O Filme Achado de Hoje: Willow Creek - Mais um Found de Pé Grande

Este filme é um pouco antigo, de 2013, mas eu desconhecia. Recebi a dica para assisti-lo e algo em mim dizia que eu já tinha feito isso, e conforme eu o via eu sentia que já conhecia algumas coisas, mas eu definitivamente não me lembro.


O curioso é que este é um dos filmes que eu considero bons, por conta da boa narrativa, o estilo de filmagem respeitado, e todo o suspense e mistério e o terror surgindo sem precisar de esquartejamentos ou sangue, o que o favorece muito no sentido de "realismo".

Ele segue muito o formato de Bruxa de Blair, talvez por isso senti semelhanças, mas ele tem sua própria identidade, graças ao tema que escolheu.

Bem, falarei mais a respeito a seguir.

Boa leitura.

Bruxa de Blair do Pé Grande


"Willow Creek" é o nome do filme, mas também o nome de uma região dos EUA, na Califórna, que é conhecida turisticamente como "Cidade do Pé Grande". Daí a ideia do filme é incorporar essa fama para se vender em cima disso.


Um casal de cineastas amadores, formado por um cara entusiasmado pelo Pé Grande, e uma atriz que é sua namorada, viajam até a cidade para buscar o local onde o famoso filme de Patterson e Gimlin foi feito.


Então, isso é citado tantas vezes que eu fiquei me perguntando "que raios de filme famoso é esse?" mas o found footage nem tenta explicar, assumindo que já sabemos, ou que pesquisaremos a respeito depois de concluí-lo.


Qual é o Famoso Filme do Pé Grande?



O filme de Patterson e Gimlin foi um curta metragem de 1967 realizado num riacho entre Willow Creek e Bluff Creek, em que dois cineastas caçavam por provas do Pé Grande e depois de muito tentarem, capturaram a imagem de um andando. Isso meio que se tornou uma das maiores provas da existência desse ser, mas ainda assim é vago o bastante pra mantê-lo um mistério e em discussão até os dias de hoje.


Eu já havia visto a imagem antes, geralmente quando vejo algo relacionado ao Pé Grande, sempre mostram essa famosa imagem do ser peludo andando na floresta, mas não sabia que era um filme tão antigo, e ainda por cima tão famoso.


Não foi Falta de Aviso


Enfim, os protagonistas daqui querem visitar o mesmo local, pra ver se capturam algo, em pleno século 21.


Claro que o filme não ignora a ironia, de que em tantos anos ainda nem comprovaram a existência da criatura, mas em meio a discussão do rapaz com sua namorada (que no caso não acredita), nós somos inseridos na jornada, entendendo a razão das tomadas de decisões mais absurdas que eles fazem.


É que, ao longo da história eles são alertados dos muitos riscos que correriam ao invadir a floresta pra realizar o sonho de filmar o ser peludo de pé avantajado. Além dos animais silvestres, haviam habitantes locais, havia a chance de se perderem, era um lugar afastado de mais, era um lugar inóspito de mais, e ainda por cima tinha o fato do possível "Pé Grande" ser absurdamente forte e violento.


A compilação de motivos para não seguir viagem rumo a floresta vai aumentando, conforme entrevistam habitantes de Willow Creek, ou apenas são ameaçados.


Já fica óbvio que não é seguro quando algumas pessoas chegam a ameaçar diretamente os turistas, dizendo para irem embora. Poxa, isso rola até já na floresta, com um habitante local dizendo "saia daqui", mas eles levam na esportiva e continuam indo pra um lugar isolado, sem segurança e sem proteção.


O Terror de Toda Floresta


O casal ignora todos os alertas e vão assim mesmo, assinando o próprio testamento, com ótimas cenas em plano sequência de aterrorizar.


Independente de qual fosse o desfecho, é óbvio que não seria bom. Era uma floresta, só em se perder nela já seria o fim. E o casal ainda vai desarmado, despreparado, achando que é só acampar que tá tudo certo, e no fim, tudo só dá mal.


Mas, o ruim do filme é que ele não é daquele tipo que mostra as coisas. Ele se baseia muito no mistério, com os barulhos da floresta se mesclando aos temores, e nada é realmente visto ou mostrado.


O Medo vem de Toda Direção


Um problema que notei se repetir em todo filme do Pé Grande, tipo o "Exists", é que parece que querem manter o segredo da criatura a todo custo, até mesmo em obras evidentemente fictícias, sem nem tentar simular sua aparição, colocando só os barulhos ao fundo, e as consequências do encontro, mas nunca uma boa tomada bem enquadrada dele.


O que "Willow Creek" retrata é a viagem de duas pessoas fadadas à tragédia, em meio aos riscos naturais de uma floresta inexplorada. O que talvez nem seja tão real já que é um local turístico (e acho que devem rolar várias viagens pra lá), mas ainda assim é uma boa obra que sabe contar sua história, mas não mostra muito.


Torcemos mais pela moça, e há momentos em que até mesmo o cara é suspeito. O instante em que ele a pede em casamento, isolado na floresta, sem lugar pra ela fugir, e ela ainda recusa, me deu medo, pois... e se ele fosse louco?


Não pelo que acredita, mas pelo conjunto de decisões e ideias que teve. E se o filme que era pra ser sobre o Pé Grande na verdade fosse sobre um psicopata que aterroriza a própria namorada por ela se recusar a dar o que ele quer? Já na hora eu fiquei pensativo sobre isso, imaginando todas as possibilidades.


E, mesmo que não seja isso, o final do filme é tão aberto e sem tantas respostas que permite pensarmos assim. Podem haver pessoas malucas por lá, pode ter canibais, animais assustadores que caçam a noite, ou apenas o Pé Grande mesmo, o que não muda em nada o risco enorme que qualquer entusiasta despreparado correria.


O Pé Grande Foge das Câmeras


Acho que tudo seria muito mais interessante se mostrarem em definitivo algo para focarmos. Se além dos bizarros barulhos de gritos (que parecem sirenes), choros e resmungos vocalizados de noite e de dia também, apenas explorassem o medo escancarando um monstro ou até o próprio homem peludo... seria bem satisfatório. Mas infelizmente o pouco que surge não tem grande valia, e ainda vem nos momentos de menor impacto.


Claro que o cineasta principal fica tão assustado, que é aceitável vê-lo perder chances de filmar a criatura fora da barraca, mas ainda assim, se é seu grande sonho, que pelo menos se preparasse pra capturar algo em cena. 


Mas o máximo que há é uma mulher acima do peso totalmente nua, com o rosto difícil de ver, e em um momento onde todos já tão fugindo assustados e perdidos. O que me fez pensar "Uai, é filme sobre bruxa na floresta agora?" pois, foi isso que imaginei.


O Pé Grande retratado no clássico curta de 1967 é uma criatura totalmente peluda, então pra que subverter o conceito com uma pessoa nua? 


Da pra sacar que é a mesma pessoa desaparecida de cartazes bem no começo do filme, mas ainda assim, é algo inesperado de mais, repentino de mais, e insignificante mediante o momento (eles fugindo de um monte de sons na floresta, espera-se tudo menos uma mulher pelada e perdida).


É o que estraga a obra, pois antes não mostrasse nada, e deixasse todo mundo sendo "morto" com a câmera virada pro mato, e só os barulhos caóticos da matança ao fundo, e já tava de bom tamanho. Mas, o que querem insinuar é que os Pé Grandes, ou o que quer que exista na floresta, sequestra mulheres pra copular? Agora a namorada do cara é a próxima? Tipo... é bem vago.


Mesmo assim, é um bom filme, que nos ensina a temer o desconhecido e evitar ir pra uma floresta, no meio do nada, munidos de um graveto e a fé de que seremos sortudos, e sobreviveremos sem nem ter uma bússola, um mapa, um rádio pra pedir socorro ou um plano de contingência. 


Turistas sendo turistas.

É isso.

Obrigado pela dica sr Jonathan!! Eu gostei do filme, e é mais um found que entra pra minha lista de recomendáveis, mesmo que eu não tenha curtido tanto o final.

See yah!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Mais uma bela análise, esse filme não é uma obra prima mas na minha opinião vale a pena pelo final e por todo o cenário dele, e realmente, eles foram muito inocentes em ir acampar sem nenhuma arma, ainda mais que o cara já esperava encontrar o Pé Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até os caras do primeiro filme foram mais equipados, no vídeo da pra ver que levaram dois cavalos... prontos pra fugir se necessário. Nessas horas aquele outro grupo, do outro filme, foi muito mais preparado.

      Ainda assim, curti. Agora to buscando mais filmes. Verei a Morsa.

      Excluir
  2. Acho que a questão do pé grande é como as criaturas de H.P Lovecraft, se você tentar mostrar demais corre grande risco de ficar ridículo. Daí o que resta é trabalhar com esse terror psicológico mesmo, brincar com a imaginação do espectador. Não sei se consigo imaginar um pé grande bem feito, antigamente até dava pra apelar pra falta de qualidade da imagem, mas agora não sei se ia dar bom não, só imagino um cara numa fantasia de gorila kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido sr Ed, e considerando gastos com efeitos práticos e especiais, é arriscado e isso poderia manchar o filme por inteiro. Mas queria muito ver um Pé Grande personificado...

      Excluir
  3. Kkkkk capaz de ficar parecendo o Donkey Kong, no outro filme que vc citou "Exists" o Pé Grande até que aparece de uma maneira convincente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o resultado poderia ser bem estranho. Mas eu pensei no Troll Hunters saca... lá também tinha tudo pra ser risonho, mas foi bem bolado. Só queria ver o peludão T_T.

      Excluir
  4. A Morsa é um "terrir" bem legal, eu achei no YT um filme chamado "Bigfoot Path of the Beast, vou assistir esses dias pra ver se é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Terrir" me faz correr um pouco rs. Mas estou tentando assistir. Esse "Bigfoot Path of the Beast" sei não, o trailer me soou tão "faculdade de cinema". Parece bem feito mas lembrou aquela série do SyFy.

      Excluir
  5. Vou te falar que eu não vejo trailer de filme nenhum kkk acho que os trailers entregam muita coisa, sempre julgo pelo nome ou pela capa kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sábia decisão, eu infelizmente as vezes tropeço na curiosidade e assisto trailers, mas rushando. Fico pulando partes e não pego o contexto só pra ver os "slides" e ter uma ideia do que verei.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)