Fazia tempo que eu não parava pra assistir um found footage, mas finalmente achei um que chamou minha atenção.
É um mockumentario investigativo estilo true crime, misturado com found footage sobrenatural, repleto de mistério, possessões, e alguns sustinhos.
Falarei brevemente sobre ele a seguir.
"Marui Video" é um filme de terror coreano, que usa o estilo de filmagem found footage, com elementos de documentário. Trata-se da história de uma pequena equipe de documentaristas, que quer fazer fama em cima de um caso de homicídio já encerrado pela polícia, mas repleto de indícios paranormais.
Então, durante a investigação, a equipe é atacada por algo sobrenatural e acaba filmando a própria desgraça, algo que é posteriormente recuperado pela polícia, e levado pra algum editor espertão que deseja criar fama divulgando toda a catástrofe deles, como um filme de terror.
O filme se sai bem, tem boas filmagens no estilo e tem uma boa história, além de contar com atuações decentes. A única falha nele é que ele é um pouco bobo de mais considerando a reviravolta final, e não consegue criar um impacto significativo pra se chamar de "terror".
Personagens Distantes
Algo que as vezes funciona, e as vezes não, é o distanciamento que o longa cria entre os protagonistas e o espectador.
É que, os nomes dos personagens que investigam o crime raramente são citados, e é muito mais fácil lembrar deles por suas funções no documentário: Investigador, Repórter, Cameraman 1 e Cameramen 2.
Isso nos liberta da obrigação de conhecê-los, tendo eles apenas como personagens que estão na situação bizarra, e acompanharemos pra testemunhar seus trágicos finais. Porém, isso automaticamente tira toda a empatia que teríamos por eles, praticamente criando personagens descartáveis em caso de desastres.
Não chegamos a torcer para eles morrerem, mas ficamos na expectativa de que algo aconteça com eles, pra que o filme fique com um pouco mais de graça, afinal boa parte dele se resume a narração, edições para nos mostrar pra onde olhar, e suspense sobre algo paranormal, ou não.
True Crime Sobrenatural
Ao longo da história a investigação deles acaba revelando coisas sinistras e mais terrenas do que esperariam, como por exemplo a possibilidade de um assassino antigo ainda estar vivo, e eles terem entrevistado ele sem nem saber.
Isso faz com que pensemos e esperemos algo mais mundano do que fantasminhas assombrando geral, mas o que o filme entrega é justamente o básico de uma história de terror com possessões.
Um fantasma vingativo possui a galera e os usa pra matar os outros, botando a culpa neles e seguindo pra próxima vítima.
Tudo isso é apresentado satisfatoriamente e cria muita tensão, sem desperdiçar muito tempo de tela com sustos baratos, nem efeitos especiais forçados.
Tirando um momento em que incluem digitalmente um espirito em um espelho (que é totalmente desnecessário), o filme não erra no uso da edição, soando como um documentário em cima de cenas realistas e capturas sortidas.
Situações Enroladas Atoa
Porém, ele tem alguns momentos enrolados de darem sono, como (e principalmente) o exorcismo realizado por uma xamã na Repórter. A cena em si é alongada de mais, e ainda conta com 4 tipos de filmagens em ângulos diferentes, demonstrando uma tremenda superprodução só praquele momento.
O problema é que isso interrompe todo o documentário, e todo o formato "amador" das câmeras tremidas é ignorado, para dar foco a um longo momento introspectivo da garota possuída, e a xamã que fica lá bancando a psicóloga de gasparzinho.
Tudo isso pra absolutamente nada, pois a investigação em si dá todas as respostas que precisam para entender que a moça estava possuída pelo espírito de um garoto, e que era tudo uma grande vingança espiritual generalizada.
Isso é tão inútil, que posteriormente é ignorado pelo próprio filme, e nada disso surte efeito, seja positivo ou negativo. A história apenas continua, como se a moça nunca tivesse passado por rituais de exorcismo ou algo parecido.
É diferente por exemplo do momento em que a mesma exorcista, sacrifica uma galinha na casa supostamente assombrada, para tentar descobrir se tinha algo forçando as pessoas que moravam ali a matarem.
Essa cena acaba sendo boa, pois vem em um momento que ainda há dúvida sobre sobrenatural ou não, e ajuda a elevar essa dúvida, com eventos inexplicáveis, mas ainda um grande mistério no ar, com palavras ditas ao acaso, e algo que acaba fomentando a investigação ainda mais.
Resumindo a História
Em meio a um documentário estilo true crime, o grupo de investigadores é massacrado. Depois, as fitas são usadas em um filme sobre isso, revelando que eles descobriram coisas de mais, e foram silenciados.
Porém, no que poderia ser algo mais assustador por ser realista, acaba apenas apostando no óbvio e sobrenatural, com o silenciador sendo um fantasma vingativo, que mata pessoas possuindo outras, e nem sabe mais a razão de fazê-lo.
Seu pai, no passado, matou toda sua família, e o irmão gêmeo (ele dormia com a esposa do irmão, e a filha menor era dele sem que soubessem), se passando por outra pessoa posteriormente, e fugindo da cena do crime, colocando toda a culpa no filho dele.
O cara chega a ser investigado em dado momento, se passando por proprietário de uma hospedaria, e uma das testemunhas do incidente no passado. Mas, após ser descoberto, ele consegue sumir do radar.
Depois disso, o fantasma passou a assombrar a cena do crime, possuindo um casal que morou lá tempos depois, e forçando um homicídio.
Quando a equipe investigativa chega por causa desse caso, o espírito do garoto possui a jornalista, e a força a matar todos os outros, caçando o pai dele (quem nem morre no fim das contas).
E assim, tudo acaba, com 3 cineastas a menos no mundo, 1 garota internada e posteriormente presa por homicídio triplo, um fugitivo da polícia, e um fantasma impaciente que só tá esperando mais alguém se mudar pra sua antiga casa, pra continuar a matança.
Moral da história: Nunca se mude pra um lugar em que houve homicídio.
E bem...
Achei o filme por ai na internet (acho que tem na Apple TV), e apesar de não ser um dos melhores que já assisti, ou sequer memorável, ele é bem decente, e pra quem curte o gênero, vai agradar.
Além disso, é legal a ideia de mesclar crimes reais com sobrenatural, e tudo isso na perspectiva coreana só deixa ainda mais assustador (terror asiático é muito bizarro).
É isso.
See yah.
0 Comentários
Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.
Emoji