O Filme Achado de Hoje: Lake Mungo

Hoje assisti esse documentário/mockumentário sobre o caso de uma garota chamada Alice e estranhos eventos que ocorreram antes e após sua morte. O filme é bem diferente dos found footages aos quais estou acostumado, porém também se enquadra nessa categoria, afinal também utiliza imagens capturadas por vídeos caseiros ou algo do tipo. Claro, como sendo documentário ou mockumentário, a edição faz parte, com direito a entrevistas, cenas narradas, reconstituições ensaiadas e etc...

                      

Sobre a diferença entre "documentário" e "mockumentário": No primeiro caso, é simplesmente uma matéria cobrindo um fato ou evento de certa importância, apresentando documentos reais, registros reais e etc, em todo seu contexto. No segundo caso, se trata de um falso documentário, sendo livre pra utilizar documentos, eventos, imagens, datas, nomes  e etc, sendo eles reais ou não, permitindo que certos fatos sejam moldados, alterados ou simplesmente inventados para se adequar ao produto final.

Sabendo disso, é possível avaliar "Lake Mungo" como um dos melhores em ambas as categorias. Se todo o material usado no filme é/foi real, ele é surpreendentemente perfeito. Se todo o material, ou parte dele, foi falso ou inventado, só torna o filme ainda mais surpreendentemente perfeito. O trabalho empenhado é visível, e o material é muito bem explorado e utilizado durante toda a produção. O documentário apresenta diversas teorias, mas as derruba criando novas teorias, que são derrubadas gerando novas teorias e assim se segue, surpreendendo cada vez mais e mantendo o suspense durante todo o processo. 

Eu comecei assistindo buscando o estilo "found footage" que é meu estilo favorito de filme, e ao perceber que não estavam aparecendo nada além da meras entrevistas sobre a morte da garota e possíveis experiências pós morte vivenciadas pela família, como avistamentos de fantasmas, eu apenas me senti insatisfeito e quase desisti de assistir. Mas bem no momento em que eu iria parar o vídeo, surgiu uma imagem capturada com a possível aparição de Alice, prendendo minha atenção por mais alguns instantes. Conforme se segue, cada vez mais material é apresentado, mais vídeos e imagens surgem. Entretanto o próprio filme começa a desmentir essas imagens e a matéria começa a caminhar pro que parecia ser o final. Nesse momento eu pausei o vídeo meio perplexo pois, ele tinha respondido todas as questões levantadas até então, e esse parecia mesmo ser o fim, faltando só encerrar e passar os créditos. Dai eu olhei o tempo do mesmo e fiquei surpreso pois o filme ainda estava em menos da metade. Quanto mais eu assistia mais surpreso eu ficava, e esse sentimento se manteve até o último segundo do documentário. Em fim, eu recomendo esse filme e garanto que você sendo amante de found footagens ou não, vai adorar assistir. Ele é muito melhor e mais realista do que muito found footage hollywoodiano por ai... 

agora... se o conteúdo apresentado é real mesmo ou não... isso não importa pois o filme permanece surpreendente. Então se puder, assista!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Finalmente o senhor falou de um Found footage "bom" pra mim assitir! Rsrs
    É pelo visto, o senhor adora este gênero!
    Bom........
    É isso, eu sou o senhor Wilson e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lake é dos bons... ele merecia um review digno.

      Espero que assista!

      Excluir
  2. Hmm ok, este deve ser o primeiro e único filme desta leva que vi até aqui, no caso contando os primeiros posts aqui do blog, que confesso que realmente fiquei curioso pra ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, isso é um resultado positivo. Atiçar curiosidade em filmes intrigantes é um baita objetivo meu... e sabe o que é pior? Eu também fiquei com vontade kkkkkkkk.

      Negócio simples, e eu não lembro nada do filme... talvez quand ocomeçar a rever tudo comece pelo Mungo.

      Excluir
  3. Hahaha rapaz só pela promessa de rever "Suicide Room" já fico mais que feliz só de pensar na ideia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois ótimos filmes que posso rever o quanto antes! O ruim é que o nome do artigo vai ter de mudar...

      Excluir
  4. Hahahaha de boa, não importa tanto a cobertura desde que o bolo em si seja realmente gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metáfora perfeita rs. Eu queria bolo... kkkkkk. Mas sim, vou caprichar na cobertura no que vier.

      Excluir

Obrigado de mais por comentar, isso me estimula a continuar.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)