ArquivoMorte

PesquisaMorte:

domingo, 15 de julho de 2018

ReviewMorte: Mulan (1998)

Mulan (1998)


Tudo tem um propósito.

Spoilers do filme ta.



Na analise que virá, eu precisei resumir vários filmes da Disney, e sinceramente, isso encorpou o artigo pra valer. Ficou um post enorme, e acho que é mais interessante dividir isso de uma forma que fique mais prático. Talvez você conheça a história de Mulan, talvez não, mas para que não fique algo cansativo, resolvi fazer esse post, contando a história, para posteriormente linkar ele. Assim, você escolhe se lerá, ou assistirá o filme, pra que entenda completamente o post que publicarei.

Eis a história, resumida por mim:

Tudo começa com um exército huno invadindo a China. 


Consequentemente, o Imperador acaba convocando todos os homens do império para lutar na guerra contra eles, e proteger o país.


Nesse meio tempo, Mulan está se preparando para se tornar uma esposa perfeita, pra trazer honra a sua família. Ela é filha única, mas por ser mulher a forma que ela tem de honrar sua família é casando-se. Só que Mulan é engenhosa, muito inteligente e bem atrapalhada, e isso prejudica sua preparação. 


Então, chega a convocação para a guerra, e o pai de Mulan é obrigado a se alistar. Ele era um herói de guerra praticamente, famoso, mas ele estava com problemas de saúde, a perna machucada e ainda assim, aceita servir ao exército, por pura honra. 


Só que, Mulan não aceita isso, e pra proteger seu pai, ela rouba a armadura dele, a espada, corta o cabelo e se disfarça de homem, indo com sua convocação, fingindo ser um filho dele. Mulheres não podiam servir ao exército, e mesmo seu pai descobrindo tudo em seguida, ele não pode impedi-la pois se fosse descoberta, ela seria morta no ato. 


Então, os espíritos da família enviam um guardião para protegê-la e guia-la.


Ao lado de seu guardião, um pequeno dragão chamado Mushu (falo melhor depois) e um Grilo da Sorte, Mulan assume o papel de "Ping" e tenta provar seu valor para o exército chinês.


Mas, a divisão na qual ela vai servir é completamente amadora, com vários homens despreparados, e ela precisa treinar ao lado deles, para impressionar o Capitão que também é novo, e por sua vez busca provar ao seu próprio pai, o General, que é digno de sua confiança, para honra-lo. 


Mulan quase é expulsa for ser ainda mais desajeitada e inferior que os outros soldados, mas ela passa a usar sua genialidade pra superar seus desafios, e isso acaba motivando o exército inteiro, e no fim, todos se tornam grandes soldados e capacitados para a luta.


Então, Mushu faz com que eles avancem em batalha, enviando uma carta falsa de convocação. 


Esse grupo de soldados que estavam apenas treinando como uma divisão de reservistas, vai para a frente da batalha e descobrem que todo o resto do exército da China foi massacrado, incluindo o pai do capitão, junto a uma vila incendiada pelos hunos, no caminho pra cidade imperial.


Em seguida eles se veem obrigados a confrontar os hunos, mas Mushu entrega a posição deles e coloca todos em risco (ele vacila muito). E num embate na montanha, Mulan bola uma estratégia pra aniquilar todos os inimigos, usando uma avalanche.


Com isso, todos os Hunos são soterrados por neve, mas Mulan é ferida no estômago pelo líder deles, e depois de muito esforço, consegue salvar o Capitão, e toda sua divisão, conquistando a confiança deles, mas desmaiando em seguida.


Ao ser tratada, descobrem que ela era uma mulher. Mas ao invés de executa-la por trazer desonra ao exército e ao império, o Capitão poupa a vida dela, como contribuição a tudo que ela fez, levando os demais soldados para a cidade e deixando ela na montanha, com seu cavalo, dragão e grilo.


Só que, Mulan testemunha o ressurgimento de hunos que sobreviveram à avalanche, e decide ir até a cidade imperial para avisar que eles ainda estavam vivos. 


Algo que não da certo, pois ninguém valoriza a palavra de uma mulher, quanto mais de alguém que mentiu anteriormente.


Então, Mulan enfrenta os hunos quando estes capturam o Imperador, e consegue convencer alguns dos soldados a ajuda-la no resgate, com suas ideias engenhosas. 3 deles até se vestem de mulher, como parte do plano dela.


Depois de alcançar o Imperador, Mulan resgata a todos, e entra num embate com o líder dos hunos, encerrando a luta de forma bem extravagante, explodindo ele no ar com um foguete (com ajuda de Mushu).


Com isso, ela salva a China, e o Imperador coloca todos os pingos nos "is", citando tudo o que ela havia feito de errado, mas agradecendo e até se curvando pra ela, por ter salvado a China. 


Ele também entrega a Espada do Huno, e o Selo Imperial, além de oferecer um cargo ao seu lado, como conselheira do Imperador, mas ela recusa pra retornar pra casa e contar ao seu pai que está tudo bem. 


Ao voltar, Mulan é recepcionada por seu pai, que ignora os presentes do império e apenas declara seu amor por sua filha, e de quebra, seguindo os conselhos do próprio Imperador, o Capitão do exército ao qual Mulan serviu vai atrás dela, pois tinha se apaixonado.


Tudo termina, com um jantar, e Mushu é condecorado por sua proeza... mas falo disso depois.


Pois é, uma história sobre amor... e honra... e superação. Curiosamente, estão pra fazer um novo filme de Mulan, em Live Action. 

Referente ao Mushu...

Preciso falar dele individualmente, pois ele é um personagem que recebe muito mais destaque do que a própria Mulan...


Ele é um dragão, que serve aos ancestrais da família de Mulan. Ele já foi um dos guardiões da família, mas suas ações levaram a decapitação daquele que ele protegia, por isso ele foi condenado a ser um mero Batedor de Gongo, responsável por despertar os espíritos e os guardiões. Os espíritos saem de lápides, e os guardiões de estátuas de animais.


No momento que ele é despertado, ele mesmo pede pra ser o guardião de Mulan, mas é rejeitado, e ordenam que ele desperte o Dragão Maior para a tal missão. No ato, ele decapita a estátua de onde o Dragão sairia... e finge ser o tal dragão usando a cabeça de pedra e convencendo os espíritos a permitirem sua missão, sob o disfarce do Dragão Maior.


Tenso que tecnicamente, ele matou o dragão maior, pois a estátua era também seu corpo, e depois disso, ele ainda quase mata Mulan várias e várias vezes, em acidentes provocados atoa, como o momento em que ele explode um rojão e entrega a posição do exército de Mulan (ainda como Ping).


Mushu é ainda pior que Mulan no assunto "azar", e talvez o que tenha mudado sua sorte tenha sido justamente, o Grilo da Sorte que acompanha eles o tempo todo. 


O Grilhinho chega até a dizer pro Mushu (ele traduz falas de animais) que não é um grilo da sorte de verdade, mas, considerando tudo o que eles passam, talvez ele seja mesmo.


Na mitologia de Mulan, andar com um grilo da muita sorte... talvez isso responda algumas dúvidas de Kingdom Hearts... mas isso é pra outro post.


Alias, Mushu é considerado um Guardião da Família após ter tornado Mulan uma heroína e trazido honra a família dela. Porém, ninguém nem menciona o que houve com o Dragão Maior... o que talvez sugira que era tudo parte do plano dos espíritos... ou não... vai saber!


É isso... 

Alias, tem continuação de Mulan ta, mas isso não é importante, não pro meu propósito atual. Talvez no futuro eu fale dele...

Aqui, a melhor música de Mulan: 

"Homem Ser"

(eu chorei ao assistir, não me julgue)

Alias as músicas da Disney, mesmo quando dubladas, são muito fod4s...


See yah!

6 comentários:

  1. Muito bom. N sabia que Mulan tinha continuação. É uma ótima animação da Disney, umas das minhas preferidas.

    Quero ver o que está por vir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter até tem, mas não é tão bom quanto o primeiro. A Disney tem meio que uma maldição com suas continuações...

      A análise que to preparando ta ficando muito show... o sr vai gostar.

      Excluir
  2. Filme da minha infância <3
    E sempre cantei "vou venceerrr" minha vida é uma mentira kkkkkk

    Falando sério agora, gostas da série Tekken, Sr. Morte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu também cantava "vou vencer"... como é que pode estarmos tão enganados assim? "homem ser" nem faz sentido!

      Tekken... é legal mas nunca fui fan de jogos de luta. Eu sou bem ruim.

      Excluir
  3. Ótimo filme, um dos meus preferidos da Disney. Alternativo e criativo, marcou minha infância. Saudade dos tempos de VHS hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos... sair pra alugar, escolher, sentar em casa na frente da tv com todo mundo e assistir de baixo da coberta, comendo pipoca ou pizza... tempos de VHS eram mágicos. Pena que hoje ta tudo tão facilitado... é bom e ruim ao mesmo tempo.

      Quando a Mulan, filmaço mesmo. A Disney acerta na maioria das vezes.

      Excluir

CadastroMorte

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner