AdaptaçãoMorte: Five Nights at Freddy's: O Pesadelo Sem Fim - Nem Parece Adaptação

Por incrível que pareça, este filme parece muito mais com um filme de terror dos bons, do que só uma reinterpretação de algum jogo.


Olha que eu particularmente não gosto dos jogos de Five Nights at Freddy's, por se tratarem de jumpscary puríssimo, e me darem muito medo. Mas, o filme conseguiu me agradar por sua história, que é perfeitamente contada.

Falarei mais a seguir, sem spoilers... 

Boa leitura.

Tudo em "Five Nights at Freddy's" faz sentido, até as coisas mais estranhas e inimagináveis são explicadas de forma que faça sentido, ainda mais graças ao ótimo trabalho dos atores, principalmente o de Josh Hutcherson como Mike, ele dá a exata emoção que o filme pede. 


Se bem que todo o elenco é excelente, e passa estranheza quando é necessário, e empatia quando pedido. É impossível assistir sem se deixar apegar por algum dos personagens, e isso vale pros animatrônicos também.


Apesar de não terem muita movimentação, eles são bem interessantes e dão medo por serem grandes e imprevisíveis. Ainda mais quando vemos suas aparições fora de contexto e percebemos que crueldade é apelido para o que podem fazer.


O risco é iminente quando estão presentes, estejam vivos ou não, com seus olhos vermelhos ou não, e a gente apenas teme pelo pior, ainda mais quando há crianças envolvidas.


Mesmo assim, o filme consegue ser pesado, mas sem ser brutal. Tem cenas fortes, mas não tem gore nem tripas, nem sangue jorrando... na nossa frente.


Ele insinua muito mais do que mostra, e nos poupa das cenas viscerais para nos chocar com ideias.


E acho que isso é muito melhor do que apenas esquartejar o pessoal, pois a nossa imaginação faz o trabalho dos efeitos práticos ou especiais que seriam investidos em tais cenas, sem prejudicar elas por serem ruins. 


Só de termos a ideia do que aconteceu com crianças junto aos animatrônicos, já dá muito medo.


Como Adaptação ele é Bom?


Então, eu joguei pouco os títulos da franquia, mas meu irmão vive me contando sobre ela. O pouco que eu sabia me fazia me interessar pela história, mas nunca pela jogabilidade. 


Longe de mim ficar horas parado na frente de um monitor esperando tomar sustos. É ai que veio o filme e fez exatamente isso, me fez ficar na frente de um monitor esperando por sustos. 

E ele consegue fazer isso bem, mesmo os sustos não sendo como nos jogos, sem robôs bizarros pulando na tela pra devorar nossos rostos, mas aquela atmosfera de que há algo errado, de que o escuro esconde algo, de que tem algo atrás de você, e de que a qualquer momento tudo pode piorar... isso o filme entrega.


Outro ponto positivo dele está na narrativa, que é lenta, mas nunca cansa nem se estica de mais. O filme sabe contar e mostrar, sabe quando nos explicar as coisas, e sabe quando nem precisa disso pois já entendemos.


O terror pode não ser tão visual, e mais puxado pro psicológico, mas ele é muito imersivo e responsivo. Digo isso por causa dos momentos de calmaria seguidos de reviravoltas nefastas, que só arrancam agonia e ainda mais medo. Isso se adapta conosco! É interessante de se acompanhar.


Eu diria que este é quase um "Boneco Assassino" mas, com boa história, e menos violência.

Há uma razão pros personagens serem como são, tanto os vilões quanto os mocinhos, e há espaço narrativo pra todos eles. 


Mike não é apenas guardião de sua irmã mais nova, ele também tem um passado contra o qual luta, razão para ser indicado ao trabalho de vigia noturno no lugar mais estranho de todos, e aceitar isso.


Abby, a irmã dele, não é só uma criança pra servir de vítima pros robôs malignos, ela é uma garota com questões psicológicas enraizadas, que se comunica pela sua arte, e combate seus próprios medos mesmo sem demonstrar.


Vanessa a misteriosa policial, não é só uma figura feminina que brota como possível par romântico do protagonista, não, ela é alguém que esconde coisas, é prestativa e presente de mais, e por isso levanta suspeitas. 


A babá não é apenas um coadjuvante qualquer, ela é aquela que cuida da garota enquanto o irmão trabalha, mas também tem seus mistérios e segredos, seus motivos para fazer o que faz.


É interessante de mais notar que até o menor personagem, carrega um almanaque de informações em si. Todos tem profundidade, todos são muito bem elaborados e explicados, mesmo aqueles que não dizem uma única palavra.


Dito isto, considero este um ótimo filme de terror, assim como é uma ótima adaptação de um jogo, pois ele explica e conta tudo o que o jogo mostra, mas como um filme deve fazer, sem imitar coisas do jogo pra agradar fãs, sem ficar enfeitando de mais seus personagens para força-los como memoráveis.


Tem suas referências? Sim, e algumas delas chegam a ser hilárias, mas no geral, este é um filme que usa o universo de Five Nights at Freddy's como sua alma, e não como seu corpo.


E qual a história do filme?


Um cara arranja emprego como segurança noturno de uma pizzaria abandonada, onde existem alguns animatrônicos. Sua única função é proteger o lugar e não deixar ninguém invadir.


Porém, ele é obcecado em tentar descobrir quem sequestrou seu irmão quando criança, tentando lembrar os eventos através de sonhos, e paralelo a isso, ele luta para manter a guarda de sua irmã mais nova.


Dessa forma, um emprego noturno era a pior coisa que ele poderia conseguir (afinal, ele precisa do sono), mas ele dá seu jeitinho, pois ele depende desse trabalho pra proteger a irmã.


Só que, seus sonhos acabam revelando mais do que ele precisava saber, e querendo ou não, ele acaba conhecendo a verdade bizarra da Pizzaria e seus robôs.


Sabendo de mais, ele, sua irmã, e qualquer um que entre no caminho dos animatrônicos, vira um alvo, e possivelmente mais uma adição pra família da Pizzaria.


Parece uma sinopse boba? Mas acredite, revelar mais que isso seria spoiler de mais e estragaria qualquer experiência.


Vale muito mais a pena só assistir, e entrar de cabeça no mistério dos Animatrônicos da Pizzaria Freddy Fazbear's.


É isso.

Eu curti o filme, e deu até vontade de jogar.

Quem sabe eu arranje coragem.

Eu era um dos que achava que o filme ficaria uma porcaria, sendo só mais um na onda de adaptações ruins de jogos. Mas caramba, ele me fez temer pelos personagens, e ele é leve ainda por cima. Eu gostei da história, me surpreendi com a reviravolta, adorei como os mistérios se resolveram e também como alguns ficaram para nossa interpretação.


O jogo por si só é só aquele desafio de monitorar os lugares enquanto evita que os animatrônicos se aproximem e te matem, e eu nem imaginava que algo assim poderia render uma história tão rica em detalhes.

Entendo agora porque gostam e temem tanto os jogos.

See yah!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Já joguei alguns dos jogos da franquia (creio até que terminei os 2 primeiros) e não estava nem ligando pro lançamento do filme... até porque nem vi os trailers, só vi a galera em massa falando dele e se tem uma coisa que eu detesto é quando todo mundo fica falando da mesma coisa kkk (uma exceção foi os vingadores ultimato mesmo)

    Porém, se você diz que pode valer a pena assistir, vou manter a mente aberta e quem sabe um dia assista o filme né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que ficou bem feito, e realmente recomendo. Mas eu também penso assim, e fujo da massa. Nem sei se a galera ta curtindo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)