O Filme Achado de Hoje: Dybbuk Box - True Story of Chris Chambers

Eis um filme bom no estilo found.


Eu particularmente não esperava nada dele, considerando que nem parece found footage no inicio, mas pior que é um filminho bem decente e respeitoso ao gênero.

Sem exageros, sem excessos, com uma história simples e convincente, e bem medonha. eu mesmo assisti de Fones, no escuro, sozinho e de noite... e comecei a ouvir barulhos estranhos e encarar a janela do segundo andar pois, parecia que tinha algo me observado. To falando, saporra da medo.

Boa leitura.


Então, eu não tenho muito o que spoilar.

Na real, esse é um filme que começa quase como um documentário, e depois migra pra um found footage completo.



Basicamente, é a história de um cara que faz a burrada de imitar youtubers, só que, pra consolidar a burrice, ele faz o que deveria ser só uma brincadeira duvidosa, da forma mais realista que pode!

Só a ideia já é muito interessante, abrange vários patamares, mas é claro que o foco aqui seria algo sobrenatural né? Então, o protagonista decide mexer com as Dybbuk Box.


O que seriam isso? Bem, são caixas de captura de fantasmas, espíritos ou demônios. Teoricamente, daria pra prender entidades em caixas especiais, e uma penca de youtubers estariam comprando no E-Bay, caixas desse tipo, e brincando com elas pra ganhar views, alguns até mesmo abrindo.

Claro que, o protagonista chamado Chris faz a questão de levantar a dúvida mais óbvia: Mas pera ai, todas as caixas são iguais?

E é girando em torno dessa dúvida que ele comete sua maior asneira. Ele decide procurar uma Dybbuk Box verídica, na Deepweb.


Outra parte interessante do filme é a descrição de como a DarkWeb/DeepWeb funciona para mercadorias de origem duvidosa. Ele explica o suficiente pra ficar claro, mas não da links, nem mostra qualquer transação, o que da uns pontinhos pra veracidade da obra.

O filme praticamente inteiro gira em torno do cara explorando os mistérios da caixa, e do demônio que nela habita. Ele identifica a presença da entidade, se comunica, e até mesmo liberta a mesma, e dai pra frente, é só uma sequência de atividade paranormais rolando pouco a pouco, cada vez mais agressivas, mas sempre bem efetivadas.


Não tem exageros visuais, nem nada que extrapola o tolerável. Temos luzes piscando, sons estranhos, ventinho, cortinas abrindo, coisas bobas assim. Ninguém é arrastado pro teto, nem sai despirocando geral, e no máximo, rola a possessão final.

O bom é que, o filme apesar de errar muito em alguns aspectos, como por exemplo a contagem de tempo (terrivelmente mal elaborada) durante os períodos noturnos, na maioria das vezes da pra se deixar convencer pela situação, e até mesmo embarcar na suposta verdade, de que o cara ta enfrentando um capetinha que ele mesmo levou pra casa.


O filme encerra em aberto, sem dar solução, e agradecendo aos familiares do protagonista por cederem suas filmagens, que alias são justificadíssimas por ele querendo provar que a casa ta assombrada, e isso meus caros, acaba fazendo a experiência valer a pena.


Sim, pode ser um filminho simples, breve, e sem nada de espantoso. Sem efeitos mirabolantes, sem aparições ou jumpscary, sem nada que faça o espectador pular da cadeira. Mas, ele cria um climinha medonho de, mano... tem algo atrás de você agora!

Por isso que eu digo que ele da medinho... é um bom filme.

Um found que não usa efeitos especiais esdrúxulos, nem sons editados em cima, nem músicas, e que é tão bruto que, parece mesmo verdadeiro.

Compensa conferir.


Só não assista dublado! Pelo menos não enquanto não sair uma dublagem oficial. Deus... os sites do Jack Sparrow tão tudo inventando de dublar de forma amadora os filmes, ao invés de só legendar... e caramba, ta terrível isso!

Enfim, é só isso. 

Curtinho né? O filme também é, acho que num da nem uma hora direito.

Postar um comentário

0 Comentários