O Filme Achado de Hoje: Spree - Um Found Footage Bom pra Variar

    Uber, 99, Lyft, Grab, Cabify, Gett, o que esses apps tem em comum? Simples: São todos aplicativos de viagem. Nos tempos atuais, basta ter um smartphone em mãos com internet (e claro, dinheiro) e podemos chamar um carro a qualquer momento, pra nos levar onde quisermos. Os motoristas são geralmente pessoas comuns, dentro das normas do aplicativo de nossa escolha, com veículos equipados e preparados para nos atender.

    Sempre me perguntei: Caramba, isso não deve ser tão seguro assim. Afinal, tudo que nos protege de um motorista surtado ou vice-versa, é um aplicativo e suas normas de segurança. Até que ponto isso realmente funciona?

    Eis que em 2020 um filme surgiu, um filme que eu nem sabia que existia, um filme que simplesmente é surreal, assustador e realista. Um filme chamado "Spree", ou como eu gosto de chamar "Os Uber do Mal".

    Pois é, é um Found Footage sobre Ubers Assassinos! E pra variar, ele também fala do Instagram e TikTok Assassino! Véi, é muita morte pelos Aplicativos. Mas acredite... ele não é um "tresh" da vida, nem um filme bobo... ele é crível, terrível e muito perturbador. Tá duvidando? Continua a leitura então...

    Evitarei spoiler e boa leitura. 

Este é um daqueles filmes surreais e raros do gênero Found Footage.

   Como achei Spree

    Ontem foi aniversário do meu irmão e durante a visita dele e minha cunhada, eu optei por procurar um bom Found Footage pra vermos juntos. Fazia tempo, muito tempo, que eu não encontrava nada... e as coisas não foram diferentes a princípio. Pesquisando simplesmente não achei nada, ao menos que prestasse pelos trailers. Tem muito filme amador no YouTube, ou filmes de baixo orçamento que aproveitam a facilidade desse gênero para tentar tirar uma casquinha, e no fim o mercado cinematográfico já saturou de obras ruins.

    No entanto, após desistir de procurar, decidimos assistir qualquer filme de terror de algum streaming. Na Netflix não tinha nada decente e eu ainda estava com Stranger Things pendente, evitando assim mexer pra não ficar passando vontade (eles não tinham assistido a terceira temporada e para terminar de assistir a quarta, eu teria que no mínimo assistir tudo de novo, e eu não queria), então migramos pro HBO Max e ainda estava difícil algo chamar nossa atenção. Até que sem querer, cliquei num dos filmes de terror recomendados, só pra zombar, com o Cara de Stranger Things na capa e um fundo todo púrpura. Tava muito na cara que era um filme debochado... e não era não.

    Antes de assistir botei um trailer e evitei vê-lo até o fim, pois fiquei intrigado e não quis pegar spoilers. Minha cunhada também ficou interessada, e meus irmãos ficaram jogando vídeogame, sem nem se importarem com o filme. Engraçado, que durante o filme, o volume do jogo foi diminuindo e aos poucos meus dois irmãos também começaram a assistir.

    O filme era tão bom, mas tão bom, que até meu irmão menor parou pra assistir... ficamos espantadíssimos.

O Que Achei do Filme

    Tudo nele é bem feito e justificado. É um tipo de filme exemplo e modelo pro gênero, e pode-se considerar até uma nova fase do found footage... tanto que meu irmão passou a chamar de "Live Footage".

    Basicamente, é um recorte de estilos de filmagens, todas usando inúmeras câmeras diferentes, sempre justificadas ao enredo de forma aceitável.

    Diferente de tudo que já vi e ousei criticar, este se sai bem até saindo do conveniente e arriscando com subversões: Tem trilha sonora editada, tem edição evidente, tem manipulação de cenas, e tem elipses constantes.

    Porém, tudo isso realmente funciona aqui. Talvez em parte pela liberdade que o filme toma ao assumir um papel como um tipo de "Mockumentario", mas... ainda baseado em "Eventos Amadores Reais". Não é uma pessoa fazendo uma matéria sobre algo que ocorreu com um  terceiro ou algo assim, é o próprio protagonista documentando suas ações para que os outros o conheçam.

O que Achei da História

    Resumindo a peça: Um jovem motorista de aplicativo, que tinha uma página nas redes sociais (sem seguidores) acaba encontrando a fórmula do sucesso, na cabeça dele, pra chamar a atenção e ganhar um público, valendo tudo pra viralizar.

    O sonho dele era ser famoso com sua página na internet, algo que ele queria a vida inteira, e conforme envelheceu só se frustrou com a vida, até que um dia ele decide unir útil a agradável: Pega seu carro e segue o modelo de um amigo influenciador, pregando "pegadinhas" em seus passageiros... "pegadinhas mortais".

    Pior que ele vai muito além e as coisas tomam um rumo cada vez mais cruel, concluindo com ele alcançando seu almejado sucesso.

    Pode acreditar, esse filme sabe o que faz.

    Ele mostra um jovem completamente dissimulado e capaz de tudo pra obter a fama. E o pior é que ele faz tudo sorrindo, feliz e sem medir as consequências de seus atos. Ele é psicótico, e trata coisas grotescas de forma natural, chegando a causar inquietação e perturbação no espectador.

    O longa é repleto de suspense, e nunca conseguimos antecipar os "instantes de surto". O protagonista é imprevisível, e seus métodos sempre surpreendem. As "pegadinhas" são terríveis.

    Interessante que logo no começo ele próprio já alerta: "Este filme é um gatilho." Apesar de ter terror visceral (sem precisar apelar pro gore explícito, por incrível que pareça), ele é bem mais focado no suspense e terror psicológico que o protagonista causa. Pessoas sensíveis a temas assim não devem assistir.

O Que Achei da Mensagem

    Fora isso, ainda há o outro lado da moeda: As redes sociais. Tem até um ponto crítico aqui onde o longa nos força a refletir sobre o quanto somos influenciáveis.

    Diferente de obras que costumam usar Redes Sociais ou a Internet como tema do terror, aqui eles não apelaram pra "Deep Web". Nem precisaram, e apenas mostraram como os milhões de usuários (de inúmeras idades) são capazes de fazer atrocidades, com apenas um clique, sem qualquer culpa.

    Já vi filmes que abordaram essa ideia, a de que a massa é capaz de tudo, até mesmo atentar contra a vida alheia, desde que se sintam protegidos atrás de seus computadores e celulares, mas dessa vez o filme nos mostra isso e nos faz pensar nisso, sem precisar de fato falar disso.

    São muitas camadas, muitas histórias contadas ao mesmo tempo, estando todas interligadas e relacionadas ao protagonista surtado... mas o mais curioso é que cada uma dessas pequenas histórias consegue ser complexa e o mais assustador: Atuais, reais e reconhecíveis.

    Vemos isso o tempo todo e não nos tocamos. Estamos vivendo uma era de liberdade que, apesar de ser muito boa, também é muito perigosa. E somos a todo momento induzidos, levados por ideias e arrastados pela massa, seja para nos identificar, seja para nos divertir, ou seja apenas pela curiosidade.

O que Achei da Filmagem

       Mesmo o filme evidentemente sendo um evento falso... ele se assemelha a muitos casos reais, e a abordagem dele é bem realista. Mesmo tendo um rosto conhecido no papel principal, ou trocando os nomes dos aplicativos pra nomes fictícios (Spree e GoGo são os Apps de Viagem aqui) o filme não abandona o estilo em momento algum, e isso me deixou completamente extasiado e estonteado.

    Foi o primeiro found footage que vi (e que me recordo) que foi capaz de justificar de forma inquestionável, tanto sua edição, quanto sua produção e sua idealização. Câmeras são justificadas, cenas, montagem, sons, sequências, tudo. É um ponto muito positivo pro gênero, e é um exemplo a ser seguido.

    Curioso por exemplo, tem um momento com 3 cenas lado a lado, todas elas contando algo importante, e nos vemos forçados a acompanhar apenas uma delas por vez (sim, voltar o filme pra assistir melhor cada uma é até recomendável!), de tão interessantes e importantes que são.

    As Filmagens que acompanhamos são de múltiplas fontes: Do protagonista, que mete o pé na jaca e investe pesado em seu sonho; Pessoas com quem ele interage e acabam publicando seus "Stories" nas redes sociais; Filmagens de Transito e Câmeras de Segurança; Vídeos de Celular e Lives salvas automaticamente na Rede; Etc. Tudo isso foi compilado no formato de filme, por terceiros que obtiveram as imagens, quase como um Ode ao Produtor (Claro, isso dentro do enredo do filme, sabemos que foi tudo filmado, mas foi feito de forma impecavelmente real e convincente).

    Por isso que a montagem e a trilha sonora não são um demérito. Tudo foi editado de propósito pra encurtar os eventos, e preencher as 2 horas padrões de um longa metragem. E esse corte foi tão perfeito, que mesmo evitando mostrar certas consequências, ou resultados, o filme ainda nos conta tudo o que houve, nos explica todas as pontas soltas, em suas sutis referências. Basta apenas que prestamos atenção pra que entendamos tudo o que ele quer contar. E nada, nem mesmo a música, é por acaso. Tudo tem um forte significado na história (poxa, eu fiquei perplexo ao ver que a trilha sonora tinha um significado e até mesmo impacto no enredo!), e sem isso, o filme não seria tão incrível.

Achei Falhas?

    Mas não é só de acertos que a obra vive: Há algumas forçadas de barra, principalmente quando se trata das cenas com a K-Pop. Sem dar spoilers, posso apenas dizer que, nada ali realmente convence... porém, tudo serve ao enredo perfeitamente.

    Apesar da conveniência de roteiro evidenciada, isso tem significado e plausibilidade incontestável, e no fim isso também ajuda na imersão, por incrível que pareça.

    Enfim... eu recomendo de mais. Por isso não quero falar mais nada a respeito.

O que Você Achará?

    Assista, e tire suas conclusões. Apesar de ser um filme atualmente no catálogo da HBO Max, da pra achar ele na internet e, tem até no YouTube, completo... por enquanto ao menos.

    Ele não é um filme de baixo orçamento, nem é feito de qualquer jeito. Se tem efeitos especiais eles são imperceptíveis, e o gore apesar de não ser explícito, está presente de uma forma prática e tangível, além de perturbadora. O terror tá nos olhos do cara.

    Sem dúvidas, é o melhor Found Footage que vi este ano, e tá na minha lista pessoal dos 5 melhores.

    Recomendo, mas alerto: Se vai pegar "Carona Paga", não veja ele antes... engraçado que meu irmão e minha cunhada foram embora de Uber logo em seguida... imagino o terror.

A História Resumida

Pula essa parte se for assistir, te recomendo que assista. 

Caso não queira por medo ou por não fazer seu estilo, tudo bem ler. Como é praxe desses posts, eu sempre resumo os filmes... então bora lá, mas mesmo assim, vou tentar ser mais contido...

    Um cara chamado Kurt, que sempre quis ser famoso nas redes sociais, falhou na vida que queria e virou motorista de aplicativo. Então, um dia, ele gasta todas as economias que não tinha (provavelmente se endividou legal) pra por um basta em tudo. Ele decide matar geral e transmitir ao vivo nas redes sociais, pra ver se assim consegue emplacar e ganhar seguidores.

Em um único dia, ele sai massacrando seus passageiros com as mais ardilosas tramoias, envenenando, atropelando, esquartejando, dando pros cães... o negócio é feio. Ele também mata pessoas que entram no caminho e vai contabilizando seus marcos.

No fim, ele consegue público, e tenta encerrar sua jornada matando uma pessoa famosa a pedido deles. Porém ele é rivalizado, e se dá mal, muito mal.

Contudo, seu público propaga seu sucesso e o transforma numa lenda da internet, editando seus vídeos, fazendo o filme, e publicando ele.

Fim 

Acredite... compensa muito mais assistir.

É isso. 

Obrigado pela leitura, e see yah.

Ps.: FINALMENTE UM BOM!

Postar um comentário

0 Comentários