RapidinhaMorte: Too Many Cooks | Adult Swim

O negócio já tem 8 anos e ainda me assombra, acho que é uma boa finalmente falar um pouco de um dos vídeos mais intrigantes e perturbadores que já vi no YouTube. E meio que... ele é pura comédia, com terror, mas ainda comédia.


Caso não conheça "Too Many Cooks", veja o vídeo abaixo. Tem apenas 11 minutos, e você não irá se arrepender... ou irá, tudo depende do quanto a música grudará em você.



Se já viu, ou refrescou a memória (ninguém aguenta a curiosidade), agora é a hora de explicar o que eu conseguir.

Então, segue minha interpretação e também minha experiência com "Too Many Cooks".

Boa leitura.

O que seria a "série"?


"Too Many Cooks" seria uma web-série que satiriza seriados de televisão americanos, mas apenas a abertura foi produzida, ou melhor, as aberturas de todas as temporadas mescladas em uma só, consumindo assim seus 10 minutos só em pura introdução, com apresentação do elenco e também das reviravoltas a cada nova temporada.


Quando o episódio finalmente começa, o tempo de exibição já chegou no limite e a série acaba.


É engraçado pensar que, os caras gastaram tanto tempo só com a produção da abertura, que não sobrou nem um minuto pra exibição da série em si. Mas, a piada e sátira está muito além disso.

Pois como citado, todas as temporadas são previamente anunciadas nessa enorme abertura, e inúmeros gêneros e estilos que a IP teria são representados, indo do humor ao terror muito rapidamente.


É curioso ver como tudo se torna bizarro e confuso conforme tudo avança, mas o melhor de tudo é que há explicações bem claras pra tudo que rola.

A mais clara é que, a própria emissora matou a série! Mas não falo do Adult Swim ou da Warner, e sim da personificação da Emissora em si, composta por seus diretores, executivos, e "cozinheiros".


A ideia de Too Many Cooks é, de uma forma bem "Adult Swim", dar um tapa na cara das produções que se inspiram em estereótipos de suas épocas, e criam dezenas de seriados para se esgueirar em ideias difundidas e sociais, tentando manipular a mente de seus espectadores.

Nem tinha começado no canal deles, e era apenas um informercial daqueles bem aleatórios e meio bizarros, que passava nas madrugadas da Cartoon Network. É estilo aqueles comerciais estranhos da MTV, sem explicação, apenas algo maluco da madrugada.

É um hábito inclusive deles fazer paródias, brincar com polêmicas, e explorar ao máximo e com total liberdade, qualquer ideia que achem necessário. Aliás, Adult Swim é uma divisão "adulta" da Cartoon Network, criadora de obras como "Frango Robô", "Mr Pickles" e o famoso "Rick and Morty", dentre outras encantadoras animações nada infantis.


Eles tem seu canal agora, onde republicaram a maioria dos vídeos que criaram, e onde produzem de tudo do mais bizarro, mas ao mesmo tempo espetacularmente livre das diretrizes que tanto acusam.

E olha que a série em si satiriza apenas obras dos anos 80 aos 2000. Se ela durasse mais um pouco imagina o que mais ela mostraria.


Enfim, com excesso de exigências, uma ideia base é desfigurada em prol da modernidade, se tornando algo mais qualificado pro seu período. Isso é evidenciado pela variação do elenco ao longo da abertura, e não apenas seu gênero. Mas, também vale pro gênero é claro.


Resumindo e Explicando Too Many Cooks


Tudo começa com uma série de comédia com uma típica família americana tradicional.


Então, já na segunda temporada, vem a necessidade de tirar a palavra "tradicional" da obra, e assim aumentar a família com parentes extras. Eis o início do controle.


Na terceira temporada, foi preciso mudar tudo ainda mais, incluindo variações para que o público se identificasse melhor com os antigos, e os novos personagens. Assim o elenco aumenta muito mais, e até mesmo se torna mais "aberta" a conceitos mais modernos de família.


Crianças também deveriam ser incluídas, então nasce o Mascote Fantoche. Mas adultos também deviam ser mantidos, assim as indiretas sexuais disfarçadas também foram adicionadas. Incluindo todo mundo!


Na quarta temporada, foi adicionado o elemento de Escritório, com humor em ambientes de trabalho, 


Na quinta temporada séries de humor já estavam fracas, então migram pro gênero policial. Mudança brusca, mas era o que tava em alta.


Vale mencionar que nessa parte, até coadjuvantes passam a ganhar destaque. Como o elenco da série em si já é formando por apenas coadjuvantes, quem os ilustra são os objetos por trás deles.


Com mais ação, um público mais ativo surgia e assim, rapidamente a ideia migrou pra animação, pois dessa forma os jovens poderiam investir suas economias em brinquedinhos. Nasce ai o período da venda casa entre série, animação e brinquedos, a capitalização da arte.


Mas isso não dura tanto, e o patriotismo ganha mais visibilidade com o governo interferindo mais na mídia, e ditando mais regras pra controlar a massa. 


Assim começa o período de séries rurais, mostrando a vida no campo, e a recuperação pós Guerra.


Mas em paralelo com isso, o controle midiático passava a vigorar e a batalha interna pelo controle começava. Assim iniciam os massacres de ideia, boas histórias sendo atacadas nos bastidores, perseguidas e corrompidas por executivos, e pela própria Mídia, na busca pelos holofotes.


Aos poucos tudo se transforma no politicamente correto, tudo se adapta para o modelo que sempre esteve ali, à espreita. 


Mas ainda não era o fim, surge a era dos heróis, e o mercado se expande com as emblemáticas histórias de guerreiros superpoderosos, que ajudam a promover o patriotismo ao mesmo tempo em que desmantelam o que é bom ou mal.


E então chega o formato de Investigação Criminal, ainda mais certeiro no quesito manipulação, pois através de boas trama investigativas repletas de mistérios, ela também delimitava o certo e o errado com mais veemência. Um jeito perfeito de ensinar leis para os espectadores.


E então o domínio midiático estava completo, pelo menos até chegar a era das séries de Ficção Científica. Estas que levavam o entretenimento para além do conhecido, muito muito distante, onde nenhum homem jamais esteve.


Mas uma hora a guerra chega ao fim, e a mídia retoma as rédeas, colocando oque quer e como quer, ignorando lógica ou contexto, apenas enfiando tudo junto pra vender.


Em dado momento, os créditos passam a valer mais do que as pessoas. Nomes ganham mais poder do que personagens ou atores. O controle era absoluto.


E assim chega o fim, com em meio ao desespero e descontrole, o mascote a muito esquecido tentando resgatar o show, resetando a obra.


Mas, não adianta, a ideia já havia sido deturpada, e nem recomeçando seria possível trazer aquela simples ideia inicial


Com todo o novo elenco final, o show se reinicia, e a série começa... mas seu tempo acaba e fim.



Meus Pensamentos...


Bem, isso é o que eu entendi que é "Too Many Cooks". Claro que, eu não sou nenhum historiador nem conhecedor de todas as séries do mundo, nem de como tudo foi evoluindo com o tempo. O que sei foi o que entendi pelas esquetes insinuadas e pautadas nas aberturas.


Se a intenção foi essa ou não, não tenho a menor ideia. Contudo, preciso dizer que eu fiquei um pouco impressionado com o fato de que, até os dias de hoje, da pra reconhecer os padrões do mercado televisivo/cinematográfico.

Essa busca pelo lucro a todo custo, se assemelha muito ao cenário atual dos Streamings. 


A produção exacerbada de conteúdo em grande escala, mas com baixa qualidade, seguindo modelos pré-determinados pela "sociedade", e praticamente incluindo todos os padrões base para atingir públicos distintos.

A tal "lacração", o "politicamente correto", a "inclusão", vários aspectos que nasceram como uma forma de respeitar diferenças e ensinar as massas, foi pouco a pouco se corrompendo por ideias de venda e lucro.


Vivemos apenas no que resultou desse longo investimento através de décadas, tomando carona nas boas histórias, para transforma-las em ferramentas pra um viés oculto. E hoje, ao invés de televisão, temos streamings e redes sociais, mercados para manipular a massa e nos fazer acreditar no que mandam, comprar o que mandam, ser o que mandam.


Dificilmente algo bom se destacará, e caso se destaque, não demorará pra ser corrompido, seja por plágio, seja por venda de caráter, seja por demanda do mercado.

Essa é a triste realidade do mundo.

É isso... que bizarro né? Bateu mó deprê agora, credo.

See yah.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu odeio minha mente...mds
    Eu literalmente li ''too many cocks'' KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi sr Wilson kkk.

      Nem grila, eu achava que eram "too many cookies" e sempre ficava pensando "cadê os doces?"

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)