesperadas para tentar salvar seu irmão.

Acaba sendo uma história simples, longa de mais, exageradamente enrolada, mas interessante por analogias feitas, e pelo reaparecimento de muitos personagens.

Enfim, bora falar um pouco da visita de Luffy à prisão.

Boa leitura.


Outra Jornada, Quase Solo


Sem seus amigos, Luffy dificilmente conseguiria cumprir seu objetivo, porém ele consegue vários "novos amigos", aumentando sua força e mostrando que tem o dom de ser capitão. 

Muitos personagens inclusive ganham uma retratação em seus papeis, e teriam até potencial pra ganhar entrada vip na tripulação de Luffy. Porém, a história acaba jogando alguns desses personagens pra direções diferentes no fim, infelizmente.


Apesar de Luffy não evoluir muito nessa história, pelo menos não fisicamente, ele passa por algumas provações que podem ter consequências gravíssimas no futuro, e muitas ações e decisões que ele toma podem e com certeza terão um grande impacto em outras histórias.

Agora, ele visita a "Impel Down", uma prisão submersa que em muito se parece com o Inferno (de A Divina Comédia inclusive), cheia de sofrimento, carrascos diabólicos, e muitos prisioneiros de vários níveis.


É a prisão de segurança máxima pra onde os piratas mais poderosos vão quando a Marinha captura, e é o local que Luffy entra de bom grado pra tentar salvar Ace antes de sua execução.

No começo, ele conta com Boa Hancock pra entrar, mas depois tem de se virar pra encontrar Ace sem ajuda dela, e não vou mentir, é um negócio enroladíssimo que vai e vem e parece não ir pra lugar algum.

Luffy tem de descer 6 andares na torre, enfrentando as anomalias da própria prisão, e os carrascos dela. São monstros, soldados, armas contra usuários de Akuma no Mi, e tem os diretores e carrascos de elite poderosos pra caramba, que descem e sobem os andares com ajuda de elevadores.


Então a princípio, vemos Luffy descer, e então do nada, ele começa a subir, depois descer de novo, então ele corre, luta, apanha, perde, dorme, volta a descer, depois volta a subir... é muito vai e vem mesmo.

Pra resumir tudo ocorre o seguinte: Luffy vai na prisão soltar Ace, demora muito pra chegar no Ace e ele é transferido, então Luffy tem de fugir da prisão.


Impel Down é isso, mas fica interessante por conta das participações de antigos personagens que Luffy encontrou, lutou, e derrotou no passado.


A Volta de Buggy


A prisão tem vários níveis, que ficam cada vez mais ao fundo, e são mais perigosos e com a segurança melhorada. Luffy consegue superar tudo isso, desde a parte de informação (lembrando que ele é igual Zoro na questão de localização), quanto na parte de força, graças aos piratas que encontra por sorte.


Buggy é o primeiro que ele encontra, o palhaço que ele enfrentou, e que acabou sendo preso paralelo as suas aventuras. Curiosamente, Buggy havia conhecido Ace e andado um pouco com ele, antes dele também ser capturado, por isso ele simpatiza com o objetivo de Luffy.


Mas além disso, ele se interessa por um bracelete que Luffy obteve lá em Thriler Bark (e vem usando desde então, puramente por estética), que seria um mapa para um tesouro que ele vem procurando.


Isso apenas reforça sua motivação em comum, e graças a isso, ele empresta seus poderes de levitação e divisão corporal, acompanhando o Chapéu de Palha por um bom tempo (mas também sempre planejando traições e fugas).

Buggy é encontrado no primeiro andar já, solto de uma prisão por conta própria (ele esconde que é usuário de Akuma no Mi pra conseguir escapar facilmente), mas acaba tendo sua fuga frustrada por causa de Luffy, sendo forçado a ajuda-lo a passar pela Floresta Vermelha (feita de plantas afiadas), onde os prisioneiros eram torturados. Buggy pode flutuar caso seus pés fiquem no chão, e como ele é imune a cortes, ele pode andar pela floresta de lâminas tranquilamente, levando Luffy nas costas.


Depois ele ajuda a passar pelo segundo andar, das bestas mortais (cheio de criaturas inspiradas na mitologia grega). Sem ele, Luffy provavelmente nunca desceria.


Legal que tem até um Basilisco (mas diferente do de Harry Potter, esse faz mais jus ao fato de ser uma cobra nascida de um ovo de galinha chocado por um sapo).


A Volta de Mr. 3


No segundo andar da torre, a região das feras, a dupla encontra o Homem Vela, antigo membro da Baroque Works que também foi inimigo de Luffy, e foi preso em paralelo as aventuras dele.


Sem a menor esperança de fuga, depois de solto por Buggy (que usa os outros prisioneiros de distração) Mr. 3 acaba vendo a possibilidade de escapar ao oferecer ajuda para ir ainda mais fundo na torre. 


Assim, ele é liberto, e mesmo concordando com Buggy que descer era besteira, e optando por tramar uma fuga ao lado dele, deixando Luffy sozinho, ele ajuda o máximo que pode, com seus poderes de Vela, criando por exemplo as chaves das celas e algemas de Kairoseki.


Inclusive, por escolha dele próprio, Mr. 3 usa seus poderes pra aumentar a força de Luffy temporariamente, com uma armadura de vela. Mesmo que não ajude muito, isso é um movimento combinado que nem mesmo foi visto na tripulação original do Chapéu de Palha.



A Volta de Bon Clay


Não há só inimigos na lista de Luffy, pois um outro membro da Baroque Works, o Mr. 2, acabou virando um amigo dele e dos demais Chapéus de Palha, sendo preso justamente por ajuda-los a fugir.


Bon Clay tem o poder de se transformar em qualquer pessoa que toca o rosto, e é encontrado no nível 3 da torre (o mais cruel de todos, diga-se de passagem). Como ele sobreviveu tanto tempo numa região que não tem água, comida, e é praticamente um forno repleto de cinzas formando um deserto, não é explicado, mas ele mantém sua energia de travesti a todo vapor.


Bon Clay é apenas o melhor personagem desse arco, e se tem alguém que torci pra entrar pra tripulação, foi ele. O cara é espetacular, um amigo de verdade, que salva Luffy várias vezes e ainda se sacrifica no final, sem nunca baixar a cabeça.


É triste que no fim, Bon Clay mais uma vez se sacrifica por Luffy, permanecendo em Impel Down para ajudar a fugir (para abrir os portões da Justiça, ele se disfarça como diretor). Mas, duvido que sua jornada acaba ai.


Além de Impel Down ser protegida pelas águas e Reis dos Mares, ainda é trancada na rota especial da Marinha, sendo isolada pelos Portões da Justiça, então a única forma de fugir, seria infiltrando alguém pra abrir os portões. Dessa forma, se Bon Clay não ficasse, ninguém nunca fugiria.



A Volta de Crocodile


Enquanto no nível 4 e 5 ocorrem alguns encontros conturbados, que trazem personagens novos, é no nível 6, onde Ace estaria (mas que enrolam tanto pra chegar que acaba sendo tarde de mais), que surge mais uma figurinha carimbada, o antigo Shichibukai, e o primeiro grande inimigo que Luffy desceu um prazeroso murro na fuça, o Homem Areia.


Preso no mais profundo da Impel Down, ele não demora pra oferecer ajuda pra fugir, em troca da liberdade. E inclusive, diz ter perdido o interesse em seus velhos planos, e só é liberado pois outros aliados que Luffy faz acabam induzindo sua decisão.


Caso contrário, Luffy jamais o perdoaria, afinal Crocodile é simplesmente o Mr. 0, líder da Baroque Works, e antigo mestre (e tecnicamente um torturador) da própria Nico Robin. Sem contar que o cara é um conspirador dos mais perversos, e matou gente pra caramba.


Mas, o mais interessante dele é que uma Dragqueen diz que tem um segredinho sobre o passado dele, que facilmente o bota sob seus pés. Isso é importante talvez, pois revela que... Crocodile pode ser mais do que apenas um "homem de areia".


Ivankov, a Rainha dos Travestis



Tem vários personagens que entram pro grupo temporário de Luffy, e também nunca cruzaram seu caminho, como o caso do Mr. 1, membro da Baroque Works que Crocodile resgata e Zoro quem derrotou, por isso Luffy nunca conheceu. Ele participa pouco, e é um usuário de Akuma no Mi que transforma partes do corpo em Espadas.


Ele é encontrado no andar 4, onde todos são jogados em um calor escaldante, com direito até a sangue fervente por toda parte, sendo também onde Luffy é derrotado por Magellan. Mas, esse cara só entra pro grupo quando eles estão fugindo da torre. 

Luffy nem tem tempo de encontra-lo, e é arrastado pra região 5, do gelo, onde é deixado pra morrer pelo veneno (nem botam algemas de Kairoseki nele pra não desperdiçar). Aliás, Luffy chega a usar Haki mais uma vez antes de cair duro no chão, mas ele novamente não percebe isso.


Tem o caso do Homem/Mulher Tesoura, que pode transformar as mãos em tesouras e cortar qualquer coisa, manipulando-as como se fossem papeis (mudando até a física e podendo cortar paredes, metal, tudo). 


É um aliado de Ivankov, chamado(a) Inazuma, que Luffy nunca conheceu antes, mas foi responsável por resgata-lo do gelo.


Mas o principal deles com certeza é a travesti Emporio Ivankov, que também facilmente se classifica como drag queen, e isso é tremendamente importante pra personagem.


Fiquei até surpreso pela Netflix não ter enfiado o "pronome neutro" a torto e a direita nos diálogos dele(a), fazendo apenas 1 adição em um momento de aparente piada, mas evitando isso e usando pronomes adequados ao longo de suas aparições, e dos demais travestis, transgêneros e homossexuais que surgem.


Uns são meninos, uns meninas, outros os dois, e alguns são orgulhosas travestis! Mas o fato sexual nem é o foco da aparição da personagem. Inclusive, fazendo um baita contraste com o arco anterior (em que sexualizaram excessivamente tudo), o surgimento de Ivankov é mais relacionado a aceitação pessoal do que à opção sexual.


A Grande Ivan é uma usuária de Akuma no Mi que pode controlar os Hormônios alheios, e é idolatrada por tudo quanto é travesti, incluindo nosso querido Bon Clay. Tida como uma milagreira, ela foi capturada pela Marinha e jogada no Andar 5 da torre, onde tudo é puro gelo. Porém, ela desapareceu dali, e muitos outros prisioneiros à beira da morte passaram a sumir pra sempre, em todos os andares, criando um tipo de lenda na torre.


Só que na verdade, Ivankov havia tecnicamente escapado da cela, e se unido a uma comunidade secreta de prisioneiros entre o andar 5 e 6, vivendo "livremente" mas, ainda dentro da Torre, sem ninguém saber.


E nessa comunidade, Ivan criou a liberdade de gênero, permitindo que todos fossem quem quisessem ser ali, oferecendo seus poderes para tal. Com a habilidade de manipular hormônios, ela pode simplesmente transformar homens em mulheres e vice-versa, ou deixar no meio termo.


Ela própria faz isso consigo mesma, modificando seu corpo e gênero dependendo da situação... 


E até mesmo ampliando drasticamente partes do corpo (como a cabeça principalmente), tudo na base de hormônios.


É um poder meio confuso, sem contar que Ivan tem uma piscadela que é poderosa e cria rajadas de vento fortíssimas, mas não se relaciona com seu poder de Akuma no Mi, e ainda é crucial para vários momentos importantes da aventura. Mas, no geral, ela é uma adição interessante pra trama.


Sem contar, que Ivan cura Luffy da morte certa, modificando a quantidade de hormônios de cura nele e o deixando lutar pela vida apenas com seus anticorpos. 


O jeito como ela lida com outras pessoas é curiosa também. Há duas situações em que ela transforma homens em mulheres de forma punitiva, e essas transformações mudam permanentemente as pessoas, inclusive a índole e perspectiva de vida deles.


Mas há pessoas que ela só transforma se desejarem, e não evita mudar o gênero deles quando quiserem.


Ela é aliás a rainha da ilha pra onde Sanji foi mandado, fazendo uma breve ligação com os eventos de lá.

Aliás, Ivankov é encontrada no andar 5 da torre, um andar congelado onde nem as câmeras funcionam (pois os Muchi Muchi não sobrevivem). Seu covil secreto fica entre esse andar o 6°. 



Jinbe, O Shichibukai Rebelde



Dos 7 Shichibukais, apenas 1 era um mistério ainda, mostrado apenas pela silhueta quando citado, o que também era pouco recorrente.

Contudo, agora é revelado quem é ele, e onde ele estava o tempo todo, com uma pequena forçadinha de barra, mas que dá pra relevar.


Jinbe é um Homem-Peixe, o único que é também Shichibukai, porém ele desobedece a ordem da Marinha e o chamado para que todos os Shichibukais auxiliem na execução de Ace, já que é certo que o Barba Branca tentaria impedir.


Por recusar participar, Jinbe não apenas perde a posição dele, como é punido para o último andar de Impel Down, posto ao lado de Ace.

Jinbe tinha um passado com Ace e com o Barba Branca, mantendo o respeito por eles e prezando pela segurança deles. Mas, não faz sentido algum colocarem ele na mesma cela de Ace, justamente na do Ace, além da mera conveniência para que conversem.


A proximidade dos dois reforça a futura proximidade com Luffy, que ao chegar atrasado, ganha mais uma chance com a ajuda de Jinbe, quem lhe oferece suporte, e também é importantíssimo pra fuga.


Por ser um homem-Peixe, ele já tem habilidades com o mar que usuários de Akuma no Mi nem sonham, podendo manipular ondas e formar ciclones com sua grande força, enquanto nada livremente sem medo de nada.


Ainda por cima, Jinbe pode conversar com peixes (habilidade normalmente exclusiva pra sereias), e consegue bancar o Aquaman convocando baleias para lutarem ao seu lado.


E isso é só um pouco do que ele é capaz de fazer, ajudando na fuga dos prisioneiros no fim.


Barba Negra


E ainda por cima, durante toda a confusão que Luffy causa, surge mais um Shichibukai para "ajudar". O Barba Negra aparece do nada, seguido por toda sua tripulação, contrariando as ordens da própria Marinha, e invadindo Impel Down sem dar qualquer satisfação.


Seus poderes de trevas são absurdos, capazes de ignorar o Kairoseki presente nos portões da torre, e simplesmente engolindo tudo, vivo ou não. Ele até se encontra com Luffy, debocha um pouco dele (mas de um jeito simpático, o que é muito confuso), e mostra o tamanho de sua força pra todos os demais piratas.

Mas, ele não os impede ali (seria uma reviravolta que eu tava antecipando), e continua descendo os andares, como se procurasse alguém.


E no fim, ele enfrenta o diretor da torre, e é derrotado ao lado de seus companheiros, e deixado pra trás.


Mas, a pessoa que ele procurava o salva (com antídoto do veneno), revelando ser o antigo diretor de Impel Down, quem foi preso por abusar de violência com os prisioneiros, e acabou solto por ordens de Magellan para ajudar a conter a rebelião (e só traiu a todos).


Esse cara, um espadachim mortal chamado Shiryu, entra pra tripulação do Barba Negra, e depois eles só somem da história.


É no mínimo intrigante ver as ações bizarras do Barba Negra. Ele criou toda essa confusão com a captura do Ace só para entrar pros Shichibukais, e agora ele invade a prisão na cola de Luffy, arriscando o título recém conquistado, para encontrar uma única pessoa?


Da a impressão que Ace foi capturado por nada, e que o Barba Negra é tão egoísta que é capaz de sacrificar qualquer um para ter seus objetivos alcançados. Ele é frio, a um nível psicótico.


Magellan


Existem 4 carcereiros de elite mas, de todos apenas o Diretor é realmente interessante. Magellan é um usuário de Akuma no Mi com o poder do Veneno, sendo mais um do tipo Logia que apela muito.


O cara não é o diretor atoa, e apesar de ter uma fraqueza moral gravíssima, ele é o mais forte de todos os Logia até então. Isso pois toca-lo significa morrer envenenado, simples assim, e Luffy é praticamente morto por ele em combate (se salva apenas por ter muita sorte).


Porém ele também é ruim do estômago e vive no banheiro, o que é apenas um alívio cômico escatológico pra trama, mas também serve de fraqueza ao personagem.


Seu comprometimento com a liderança só é falho por causa do seu estômago, então até ele começar a levar as coisas devidamente a sério, é tarde de mais e mesmo ele vencendo todos os combates, ele perde a guerra com a maior fuga já registrada de Impel Down.


Além dele, há seu vice-diretor, que não é usuário de Akuma no Mi, e ainda por cima tenta sabotar o cargo dele pra tomar pra si. 


Porém no fim ele opta por ser mais leal ao diretor, e apenas passa a levar o trabalho a sério (também tarde de mais), tomando uma surra pra Luffy.

Tem a garota do chicote, que mais parece uma sadomasoquista, e usa 4 usuários de Akuma no Mi do tipo Zoan, os quais chama de Bestas Carcereiras.


Contudo, essas 4 bestas tem formas fixas como "Minotauros", um sendo de fato derivado do boi (ou vaca), e as outras sendo de um Coala, um Hipopotamo, e uma Zebra.


Eles não falam, nem mudam de forma, e não parecem inteligentes, ou humanos. Então não fica claro que tipo de fruta eles comeram, se são mesmo pessoas ou armas que devoraram frutas de animais, ou se são algum tipo novo de Zoan. Também não fica clara porque eles seguem tão cegamente a mulher sadomasoquista.


E por fim, tem um flautista que controla gorilas carcereiros, e não aparece muito, também não parecendo um usuário de Akuma no Mi. 


Todos eles servem só pra defender Impel Down, e evitar que frota da Marinha entre pra criar um massacre. Na lógica a rebelião seria facilmente resolvida se a Marinha intervisse, já que eles tinham vários navios de guerra do lado de fora, abarrotados de marinheiros poderosos pra tentar conter o ataque do Barba Branca.


Eles acreditavam que ele tentaria salvar Ace, e o esquisito é que... ele nem se mobilizou pra isso. Quem apareceu foi Luffy, e ele entra sem problema algum na prisão, demorando pra ser localizado ou percebido inclusive.

Então, no fim das contas, Impel Down parece só uma prisão comum.


Luffy teve ajuda de 5 Shichibukais


Claro que, se não fosse pela ajuda Luffy nunca teria conseguido tal proeza, o que também funcionou justamente por ser uma loucura inimaginável.


Mas, de fato ele ainda contou com a força de 5 Shichibukais, 4 deles sendo dos 7 vigentes, o que deveria fazer a Marinha repensar sobre eles.

Primeiro teve o Bartholomew Kuma, que alegou ter matado Luffy mas na verdade o salvou. Essa fuga facilitada foi o que lhe deu tempo para preparar a invasão, e foi algo que a Marinha já percebeu (manchando Kuma).


Depois teve Boa Hancock, que ajudou Luffy a se infiltrar. Fica fácil descobrir que ela foi a responsável já que foi durante a estranha visita dela a Ace, que Luffy apareceu criando o caos. Apesar dela ter chegado em Ace pelos elevadores, e conseguido falar com ele sem problemas, não creio que a Marinha não vá perceber que ela teve ligação com a invasão.


Aliás, que invasão fácil viu, já que bastou Luffy se esconder na roupa dela até ela ser revistada, se escondendo no teto do lugar e evitando as câmeras de segurança.


Como as câmeras são vivas (são aqueles caracóis), Boa Hanckock transforma a da revista em pedra temporariamente, só pra permitir que seu amado passe desapercebido. Mas, não basta muito esforço pra descobrir que ela estava ajudando ele.


Então, veio Crocodile, que é um ex-Shichibukai mas é bem recente, e que usa seus poderes de areia apenas pra abrir o teto da torre de metal, e até dissolver portões de madeira (ignorando o metal). Dessa forma, atravessar os andares do 6° pro 1° é fácil.


Também teve Jinbe, que ainda é um Shichibukai (mesmo preso), e que contorna o maior problema da fuga, a ausência de navios.


A Marinha recua sua tropa quando a notícia da fuga em massa vem a tona, então torna-se impossível deixar a torre. Mas, como Jinbe é um homem peixe, e ainda por cima um tão poderoso, ele não teme os Reis dos Mares que naturalmente cercam a torre, e navega até as embarcações para raptar uma pra fuga.


E olha que, se Jinbe não tivesse simpatizado com Luffy, ele poderia fugir sozinho sem problema algum.

Por fim, tem o Marshall D. Teach, que obviamente não foi pra ajudar Luffy, mas o ajudou, abrindo o caminho da fuga pra ele, e distraindo o Diretor tempo suficiente pra ele chegar na saída.


O Barba Negra é o único que permaneceu na torre após a fuga, dos Shichibukais ao menos, e provavelmente ele não ficará preso.


Falando dos "D"


Um pouco mais da história do nome de Luffy, Ace e até do Teach é contado, pelo menos por alto.

Como Luffy revela pra Ivan que é filho do Monkey D. Dragon, e irmão de Portgas D. Ace, a explicação pra Ace não ter "Monkey" no nome é o simples fato de sua mãe ser diferente da de Luffy.

Ambos são irmãos por parte de pai, mas Ace rejeita Dragon como pai (apesar de ainda considerar muito seu avô, Monkey D. Garp, e seu irmão), tendo abraçado o Barba Branca como seu derradeiro pai.


Ainda não é explicado a relação do "D" com todo mundo, mas fica subentendido que são algum tipo de família especial.

Aliás, Ivankov é uma rebelde que ainda serve a Dragon, e ela se infiltrou na Impel Down propositalmente pra criar uma resistência secreta ali, até chegar a hora de se revelar. Por causa de Luffy, ela teve de reavaliar esse plano e escapou da prisão, acreditando ser um tipo de sinal.



O "Filler" estraga Impel Down


Há alguns episódios filler no meio do arco, que são prejudiciais pra história como um todo na minha opinião.

São episódios para chamar o Filme da época (One Piece Filme: Strong World), onde Luffy e seus amigos conhecem um pirata forte, que foi o primeiro fugitivo de Impel Down, chamado Shiki, o Leão Dourado. Ele seria um pirata lendário, tão famoso quanto Gol D Roger (mas que nunca ouvimos falar até então), e que cortou as próprias pernas pra fugir de Impel Down.


O ruim disso, é que uma vez que teve uma fuga anterior, toda a ação insana de Luffy é reduzida a um feito facilitado por roteiro, e sem grande mérito.


Afinal, se Luffy foi o primeiro a invadir Impel Down e fugir dela, visitando todos os andares, humilhando a segurança, e ainda levando mais de 200 prisioneiros com ele, ai sim, seria algo assustadoramente afrontoso pra Marinha e pro Governo Mundial.

Mas se já teve fuga antes, e relativamente fácil, então as ações de Luffy se tornam previsíveis, e poderiam ter sido impedidas, revelando que o problema é a Impel Down e sua segurança, não tão eficiente assim.


O que assistimos porém é justamente uma baita dificuldade pro Chapéu de Palha, e não é algo fácil. A torre é sim muito bem fortificada, e Luffy nunca consegue vencer as defesas. Ele recebe ajuda, por sorte, e aos poucos consegue chegar onde precisa. Mas, não precisa também tirar seu mérito, e o anime faz isso com esse filler.

É um tipo de conquista que o personagem obtém pra assegurar seu lado como Capitão. Ele lidera uma rebelião, sem perceber que está seguindo os passos de seu pai, e ele transforma a força de antigos inimigos na sua, conseguindo a proeza de ordenar uma fuga em massa.


É algo grandioso, que mesmo que a Marinha rejeite posteriormente, botando a carga nas costas dos Shichibukais por exemplo (seria muito mais fácil de aceitar pro povo, que piratas de elite criaram a bagunça, do que dar a mensagem que um pirata novato o fez), ainda seria uma baita evolução pra Luffy.


Mas, no fim da história, Luffy e Buggy levam o crédito da fuga, ambos sendo os únicos vistos no início da rebelião. Provavelmente a Marinha vai criar uma narrativa pra justificar a "facilidade" desses dois piratas em criar a bagunça, desencorajando outras tentativas. Mas, ao menos a história reconhece que Luffy é único.


Curiosamente, esse filme teve a história escrita pelo próprio Oda, e foi lançado no mangá (chamado Capitulo 0 - Strong World) junto do capítulo 565, como um tipo de especial pros leitores. Serviu pra introduzir a trama do 10° filme (One Piece Filme: Strong World) onde surge o primeiro fugitivo de Impel Down (O Leão Dourado, Shiki). Ele se passa após os eventos de Thriller Bark e antes dos de Sabaody, quando a tripulação ainda estava unida (ou seja, um baita desvio de trama).



As histórias dos demais Chapéus de Palha no final do arco.


O arco Impel Down é apenas uma parte de Marine Ford, e na verdade, essa temporada ainda não é o fim. Porém, a Netflix está dublando pouco a pouco (e dessa vez nem colocaram legendas direito, alguns episódios tem, outros não, e parece que estão adicionando ainda).

Antes da história acabar, temos mais um vislumbre da situação de cada membro da Tripulação, assim como em Amazon Lily.


Nami


A navegadora simplesmente desiste de procurar pelos seus companheiros, e decide permanecer na ilha voadora pra treinar sobre o tempo.

Confesso que é uma das histórias mais furadas até então, com alguns furos estranhos de roteiro, fazendo até parecer tudo um grande filler.


Uma vez que ela estivesse presa na Ilha Voadora, seria mais fácil aceitar que ela, como a única que tem uma forma aceitável de viajar pela Grand Line (o Log Pose), permaneceria ali e acabaria treinando. Mas, ela ganha a chance de sair, com a ilha fazendo contato com a superfície de outras ilhas, e até mesmo com ela descendo em um barquinho de bolha.

Nami testemunha o cientista que conheceu fazendo uma nuvem de chuva e vendendo pra uma terra árida. E só nessa parte enxerguei um erro medonho da trama. Isso pois, na temporada de Alabasta, já havia sido explicado que mexer com o tempo não é uma boa ideia. Aliás, lá havia uma poeira que criava nuvens artificiais, mas isso era um crime já que isso mexia com a atmosfera e, tirava a umidade de outras regiões próximas.


Com essa nova tecnologia mostrada, todo o arco de Alabasta fica meio idiota, com o plano de Crocodile caindo por terra, afinal, há muitas outras soluções pra seca na Grand Line. Além disso, tem o problema da ilha voadora, que transita livremente por ilhas e parece ter contato com o pessoal da superfície.

Estranho ninguém ter ouvido falar dela antes, o que também joga por terra a temporada de Skypea. Pelo menos a lógica desses lugares fica estranha, quase como se a história estivesse sendo escrita em tempo real, e não houvesse planejamento anterior.


A artificialidade dos poderes de Nami então, se antes já não eram muito críveis, agora então simplesmente são pura magia. Ela puxa um barbante e faz vento, simples.


Mas, creio eu que isso seja só um monte de justificativa boba pra fazer ela se manter na ilha voadora, e aprender mais sobre o clima.


Franky


O caso de Franky é um pouco menos terrível, mas ainda é difícil de engolir. Preso na ilha fria da tecnologia, ele acaba com sua personalidade modificada pelo chá que colocaram nele.

Então um garoto que ele acabou de conhecer tenta fazer ele recuperar seu antigo eu, voltando a ser "maneiro", botando ele pra enfrentar animais cyborgues.


Bizarramente isso funciona, o chá ferve, criando bolhas e levando a personalidade de Franky de volta pra de surfista lutador. Isso meio que debocha da ideia (que por si só já é debochada) de que refrigerante é o único combustível válido pra Franky.


É algo que vai contra a lore do personagem, e achei muito estranho.


Mas, o foco de sua história e fazê-lo ir até o laboratório de Vegapunk, o cientista que um dia viveu na ilha em que ele está, mas agora trabalha pra Marinha, e isso é o que talvez o faça evoluir.


Sanji


É, o caso de Sanji é preocupante. De um cara pervertido, ele se transforma em um travesti, e o mais curioso é que nem teve influência da Ivankov, ele apenas desabrochou mesmo.


Claro que, uma vez que ele está na ilha das mulheres 2.0, algo no ambiente o influencia. Mas, ainda não fica claro o que é.


Ele conhece a rainha substituta do lugar, alguém que inclusive respeita muito a Iva, mas é ai que ele cai na armadilha, se vestindo para a "batalha", e assim se tornando mais feminino.


Sanji sente na pele como é ser mulher apenas aceita. E detalhe: Não há conotação sexual, apenas de gênero. Ele não passa a se sentir atraído pelas outras travestis, nem demonstrar ter mudado de lado, ele apenas aceita que é mais feminino do que masculino e passa a se comportar como uma doce donzela. 



Chopper


O caso de Chopper é mais tranquilo. Ele só ta preso numa ilha que tem constante guerra entre pássaros gigantes, e humanos tribais.


Mas, ele salva um passarinho filhote, e faz um acordo com ele, para que quando cresça ele o ajude a sair da ilha e voltar pra Sabaody. A questão é que esse plano levará anos provavelmente.


Então, o que Chopper tem de fazer é sobreviver, enquanto é caçado por todos os lados, e nem adianta conversar com as pessoas (pois elas são ignorantes), nem com os animais (pois eles também são ignorantes). Chopper sabe conversar, entende eles, mas eles não dão a mínima pra ele.



Nico Robin



Acho incrível como a história da Nico está se desenrolando de forma tão única, que até a arte parece diferente.


Ela se entregou para os caras que tão construindo a ponte do Governo Mundial, só pra salvar a garotinha que a encontrou.


Mas, depois de sofrer muito, e ser trancada com Kairoseki, a Força Revolucionária chegou, para lutar pelo povo escravizado, sem nem saber que ela era Nico Robin.


Ao solta-la, ela vira o jogo, se apresentando pra sua nova amiga, e mostrando que agora os caras tão tudo ferrado.


Nico Robin entrando indiretamente pra Força Revolucionária, que se não me engano, é a mesma que Dragon lidera. Da pra perceber semelhanças na forma como se vestem, com os seguidores de Ivankov (que também são da mesma Revolução).


Nesse ponto já da pra perceber que há pequenas ligações entre cada evento. Cada tripulante do Chapéu de Palha está vivendo uma pequena parte da enorme história que está sendo pouco a pouco montada. Só quero ver onde tudo vai se encaixar.


Usopp


Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (perdoe não consigo parar de rir enquanto digito).


Cara, ele vira o Nhonho do Chaves mano, os cara da dublagem só botaram a voz dele igual a do Nhonho, é impossível assistir sem cair na gargalhada mano... ele gritando... meu deus cara!


Então... ele ta preso numa ilha que é uma planta carnívora gigante, e dentro dela tem comida a beça. Ele come, engorda, e vira o Nhonho... meu... a dublagem... no áudio original ele fica com voz grossa... mas na dublagem... meu senhor, amei isso.


Não tem como, fiz até um vídeo com a melhor cena:



Zoro


Enquanto isso tudo, Zoro está com Perona (tadinho do Usopp), e se perde ao tentar fugir.


Ela nem tenta mais domestica-lo, e ambos descobrem que há mais criaturas vivendo na ilha sombria em que estão confinados.


Estranho Perona não ter descoberto isso antes, e vivido isolada por tanto tempo, mas agora eles acharam alguém mais, e pra variar, são várias criaturas espadachins e com armas afiadas, que podem ser uma boa fonte de treinamento pra Zoro.



Brook


E a caveira humana por sua vez está vivendo o sonho de ver a cueca alheia.


O lugar em que foi parar é uma tribo tomada por um grupo de homens dos braços longos, que atacam sem motivo e roubam tudo o que tem.

Não há avanço algum em sua história, e ele apenas vê uma donzela ser raptada, e decide escrever uma música para as pessoas da vila.


O curioso é que Brook não tem muita noção do que é ajudar, nem sabe o tamanho da sua força. Estando ele venerado como "Satã" ele não sabe bem como reagir, apenas mantendo sua ingenuidade no lugar.


Mas, provavelmente, ele vai começar a lutar quando sua história for devidamente explicada.

Ficou claro que essas pequenas partes mal contadas são uma espiada na história real, e provavelmente só contaram isso no final de Marine Ford, e estão enrolando criando narrativas em cima de pequenas ilustrações.


O destino de Ace


E assim chegamos ao fim dessa parte do arco, com Luffy indo de encontro a provável maior guerra dos mares, onde o Barba Branca talvez invada Marine Ford, a fortaleza mais poderosa da Marinha.

Contudo, achei esquisito que quase não se vê a mobilização do Barba Branca... na verdade não se vê.


Os dois episódios finais desse arco são só retrospectiva, e não há indício algum do Barba Branca ou qualquer pirata indo salvar Ace.

Ainda por cima, a chamada pro próximo arco diz que o Almirante Sengoku guardou uma verdade assustadora... e isso pode ser bem tenso.

Não sei se aguento esperar!

Mas...

See yah!

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Rapaz, eu amo o Bon Clay kkk

    Eu li a matéria ontem porém estava tão cansado que acabei indo dormir e não comentei... Mas bora lá.

    Ussop, Bon Clay e Perona são os meus 3 personagens favoritos da série!

    Realmente essa é uma temporada bem enrolada, mas ainda assim tenho um carinho imenso por ela, em grande parte por trazer de volta esse personagem tão incrível.

    Também temos o retorno de vários personagens que já apareceram e veja que loucura, acabaram trabalhando junto ao Luffy para fugir.

    Nas histórias de capa se pode acompanhar a história de como Mr.3 e Mr.2 foram parar em Impel Down e inclusive o destino dos demais membros.

    Quanto as criaturas que caçam o Luffy e os demais que são justamente os animais gigantes, é dito que eles são usuários de Akumas no Mi Zoans despertadas... ou seja, quando alguém desperta uma Akuma no Mi modelo Zoan e não consegue controlar seu poder, ele fica naquele estado... embora já teve pequenas alterações nesse ponto na história, ainda consta como um fato confirmado pelo autor.

    Quanto aos outros Mugiwaras, eles vão ficar aparecendo assim de episódio em episódio até retornar por definitivo do Time Skip.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que concordamos no favoritismo. Antes eu não via o Bon Clay como grande coisa, mas o jeito como ele se sacrifica por Luffy, sem esperar nada em troca, e o tanto que ele sofre por isso, não dá mano, esse cara é puro coração e simpatia.

      Perona é aquilo mano, mesmo ela tendo a pior risada de todas (é muito irritante), o estilo dela, o jeito como ela reage e o lado penoso dela é muito irado.

      E Usopp, só cresceu ainda mais no meu conceito. E pensar que eu odiava o jeito irritante do personagem rs.

      Confesso que fiquei preocupado com algo que o Oda ta fazendo... Esse arco tinha tudo pra ser completo sem precisar de personagens novos, e tirando o Magellan, não vejo razão pros demais introduzidos (ainda mais os carrascos). Eles sobraram, e isso criou uma barriga desnecessária na obra. É personagem de mais surgindo atoa...

      Acho que teria curtido muito mais se fosse só repescagem mesmo. Inclusive, quando Buggy apareceu eu pensei "Caraca, vão fazer mesmo um compilado com todos os vilões agora corrigidos???" e tipo, isso justificaria a falta de mortes do anime. Mas, ai veio um monte de personagem coadjuvantes esquecíveis... junto dos que conhecíamos. Complicado.

      Ahhh, então quando um Zoan desperta ele não pode mais mudar? Caraca... perigoso na verdade.

      Então agora no Marine Ford (que finalmente vai chegar) eles vão fazer a última participação até o time spype? Eu vi um spoiler sem querer, de como o Franky e o Sanji ficam depois, e quero muito assistir...

      Só que agora to empolgado com a dublagem. Eu vi que muitas piadas morreram por causa da dublagem, mas algumas surgiram e tipo, eu to curioso rs.

      No mais, obrigado sr Sieg. Aliás... to fazendo dois artigos de jogo... um deles tu ta ligado qual é né?! Eu demorei um pouco por causa de uns contratempos, mas logo trarei o artigo hein.

      Excluir
    2. O Bon Clay eu gosto porque o cara tem bom coração, melhor personagem disparado da obra kkk uma vez eu quase fiz cosplay dele como prisioneiro de Impel Down (com a roupa que ele tava usando na área gelada, inclusive ia colocar um pó branco por cima do corpo e tudo mais para simular o congelado e tal, mas acabei nem indo ao evento e deixei de lado).

      Perona eu gosto por ser divertida, birrenta e fofinha kk

      Já o Usopp curto pela criatividade, como ele é tão normal e consegue fazer tanto e ainda fazer das mentiras dele verdades no acaso...

      Rapaz, infelizmente isso vai seguir... principalmente pós time skip vai aparecer tanto do personagem, vai ter alguns reaparecendo mas a quantidade de novidades vai ser imensa...

      A parte legal de ter personagens não morrendo é que alguns reaparecem, porém também tira a possibilidade de ver personagens desaparecendo (nem dá pra fazer uma limpa nos personagens e talz kk).

      Frutas despertadas ainda é uma coisa que está sendo trabalhada na obra até a atualidade, porém aparentemente se despertar o poder da fruta sem estar preparado para isso a fruta acaba por ferrar com o usuário.

      Marineford é o fechamento da série para o time skip...

      Eu ainda não acompanhei a dublagem, mas me surpreendi com o sofrimento do usopp aí kkk
      A última vez que assisti one piece, já tem uns 10 anos, lembro que acompanhei justamente até marineford.

      Mais dois artigos? obaaaaa, estou no aguardo!
      Eu também estou desenrolando uns kkk já tenho 3 postados e 2 no finalzinho já.

      Excluir
    3. Fico com medo do excesso de personagens. Já sou ruim pra decorar nomes, magina poderes e tudo mais rs.

      Sendo sincero, eu prefiro anime legendado por causa das piadas que se perdem com adaptações e conversões nacionais (certos memes ficam estranhos), mas tão fazendo um bom trabalho em One Piece... então to curtindo. Mas to praticamente começando Marineford de qualquer jeito.

      Ta indo bem hein sr Sieg, seu texto e a forma como escreve e edita tá muito bom. Aliás, essa ideia de botar imagens em gif é excelente, da uma dinâmica maior pro site.

      Parabéns pelo trabalho viu.

      Excluir
    4. As duas últimas sagas antes da atual na série tem tanto, mas tanto personagem... eu só lembro o nome de alguns que eu gostei mais do design e talz, porque do resto... um monte de personagem criado para usar de referência, o que encaixa com o tema de cada saga, porém acaba se perdendo porque ninguém lembra depois...

      One Piece sempre acompanhei legendado então estranho acompanhar dublado... o caso já difere por exemplo se assistir algo como Yu Yu Hakusho, CDZ, DBZ que eu me acostumei com o dublado e se assisto com o áudio original me sinto desconfortável kk

      Agradeço o feedback mano, lembre-se que parte do mérito é seu por me inspirar, mesmo com estilos diferentes, nos une explanar sobre o que gostamos kk

      Excluir
    5. Imagina se dá a louca no Oda e ele incorpora um Game of Thrones dos coadjuvantes rs. O massacre que seria ele aniquilando tudo que o povo já esqueceu...

      Sei como é a sensação. Eu preferira legendado mas, como meu irmão que me trouxe pra esse mundo pirata, to respeitando o método dele de assistir rs.

      Vou incorporar algumas de suas técnicas hein!

      Excluir
    6. Rapaz, a probabilidade disso ocorrer é mínima... porém, acho bem daora quando se reutiliza personagens do passado nas obras, fica algo como os personagens avançam e os demais que os conheceram não estão parados e alguns até interagem diretamente com eles no futuro... não é mal ter muito personagem nesse ponto, contanto que tenham importância de verdade na história... porém principalmente quando se tratam de personagens do tipo soldados rasos, comandantes, etc... esses aparecem, interagem rapidamente e nunca mais retornam.

      até tentei acompanhar alguns animes assim mas me incomoda muito... um exemplo interessante é quanto a série animada do avatar... eu gosto muito das vozes originais dos personagens... porém assisti tudo em espanhol porque minha mulher não entende 100% do português ainda, então é mais prático assistir assim... as vozes não são totalmente diferentes, porém se sente falta delas em alguns pontos.

      Fique a vontade para se inspirar mano!

      Excluir
    7. Pior que acredito hein sr, o Oda parece amar tanto seus personagens que cria vidas infinitas pra eles do nada. Nunca vou superar o homem pássaro que explodiu mas passou bem. E pior, o cara nunca mais apareceu com relevância (pelo menos até agora né), então pra que tirar o peso e impacto da perda dele??? Oda... gênio... mas bonzinho de mais.

      Espanhol é bom de mais! A maioria dos jogos que já joguei ou eram em inglês, ou em espanhol, mas nunca assisti um anime com tal idioma. Filme eu já vi, a franquia REC eu assisti no idioma original por exemplo. Mas algo que sempre noto é que os dubladores brasileiros fazem o possível pra preservar a essência das vozes. As vezes mantém, mas também tem aquelas trocas bem vindas (tipo a mudança da voz do Sr Kaio do Dragon Ball...).

      Aliás, publiquei um novo texto (perdoe a demora). Gostei tanto da sua ideia dos gifs que tentei aplicar. Não tenho certeza se ficou prático e dinâmico, mas tentei!!!!

      Excluir
    8. O homem pássaro não vai ser o único que vai passar por isso...

      Eu desenrolo bem o inglês e hoje pra mim é de boas entender o espanhol até acelerado, queria mesmo aprender japonês kk tem alguns jogos que eu gosto bastante e sou limitado a jogar sem entender as coisas porque infelizmente não possuem nem um patch de tradução :(

      Vou dar uma olhada agora mesmo!

      Excluir
    9. A parte boa é que hoje em dia as coisas estão com multilocalização mais facilitada. Tenso era ter de usar dicionário kkkk.

      Nem duvido que muiti personagem vai sobreviver por canetada. Oda ama fazer isso... mas ainda assim é bom de assistir.

      Excluir
  2. Meu Deus, essa dublagem do Nhonho... Se faz lembrar daquele meme do Nhonho dando o C* pro Chaves, e agora você nunca mais vai descer a imagem do Usopp Nhonho dando o C* pro Luffy Chaves. (É um meme do YouTube)

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)