SérieMorte: Loki - 2° Temporada - Era Melhor ser um Filme do que Série

Achei que começou confusa.

Depois de tanto tempo a Disney nos trouxe a segunda temporada da história solo do Loki, naquele bom e velho estilo semanal. Só que, pra uma estreia de uma nova fase, tudo começou um pouco confuso e até chato.


Loki voltou às pressas, correndo como se fosse final de temporada, mas é início, e isso criou um problema sério de ritmo. Pior que eu amei a Primeira Temporada, e tava bem ansioso pra ver essa... tomando um balde de água fria que deu uma desmotivada.

É tudo muito agitado, rápido, e sem tempo pra entender. Basicamente o primeiro episódio serve apenas pra mostrar as consequências do final da temporada, quase como se fosse um Episódio Final, e não exatamente um inicial.

Eu havia inclusive desistido da série, parei de acompanhar em seu lançamento e voltei só depois que acabou... e me não me arrependi da escolha. "Loki 2" é uma série enrolada, cheia de paradoxos forçados, que não tem nada pra contar senão seu final. O Fim é a Redenção de Loki como "Atlas", mas não diria que compensa tanto assistir.

Mas, falarei mais a respeito a seguir, com spoilers.

Boa leitura.


Episódio 1: O Começo que parece um Final

A Série volta partindo exatamente do fim da temporada anterior, mas ela não relaxa em momento algum, não tenta contar uma nova história nem nos introduzir a uma, ela apenas vai explicando o que aconteceu, jogando várias e várias consequências, num acúmulo de problemas resultantes da desordem do tempo.


E isso se agrava quando vemos Loki correndo pra entender o que tá rolando com seu corpo, já partindo pra correção imediata do mesmo problema.

É que, ao fim da primeira temporada a surpresa que fica é que ele encontra um Mobius (seu grande aliado nas aventuras temporais) que não o reconhece, em um mundo onde Aquele Que Permanece "reina" (Kang, ainda não nomeado oficialmente assim diante Loki), com estátuas e tal.


Diferente do que isso sugeria, Loki não viajou para uma realidade diferente, mas sim para o passado, da TVA. Como lá não pode haver um passado, já que não há fluxo temporal ali, geral fica confuso, e a confusão aumenta com eles descobrindo que Loki agora salta entre diferentes partes do tempo, dentro da TVA.


A distorção física que ele tem antes de se teletransportar é bizarra com seu corpo se dividindo e reconstruindo, mas é rapidamente explicado como um simples erro de materialização, consequência de um distúrbio temporal que Loki teve quando voltou do Fim do Tempo.


Beleza, com ajuda de Ouroboros, praticamente o grande inventor e construtor de tudo ali, eles arranjam uma forma de extrair Loki do fluxo temporal, enquanto usa uma máquina que ele criou, agindo diretamente com a máquina que contém o fluxo do tempo em si.


E se você achou confuso, é por que simplesmente é. Se como conclusão de uma temporada que tratou do assunto de viagens no tempo e ramificações temporais isso já seria bem estranho, imagina como um Primeiro Episódio de uma série nova.


Isso pois, tecnicamente, uma nova temporada traria renovação, um ar novo, uma nova partida pra uma nova aventura. Mas o jeito como tudo começa soa como se fosse uma conclusão de algo em aberto para só então introduzir algo realmente novo.


Então trazem novas regras pro jogo, novos termos, novas tecnicidades, pra depois lá pra um segundo ou terceiro episódios, introduzirem uma narrativa que desenrole isso tudo.

Triste que, nessa brincadeira de instaurar um novo palco pra peça, eles negligenciaram informações tão bem construídas e estabelecidas na temporada anterior.


Apenas apontar o dedo e dizer que Aquele Que Permanece foi fundador da TVA e ele escondeu o passado disso, apagando as memórias da galera, e agora Loki traria a verdade, ao mesmo tempo em que descobriria como impedir o caos do multiverso, isso não é um jeito legal de começar.


Talvez a ideia geral seja bem elaborada a longo prazo, mas a princípio foi bem desanimador, pouco convidativo, e nada agradável de assistir.


O pior é ver dezenas de coisinhas insinuadas, pistas soltas aleatoriamente, regras ditadas aos montes, tudo pra dizer que algo grande será mostrado ao longo da temporada, que provavelmente contará com 8 episódios.


A Loki Feminina tá perdida no tempo também, vemos uma versão sua futura, enquanto uma outra versão do passado dela aprende a viver, mas é tudo só jogado mesmo.


E temos a TVA enfrentando algo maior e misterioso, mas que pode não ser nada de mais, e soa só uma justificativa pra tornar a Caçadora de Variantes uma personagem mais constante na trama.


Lembrando que ela, e todos os demais coadjuvantes da TVA eram importantes para destacar como as Variantes que eles tanto destruíam e odiavam, eram só a coisa mais comum no tempo, e eles próprios eram Variantes. Mas agora a série quer ir além, de dar mais significado e moralidade para os personagens, construindo algo... que eu não consigo nem imaginar mas estou temeroso.


Mas, sendo bem sincero, depois da bagunça que o UCM se tornou com Multiversos, acredito que o ideal seria lidar com isso, e não com mais problemas inventados em cima da hora pra Loki se aventurar em paralelo aos eventos principais dos filmes.


Mas, não posso falar muito mais antes de ver o resto e, isso levará semanas. Teorizar é perda de tempo quando se trata da Disney+Marvel... é hype jogado no lixo, e criatividade desperdiçada.


Então, aguarde por atualizações, se é que eu sentirei vontade de continuar assistindo essa bagunça.


Episódio 2 - O Verdadeiro Começo

Tá, a série começa a ficar mais organizada no segundo episódio, onde parece que a história começa de verdade. Porém de um jeito meio atirado, onde os personagens encontram um objetivo e já estão na caçada sem enrolar.


O objetivo é procurar pela Loki Feminina, pois o Loki ta obcecado, e a única pista que eles tem é um dos agentes da TVA que abandonou seu posto, e começou a viver em uma linha do tempo.


Isso é repentino, do primeiro episódio pra cá, aquela incursão dos membros da TVA na caçada pela Sylvie apenas ficou por alto mesmo, e os membros remanescentes da organização ficaram lidando com o problema da ramificação descontrolada.


Então o episódio se foca em investigação, Loki e Mobius interrogando o agente que deserdou pra descobrir a razão de tudo aquilo, e a localização de Sylvie... e até é interessante o mistério.


Chato quando a resposta vem e é broxante. A TVA está podando as realidades independente de quantos morrerão, e aprenderam como conter a ramificação descontrolada apenas detonando todas as ramificações em tempo real. E... eles já estão fazendo isso.


É estranho como isso é contado pois Loki tem todo um desvio de trama interrogando o soldado, pra só quando ele revelar tanto a posição de Sylvie e a razão por ter tanto medo de encontra-la, a TVA perceber que os soldados em massa que sumiram estão detonando as linhas do tempo.


O mais bizarro é que a trama secundária de Ouroboros tentando conter as explosão da máquina que segura as ramificações perde o sentido quando tudo é apenas resolvido. Eles podam todos, e pronto, sem mais linhas extras no tempo.


Só fica um gosto amargo de culpa pois os agentes que ficaram estavam pensando sobre as vidas ramificadas. Mas... pra que tudo isso então? História meio perdida.


Contundo, dessa vez tem uma boa cena que me fez lembrar a razão de gostar tanto do personagem Loki. Ele luta, usando magia, fora da TVa é claro, mas é muito legal ver o quão imponente ele é, novamente.


Mas sendo sincero, não sei pra onde a história tá se arrastando.

E, McDonald fez algum contrato de publicidade com a Disney? Metade do episódio é enaltecendo eles, com Sylvie encontrando o trabalho da sua vida em um dos restaurantes do Ronald. Tipo... que?





Episódio 3 - Enrolação Pura

Mas que merd4 foi essa?


O terceiro é a coisa mais enrolada que já vi, eles só esticaram um conceito e chamaram de roteiro.


O problema da TVA permanece, afinal as linhas do tempo voltaram a se ramificar (outra volta sem sentido). Mas tudo é com urgência, como se eles não tivessem tempo pra pensar.


Então Loki e Mobius localizam um sinal da antiga chefe da TVA, e decidem caça-la pra encontrar a Srta Minutos (a IA Relógio), pois só ela poderia acessar o sistema e arrumar as coisas.


Mas beleza, eles viajam no tempo, e enquanto isso a moça e a Minutos entregam um guia da TVA para o grande vilão, ainda criança. Ele aprende sobre o tempo e vira um cientista charlatão mas com conhecimento sobre maquinarias, tudo inspirado por Ouroboros.


Então, Loki e Mobius fazem um passeio pela Disney Word do passado, e descobrem que aquele cientista era uma variante Daquele Que Permanece, contudo, ele era a primeira variante, o original, mas eles não sabiam.


AO INVÉS DE USAR OS PODERES DE LOKI OU OS EQUIPAMENTOS DA TVA para teletransportar o cara, a mina, e a Minutos pra sede e lá resolverem os perrengues, eles ficam CORRENDO de um lado pro outro como num filme de comédia, até tudo terminar DO MESMO JEITO QUE TERMINARIA NOS PRIMEIROS 10 MINUTOS.


É Sylvie aparecendo pra matar o cara e desistindo, é Loki sendo nerfado pela realidade que esquece que ele é o DEUS DA MENTIRA E TRAPAÇA e é feito de tolo o tempo todo, é Mobius ignorando que tem TECNOLOGIA CONSIGO E NADA O IMPEDE DE USAR, e é a mina lá que eu esqueço o nome (Ramona, Ravonna, Renslayer, eu sei lá) que parece criar um romance forçado com o cientista, e no fim é feita de idiota.


E por fim, a Minutos, que parece que foi animada de ultima hora, encaixada artificialmente de mais por cima das cenas teatrais da galera falando com ela (muitas vezes nem aparecendo em tela), que é uma IA que se apaixonou pelo criador.


O ápice do episódio ta no fim, em que ela é mandada junto de sua assistente para o fim do tempo, na frente do corpo do chefe, pela própria Sylvie (que vingança ridícula viu), e pronto, um grande segredo que a deixará irritada é revelado pela Minutos, mas a gente tem que esperar pelo próximo episódio.



Episodio 4 - Paradoxo de Bootstrap

A resposta ao segredo: Ravonna tava lá com aquele que permanece, mas ele acionou o protocolo 42... que é apagar as memórias dela. Então ela esquece que esteve com ele, e era parte direta do plano.


E ai vem o grande erro. Numa história que em sua primeira temporada estabeleceu o conceito de Ramificação Temporal, e assim se libertou das amarras paradoxais clichês das viagens do tempo, eis que eles retornam e se prendem com algemas de bom grado, como se fossem masoquistas, abraçando o paradoxo de bootstrap, como se fosse a coisa mais genial de todas (e é um baita tiro no pé).


O "Paradoxo de Bootstrap" é basicamente quando algo que foi achado no futuro, como um livro, é levado para o passado e entregue pra seu próprio criador, antes dele fazê-lo, e este criador se inspira na obra e a replica, criando ela. Ou seja, o livro que o fez criar o livro, foi criado por ele mesmo. Eis o paradoxo.


Tal ideia JAMAIS se encaixaria nos conceitos temporais de Loki pois há as variantes temporais... porém sim, eles fizeram com que Ouroboros assinasse o manual da TVA e fosse conhecido por isso, mas o mesmo livro foi levado para Aquele que Permanece (que é o Khang, ponto) quando ele ainda se chamava Victor, e este usou o livro pra criar a TVA, mas este por outro lado foi quem inspirou Ouroboros a escrever o manual. Bootstrap!

Pra que desfazer algo que já tinha sido tão bem estabelecido na primeira temporada? Qual o instituto desse universo cabalístico e difuso? É multiverso, é tempo relativista, é tempo paradoxal, é microverso, é tudo! 


E sobre "violência". Sei que estamos numa série Disney mas, praticamente aniquilaram uma das melhores cenas possíveis, não pela ideia, mas pelo desenvolvimento em si. Pegaram vilões e massacraram eles, debaixo dos olhos, ouvidos e narizes de todo mundo, mas camuflaram a carnificina com expressões, gritos e barulho de líquido caindo.


Okay, é bem bizarra a cena, mas quem se importa com os personagens secundários que já nem fazem sentido na trama, sendo mortos? Bilhões de outros personagens foram mortos, inclusive bilhões de variantes destes mesmos personagens, então desculpe, mas qual o sentido disso? Quem que é o vilão aqui? Tem algum vilão ou só vão ficar jogando a batata quente de um lado pro outro?


A ameaça aqui não existe, são os desenvolvedores atirando pra todo lado na tentativa de achar algum alvo, e tá esquisito, ta ruim e muito pouco significativo.


E como toda resolução aplicada em obras que investem no Paradoxo de Bootstrap, o final é o começo, e tudo acontece pois tudo tinha de acontecer. Então aquela sensação "Dark" de que tudo que estamos acompanhando não importa vem com tudo no fim do quarto episódio, que aniquila a todos é claro, em uma grande explosão, mas que sabemos que não é o fim (pois há ainda 2 episódios).


E antes que me esqueça, Victor Timely, é pego por radiação temporal e trucidado através do tempo. Assim nasceu Khang e suas variantes, que genial!



Episódio 5 - Loki Ganha Poderes do Tempo

E aqui as coisas ficam boas de verdade. Talvez seria melhor só ignorar os 4 primeiros episódios, e fingir que depois do final da primeira temporada, o tempo ruiu e pronto.


Loki descobre que sua instabilidade temporal o permite saltar pelo tempo, pra onde quiser, independente do tempo existir.


Ele tenta ajudar seus amigos, tirando-os de suas vidas, e até mesmo reencontrando Sylvie mas, nada disso realmente importa.


Ele tecnicamente criou a TVA, mostrando ao Oroboros o manual também, foi quem deu nome aos personagens, e foi quem o ajudou a desenvolver os equipamentos mas, isso também não importa.


A ameaça realmente existe, e era o fim de todo o tempo por causa das incursões da TVA. Tudo uma hora só é desfeito e se emaranha em um vazio... e isso é bem perturbador.


Se parar pra pensar, tudo se resolveria bastando que a TVA não existisse, mas por ter existido, já não tem retorno. Qualquer retirada deles do tempo faz o próprio tempo ruir, e isso é igual o estalo de Thanos.


Mas, há um porém, que dá nome pra série: Loki.


O fato dele estar instável e ainda ter a anomalia temporal que o faz ir pra onde quiser, dá a ele o poder de controlar o tempo em si.


Agora sim, a série mostrou a que veio, fazendo do deus da mentira algo muito maior, e poderoso, e essencial pra todo o multiverso, universo, tempoverso, microverso, enfim, pra tudo.


Seu poder temporal é o que mantém tudo de pé, agora é ver se ele controlará isso de fato.

Em um episódio, minha atenção foi recuperada pela série. Algo que perdi ali no final do primeiro, veio com força agora no season final.

Episódio Final - Loki vira Atlas

E, bem, acho que se fosse um filme seria muito melhor.


O final é apoteótico, e Loki se torna um verdadeiro deus, mas meio que misturando as mitologias. Loki vira Atlas, tecnicamente falando.


Atlas, deus da mitologia grega, segura o mundo nas costas pra que as pessoas existam, por todo o tempo, por toda a eternidade. Loki, da mitologia nórdica/marvel, segura as linhas do tempo por toda eternidade.


Isso pois é aquilo, a existência da TVA como analista temporal forçava o tempo a deixar de existir. A máquina criada por Aquele que Permanece eliminava linhas do tempo sobressalentes, então ou existe apenas uma, ou nenhuma. Loki optou por substituir a máquina.


Depois de interferir uma vez, o tempo parece não agir mais sozinho (put4 furo de roteiro mas okay), então apenas aniquilar a interferência da TVA não basta, agora é preciso que alguém se sacrifique pra manter o fluxo infinito do tempo sem ele se desmonte e morra.


Loki, que agora virou um com o tempo, é o único capaz de fazer tal sacrifício, e assim termina sua participação direta no UCM, mas também ganha sua redenção definitiva.


O cara viveu séculos e os reviveu pra tentar arrumar as coisas, estudou física, aprendeu tudo o que podia aprender, e mesmo assim nada adiantou.


Agora a Marvel pode brincar com o tempo e criar quantas variações quiser sem ter o menor respeito, mas confesso que senti pena de Loki e sua Yggdrasil Temporal, pois tadinho, ele vive pra que isso tudo exista... e ainda fazem pouco caso do que ele permite.


Sendo sincero... não. Não vale a pena gastar 6 horas nessa série. 


Seria muito melhor apenas se resumissem tudo em um filme de 2 horas, pra evitar toda a enrolação criada nos episódios 2, 3 e 4. Bastava apenas introduzir o poder de Loki como ser instável no tempo, a chegada de Victor Timely, e encerrar com sua jornada para descobrir que não dava pra manter a TVA, e o tempo mais.


Alias, em respeito a Loki, a TVA permanece existindo mas, agora fora do tempo, e com a função de caçar e monitorar as variantes de Victor, no caso, os Khangs. Ele ainda existe aos montes mas, ao menos não é infinito. 


Loki permitiu o livre arbítrio real para todos, e agora fica nas mãos da Marvel finalizar. Mobius em gratidão se aposentou e tá lá vivendo sua vida... só que como duplicata de si mesmo (ilógico).


Triste... eu não me arrependo de ter assistido, mas não recomendo pra ninguém passar por isso. O final não é tão compensador assim, mas... nem é culpa de Loki (o cara ta perfeito), mas do enredo em si.

Seria melhor se fosse um filme.

É minha opinião.

See yah.

Postar um comentário

0 Comentários