SérieMorte: O Mandaloriano - 3° Temporada - Completa

A série do cara de capacete e seu eterno protegido bebê Yoda retorna, pra mais uma temporada que... começou mal.


Falarei o que achei, com spoilers.

Boa leitura.

Acabei me interessando pela série, apesar do início, e estou acompanhando semanalmente. Pra manter tudo atualizado, resolvi criar um Índice, levando direto pra cada episódio conforme for renovando o post.

Só clicar que o texto vai direto pro episódio desejado.

  • Episodio 1
  • Episódio 2
  • Episódio 3
  • Episódio 4
  • Episódio 5
  • Episódio 6
  • Episódio 7
  • Episódio Final

  • Episódio 1 - Um desastre de inicio

    Ou meu senso crítico está completamente desajustado, ou a série retornou um tanto quanto perdida.

    O primeiro episódio não sabe exatamente o que quer contar, e apenas vai mostrando eventos que se conectam, forçadamente, numa pretensão de nos apresentar os elementos que formarão a trama desta nova temporada.


    Mas ele tenta resgatar coisas das temporadas anteriores, sem saber administrar as informações que deseja revelar.

    É basicamente uma jornada de volta aos locais do passado, que mudaram, mas sem nos dizer exatamente quanto tempo se passou, ou validar tais visitas com justificativas no mínimo lógicas e coerentes.


    O Mandaloriano tem como seu maior objetivo, recuperar sua honra, perdida após remover seu capacete, e pra isso busca por recursos pra visitar seu antigo planeta, aparentemente envenenado.

    Daí ele faz um caminho confuso. Primeiro ele visita a moça que faz as ferramentas, agora em um planeta (e não em naves ou esconderijos), realizando um ritual de iniciação em uma criança.


    Essa parte é tudo de melhor que teve no episódio, que faz parecer ser um flashback do passado do Mandaloriano, mas na verdade é um evento em tempo real, até sua visita ocorrer.

    Mas, ao mesmo tempo, essa já é uma parte desconexa da própria história. Os mandalorianos se unem pro ritual de batismo da criança nova, num laguinho, que do nada revela ser habitado por uma fera reptiliana enorme, contra a qual nenhum deles tem o mínimo de capacidade pra vencer.


    O ritual além de ser desnecessariamente perigoso, ainda é infrutífero e vago, sem contar que não explica nem combina com a história já conhecida dos Mandalorianos do Olho.

    Eles nunca tiram o capacete (na presença de outros), e antes viviam em esconderijos, revelando-se raramente (por isso acreditava-se que os mandalorianos estavam extintos). Mas agora, um deles que foi expurgado é capaz de encontrar toda a tropa, num evento de batismo, ao ar livre e ainda por cima em perigo.


    É esquisito, pois mata o mistério que consolidou a reputação do protagonista, além de ir contra a ideia da dupla remanescente de mandalorianos resistindo no espaço (a ferreira e o grandão, que tentou pegar o sabre na lutinha), como dava. Não era isso que mostraram na temporada anterior?? 


    Fiquei tão perdido, e confuso, que logo ai me desprendi do episódio... mas tudo piorou.

    Essa visita é só pra ele descobrir que, pra poder voltar a ser considerado um Mandaloriano, ele deve ir lá pro planeta deles, e se banhar numas águas, pra se purificar. Mas o planeta tava envenenado né, por causa das guerras antigas, e ele teria de dar um jeito, se decidindo nessa viagem. 


    Sem o menor contexto, uma cena do Grogu observando criaturas no meio de um salto espacial toma um bom tempo de tela (é bonito pelo menos), e em seguida nos vemos de volta em mais um evento gratuito, pra reapresentar personagens que não tem pra que aparecerem.


    O Mandaloriano volta pro planeta onde o amigo robô dele morreu (um dos caçadores que tentou capturar o bebê e depois se aliou, se sacrificando pra ajuda-lo no fim), e após ver a estátua dele, decide que quer ele pro time.


    Tipo, é completamente randômica a tomada de decisões. Ele vai até o planeta e se impressiona com a grande mudança que a comunidade fez, e o quanto ela cresceu. Tanto, que fica evidente que é o primeiro contato dele com os mesmos depois de tanto tempo. Mas, ele vê uma estátua de seu robô antigo e só ai, decide que ele deve voltar a vida. (Qualé, ele tinha ido lá por um motivo, e lá criou outro motivo... qual era o motivo inicial??? Ou ele só ta visitando planetas mesmo?).

    A estátua era um robô sucateado, completamente destruído, que foi empalhado em um memorial, e ele decide que é o único em quem ele pode confiar, e vai trazer de volta, REPARANDO COM AS PROPRIAS MÃOS.


    Ele vira técnico de robótica e consegue restaurar a máquina, mas em seguida ela volta ao modo de fábrica e tenta matar o bebê... tudo pra justificar mais uma busca prolongada por algo aleatório.

    Só depois que isso da errado, que eles pensam em levar pra especialistas em robótica, e ainda por cima com esperanças de restaurar a máquina, QUE SE AUTO DESTRUIU, com direito a suas memórias. Sabe o que me deixa injuriado? ELE SE DESTRUIU JUSTAMENTE PRA NÃO TER SUAS INFORMAÇÕES ROUBADAS OU RECUPERADAS! 


    PRA QUE SE DESTRUIR SE É POSSÍVEL TRAZER DE VOLTA?!

    Me lembro que ele tinha sido o único a ver o rosto do Mandaloriano (até ele começar a tirar o capacete), e a destruição dele chegava a ser algo harmônico, pra preservar o mistério. Mas, simplesmente querem trazer de volta e pronto.


    Te juro que não esperava que isso funcionaria, torci pra série não se tornar tão estúpida assim, mas sim, é possível recuperar a máquina, só basta buscar pelos recursos. 

    Nesse planeta também rola o surgimento de um novo grupo de vilões genérico pra p%#$!, pra servir de antagonistas pro herói, afinal... NÃO PARECEM TER IDEIA DE PRA ONDE QUEREM IR COM ISSO!


    Óbvio que os vilões retornam, próximo ao fim do episódio, com o chefe deles que, não chega a ser derrotado e com absoluta certeza voltará pra perturbar o Mandaloriano mais vezes, tanto que ele tem design próprio nunca antes visto, se destacando com louvor pra garantir estabilidade, visualmente ao menos, pois sua introdução é fraquíssima e desinteressante que só.


    Também nesse planeta, há referência a moça lá que tinha virado xerife e capturou o antigo dono do Sabre Negro, e tipo... fica por isso mesmo. É dada uma justificativa chula pra explicar a razão dela não estar na série, e pronto.

    Fica apenas jogada a ideia de que o robô está em manutenção, e o Mandaloriano parte pra... mais um planeta do passado.


    Agora ele vai pro planeta atual dos Mandalorianos, os outros, aqueles que podem tirar o capacete, onde encontra a atual rainha deles, quem deveria estar com o Sabre Negro, mas por não ter vencido a lutinha contra o protagonista, perdeu sua autoridade.

    E é só pra isso mesmo que tem essa visita. Pra dizer que o sabre ainda tá com o Mandaloriano (mas ele nem mostra), e pra falar que geral parou de seguir a moça... até os aliados mais próximos, tudo por ela não ter o sabre (que ela nunca teve!).


    E o episódio acaba, de forma aberta pra que o próximo continue a nos enrolar.

    Sem qualquer foco, e com um enredo bobo e infantil, a série retorna fraquíssima e sem graça.


    Aquela mágica interação entre o misterioso cowboy espacial, e o ingênuo bebê caçado, ficou completamente de lado.

    Os momentos que eles interagem, além de serem também fora de contexto, são desinteressantes. E inclusive, fiquei decepcionado com o fato de banalizarem a dupla, fazendo-os parecer sem destino, sem objetivo, e perdidos.


    Caramba, tanto pra se abordar, e num primeiro episódio tudo que conseguem é rever o passado e justificar as mudanças? Bem triste.

    Ao menos os efeitos especiais estão bons. E as cena de ação também.

    Mesmo que não sejam bem justificadas, ao menos são bem boladas.

    A batalha espacial dos piratas por exemplo, é estúpida (eles vão vingar a morte dos colegas, matando mais colegas???), mas é mó daora o Mandaloriano se escondendo pra atirar.


    Enfim, é isso que eu achei.

    Aliás, achou as imagens muito pequenas? Pois é, é assim que da pra assistir no Disney Plus se você tiver um monitor Widescreen. Além do serviço em streaming não dar suporte e criar essas barras GIGANTES nas laterais, ele ainda bloqueia fotografias.

    Eu até pensei em editar e deixar elas mais fáceis de enxergar, mas sinceramente, quis registrar essa falha do streaming. Na Netflix, HBO e Amazon Prime, nunca tive esse problema... e ao pesquisar, não achei soluções. Era assim que deveriam ficar:


    Confesso que não pretendo assistir mais... mas caso eu veja, atualizarei este post.

    Episódio 2
    Então... eu felizmente errei.


    O segundo episódio traz um pouco do velho gostinho que essa série despertou em sua estreia.

    Da simplicidade, ao desbravamento, ela entregou algo relativamente novo, e agradável, além de melhor conduzido e justificado.


    O Mandaloriano vem treinando seu discípulo, e filho adotivo, nos caminhos de Mandalore (figurativamente, e literalmente). Agora ficou bem claro isso (quero ver o baby yoda de capacete!)


    A tal grande jornada na qual a série se inspiraria nessa temporada, já se deu por encerrada (o que me fez questionar a razão de focarem tanto isso no primeiro episódio).


    Coisas que deram importância lá, se tornaram insignificantes agora.

    Esqueça robô, esqueça purgo, esqueça viagens por planetas tóxicos, ou melhor, veja tudo aqui, para que não seja mais tão importante depois.


    Esse episódio consegue ser bem simples, mas igualmente complexo e completo, respondendo (e resolvendo) todas as questões do primeiro episódio, ao menos as que pareciam importantes.

    Mas, ele não se encerra apenas como complemento de algo em aberto, ele se permite inovar, com elementos novos na narrativa, criaturas novas (e muitas), além de bastante criatividade.


    A assimilação do droide R5 por exemplo, foi espetacular, e hilária... como deve ser (detalhe, o droid de exploração de Fallen Order fica só de longe ouvindo, e ele seria um baita recurso pro mandaloriano, se fosse notado).


    Forçaram a barra um pouco? Talvez... mas foi divertido assim mesmo. Um droide tão cheio de personalidade, e ainda sem ser uma mera inventividade pra venda de brinquedos (afinal, o personagem é da velha guarda, apenas reciclado), foi uma boa pegada.

    Uma melhor abordagem de Bo-Katan (a mandaloriana princesa) e até mesmo o contraste dado ao Sabre Negro e seu uso desengonçado pelo Mandaloriano, mas preciso nas mãos da Mandaloriana... isso foi muito bom.


    O episódio ainda nos posiciona na história, dizendo claramente onde estamos e o que está sendo feito, algo muito melhor do que o que o primeiro mostrou.

    Por fim, Grogu voltou a tirar suspiros de ternura com seu jeito inocente mas, corajoso.


    O pequetucho, mesmo sendo um baita fantoche de borracha, ainda consegue ser uma fofura.

    Bem, não faço ideia do que nos aguarda. O episódio encerra revitalizando a fé da princesa através de um velho mito, e isso é uma reviravolta inesperada.


    Por isso, eu realmente não sei o rumo que a história tomará, nem consigo antecipar... o que me anima muito pra voltar a assistir.


    Engraçado como o episódio tem só 10 minutos a mais que o anterior (com 45 minutos, somando introdução e crédito), e ainda assim ele parece muito maior, e mais interessante. Espero que os próximos soem assim também.

    E nessa empolgação, aguardo pela próxima semana!

    Aliás, aprendi que da pra tirar fotos do streaming desativando Aceleração por Hardware no Chrome. Isso ajuda muito... em todas as plataformas. Mas o problema das bordas pretas da Disney persiste... essas barras horizontais cortam muito a imagem.

    Episódio 3 - Corrupção e Redenção 

    Esse episódio é muito longo, e não tem tanto pra contar. Mas o pouco que tem é bem contado e toma um tempo justo e ideal para construir algo...


    O problema é se esse algo será tão impressionante quanto é prometido, e nos basta só aguardar mesmo.

    Mais da metade do episódio se concentra num cientista de clonagem do Império passando por um programa da Nova República, de reabilitação.


    Quem era do lado inimigo agora ta aprendendo a ser mocinho, mas aos poucos, na base do trabalho administrativo, até que, uma suposta ameaça começa a surgir, não por parte dele, mas por uma antiga conhecida dele.


    Ela se mostra um traidora infiltrada, buscando obter confiança dentro do programa, pra fazer alguma coisa (provavelmente sabotagem por dentro), e pra isso sacrifica a mente de um amigo.


    Mas, nada é dito só sugerido, e voltamos pro arco do Mandaloriano.


    Agora, após fugir de alguns caças que o perseguem, e a Bo-Katan, ambos voltam pro planeta provisório dos Mandalorianos (que inclusive, agora é bem apresentado, sem deixar dúvidas que é um esconderijo deles, que só membros da organização encontram).


    E, ele comprova que se banhou nas águas vivas de Mandalore, junto com Bo-Katan, ambos obtendo redenção.


    E aí ta a surpresa, ela agora é uma Mandaloriana do Olho e nunca mais poderá remover o capacete, se assim ela desejar. De certa forma, o episódio foca bem mais ela, do que o Mando.


    Como sua fé foi restaurada ao ver a criatura nas águas, provavelmente ela pensará duas vezes antes de abandonar essa oportunidade de recomeço. E assim, ela triplica os membros do elenco, com Jin-jarin, Grogu, e agora ela, num trio se aventurando pela galáxia.


    O episódio é interessante apesar do foco lento no lado do cientista. A apresentação da cidade de Coruscant ramifica um pouco os ambientes da série. É bom lembrar que tem mais que só deserto e ruinas no universo, e há lugares modernos, cheios de prédios e tal.


    Mas de resto, não há muito mais pra contar. É um episódio morno sem tanta ação (tirando a perseguição ode caças no início), e até mesmo sem tanto diálogo (pois há muitas cenas de contemplação em Coruscant).

     Bem, ainda tenho esperanças de que algo bom virá... pelo menos tudo parece estar voltando aos trilhos.

    Até a próxima semana...

    Episódio 4 - Virando Mandaloriano

    Pra confirmar que a temporada é dedicada à transformação do baby Yoda em um Mandaloriano, temos um episódio quase que inteiramente focado no dia a dia da tribo.


    Ele me lembrou tanto aquele belíssimo episódio da primeira temporada, e a convivência de Mando junto ao Povo da Areia, e ele tem a exata pegada, nos mostrando mais da cultura do povo ao qual o protagonista pertence, e quer incluir Grogu.


    Juntamente, acompanhamos o envolvimento de Bo-Katan, quem está aprendendo mais sobre aqueles que ela antes rejeitava, e alimentando cada vez mais sua fé no grupo. Ela foi aceita e vem se tornando mais e mais parte deles.


    Até tem uma explicação de como eles comem, o que revela mais da natureza Mandaloriana (dos que nunca removem o capacete ao menos). Eles se dividem, pra cada um remover seu capacete sem que os demais vejam.


    Curioso que, paralelo a tudo isso, a pequena marionete verde fofa pra um caramba, vai tendo lampejos de memória de seu passado Jedi, o que rende um trecho mostrando o período do expurgo, e apresentando um personagem novo.


    Esse personagem, sem destino revelado (ainda), levanta uma bandeira de alerta pro futuro do relacionamento entre Jin-Jarin e Grogu. Isso pois, apesar do pequeno estar trilhando o caminho dos Mandalorianos como um enjeitado, talvez ele possa nunca vestir o capacete.


    Pois, assim como ocorreu em seu treinamento Jedi com Skywalker, pode ser que futuramente, algo o desvie do caminho, forçando-o na busca por seu passado. Esse personagem novo, um Jedi jovem que o resgatou no passado, pode ser o responsável por seu novo desvio.


    Claro que, é apenas um alerta, pois os desejos da criança, mesmo que ela não demonstre emoções, parecem estar totalmente ligados ao seu tutor atual. 


    Tanto que ela se equipa toda orgulhosa com mais uma peça de Beskar, aos poucos complementando sua armadura (que conta com a malha que ela recebeu de presente).


    O episódio também mostra uma luta bem emocionante contra um monstro alado do mundo que os Mandalorianos ocuparam, e revela o tamanho da importância e impacto de Bo-Katan nessa comunidade.


    Ela chegou com um grande destaque, talvez até maior que o de Mando, e tem potencial pra crescer mais e mais. Talvez a visão dela do Mitossauro tenha sido um sinal de que ela é a escolhida (só falta saber para quê).


    E, um detalhe que não pode ser esquecido, é que eles salvam os filhotinhos do monstro, e tornam eles parte da tribo. Serão um baita acréscimo pra comunidade quando crescerem, se crescerem.


    Enfim, baita episódio.

    Agora vamos aguardar pelo próximo.

    Episódio 5 - Juntando as Peças

    Estou bastante surpreso com como as coisas estão evoluindo na série.


    Este episódio trouxe mais uma peça do quebra-cabeças da terceira temporada, e aos poucos, tudo começa a se misturar e fazer mais sentido. O simples detalhe do "Rei Bandido" atacando Navarro em retaliação... genial como isso se encaixa pra trazer o Mandaloriano de volta.

    O que a princípio soava como algo vago e sem propósito, perdido e sem contexto, passa a ter razão para ter sido justamente, o primeiro episódio.


    A grande participação daquele Rebelde que acabou ajudando Mando no passado, só torna tudo mais imersivo. Inclusive, mostra a situação preocupante do universo sob a administração turva da Nova Republica, cega pela vitória e alheia aos infiltrados, mas sem nos dizer nada de mais, apenas insinuando.


    Ainda bem que não segui minha vontade e nem abracei o desanimo, o que me permitiu acompanhar essa saga, descobrindo nela uma história coesa e completa, porém bastante fragmentada.

    O episódio em questão nos traz muitas mudanças, mas sem alterar nada (ironicamente), apenas encaixando as partes soltas (e olha que ainda há mais episódios por vir).


    Nele temos a revelação do principal objetivo de Bo-Katan, mesmo que nada tenha sido por parte dela. O pedido da Forjadora (a líder dos Mandalorianos que não removem o capacete) soou até cruel, uma vez que a fidelidade da princesa com sua cultura foi completamente violada, pra se apoiar em algo maior.


    Ela é a nova líder, e tem uma missão a cumprir. Mas o problema está naqueles que ela deve liderar.


    A segunda e maior revelação do episódio foi justamente a ligação, daqueles que deixaram Bo-Katan (provavelmente) e o grande vilão, antigo portador do Sabre Negro.


    Obvio que, nada foi dito ou mostrado explicitamente, e talvez sejam só pistas falsas (o beskar deixado na nave pode ser algo propositalmente deixado pra causar confusão), mas só a ideia de poder haver algo ainda maior, pra separar os remanescentes de Mandalore mais uma vez, só faz essa série ficar ainda mais intrigante.

    E, que bom que isso está ocorrendo. O Mandaloriano voltou a focar na cultura do Mandaloriano, e mesmo aqui, onde ele pouco participou (o Grogu então, virou coadjuvante de cena totalmente secundário), tudo sempre retorna pro carinha banhado a Beskar.


    Ele quem porta o Sabre Negro, ele quem é o verdadeiro líder de Mandalore, seguindo a cultura. Mas a fé está depositada em sua amiga e aliada, que até salvou sua vida várias vezes, e vice-versa.


    Como uma história de faroeste espacial, tudo vem sendo montado de forma que, talvez, um impasse surja no desfecho.


    Me parece mesmo que o que era "perdido", na verdade só estava escondido, disfarçado como os mandalorianos faziam antes de retornarem para o planeta do qual saíram às pressas. Um detalhe nada mencionado da primeira temporada, que retorna com força aqui, e em múltiplas camadas simbólicas.


    Tudo nessa temporada está combinando com o enredo, seja em dimensão macro ou micro. É como se fôssemos preparados aos poucos pra algo apoteótico. 


    Estou ansioso pro desfecho.

    Aliás, referente as cenas de luta, devo salientar que Mando é um baita atirador! Ele nunca erra os disparos de sua nave, sempre executando em um tiro apenas, e notei que isso ocorre desde o início da temporada.


    Ele sempre se destaca em voo, apesar de não ser um dos maiores lutadores em terra.

    Enfim, bora ver como tudo se desenrola.

    Até a próxima.

    Episódio 6 - Jack Black e Christopher Lloyd!

    Como assim, no mesmo episódio, temos Jack Black, eterno Tenacious D (e agora Bowser), e Christopher Lloyd, eterno Doc Brown de De Volta para o Futuro?!


    Ambos surgem em personagens importantes pra história deste episódio, e certamente pro universo de Star Wars, e é impossível não nota-los, tão marcante suas personalidades.

    O episódio mostra uma investigação sobre droids reprogramados, para servir uma cidade inteira, que estavam sob defeitos misteriosos.


    Tem tanta coisa no episódio que acho difícil explicar tudo, mas, tudo começa a partir do objetivo de Bo-Katan e Din Djarin.


    Eles estão em busca da antiga frota de Bo-Katan, os mandalorianos que se tornaram mercenários. E eles estavam em ação, cumprindo uma missão de resguarda em um planeta da Orla Exterior. 


    Esse planeta, livre de qualquer vínculo com a política atual do espaço, é bastante pacífico, e democrático, além de ter abolido o uso de armas (por isso o contrato com os mandaloranos).


    Mas, enquanto eles ficam do lado de fora da cidade, acampados, protegendo ela de qualquer ameaça possível, eles também são impossibilitados de entrar, e ajuda-los na ameaça interna que enfrentam.

    Acontece que muitos robôs passaram a apresentar defeitos e atacar cidadãos. Como todos os robôs da cidade são antigos robôs do Império, reprogramados, a suspeita sobre eles estarem regredindo na programação aumenta, mas a própria população é contra a desativação deles.


    É ai que entra Jack Black, como atual regente da cidade, marido da rainha deles, quem trouxe a ideia dos robôs. Ele era um ex-imperial, porém recondicionado e, se casou com ela levanto a atual paz.


    É suspeito, mas seu carisma encanta a todos e, torna ele ainda mais suspeito, ainda mais com ele sempre defendendo suas máquinas e dizendo que ele mesmo acompanhou a restauração delas. Porém, nada disso importa, pois o episódio retoma algo antigo que até eu esqueci: Mando odeia droides.


    O personagem se vê preso em uma proposta de investigar droids, imperiais ainda por cima, com defeito. A primeira ideia dele é só desativar tudo e pronto, mas ao conversar com o chefe de segurança, o nosso querido Lloyd, descobre que a cidade se tornou dependente de mais, e a investigação é a única saída.


    Com momentos a la "Detroid Become Human", Mando e sua aliada descobrem a trama por trás de tudo, e o próprio Doc Brown era o "vilão".


    Na verdade ele era contra o casamento da rainha e, não gostava nem do Jack, nem da ideia dos droides, então sabotou alguns e pronto. Mas tudo se resolve de forma bem pacífica com ele se lamentando pelo ocorrido e sendo exilado.


    É bem estilo "resolução de side-quest". e de fato o episódio inteiro soa como spin off da própria série. No entanto, ele é curioso, intriga, e diverte pelo mistério. É um bom episódio.

    Sem contar que ele também resgata uma antiga ação de Mando, onde ele sempre parecia ter uma carta na manga. Dessa vez, nos vemos do outro lado da cena... com uma percepção diferente do que tivemos no passado.


    Explicando melhor: Na primeira temporada, Mando surpreende ao falar o dialeto do Povo da Areia e mostrar conhecimento sobre a cultura deles, também conseguindo assim acesso a cosias que, outras pessoas não teriam.

    Claro que depois nos é explicado o quanto ele conviveu com eles pra aprender tudo isso, mas na cena em si, o impacto do misterioso cara sem expressões tendo contatos é, curioso.


    Aqui, vemos isso mais uma vez, só que conhecemos previamente os motivos dele saber tanto, e tenho dito.

    Na primeira temporada ,ele conheceu uma alienígena que o ajudou, e era bastante ríspido na comunicação. Esse senhor, era um Ugnaught, uma espécie mecânica de ponta, mas também bastante reservada.


    Mando faz questão de deixar Bo-Katan ser a porta voz e quebrar a cara sendo ignorada, pra mostrar que ele manja como falar com eles, ao se apresentar como amigo de um da espécie deles, usar a forma correta de fala, e ainda terminar com o clássico bordão deles: E tenho dito.


    Este é um episódio riquíssimo, com bem mais detalhes interessantes, como o bar de Droids, e a revelação de que eles tem personalidades mesmo (e até certo respeito pelos orgânicos), o que torna eles mais "humanos".


    Ou o casal interacial no início do episódio, que é curioso também, mostrando que povos diferentes também se misturam, e apaixonam.


    Mas, o ponto chave dele pra temporada é o Sabre Negro.


    No fim, ele volta pras mãos de seu legítimo dono, seguindo a regra das Varinhas de Harry Potter.

    Como naquele episódio Din Djarin foi capturado e salvo por Bo-Katan, que matou seu captor, o sabre passou a ser dela e ele sabia bem disso!


    Ainda manteve o sabre sob sua posse na maior cara de pau, ciente de que não era o dono, e no fim devolveu, sem precisar sair na porrada.

    Tudo caminha para a conquista de Mandalore e sua nova rainha: Ela tem o respeito de todos os mandaloranos, em todas as culturas possíveis. Tem a visão única do Mitossauro. Tem o Sabre de Luz Negro. Tem reconhecimento político. E tem Mando do seu lado.


    Se ela não virar a rainha agora, esquece.

    Bem, vamos ver qual será o contratempo até o fim da temporada.

    Até lá, nos vemos no próximo episódio.


    Ps.: Pô mano, falei do Jack Black no post anterior do filme do Mario, não esperava ver ele tão cedo de novo! Meu deus. Geralmente eu nem ligo pro ator que ta fazendo ponta nos episódios, mas dessa vez eu me intriguei pois, era impossível não perceber quem eram! Fui nos créditos só pra confirmar e fiquei feliz por acertar!


    Episódio 7 - Agora tudo faz sentido

    Neste episódio as últimas peças do tabuleiro são postas no jogo e tudo é conectado.


    O esquema do Império estava totalmente atrelado aos mandalorianos, bem debaixo dos nossos narizes.

    Na verdade, Mandalore era uma base Imperial secreta, com acesso irrestrito ao beskar do planeta, e com a vantagem do mesmo estar inalcançável de várias formas para pessoas de fora (assim, ninguém poderia saber o que faziam).


    O Expurgo de Mandalore foi só uma tática de conquista, pra se livrar da força opositora dos Mandalorianos, e ainda por cima conquistar tudo que eles tinham de mais precioso, incluindo o planeta.

    Pra variar, Gideon estava por trás de tudo e, faz sentido sua obsessão pelo Sabre Negro e as forças mandalorianas. 


    Há também uma longa cena mostrando todas as cabeças por trás do retorno Imperial, mas com cada um tendo seu próprio plano, como o Projeto Necromante, ou a crença na volta do almirante Thrawn (um grande líder imperial).


    Aliás, como tão mexendo com clonagem e tal, é bem possível que aqui surja o gancho pra trágica terceira trilogia dos filmes... na lógica, os cara tão trazendo o tio Palpatine de volta, e ainda por cima tão clonando o Gideon na cara dura (pra transformar em stormtropper). Vai saber até onde isso irá...


    O episódio tem suas falhas, como por exemplo o encontro da espiã de Coruscant com o Gideon, via robô imperial voador, e holograma no meio da rua mesmo...


    Ou então a conveniente aparição de mais mandalorianos, estes sobreviventes dentro do planeta, que nunca notaram Imperiais ali instalados.


    O que em todo caso é bom pra mostrar a ilustre Nave Analógica que criaram pra sobreviver.


    Ou pra variar, o robô que no início da temporada seria restaurado, e virou apenas um Andador pro Grogu, que pode falar "Sim" ou "Não", mas é uma opção muito inferior ao andador anterior que ele já tinha (o que podia não ter braços, mas voava! E ERA PROTEGIDO).


    Faria muito mais sentido apenas banhar o andador atual dele com Beskar e chamar ele de sua armadura mandaloriana, mas... Grogu foi esquecido na história... assim como Din Djarin.


    Mando virou um coadjuvante, que sobrevive pela força do roteiro. Sua armadura de Beskar deixou de ser exclusiva, e os vilões criaram sua própria versão disso (que também por força de roteiro, são extremamente mais fracas).

    Mas, isso não compromete a história, que agora foca em Bo Katan, a rainha mandaloriana, e isso foi bem feito.


    Ela reuniu todas as tribos, reconquistou o sabre, conseguiu a confiança e juramento de proteção de Mando, e pra variar, voltou ao planeta natal dela. Mas, ela tem de lidar com uma trupe imperial buscando o domínio da galáxia, e os mandalorianos são a única pedra no sapato deles.


    Aí é complicado pra ela, mas... talvez tudo se resolva no próximo episódio.

    Bem, este é um bom episódio que, trabalha o desfecho da temporada. Ele é trágico com algumas baixas importantes, e surpreende (apesar de forçar um pouco a barra...)


    Considerando que ele ainda trata do tema que dá titulo à série, tanto o episódio quanto a temporada em si tá muito boa.

    Só é triste que deixaram o Mando meio de escanteio, e como coadjuvante do que antes era sua própria série.


    Só espero que não tragam ele de volta ao protagonismo de forma forçada, ainda mais agora que ele foi levado pra interrogatório.

    Veremos o que ocorre no próximo episódio.

    Episódio Final
    Batalhas por Mandalore

    A prisão de Mando não dura, ele escapa fácil e sai na porrada com geral.


    Pra um fim de temporada, esse episódio se saiu bem, com uma quantidade enorme de ação, e algumas lutas simplesmente históricas.

    A Batalha por Mandalore deveria entrar pros anais da história, afinal além da reunião de facções a muito inimigas dentro dos grupos de mandalore, ainda por cima há uma batalha campal (em pleno ar!) com direito a tiroteio, chuva de sangue e beskar fatiado!


    Parece até normal ver um monte de gente voando com jetpack e saindo na mão em pleno ar... daí a gente lembra que é tudo efeito especial, numa qualidade imperceptível e totalmente natural. Foi lindo.


    A batalha de Din Djarin contra os vermelhinhos também foi irada. Grogu se mostrou um Suporte perfeito, e o próprio Mando FINALMENTE lembrou como se luta.


    A batalha dos portais (sei lá, pra mim lembrou um pouco a grande luta do Obi-wan e Qui gon contra o Darth Maul) onde Mando vai passando de nível a cada boss fight, foi iradíssimo!


    Foi besta ver a batalha do droid (pra que aquilo de droid de segurança se não faz nada?) mas, de resto, tudo surpreendeu.


    Mandalore foi reconquistada, e o vilão morto, de vez.


    Pra confirmar isso, Mando mata os clones dele (que são confirmados como clones dele mesmo) e, ainda é revelado que o cara APRENDEU COMO CRIAR USUÁRIOS DA FORÇA ARTIFICALMENTE. 


    Essa informação é curiosa, pois se ele realmente fez clones usuários da força... o negócio seria muito louco. Mas toda essa pesquisa se perdeu na destruição da base dele (aliás, um mandaloriano tacou foi um cruzador imperial inteiro na base meu, apelou de mais!).


    Aliás, o Sabre Negro também foi destruído, esmagado pelo próprio vilão mas... não foi o suficiente pra poupa-lo de uma morte bastante sofrida.


    Felizmente, eles tinham Grogu no sup.


    O batismo iniciado lá no primeiro episódio, só agora foi concluído (sério, eles ignoraram o fato de não ter mais uma lagartixa gigante na água e não batizaram o moleque???), pra fazer um encerramento harmônico.


    E, Grogu se tornou Din Grogu, filho adotivo real de Din Djarin.


    Agora sim, o moleque vai virar mandaloriano...

    Mas a série termina ai. Ela não deixa nenhum gancho pra continuação, exceto pela menção de que Mando e seu filho ainda terão aventuras. Ele agora trabalha como caçador de recompensas de forma autônoma mas, com contratos para a Nova República também, e é isso.


    E tem lá sua casinha, com seu filhinho, fora de Mandalore mesmo (escolheu se instalar em Nevarro, a cidade onde tudo começou).


    Falando em Nevarro, pois é, o robô lá foi mesmo restaurado, com MEMÓRIAS, isso depois de ter sido transformado em uma armadura ambulante, com peças de outro dróide de mesmo modelo. Moral da história: PRA QUE AUTO DESTRUIR!?


    O que importa é que ele virou o xerife que a cidade tanto precisava e fim de papo.

    Fim de série também. Não foi nada espetacular... mas compensou ver.


    Agora, vamo ver o que virá.

    Até lá...

    See yah.

    Postar um comentário

    8 Comentários

    1. que ódio, não tenho mais HBO, nem Disney, não posso mais assistir 😭😭😭 mas vou ver as atualizações, fiquei meio desapontado em saber que a série não ta mais no melhor, mas vamo que vamo, quem sabe é só a disney não sabendo usar ótimos personagens por se prender a roteiristas ruins com mente fechada (pra variar...) out talvez só não fosse pra ser um bom ep mesmo, tem problema não kkkk

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Torcendo pro próximo ser melhor né. As vezes só o começo desapontou.

        Excluir
    2. Sorry mas não quero spoilers, só quero saber...a série vale a pena ou não?? ta da boa ou só mais do mesmo?? (não quero ler pra não perder a experiência rs)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Começou péssima, mas tá se recuperando ao longo dos episódios.

        Excluir
      2. já deu uma esperança, vou ver se termino ela antes do final do mês que vem (kkkkkkkk)

        Excluir
      3. E os episódios continuam melhorando. Espero que goste quando assistir.

        Excluir
    3. Bom...pelo que vi não chega nem aos pés da terceira ou primeira, mas ai, vale a pena ver???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim vale sim. É uma temporada morna, não apela pra participações especiais como a segunda, nem tem muitas novidades como a primeira, e o Mandaloriano acaba ficando como personagem coadjuvante pra que a história de seu povo seja melhor apresentada, mas é sim bem legal. No fim, é um encerramento pra jornada dele (sem ser exatamente um ponto final). É tipo uma trilogia, assim como os filmes da saga...

        Vale sim a pena ver.

        Excluir
    Emoji
    (y)
    :)
    :(
    hihi
    :-)
    :D
    =D
    :-d
    ;(
    ;-(
    @-)
    :P
    :o
    :>)
    (o)
    :p
    (p)
    :-s
    (m)
    8-)
    :-t
    :-b
    b-(
    :-#
    =p~
    x-)
    (k)