ArquivoMorte

PesquisaMorte:

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

AnáliseMorte: The Walking Dead - Sem Volta - 5º Episódio da 2º Temporada.

E finalmente, chegamos no último episódio dessa temporada.


Esse é de fazer chorar ta, eu pelo menos chorei.

Lembrando:


O Jogo se adapta as escolhas, mas este post contém apenas as minhas escolhas, e consequentemente os spoilers são relacionados a elas. Sua história pode ser diferente.

Boa leitura.



Os episódios anteriores estão aqui: 


Este capítulo engloba tudo que teve nos anteriores, e até da temporada anterior. Rola participação especial de Lee! Mas não isso que faz chorar. Como esse é o capítulo final da temporada, ele tem a tarefa de encerrar a trama e tal, e dessa vez ele traz muitas, mas muitas opções e possibilidades de desfecho. 

É triste ver como tudo termina, e logo você saberá, mas parece que a temporada toda seguiu pra mostrar e desenvolver melhor um personagem (além de Clem) e girou em torno dele: Kenny.

Pois é, toda a história de Carver como ex bom mocinho virando vilão, grupos arruinados e temendo por ele, e pessoas se transformando por causa do que passam pelo apocalipse, tudo isso meio que faz alusão a situação de Kenny.

O cara sempre foi estressadão, mesmo na época de Lee, mas aqui, ele é levado ao extremo e, Clem que precisa decidir seu futuro.

Quanto ao gameplay, essa segunda temporada tem pouquíssima ação, e mais diálogos. É basicamente um filme interativo, então mesmo momentos de point and click são raros. É algo limitado, principalmente considerando como tudo começou, la com o cachorrinho e tal, mas, pelo menos a história é boa, e ao menos dessa vez, as escolhas tem consequências reais.


Então, bora pros personagens.

Clem




Pois é, ela toma um tiro, e quase morre, mas por incrível que pareça, não é no tiroteio do final do episódio anterior. Além disso, a mocinha lida com o retorno de Jane ao grupo, ao mesmo tempo que tenta lutar pra manter todos unidos, quando tudo parece estar desmoronando. Sem contar que Kenny fica cada vez mais instável, mas ela mantém sua lealdade ao sofrido amigo.

Kenny




O cara sofreu tantas perdas, passou por tanto, e tem seu problema de teimosia e stress, ao ponto de estar soando como um risco pra todos. Ele toma decisões em benefício do grupo, mas ao mesmo tempo é algo que os ameaça, pois tudo soa irracional e temperamental de mais quando vem de Kenny, mas Clem tenta compreende-lo. 

Jane




Ela retorna, depois de ter aparentemente abandonado Clem e os outros, salvando eles e tal. Entretanto, Jane não gosta de Kenny, e tenta zelar por Clem ao mesmo tempo que a convence que Kenny será o próximo Carver. Muitos dos argumentos dela fazem sentido, mas quando ela começa a agir, se mostra mais instável que o Kenny. Clem tem dificuldades pra confiar nela, não apenas pelo que ela fez antes, mas pelo que ela escolhe fazer a seguir...

Luke




Ele é o único que sai baleado no tiroteio, mas a bala apenas fere sua perna, o que já é mais do que o suficiente pra atrasar o grupo. Ele parece estar feliz por Jane ter retornado, afinal ambos tiveram um lance, e ele compartilha do receio dela quanto ao Kenny. Na verdade, todos não gostam de Kenny. Infelizmente, Luke perde a chance de liderar para ele, e parece que isso o afetou.

Bonnie




Ela não confia mais em homens, principalmente Kenny. Porém o pior é como ela passa a tratar Clem por causa de um erro absurdo que ninguém teve culpa. Bonnie se mostra extremamente volátil e infiel... é uma pena ver como ela ficou.

Mike




Ele tenta ser o mais sensato de todos, e mesmo não curtindo Kenny, ele tem motivos mais concretos que mero desgostar ou medo. Ele observa as ações de Kenny pelo pior lado, e acaba vendo as consequências, o que o preocupa. Infelizmente, Mike acaba se aliando às pessoas erradas, e isso o torna um perigo para Clem.

Arvo




Ele é o único que sobrevive de seu grupo, e acaba sendo acolhido pelo grupo de Clem, contrariando o que Kenny queria. Ele era responsável pelo massacre na neve, e apesar de ter perdido a própria irmã, ele não é um inocente. Lembrando que Arvo mentiu para comprometer Clem, e Kenny sabe muito bem que ele não é confiável... mas o grupo inteiro está contra Kenny.

AJ




O bebê de Rebecca foi batizado de Alvin Junior, em homenagem ao seu falecido pai, e essa foi uma ideia de Kenny. Ele é apenas um bebê, mas é a peça chave de várias decisões importantes que Clem precisa tomar.

Lee




Ele voltou! Mas infelizmente não como eu gostaria. Lee retorna em um flashback, de um momento que foi omitido na temporada anterior. Dentro da van, logo após ter tomado a decisão de expulsar a moça instável do grupo, Lee teve uma conversa importante com Clem, que ela se lembra na hora correta, e usa seu conselho pra se decidir.

Curiosidade: Lee narra as introduções de TWD. Sabe a frase "Anteriormente em The Walking Dead"? São todas faladas na voz de Lee, ou seja, ele esteve presente, ao menos como narrador, em todos os capítulos.

Então, bora pra história:

Sem Volta


Tudo começa, no tiroteio. Clem está caída e observa seus amigos tentando sobreviver à chuva de balas.


Então, ela vê o bebê caído no chão e decide ir resgata-lo, arriscando sua própria vida.


Ela consegue, e o leva até Luke que estava escondido. Ele diz que não tinha visto o bebê (aham, sei) e então, diz que ajudará Kenny a lutar, mas tudo que ele faz é tomar um tiro na perna.


Enquanto isso, Arvo estava tentando reanimar sua irmã baleada, e Kenny o vê, decidindo usar ele como escudo vivo para barganhar com os atiradores.


E a irmã dele levanta, como walker, andando na direção de ambos. Clem vê o risco e mais uma vez, toma a decisão de atirar.


Mas Kenny acaba caindo na ação, e Arvo passa a culpar a garota pela morte da irmã. 


Assim que um atirador vai matar Kenny, ele é esfaqueado na garganta, por Jane, que tinha voltado quando ouviu os tiros.


Ele era o último inimigo, tirando Arvo, e ai ela pede pra retornar ao grupo, mesmo Clem dizendo que se ela quiser fugir, é livre. 


Todos reconhecem que a decisão de Clem em atirar em Rebecca foi correta, apesar das consequências...


E ai Kenny vê Arvo, e tenta executa-lo, como culpado por tudo que houve, mas todos começam a defender o russo.


Então, depois de discutirem, Arvo diz que sabe onde há suprimentos e que pode leva-los la se o deixarem vivo. Mesmo todos duvidando, principalmente Kenny, eles topam e o mantém como refém.


Mas Kenny decide manter o olho nele, sendo bem agressivo com ele, o que faz todos comentarem mal dele pelas costas.


Em um momento de descanso isso fica bem claro, com todos defendendo o jovem russo, alegando que Kenny está fora de si e que está exagerando, e todos pedem pra Clem tomar cuidado com ele. Bonnie chega a dizer que todo homem é igual, e quer dominar, então Clem a desmente só citando Lee.


Então, depois de Bonnie tentar trocar o curativo de Kenny sem sucesso, ela pede pra Clem fazê-lo, pois ele confiava nela. Clem vai, meio assustada, mas ele permite que ela limpe seu ferimento e troque suas bandagens.


Nesse momento é quando ele escolhe o nome de AJ, e em seguida eles continuam a jornada, até chegarem a um local, que ainda não era o local dos suprimentos prometidos por Arvo. Kenny fica bem irritado pelo jovem se fazer de desentendido, mas Clem o ajuda a conversar, e depois de discutirem, o grupo concorda em passar a noite no local com cercas, e continuar a viagem no dia seguinte.


La, todos confraternizam um pouco. 


Era aniversário de Luke, ele fala sobre isso, Bonnie oferece Rum que havia pego do suprimento de Carver e escondido, e depois de Clem convencer Jane e Kenny a se juntarem pra conversar e beber ao redor da fogueira...


Mike decide oferecer bebida pra Arvo, que grita contra ele, e irrita Kenny, o que estraga a noite.


No dia seguinte, eles caminham e chegam até o local que Arvo tinha prometido, mas era uma casa em construção, após um lago congelado. 


Arvo diz que é seguro andarem sobre o gelo, mas todos, inclusive Kenny, ficam apreensivos. Então, Clem sugere que andem devagar para assim não rachar, e assim eles fazem.


Mas, motos começam a aparecer ao longe, vindo na direção do lago congelado, e eles tentam manter a calma.


Até que Arvo, que tinha ido na frente pra provar que era seguro, começa a correr.


Kenny vai atrás dele, e Mike com AJ no colo também, pra assegurar que Kenny não matasse Arvo.


Os 4 conseguem chegar intactos (correr era melhor então heh).


Mas Luke fica em apuros. O gelo embaixo dele racha e ele fica travado.


Bonnie tenta chegar perto pra ajudar, mas ele mesmo sugere que ela e Clem deem cobertura, matando os walkers atrás dele, pra ele dar um jeito de sair daquela situação, pois o gelo era fino de mais e quebraria com o peso. Mas, ele quebra, e Luke começa a afundar... ainda pedindo pra ninguém se aproximar, enquanto Bonnie diz que Clem, por ser mais leve, poderia tentar salva-lo.


Clem decide seguir o que Luke pedia, e então da cobertura. Mas, Bonnie começa a se aproximar pra tentar resgata-lo...


Ai o gelo quebra e os dois afundam.


Mas, Clem vê Luke abaixo do gelo e tenta tira-lo de la. Ela atira, quebra o gelo na coronhada...


Mas quando tudo quebra, ele já estava morto afogado.


Clem porém estava na água, e por pouco não morre junto, mas é resgatada por Jane.


Que corre com ela nos braços até a casa, pra aquecê-la. De quebra Bonnie também consegue sair do gelo, e corre com ambas.


Bonnie começa a culpar Clem pelo que houve, e todos começam a discutir, enquanto Jane sai pra procurar algo pra aquecer a garota.


Kenny passa a culpar Arvo pelo que houve, e o agride, dizendo que ele mentiu, e que Luke morreu por causa de nada.


Mas Clem tenta impedir, tomando uma cotovelada no rosto, o que faz Kenny parar.


Então Jane aparece, com os suprimentos que Arvo tinha prometido. De fato havia comida la, mas Kenny continuava irritado.


Clem devolve a lixa pra Jane, e ela acende uma lareira, e ai todos se aquecem, indo dormir em seguida.


Um tempo depois, quando Clem acorda, já melhor e seca, Jane começa a conversar com ela sobre Kenny que estava tentando arrumar um carro e sobre a morte de Luke e como ela se sentia mal, enquanto Mike tenta confortar Arvo. Ele estava preocupado com o garoto, e cansado das atitudes de Kenny.


Então, Kenny aparece e pede ajuda pra arrumar o carro, enquanto Jane fica de olho em AJ.


Kenny sabia que todos estavam contra ele, mas podia contar com Clem. Ele fala sobre seus planos de procurar por Wellington, a cidade segura, algo que a mocinha concorda, porém o carro não pega e ele fica irritado.


Clem estava preocupada com ele, mas ele pede um tempo, e diz pra ela voltar pro AJ, pois não confiava em Jane.


No caminho, Clem tenta falar com Bonnie, que irritada, a culpa pela morte de Luke (que ela tinha uma queda) e ai, sai brava, dizendo que Clem se aproveitava de ser só uma menininha pra fazer as merd4s tudo e fingir que era inocente.


Então, de volta ao lado de Jane, ela começa a falar o quanto duvida da capacidade de liderança e controle de Kenny, e suspeita dele, comparando-o ao Carver. Bem nesse momento, ele faz o carro pegar.


Então todos se reúnem e comemoram o feito de Kenny, ao mesmo tempo que planejam o que fazer com o carro. Ele já tinha sua ideia formada, ele iria atrás de Wellington, mas uns queriam voltar pro sul, pro acampamento de Carver, enquanto outros queriam apenas ficar. Kenny, fica puto com todos e ai, rolam mais discussões.


Tudo só piora quando Mike diz que eles deveriam levar Arvo junto, mas Kenny queria abandonar o cara, e ai, eles não entram em acordo algum, Kenny se tranca no carro, e todos voltam pra casa.


Clem entra no carro, e tenta acalmar seu amigo, que desabafa.


Ele fala como sente falta da família, que as coisas não são fáceis, e que sente falta do Lee. Ele também menciona o quão orgulhoso está de Clem, e de como ela ficou. Fala do dia que ela se sentou com ele la no chalé da montanha, e de como ficou feliz, e agradece por ela estar com ele.


Ele também pergunta sobre o que Lee decidiria, e diz que pessoas como ele não existem mais, comparando e falando de Jane e de como ela era individualista.


E ai, ele fica mais tranquilo, e decide voltar pra casa, descansar, e todos partiriam no dia seguinte.


Clem vai dormir e quando acorda, no meio da noite, escuta um barulho do lado de fora e vai checar.


Ela vê pessoas xeretando o carro... e tenta conversar.


Eram Arvo, armado, e Mike, com uma bolsa de suprimentos.


Ele tenta se explicar, diz que estava com medo de Kenny, que todos estão, e que queria ir embora.


Bonnie aparece, com mais uma mala de suprimentos, e Clem diz que eles estão fugindo, com o carro, com as armas, e com toda a comida deles, e começa a questiona-los.


Mike tenta se aproximar, pra desarmar Clem, e pede pra ela ficar calma. Ela decide então entregar a arma pra ele, e deixa-lo partir.


Mas ai Arvo atira em Clem.


Bonnie diz pra abandonar Clem, caída no chão e baleada no ombro, e Mike concorda.


Clem escuta Kenny saindo da casa mas, começa a perder os sentidos...


E ai ela apaga.


Quando ela acorda, esta ao lado de Lee, na van.


Duck ainda estava vivo, mas já tinha sido mordido, Katja também estava la, todos estavam. Era o momento que ela ficou com Lee e conversou, após eles abandonarem Lilly na estrada. Ela pede conselhos pra ele, diz que é difícil de mais decidir. Lee fala que nem sempre da pra saber se suas decisões foram certas ou não, mas ele sempre tentava fazer o melhor.


Ele diz que é normal ficar bravo, é normal ficar assustado, que ele mesmo já ficou assim, mas que tudo ficaria bem. Então, ele pergunta pra ela o que ele poderia fazer pra ela ficar bem, e ela diz "Jamais me abandonar", e ele promete que nunca vai abandona-la.


E ai, ele pede pra ela voltar a dormir, e Clem dorme feliz...


Então ela acorda, e estava no banco de trás do carro, com Kenny, Jane e AJ na frente.


Ela tinha sobrevivido, Bonnie, Mike e Arvo tinham fugindo pra floresta, e Kenny pegou o carro. A bala tinha passado direto pelo ombro da mocinha sortuda.


Mas pra variar, apesar de felizes por Clem estar viva, Kenny e Jane começam a brigar, sobre pra onde ir, sobre quem era melhor, e um começa a provocar o outro, até que Jane fala da família de Kenny, da Sarita também, de que todos que ficam com ele morrem...


E Kenny fala de Jane ser covarde, de abandonar a todos e pensar só em si mesma...


E ai, eles encontram um bloqueio na estrada.


Kenny para o carro, e vai buscar combustível, deixando as moças e AJ no carro. Então, Jane sugere pra Clem que elas fujam. Clem fica horrorizada com a ideia, mas ai começam a ouvir tiros, e walkers vem aos montes.


Jane fala pra Clem pisar no acelerador, e a moça faz isso achando ser o melhor, mas ela não sabia dirigir, então bate o carro. Com isso, Jane foge, e abandona Clem no carro, com walkers indo pra cima dela!


Clem consegue se livrar, e fica perdida na neve, com uma nevasca ocorrendo, até encontrar uma casa.


Na casa, ela encontra Kenny, que fica feliz por ela estar bem mas pergunta onde AJ estava, e Clem diz que Jane ficou com ele. Kenny fica desesperado, e sai pra procurar os dois, mas volta rapidamente pois a nevasca estava forte de mais.


Então, Jane aparece ao longe, e Clem chama Kenny.


Mas, ela não estava com AJ. Kenny pergunta onde estava o garoto e Jane diz que ele não conseguiu.


Kenny sai pra buscar a criança, corre no meio da neve mesmo, e nesse tempo, Jane se abaixa pra Clem, que estava chocada, e diz pra ela não interferir no que aconteceria.


Clem pergunta se é verdade, como aconteceu, mas Jane não fala nada, apenas diz que ela conheceria o verdadeiro Kenny.


Então Kenny retorna, chamando Jane de assassina de bebês. Ele tava irritadíssimo e ambos começam a brigar. Clem tenta entrar na frente, pergunta se é verdade, mas Kenny era sangue no olho.


Jane, apesar de armada, guarda a faca e diz pra Kenny não chegar perto, mas ele pula nela e ambos saem na porrada.


Clem tenta impedi-los, tenta parar a briga, mas ninguém escuta ela.


Ela ajuda Jane, derrubando Kenny, mas ela pula nele e começa a socar ele...


Clem empurra Jane, pra salvar Kenny, mas ai ela derruba Clem, pega a faca e corta a barriga de Kenny.


Jane tenta matar Kenny, ambos vão pra fora, e Clem entra no meio dos dois, empurra Jane, fala pra ela fugir, mas ela passa por cima da garota...


A luta é intensa de mais, Kenny tenta matar Jane também, tenta alcançar a faca, mas Jane começa a apertar os olhos dele.


Então Clem ajuda Kenny outra vez...


Mas cai no chão, e fica atordoada por causa de seu ferimento, conseguindo apenas pegar a arma.


Kenny pega a faca de Jane e empurra contra o peito dela, e Clem fica com a arma apontada. 


Ela acaba decidindo não fazer nada.


E Kenny mata Jane.


Kenny chora, pela morte de AJ... e Clem compartilha da dor.


E ai ela escuta um choro. Kenny fala pra ela correr atrás.


E ai ela chega num carro, e encontra AJ vivo.


Ele estava bem, era tudo uma mentira de Jane. Clem tenta entender a razão, mas Kenny diz que ela era louca. 


Kenny também diz que não precisava ter matado ela, mas que ela poderia ter dito que era tudo uma mentira, mas ela preferiu lutar, ela ameaçou ele, ela disse que AJ tinha morrido, então ele não teve o que pensar. 


Então ele pede perdão pra Clem.


E ela consente.


Então Kenny a abraça, e eles decidem partir dali.


Nove dias depois, eles chegam até um local, um morro, onde Kenny estava empolgado e seguindo um sinal de fumaça.


Era Wellington. 


Eles se aproximam, mas atiram contra eles, só pra fazê-los pararem. Pedem pra eles se desarmarem e se aproximarem.


E ai Kenny e Clem se apresentam.


Clem pergunta sobre Christa, se ela esta la, mas a moça diz que não, e então Kenny pede por abrigo.


Mas, a moça do abrigo diz que esta cheio, e joga uma bolsa com suprimentos pra eles.


Ela diz que infelizmente não teria como aceitar eles, mas Clem fala do bebê.


Então ela fala que, ela odiava recusar entradas, inclusive de crianças, mas era preciso, então Kenny interrompe e implora pra ela aceitar pelo menos as crianças.


Ele diz que elas tem mais chances de sobreviverem ali, e pede pra ela tentar falar no rádio. Ele até fala que devolve a bolsa de suprimentos se for o caso, mas só pede pra ficarem com as crianças.


Depois, enquanto ela conversa no rádio, ele fala pra Clem cuidar bem de AJ.


Diz o quanto sentirá falta deles, que é mais seguro ali, que não confia nele mesmo protegendo ambos, e que não quer que eles passem por mais apuros.


Mas, Clem decide ficar com ele.


A Moça de Wellington chega a dizer que pode aceitar as crianças, mas Clem se recusa, e com isso, ela joga mais uma bolsa de suprimentos.


Ela diz que normalmente só entregam uma bolsa, mas eles teriam mais chances com duas, e pede pra eles tentarem voltar em alguns meses, pois poderiam ter vagas.


Kenny fica meio bravo com a teimosia de Clem, mas ela diz que aprendeu com ele, e assim, eles partem, juntos, porém felizes.


E assim termina a segunda temporada.


Fim.

Pois é, Christa sumiu, Arvo, Bonnie e Mike estão talvez vivos, em algum lugar por ai, e pra variar, Jane já era.

Minhas Escolhas e Justificativas:


Autoproteção

Protegeu o bebê?


Eu escolhi proteger o AJ, afinal, parece que Clem e Kenny eram os únicos que se importavam, mas Kenny estava ocupado lutando contra os atiradores. Não tinha nem o que pensar.

Risco


Tentou ajudar Luke?


Eu decidi não tentar salvar o Luke da forma que Bonnie queria, mas eu tentei dar cobertura pra ele sair do gelo sozinho. Ele conseguiria, se Bonnie não tivesse feito peso extra. Além disso, não foi a primeira vez que Bonnie colocou Clem em risco, só por ela ter porte físico de criança, sendo que ela não era mais tão leve ou magra assim, Lembra da bilheteria? 

Lealdade


Pediu pra Mike te levar?




Pois é, naquela conversa quando Mike, Bonnie e Arvo estão fugindo, da pra pedir pra fugir junto, mas na boa, tem que ser muito cara de pau pra abandonar o Kenny e o bebê, roubando tudo dele, comida e armas, e o carro que ele arrumou! Sem opção.

Sobrevivência


Atirou em Kenny?




Existe uma opção absurda de atirar em Kenny tanto durante a luta, quanto após salva-lo de Jane, quando ele a mata. Tecnicamente, seria sábio acabar com a ameaça antes dele se tornar um risco pra Clem, mas na boa, ele não era um risco. Kenny tinha problema de stress, era teimoso e agressivo, mas ele no fim sempre fazia a escolha certa. Mata-lo, por ter sobrevivido, seria estúpido.

Amizade


No final, com quem você ficou?




Eu optei por ficar ao lado de Kenny, pois na boa, abandona-lo nessa altura do campeonato seria algo tão... triste. Kenny precisava de Clem, e vice-versa. 

Curiosidade:

Sabia que nessa temporada tiveram 3 grávidas? Pois é, a primeira foi Christa, mas ela perdeu a criança e desapareceu. A segunda foi Rebecca, mãe do AJ, porém ela morreu depois do parto, virando morto-vivo. E por fim, Jane. Pois é, ela estava grávida de Luke! Mas isso é algo revelado na terceira temporada, apenas caso a escolha fosse salvar Jane e matar Kenny. Só to comentando isso pois acabei descobrindo por causa da fórmula da terceira temporada. La, o jogo gera continuações baseadas nas escolhas mas, não tem port de save. Eu falarei melhor futuramente.

Por hora, é isso. Espero que tenha gostado e até a próxima temporada.



6 comentários:

  1. BELEZURA!!! JA TO ANSIOSO PARA A PROXIMA TEMPORADA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu também. Sr, você chegou a ver a 4º? Mano, ela tem tudo pra ser a melhor!

      Excluir
    2. SIIIIMM!!! CARA TA FANTASTICA!! MELHOR QUE O JOGO SÓ SUAS ANALISES HAHA
      FORTE ABRAÇO!!!

      Excluir
    3. Obrigado sr... apesar que jogar é sempre melhor. Enfim, até a próxima.

      Excluir
  2. Que final maravilhoso, Bonnie imbecil matou o cara, dava pra sair do gelo sozinho se ele fosse de quatro eu acho, essa safada dessa Jane tinha que morrer mesmo, tomara que árvore e aos outros virem comida de zumbi, o Kenny é muito foda kkkkk, o que o AJ comeu dps que a mãe morreu? Ele ficou lá no abrigo de Wellington? Quero mais kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonnie me decepcionou, ela foi estúpida de mais e ainda queria culpar a Clem. Se ela tivesse dado cobertura, ele podia ter saído do gelo de boa. Ela que rachou tudo.

      Jane era malucona. Sabia que ela cometeria suicídio futuramente? Ela tinha medo de bebês e tal, e cara, ela abandonava geral. Ela abandonou a própria irmã, e depois veio com papo de que Clem era como uma irmã pra ela... mano, não! Kenny é todo complicado mas pelo menos, ele não abandona as pessoas pra sobreviver.

      AJ tava com uma mamadeira, e creio que ficou na base de papinha. Ele permaneceu com Clem e Kenny no meu save.

      Excluir

CadastroMorte

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner