O(s) Filme(s) Achado(s) de Hoje: Projeto Dinossauro e um pouco de Ficção.

Então, enquanto não sai a próxima analisemorte, vou deixar minhas impressões sobre mais esse found footage.

Projeto Dinossauro


Resumindo: Se você curte terror, esse não é um bom filme. Se curte aventura e ficção... talvez seja.

Lembre-se que nesses textos geralmente só tem spoiler.

Boa leitura!



É estranho, mas a fórmula dos found footage se aplica a vários gêneros de filme, não apenas terror ou horror. Claro que tais elementos, junto com suspense, se fazem necessários pra apimentar o falso realismo dos filmes, deixando aquele pensamento de que aquilo poderia acontecer com você também. 

Nem sempre a fórmula é bem aplicada (na maioria das vezes ela não é) e mesmo em filmes de terror/horror, ocorrem vários erros grotescos que desnaturalizam a obra... deixam tudo que é falso, mais falso ainda.

Me espantei com o fato de que os found footages que se aventuram pelo lado da ficção científica com elementos de suspense acabaram superando o modelo original, em realismo. Sim, os de terror acabam ficando pra trás em "realismo" pois os de suspense e ficção, como "Cloverfield", "Chronicle" e "Projeto Almanaque" se esforçam mais nesse quesito.

Por alguma razão, os produtores, diretores e cineastras acreditam de pés juntos que jogar sangue na câmera, treme-la e gritar, gritar muito, faz a pessoa se sentir com medo (pior que no máximo deixa o telespectador enjoado), e por essa razão, repetem isso em tudo quanto é filme que serviria para semear o medo... tornando tudo apenas muito repetitivo...

Porém, em gêneros diferentes, eles buscam dar um ar mais realista, não apenas sanguinário. Trabalhar o Drama, o Suspense, não só sustinhos e mortes. Projeto Dinossauro é um bom exemplo disso.

Pra ser sincero, muito sincero... me senti assistindo uma mescla de "Jurassic Park" com "O Mundo Perdido" em primeira pessoa... e gostei... gostei muito mais do que o recém lançado filme sobre dinossauros "Jurassic World".

E bem, como citei uma penca de filmes, nada mais justo do que falar sobre o que cada um deles é:

Cloverfield




Esse found footage mostra um grupo de jovens registrando uma festa de despedida pra um deles, quando do nada uma criatura gigante e monstruosa começa a atacar a cidade. Eles então registram todo o processo de evacuação da cidade, destruição, mortes e afins, enquanto o grupo vai diminuindo. No fim, sobra apenas um garoto e uma garota, tais quais eram apaixonados mas tinham problemas, os quais deixam de lado e voltam a ficar juntos, pouco antes de explodirem junto com a cidade por conta de mísseis lançados pelo governo. 

A história é cheia de drama, mas é muito envolvente... da até uma pena do pessoal que morre... e não é bem um filme de terror, muito longe disso. Detalhe, o trabalho é maravilhoso, o estilo found footage foi honrado, a edição não é perceptível, e mesmo os efeitos sendo simples, são convincentes... se Nova York não tivesse de pé... eu acreditaria que foi invadida pelo Godzila de Cloverfield.

Chronicle - Poder Sem Limites




Nesse, três garotos com uma câmera testemunham a queda de um meteoro durante a noite, vão explorar e são pegos pela radiação. No dia seguinte, ao voltar pra ver melhor o que tinha acontecido, descobrem que o governo havia interditado o local. Com o tempo, eles descobrem que agora tem superpoderes, como telecinesie, voou, força elevada... e passam a curtir. Até que os poderes saem do controle e um se volta contra o outro. No fim, só resta um, tal qual honra os demais viajando pelo mundo, e filmando tudo.

A história também é bem lotada de drama, e é triste ver três caras se tornando amigos por algo em comum, e depois se separando por esse mesmo motivo... não preciso nem mencionar que o trabalho no filme é muito bom... os caras (produtores) usaram a telecinesie como desculpa pra haverem vários pontos de câmeras diferentes, onde os super garotos faziam as câmeras flutuarem pra registrar mais e mais... o filme é pura ficção, mas tem um ar realista, cumprindo o que é exigido para que um found seja um sucesso.

Projeto Almanaque


Viagens no tempo com found footage... fiz uma análise dele aqui.


Jurassic Park


Quem não conhece o filme de um parque que revive os dinossauros com o poder da ciência?! Ele teve continuações, e recentemente teve o lançamento de mais um capítulo pra série, o "Jurassic World"... ele foi um sucesso na época, e o novo filme é bom... mas não é a mesma coisa.


Jurassic World conta a história de mais um parque temático, agora bem maior e bem sucedido, em um tempo em que os dinossauros chegaram a enjoar ao invés de surpreender. Na tentativa de trazer a onda dos dinossauros de volta ao pódio do sucesso, os responsáveis pelo parque desenvolvem um dinossauro mutante, hibrido, com elementos de vários outros dinossauros... tal projeto da muito errado, o mutante enorme acaba se tornando muito letal e inteligente, e consegue enganar os pesquisadores, fugindo de baixo do nariz deles e espalhando o caos por todo o parque, matando geral. Rola até Velociraptors treinados e obedientes que acabam caçando o mutante, mas por conta do mutante ter DNA de Velociraptor também, ele acaba controlando eles por um tempo, até que eles se voltam contra ele e obedecem um humano novamente... no fim, os protagonistas (o treinador de dinossauros, a sua quase namorada e os dois sobrinhos dela) são salvos por um Tiranossauro e um Velociraptor, e um dinossauro aquático enorme, e todo mundo fica feliz... com dinossauros a solta pra todo lado.

O filme não é a mesma coisa pois antes a galera temia dinossauros... agora meio que se tornaram só animais comuns... isso tirou o suspense... porque deixou tudo muito comum... é como ver um filme em que elefantes e girafas correm de cachorros e gatos, com grandes pelicanos assassinos voando e uma enorme baleia engolindo um grande rinoceronte mutante assassino... viu? Isso faz parte do cotidiano poxa!

Mas ai surge Projeto Dinossauro, e eis a história dele:

Pra tentar desvendar os segredos de um estranho Monstro do Lago Ness da África, um grupo viaja até o local onde a criatura foi avistada para explorar. 


O grupo, formado por um explorador, seu filho clandestino, seu amigo assistente invejoso, um câmera man que não sabe dar zoom, um cara do áudio vingativo, uma navegadora africana medrosa e uma enfermeira gostosa que morre antes de deixar o filho clandestino do explorador feliz, acabam encontrando um paraíso mortal perdido, lotado de dinossauros. 


Geral vai morrendo aos poucos enquanto tenta escapar do local, e no fim, todos morrem, exceto o garoto clandestino, que vira brother de um dinossauro e fica preso no Mundo Perdido. 


Mas, ele pega todos os HD's, SD Card's, Pen Drive's e etc, embala com sacolas impermeabilizantes e bota na mochila, jogando por uma cachoeira tal qual leva todo o material pra fora do mundo perdido... o qual é encontrado, editado e transformado num filme. 


A explicação pras filmagens é excelente, é um grupo profissional, repleto de câmeras e recursos, então eles fariam o máximo pra tudo ter e ser da melhor qualidade. Ainda assim as filmagens não perdem o ar realista em momento algum, tendo algumas interrupções estáticas e sem qualquer edição sonora (sem aqueles "PAM" pra aumentar o suspense ou dar sustinho, nem musiquinhas). O filme busca ser realista, como todo o bom found footage, mas os efeitos especiais (apesar de maravilhosamente executados) são perceptíveis, afinal em plena era digital, é difícil não conseguir diferenciar real de falso... a atuação de alguns também é muito falha, o que derruba um pouco a qualidade do filme... mas chegou perto de ser perfeito... pelo menos é bom... e atualmente é difícil achar um found bom.

O Mundo Perdido

Bem.... Mundo Perdido é um seriado antigo, que contava a história de um grupo de exploradores que entram em um local onde não apenas os dinossauros ainda existem, como várias outras culturas e lendas sobrevivem. 


Tipo, la tem de tudo, e eles fazem de tudo pra sair e voltar pra sociedade... esse seriado era um sucesso, até teve filme, e Projeto Dinossauro parece tentar usar a mesma fórmula desse seriado, somada ao estilo Found Footage...

Eles estão aprendendo novamente... agora é torcer pra que surjam novos founds decentes ao nível de Bruxa de Blair e Atividade Paranormal (o primeiro, na versão DVD antes da exibição nos cinemas).




Estou aguardando o lançamento de dois found footages que prometem de mais...  The Gallows (A Forca - As desventuras de Charlie Charlie) e Unfriended (Cybernatural - O Filme Proibido). Assim que eu conseguir assistir um deles, em boa qualidade, terei o prazer de analisa-los... e dar minhas impressões. Não estou com nenhuma expectativa... ambos prometem muito e geralmente quando promete muito, decepciona facilmente... mas quero vê-los, e irei vê-los.



É isso. Espero que tenha servido pra alguma coisa. 

Até a próxima!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Excelente trabalho! conheci o blog através dos posts sobre minha série de games favorita: Devil May Cry. Li todos os posts sobre ele, e tal como, esse sobre o filme em questão. Bom trabalho cara, continue com essas postagens fodas. Desde já, tens um acompanhante que ta ai sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz porque lhe agradou sr... a minha maior motivação é ver que esses textos servem e são uteis pra alguém... ver comentários como o seu apenas me fazem querer digitar muito mais, muito mais mesmo. Atualmente eu estou escrevendo uma postagem rápida sobre um jogo mmorpg que eu cresci jogando... e apesar de hoje não poder digitar, eu estou empolgado para postar logo.

      Sobre DMC, acredita que pensei em escrever sobre o novo DMC4, mas ao jogar vi que é o mesmo, seguindo o estilo de DMC3 Special Edition, onde só colocaram o Dante com sprite e movimentos de Vergil, ao invés de uma DLC com uma história e cenários novos como no caso de DmC - Vergil Downfal... eu me decepcionei pois foi só uma jogada pra ganhar mais dinheiro com o mesmo...mas acho que logo irei falar sobre DMC Anime.... eu bem que adoraria falar do anime.... eu adoro o primeiro episodio... bem...

      Sr. Vinicius, seja bem vindo.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Sr. Morte, tou sempre acompanhando o blog desde as postagens de DMC. Sobre DMC4 sim, me incomodou também esse fato, inclusive estou jogando o Special Edition. Eu vejo que os produtores da Capcom, tem a faca e o queijo na mão, mas não sabem cortar rsrs' de qualquer forma, fiquei feliz com o retorno da série. Achei bacana sua abordagem, li num comentário que vc havia tentado comentar algo em um vídeo do Zangado e o pessoal não respeitou sua opinião, algo lamentável isso. Felizmente aqui o pessoal é receptivo e aceita as coisas. Obrigado novamente... abraço!

      Excluir
    3. Bom saber que te atrai com DMC, alguns dos leitores chegaram aqui por Silent Hill ou por Mega Man, acho que vc é o primeiro que chegou pelo dmc rs. Mas seja bem vindo novamente. Irei fazer postagens de jogos ao nível DMC (pretendo, um dia, falar de Dante's Inferno... tem jogo com maior ligação que esse hack & slash com temática demoníaca e embasamento na Divina Comédia?!?!... também falarei de Byonetta, que também é um jogo do nível de DMC, então minhas postagens sobre a dimensão DMC ainda não esgotaram rs)

      Sobre o comentário que fiz sobre um video do tio Zangs (repito que eu adoro os videos dele, ele é genial) eu não me lembro o que falei, mas várias vezes discordo do que o Zangado fala, mas não porque ele ta errado, mas sim porque ele se segura de mais, ele segue a política de evitar spoilers e incentivar a jogatina, desde que essa seja decente... provavelmente o conflito que deu foi sobre Vergil e Nero, ou algo do tipo... são temas bem polêmicos, e geral debate e reclama sobre coisas polêmicas.

      Engana-se se aqui também não tem disso... em postagens como Silent Hill e Mega Man, já me vi alvo de críticas e ainda nos tempos atuais, tem gente que chega a insultar por algo que eu disse... em contrapartida eu também encontro pessoas que incentivam, concordam ou até mesmo, ao discordarem, acabam apoiando meu trabalho.

      Eu que agradeço pois você é um dos que me incentivam rs. Boa leitura sr.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)